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Ver Versão Completa : Problemas na tração 4x4 - Frontier.



R_LOPES
02/05/2011, 10:56
Olá amigos,

estava em viagem ontem, quando notei no painel a luz indicadora de advertência 4WD acesa no painel. Tentei acionar o 4x4 sem sucesso. Alquem pode me ajudar? não gostaria de chegar na concessionária sem ter idéia do que pode ser.

alguem poderia me indicar tambem oficinas em Brasília especializadas em 4x4?

Carlos A. C. Azevedo
02/05/2011, 11:04
Olá amigos,

estava em viagem ontem, quando notei no painel a luz indicadora de advertência 4WD acesa no painel. Tentei acionar o 4x4 sem sucesso. Alquem pode me ajudar? não gostaria de chegar na concessionária sem ter idéia do que pode ser.

alguem poderia me indicar tambem oficinas em Brasília especializadas em 4x4?

Amigo, teve algum estalo, barulho diferença ou só acendeu a luz no painel e não deixou engatar a tração???

R_LOPES
02/05/2011, 11:36
Amigo, teve algum estalo, barulho diferença ou só acendeu a luz no painel e não deixou engatar a tração???

nao teve barulh0o nenhum, e seguer estava usando ela, pois uso a tração muito pouco.

XAVIER S4T
02/05/2011, 17:18
Em Brasília tem sim quem entende muito de 4x4, procure a oficina do Washington na avenida Sandu sul (taguatinga sul) em frente ao hospital HPAP, fica ali nos fundos do Alameda Shopping. Ou procure a oficina do Makoto, no setor de oficinas do guará 2. :pipoca:

vieira912
02/05/2011, 17:36
na Dele por incrivel que pareça foi só um fio que desconectou do Sensor Solenoide, Soldamos o fio de novo no Solenoide e Está OKM até Hoje, isto aconteceu a 1 um ano atrás, até mais.

FLÁVIO FAF
02/05/2011, 21:45
a minha frontier sel teve este problema , a luz amarela da tração 4wd acendia de forma intermitente , resolveu trocando os 03 sensores da tração e o oleo da caixa de transferencia , isto foi feito em etapas , primeiro o oleo , depois os 2 sensores trazeiros , depois o dianteiro , mesmo assim acendia a luz da tração , ao verificar o nivel do oleo da caixa de transferencia estava bem acima do maximo , fiz drenagem do excesso e uns 15 dias depois a luz amarela da tração parou de acender .

tudo isso foi resolvido em garantia sem custos , o preço de cada sensor deste é em torno de 700 reais mais a mão de obra . este problema chateou bastante e foi resolvido na base de tentativa e erro . outro problema que ocorreu antes foi vazamento pelo retentor que une o cardã trazeiro a cx de transferencia , o mesmo foi trocado

jesse melo
15/11/2011, 16:46
olá, tenho uma frontier 2003 se, ela está fazendo muito barulho na parte de traz não sei dizer se é as molas ou as cruzetas, é qui só escuto quando saio devaga. Alguem pode me da uma dica. VL

Carlos A. C. Azevedo
15/11/2011, 20:19
Como é o barulho? lata batendo? ferro roçando? nhec nhec?

Karlus Uriel
14/05/2012, 19:24
como funciona o 4X4 da Nissan Frontier? Como usar?

estou acostumado com o 4X4 da S10 que é acionado pelo botão,recentemente comprei uma Frontier e o 4X4 dela é acionado no cambio, ajuda ae galera ... valeu

Lima5.3
14/05/2012, 20:45
Basta puxar a alavanca menor para traz que aciona o 4x4, e no painel acusa quando estiver acionado.

Att. Lima.

Karlus Uriel
14/05/2012, 23:08
mais tem dois 4X4, qual é o mais forte?

ZYKAO
15/05/2012, 07:52
mais tem dois 4X4, qual é o mais forte?

Karlus a posicão da alavanca pequena é assim 4x2, 4x4(hi), N, 4x4(low)
-alavanca toda para frente 4x2
- um estagio para trás 4x4 (hi)
-dois estagios para trás N (neutro)
-três estagios para trás 4x4(low) = reduzida

Lembrando que para mudar de 4x4(hi) para N e para reduzida precisa estar com o carro parado e alem de puxar a alavanca para trás precisa aperta-la para baixo.

para mudar de 4x2 para 4x4 e vice versa, pode fazer com o carro em movimento, se não me engano até 60 km/h.

abs

Karlus Uriel
15/05/2012, 12:06
Valeu zykao, resposta muito bem explicada, mas ainda estou com uma duvida, para colocar eu qualquer dos estágios do 4x4 preciso embrear para acionar?


Abs

ZYKAO
15/05/2012, 13:29
Valeu zykao, resposta muito bem explicada, mas ainda estou com uma duvida, para colocar eu qualquer dos estágios do 4x4 preciso embrear para acionar?


