PDA

Ver Versão Completa : Niva quase fervendo

quimico2
20/05/2005, 09:33
Pessoal, preciso de ajuda :

Durante uma trilha a uns 20 dias, tive problemas com o Nivão que em uma subida mais forte, a temperatura subiu e ferveu. Parei imediatamente, abri a tampa do vaso de expansão, esperei esfriar e completei o volume.

Na volta para casa, o problema voltou a acontecer.

Corretivamente, tomei as seguintes medidas :

- retirei o radiador e o lavei internamente ( estava um pouco sujo )
- Troquei todas as mangueiras
- troquei a tampa do radiador
- troquei a bomba dágua por uma nova - a velha estava com o rotor meio detonado
- montei tudo de novo e coloquei um frasco de produto para limpeza de radiador da Bardhal.

Bom, ontem após montar tudo e verificar se não haviam vazamentos, saí para dar uma volta e percebi que o ponteiro da temperatura chegava rapidamente ao 90 , passando um pouco, em trajetos que anteriormente, o ponteiro nem chegava perto do 90 ....

Será que o problema está na válvula termostática ??

Será que o problema é na cebolinha da temperatura ??

Grato !!

Eduardo Velo
20/05/2005, 10:59
Fala quimico , tudo blz ??
Camarada , se ta fervendo por aí que faz frio , imagina por aqui , kkkk
Niva tem essa peculiaridade mesmo , se der uma foraçada a mais ele aquece um pouco a mais mesmo ...
SE vc ta notando algo estranho , como subir rápido a temp. e não subia ae já é sinal de algum problema , pode ser a termostatica , mas chegando nos 90 ou pouco mais , depois cai ?? se cair a termost. ta OK ...
Como vc já trocou todas mang. e fez limpeza , elimina possibilidade de mangueira veha succionando ou alguma sujeira obstruindo ...
REpare se não está tendo perda de óleo , mistura de óleo com água pela junta do cabeçote .
Fora de pto tb causa aquecimento ...
VC trocou óleo a pouco tempo ?? que óleo tá usando ??? usava o Ursa 40 pra motor Diesel , foi com esse óleo que consegui manter a temp. ideal no motor ...

[]s...

Eduardo Velo
20/05/2005, 11:04
Esqueci ..
Qual tampa do radiador vc ta usando ?? tive problema de aquecimento por um tempo pq tava usando uma tampa que não vedava 100 % por alguns dec. de mm não vedava , mas era muito parecida com a original , a diferença de altura era minima , mas o suficiente pra me dar dor de cabeça ...

[]s...

quimico2
20/05/2005, 11:36
Fala Edú ...

Vamos lá :

- Ponto : uso ignição eletrônica mas vou verificar
- Oleo : foi trocado a uns 1300 km e uso oleo Ipiranga ( gasolina )
- tampa do radiador : estou usando a original, que apesar de velha, veda 100 % e tenho uma outra generica ( não sei de qual carro ) , mas que veda 100 % tb ...
- Oleo na água : vou verificar agora na hora do almoço e posto de tarde
- válvula termostática : eu estou desconfiado dela, pois o ponteiro chega a passar alguns milímetros do 90 e não cai ....

Grato pela força !!!!

Eduardo Velo
20/05/2005, 11:58
O uso de ig. eletr. não isenta o fora de pto ...
Como não cai qdo passa de 90º ??? então vc pára a vtr e espera esfriar ??
Se for isso é valv. termostática , tira ela e empena as abas , se não der mais problema de aquecimento depois disso , já providencia uma ...

[]s...

otaviofilho
20/05/2005, 12:06
Edu e quimico, um colega nosso (Baganha) teve um problema parecido com o Niva dele. Ele chegou a abrir a válv. term. e empenou as abas como vc falou, mas o motor continuou esquentando. Levando na oficina (Status) foi identificado que o cabeçote dele empenou e teve que fazer retífica.

quimico2
20/05/2005, 14:14
Edú e demais camaradas :

observe a foto da safada :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e50a2b4993f6b851edfd7cc2b7d9d6fa.jpg

Devo retirar a valvula e entortar as abas internas da extremidade amarela.

No meu entendimento, a água mais fria vem do radiador e na extremidade amarela, é bloqueada pela sede de vedação da válvula ... empenando aquelas duas hastes que seguram a vedação, deve dar passagem da agua mais fria para a bomba e para o bloco do motor.

