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Ver Versão Completa : Mangueira combustível XJ



andretomasi
03/05/2011, 20:09
Pessoal, passei por um sufoco com a bomba estragada, e no tentar descobrir o problema, o mecânico arrancou aquela mangueira de Tecalon que liga a tubulação metálica na flauta :parede:, com engate rápido. Coloquei no lugar uma gambi temporária de mangueira de injeção de borracha lonada com duas abraçadeiras em cada ponta, duas na ponta da tubulação e duas na ponta da flauta, usando o engate rápido original.

Na Safadauto querem 380 latinhas pelos 10cm de mangueira com o "quick disconnect" na ponta, pergunto aos colegas:

1. Alguém sabe de algum lugar onde vende esses engates rápidos para combustível? E que seja um preço aceitável? Vou trocar porque esse que está nela ainda é o original, e tá bem acabadinho, com folga no O-ring interno. Se não vou ligar direto sem engate rápido.

2. Caso não consiga o engate rápido original, devo ligar a mangueira direto no tubo da flauta, sem o engate, certo? Comprei uma mangueira de Tecalon na mesma medida da original, e também a mangueira externa que protege a primeira. É só forçar a ponta do Tecalon pra entrar no tubo, ou devo esquentar a ponta da mangueira em água quente ou algo assim? Se coloca abraçadeira em mangueira de Tecalon?

Por enquanto a de borracha tá lá, firme e forte, mas não me sinto muito tranquilo em andar com ela assim, então queria resolver isso logo.

[ ]'s

A outra XJ antes dessa pegou fogo justamente por causa dessa mangueira FDP, então quero arrumar isso de maneira confiável.

andretomasi
04/05/2011, 18:28
Tentei de todo jeito colocar a porcaria da mangueira de Tecalon, mas quem disse que ela passa pelos "entalhes" no tubo? No tubo que vem do tanque até consegui fazer passar com muito sufoco, mas no tubo que entra na flauta, sem condições, o entalhe aonde encaixa o quick-disconnect é alto pra kct, a mangueira não passa por ele.
Coloquei uma mangueira de injeção, nova, 175psi, com duas abraçadeiras em cada ponta, uma antes e uma depois dos calombos no cano, e tirei fora o quick-disconnect. Nas fotos dá pra ver como ficou.

Posso usar assim? É seguro?
Não tem perigo a mangueira encostar no bloco? Por causa das abraçadeiras não consegui colocar uma mangueira por fora protegendo como na original de tecalon, que era mais fina.
No calombo que ficou entre as abraçadeiras, marcado na seta vermelha, não tem perigo da mangueira estourar ali?

http://s3.postimage.org/bkgit8zbe/IMG_0139_Small.jpg

http://s3.postimage.org/bkgkgsbt6/IMG_0140_Small.jpg

http://s3.postimage.org/bkgnrv0sq/IMG_0142_Small.jpg

http://s3.postimage.org/bkgm4boay/IMG_0141_Small.jpg

Esse aqui que eu tirei fora, tá bem baleado e com a vedação ruim. Não achei pra troca em lugar nenhum. Nos EUA tem kit de reparo "genérico" mas não achei na rockauto nem outra loja que tenha o original da XJ, mangueira com quick-disconnect.

http://s3.postimage.org/bkgr2xpsa/IMG_0144_Small.jpg

[ ]'s desconfiados

Michael Machado
06/05/2011, 11:16
André, não to conseguindo ver as fotos. Tem como colocar os links ae?

andretomasi
06/05/2011, 13:50
Olá Michael, deve ter dado algum tilt no site onde tinha postado :S

Postei de novo, agora no flickr, tem um álbum aqui:
Cherokee (http://www.flickr.com/photos/andretomasi/sets/72157626661014868/)

Tirei as fotos com o celular, então a qualidade é um lixo, mas dá pra ter uma idéia.