Abs

Para mudar de 4x2 para 4x4 e vice e versa não precisa embrear, basta puxar ou empurar a alavanca. Para o N ou reduzida, como o carro deve estar parado eu piso na embreagem.

Não esqueca que a roda livre é automática e liga assim que comecar a andar com o 4x4 ligado, para desliga-la, depois de voltar a alavanca para 4x2 basta andar um pouco em marcha a ré que ouve-se o barulho dela desligando.

abs

Karlus Uriel
15/05/2012, 18:12
valeu. muito obrigado mesmo.

abs

Armindo Neto
15/05/2012, 18:14
o " N " e algun tipo de traçao 4x4 na frontier , por que do jeito que falou eu entendi como se fosse um tipo de traçao 4x4 , e uma traçao ou nao e? para que serve o N ?

mram29
15/05/2012, 18:51
o " N " e algun tipo de traçao 4x4 na frontier , por que do jeito que falou eu entendi como se fosse um tipo de traçao 4x4 , e uma traçao ou nao e? para que serve o N ?

Posição da caixa de transferência que permite que o veículo seja rebocado sem
problemas para o sistema de tração 4x4 .

ZYKAO
15/05/2012, 19:20
Posição da caixa de transferência que permite que o veículo seja rebocado sem
problemas para o sistema de tração 4x4 .



Ou em algumas transferências quando disponível acionar a tomada de força.

Armindo Neto
15/05/2012, 20:05
ata entendi , obrigado ! :concordo:

odasts
30/05/2012, 12:39
iai pessoal blz,tenho uma 2.5 2009. minha pratona foi batida a frente e tombada, mô judiaçao.ja foi retaurada,so que ele nao passa dos 40 km/h. perece presa,como se tivesse reduzida,nao da pra andar.quando chega em subida tem desce o pé,deai ela ronca mais,so que nao anda mais fica na mesma velocidade e a luz do 4x4 fica ascesa no painel.ja levei em dois mecanicos e nao acharam o problema.alguem ai sabe o que pode ta acontecendo.espero que possam me ajudar desde ja agradeço.

bom nao sei se estou enviando pergunta ou resposta, mais to apredendo a mexer nesse forum. abç

José Matias paz filho
07/08/2012, 23:20
Olá amigos estou com o mesmo problema na minha frontier sel a redução só funciona quanto quer o que devo fazer?

ALAN FABRÍCIO
10/10/2012, 15:26
Olá amigos, acabei de adquirir uma Frontier SE 4X4 2009 de um colega do trabalho, mas ao acionar a reduzida, a mesma engata, porém a luz de 4WD acende no painel. Segundo o antigo dono esse problema já apareceu nela outras vezes e foi resolvido na garantia sem troca de peça alguma, então como trabalho com mecânica tô pensando em fazer o seguinte:

-Drenar o óleo da CX de transferência para substituição, aproveitando para ver o nível de óleo e remover os sensores e verificar o estado deles e do cabeamento, inclusive testando fora os sensores, se isso for possível.

A 4X4H engata normalmente e a luz de advertência não acende, só a indicação no painel.

Se conseguir algum resultado positivo postarei aqui novamente.

MaurícioBsb
10/10/2012, 21:28
A oficina do Makoto no Setor de oficinas do guará II se chama Light, especialistas em 4X4 uma placa enorme não tem erro, fica bem de frente com a pista contorno!

Ovatsug Lacerda
24/08/2013, 11:38
Gustavo , Bom Dia a todos , acabei de comprar uma frontier 4x4 cabine dupla , estava com duvidas , Mas ao ler os fóruns sanei algumas se tiver mais algumas dicas agradeço recebendo as por email gdflacerda@ Ig.com .br ou pelo fórum mesmo pois o antigo proprietário do veiculo sumiu o manual do veiculo so comprei o veiculo pôs estava num ótimo preço eu doidão por um 4x4 , Obrigado.

HERICK
25/08/2013, 14:33
Gustavo , Bom Dia a todos , acabei de comprar uma frontier 4x4 cabine dupla , estava com duvidas , Mas ao ler os fóruns sanei algumas se tiver mais algumas dicas agradeço recebendo as por email gdflacerda@ Ig.com .br ou pelo fórum mesmo pois o antigo proprietário do veiculo sumiu o manual do veiculo so comprei o veiculo pôs estava num ótimo preço eu doidão por um 4x4 , Obrigado.
Amigo Boa Tarde dá uma boa olhada nesse link que grande parte das suas dúvidas serão sanadas, qualquer coisa é só perguntar, um forte abraço! http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/8067-e-nissan-frontier.html

