PDA

Ver Versão Completa : Informações sobre Band 14B

vieira912
10/05/2011, 11:47
Olá Pessoal primeiramente me desculpem criar este tópico mais não consegui achar nenhum que sana-se as minhas duvidas.

Estou adquirindo uma Toyota Bandeirantes 1998-1998 com motor Toyota 14B mais tenho umas duvidas....

1º este motor possui correia sincronzada de cabeçote ou é por engrenagens??

2º As camisas são Removiveis que nem o MWM 229

3º é um motor com boa durabilidade??

4º é um motor Forte em baixas ou altas rotações??

5º existe Kit turbo para Ele

6º é economico apesar de ser 3,7Litros

7º a caixa de cambio é toyota ou alguma marca nacional Eaton / Clark

8º a T-case é por corrente ou engrenagens??

por favor me ajudem pois estou muito interessado em compra-la mais o garagista não entende muito bem da mecanica dela, o barulho está bacana porem não conheço este motor, só conhecia o com MERCEDES OM 364 pois meu pai teve uma, a Muuuito tempo Obrigado até mais.:concordo:

Dimasi
10/05/2011, 12:27
Vamos lá.

1 - O comando é acionado por engrenagem, vareta e balacim.
2 - Axo que sim. Os mais experientes vão te responder com certeza.
3 - O motor é muuuito durável, basta tomar os cuidados básicos.
4 - O motor tem bom torque em baixa ( menos que o 709 ) mas é bem mais elástico.
5 - Sim!!! E fica muito bom. Esse motor já é preparado para turbo, tem radiador de óleo. Em outros paises existe a versão turbinada de fábrica.
6 - É um motor econômico para a sua litragem. Faz 10 km/l na estrada.
7- A caixa é toy.
8 - engrenangem.

A discussão sobre qual é melhor, MB ou 14b é antiga, acirrada e não tem fim. Estou 100% satisfeito com o 14b, o proximo projeto é a turbina.

Abs

Amamedes
10/05/2011, 15:59
Tenho quase certeza que o 14B nao é encamisado, só se usa camisa após retifica...
Motor é muito bom, tome cuidado quando comprar a Band para não comprar uma BUCHA igual eu rs

Abs

vieira912
10/05/2011, 18:18
Pois............. descobri que o antigo dono dela era nada mais nada menos que o Grupo REDE "Cemat" centrais eletricas matogrossenses, e ela está bem judiada, observei nela os seguintes itens.

Lataria reformada e Mau Feita Praticamente só massa Plastica e muitos pontos de ferrugens.

o para brisa e vidros laterais estão muito arranhados.

Está faltando o cardan dianteiro

O Motor está com um barulho bacana porem muito Judiado

o cambio está parecendo uma cachoeira de oleo

e os bancos são de corsa Wind.

Avaliando tudo isto e olhando para o Painel e ver apenas 112.000Km cheguei a uma conclusão, ou o garagista é Bandido, ou ela já deu mais de 1milhão de km e estaria nos 1milhão 112.000mil Km por isto desisto da venda.

O Valor dela é de R$ 29.990 até mais.

Dimasi
10/05/2011, 18:37
Tá com toda pinta de ser furada mesmo. Com paciência e mais algum $$$ va acha uma boa

Amamedes
10/05/2011, 19:13
Pois............. descobri que o antigo dono dela era nada mais nada menos que o Grupo REDE "Cemat" centrais eletricas matogrossenses, e ela está bem judiada, observei nela os seguintes itens.

Lataria reformada e Mau Feita Praticamente só massa Plastica e muitos pontos de ferrugens.

o para brisa e vidros laterais estão muito arranhados.

Está faltando o cardan dianteiro

O Motor está com um barulho bacana porem muito Judiado

o cambio está parecendo uma cachoeira de oleo

e os bancos são de corsa Wind.

Avaliando tudo isto e olhando para o Painel e ver apenas 112.000Km cheguei a uma conclusão, ou o garagista é Bandido, ou ela já deu mais de 1milhão de km e estaria nos 1milhão 112.000mil Km por isto desisto da venda.

O Valor dela é de R$ 29.990 até mais.
Amigão esses dias eu vi uma band jeep curto parecia top de linha pra vender em Varzea Grande, perto do 4º Batalhao.

