PDA

Ver Versão Completa : BUENOS AIRES



Marcio Vargas
19/05/2005, 13:09
Allzão

Eu a patroa o cunhado e um amigo estamos planejando uma viajem para Buenos Aires a bordo de uma Ranger 4X4.
Gostaria de obter informações de alguem que já fez este trajeto. Iremos pelo litoral ate Montevideo cruzaremos o rio de balsa e a volta é pelo interior?
A Ranger manda bem? É confiavel?
Dicas uteis?
Criticas?

Qualque coisa serve!!!

Desde já agradeço.


PS: Sr. Moderador, se esta for a seção mais adeguada me avise que eu troco de lugar.

Cícero Franco
19/05/2005, 13:22
Eu tenho vontade de fazer esta viagem, só que quero prosseguir até a Patagônia. O interessante é ir pelo litoral. Como tu tá em Caxias, podes descer pela rota do mar (existe?) via Tainhas, passa perto do Itaimbezinho, pode dar até uma esticada por lá. Segue até Osório, daí para Capivarí e segue pela RST101, via Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, Bojuru e S. José do Norte (já reparou que S.J. do Norte fica no Sul da Lagoa dos Patos e Palmares do Sul no Norte?). Cruza por balsa para Rio Grande e segue até Sta. Vitória do Palmar, Chuí e Chuy. Já está no Uruguay. Daí tem a Fortaleza de Sta. Tereza, Punta del Diablo, Punta del Este, Montevideo e segue até Colónia (antiga Colônia do Sacramento, cidade portuguesa, dizem que é muito bonita, eu não conheço). De Colónia tem barca para Bs.As. Lá não deixa de ir no Rey del Jamón! Comida e vinhos muitos bons!

Marcio Vargas
19/05/2005, 14:34
Opa!!

Acho que tu estas te referindo a rota do sol, passa por caxias e vai ate o litoral, passando por Tainhas e decendo a serra geral,, Em tainhas tem o entroncamendo onde pode-se optar por seguir sentido norte ate a região dos Caniongs ( Bem conhecidos já,,, Apenas 120 Km de Caxias)
Muito valido as sugestoes de roteiro, vou levar esta ideia para o resto do pessoal.
Quanto a Buenos Aires, minha esposa e o irmão dela moraram lá durante 10 anos :twisted: :twisted: Eheheh vou ter os melhores guias.

Aproveitando, gostaria tb de informações sobra o comportamento da ranger, postos de parada e abastecimento, condiçoes da estrada. ALLguem ai sabe algo.

[ ]'s turisticos

Wallace
20/05/2005, 12:04
Também estamos estudando uma viajem em julho, uma das opções é ir para Argentina, talvez até a patagonia, mas certamente com parada em Buenos Aires onde mora a avó da minha namorada.
Devemos ir de Defender 110.

cristiano
20/05/2005, 13:42
diga para vocês... entrem no http://www.maporama.com

Quando eu morei no exterior me foi bem útil....

Alexandre Vaz Ferreira
22/05/2005, 22:32
Marcio Vargas,

esse é um roteiro legal, mas tem uns inconvenientes........los hermanos :lol:

Sério:
-a policia Rodoviaria é muito corrupta :evil: e complicam com coisas que a maioria das pessoas não sabem que é lei lá, precisa de 2 triangulos e 1 cinta de reboque :wink: ainda bem que eles se vendem baratinho, de 10 a 20 pila :shock:
- Tenho certeza que os hermanos não fazem questão alguma que nós entremos lá, e podendo eles dificultam tudo :evil: , agora inventaram uma tal de CARTA VERDE, que é uma espécie de seguro de transito pra entrar na Argentina, tem que pagar no banco da Brasil :?, no FDS passado ia dar um pulo lá pra trazer uns vinho,liguei na aduana brasileira pra me informar do horario das Balsas e eles me deram essa informação, como era sabado, acabei não indo :evil: .

Prefiro viajar pelo uruguai, um povo bem mais educado e gentil e tem lugares lindos também, a Fortaleza de Santa Tereza é demais :wink:

um abração e boa sorte

Wallace
23/05/2005, 08:30
Carta verde pelo que eu saiba é necessaria para quase toda a america do Sul, é um seguro.

Alexandre Vaz Ferreira
23/05/2005, 11:58
Isso mesmo Wallace, o fato é que nunca era exigido na aduana Argentina.

Se tu for entrar somente na primeira cidade do lado argentino, comprar uma coisa e voltar, e ter que pagar isso cada vez é dose :evil:

[]s

Alexandre Vaz Ferreira
23/05/2005, 11:59
Pessoal

3 links sobre esse assunto :wink:

http://mochilabrasil.uol.com.br/topic.asp?TOPIC_ID=6509&whichpage=33
http://mochilabrasil.uol.com.br/topic.asp?TOPIC_ID=9916
http://www.toyoteiros.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=2
[]s

Marcio Vargas
23/05/2005, 12:43
Opa!!!

Muito boas as dicas ate agora.

Gostaria de opinioes sobre a Ranger, comportamento em viajens longas, itens criticoas, consumo.
Em anexo uma planilha com os primeiros esboços do roteiro.

Valew

nepomuk
23/05/2005, 13:41
A balsa de montevidéu é US$105,00!!!
Eu preferí ir pelo interior. Perde-se mais tempo mas economiza um monte.

Mas pra quem gosta de andar de balsa, é bem interessante, uma balsa "Turbo" hehe.

O povo Argentino é camarada, o problema é a polícia de ficalização deles (Uniforme preto). Os "carabineros" (Policia militar) são super educados e prestativos.

Marcio Vargas
24/05/2005, 07:32
Tá loko!!!!

105 latinhas!!! e lá da terra do Bill ainda!!!

Assim ate desanima fazer esse caminho, vai dar mais de balsa do que de combustivel!!! Acho que vamos rever o percurso.

Valew a dica

Cícero Franco
24/05/2005, 08:10
Não são 105 pesos argentinos? Eles representam só com o cifrão: $105,00.

Marcio Vargas
24/05/2005, 09:32
Se for US$ 105,00 é foda...
Mas se for $ 105,00 ate que da ( ops) pra pensar...
Mas como tudo na Argentina é dolarizado...
Tem uma transportadora que transporta de Montevideo que carrega seguido aki, vou ligar lá e perguntar se eles sabem, depois falo proceis.