[ ]'s aguardando opiniões :)

Michael Machado
07/05/2011, 02:55
Já imaginava que era ali!! A minha xj, como é de 3º(4º, 5º, vai saber) mão, tem muita gambiarra que eu to tentando desfazer! Mas isso aí nunca me deu problema, e tá exatamente igual ao seu!! O problema que deu é que a mangueira rachou e tive que trocar e é cara pra caceta, mas não vaza mais!! Não vou dizer pra você pra ficar tranquilo pq eu tb não estou, só que até agora não me deu problema, então to mais tranquilo.

DR CHRYSLER
08/05/2011, 20:24
amigos boa noite
olha eu recomendo que nesse caso coloquem original mopar
essa resolve de vez o problema
ja peguei umas 5 xj e umas 3 zg queimadas perca total
devido rompimento ou gambitas feitas nessa mangueiras
nao aconselho adptcoes de manguerias nesse caso da m....

amigos isso la fora nao e tao caro como aqui
me passem u numero original que coto pra vcs aqui em sampa ok

dr chrysler

andretomasi
08/05/2011, 22:35
Sandro, não consigo achar online em lugar nenhum a mangueira com o engate rápido original pra reposição. Nem o part number, nos esquemas da rockauto e jeepparts não aparece a tal da mangueira. Acho que vou ter que morrer com $ na concessionária então.
Valeu!

[ ]'s

Michael Machado
09/05/2011, 08:08
Olha, como sou novo na xj, nem me preocupei pois já estava assim e nem sabia que era diferente aquele tipo de ligação.

Que número é esse que tu tá falando Dr?

andretomasi
10/05/2011, 19:11
Pessoal!

Levei a XJ na Savarauto (ou Safadauto como costumo chamar), e conversei por um bom tempo com os mecânicos lá, inclusive me mostraram o sistema deles, os scanner ligados em rede local na oficina, etc.. enfim, quanto ao problema da mangueira: eles NÃO TEM A PORCARIA da mangueira.. o cara do setor de peças não achou no catálogo, procurou em tudo mas disse que não consta essa mangueira na lista. A que ele queria R$ 380 é a mangueira do bocal de abastecimento do tanque.
Enfim, ficaram de me retornar uma ligação confirmando se conseguem a peça ou não, quanto tempo vai levar, etc. Segundo ele, se tiver a mangueira em SP, leva de 10 a 15 dias pra chegar aqui. Se a peça estiver em "BO" ???, talvez leve uns 30 dias (pra vir da fábrica?)..
Como não to afim de ficar com o carro parado todo esse tempo esperando uma solução, resolvi botar a mão na massa.
Desmontei o quick-disconnect que tirei da XJ, limpei, e amanhã vou levar trocar os o-rings dele. Comprei a mangueira de Tecalon na medida certa, e depois de algumas queimaduras leves nos dedos, consegui enfiar a maldita no engate rápido, usando água quente pra facilitar. Ficou bem firme como era a original.
Comprei também a mangueira externa, que entra ao redor na mangueira de Tecalon, e como é mole consigo levar ela até a ponta do engate rápido, conforme as fotos.
Pretendo amanhã depois de trocar os o-rings, reinstalar a mangueira, colocando ela no tubo metálico onde hoje estão as abraçadeiras.
Perguntas:
- Como enfio ela naquele tubo? Pensei em pré-aquecer a ponta da mangueira com água quente, e depois que tiver entrado o suficiente no cano, esquentar ela derramando água em cima e ir forçando pra passar dos ressaltos no cano, aonde firma.

- Até onde tem que ir a mangueira? Tem dois "ressaltos" no cano metálico, ela tem que no mínimo passar os dois, certo? E a outra mangueira, que vai por fora, vai até aonde?

- Pensei em depois das duas mangueiras instaladas, colocar uma abraçadeira por fora da mangueira externa

- Alguém tem fotos da instalação original?

