Conectar

Ver Versão Completa : Melhorar a partida do javali

icojavali2009
10/05/2011, 18:40
MEDIDAS QUE MELHORAM A PARTIDA COMPLICADA do JAVALI

O Motor de partida tem baixa rotação, que por si só já dificulta o inicio do funcionamento. Nessas condições a bomba injetora, ainda em descanso (veja a foto) está na posição máxima de aceleração, mesmo não acionando o pedal. Só voltando quando o motor pega sob o efeito dos contrapesos centrífugos do governador “estabilizando” a rotação na medida solicitada.
O camis (ressalto) de acionamento da injeção tem ângulo suave, fica no mesmo disco cementado, que aciona a alimentadora, com isso a injeção não tem hidráulica com velocidade para a alta pressão para abrir os bicos. Isso leva erroneamente a manter os bicos com pressão abaixo do indicado.....+- 175 a 180 bar. Na intenção de facilitar o trabalho da bomba injetora e tentar aumentar a eficiência do giro. Eu adoto essa pressão tendo o MWM229 como referencia.
No painel a instrução para manter o afogador puxado e ao mesmo tempo dar partida é para aumentar a rotação do motor. Nesse modo não há a injeção de diesel, que inicia ao voltar o estrangulador.
Com bicos abertos, o spray de diesel não é devidamente atomizado ao ser injetado na câmara, dificultando a detonação da mistura, que piora nos dias mais frios. Gasta mais combustível e fumaceia em excesso.
Nos primeiros e nos últimos giros ocorre um acumulo desnecessário de diesel. Esse acumulo forma uma resina e depois vira carvão nas sedes das válvulas e nas galerias de saída do cabeçote, que ao longo do tempo as válvulas deixam de vedar com precisão dificultando a partida pela perda de pressão, piorando ainda mais quando se tem desgaste dos anéis. As antigas D10 e D20 padeciam desse mal e se resolvia com uma boa esmerilhada nas valvulas, e aos 150/180 mil km tinham aneis quebrados. O Javali dificilmente apresenta quebra aneis
Funcione o motor ate atingir a temperatura normal de trabalho. Instale o aparelho medidor de pressão (foto) obedecendo as indicações de uso e segurança, a pressão dos cilindros, que deverão estar entre 20 a 24 bar. Nunca menos de 19 bar, e a diferença entre cilindros não pode exceder a 3 bar.
Estando nesses padrões e a partida está difícil, significa principalmente perda de pressão pela presença de carvão ou desgaste das válvulas. A solução mais pratica nesses casos é esmerilhar e regular as válvulas.
Adotando outra injetora melhora MUITO o funcionamento pelo melhor efeito na injeção diminui a fumaça e economiza combustível. A adição de vela aquecedora contribui sobremaneira em todos os casos.
A bomba injetora original do Javali traz consigo um “pecado” da engenharia romena, que acertou numa super alimentação em situações mais severas de uso, mas que traz sérias consequências ao longo do tempo, como a disparada do motor excesso de fumaça e outros como a formação de carvão nas válvulas e dificuldade de partida, longa demais e....destruição prematura do motor de partida.
BOMBA CAV: resposta de rotação mais rápida – facilidade de adaptação não altera nada no motor – baixo preço de preparação e custo – maior durabilidade final.
BOMBA BOSCH: complexidade na adaptação – preparação veicular onerosa e alto custo – não oferec291356e aceleração com rapidez. - menor durabilidade final, manutenções mais frequentes.
São soluções que adotei com bastante exito. Mas cada um cuida do seu 291355doente a sua maneira!!!
By

Wilson
icojavali@hotmail.com

simtesch
11/05/2011, 21:26
Valeu Ico por mais informações técnicas do nosso Javali, as mesmas valem ouro!!!!Meu Java tem vela de aquecimento que melhora bastante!!!!Mesmo assim tem dias que o arranque roda um pouco a mais que o normal....!!!!

Abs
Roland

URSO 4X4
11/05/2011, 21:44
o meu tambem tinha vela de aquecimento do perkins.
agora vou de q20b.
ICO um show esta aula.

icojavali2009
11/05/2011, 21:47
Grande R.Simtesch e Urso grato pelas palavras.....tem mais uma dica: Não compre Induzido do Motor de Partida novo da forma original, que é carissimo. Mande enrolar o mesmo induzido seu com uma fiação de bitola mais grossa. É comum, esses mecanicos eletricos de auto mandam fazer em recuperadores de motores eletricos etc... pelo brasil afora, fica muito mais barato e eficiente. Vc terá uma partida mais forte. Essa semana desmontei o meu apenas pra trocar as escovas, que duraram pelo menos 4 anos!!!