Correto ??

Eduardo Velo
20/05/2005, 15:05
O funcionamento é o seguinte - vem da parte vermelha e sobe de volta pro bloco , até chegar na temp. da termostat. algumas abrem com 82º outras com 87º ae abre para a parte amarela e circula pelo radiador voltando para o bloco ...
Empenando as abas vc vai permitir fluxo constante tanto para o bloco como para o radiador e não vai ter como superaquecer , SE aquecer é sinal de cabeçote empenado , como disse o Otavio ...

Verificou o pto ???

[]s...

quimico2
20/05/2005, 15:18
Ponto está ok.

Quanto ao oleo, eu verifiquei diversas vezes a vareta de verificação do nível e mesmo usando uma lupa com iluminação, não consegui ver bolhas de água.
Única coisa que o nível do oleo estava um pouco baixo, uns 6 milímetros acima do mínimo ... completei e agora esta na marca máxima.

Agora de noite vou retirar a valvula e entortar as hastes e vamos observar o comportamento da vtr amanhã.

Forte abraço e vindo a Cambará, o churrasco já está garantido.

Eduardo Velo
20/05/2005, 16:04
Como deu uma baixada no óleo só pra ter certeza , tira a tampa do óleo na parte onde abastece e veja se tem alguns ptos esbranquiçados , isso é presença de água ...

[]s... e bom trampo , qqer coisa berra ...

Maicon Fernando Flores
28/05/2008, 13:56
Boa tarde Eduardo,estou com o mesmo problema do quimico no meu niva,já tireitoda a valvula fora,porem o ponteiro continua passando dos 90°.....vou realizar uma limpeza no radiador,outra coisa onde consigo a bomba d¨agua do niva...existe alguma outra para adaptar????

chegade4x2
28/05/2008, 22:10
Olha , eu acho que o problema que vc teve é igual o que eu tive . O meu niva sempre aquecia. No engarrafamento , nas subidas e no ar. Coloquei ventuinha eletrica , e melhorou no transito. Por sorte acabei comprando tampa de passat, e de uma hora parou de ultrapassar a marca dos 90. O lance é o seguinte: a tampa não é só para vedar , ela tambem retem a agua impedindo a passagem para o reservatorio, Isso causa uma pressão limitada á 2 libras no radiador . Aumento da pressão = baixa de ponto de ebulição

Freitas
28/05/2008, 22:25
Boa tarde Eduardo,estou com o mesmo problema do quimico no meu niva,já tireitoda a valvula fora,porem o ponteiro continua passando dos 90°.....vou realizar uma limpeza no radiador,outra coisa onde consigo a bomba d¨agua do niva...existe alguma outra para adaptar????
Bomba d´agua do Niva so nova ou recondicionando a sua não tem como adaptar.

Freitas

Girti
29/05/2008, 05:42
Olha , eu acho que o problema que vc teve é igual o que eu tive . O meu niva sempre aquecia. No engarrafamento , nas subidas e no ar. Coloquei ventuinha eletrica , e melhorou no transito. Por sorte acabei comprando tampa de passat, e de uma hora parou de ultrapassar a marca dos 90. O lance é o seguinte: a tampa não é só para vedar , ela tambem retem a agua impedindo a passagem para o reservatorio, Isso causa uma pressão limitada á 2 libras no radiador . Aumento da pressão = baixa de ponto de ebulição

Pessoal, o Niva vem equipado com uma coifa, instalada ao redor da ventoinha. Esta coifa é importantíssima para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento, pois direciona o ar puxado pela ventoinha. Muitos Nivas estão rodando sem estas coifas, eliminadas pelos seus proprietários, seja por estarem quebradas, seja por eles as julgarem desnecessárias.
Sem a coifa, a ventoinha perde muito de sua eficiência, o que vem causar superaquecimento do sistema.

Outro coisa importante que deve ser observada é o uso de um aditivo para radiadores (etilenoglicol), de boa procedência e na quantidade certa. Este aditivo não apenas baixa a temperatura de ebulição da água, como mantém lubrificada a bomba d'água.

shuther4x4
29/05/2008, 23:04
. Este aditivo não apenas baixa a temperatura de ebulição da água, como mantém lubrificada a bomba d'água.

Aumenta a temperatura de ebulição.
Abraços.