E sobre a Ranger?

Cícero Franco
24/05/2005, 09:42
A Argentina não anda tão dolarizada assim, desde que caiu a paridade entre o peso e o dolar. E o peso está valendo cerca de R$1,00, o que é bastante interessante.

Chacal do Pantanal
24/05/2005, 10:15
Peraí, A balsa de Montevidéu!!!!

Montevidéu não é a capital do Uruguai??? O valor não seria então em Pesos Uruguaios???

[]´s perdido na Geografia

Cícero Franco
24/05/2005, 10:27
É de Colónia

Marcio Vargas
24/05/2005, 10:36
Exato, fica em Sacramento

Mas como ela faz o percurso de ida e volta sera que cobra a ida em pesos uruguaios e a volta em pesos argentinos :twisted: :twisted: :wink:
Pensando assim ate acho possivel ser em dolar mesmo. Pqp tá muito alto este valor...
Vou confirmar e depois aviso...

MJuliani
24/05/2005, 12:55
Pessoal,

O transporte via balsa do Uruguai para a Argentina (Buenos Aires especificamente) pode ser realizado tanto de Montevidéo, como de Colonia del Sacramento ou até mesmo de La Paloma (cidade de prai bem mais ao norte). Os preços são em dólares, mas claro que se pode pagar em moeda local ou em doletas no cartão. O valor deve ficar mesmo entre os US$ 150,00 para duas pessoas e o carro, sendo que utilitário é um pouco mais caro que veículos "de passeio".

Sugiro que vcs visitem o site da empresa, onde pode-se inclusive já efetuar a cmopra dos bilhetes:
www.buquebus.com

Abraços,

MJ

Cícero Franco
24/05/2005, 13:25
Caro, hein? Aí o melhor fica ir por Livramento/Rivera ou Uruguaiana/Paso de los Libres...

Marcio Vargas
24/05/2005, 14:03
Estou pensando em ir por Livramento/Rivera e dali seguir para Paysandu e ali cruzar para a argentina...
Mas isso são só possibilidades... Vamos pensando...

Entrei no site acima indicado... O negocio lá é muito chique, achei que era um barcão tudo enferrujado, por isso que é tão caro...

E sobre a Ranger?

MJuliani
24/05/2005, 14:28
Márcio,

É que a travessia tem, de Colonia que é mais perto, um pouco mais de 60 km. Essa distância é ainda maior caso queira fazer a travessia por Montevideo. É água pra caramba. Um belo passeio pelo Rio da Plata e uma chegada já no centro de Buenos Aires - chega no Puerto Madero. Barato, barato não é, mas veja que com R$ 370 vc leva duas pessoas e mais o seu carro. Não é assim tão absurdo.

Ir por terra é uma alternativa, mas levará mais tempo, vc terá que entrar em Buenos Aires e ainda ficará a mercê dos policiais rodoviários, que naquela região são doidos pra tirar um graninha de Brasileiros :evil: :evil: :evil: . Vale ressaltar que é o único lugar que isso acontece com frequencia, no resto da Argentina não é assim não. :D

Abraços,

MJ

Cícero Franco
24/05/2005, 16:52
Pensando assim é vantagem entrar por barco. Eu não sei a diferença de distância para entrar por Uruguaiana, mas é bastante coisa.

dero
24/05/2005, 20:27
Faço a Argentina/Uruguai em outubro/05, segunda quinzena, penso em fazer Bariloche, Ushuaia, punta arenas, punta del leste, mas ainda nao fechei o roteiro pq vou num 4x2 e acho q so vou ter noção das estradas/clima qdo estiver la (nessa época do ano passado nevou de Bariloche pra baixo).

Como é a tal carta verde? onde posso tirar uma?


valeu

Juliani
24/05/2005, 21:00
É só solicitar a sua companhia de seguro. Fácil e barato.
Pode ir de 4x2 sem problema, poré, evite rodar a Ruta 40, que é a única que poderá lhe odfercer algum tipo de dificuldade leve. Na Ruta 40 abaixo de Barriloce e antes de três Caracoles combustível poder ser um problema. Tente ter autonomia para uns 700/800 kms (já tem uma boa sobra aqui) que não terá problemas.
Abraços,
MJ

Alexandre Vaz Ferreira
24/05/2005, 23:22
Como é a tal carta verde? onde posso tirar uma?


Dero
Falei com um amigo que é corretor e ele me orientou a fazer no Banco do Brasil ou HSBC. Parece que as outras seguradoras não podem mais fazer a carta verde :wink:

[]s

Cícero Franco
25/05/2005, 08:14
A Quatro Rodas tem um mapa muito bom do Mercosul

MJuliani
25/05/2005, 10:29
Cícero,

Permita-me discordar: o mapa do Mercosul da Quatro Rodas é muito ruim. :twisted: :twisted: :twisted: Existem várias estradas e alternativas que nem aparecem no mapa da Quatro Rodas. Infelizmente é um dos únicos mapas que se consegue comprar no Brasil. Aqui em São Paulo ainda se encontram outras opções de mapas em algumas livrarias grandes, como Fnac e Saraiva. Minha sugestão é que vc compre um mapa da região que vai percorrer assim que entrar no Uruguai ou melhor ainda, na Argentina (qualquer posto YPF tem excelentes opções). Quando vc olhar os mapas regionais vendidos por lá, irá imediatamente jogar o seu 4Rodas fora !!! :D :D :D :D

Cícero Franco
25/05/2005, 10:36
Realmente estes que falaste não conheço. Tu estás falando do mapa rodoviário da quatro rodas editado em 2002? Eu achei ele bem bom... :?

MJuliani
25/05/2005, 11:31
Cícero,
É esse mesmo !!! :) :) :)
Principalmente se vc for mais para o sul da Argentina ou Chile, vc irá notar que a maioria das estradas nem consta no mapa da 4Rodas :( :( :( . Tenho uns mapas desta região (Mercosul), vou verificar o nome e posto aqui. Talvez possa ser adquirido no site da Fnac. :D :D :D
Abraços,
MJ

dero
25/05/2005, 11:33
Juliani,
Alexandre Vaz Ferreira,
Cícero Franco,
MJuliani,

Obrigado a todos pelas respostas.

