PDA

Ver Versão Completa : Roda fônica quebrada. Alguém já viu isso?

C. Roberto
09/05/2011, 21:30
Tenho um Troller 2006 (NGD 3.0) desde dezembro e em março ele parou, de repente.
Depois de mais de um mês de oficina o diagnóstico foi roda fônica quebrada.
Dentro da capa seca tinha um pedaço de metal que parecia de uma chave allen, mas nenhum sinal de que ele já estivesse lá enquanto o carro funcionou. Não há qualquer marca na carcaça, no volante, no disco ou no platô.
Achei a história mal contada.
O pedaço de metal tem quase 2 cm e solto dentro da capa seca deixaria marcas e quando travasse nos dentes, a ponto de quebrá-los, faria um barulho enorme.
Mas nada disso aconteceu.
Estou pensando que o defeito do carro era outro qualquer (depois do teste em bancada e limpeza dos bicos e bomba o carro funcionou, mas muito mal) e a roda fônica foi quebrada numa das várias vêzes que eles foram conferir o ponto e esqueceram a tal chave lá, quando foram virar o motor. Até porque os dentes quebrados são exatamente na direção do furo da marcação do ponto.
O que vocês acham?

C. Roberto
09/05/2011, 23:09
Segue foto da peça, banguela de seis dentes291074.

gustavo seixas
10/05/2011, 09:10
só se tentaram travar o mtr pra alguma coisa plos dentes dela e quebraram!
do contrário faria barulho como vc disse

C. Roberto
10/05/2011, 13:27
só se tentaram travar o mtr pra alguma coisa plos dentes dela e quebraram!
do contrário faria barulho como vc disse

Acho que pelo bloco do motor tem acesso pela sede do sensor de rotação. Por ali inserem uma ferramenta própria (ou, no caso, uma chave allen) pra checar o ponto da bomba injetora.
Daí que se virarem o motor com ela enfiada lá...
Quero ajuda dos universitários!

CAVESO
10/05/2011, 13:32
99,9% de chance de terem esquecido a ferramenta que trava o volante no ponto.....

Pode pedir garantia!

C. Roberto
10/05/2011, 17:46
Conforme o manual de desmontagem do motor (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=220 (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=220)), para sacar a bomba e manter o sincronismo, deve ser utilizada ferramenta própria:

5) Para remover a bomba e manter o sincronismo, é necessário travar o motor em ponto morto superior (PMS) no primeiro e último cilindros. Utilize as ferramentas especiais para travar o comando (5a) e o volante (5b), garantindo que o primeiro cilindro esteja em posição de compressão. Gire o motor até encontrar a posição de travamento no comando e insira a trava do volante em seguida.

Obs.: Se a ferramenta para travar o volante não encaixar, remova a trava do comando e aplique uma volta completa no motor até as duas travas encaixarem simultaneamente.

http://www.omecanico.com.br/images/revista/176/NGD%203%20E/desmont_5a.jpghttp://www.omecanico.com.br/images/revista/176/NGD%203%20E/desmont_5b.jpg

Para retirar a polia do vira e acessar o comando, o travamento deve ser feito com o volante do motor exposto e travado pelos dentes da cremalheira.
No meu carro, desmontaram a polia antes de soltar a caixa de marchas. Logo, sem expor o volante do motor. Talvez aí tenham quebrado a roda fônica, tentando tavar o motor por ela.
Está no manual:

16) Antes de realizar a remoção da polia do virabrequim, é necessário instalar a ferramenta para travar o volante do motor (16a).
Obs.: Essa ferramenta deve ser instalada nos dentes de acionamento do motor de partida e não sobre os dentes da roda de pulso. Fixe a ferramenta no alojamento do motor de partida. Com o motor travado, solte o parafuso de fixação da polia do virabrequim e remova-a do alojamento (16b). Na montagem, os torques aplicados são: 1ª etapa: 80 + 6 Nm / 2ª etapa: 125 + 5 Nm.

http://www.omecanico.com.br/images/revista/176/NGD%203%20E/desmont_16a.jpghttp://www.omecanico.com.br/images/revista/176/NGD%203%20E/desmont_16b.jpg

O que me dizem?

gustavo seixas
10/05/2011, 18:07
travaram o mtr e não tiraram a chave antes de funcionar ou rodar o mtr
pelo menos é o q parece.........

dudarj
10/05/2011, 18:12
Fala Roberto, muito estranho isso... Vou com a maioria, fizeram cagada ai...