Girti
29/05/2008, 23:27
Aumenta a temperatura de ebulição.
Abraços.

Ceeeeeeerto! :concordo::concordo::concordo:

Desculpem-me, falha minha :putz: :parede:, eu pensei uma coisa e escrevi outra...:oops:

Vasquez
30/05/2008, 12:00
Reintero o que foi dito pelos colegas, a tampa genérica parece vedar... só parece

No laika acontecia o contrário, ele não aquecia e consequentemente, gastava bem mais... o problema foi a valvula termostática que ficava aberta em definito... troquei por uma nova e voilá.... sem problemas!!!!

Não sei se alguem questionou mas a ventoinha está funcionando? não sei no niva mas no laika ela é eletrica e se a cebolinha estiver ruim...

Ps tenho 2 valvulas originais russas ...e outras coisas novas... se alguem quiser mande mp

Ricardo

Digger
30/05/2008, 15:29
No meu a temperatura sempre fica na casa dos 90, quando não um "tiquinho" acima dos 90, isso é normal ?

Vale salientar que somente em perimetro urbano, nunca peguei pista mesmo com meu Brucutu...

Otávio Luiz
30/05/2008, 16:19
Digger, normal.
O me estragou a termostática (adaptada do Corcel I motor Renault) e rodei uns dias sem ela.
A viatura não esquenta, fica no máximo a 70º/80º... ou seja, se tá esquentando é que tem problema, e o primeiro chute deve ser na válvula termostática.

Digger
30/05/2008, 18:42
Valeu Otávio !!!
Sabe né, meu costume sempre foi goleta, palio, celta... carros "normais" era só abastecer olhar a água e flúidos sempre que for pegar a estrada e boa.

Agora com o Nivão, tem sempre que olhar água pelo menos, e olha, o danado bebe uma água, é rodar uns 60km que já baixa um pouco...

Girti
30/05/2008, 18:44
No meu a temperatura sempre fica na casa dos 90, quando não um "tiquinho" acima dos 90, isso é normal ?

Vale salientar que somente em perimetro urbano, nunca peguei pista mesmo com meu Brucutu...

Não se preocupe, Digger, esta é a posição normal do ponteiro, ele deve ficar em torno dos 90, um pouco abaixo ou um pouco acima.

Girti
30/05/2008, 18:54
Valeu Otávio !!!
Sabe né, meu costume sempre foi goleta, palio, celta... carros "normais" era só abastecer olhar a água e flúidos sempre que for pegar a estrada e boa.

Agora com o Nivão, tem sempre que olhar água pelo menos, e olha, o danado bebe uma água, é rodar uns 60km que já baixa um pouco...

Digger, não é normal o Niva beber água, o seu deve estar com algum problema de vazamento (radiador, mangueiras, abraçadeiras, selos, etc...), é bom você verificar logo, antes que, por descuido, o motor sofra superaquecimento e a brincadeira saia beeeem mais cara! :putz: Na maioria das vezes, trata-se de problemas simples, cujas soluções não são caras.

Digger
30/05/2008, 19:03
Digger, não é normal o Niva beber água, o seu deve estar com algum problema de vazamento (radiador, mangueiras, abraçadeiras, selos, etc...), é bom você verificar logo, antes que, por descuido, o motor sofra superaquecimento e a brincadeira saia beeeem mais cara! :putz: Na maioria das vezes, trata-se de problemas simples, cujas soluções não são caras.

Valeu Girti, :concordo: vou dar uma verificada nas mangueiras. O radiador tá blz, não tem nem aqueles "amassadinhos" comuns em radiadores... tenho mesmo que trocar algumas mangueiras e ver o que tá pegando como fato de baixar água. Se bem que SEMPRE olho o nível de água.

Girti
30/05/2008, 19:16
Valeu Girti, :concordo: vou dar uma verificada nas mangueiras. O radiador tá blz, não tem nem aqueles "amassadinhos" comuns em radiadores... tenho mesmo que trocar algumas mangueiras e ver o que tá pegando como fato de baixar água. Se bem que SEMPRE olho o nível de água.

Veja se a tampa do radiador é original. O gargalo do radiador do Niva é bastante alto, às vezes os usuários colocam uma tampa parecida, porém mais "baixa", que, embora feche bem por fora, não está vedando o radiador, pois não alcança o fundo do gargalo.