Meu maior receio está no clima em relação ao acesso à Ushuaia (outubro), se nevar já era meu 4x2 :D vou ficar atento diariamente a meteorologia. :roll:

Na Argentina é permitido o transporte de combustível (em galoes) dentro do carro?



valeu

dero
25/05/2005, 11:41
Tenho uns mapas desta região (Mercosul), vou verificar o nome e posto aqui. Talvez possa ser adquirido no site da Fnac.


isso muito me interessa :D



valeu

MJuliani
25/05/2005, 11:52
Dero,

O acesso a Ushuaia é o seguinte - vamos partir de Rio Gallegos, que já é bem lá em baixo:
- até a balsa da Primeira Angostura vc irá pegar 60 km de cascalho (chamado de rípio por lá). Esse pedaço era um pouco ruim, mas nada que um 4x2 não fizesse com cautela.
- depois da balsa ainda tinha 100 km de rípio entre Rio Grande e Ushuaia. Aqui a estrada é boa mas existem subidas e descidas mais íngrimes com alguns barrancos dos lados. Com cautela se vai na boa, inclusive de 4x2.
- em Outubro não tem tanta neve assim e se vc levar uma corrente, por segurança e usar somente se necessário, acredito que não terá problemas.
- essas estradas são utilizadas diariamente pelos moradores da região, tem um bom movimento, principalmente após Rio Grande (na terra do fogo enão no RS, certo ?)

Galões dentro do carro não são permitidos em nenhuma legislação de trânsito que eu conheça !!! Além de ser perigoso. Se vc for descer a Ruta 3 abasteça em todo posto que vc vir abaixo de Bahia Blanca e não terá problemas. No site da YPF tem a listagem dos postos na Argentina inteira e nos mapas também. Adicionalente uma rápida pesquisa na Internet lhe oferecerá sites onde existem arquivos de GPS com estres daods bem recentes. No site da concessíonária Trilha23 tem.

Abraços,

MJ

dero
25/05/2005, 12:16
MJuliani,

Valeu brother. :D

Marcio Vargas
25/05/2005, 12:51
Sobre os mapas:
O guia 4 rodas pode ser muito bom dentro do brasil, algumas regioes. A parte do mercosul é muito podre, apresenta os principais troncos rodoviarios e apenas as principais cidades, cidades menores mesmo estando as margens de uma rodovia importante não aparece. As distancias informadas tambem estão incorretas.
Para quem planeja uma viagem destas é altamente desaconselhavel seguir apenas o guia 4 rodas, sob pena de rodar muitos Km a mais.

Sobre Buenos aires:
A policia acredito não ser um grande problema, como já mencionei no inicio deste topico minha esposa e meu cunhado residiram 10 anos em Buenos Aires. Eles tem documentação argentina, carteira de identidade e afins. Minha esposa é radicada argentina. Na hora que os chibungo verem a documentação acredito que não irão criar maiores transtornos.
Quanto a ir por Paysandu e chegar em Buenos Aires tambem não sera problema, pelos motivos já mencionados teremos a bordo duas pessoas que praticamente creceram lá, conhecem muito bem toda cidade. Inclusive um dos ultimos bairros onde residiram fica bem proximo a entrada.

Sobre a Ranger
Alguem poderia me dar algumas dicas, tipo, é um veiculo confiavel para viagens longas? Ergonomia? Consumo?

Bom, este feriadão vamos todos os participantes nos encontrar em Capão da Canoa. Iremos definir algumas coisas,,, Dae segundo eu aviso

Fernando Figueiredo
29/05/2005, 22:35
Estive em março em Foz do Iguaçú/Ciudade de Leste e Puerto Iguazu.
Na Aduna Argentina eles deram um passe válido por 72 horas, e só podia distanciar até 50 km da fronteira, suficiente para conhecermos as cataratas e a cidade de Puerto Iguazu. A Carta Verde é exigida, agora em toda na América do Sul. Já imaginou bater em um taxí em Buenos Aires? Os caras são piores que motoboys de São Paulo (atenção! durante a semana sou motoqueiro em São Paulo, não tem nenhum preconceito na minha afirmação).

Tenho esta viagem em meus futuros planos, mas com uma esticada até Santiago e dar um "tiburfí" no Pacífico. Aliás, a SW4 foi comprada com este intuito.

nepomuk
02/06/2005, 08:25
Fernando,
Se deseja mesmo dar um "tchibum" no pacífico aconselho levar roupa de Neoprene, porque a água é muuuuito fria :!: :!: :!: Chega a dar câibra só de molhar o pé (em pleno verão).

Fernando Figueiredo
03/06/2005, 01:15
Pô, não desamina não. Pra quem já nadou no Mediterrâneo em pleno inverno e já entrou em cachoeiras com temperatura ambiente de 5º, espero poder matar minha vontade e não me matar, hehehe.

toyotafoz
04/06/2005, 13:32
Boa tarde, apenas a título de informação. A balsa custa $ 105,00 Pesos, não existe nada dolarizado. A obrigatoriedade da carta verde deu-se pelo fato que 2 brasileiros aqui na fronteira com Puerto Iguazu, atropelaram e mataram 2 oficiais da gendarmeria. Brasileiros, bêbados e em alta velocidade. Terceiro, os Argentinos adoram os brasileiros, brasileiro que fica levando a rivalidade do futebol para todos os outros aspectos da vida. O povo argentino é cortês e solícito. E por último, comentar que os patrulheiros "argentinos"mordem, francamente, quem nunca levou uma mordida de um patrulheiro brasileiro? Esta viagem que está sendo programada é muito interessante, basta programar e tudo dará certo. Saudações a todos

Alexandre Vaz Ferreira
04/06/2005, 15:09
os Argentinos adoram os brasileiros, brasileiro que fica levando a rivalidade do futebol para todos os outros aspectos da vida. O povo argentino é cortês e solícito.

hahahahahahhaha :lol: :lol: :shock:
Conta outra vai, muito boa :lol: :lol: :lol:

um abração

Alexandre Vaz Ferreira
04/06/2005, 15:11
E por último, comentar que os patrulheiros "argentinos"mordem, francamente, quem nunca levou uma mordida de um patrulheiro brasileiro?