URSO 4X4
12/05/2011, 22:00
ICO
Esta ai.Mais uma dica para nois JAVALIZEIROS.
mais uma vez parabens;e continue distribuindo o seu conhecimento.

icojavali2009
12/05/2011, 23:06
Urso e demais amigos Javaliseiros.....Ao reformar o INDUZIDO DO JAVALI(mas de outros também) utilizar FIO Nº 8. A bobina de campo continua a mesma. É só pedir ao autoeletrico que vc quer uma partida mais forte(não + rapida)....eles mandam para Pederneiras-sp, perto de Bauru-sp, onde várias firmas de restauração de equipamentos eletricos atendem Autoeletricos do país inteiro. O meu amigo eletricista õnde faço esse tipo de serviço a 25 anos (Samuel Autoeletrica-Coxim-ms) manda peças para restauração a uma dessas empresas chamada Real e fica lá em Pederneiras-sp. Já fizemos várias modificações desse tipo para caminhões MB e maquinas agricolas. Para o Javali foi ótimo, com a partida melhorada, bomba adaptada, o motor de arranque chega a durar mais de 4 anos.

icojavali2009
15/05/2011, 08:18
É pegar ou largar....
KIT COMPLETO DE INJEÇÃO E PARTIDA A FRIO PARA JAVALI

Valorize seu Javali e elimine problemas de bomba injetora, e com motor de partida e bateria por bom tempo, instalando o kit de injeção.
Em época ou regiões de muito frio, sem essa providencia, sempre vai ter problemas de partida e despesa por isso. Com a adição da Vela Aquecedora e induzido melhorado com fio 8 vai ficar melhor ainda.
Vai ter boa e rápida aceleração, mais força, marcha lenta estável, economia de combustível e pouca fumaça. Vai surpreender a todos com seu Javali, sem a preocupação de ficar na estrada. Seu javali vai ficar muito mais valente.
As bombas originais do Javali não são reparadas pelos bombistas convencionais, muitos só enganam ou fazem parte do serviço, suas maquinas de regulagem não conjuminam com elas. Você só pode resolver trocando-a por uma recondicionada que é caro, e logo você vai ter problemas novamente. Isso estigmatizou a marca Javali...mas hoje temos a solução. É só tirar a bomba ruim e colocar o kit, muito fácil. Não altera nada do motor do Javali.
A Bomba CAV pode ser reparada em qualquer bombista, é universal. A durabilidade é maior que qualquer outra. Já tivemos casos na família de usas uma dessas por pelo menos 20 anos, primeiro no trator e depois com o motor numa F100.

Bomba Injetora CAV atualizada para uso veicular
Bomba Alimentadora Bosch especial
Flange/Mancal completo com eixo e acoplamento acionador
Mangueiras de alimentação e retorno completas com conexões
Tubo de saída da Turbina para lubrificação atualizado
Canos Injetores de alta pressão para os bicos injetores
Tubagem de admissão com Vela Aquecedora de partida a frio instalada
Botão de acionamento elétrico
Hastes de acionamento do Acelerador
Preço R$ 2.500,00

Wilson

URSO 4X4
16/05/2011, 20:46
esta ai.
para quem tem ainda tres cil;uma excelente solução.
aproveito a oportunidade para re-comunicar q tenho o motor original completo para negocio. vendo ou troco.

icojavali2009
17/05/2011, 08:02
Roland.....se tem reservatório de diesel para a VA....normalmente a partida não gasta mais que 15 segundos, isso estourando no tempo. Se não tem reservatório e vem direto pelo retorno...fica mais dificil e perde partida com isso. Tendo o reservatório vc já tem diesel na VA desde o momento em que aciona o botão. 1º Acione a partida na chave por uns 4 segundos, para que crie um atmosfera combustivel nas camaras e na tubagem de admissão. Mantenha a chave apenas ligada e acione o botão da VA por mais 8 ou 10 segundos e de a partida novamente com o botão da VA acionado(nesse tempo vc pode ouvir um estampido), pode repetir algumas vezes mas sempre em pouquissimo tempo de giro do motor de arranque....assim ele não vai esquentar e nem danificar nada. O motor tem que funcionar....

PHF
20/05/2011, 09:47
Caro WILSON cada dia que passa vejo que seu conhecimento sobre o nosso estimado javali é mais extenso que seu habitat o pantanal.