Os selos do motor também costumam pregar peças, alguns ficam escondidos. Além disso, os vazamentos nos selos não aparecem com o motor quente, pois a água, ao encostar no bloco, evapora. Há necessidade de esperar o motor esfriar, para depois procurar pelos vazamentos.

shuther4x4
30/05/2008, 21:08
Não sei se alguem questionou mas a ventoinha está funcionando? não sei no niva mas no laika ela é eletrica e se a cebolinha estiver ruim...
Ricardo

No Niva, originalmente ela é mecânica.
Abraços.

Digger
31/05/2008, 00:58
Veja se a tampa do radiador é original. O gargalo do radiador do Niva é bastante alto, às vezes os usuários colocam uma tampa parecida, porém mais "baixa", que, embora feche bem por fora, não está vedando o radiador, pois não alcança o fundo do gargalo.

Os selos do motor também costumam pregar peças, alguns ficam escondidos. Além disso, os vazamentos nos selos não aparecem com o motor quente, pois a água, ao encostar no bloco, evapora. Há necessidade de esperar o motor esfriar, para depois procurar pelos vazamentos.

Sabe o que é pior Girti, eu já reparei que ele não vaza. Nas primeiras semanas que eu o trouxe pra casa, deixei ele parado na garagem por umas 2 semanas sem rodar, e não vazava nada de água, tinha lá uns vazamentos de óleo, mas sempre normal, nada além. Até meu pai que é meio veiaco já com isso, [o véio tem 20 anos de Mercedes Benz] ele sempre me deu uns toque.

Agora tô incafifado com essa idéia de baixar água:pensativo:
Mesmo assim, valeu, vou ver a idéia da tampa do radiador.:concordo:

ANDRÉ CORRETOR
28/09/2008, 10:57
Posso Retirar A Válvula Termostática E Ficar Sem?

Girti
28/09/2008, 11:36

Não, isto não é recomendável, ela é importante, regula a temperatura de funcionamento do motor, para que ele trabalhe em uma temperatura ideal. Sem ela, o motor trabalha mais frio, o que prejudica desempenho, consumo e lubrificação.

maanunes
28/09/2008, 19:44

Não faça isso, os tacanhos tem a mania de mandar retirá-la. Não haá necessidade. Revise o sitema, mantenha-o limpo, adtivo orgânico, ponto e mistira corretas que seu xiva nunca ferverá, nem no verão em Bangu :o).
Outra coisa importante é coifa que exite na hélice, ela tem de estar presente.
[]s

ANDRÉ CORRETOR
28/09/2008, 20:00
Foi O Q Pensei. Mas Os Maxanicos Adoram Arrancar De Carro Comum. Quanto Deve Custar Uma, é Fácil Achar Ou Tem Subistituta?

shuther4x4
28/09/2008, 20:14
Foi O Q Pensei. Mas Os Maxanicos Adoram Arrancar De Carro Comum. Quanto Deve Custar Uma, é Fácil Achar Ou Tem Subistituta?

Mas em situações emergenciais André, pois se ela estiver travada os danos serão bem mais onerosos. Ás vezes se retira a válvula também pra testar (ver se é a causa do problema). Mas a permanência da válvula como os camaradas disseram é importante.
abraços.

maanunes
28/09/2008, 20:17
Eu prefiro a original, que deve custar cerca 80,00. Agora o pessoal do niva gerais dão a dica de usar a do corcel.

http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/termostatica/termostatica.htm

ANDRÉ CORRETOR
29/09/2008, 09:50
essa adaptação coma do Corcel é bem interessante, mas funciona?

APROVEITANDO...COMO POSSO FAZER AS SUBSTITUIÇÕES DE TODOS OS FLUIDOS DO NIVA SEM IR AO POSTO? QUAIS SÃO OS PONTOS DE RETIRADA E APLICAÇÃO?

maanunes
29/09/2008, 10:10
essa adaptação coma do Corcel é bem interessante, mas funciona?

APROVEITANDO...COMO POSSO FAZER AS SUBSTITUIÇÕES DE TODOS OS FLUIDOS DO NIVA SEM IR AO POSTO? QUAIS SÃO OS PONTOS DE RETIRADA E APLICAÇÃO?