Eu :wink:
[]s

toyotafoz
04/06/2005, 15:12
Vc deve conhecer os Argentinos errados. Ou sofreu algum trauma por parte de um argentino e está generalizando. Não somente os tenho como clientes como tenho amigos do outro lado da fronteira. Fala sério vc é fanático por futebol. Forte abraço

toyotafoz
04/06/2005, 15:12
:D Good for you

Alexandre Vaz Ferreira
04/06/2005, 15:35
Vc deve conhecer os Argentinos errados. Ou sofreu algum trauma por parte de um argentino e está generalizando. Não somente os tenho como clientes como tenho amigos do outro lado da fronteira. Fala sério vc é fanático por futebol. Forte abraço

Só se for isso, morei em Uruguaiana e atualmente moro a 50 km da fronteira, conheço muitos "hermanos", mas nenhum que possa confiar.
Tu estas certo que não posso generalizar, mas quanto ao tratamento dispensado a nós brasileiros por parte de pessoal da Aduana Argentina, Polícia Argentina e até a Marinha Argentina, (costumo pescar no Rio Uruguai), se piorar só matando :wink: . Pela minha experiencia com os Argentinos posso dizer que eles não fazem nenhuma questão que os visitemos.
A propósito, não curto futebol... esporte pra mim só Off Road, levantamento de copo e arremesso de bagana de cigarro :lol:
[]s indo na argentina somente se necessário.....e buscar uns vinho de Mendoza baratinho é né :lol:

toyotafoz
04/06/2005, 15:39
Eu estou na fronteira, concordo que o tratamento dispensado por alguns policiais aduaneiros não é dos melhores, mas o restante não posso reclamar. Em vários pontos concordo contigo, off road + copo + vinho argentino, realmente vale a pena. Precisando de informações da fronteira, sinta-se a vontade. abraços

Cícero Franco
06/06/2005, 08:39
Eu conheço muitos argentinos. Já fui algumas vezes à Argentina e o pessoal é muito amável e solícito mesmo!!! Não podemos confundir os argentinos de férias que vêm para o Brasil a fim de zoar com o povo argentino em geral. Do mesmo modo eles criticam atitudes de turistas brasileiros que vão lá zoar. E se tu pergunta como eles vêem estes turistas eles vão dizer a mesma coisa que nós dizemos a respeito deles! Quanto ao futebol? Bom, a rivalidade existe e no campo é um pega-prá-capar geral mesmo!!!! :wink:

Edintruder
12/06/2005, 21:47
Dependendo da velocidade de cruzeiro o consumo varia de 10 a 11km/l numa Ranger 4x4 acima de 2001 e até 12 Km/l em uma Ranger 4x4 abaixo de 2000. (diferença dada pela roda livre a vácuo). Muito confiável e competente para qualquer tipo de viajem, seja on ou off road. Na minha Ranger ando muito a velocidades médias de 140 Km/h, porém, não é de boa índole andar nessa velocidade em outros países, e a melhor velocidade com um consumo contido mencionado acima é 110, 120Km/h.

Edintruder
12/06/2005, 21:54
Então para os que gostam dos hermanos...

Argentinos na Festa

Chegam dois argentinos em uma festa e um diz para o outro:
- Vamos falar para eles que somos argentinos?
- Não, que se fodam!



Humor Argentino

s argentinos estão na pindaíba, mas pelo menos não perderam ainda o senso de humor.

Vejam só algumas pichações flagradas nos muros de Buenos Aires:

— Basta de realidade, queremos promessas.

— Ou a pátria deixa de ser colônia, ou morremos todos perfumados.

— O país estava à beira do abismo, com Duhalde demos um passo adiante.

— As inundações acontecem não porque os rios sobem, mas sim porque o país afunda.

— Alguns nascem com sorte. Outros, na Argentina.

— Todo poder às putas, porque com os filhos não fomos bem.

— Este governo é como um biquíni, ninguém sabe como se sustenta, mas todos torcem para que ele caia.



Casamento de Argentino

Por que os argentinos demoram tanto para casar?
- Porque é difícil de encontrar alguém que os ame mais do que eles próprios.



A Origem de Judas

Era uma cidadezinha pequena bem na divisa do Brasil e Argentina. Um sábado chegou um novo padre para a única igreja da cidade, que ficava no lado brasileiro. No domingo de manha a igreja ficou cheia para a missa. Argentinos, brasileiros, o prefeito, toda a cidade estava lá. O novo padre começou o sermão:
- Irmãos. Estamos reunidos hoje aqui para falar dos fariseus... Aquela gente FILHA DA PUTA, COMO ESTES ARGENTINOS QUE ESTÃO AQUI!!!
O constrangimento é geral. O maior tumulto toma conta da igreja! Os argentinos saem xingando o padre, há briga na porta da igreja, a maior confusão. Acalmados os ânimos o prefeito procura o padre na sacristia:
- Padre, pega leve. Os argentinos gastam nas lojas, nos restaurantes, trazem divisas para o nosso lado da cidade! Não faca mais isso!
Relutante, o padre concordou. No domingo seguinte, começou seu sermão:
- Irmãos, estamos aqui reunidos hoje para falar de uma pessoa. Uma pessoa muito importante: Maria Madalena. AQUELA PUTA QUE TENTOU JESUS COMO ESTAS ARGENTINAS QUE ESTÃO AQUI!!!!!
Pancadaria na igreja. Tapas. Socos. Pontapés.Varias pessoas acabam internadas no pronto socorro da cidade! O prefeito novamente vai ao encontro do padre:
- Padre! Pelo amor de Deus, o senhor não disse que ia pegar leve? Já era difícil o comercio nessa cidade, agora vai ficar pior ainda!!!! Padre, se o senhor não amansar eu vou escrever uma carta para o bispo e pedir sua retirada imediata!
O padre novamente concordou. Na manhã de domingo, o prefeito, precavido, entrou na sacristia com a policia e a brigada militar.
- Padre, pega leve dessa vez se não te levo em cana!
A igreja estava lotada, saindo gente pelo ladrão. Tinha gente pendurada nos lustres, agarrada nas pilastras, quase não dava pra respirar. Começou o sermão:
- Irmãos, estamos aqui reunidos hoje para falarmos do momento que precedeu a paixão de Cristo: a santa ceia.
O prefeito respirou aliviado. O padre continuou:
- Ao fim da ceia, Jesus disse aos seus apóstolos: "Essa noite, um de vos irá me trair". Paulo lhe perguntou: "Mestre, serei eu?" E Jesus respondeu: "Não Paulo, não será você"
- Pedro também lhe perguntou: "Mestre, serei eu?" E Cristo respondeu: "Não Pedro, não será você"
- Então Judas perguntou: "Maestro, seré yo?"