fassis
27/08/2013, 10:55
Para mudar de 4x2 para 4x4 é recomendável estar a no máximo 40 km/h da primeira vez. Depois disso, no manual fala que pode fazer a mudança em velocidade maior. Por exemplo, está na estrada, encontra lama, daí passa de 4x2 para 4x4 e "liga a roda livre". Daí você volta para 4x2. Se não der ré para "desligar a roda livre", pode novamente passar de 4x2 para 4x4 em velocidades acima de 40 km/h. Já de "desligar a roda livre", deverá novamente respeitar o limite de 40 km/h para acionar o 4x4.
"N" é o "ponto morto" da caixa de transferência
Outra coisa, não é legal você estar patinando as rodas traseiras e acionar o 4x4, mesmo em velocidades abaixo de 40km/h pois vai dar um tranco, já que rodas traseiras estão patinando e rodas dianteiras estão paradas ou rodando em velocidade menor que as traseiras. Nesse caso, o melhor é parar antes de acionar o 4x4. Você pode mudar de 4x2 para 4x4 com o carro em movimento (respeitando os limites que citei), por exemplo quando vê que vai ter um lamaçal mas as rodas traseiras não estão patinando (ou seja, rodas dianteiras e traseiras girando na mesma velocidade), daí não tem problema.

[Fred]
30/10/2013, 15:54
Amigos,

Não sei se este seria o tópico mais adequado, mas para evitar ficar procriando tópicos de mesmo assunto e como no grupo da NISSAN não tem nada mais específico, vou apresentar minha dúvida.

Depois de um início de ano bem atarefado, constatei que minha 4x4 não está 100%. Quando aciono a tração fica fazendo um barulho TEC TEC TEC que aumenta conforme aumenta a velocidade. Em consulta no fórum (no grupo da SUZUKI) cheguei a conclusão que seria a RL. Aliás, o mecânico afirmou que seria a RL que teria estragado e que não daria conserto, apenas substituição. Ele levantou o carro no elevador e o 4x4 engatou normal.

Bem, a dúvida agora é outra, quando engato o 4x4 fica apenas o TEC TEC (estalando) e nada mais, mas quando volto para 4x2 começa um barulho de lata solta batendo na roda da frente. Muito esquisito. O barulho fica bem alto e só para com o carro parado ou quando engato a ré. O que vocês acham que pode ser? Será que é a RL que está ficando travada e fazendo o eixo "bater"?

Aguardo comentários.

HERICK
31/10/2013, 07:03
;2032280']Amigos,

Não sei se este seria o tópico mais adequado, mas para evitar ficar procriando tópicos de mesmo assunto e como no grupo da NISSAN não tem nada mais específico, vou apresentar minha dúvida.

Depois de um início de ano bem atarefado, constatei que minha 4x4 não está 100%. Quando aciono a tração fica fazendo um barulho TEC TEC TEC que aumenta conforme aumenta a velocidade. Em consulta no fórum (no grupo da SUZUKI) cheguei a conclusão que seria a RL. Aliás, o mecânico afirmou que seria a RL que teria estragado e que não daria conserto, apenas substituição. Ele levantou o carro no elevador e o 4x4 engatou normal.

Bem, a dúvida agora é outra, quando engato o 4x4 fica apenas o TEC TEC (estalando) e nada mais, mas quando volto para 4x2 começa um barulho de lata solta batendo na roda da frente. Muito esquisito. O barulho fica bem alto e só para com o carro parado ou quando engato a ré. O que vocês acham que pode ser? Será que é a RL que está ficando travada e fazendo o eixo "bater"?

Aguardo comentários.

Já deu uma olhada na caixa de transferência 4x4? Olhe também o cardam da tração, rolamentos, cruzetas, é melhor não usar a tração 4x4 enquanto não resolver o problema! Um forte abraço.

[Fred]
31/10/2013, 23:26
Herick, vou dar uma olhada... Preciso de um especialista em 4x4.

mas divagando, para ser a Tcase não teria que fazer o barulho enquanto tracionado? Não seria o mesmo para o cardã? O barulho eh só de um lado, tenho certeza. Se eu fecho o vidro do lado do carona nao escuto nada.

HERICK
31/10/2013, 23:59
;2033234']Herick, vou dar uma olhada... Preciso de um especialista em 4x4.

mas divagando, para ser a Tcase não teria que fazer o barulho enquanto tracionado? Não seria o mesmo para o cardã? O barulho eh só de um lado, tenho certeza. Se eu fecho o vidro do lado do carona nao escuto nada.

Se parado tá fazendo todo esse barulho, tem que desmontar a Roda Livre, não tem outro jeito!

RodrigoFerro
08/11/2013, 16:40
Em alguma versão a Frontier veio com diferencial auto-blocante (modelo antigo 2002-2008)?

[Fred]
19/11/2013, 14:20
Em alguma versão a Frontier veio com diferencial auto-blocante (modelo antigo 2002-2008)?