O pessoal do niva gerais tem feito com sucesso, mas ainda prefiro a orix. Pra fazer a sustução, vc vai ter que drenar cx de tranf, cx de marchas, dif dianteiro e tras, reservatório de embregem e de freio, além é claro do radiador.

[]s

Vasquez
29/09/2008, 19:41
pelo preço da original ...creio que não compensa tbm

ANDRÉ CORRETOR
30/09/2008, 22:19
HOJE DESMONTEI O SISTEMA DE ARREFECIMENTO E DEI UMA LIMPEZA E A VÁLVULA VOLTOU A FUNCIONAR:dance::palmas:. AGORA QUERO TROCAR TODAS AS MANGUEIRAS MAS NÃO SEI SE VOU ENCONTRAR ORIGINAIS, TEM ALGUMA ADAPTAÇÃO?

shuther4x4
30/09/2008, 23:46
Também estou precisando trocar as minhas, então acabei levantando essas dicas (camaradas), só que não confirmei .....:pensativo:

1) Radiador (Inferior) até Válvula Termostática ("L" Inferior) - Corcel II, Belina, Del Rey. Cortar o bocão e encaixar, fica muito bom, quase que plug and play.

2) Válvula Termostática ("L" do Meio) até Bloco do Motor (Inferior) - Qualquer pedaço de mangueira com o diâmetro da válvula.

3) Válvula Termostática (Ponta) até Bloco do Motor (Meio) - Gol quadrado, em forma de "S". plug and play.

4) Bloco do Motor (Superior) até Radiador (Superior) - a mesma do item 1, deixar um pedaço da mangueira antiga no bloco para encaixar no bocão da mangueira nova, cortar ao meio e alongá-la com um pedaço de cano de cobre no diâmetro interno da mangueira. Dúvidas de como vai ficar a superior : http://www.nivasgerais4x4.com.br/dic...rmostatica.htm (http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/termostatica/termostatica.htm)

Abraços.

ANDRÉ CORRETOR
05/10/2008, 20:56
A Tampa Do Radiador Do 147 Cabe No Do Niva?

Luciano SHAKALL
05/10/2008, 21:46
"... A Tampa Do Radiador Do 147 Cabe No Do Niva? ..."André, você fala a "Tampa do Radiador", RADIADOR mesmo, ou o Vaso (reservatório) de expansão :pensativo: ?

Caso seja o segundo (vaso de expansão): SIM, serve :concordo: !

Se for do radiador mesmo, NÃO SERVE :discordo: ! A do Niva é mais longa internamente (no "eixo") cerca de 1cm . . .
Lembre-se que a Tampa do Radiador também é um "válvula", e que pressão suportada (antes de abrir para o vaso) deve ser adequada.
A que o pessoal costuma usar em substituição à original, é a da linha Gol/Passat antigo (até 86) - 13 bar :concordo: . . .

Em todo caso, naquelas lojas que te passei (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=706841&postcount=33), encontra-se a original por 30 conto . . .

[]'s

Girti
06/10/2008, 00:31
André, você fala a "Tampa do Radiador", RADIADOR mesmo, ou o Vaso (reservatório) de expansão :pensativo: ?

Caso seja o segundo (vaso de expansão): SIM, serve :concordo: !

Se for do radiador mesmo, NÃO SERVE :discordo: ! A do Niva é mais longa internamente (no "eixo") cerca de 1cm . . .
Lembre-se que a Tampa do Radiador também é um "válvula", e que pressão suportada (antes de abrir para o vaso) deve ser adequada.
A que o pessoal costuma usar em substituição à original, é a da linha Gol/Passat antigo (até 86) - 13 bar :concordo: . . .

Em todo caso, naquelas lojas que te passei (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=706841&postcount=33), encontra-se a original por 30 conto . . .

[]'s

Assino embaixo, já vi muita gente se enganar, achando que a tampa do Fiat 147 servia, só porque era parecida.

Lord Niva
14/04/2009, 19:40
depois de penar quase um ano lutando contra um aquecimento que já vinha desde o 3ncontro de Itanhandú, reparos no radiador e etc... e o reservatório borbulhando. descobri que era a tampa do radiador. .. troquei pela do passat que me custou 4 reais e o carnivassauro manteve a temperatura nos 90º.

Girti
15/04/2009, 00:53
depois de penar quase um ano lutando contra um aquecimento que já vinha desde o 3ncontro de Itanhandú, reparos no radiador e etc... e o reservatório borbulhando. descobri que era a tampa do radiador. .. troquei pela do passat que me custou 4 reais e o carnivassauro manteve a temperatura nos 90º.