:D :D :D

j.sebastian
13/06/2005, 10:01
É difícil de acreditar, mas enquanto esculhambamos os argentinos, eles têm enorme carinho por nós
Por Eduardo Szklarz*

É a cena brasileira por excelência. No bar, na casa de amigos, tanto faz. Basta eu dizer que estou morando na Argentina para que todos lancem um olhar surpreso, misto de escárnio e piedade. "Argentina? Mas que diabos você está fazendo lá com aqueles insuportáveis?" Já escutei de tudo. Que os argentinos são os europeus que não deram certo, que são um bando de arrogantes, que nos chamam de "macaquitos" e por aí vai. A maioria diz isso sem nunca ter conhecido um legítimo exemplar dessa espécie controvertida. Não importa. Ser brasileiro requer o cumprimento de apenas três dogmas: gostar de feijão, acreditar piamente que Pelé é melhor do que Maradona e ter birra de argentino.

Intrigado com a polêmica, parti para uma pesquisa de campo. Queria investigar o que existe debaixo daqueles (montes de) cabelos. Nesses dois anos em solo inimigo falei com gente de todo tipo: taxistas, médicos, padeiros, artistas, estudantes, garçons... e confirmei minha hipótese. Parece difícil de acreditar, mas enquanto esculhambamos os argentinos, eles têm enorme carinho por nós. Não é mera impressão minha. A simpatia pelo Brasil está nas televisões, escolas, centros culturais. Quando sai comigo à noite, um amigo que morou no Brasil só fala em português e se finge de brasileiro para ser bem tratado - inclusive pelas mulheres. As ruas estão cheias de bandeiras brasileiras e a moda aqui é usar sandália havaiana. Seja sincero: você sairia por aí usando chinelo com bandeira da Argentina?

Seria cômodo dizer que essas diferenças refletem as contradições entre o tropicalismo e o europeísmo. Ou que é tudo fruto de nossos desencontros lingüísticos e históricos. Mas me permitam ir direto ao ponto: os brasileiros pararam no tempo. Insuflado por locutores e comentaristas esportivos, o antiargentinismo extrapolou o mundo do futebol e talvez seja hoje o único caso de unilateralismo brasileiro. É produto de um Brasil tacanho, preconceituoso. No fundo, dizer "odeio argentinos" não é menos discriminatório que dizer "odeio negros" ou "odeio homossexuais". Quem persegue goleiros argentinos simplesmente por serem argentinos não pode reclamar quando espanhóis xingam Roberto Carlos não por suas qualidades como jogador, mas pela origem mulata.

Sempre seremos rivais no futebol, mas não precisamos limitar nossa relação à velha briga boleira. Os argentinos, mais inteligentes, já se deram conta disso. Eles cantam as músicas dos Paralamas do Sucesso, jogam capoeira, viajam pelo Brasil e estão aprendendo português. As rádios dedicam programas à nossa música. Charly García, o cantor mais popular do país, conclama os argentinos a levantar o astral e se espelhar em nós, lembrando que la alegría no es sólo brasilera na música "Yo no quiero volverme tan loco". Os brasileiros mal sabem citar uma banda argentina. Mas adoram ficar exaltando a esperteza do samba ante a melancolia do tango - mesmo sem nunca ter ouvido falar nas chatinhas, mas festeiras, cumbia e chacarera. Como todo país de dimensões continentais, é natural que o Brasil seja autocentrado. Mas mesmo os Estados Unidos são mais permeáveis à cultura mexicana do que nós em relação à dos nossos vizinhos. O brasileiro comporta-se igual a um caipira americano, daqueles que acham que a capital do Brasil é, ironicamente, Buenos Aires.

O erro está em concebermos sociedades estáticas. Durante um tempo, a Argentina parecia de fato um pedaço da Europa por estas bandas pobres. No início do século 20, entraram quase 300 imigrantes europeus para cada mil habitantes, o triplo da média americana. Os salários no país superavam os da Inglaterra. Talvez venha daí a arrogância que gerou antipatia no resto do continente. Mas se existe algo positivo nas crises econômicas que os argentinos têm vivido é a maior consciência de serem latino-americanos - até porque os imigrantes de hoje vêm da Bolívia, Peru e Paraguai.

A rivalidade Brasil x Argentina pode até existir entre alguns líderes políticos e militares, mas não entre os povos. Porque rivalidade, segundo o dicionário, significa competição, oposição, luta. E não há nada disso do outro lado da fronteira. Somos nós que estamos tentando provar que o ditado "se um não quer, dois não brigam" está errado. Estamos empenhados em arranjar confusão com um povo que só quer se divertir conosco.

*É jornalista, tem 31 anos e cursa mestrado em relações internacionais na Universidade Torcuato Di Tella, em Buenos Aires


Sebastian, sem preconceitos!

toyotafoz
13/06/2005, 10:10
Bom dia, Sebastian, este artigo, publicado se não me falha a memória na Super, confirma o que eu havia supra citado, como conheço um pouco do nosso país vizinho e sempre fui tratado com respeito por lá, não há motivos para levar a pseudo rivalidade no futebol a todas as outras areas da vida, seria um contra senso agir desta maneira. Desejo uma boa viagem e se passarem por Foz podem contar comigo, inclusive poderei acompanha-los por alguns quilometros. Abraços

plinlima
20/06/2005, 17:24
Olá amigos
Tem razão quem detona os mapas da 4 rodas para a América do Sul. São ruins. Só não perdem para o mapa do Mapsource.
Como estou planejando uma viagem desta natureza em 10/05, comprei o guia do ACA - Automovil Club Argentino (www.aca.com.ar). Na FNAC tem uma outra série de mapas sobre o sul da América muito bons (quer dizer, saberei disto em novembro :?: ).
Como tenho alguns deles, posso "scanear" alguma coisa e mandar, casoo queiram.
Um abraço.

