PDA

Ver Versão Completa : motor aquecendo sera junta do cabeçote?

antonio donizeti
06/05/2011, 20:11
ola colegas estou com um problema de aquecimento no motor bf 161 , ando uns 7 a 9 km na cidade e o marcador vai ate no maximo Q ; vou relatar algumas providencias que tomei mas sem exito
limpeza do sistema arrefecimento com revisao do radiador ( varetagem) , foi colocada helice de 6 pas; verificaçao do ponto do motor ; verificaçao do marcador de temp. ok (relogio) ; troca do sensor de temp. cebolao , apesar que este nao e original , foi colocado o da f100 que segundo o vendedor diz ser compativel ; agora na minha visao so falta ver junta do cabeçote , apesar que nao mistura agua no oleo , nao falha pistao , nao abaixa agua , sintomas comum de quando a junta do cabeçote esta ruim. antes de mexer com cabeçote o mecanico sugeriu colocar a valvula termostatica , que segundo ele , a falta da mesma pode dar esse tipo de problema , achei estranho pois no meu ver acho que seria ao contrario , mas ele disse que sem a valvula a agua passa direto e nao ha tempo do radiador fazer a troca de temperatura . aos caros colegas fica a pergunta o que fazer?:???:

Elison
06/05/2011, 20:45
amigo, verifique se a bomba d'agua nao esta com as alhetas gastas.

antonio donizeti
07/05/2011, 01:16
ah! havia me esquecido bomba de agua foi trocada colocada uma nova

edgar
07/05/2011, 08:04
opa, fiz tudo isto e nada resolvia, até tem um post meu sobre isto. era a junta do carburador, aquela que vai entre o pé de ferro e o corpo do carburador. As juntas originais daquele lugar eram grossas, tipo 2 ou 3mm. A que eu tinha colocado era só um papel como o da tampa do carburador, dai ficava uma fenda, entrava ar, empobrecia a mistura e esquenta em 2 ou 3 km

antonio donizeti
07/05/2011, 16:15
OLA EDGAR , vou verificar que tipo de junta esta la , se caso tiver esta fina , farei a troca , mas me diga uma coisa , depois disso ela chega a passar do meio do marcador ? qual seria a marcaçao normal? agradeço pela atençao.

antonio umino
07/05/2011, 16:33
chara´. Com tudo que dizes, pergunto. o marcador vai no ultimo. e no radiador a agua está muito quente, (fervendo), ou o quente do radiador é sentido de calor mesmo. Vc por acaso teve o motor encostado (guardado) e colocou recentemente no jeep. Muitas vezes tapam a circulação de agua com papel, estopa, e quando montam esquecem disto e obstrui a circulação vc verificou isto... Abraços.

edgar
07/05/2011, 22:20
desde que tenho o jeep, o marcador da temperatura nunca passou do meio, mesmo em viagens de 2 ou 3 horas. Só foi ferver mesmo com este problema na junta do carburador.

antonio donizeti
07/05/2011, 22:26
OLA CHARA ; o motor fica quente ao ponto de sair agua pelo respiro do radiador (aquela mangueirinha que sae da boca do radiador) agora como o marcador vai ate o maximo muito rapido , e o mesmo foi testado ; e segundo o cara da oficina diz esta marcando correto; o motor ficou parado um tempo mas nao foi aberto ou mexido . aquele dreno do motor que fica proximo a igniçao , nao saia agua , mas fiz limpeza com produto proprio , e agora sai agua normal.

antonio umino
08/05/2011, 00:27
Na nossa Rural 73. com o marcador original e o cebola de temperatura adaptado do opala, fica constante em mais ou menos 70 graus,.isto em velocidade media de 80 a 90 km;hora. aumentando a velocidade a temperatura sobe para coisa de 80 a 85 graus....
O radiador sempre mantem a agua no mesmo lugar, sem reabastecimento. Agora reabastecendo quando quente joga agua pelo ladrão.(dreno) ... Será que a temperatura da agua do radiador não está normal, e apenas o marcador estar doido porque o termostato (cebola) está com defeito. Não será isto.... abraços.

antonio donizeti
08/05/2011, 11:06
OLA CHARA , poderia ser mas o sensor (cebolao) foi trocada ,apesar que nao e o original willys e o da f100 que segundo vendedor dis ser compativel. ah ! tambem troquei a tampa do radiador foi colocada a original do jeep de 7 libras.