Veja se a altura da tampa do Passat é igual à da tampa original. Ela pode ser parecida, mas não igual, o gargalo do radiador original é extremamente alto, ao que sei nenhuma tampa de carro nacional serve nele!

glausians
15/04/2009, 13:54
Veja se a altura da tampa do Passat é igual à da tampa original. Ela pode ser parecida, mas não igual, o gargalo do radiador original é extremamente alto, ao que sei nenhuma tampa de carro nacional serve nele!

A tampa do fiat 147 encaixa exatamente...
tive que trocar a do meu niva pq tava vazando...
fiz as medidas e é exatamente igual...

Lord Niva
16/04/2009, 21:14
Fala Gil. Quando é que vai rolar um encontro em V.Mauá? faz tempo que não encontramos com o pessoal de SP.

Olha a tampa deu certinho e o tamanho é o mesmo, o reservatório parou de borbulhar e ferver a água, a temperatura agora fica no máximo em 90º e sempre roda um pouco abaixo, reparei que a água do reservatório fica em movimento de fluxo e refluxo, mas sem ferver, não sei se isso é normal. domingo vou p/ Maricá e vou tirar a prova real da efficiência da nova tampa. no momento já esmerilhei com o motor forçando e não esquentou(coisa que sempre acontecia com bem menos)

bem. pode ser que as tampas do passat tenham alguma variação de fabricante, ano e tipo de radiador. Bem... Não sei. Mas no meu caso ela serviu bem até o momento.

BACALHAU
16/04/2009, 21:21
...

Olha a tampa deu certinho e o tamanho é o mesmo, o reservatório parou de borbulhar e ferver a água, a temperatura agora fica no máximo em 90º e sempre roda um pouco abaixo, reparei que a água do reservatório fica em movimento de fluxo e refluxo, mas sem ferver, não sei se isso é normal. domingo vou p/ Maricá e vou tirar a prova real da efficiência da nova tampa. no momento já esmerilhei com o motor forçando e não esquentou(coisa que sempre acontecia com bem menos)

bem. pode ser que as tampas do passat tenham alguma variação de fabricante, ano e tipo de radiador. Bem... Não sei. Mas no meu caso ela serviu bem até o momento.

Me metendo (ops :mrgreen:) na conversa...
O movimento de fluxo e refluxo do reservatório de expansão é normal sim.
Com relação ao radiador, ele é o original?

Girti
17/04/2009, 00:37
A tampa do fiat 147 encaixa exatamente...
tive que trocar a do meu niva pq tava vazando...
fiz as medidas e é exatamente igual...

A tampa do Fiat é mais curta que a do Niva. Ela encaixa, mas não veda a saída de água do radiador. A única exceção possível é se o gargalo original da tampa do radiador foi alterado, ficando mais curto (já vi alguns Nivas com esta modificação).

wltreis
18/04/2009, 00:58
GALERA DEPOIS DE UM SUPER AQUECIMENTO É DIFICIL O CABEÇOTE NÃO EMPENAR, ENTÃO ACONSELHO NÃO ESPERAR SUPER AQUECER NOVAMENTE, TROQUE OS ELEMENTOS MAIS BARATOS, COMO BORRACHAS E VALVULA TERMO, LIMPE O SISTEMA E SEM FORÇAR, VEJA SE AQUECE NOVAMENTE, DE PREFERENCIA RODE POR PERTO POIS SE AQUECER COLOQUE AGUA COM O CARRO LIGADO ATÉ ESFRIAR, E SE ESTE FOR O CASO RETIRE O CABEÇOTE E VEJA SE EMPENOU MESMO OU SÓ QUEIMOU A JUNTA, ALIÁS O TEMOR EM GASTAR COM A RETÍFICA NOS FAZ MUITAS VEZES PIORAR O PROBLEMA DE TANTO TESTAR ?:parede::parede::parede:

Lord Niva
19/05/2009, 16:28
O niva continuou fervendo , a tampa estava ok. Reparei que não estava sendo lançada agua do bloco no radiador(eventualmente vinha agua fervendo jogada em intervalos irregulares em pequena quantidade ) e notava que as mangueiras succionavam e colavam as paredes acusando vácuo sugando ar(muito estranho) tem coisa estranha, pois a valvula esta aberta e sem nada dentro a passagem esta direta e desobstruída. hoje fui no mecânico, e como não jogava agua , desconfiamos da bomba. Mas retirando-a notamos que estava perfeita. a colocamo devolta. e ao ligar o carro reparamos que continuava não jogando agua. o mecanico se enfureceu e depois de chingar o pai e o avô do niva. ele aloprou e resolveu conectar a mangueira direto sem a bomba e eliminando a saida do bloco que conectava a bomba. e finalmente começou a jorrar água e funcionou normalmente. rodei hoje com este gatilho e a temperatura se manteve abaixo do 90º.

Tá bom!!!! Eu sei que o niva não deve rodar sem a valvula. Mas caramba a valvula estava ôca sem nada dentro e a água nao passava.
Vou comprar uma nova e vou ver no que vai dar. venho com este problema desde o encontro de Itanhandú. Só estranhei que diseram que com a valvula detonada a água corria direto e no meu caso continuou aquecendo e sem dar fluxo de retorno.(não é entupimento) o sistema foi limpo. aguma coisa impedia a chegada de aguá até a bomba. e pior. Táva danda sucção fazendo as mangueiras encolherem no vácuo.

Lord Niva
19/05/2009, 16:30
resolveu conectar a mangueira direto sem a bomba e eliminando a saida do bloco que conectava a bomba.

Onde esta escrito bomba lê-se VALVULA.

MRaizer
19/05/2009, 21:38
Por um momento achei que vc tinha tornado teu Niva a funcionar por termobomba (água quente sobre, vai pro radiador, a fria desce e alimenta o bloco... coisas de Trabant, dentre outros):pipoca:

saymon merces
11/11/2011, 13:41
Boa tarde galera...meu pai tem um niva 92 bacana...e eu to pensando em comprar o "BURRÃO" na mao dele ..mas to com uma duvida..o pondeito do marcador de temperatura nao sai dos 50 graus..quando força o motor ele ate chega a ums 70° pura i...alguma dica ai galera?e vale a pena ter um niva como primeiro carro?:dance:

rafaellouro
20/11/2011, 20:51
boa noite camaradas.o meu ultimo niva estava aquecendo principalmente em transito fechado com seu motor devidamente retificado sistema de refrigeraçao totalmente revisado com radiador recondicionado,bomba,manqueiras ,fluido,tudo novo .coloquei uma ventoinha eletrica auxiliar com termostato consegui manter o motor em temperatura normal!! outro detalhe 1 bar corresponde a uma atsmosfera de pressao e para cada atmosfera a mais de pressao, a temperatura de fervura da agua aumenta 10 graus isto e 1 bar a agua ferve a 110 graus assim se a tampa do radiador marcar 2,5 bar,a agua do sistema começara a fervura aos 125 graus algum camarada mencionou 13 bar esta incorreto acredito que a do lada niva nao ultrapasse os 2,5 bar!!!

Flugêncio
21/11/2011, 16:07
acho que é um 1,3 bar

Djalma
08/12/2011, 10:01
Pessoal

No meu Niva com motor AP, alterei o sistema original que depende do bom fncionamento da tampa do radiador, para o sistema com o circuito selado e funcionou perfeitamente bem. No sistema selado, a tampa do tanque de expansão (valvula de segurança) é de 1 BAR, portanto a pressão de trabalho em condições normais de trabalho ( 90 a 98C) é inferior a 1 BAR. Essa valvula só abriria para aliviar um superaquecimento do sistema decorrente de algum problemas no sistema.

No meu blog eu expliquei detalhadamente essa adaptação:

Niva: Arrefecimento - Niva com motor AP (http://jipeniva.blogspot.com/2010/11/arrefecimento-niva-com-motor-ap.html)

Abração

fc.brossi
18/07/2012, 08:18
Bom dia Pessoal
Meu NIVALDÃO tá aquecendo pra caramba rodando muito pouco chegando a quase 130° inclusive a água do reservatório chegua a ferver. Lí os comentários sobre a válvula termostática e acredito que seja ela o problema. Tem como testá-la ???
Eu não sou mecânico e gostaria se é fácil substui-lá e fazer a limpeza do sistema de arrefecimento.
Alguém pode me dar uns toques ??

Grato
Flávio