Cícero Franco
20/06/2005, 17:37
Seria uma boa colocar alguma coisa nos downloads do forum.

[]s

MJuliani
20/06/2005, 23:58
Pessoal,

Quando fui pra Patagônia em Jan.2003 usei o mapa da Argenguide. O nome do mapa é "Rutas de la Patagônia" - nº 10.

Encontrei este link pelo google, mas infelizmente não consegui entrar, se alguém quiser tentar, quem sabe entra em um outro momento:
www.mapas-argenguide.com.ar/

Abraços,

Marcelo Juliani

j.sebastian
21/06/2005, 09:42
Uma opção digital muito boa é o "YPF rutas 2004", que tem como baixar, para "avaliação", pelo e-mule...

Se gostar, pode comprar pelo site da YPF, depois...

Paulo _Otto
29/06/2005, 15:39
Pessoal,
Preciso verificar se nos Países vizinhos encontro peças para minha BLAZER AMERICANA 4.3 V6 4WD 1991.

Como vocês conhecem ou já estiveram nos Países como Argentina, Uruguai, podem conhecer alguem por lá que tenham peças, ou ainda algum site relacionado ao assunto, até mesmo fórum off-road desses países.

Como será difícil encontrar essas peças aqui no Brasil, um irmão do fórum 4x4 disse que essa Blazer foi importada para países vizinhos, será ?

COLOQUEI UMA MENSAGEM SOBRE O ASSUNTO NO GERAL DO FÓRUM.

Estou anexando foto da Blazer, a principio as peças que preciso são :

FRONTAL
Faróis
Lanternas
Pára-choque
Grade
Capô
Laterais

Valeu pela ajuda irmãos !

Marcio Vargas
05/01/2006, 13:57
All
Minha viagem ficou para ano que vem :roll:

O amigo que irira conosco esta indo amaha mais ou menos nesse mesmo roteiro por Sacramento, sozinho e de moto...

Quando ele voltar coloco fotos e relatos dele sobre o roteiro por aki

Marcio Vargas
06/01/2006, 09:14
Roteiro da viajem de moto

Engels Kbça
09/04/2007, 10:00
É difícil de acreditar, mas enquanto esculhambamos os argentinos, eles têm enorme carinho por nós
Por Eduardo Szklarz*

É a cena brasileira por excelência. No bar, na casa de amigos, tanto faz. Basta eu dizer que estou morando na Argentina para que todos lancem um olhar surpreso, misto de escárnio e piedade. "Argentina? Mas que diabos você está fazendo lá com aqueles insuportáveis?" Já escutei de tudo. Que os argentinos são os europeus que não deram .......................... *É jornalista, tem 31 anos e cursa mestrado em relações internacionais na Universidade Torcuato Di Tella, em Buenos Aires


Sebastian, sem preconceitos!


Grande Sebastian

Sempre tive vontade, e curiosidade, de conhecer o povo argentino, de saber como eles veem os brasileiros, de como seria recebido naquelas bandas. Agora,que lí esse relato, confesso que aumentou minha vontade de conhecer Buenos Aires, e também outras províncias.
Obrigado:!: :!:

Um grande abraço

Engels (Cabeça)

pirua4x4
17/04/2007, 11:49
Paulo _Otto
nao se preocupe aqui na argentina tem peças da BLAZER AMERICANA 4.3 V6 4WD 1991.

uns mapas para GPS ou computadora tem em:
http://www.proyectomapear.com.ar/modules.php?name=Downloads&d_op=viewdownload&cid=9

a verçao V3 e ruteavel.
otro mapa e a guia Goodyear que se compra nas bancas de jornal.

neste vearo cuando fui para florianopolis a policia argentina queria uns $$$$, mais por sorte tinha tudo certo na camionete.

o pior que conheci e os militares da alfandega argentina, ja briguei com alguns.
uma vez a minha sogra (82 anos) nao querian dar a vias por mais de 15 dias,
pregunte se tinha medo que tirase o trabalho de alguna pessoa.....

Dieselboy
17/04/2007, 11:54
Guillermo, que tal?

Te olvidastes de tu casa aca en el 4x4Brasil??? :mrgreen: :mrgreen:

Saludos :concordo:

Dieselboy
17/04/2007, 12:02
Ahhh, queria preguntarte si por acaso no sabes de alguién que tenga un cambio ZF drive + diferencial completo de aquellos modelos que han venido en las ultimas Chevrolet D-20.

Lo unico que tendria que serlo lo más cerca posible de la frontera (Foz do Iguaçú) para que me facilite el cambio en algun taller de la localidad.

Si lo sabes, por favor indicame.

Gracias y no olvides te visitarnos y también invitar a los demás amigos del foro Toyoteros.com.ar para que conozcan nuestro foro aca en Brasil :concordo:

André-4WD
18/04/2007, 09:02
Pessoal:
Não deixem de ler a reportagem feita pelo Jornal Zero Hora de Porto Alegre em conjunto com o Clarín sobre a cobrança de propina pela Policia Rodoviaria Argentina na Ruta 14 ( Uruguaiana - Buenos Aires).

vejam a chamada:
Brasileiros sofrem extorsão no caminho de Buenos Aires
Nesta reportagem binacional, Zero Hora e Clarín expõem como funciona a rede de corrupção formada por policiais argentinos que ameaçam e constrangem motoristas estrangeiros - principalmente brasileiros - que se aventuram pelas estradas do país vizinho.
RODRIGO CAVALHEIRO/ZERO HORA E JAVIER DROVETTO/CLARÍN

O link para maiores detalhes da reportagem é:

http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=7586&template=&start=1&section=&source=a1475863.xml&channel=9&id=&titanterior=&content=&menu=23&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Engels Kbça
18/04/2007, 14:27
Pessoal:
Não deixem de ler a reportagem feita pelo Jornal Zero Hora de Porto Alegre em conjunto com o Clarín sobre a cobrança de propina pela Policia Rodoviaria Argentina na Ruta 14 ( Uruguaiana - Buenos Aires).

vejam a chamada:
Brasileiros sofrem extorsão no caminho de Buenos Aires
Nesta reportagem binacional, Zero Hora e Clarín expõem como funciona a rede de corrupção formada por policiais argentinos que ameaçam e constrangem motoristas estrangeiros - principalmente brasileiros - que se aventuram pelas estradas do país vizinho.
RODRIGO CAVALHEIRO/ZERO HORA E JAVIER DROVETTO/CLARÍN

O link para maiores detalhes da reportagem é:

http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=7586&template=&start=1&section=&source=a1475863.xml&channel=9&id=&titanterior=&content=&menu=23&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=
André

Valeu !!!