Lenhador
14/10/2013, 09:06
Olá, Vieira 912 - O motor 14b tem kit de camisa std no comércio a venda

dalmo cruz torres
14/10/2013, 13:08
Pra dar uma mãozinha:
O motor 14 b tem a distribuição por engrenagem. O comando de válvulas, a bomba injetora, a bomba de vácuo, a bomba de óleo da direção são acionados por um conjunto de engrenagem
na dianteira do motor. A correia V aciona apenas a Bomba dágua e o alternador.
Não, o 229 tem as chamadas camisas úmidas, que são tiradas com um saca.
O meu tem uns 400 mil e está numa boa.

Muito forte, é o melhor motor para fora de estrada que já experimentei.
Sim, da Anhanguera e outros, mas aqui no fórum vc consegue umas receitas ótimas para turbinar ele.
O meu faz média de cidade/estrada/trilha de 10Km/l

O cambio e a redução são da Toyota mesmo.
8º a T-case é por corrente ou engrenagens?
Engrenagens.

Portrilhas
26/01/2016, 01:17
Pra dar uma mãozinha:
O motor 14 b tem a distribuição por engrenagem. O comando de válvulas, a bomba injetora, a bomba de vácuo, a bomba de óleo da direção são acionados por um conjunto de engrenagem
na dianteira do motor. A correia V aciona apenas a Bomba dágua e o alternador.
Não, o 229 tem as chamadas camisas úmidas, que são tiradas com um saca.
O meu tem uns 400 mil e está numa boa.

Muito forte, é o melhor motor para fora de estrada que já experimentei.
Sim, da Anhanguera e outros, mas aqui no fórum vc consegue umas receitas ótimas para turbinar ele.
O meu faz média de cidade/estrada/trilha de 10Km/l

O cambio e a redução são da Toyota mesmo.
8º a T-case é por corrente ou engrenagens?
Engrenagens.

boa noite senhores, retomando esse topico, o que acham dessa configuração para um javali??

motor 14B da Toyota com 5 marchas, Caixa Câmbio e Reduzida também da Toyota, Direção Hidraulica, Suspensão Engesa,

estou em duvida do motor.

abraço

Rodrigo PorTrilhas - Sorocaba

nirlei
26/01/2016, 07:44
Meu irmão não tinha o Javali, mas um Engesa com mecânica Toyota 14b. Era muito bom, só os eixos Dana 44 (principalmente o dianteiro) que deixavam a desejar.

Abrass.

hercilio.neto
26/01/2016, 07:51
Tem tudo pra ficar ótimo.
Fala com o Rodrigo Tomitao, ele está montando um Javali com 14B.
No tópico dele tem dicas sobre essa adaptação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/61393-javali-90-morfetico.html

valmirjunior
26/01/2016, 09:32
Nirlei, se colocar também os eixos do Bandeirante no Javali fica um conjunto fantástico.

O chassi do Javali é o mais resistente e reforçado que já foi produzido no Brasil e tem um bom espaço interno.

Essa configuração que você passou (motor, cambio, reduzida) é ótima, o único ponto fraco é a falta de kits e peças para o diferencial do javali.

Para deixar flutuante precisa adaptar algumas peças; coroa e pinhão é um sacrifício de encontrar relações diferentes (nem tanto pela coroa, o problema é o pinhão).

Mas no geral, fica ótimo.

nirlei
26/01/2016, 09:52
Sim. Aí vai ser uma Band na "casca" do Javali. :-)

Agora, precisa ver os custos destas adaptações. Deve sair o preço de uma Band 14b original (contando com o preço do Javali, obviamente).

Abrass.

Terra Adentro
13/02/2016, 12:40
Olá amigos do 4x4!
Nós viemos até aqui para pedir a opinião de vocês. Como temos pouca experiência com Toyota Bandeirante, temos esperança que vocês nos deem uma luz. Estamos planejando montar um motorhome sobre a caçamba de uma Toyota Bandeirante. Encontramos uma toyota e estamos negociando com o proprietário. Vocês acham que o motor 14B aguentará puxar um motorhome de uns 1.000kg aproximadamente? O que vocês nos recomendam conferir para fechar o negócio? É fácil encontrar peças deste motor pelo mundo?
Muito obrigado a todos pela atenção.
Com certeza nos ajudarão muito.
Abraços,
Henrique.

valmirjunior
13/02/2016, 17:14
1000kg = nada de mais.
O motor 14b toca tranquilamente esta carga.
Quanto a peças, este motor foi utilizado também na linha de caminhões e micro-ônibus Dyna, fácil de conseguir peças, em alguns países da América latina o Dyna foi comercializado.
Minha sugestão é turbinar e intercoolar para fazer o motor render tudo que tem e bom passeio.

