PDA

Ver Versão Completa : Pneu Raspando



rossibh
06/05/2011, 20:03
Pessoal,
comprei meu vitarinha MT 97 no início do ano e comecei a prepará-lo. Kit lift 2", proteções e na última semana coloquei pneus BF 235. Porém, os pneus, quando esterço todo o volante para fazer alguma manobra, raspam na parte interna do carro. Alguém sabe quais opções tenho e custo aproximdado para resolver esse problema?

Obrigado!
Abraços

nanito
07/05/2011, 14:16
Pessoal,
comprei meu vitarinha MT 97 no início do ano e comecei a prepará-lo. Kit lift 2", proteções e na última semana coloquei pneus BF 235. Porém, os pneus, quando esterço todo o volante para fazer alguma manobra, raspam na parte interna do carro. Alguém sabe quais opções tenho e custo aproximdado para resolver esse problema?

Obrigado!
Abraços

Uma opção é limitar o curso da direção regulando o batente que tem no bracinho embaixo do setor da DH, mas aí fica ruim de manobrar. Outra opção (que é a que me resolveu) é colocar rodas com offset negativo, tipo as mangels clássicas. Não raspa nada na longarina, somente as rodas ficam um pouco pra fora da lataria, fica sujeito a multas caso não coloque fender de borracha ou fibra.

Abraço!

rossibh
08/05/2011, 23:35
Valeu pela dica! Acho que por agora vou optar por limitar o curso da direção. As roda vão levar um tempo maior pra conseguir..$$$$$

Abraço

Joneswalker
08/05/2011, 23:43
Nanito, as rodas com Offset negativo não ficaram ruins pra andar em velocidade mais alta? Uma vez coloquei em uma camionete, ela fcou muito ruim de manter em linha reta.

Allan4x4
09/05/2011, 00:25
Po, to querendo colocar pneus desses no meu que é o mesmo modelo do seu.

os que vc colocou foi mud ou all terrain? não quero que dê o mesmo problema, to querendo colocar all terrain 235/75 e levantar 2" de carroceria e de suspensão.

será que essa configuração dá esse problema?

nanito
09/05/2011, 09:25
Allan,

qualquer pneu maior que 225 na roda original vai pegar no chassis. Mas isso não dá problema no carro, só o incômodo de raspar o pneu ali.

Joneswalker,

pra mim ficam normais as rodas offset negativo, como se fossem as originais, pra andar em velocidade alta. Em relação a manter a linha reta, é regulagem do camber e alinhamento/geometria das rodas. No meu caso, deixo a cambagem negativa no limite de tolerância que eu acho que é 0,30 no Vitara. Fica tranquilo de guiar, mesmo com uma pequena folga nos meus terminais de direção.

Rossibh,

limitar o curso da direção vai atrapalhar um pouco a tua vida dependendo do tipo de manobra do dia-a-dia. No meu caso que tenho estacionamento em prédio no meu escritório e apartamento, ficaria muito incomodado.

O problema maior do offset negativo é que os pneus saem pra fora da linha dos paralamas, ficando fora-da-lei, é o único incômodo. Tenho que torcer pra que não me pegue um soldadinho xarope na blitz.

Ou é isso ou usar pneuzinho estreito nas rodas originais...

Grande abraço!

Joneswalker
09/05/2011, 13:46
Oi Nanito quem faz o alinhamento e camber para voce, quem sabe não resolve a minha camionete, tenho mais de um jogo de rodas e o que esta negativo é o que fica mais bonito, e pelo qual fiz o alinhamento dos paralamas(são mais largos), abs

mairo
09/05/2011, 15:34
Oi Nanito quem faz o alinhamento e camber para voce, quem sabe não resolve a minha camionete, tenho mais de um jogo de rodas e o que esta negativo é o que fica mais bonito, e pelo qual fiz o alinhamento dos paralamas(são mais largos), abs

da uma olhada neste link, qualquer um pode ajustar o camber

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/77571-ajuste-do-camber-em-vitara-com-lift.html


Normalmente as rodas com offset negativo dao mais estabilidade no veiculo, pois aumenta a largura de uma roda a outra, é a 1ª vez que ouço falar que as rodas deram problema, deve ser outra coisa que ficou mal!!!

Quanto a regulagem do curso da direção, é um parafuso de cada lado, bem acessivel, da pra limitar quando for fazer uma trilha, onde esterça mais, e voltar ao original na segunda feira!!! hehehe, até resolver o problema de maneira definitiva!!!

LFC
09/05/2011, 18:46
Nanito, as rodas com Offset negativo não ficaram ruins pra andar em velocidade mais alta? Uma vez coloquei em uma camionete, ela fcou muito ruim de manter em linha reta.
O que ocorre com a mudança no offset é a alteração da geometria da suspensão, especificamente, a rolagem negativa (eu acho que é isso), de modo que quando vc roda em uma estrada que tem uma depressão apenas em um lado, por onde estiver passando apenas o pneu de um lado, o carro tende a ficar mais difícil de controlar sim. Igual efeito ocorre quando o pneu fura. A rolagem negativa serve para compensar isso. Tem uma explicação sobre isso no Best Cars Website.
Abs,
LFC

nanito
09/05/2011, 19:20
Oi Nanito quem faz o alinhamento e camber para voce, quem sabe não resolve a minha camionete, tenho mais de um jogo de rodas e o que esta negativo é o que fica mais bonito, e pelo qual fiz o alinhamento dos paralamas(são mais largos), abs

Cara, é só limar o buraco do parafuso que prende o amortecedor, tem muito material de metal ali, então não compromete a resistência da peça. Tem gente que afina o parafuso, eu acho meio arriscado (vai que afina demais!), apesar de nunca ser relatado quebra por aqui. Leva pra fazer a cambagem em lugar que mexe com camionetes ou até caminhão.

jipezuki
10/05/2011, 15:22
Experimente colocar um ALARGADOR RODA C/32MM EM ALUMINIO...