PRIETO
08/05/2011, 11:32
Verifique tambem se as mangueiras do radiador nao estao fechando por vacuo, normalmente vai uma mola por dentro.
O radiador foi varetado mas se tinha muitas comeias furadas (fechadas por solda) o rendimento fica comprometido. O meu tinha problema em varios pontos principalmente no pe do radiador (a proximadamente uns 20%) nao teve jeito teve que trocar a comeia.
Voce verificou a temperatura da agua no radiador (com um termometro de mercurio) no meu caso a agua do radiador fica dez graus mais baixa que o marcador, dizem que dependendo do motor a diferença pode ser maior.
Em pesquisa aqui no forum dizem que a abertura e fechamento incorreto das valvulas (devido desgaste do comando de valvulas) pode acarretar aquecimento

PRIETO
08/05/2011, 11:43
Reli novamente o topico, voce fala que aquece quando anda na cidade.
Se aquece andando em transito pesado ou parado (pouca circulaçao de ar pelo radiador, com radiador nao 100% devido a eventuais comeias fechadas) talvez uma ventuinha eletrica resolva
Se aquece na estrada forçando motor (recebendo ar direto no radiador, pode ter problemas no motor)

PRIETO
08/05/2011, 11:53
Nao se esqueça que o motor e um todo formado por varios sistemas, (alimentacao arreficimento, igniçao) se todos nao estiverem em ordem aparecem os sintomas (temperatura e consumo altos motor fraco) so com a regulagem perfeita de todos os sitemas voce tem um motor redondo.
No meu caso tive que trocar a comeia do radiador e por uma ventuinha eletrica para poder andar sem ferver (troca de colmeia vai gasta uns R$ 400,00, radiador de aluminio compativel e mais barato mas se for fazer trilha tem que ser de cobre) mas so com a melhoria dos outros sistemas estou conseguindo fazer o motor trabalhar numa temperatura adequada

Edison - Mp3
08/05/2011, 17:06
Vou dar meu pitaco.
Comigo ocorreu que troquei a bomba d'agua, pois tinha dado uma geral nos istema de arrefecimento. Logo depois o Skoll começou a esquentar muito rápido. Era a bomba nova q não tava legal, não tinha as aletas corretas, identifiquei ligando o bf com a tampa do radiador aberta, olhando o fluxo de água. Quase não se movia. Troquei a bomba e hoje não passa da leitura no meio do marcador nem em tranqueira na cidade.
Esperimenta olhar o fluxo de agua, quem sabe...
Boa sorte
Edison - MP3

antonio donizeti
08/05/2011, 21:43
PIETRO obrigado pela dicas estou atento a tudo que os caros colegas estao relatando , para poder chegar a uma soluçao.
ESISON obrigado pela sua atençao , mas acho que no meu caso nao seja a bomba pois o problema ja existia antes da troca , e a bomba que coloquei e semi nova estava em outro jeep funcionando perfeitamente.

Robertux
11/05/2011, 00:19
Donizeti.
Seu radiador está OK?
Eu troquei meu motor por um OHC então troquei tudo, coloquei um radiador novo, da marca Visconde.
Sobrou o radiador antigo e as mangueiras que foram colocadas novas há mais ou menos um ano e meio. O radiador foi varetado na mesma época e está com dois dutos fechados por causa de furos, mas estava funcionando perfeitamente no meu jeep e não aquecia.
Se você quiser experimentar e tiver condição de pegar no centro de São Paulo (Praça da República), eu trago para você até São Paulo, você pega e experimenta, se resolver e você quiser você fica com eles e nós combinamos um precinho legal, se não resolver ou você quiser comprar novos você me devolve. Se interessar me mande uma MP.

antonio donizeti
11/05/2011, 08:42
Roberto te respondi por mp.
Abraço.

lmadeir
11/05/2011, 20:16
O meu jeep não tem vàlvula termostática e nunca deu problema de aquecimento não. Você trocou a fiação entre a cebolinha de temperatura e o marcador? Às algum curto na fiação faz o marcador subir lá para cima. Se o carro não apresenta nenhum sinal de superaquecimento, se está com água e não há nenhum vazamento, então só pode ser problema do marcador. Quando há essas dúvidas, o negócio é sempre verificar o nível de água do radiador e mantê-lo sempre cheio. Se ele estiver cheio, o motor nunca vai ferver.

Robertux
11/05/2011, 22:29
Donizeti, embora você tenha nesse tópico acho que vale dar uma olhada novamente, depois que vc postou foram inseridas diversas opiniões
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/86117-aquecimento-161-galerias-entupidas-2.html
É isso que eu estou lhe dizendo desde o começo. Tenho 90% de certeza que é esse seu problema

antonio donizeti
12/05/2011, 06:21
Valeu roberto! Este e um item que tambem verificarei
abraço.

Mauro-F75
12/05/2011, 15:41
Donizete,

Tive esse problema com meu motor era junta de cabeçote. Demorei pra descobrir como testar, faça esse teste com o motor a frio, aí vai a dica:
1- Complete o nivel de água
2- Deslique a correia que movimenta a pá da hélice
3- Abra a tampa do radiador
4- Ligue o motor e verifique se saem bolhas de ar na tampa do radiador. Se sair ar e como a bomba dágua está desligada é sinal que seu motor tá vazando compressão pela junta de cabeçote. É evidente que é um teste rápido, por isso faça com o motor a frio, não vai deixar ligado até esquentar!