Abraço.

Clayton Carvalho
13/01/2012, 21:35
Sou novo aqui no 4x4 e estou tendo um problema, meu javali só pega quando o motor de arranque está em alta rotação, mas para isso a bateria precisa estar em plena carga, o que não é sempre possível, o que posso fazer para melhorar? Alguém pode me ajudar? Obrigado

filho do ico javali
09/07/2012, 16:46
Olha o meu já ofereceram mais de 35 mil e não foi uma unica vez... mas acredito que cada proprietário sabe qto custa ou custou para ter um... e em questão de motor, retificando e ratificando, a questão não é "perkinho", mas sim um motor da CBT 3 cilindros de alta rotação que infelizmente não tem profissional para dar manutenção adequada na bomba injetora e acabam trocando todo o conjunto... uso o meu Porcão direto, em média 2500 quilometros por mês e ainda dou vários roles pelo pantanal e sem reclamar da maquina, e só tenho elogio dos meus colegas jipeiros. Admito que a bomba injetora esta trocada, onde foi meu finado pai que fez a adaptação, e hj eu uso uma bosch e faz tranquilamente 11,5km/l na rodovia andando de 90 a 110km/h. Amigos, eu aprendi uma coisa, utilitario cada um tem o seu, e cada um deve valorizar da forma que achar melhor o seu, mas nunca critique a não ser qdo for construtiva.

docgea
08/10/2012, 01:39
Sou novo aqui no 4x4 e estou tendo um problema, meu javali só pega quando o motor de arranque está em alta rotação, mas para isso a bateria precisa estar em plena carga, o que não é sempre possível, o que posso fazer para melhorar? Alguém pode me ajudar? Obrigado
Ola' Cleyton !!!!
Minha dica e' colocar um RELê 80a ou 100a no motor de arranque e uma bateria de 100amperes.
Vc pode colocar um de 40 pelo menos. Coloquei um de 80a no meu e ficou show.
O RELê faz com que o circuito seja fechado nele mesmo e nao na chave de contato, assim , vc nao perde amperagem quando vai dar a partida e vc sente o arranque bem forte. Muitas vezes o pessoal coloca uma bateria ate' maior que 100 amperes para dar a partida e mesmo assim ainda nao fica 100%

Lembrando que a revisao do arranque colocando-se escovas novas , induzido com coletor sem estar em curto e as bobinas de campo e' fundamental. Sem falar no bendix que nao pode esta banguelo kkkkk
Existe uma BUCHA bem no focinho da partida para estabilizar o eixo , se ela estiver gasta, o indizido perde a força pq o campo magnetico gerado pelas bobinas fica fora de centro e o eixo gira com dificuldade !!!!!!
Grande abraço.
Me manda a resp quando vc ler ok ? Obrigado

JRenato
09/10/2012, 11:09
Colocar relé de 40, 80, 100 amp, pra quê? Isso não vai alterar a partida em nada, o relé que aciona o motor de partida já existe (é o SOLENOIDE). Um relé da chave ao MP, não melhora a partida.
O que realmente melhora a partida é : Um bom aterramento (Cabo bem grosso) , Cabo positivo , ìden. Motor de patida em bom estado. Bateria em bom estado.Bomba injetora bem regulada.Linha de alimentação sem ar. Com isso, ele pega de primeira. Se uma destas coisas não estiver em perfeito estado o resto é perca de tempo.

giulio albor
23/11/2012, 19:12
olá amigo, comprei um javali ontem e está com uma adaptação de bomba injetora bosch e o antigo dono me disse que que a fez foi um senhor de MS que havia falecido, agora vendo o seu comentário, tenho praticamente certeza que foi obra de seu finado pai (QUE DEUS O TENHA), e digo a voce que o javali ficou mais economico, vibrando menos, resumindo, ficou outro carro, meus parabéns pelas suas origens e pelo pai que voce teve, mais admirável ainda, é saber que voce está trilhando o mesmo conhecimento dele, te invejo por isso, quantos queriam ter um pai desses, grande abraço amigo e fique com DEUS.

giulio albor
23/11/2012, 19:18
olá ico, roda há alguns anos com um java aqui em sp e quem fez a adaptação da bomba injetora foi seu espetacular pai, maravilhoso homem que infelizmente já está no descanso da morte, mas é bom saber que voce está por aqui nos ajudando como ele fazia, que Deus te abençoe sempre!!!!!!!