Amigos,

Consegui trocar as RL (graças ao aliexpress.com) e o barulho foi 100% solucionado. Agora surgiu outro problema, o fio do painel que "aciona a luz do 4x4" está partido (provável obra do mecânico que mexeu na embreagem).

Sobre o autoblocante, parece que todos estes modelos possuem diferencial traseiro autoblocante (sistema semelhante ao de algumas S10), tanto que não se recomenda o uso de qualquer óleo ---- corrijam-me por favor.

Abs

HERICK
20/11/2013, 06:57
;2043392']Amigos,

Consegui trocar as RL (graças ao aliexpress.com) e o barulho foi 100% solucionado. Agora surgiu outro problema, o fio do painel que "aciona a luz do 4x4" está partido (provável obra do mecânico que mexeu na embreagem).

Sobre o autoblocante, parece que todos estes modelos possuem diferencial traseiro autoblocante (sistema semelhante ao de algumas S10), tanto que não se recomenda o uso de qualquer óleo ---- corrijam-me por favor.

Abs

Que bom meu amigo que resolveu o problema! É isso mesmo o óleo do diferencial tem que ser o recomendado pela Fábrica, sob pena de f.... Todo o sistema, fique atento e confira no manual o óleo especificado, um forte abraço.

[Fred]
25/11/2013, 18:44
Amigos,

Hoje resolvi fazer um pequeno teste do funcionamento do 4X4. O primeiro teste foi apenas do acionamento e do barulho e até então OK. Depois de 10 dias de chuvas ininterruptas resolvi fazer uma volta de 500m (isso mesmo 500m) em estrada de terra para testar o 4x4HI e LO. Daí vai o relato da genialidade.

Primeiro, constatei um grande erro. Sair em trilha sem acompanhante e carro de apoio. Superado a genialidade.

Liguei o 4X4 e tudo funcionou direitinho. Tentei subir uma rampa, mas nada feito, então tive que voltar de ré. Neste momento notei que a 4x4 fez um barulho, como estivesse desengatando. Mas ainda com tração (estranho). Voltei o trecho da rampa e tudo bem, até que.... tchan tchan tchan Como manobrar o carro?

O gênio resolveu aproveitar um espaço no terreno e tentar a manobra. Segundo erro. Não conhecia o lugar e não olhei se tinha valeta ou algo assim. Sorte minha, não tinha valeta, mas tinha um "altinho" da pista e aquilo que meu anjo da guarda estava avisando aconteceu. Fiquei agarrado... (merecido)... Neste momento de desespero observei o seguinte, as rodas da frente não giravam, só as traseiras. Depois de muito vai e vem consegui sair.

Daí vem minha dúvida. O sistema de tração da NISSAN é distribuido 50-50 ou é livre (toda a força e transferida para as rodas em falso)?

fassis
26/11/2013, 10:32
Frontier e xterra tem distribuição 50/50 entre os eixos quando em 4x4 porque não tem diferencial central. É 4x4 part time, somente devendo ser usado em pisos de baixa aderência. Se o 4x4 estiver engrenado, ao menos uma das rodas dianteiras deveria estar girando.

[Fred]
26/11/2013, 11:14
FASSIS,

então, era o que imaginava, mas como as rodas dianteiras ficaram paradas e quando sai do enrosco a tração estava funcionando normal, fiquei na dúvida. Agora, você me deixou com uma grande dúvida, se a roda direita não estava em falso. Vou testar novamente, mas agora vou com auxílio... rs

Obrigado pela resposta.

fassis
26/11/2013, 19:30
Provavelmente a roda dianteira direita estava girando em falso e você não viu. Na traseira tem blocante parcial de deslizamento limitado (LSD), já na dianteira não tem nada, ou seja, se uma patinar a outra para por completo.

[Fred]
27/11/2013, 14:03
OFFTOPIC: -- Graças a deus que tem o blocante parcial, senão estaria agarrado ate agora... rsrsrs

Casa da transmissão4x4
22/08/2014, 12:12
Alguem sabe informar o modelo da caixa de tração da frontier com motor 2.8 ? Procurei na internet e não achei nada.

Elisson
22/08/2014, 16:50
Provavelmente a roda dianteira direita estava girando em falso e você não viu. Na traseira tem blocante parcial de deslizamento limitado (LSD), já na dianteira não tem nada, ou seja, se uma patinar a outra para por completo.

Companheiro, saberia informar quais os anos que sairam com o LSD traseiro?

E o diferencial com blocante não seria quando uma desliza passa a tração para outra roda?

fassis
25/08/2014, 09:26
Companheiro, saberia informar quais os anos que sairam com o LSD traseiro?

E o diferencial com blocante não seria quando uma desliza passa a tração para outra roda?