O que eles estão alegando?

C. Roberto
10/05/2011, 19:04
Fala Roberto, muito estranho isso... Vou com a maioria, fizeram cagada ai...

O que eles estão alegando?

Fala, Duda.
Alegam que não sabem como a peça quebrou e que somente acharam o tal pedaço de ferramenta.
Mas achei os dentes quebrados no chão, embaixo do carro.

PARA ESCLARECER MELHOR: eu coloquei o carro numa assistência técnica da Troller, que depois de remexê-lo por semanas, enviou-o a uma autorizada Bosch, para quem terceiriza serviços de bomba e bicos.
Quando mostrei a peça e os cacos para o pesssoasl da Troller, eles afirmaram que a of. Bosch quebrou a roda fônica.
Depois vieram com uma conversa de que a Bosch disse que já estava assim e que é a minha palavra contra a deles.
Parece que estão querendo fugir da responsabilidade.

Horacio Teles
10/05/2011, 20:30
Sem dúvida, alguém tá querendo tirar o c da reta. Uma ou outra, pisou na bola. Bosch, ou Troller, alguém pisou na bola. Rata de procedimento.
Isso é que se chama empurrar com a barriga.

PAULO CARECA
10/05/2011, 20:42
PARA ESCLARECER MELHOR: eu coloquei o carro numa assistência técnica da Troller, que depois de remexê-lo por semanas, enviou-o a uma autorizada Bosch, para quem terceiriza serviços de bomba e bicos.
.
Responsabilidade total desta ass/téc troller, como vc citou foram eles que enviaram para a Boschta. Pau neles, e passa o nome deles para que possamos ficar espertos.:boxing: Algumas chaves allen são fabricadas em aço rápido, quando recebe uma pancada, se parte ou solta pedaço, usaram esta ferramenta erradamente por falta da
apropriada para este serviço, ou seja fizeram uma gambiarra.

jrmotta
10/05/2011, 21:02
Responsabilidade total desta ass/téc troller, como vc citou foram eles que enviaram para a Boschta. Pau neles, e passa o nome deles para que possamos ficar espertos.:boxing: Algumas chaves allen são fabricadas em aço rápido, quando recebe uma pancada, se parte ou solta pedaço, usaram esta ferramenta erradamente por falta da
apropriada para este serviço, ou seja fizeram uma gambiarra.

C. Roberto,

Concordo plenamente com o Paulo! A responsabilidade é totalmente do PAT, que recebeu o seu carro e depois o levou para a Bosch. Por um acaso, esse PAT é a Luzescar, na Ilha do Governador?

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango".

C. Roberto
10/05/2011, 21:27
C. Roberto,

Concordo plenamente com o Paulo! A responsabilidade é totalmente do PAT, que recebeu o seu carro e depois o levou para a Bosch. Por um acaso, esse PAT é a Luzescar, na Ilha do Governador?

Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango".

Como o carro está na Bosch aguardando a chegada da nova roda fônica, a história ainda não teve fim.
Daí que prefiro não divulgar nomes até saber a posição final das oficinas.
De qualquer forma, manterei o tópico atualizado e postarei o desfecho.

Obrigado pelas respostas, mas volto a perguntar:

ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR DE QUEBRA DA RODA FÔNICA?

PAULO CARECA
10/05/2011, 21:48
É a partir dessa roda que o sensor de rotação faz a leitura da rpm e dá posição do virabrequim, ja foi postado aqui no Forum que um troller estava tendo alguma variação, e o colega postou que a autorizada não descobria o que era, e..... foi enviado um técnico do Ceará ao sul do país, para descobrir o que era, e era esta dita cuja com dente quebrado. Com uma boa procura, talvez alguem ache este post.:concordo:

PAULO CARECA
10/05/2011, 22:42
C. Roberto, este é o post. http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/70620-troller-defeituoso.html