[ ]'s com medo de incêndio :D

O-rings que serão trocados amanhã:
http://farm4.static.flickr.com/3106/5708430398_018cabe6b0_b.jpg

Mangueira de Tecalon, no engate rápido:
http://farm3.static.flickr.com/2418/5708431428_ae74cca038_b.jpg

Com a mangueira externa colocada:
http://farm4.static.flickr.com/3367/5708432118_c859e97089_b.jpg

Montagem final:
http://farm3.static.flickr.com/2340/5708432566_4280394967_b.jpg

Michael Machado
10/05/2011, 23:43
É, na minha não tem isso. Já veio com a gambiarra!! Nem sabia que era assim.

andretomasi
11/05/2011, 02:16
Amanhã posto como ficou. A mangueira saiu baratinho, com 5 pila comprei vários pedaços de diâmetro 5mm,6mm,7mm e 8mm. A correta é a 7mm, a 8mm entra forçando na mão, a 7 só entrou depois de esquentar com água fervendo. Também, agora não sai nem fodendo!
Bom seria achar esses engates rápidos pra vender por aqui :|

PS: Michael, pra tu saber quantos donos tua Cherokee já teve: Saiba se o seu DPVAT está em dia (http://www.dpvatseguro.com.br/dpvat_em_dia/default.aspx)

[ ]'s

DR CHRYSLER
12/05/2011, 13:24
AMIGOS BOA TARDE
esse topico tem que ser tratado com muito carinho
como ja falei varios clientes meus perderam suas maquinas zeradas por causa exclusivamente desse m....mangueira
acreditem
olha eu no momento estou sem o catalago chrysler
atraves desse podemos obter o numero correto
somente atraves desse numero sera possivel acessar alguem la fora que traga a mesma original por um preço justo

adptação
vcs podem colocar um pedaço de mangueira de combustivel pra 7 bar de pressão
passem até o final do cano e de preferencia coloquem 2 abraçadeiras em cada ponta pra se ter certeza que a mesma não vá escapar
isso te possibilita de andar com o carro até vc resolver o problema de importação
vejam bem pra ninguem me cliticar
isso ja vem sendo usado dessa forma a varios anos só que fica tão bom que o pessoal se acomoda e não resolve originalmente
ai vem o perigo tambem
pois o original vem duplamente protegido e a adptação não vem da mesma forma
nesse caso até resolver olhe semanalmente se a mesma mangueira não esta trincando e faça a troca periodicamente

pessoal é isso que muitos fazem e andam tranquilamente

lembrando. tem que estar ciente que a mangueira apresenta ressecamento muito mais rapido que a original

vamos batalhar esse numero original para cotação ok pessoal

DR CHRYSLER

Michael Machado
13/05/2011, 11:56
André, valeu pelo link.

Meu carro teve 6 donos, 7 comigo. Agora deu pra perceber o pq gambiarras. Inclusive uma revendedora de automóveis.

O que mais tem no meu carro é gambiarra, desde a bomba de combustível (que é de um escort) até a ligação da bateria.

Agora, eu tentei achar esse quick-disconnect e não achei.

andretomasi
13/05/2011, 12:09
E aí pessoal,

Olha só como ficou depois do reparo. Usei uma mangueira de Tecalon como a original, mas um pouco mais resistente, com parede mais grossa. Pra fazer essa porcaria entrar no cano que vem do tanque, usei uns 10 litros de água quente, e levei sem mentira umas 2 horas empurrando a mangueira pra fazer ela passar pelos dois "calombinhos".. agora não sai nem a pau. Consertei o quick-disconnect original, comprei o-rings novos. Tinha um engate rápido "genérico" de plástico pra usar caso não ficasse bom o original, mas acabei não usando porque o original vedou direitinho, e esse de plástico não serve com a trava metálica que segura o engate no cano da flauta.
Seguem as fotos:

Gambiarra na flauta com abraçadeiras (já estava rachando a mangueira)
http://farm3.static.flickr.com/2084/5715622475_afe9bfc537_z.jpg

Gambi no cano que vem do tanque
http://farm3.static.flickr.com/2745/5716187160_270c07093e_z.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3310/5716178714_76440fbdc5_z.jpg

Quick-disconnect genérico de plástico, acabei nem usando
http://farm3.static.flickr.com/2254/5715620957_535052112e_z.jpg
http://farm3.static.flickr.com/2344/5715619075_99072283bb_z.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3234/5715618119_73218b4574_z.jpg