:pensativo: Vou mudar o roteiro pra fugir dessa Ruta, vou procurar uma saída pelo Uruguay, será que a polícia uruguaia tem esse problema:?: de polícia bandida já basta a nossa.:mrgreen:

Um abração Engels

Dieselboy
18/04/2007, 15:16
"... :pensativo: Vou mudar o roteiro pra fugir dessa Ruta, vou procurar uma saída pelo Uruguay, será que a polícia uruguaia tem esse problema:?: de polícia bandida já basta a nossa.:mrgreen: ..."
Amigos permitam-me um breve comentário:

Após alguns anos de andanças pela América Latina, pude notar que a questão referente à corrupção NÃO é exclusividade de nenhum País Latino-Americano :discordo: :discordo:

Assim como tive contra-tempos com a nossa própria Polícia Rodoviária, sobretudo quando transitava madrugada adentro entre as cidades citadas em meu perfil, também tive contra-tempos com as Policia Caminera (Argentina) e e com a Polícia de Trânsito (Bolívia) :putz: :putz:

Agora o que me chama a atenção é que em momento algum quando rodava lá fora, fui achincalhado ou intimidado a compactuar com a famigerada prática de fomentar a corrupção :discordo: como a que infelizmentejá pude presenciar aqui em nosso próprio País :shock: :putz:

O que posso dizer é que há casos e casos, assim como policiais e policiais :shock: que interpretam a legislação à seu bel-prazer :shock: :putz:

A pouca experiência acumulada mostrou-me que o meio mais eficaz é SEMPRE manter a calma e dependendo da situação "entrar no jogo" pois mesmo que o motorista dentro da mais absoluta razão consiga desvencilhar-se sem "deixar o cafezinho" nada garante que o mesmo possa vir a tornar-se alvo de retaliações futuras :shock: :putz: e isto se aplica em TODO e qualquer País.

Felizmente esta abominável prática não contaminou TODOS os representantes da lei :palmas: :palmas: e posso afirmar que assim como as experiências negativas, também encontrei pelo caminho INÚMEROS policiais corretos, educados e prestativos para sanar uma eventual dúvida ou mesmo prestar ajuda fora de suas atribuições :palmas: :palmas: :palmas:

Outro fator que contribui muito quando se percorre as intermináveis "carreteras" é a fluência da língua local, que na maioria das vezes é de grande valia para dirimir eventuais mal entendidos que podem surgir. Assim como nós Brasileiros nossos "hermanos" estão sempre dispostos a "conversar" desde que é claro consigam ao menos se fazer compreender.

[ ]'s ansiosos para voltar a percorrer estes maravilhosas carreteras da América :mrgreen:

Engels Kbça
18/04/2007, 21:06
Amigos permitam-me um breve comentário:

Após alguns anos de andanças pela América Latina, pude notar que a questão referente à corrupção NÃO é exclusividade de nenhum País Latino-Americano :discordo: :discordo:
.................................................. ." é a fluência da língua local, que na maioria das vezes é de grande valia para dirimir eventuais mal entendidos que podem surgir. Assim como nós Brasileiros nossos "hermanos" estão sempre dispostos a "conversar" desde que é claro consigam ao menos se fazer compreender.

[ ]'s ansiosos para voltar a percorrer estes maravilhosas carreteras da América :mrgreen:

:concordo: Valeu DieselBoy :!: :!: :!:

A informação do André só fez reforçar a minha vontade de conhecer o Uruguay e aproveito e evito esse trecho da província de Entre Rios, muito "famosa" entre os viajantes.
:dance: Comecei a viajar pelo Brasil, com meu pai, com apenas 9 anos e já ví cada absurdo, com nossa Polícia Rodoviária, que até Deus duvída. Meu pai era "mordido" com eles. :pensativo: Mas uma coisa é vc está no seu país, por pior que seja, outra coisa é em outro país onde seu poder de defesa é bem menor, por isso acho melhor evitar, quando possível.

Um abração
Engels

André-4WD
19/04/2007, 00:41
Engels e colegas:

Não tenho muitas informações qto ao uruguay, só sei que eles complicam se o documento de identidade mostrado no ingresso ao país for carteira profissional (OAB, CRA, CREA, CRMV, CRC etc..). Tem que ir com o bom e velho RG ou passaporte. É o que sei.
Também sei que o caminho alternativo é pelo uruguay e depois atravessar de balsa (que tem seu custo).
A reportagem da Zero Hora, esta dividida em 3 partes (domingo, segunda e terça) e coloquei mais como um alerta para quem for para aqueles lados ir se preparando para eventual blitz. Ter a documentação em dia e carta verde, equipamentos obrigatórios cfe lei argentina e boa paciência para hablar com os hermanos.
abraços
andré

pirua4x4
19/04/2007, 20:28
aqui em argentina se está tratando o tema da policia...

http://www.proyectomapear.com.ar/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=5462&postdays=0&postorder=asc&start=0

Amostardeiro
28/04/2007, 22:47
:concordo: Valeu DieselBoy :!: :!: :!:

A informação do André só fez reforçar a minha vontade de conhecer o Uruguay e aproveito e evito esse trecho da província de Entre Rios, muito "famosa" entre os viajantes.
:dance: Comecei a viajar pelo Brasil, com meu pai, com apenas 9 anos e já ví cada absurdo, com nossa Polícia Rodoviária, que até Deus duvída. Meu pai era "mordido" com eles. :pensativo: Mas uma coisa é vc está no seu país, por pior que seja, outra coisa é em outro país onde seu poder de defesa é bem menor, por isso acho melhor evitar, quando possível.

Um abração
Engels

Engels

Muita gente vai para Argentina passando por Santana do livramento- BR/ Rivera- Uruguay e atravessa para a Argentina pela ponte em Paissandu, que saiba a estrada é boa e tu não passa por Uruguaiana; no Uruguay só é exigida a Carta Verde ( Seguro- Responsabilidade Civil ) e tu precisas ter o RG normal ou passaporte, não são aceitos outros documentos de identidade como: OAB, CREA, Carteira de Motorista, etc.