Dimasi
14/02/2016, 10:04
Como pretende montar um MH, olhe com cuidado o chassi. Fechando negócio, abra um tópico p gente acompanhar o projeto.
Muitos caminhões e micro ônibus, ainda rodam com esse motor na sua versão turbo ( 14bt ) na A. Latina, Ásia, Oceania e até Europa. Turbinar esse motor é simples e vai melhorar muito o desempenho em estrada.
Abs

Sergio c
24/02/2016, 19:59
Pessoal, após muito tempo "namorando" hoje consegui andar com uma band ano 2000, cabine dupla, pneus mud 33 e o motor 14B, sem turbina. Fiz uns 15km em estrada asfaltada mas com subidas e descidas.
Impressões:
Barulho do motor: Apesar de ter isolamento acústico, achei o som do motor meio alto, "achei que fosse menos", mas é um barulho mais agudo que os motores mercedes, mas não geral achei ela mais silenciosa que as de motores MB.

Performance: Notei que tem menos torque nas arrancadas, mas depois que embala o motor dá conta do recado, só em subidas notei que ela perde força rápido (mas era CD, pneus 33 e sem turbina), e gostei do maior giro do motor 14B. A tocada é parecida com a Ranger 2.8 anos 2004-2005.....

Não pretendo negociar a minha band, mas se um dia tivesse que comprar uma com 14B, compraria sem problema algum.

valmirjunior
25/02/2016, 08:24
Sergio, a minha tem esta configuração (aspirada, pneus 33).

Você percebe que ela é uma ótima estradeira, embala e vai embora, gosto muito de "pegar pista" com ela.

Barulho acho que depende muito dos fatores (escapamento, tapete) e percepção (motorista), não tenho isolamento acústico e acredito que está dentro do esperado o volume do som.

Quanto ao barulho gerado uma turbina ajuda e muito a diminuir ele.

Numa trilha a turbina resolve o torque menor também, essa é uma melhoria que pretendo instalar assim que possível.

Sergio c
25/02/2016, 17:52
Walmir, essa configuração da band 14B e 5 marchas casa perfeitamente para estrada e trilhas leves, não que ela não faria uma pesada, com algumas adaptações, mas na estrada ela se sente em casa.
Acredito tb que com uma turbina ficaria show de bola. Essa do meu amigo ele me disse que pretende turbinar ela em breve, pois agora instalou o ar condicionado, sendo a band dupla o único carro da família, para trabalho e lazer. Um abraço.

Arildo MT
25/02/2016, 19:55
Walmir, essa configuração da band 14B e 5 marchas casa perfeitamente para estrada e trilhas leves, não que ela não faria uma pesada, com algumas adaptações, mas na estrada ela se sente em casa.
Acredito tb que com uma turbina ficaria show de bola. Essa do meu amigo ele me disse que pretende turbinar ela em breve, pois agora instalou o ar condicionado, sendo a band dupla o único carro da família, para trabalho e lazer. Um abraço.

Realmente, a band 14b + 5m vai muito bem na estrada, econômica, razoável estabilidade, anda em boa velocidade mesmo em estradas de terra e com carga, no off road vai bem até atolar, depois pra tirar é igual a dilma.

CILTON/CLILTON
25/02/2016, 21:37
Realmente, a band 14b + 5m vai muito bem na estrada, econômica, razoável estabilidade, anda em boa velocidade mesmo em estradas de terra e com carga, no off road vai bem até atolar, depois pra tirar é igual a dilma.

Rapaz que conversa da poxa é essa? Que a Band 14b +5 tá igual a essa Murrinha ai ? Vamo respeitar as Bands né!!!!!!!:mrgreen:

Arildo MT
25/02/2016, 21:54
Rapaz que conversa da poxa é essa? Que a Band 14b +5 tá igual a essa Murrinha ai ? Vamo respeitar as Bands né!!!!!!!:mrgreen:

Rsrsrsrssrss, nada se compara aquela mula empacada, porem quem já desatolou muita band sabe q né brinquedo não.

Sergio c
25/02/2016, 23:26
Há uns tempos ouvi que band e a pick up F75 não se desatola, se enterra de uma vez p não incomodar mais kkkkkkk

valmirjunior
26/02/2016, 07:35
Kkkk, gente um guincho de 10t e duas patescas resolvem o assunto facilmente kkk