Até onde sei, todas as frontier (ao menos as de 2003 pra cá) e xterras tem blocante traseiro LSD. Sei que tem discos e, quando uma roda patina a outra também gira, com velocidade menor. Com blocante 100% (acionável sob demanda ou automático), ambas as rodas giram na mesma velocidade. Sem blocante, se a roda de um lado patinar, a roda do outro lado para totalmente. Com LSD é um meio termo, se uma patina a outra gira em rotação menor, mas que pode ser suficiente para tirar do enrosco. Só vi LSD em eixo traseiro.

Formagiog
27/08/2014, 11:39
Frontier e xterra tem distribuição 50/50 entre os eixos quando em 4x4 porque não tem diferencial central. É 4x4 part time, somente devendo ser usado em pisos de baixa aderência. Se o 4x4 estiver engrenado, ao menos uma das rodas dianteiras deveria estar girando.

Obrigado por compartilhar a informação fassis eu achava que ela tinha o diferencial central, então nesse caso eu não é bom usar o 4x4 se for uma estrada de terra que ainda ande no 4x2?

fassis
29/08/2014, 11:04
Obrigado por compartilhar a informação fassis eu achava que ela tinha o diferencial central, então nesse caso eu não é bom usar o 4x4 se for uma estrada de terra que ainda ande no 4x2?

Se a estrada de terra tiver boa aderência, melhor usar o 4x2. Não é só porque é estrada de terra que tem que acionar o 4x4. Na xterra o 4x4 é part time, ou seja, usa somente em situações onde seja de fato necessário e em pisos de baixa aderência (lama, areia,neve, etc, onde o 4x2 não forneça tração suficiente)
Se estiver em uma estrada de terra, cascalho, etc, e usar o 4x4, quando for fazer uma curva, ao menos uma das rodas estará derrapando por causa da diferença de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro (e por não haver diferencial central, ambos girarão na mesma rotação). Como o dianteiro é mais pesado por causa do motor, provavelmente um pneu traseiro derrapará (por ser forçado a girar na mesma rotação do dianteiro) e com isso o carro pode sair de traseira. Se tivesse diferencial central, esta situação seria o oposto e geraria maior aderência.

daniloinfor
08/11/2015, 19:05
Boa tarde,

Pessoal, comprei recentemente uma Frontier 2010/2011 e a mesma está com a luz 4WD acesa o tempo todo. Perguntei pra o antigo dono e ele não soube responder o que seria, pois já tinha comprado a mesma assim. Mas assim que aciono o 4x4 percebo que aparentemente está funcionando, mas a luz não se apaga.
Alguém já teve algum problema parecido ou sabe dizer o que pode ser?

Sergio c
09/11/2015, 10:40
A minha é uma 11/12 Attack e está com 72.000 km, aciono seguido o 4x4 mas essa luz, quando ligo a chave, ela liga e apaga em seguida. No manual diz que se essa luz permanecer acesa, é para procurar a CSS.
Se a tração e a reduzida continua funcionando, acredito que um limpa contatos nos plugs do motor de tração na caixa e depois, passar um scaner que provavelmente se conseguira apagar essa luz.

Tive um Golf que em um pequeno curto circuito em uma lâmpada da porta acendeu a luz do Air Bag e não apagava. Fui em uma oficina e o mecânico passou o scaner e apagou a falha, depois, funcionou normalmente até eu vendê-lo. Um abraço.

Aguiar Rodrigues
21/11/2015, 14:11
Amigo tenho uma do mesmo ano e aconteceu o mesmo problema, foi facil de resolver pois foi logo apos que troquei os cubos dianteiros, optei em colocar pararelos e o sensor do abs nao fazia a leitura correta com isso a luz 4WD ficava ligada direto.

VAGNERMFERREIRA
29/11/2015, 23:04
Boa noite, sou novo no site e iniciante no 4x4.. Kkk, porem no primeiro teste nesse final de semana não funcionou o 4x4 , nem acendeu a luz no painel, percebi que somente a roda de traz faz a traçao pois elas chegavam a derrapar enquanto as das fretes ficavam imóveis .. O que será obrigado a todos ..

HERICK
30/11/2015, 04:55
Boa noite, sou novo no site e iniciante no 4x4.. Kkk, porem no primeiro teste nesse final de semana não funcionou o 4x4 , nem acendeu a luz no painel, percebi que somente a roda de traz faz a traçao pois elas chegavam a derrapar enquanto as das fretes ficavam imóveis .. O que será obrigado a todos ..

Bom dia! Qual o ano da sua Frontier?

VAGNERMFERREIRA
30/11/2015, 10:17
Bom dia, ano 2005

VAGNERMFERREIRA
30/11/2015, 18:50
Boa Tarde, Voltei agora do mecânico e o problema está na peça que fica na ponta dos eixos se chamados parece de Roda Livre, A pergunta é não deveria acender a luz do painel ? e será que tem conserto essa peça ou só trocando?