Vou ao Uruguay sempre e posso te garantir que não há problema, atenção a lei lá é muito rigída em caso de acidente com vitímas, pode até dar cadeia.

Abraço

Engels Kbça
29/04/2007, 08:10
Engels

Muita gente vai para Argentina passando por Santana do livramento- BR/ Rivera- Uruguay e atravessa para a Argentina pela ponte em Paissandu, que saiba a estrada é boa e tu não passa por Uruguaiana; no Uruguay só é exigida a Carta Verde ( Seguro- Responsabilidade Civil ) e tu precisas ter o RG normal ou passaporte, não são aceitos outros documentos de identidade como: OAB, CREA, Carteira de Motorista, etc.

Vou ao Uruguay sempre e posso te garantir que não há problema, atenção a lei lá é muito rigída em caso de acidente com vitímas, pode até dar cadeia.

Abraço

Valeu Amostardeiro:concordo:

Essa é uma boa opção, pra evitar "la Ruta de la coima",:mad: como é conhecida pelos argentinos. Essa rota, sugerida por você, é exatamente a minha alternativa preferida.
A segunda seria sair pelo Chuí e ír até Colonia del Sacramento e daí atravessar de balsa, mas acho que é muito caro, vou pesquisar os preços.:putz:
Outra opção seria entrar na Argentina por Foz do Iguaçu, mas não tenho nenhuma informação desse trecho até Buenos Aires e aquela região é de comécio de contrabando...sei não..:pensativo:

Valeu pela dica e um grande abraço.

Allan Nielsen
03/05/2007, 18:56
Prezados Especialistas em Argentina,

como este assunto sempre aparece quando se fala em viajem pela Argentina, afinal o ben(mal)dito exigido cambão é barra rigida ou cabo de reboque?:?:

Que especificação ele deve ter? comprimento, resistencia, tipo de ancoragem etc.

sds.

Dieselboy
03/05/2007, 19:33
"... Prezados Especialistas em Argentina,

como este assunto sempre aparece quando se fala em viajem pela Argentina, afinal o ben(mal)dito exigido cambão é barra rigida ou cabo de reboque?:?:

Que especificação ele deve ter? comprimento, resistencia, tipo de ancoragem etc ..."
Depois vem "neguinho" me encher o saco dizendo que sou incendiário, encrenqueiro e intolerante :parede: :parede:

Mas, calma muita CALMA DIESELBOY, afinal de contas agora que vc se converteu num ser longânimo, calmo e muito mas muito compreensivo mesmo :shock: :putz: vou agir civilizadamente fornecendo o link que contém TODAS essas informações aqui NESTE PRÓPRIO FÓRUM para que nosso amigo não perca seu precioso tempo com essa bobagem de opção "busca avançada" :rolleyes:

Olha o link aí de bandeja :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26016&highlight=lanza

Obrigado por utilizar nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor, o Fórum 4x4Brasil agradece pela preferência, volte sempre.

:concordo:

Allan Nielsen
03/05/2007, 21:43
Olha o link aí de bandeja :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26016&highlight=lanza

Obrigado por utilizar nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor, o Fórum 4x4Brasil agradece pela preferência, volte sempre.

:concordo:

Obrigado SAC! Apesar de chiliquento funciona rapido e eficiente.

Valeu :concordo:

Dieselboy
03/05/2007, 22:09
"... Obrigado SAC! Apesar de chiliquento funciona rapido e eficiente ..."
Chiliquento (uiiii) agora fiquei todo sem jeito :oops:

Não esquenta não "vovô" :twisted: mas não podia perder a chance de te dar (uii) um pedala, para vc se ligar que antes de postar uma pergunta é bom realizar uma pesquisa, só isso, valeu? :concordo:

Além do + nem liga, "encara" isso como tua iniciação aqui no fórum, mas fica esperto que por aqui tem foristas que são beeeem mais contundentes do que eu fui :twisted:

pirua4x4
03/05/2007, 23:44
oooooooopppppppppppppppppsssssssssssssssss
eu não tenho nenhum cambão argentino....e nunca ninguém teve a ousadia de pedi-lo

pirua4x4
03/05/2007, 23:50
Isso e o mais seguro para revocar um carro em situações difíceis

Dieselboy
03/05/2007, 23:55
oooooooopppppppppppppppppsssssssssssssssss
eu não tenho nenhum cambão argentino....e nunca ninguém teve a ousadia de pedi-lo
Faaaaaaaala Guillermo!!!

Essa regra não vale para você :discordo: claro que no, afinal eres Argentino no? por supuesto que no iran pedirte cambão, pero .... :pensativo: talves una lanza? :pensativo: quién sabe no?

:concordo:

JairoM
04/09/2007, 18:52
oooooooopppppppppppppppppsssssssssssssssss
eu não tenho nenhum cambão argentino....e nunca ninguém teve a ousadia de pedi-lo

Guillermo,

Porque os policiais argentinos exigem dos brasileiros a tal "lanza" que nós aqui chamamos de cambão ?

Tem alguma lei argentina que obrigue isso ?

Aqui tem muita incoerência, como ter pino de reboque em carrinho 1000 cilindradas (só se for pra rebocar casa de cachorro), que acaba sendo usado como protetor da pintura do parachoque (até o sujeito ser encostado por uma pickup que vai amassar o reboque ). Soube que na Argentina reboque, só se estiver rebocando (o que é obvio ai, mas não é aqui).

Numa boa. Tenho dezenas de bons amigos argentinos. Sempre vou a Argentina (sou dançarino de Tango) de avião. Mas tenho muita vontade de ir do Rio de Janeiro até Bariloche (pra começar...) de pickup, parando e conhecendo as pequenas cidades, e disfrutar do que tem de melhor na Argentina, que é o interior....(assim como o Brasil)

Engels Kbça
24/09/2007, 19:44
oooooooopppppppppppppppppsssssssssssssssss
eu não tenho nenhum cambão argentino....e nunca ninguém teve a ousadia de pedi-lo

Guillermo

:pensativo:A policia exige "cambão" ou um cabo de aço, com 2,5 m, resolve??:?::?::?::?:
Um abraço
Engels