Troller defeituoso

0Share

Comprei um troller 2007 no dia 5 de outubro 2009, no dia em que fui andar no carro vi que ele tinha um problema de aceleração, a primeira marcha por exemplo, mantendo rpm constante em 2000 rpm, quando se acelerava de uma vez o carro não respondia, ficava somente em 2000 rpm, passava-se uns 3 segundo ele andava.
O pessoal da autorizada disse que seria facil arrumar e que eu poderia ficar tranquilo, pois iam colocar o IDS na central para ler o problema etc... Tentaram, tentaram e nada! no dia 12 de janeiro eu deixei ele na consessionaria para tentar solucionar de vez o problema.
Trocou-se tudo, turbina, chicote eletrico, todos os sensores do motor, bomba d'agua e mais alguns componentes ( lembrando que tudo por cortesia troller, GRAÇAS A DEUS ). PROBLEMA RESOLVIDO? NÃO!!!
A TROLLER MANDOU UM ENGENHEIRO DE SUA FABRICA EM HORIZONTE-CE PARA VER O CARRO, DIZ QUE O CARA NUNCA SAIU PARA VER UM PROBLEMA EM LOCO, É DO CORPO DE ENGENHARIA DA FABRICA E NÃO SAIA POR NADA, TEM 10 ANOS DE TROLLER.
O CARA CHEGOU NA QUINTA PASSADA, PENSEI, AGORA VAI... MEXEU, MEXEU, MEXEU, NADA, ATÉ QUE ONTEM QUE ACHARAM O PROBLEMA!!
43DIAS PARADO NA AUTORIZADA, 0800 DA TROLLER ME LIGANDO TODO DIA, DISSERAM QUE ESSE MEU CARRO FOI UM FENOMENO, TESTARAM DE TUDO E NO FINAL DAS CONTAS DESCOBRIRAM O PROBLEMA.

NO VOLANTE DO MOTOR TEM UMA SEGUNDA ENGRENAGEM, QUE FICA VOLTADA PARA PARTE DO MOTOR, É UMA CAIXA SECA, NÃO EXISTE NADA DE LUBRIFICAÇÃO, ESSA ENGRENAGEM FICA GIRANDO JUNTO COM O VOLANTE DO MOTOR E TEM UM SENSOR NA FRENTE DOS DENTES DELA APENAS PARA CONTAR A ROTAÇÃO DA PEÇA E CALCULAR A VELOCIDADE QUE O MOTOR TEM QUE ESTAR, UM DOS DENTES ESTAVA QUEBRADO, ALGUM PROBLEMA DE FUNDIÇÃO.

A TROLLER ME DEU A PEÇA DE GARANTIA, CHEGA AMANHÃ E IREMOS MONTAR O CARRO E EU VOU FINALMENTE CURTIR MEU BRINQUEDO.

ACHEI DEMAIS O PÓS VENDA DA TROLLER, NÃO TIRO MEU CARRO DA AUTORIZADA NUNCA MAIS, TODAS AS REVISÕES EM AUTORIZADA E VOCÊ NUNCA VAI FICAR NA MÃO, PODE TER CERTEZA.

C. Roberto
11/05/2011, 09:29
Obrigado, Paulo.

Parece que nesse que você achou o problema era de fabricação.
De qualquer forma, serve de subsídio.

Abs.

PAULO CARECA
11/05/2011, 12:47
C. Roberto, nunca foi de fabricação, claro que alguem fez alguma "m" e empurrou o troller para frente sem descobrir o defeito, talvez a mesma PAT que o vendeu, para este colega, por isso fez estes reparos sem ônus. Se tiver algum dente quebrado vai dar leitura errada no sensor de rpm. Ninguem ficaria com um Troller zero km, tendo oscilações de velocidade e mal funcionamento, e este comprou de 2ª mão.

dudarj
11/05/2011, 19:50
Roberto, acho que vai ter que usar essa sua carteirinha vermelha ai...

Voltando ao Troller, conseguiu descobrir o defeito original?

C. Roberto
12/05/2011, 00:37
Paulo,
Eu só aventei a possibilidade de defeito de fabricação porque o post original falava disso.
Mas "defeito de fundição" numa peça dessas, convenhamos...

Duda,
O que periga ficar vermelho por aqui é meu saldo bancário.
O defeito eles alegam que sempre foi a roda fônica.
Quero acompanhar a instalação pra ver o que acontece após a troca da peça.

P. S.: Vai na Fenajeep? (o post é meu, então é on topic :))