HERICK
01/12/2015, 05:24
Boa Tarde, Voltei agora do mecânico e o problema está na peça que fica na ponta dos eixos se chamados parece de Roda Livre, A pergunta é não deveria acender a luz do painel ? e será que tem conserto essa peça ou só trocando?

Bom dia! RL geralmente se troca, mas somente o mecânico pode avaliar o estado da peça ok

VAGNERMFERREIRA
01/12/2015, 12:00
Bom dia, Então Herick, não deveria acender uma fuz no painel tanto quando dá problema e tambem para quando funciona o 4x4 ?

daniloinfor
18/12/2015, 12:32
Bom dia, galera!
Obrigado a todos pelas dicas, mas essa semana acabei encontrando a solução para o meu problema. Levei na Nissan, ficaram uns 3 dias com ela lá, primeiramente disseram que eram os sensores sujos de óleo; mas fizeram a limpeza e não deu em nada, no terceiro dia, disseram que o defeito estava no módulo da tração 4x4 e que o valor da peça seria nada mais que uns R$ 7.000,00. Simplesmente tirei de lá e levei em uma oficina de confiança. Lá o rapaz fez todos os testes e verificou que o módulo estava realmente com defeito e resolveu abrir para tentar consertar, e viu que tinha queimado uma pecinha lá dentro (entrado em curto). Então fui no bendito mercado livre e comprei um Módulo por nada mais, nada menos que R$ 450,00.

Brunno Botelho
23/12/2015, 20:46
Pessoal boa noite. Gostaria da ajuda de vocês, estou com uma Frontier LE em minha oficina a 2 dias. Com problema na tração 4x4! A luz indicadora de avaria(4wd) não fica acesa, mas o carro não traça!! Noto que aquele simbolo(um que tem um chassis e quatro rodas) fica piscando. Já troquei modulo, motor responsável por traçar e conferir a instalação. Nada resolve. Agradeço quem puder ajudar.

marcos toni
08/05/2016, 19:52
Olá gente boa noite, sou novo aqui no site e to achando o máximo. Gente trabalho como eletricista de veículos em geral mas me especializei em veículos 4x4, estou com uma frontier 2010 que não funciona a tração já foi trocado o modulo e revisado o motor de engate que fica na caixa de transferência pois bem mas tem também um problema no ABS que estou tentando resolver também no escanner esta acusando sensor da roda dianteira esquerda achei o fio do mesmo quebrado soldei o chicote e coloquei novamente e aina acusa o sensor minha duvida é se o ABS não funcionar a o engate eletrônico da tração também não funciona? gente se possível me ajudem por favor valeu.
caso alguém ai precisar de serviços elétrico em 4x4 estou em são paulo sp casa verde tração de troller e renger no sistema elétrico me especializei qualquer problema entre em contato valeu

Email autoeletrica4x4@outlook.com
Email marcostoni666@yahoo.com.br
cel: e whats: 951388818

kalebe suares
21/05/2016, 20:55
Amigos, tenho uma nissan frontier xe 2013 e ela "cravou" no 4x4 alguem sabe como posso consertar ou alguma oficina no RJ que conserte, que tenha um bom preço e peças de qualidade?
,,












obrigado

wanderson lima
09/05/2017, 18:20
Amigo, tô com o mesmo problema, você conseguiu resolver? Se conseguiu nos diga como, desde já agradeço demais...

Sergio c
09/05/2017, 21:37
O Enrico, frequentador do fórum, já trabalhou na oficina da Nissan e tem uma oficina própria em Goias, acredito que assim que ele ver esse tópico deverá ter alguma opinião a respeito.
Na minha 2012 nunca tive problemas com o sistema 4x4, e acionava seguidamente em qualquer subida que fosse de terra batida com cascalho.

enricof18
10/05/2017, 06:56
Se você não ouve o acionamento do motor da tração quando liga a tração (da pra ouvir o acionamento muito bem de dentro da caminhonete), provavelmente o motor da tração está travado, é comum ele travar sem uso ou oxidar com entrada de água dentro do motor. Se for o caso, retire o motor da tração (caixinha preta fixada na tração, é bem fácil tirar), abra o motor, limpe muito bem lá dentro, garanta que todas as engrenagens estejam funcionando, aí monte tudo novamente, apenas antes dê uma giradinha no eixo do acionamento aonde o motor da tração atua pra destravar o mecanismo.

Se a luz do ABS estiver acesa a tração não funciona.

Tem dois sensores no tração, veja se eles não estão quebrados, com fio rompido ou muito sujos.