Água do chimarrão fervendo (fiz umas dez viagens pra pegar água)
http://farm3.static.flickr.com/2299/5715620451_8ac92bbe9d_z.jpg

Engate rápido original
http://farm3.static.flickr.com/2083/5716181572_142af59309_z.jpg

O-rings
http://farm3.static.flickr.com/2695/5715616575_31995633d7_z.jpg

Com o-rings, espaçador e anel interno montados
http://farm3.static.flickr.com/2415/5715619557_1464a9ebd3_z.jpg

Com a trava interna que prende na flauta
http://farm3.static.flickr.com/2718/5716180386_1d80815511_z.jpg

Mangueira de Tecalon, depois de DUAS HORAS esquentando com água e empurrando aos poucos, até passar dos dois "calombos" no cano. Desculpem a foto, estava escuro e só consegui que aparecesse alguma coisa em infravermelho. A mangueira mais grossa que se vê mais embaixo no cano, é a mangueira de proteção que fica por cima do Tecalon
http://farm4.static.flickr.com/3393/5715617755_29abe0f20e_z.jpg

FINALMENTE! Montada no cano
http://farm3.static.flickr.com/2097/5716183056_eabb5eb325_z.jpg

Agora é a vez de encaixar esse tio aqui e conferir vazamentos
http://farm4.static.flickr.com/3274/5716179292_6d041e9df5_z.jpg

Engate na flauta, não vazou nada
http://farm4.static.flickr.com/3535/5716184320_bf0dbe8f54_z.jpg

Como ficou a montagem
http://farm3.static.flickr.com/2501/5715622041_d9f5497b81_z.jpg

Com a trava que segura o engate na flauta
http://farm3.static.flickr.com/2089/5715621519_b9f39d2932_z.jpg

Era isso, só esqueci de tirar uma foto depois de puxar a mangueira "externa" pra cima, mas ela ficou tapando toda a mangueira de Tecalon. No final dela, coloquei uma abraçadeira que ficou na ponta das duas mangueiras. Já rodei bastante esses dois dias e não apareceu nenhum vazamento, acho que ficou confiável.
Sugestões ou críticas são bem-vindos!

[ ]'s

Carloshts
13/05/2011, 16:53
Serviço certo e bem feito.

AlexPalma
13/05/2011, 17:17
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Michael Machado
14/05/2011, 00:20
Caraca, nunca imaginei que seria assim!! Como tava antes, é como está a minha (com a gambiarra). Pra colocar a mangueira ali foi um sufoco, tive que jogar água quente tb, pra mim era normal.

André tua xj é automática?? Pois teu motor tem algo que o meu não tem, esse negócio preto com tipo um volante desenhado em branco com umas ondas logo abaixo, isso é o que?

andretomasi
14/05/2011, 00:25
Carlos e Alex, thanks!

Michael, fiz esse conserto na mangueira porque já perdi uma XJ que pegou fogo justamente por estourar nesse mesmo lugar aí. Tinha uma mangueira comum no lugar, estourou no meio da BR-386. Por isso não quero bobear com essa, e resolvi arrumar direitinho.

É automática sim. Aquele reservatório com esse símbolo é do fluido da direção hidráulica, a tua tem que ter também, mas o meu reservatório foi trocado e é um pouco diferente do original.

[ ]'s

Michael Machado
14/05/2011, 21:09
Hj peguei minha xj do mecânico e a primeira coisa que eu vi foi que ele trocou a gambiarra. Ele colocou a conexão original, esse quick disconnect ae. Aliás, ele trocou muita gambiarra.

Sobre o lance da direção, o meu é amarelo!!

Abraço

Carloshts
15/05/2011, 21:04
Olá, Michael qual é o mecanico que vc usa aqui no RJ? Desde ja agradeço.

Michael Machado
16/05/2011, 23:46
Aqui tem vários inclusive o mecânico que tratou da minha xj
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-gran-cherokee-cherokee-sport-wrangler/87422-sos-preciso-de-um-bom-mecanico-jeep-no-rio.html