PDA

Ver Versão Completa : Como acionar o tribunal de pequenas causas ??



Jackson666
19/05/2005, 19:00
Ae galera eu comprei uma pajero 2.8 diesel , não cheguei a andar 1000km e um pistão travou ... a brincadeira vai sair por 7.000 , vou fazer na casa das turbinas.

Pela lei o antigo dono tem responsabilidade por até 3 meses , e como ele agiu de ma fé e até desliga o telefone na minha cara quando eu ligo para ele eu queria mover uma ação contra ele.

Como eu aciono ele pelo tribunal de pequenas causas e do que eu preciso ?

Jabis Carpaneses
19/05/2005, 19:37
"Amigon"

Pelo que tenho conhecimento, este valor, só será possível no tribunal comum, e com advogado, pois que eu me lembro o pequenas causas é para valor inferior a 3.000, e por falar em pequenas causas tenho uma audiência no próximo mês, e já vou entrar com outra.

Neste caso acho melhor consultar um advogado que tenha conhecimento neste ramo.

Isto que é azar em???

Até parece eu, todos que me batem não tem seguro..... :mrgreen:


[]´s tentando andar depois de um acidente de moto :x

Raphael Diniz
19/05/2005, 20:19
Pela lei o antigo dono tem responsabilidade por até 3 meses , e como ele agiu de ma fé e até desliga o telefone na minha cara quando eu ligo para ele eu queria mover uma ação contra ele.

Como eu aciono ele pelo tribunal de pequenas causas e do que eu preciso ?

Amigo Jackson, já tive problemas deste tipo e não é pra te desanimar não, mas pelo código penal, quando se trata de transação entre pessoas físicas, e acontece algo deste tipo, não há garantia nenhuma de resarcimento, pois a lei entende que você viu o produto e concordou com suas condições de venda, juridicamente você não tem como cobrar nada deste cara.......Agora, se você tivesse adquirido o veículo de uma loja ou concessionária, aí a coisa seria outra, mas mesmo assim você teria de ter nota de compra e venda no mínimo.......

É meu amigo, já tive o mesmo problema, consultei advogado e tudo e realmente não tem apóio da lei......

De qualquer forma, consulte um advogado......

Abraço,

Petya
19/05/2005, 21:00
Jackson666 :

O pequenas causas é o caminho certo , mais rapido e eficiente que qualquer outra forma de acesso ao judiciário . Pelo valor vc precisará de um advogado para representá-lo , vc só pode entrar sozinho em causas de até 20 salarios , para 40 precisa de um advogado .
O melhor é que vc não perde nada por tentar , vá até a rua vergueiro , forum especial civel e eles te dão todas as dicas . Se vc quiser um adv , posso te indicar um amigo que me ajuda nestas causas .
Desde já , junte tudo que é documento , fotos e etc que possam ajudar a provar uma ação ; inclusive recibos de taxi do periodo do carro no concerto etc .
Cara , vá atras ; NÃO DEIXE BARATO !!!!!

leovalle
19/05/2005, 21:43
Procure o Juizado Especial de sua cidade. As causas até 12.000 podem ser tratadas lá.

[]'s

Jorge Grego
19/05/2005, 22:42
Não esqueça de pedir 03 orçamentos.
[]

Jackson666
20/05/2005, 16:13
Valeu pelas dicas ! Mas e ae entro com processo ou não tem jeito por ser pessoa fisica ?

toyotafoz
20/05/2005, 21:22
Boa noite, pode sim, até 20 sálarios minimos vc nem precisa de advogado, acima disso e até 40 salários minimos vc precisa de um advogado. abraços

Telmo Petrucci
23/05/2005, 11:06
Por ser pessoa física tem jeito sim!!!por se tratar de um pistão, uma das possíveis alegaçoes seria a da presença do vício (defeito) oculto, impossível de um leigo detectar!!!nesse caso mais específico até mecânico especializado teria dificuldade de descobrir só em olhar....teria q desmontar o motor e testar!!!

pode procurar um advogado em sua cidade!!!!mas tenha em mãos a comprovação da compra e venda do veículo (se não tiver contrato de compra e venda, tenta pegar um histórico no DETRAN, que normalmente vem quem foi o proprietário anterior), como outro amigo acima falou, 3 orçamentos para o serrviço!!! e algum laudo técnico dizendo qual o problema e quais as possíveis causas para poder jogar a culpa pro antigo dono!!!