Everton A Rodrigues
13/06/2017, 18:57
Boa noite guerreiros.......na verdade não vim para responder, mas para perguntar!!!!...não encontrei onde perguntar no site....
na ultima sexta feira comprei uma Frontier 2003, percebi hoje ao descer um trecho de serra que no modo 4x4H a dianteira parece estar rodando descompensada com a traseira fazendo alguns estalos intermitentes......como se estivesse rodando com bloqueio de diferencial acionado......alguém pode me explicar como funciona?....evertonaprodrigues@gmail.com ou wattzapp 11 - 94721 9349

DANIele batista vieira
15/06/2017, 00:12
Daniele boa noite
Pessoal, comprei recentemente uma Frontier 2008 e a mesma está com a luz 4WD acesa o q eu faco só tem 4 dias q eu to com ela e pra ajudar hj antes de aparece essa luz ela tinha travado total apagou e não ligava VC colocava a chave na ingnicao alem de ficar aptando ela não dava partida ai o mecânico do seguro veio e viu um fiu descascado na caixa q fica na frente com o motor perto da bateria mecheu nesse fiu e ela pegou e agora apareceu essa luz 4wd como eu faco onde apago sera q deu algo mais serio pq ta na garantia ai da da concessionária. Obrigado

enricof18
15/06/2017, 18:55
Daniele boa noite
Pessoal, comprei recentemente uma Frontier 2008 e a mesma está com a luz 4WD acesa o q eu faco só tem 4 dias q eu to com ela e pra ajudar hj antes de aparece essa luz ela tinha travado total apagou e não ligava VC colocava a chave na ingnicao alem de ficar aptando ela não dava partida ai o mecânico do seguro veio e viu um fiu descascado na caixa q fica na frente com o motor perto da bateria mecheu nesse fiu e ela pegou e agora apareceu essa luz 4wd como eu faco onde apago sera q deu algo mais serio pq ta na garantia ai da da concessionária. Obrigado


Se ta na garantia da concessionária, leve lá e deixe que eles arrumem. Melhor que você tentar por conta própria resolver esse problema.

RICARDO 4X4 2018
10/01/2018, 12:27
Bom dia, gostaria de saber qual peça voce trocou no carro? voce tem o codigo?



Bom dia, galera!
Obrigado a todos pelas dicas, mas essa semana acabei encontrando a solução para o meu problema. Levei na Nissan, ficaram uns 3 dias com ela lá, primeiramente disseram que eram os sensores sujos de óleo; mas fizeram a limpeza e não deu em nada, no terceiro dia, disseram que o defeito estava no módulo da tração 4x4 e que o valor da peça seria nada mais que uns R$ 7.000,00. Simplesmente tirei de lá e levei em uma oficina de confiança. Lá o rapaz fez todos os testes e verificou que o módulo estava realmente com defeito e resolveu abrir para tentar consertar, e viu que tinha queimado uma pecinha lá dentro (entrado em curto). Então fui no bendito mercado livre e comprei um Módulo por nada mais, nada menos que R$ 450,00.

André Scuoteguazza
27/01/2018, 18:40
acompanhando

Rene Meves
03/04/2018, 21:26
Boa noite!

Eu tenho uma Frontier 2008/2009 LE Automático e está também com o problema na tração. Com o cambio
neutro, eu giro o botão no 4h ela está entrando normal e da pra ouvir o barulho do motor da tração girando. Mas quando coloca na 4LO ( reduzida) não dá pra ouvir o barulho do motor da tração e fica piscando a luz do 4LO no painel. Foi feito uma verificação nos fios dos sensores e não tem nenhum fio quebrado e está passando corrente. Seria problema no motor elétrico da tração?

Lucas Diego
08/04/2018, 20:49
Pessoal,

A Frontier 2014 possui blocante LSD ou bloqueio total do diferencial? Algurm sabe me dizer?

Obs.: modelo platinum
Obrigado

enricof18
09/04/2018, 12:15
Pessoal,

A Frontier 2014 possui blocante LSD ou bloqueio total do diferencial? Algurm sabe me dizer?

Obs.: modelo platinum
Obrigado

As 4x4, o diferencial traseiro é do tipo LSD.

filhoabreu
10/04/2018, 23:05
Estou com uma Frontier automática entrando em modo de emergência,andando em rodovia, quando começa andar numa velocidade constante logo entra em modo de emergência, a luz de ré não funciona, painel não mostra a posição da alavanca do câmbio.
Código de erro P1807.

Allansilva23
31/08/2018, 10:48
Amigos tenho uma frontier 2008 porém e do modelo antigo (2003 A 2007), quando acionou o 4x4 dela a luz no painel não acende. Alguém já passou por isso? Alguém sabe me dizer qual é o defeito?

rhcpalacios
03/05/2019, 21:36
[QUOTE=Rene Meves;2470025]Boa noite!

Eu tenho uma Frontier 2014 e está também com o problema na tração, com problema parecido com o seu. Por acaso você conseguiu resolver o problema? O que realmente houve? Abração.

enricof18
04/05/2019, 12:19
[QUOTE=Rene Meves;2470025]Boa noite!