No meu caso tive que trocar a junta 2 vezes porque o cabeçote tava empenado, se você tiver como, logo que desmontar leve em uma retífica, de repente dá um passe até melhora um pouco a taxa de compressão

Espero ter ajudado
Um abraço
Mauro

antonio umino
12/05/2011, 15:56
Fazer o o desempeno do cabeçote (aplainar) e na montagem apertar todos os parafusos do cabeçote com ferramenta (torquimetro) e quando for fazer o reaperto. CUIDADO com parfuso que está debaixo do balanceiro, muitos não tiram o balanceiro e reapertam somente as duas linhas de parafusos que estão na periferia. Ok.. isto causa queima da junta do cabeçote, pois os do meio é que tem que ficar apertados. ....
Um abraço a todos....

antonio donizeti
12/05/2011, 20:32
Mauro obrigado pela dicas , devido ao trabalho nao tive tempo de mexer no jeep , quando for mexer farei o teste ,
ao chara umino , tambem estarei atento a questao de reaperto do cabeçote valeu!

lmadeir
15/05/2011, 16:03
Quando junta está ruim custuma passar água para o óleo e nível de água custuma diminuir. Acho difícil a compressão do motor causar bolhas no radiador, mesmo que a junta esteja ruim. Se um motor estivesse deixando passar compressão para o radiador, também passaria água para os cilindros e o motor funcionaria muito mal ou não funcionaria. Poderia até haver hydrolock.

Mauro-F75
16/05/2011, 17:06
Imadeir,
Como comentei aí em cima no meu motor aconteceu exatamente isso, pequenas bolhas de ar no radiador, foi identificado também que tinha água no oleo e baixava o nivel do radiador. Depois de aberto o cabeçote é nítido o local de vazamento. O vazamento da agua para o oleo ocorre no momento da admissão, o vácuo formado pelo pistão quando desce, puxa a mistura ar e combustível e tb água. Logo após a explosão existe vazamento dos gases de escape, batante aquecidos para a agua que vai ao radiador. Em diversos casos isso não representa um volume suficiente para causar a fala no motor, mas quando deixa o motor parado por 24 horas vc nota a formação de ferrugem na vela do que ta vazando.
Um abraço

antonio donizeti
16/05/2011, 20:19
OLA MAURO hoje tive um tempinho , e como fazia uma semana que nao funcionava o jeep , aproveitei e fiz o teste vc sugeriu tirei a correia completei a agua ate a boca do radiador e sem a tampa do mesmo , funcionei deixei alguns minutos ligado acelerei mas nao notei nenhuma bolha de agua , so notei que saiu um pouco de agua do escapamento , sera tem algo haver?

Igor Benevides
19/05/2011, 14:44
Amigo não sei se o sistema e o mesmo mas a um tempo atras a pajeiro do meu pai estava c um probelma de aquecimento n dava jeito mas depois de mt tempo ele descobriu que o problema era a tampa do reservatório de água do radiador.ela tem uma válvula que quando a água do radiador estava baixa ela puchava água do reservatório sobressalente . Mas ao invés disso a tampa estavc tirando a água do radiador e jogando para o reservatório extra
Abs
Igor

Igor Benevides
19/05/2011, 14:49
Amigo não sei se o sistema e o mesmo mas a um tempo atras a pajeiro do meu pai estava c um probelma de aquecimento n dava jeito mas depois de mt tempo ele descobriu que o problema era a tampa do reservatório de água do radiador.ela tem uma válvula que quando a água do radiador estava baixa ela puchava água do reservatório sobressalente . Mas ao invés disso a tampa estavc tirando a água do radiador e jogando para o reservatório extra
Abs
Igor

antonio donizeti
19/05/2011, 18:35
OLA IGOR ,o sistema do jeep e diferente nao tem reservatorio , mas em relaçao a tampa troquei 2 agora estou usando a tampa original de 7 libras , neste final de semana pretendo fazer alguns teste , tipo colocar marcador de mercurio para ter certeza se a temperatura do marcador esta correta. mas valeu pela atençao.
abraço.

antonio donizeti
23/05/2011, 19:07
ola colegas para nao deixar o topico sem resoluçao , vou descrever a que conclusao cheguei , fiz o teste com marcador de temp. de mercurio e a temperatura nao passa dos 73 graus , voltei com o marcador original na mesma situaçao e atemperatura passou do meio quase na letra Q , tornei a colocar o de mercurio nao passa dos 73 graus , conclusao meu marcador horasa x sensor temp.nao sao compativeis , eu ja havia levado em uma oficina de velocimetro e o cara , testou o relogio dizendo que estava ok , mas me alertou sobre a possibilidade de o sensor nao ser compativel. agora partirei para colocar o de mercurio mesmo pois e mais confiavel ; mas valeu o aprendizado ; agradeço a todos os colegas que relataram experiencias com problemas semelhantes , e pelas varias dicas dadas . valeu!!!!!!
abrço.