Eu tenho uma Frontier 2014 e está também com o problema na tração, com problema parecido com o seu. Por acaso você conseguiu resolver o problema? O que realmente houve? Abração.

Se você não ouve o acionamento do motor da tração quando liga a tração (da pra ouvir o acionamento muito bem de dentro da caminhonete), provavelmente o motor da tração está travado, é comum ele travar sem uso ou oxidar com entrada de água dentro do motor. Se for o caso, retire o motor da tração (caixinha preta fixada na tração, é bem fácil tirar), abra o motor, limpe muito bem lá dentro, garanta que todas as engrenagens estejam funcionando, aí monte tudo novamente, apenas antes dê uma giradinha no eixo do acionamento aonde o motor da tração atua pra destravar o mecanismo.

Se a luz do ABS estiver acesa a tração não funciona.

Tem dois sensores no tração, veja se eles não estão quebrados, com fio rompido ou muito sujos.

Cristiano cruz
26/10/2019, 20:11
No noite, sou novo no canal... Tenho uma frontier XE 2010 e a luz w4d acesa constantemente e o símbolo do carrinho não aparece no painel e a tração não entra. Alguém também tem esse problema? Alguém sabe o qual o problema? Obrigada

Kamikaze4x4
21/11/2019, 08:53
Uma dúvida, tenho uma Frontier 2014 4x4 SL, no manual consta que deve usar o óleo do diferencial 75W140 para diferencial traseiro standard ou 80W90 LSD para diferencial LSD. Porém não consta qual diferencial está instalado na minha caminhonete e na CSS eles não sabiam me dizer qual está instalado, mas eles usaram o 75W140 sem ser LSD. Fiquei desconfiado

enricof18
21/11/2019, 23:45
Uma dúvida, tenho uma Frontier 2014 4x4 SL, no manual consta que deve usar o óleo do diferencial 75W140 para diferencial traseiro standard ou 80W90 LSD para diferencial LSD. Porém não consta qual diferencial está instalado na minha caminhonete e na CSS eles não sabiam me dizer qual está instalado, mas eles usaram o 75W140 sem ser LSD. Fiquei desconfiado

Todas as 4x4 tem diferencial LSD.

rafaelperafam
22/11/2019, 10:11
O uso do óleo errado no diferencial provocará danos no diferencial LSD.
Exija a troca pelo óleo correto.

Kamikaze4x4
25/11/2019, 20:01
Pois é. Suspendi as rodas traseiras e girei uma delas, logo ambas rodaram, portanto é LSD. Colocaram sem LSD! Já reclamei na CSS e vão trocar. Fiquem de olho!!!

Eliascorreia
25/11/2019, 21:19
No noite, sou novo no canal... Tenho uma frontier XE 2010 e a luz w4d acesa constantemente e o símbolo do carrinho não aparece no painel e a tração não entra. Alguém também tem esse problema? Alguém sabe o qual o problema? Obrigada

Boa noite amigos, estou com o mesmo problema que o Cristiano Cruz, não acende mais no painel o indicador do carro com a informação da tração e percebi que o 4WD não acende mais no painel! Já levei em viários lugares na região dos Lagos - RJ e nada! Alguém poderia me ajudar?

Eliascorreia
25/11/2019, 21:19
Boa noite amigos, estou com o mesmo problema que o Cristiano Cruz, não acende mais no painel o indicador do carro com a informação da tração e percebi que o 4WD não acende mais no painel! Já levei em viários lugares na região dos Lagos - RJ e nada! Alguém poderia me ajudar?

Águem já passou por isso e já resolveu?

enricof18
26/11/2019, 10:05
Águem já passou por isso e já resolveu?

Esse tipo de problema na tração da Frontier costuma ser simples de resolver, mas depende de paciência e saber como funciona o sistema. 90% das vezes é mal contato elétrico, sujeira nos sensores ou oxidação no atuador.

Ramon Ghetti
05/03/2020, 20:27
Tenho uma frontier 2.8 2004 e meu 4x4 parou de funcionar após eu trocar os pneus dianteiros e alinhar. O carro engata o 4x4 e eu sinto o volante vibrar quando ando no asfalto, porém não aciona a tração dianteira. Faz somente um estalo baixo quando aciono a alavanca. Uq pode ser ??

xibiu!!!
05/03/2020, 20:43
Tenho uma frontier 2.8 2004 e meu 4x4 parou de funcionar após eu trocar os pneus dianteiros e alinhar. O carro engata o 4x4 e eu sinto o volante vibrar quando ando no asfalto, porém não aciona a tração dianteira. Faz somente um estalo baixo quando aciono a alavanca. Uq pode ser ??

Caro Ramon Ghetti.

Só curiosidade:
Os pneus dianteiros novos são do mesmo tamanho (medida) dos pneus traseiros?

Ramon Ghetti
07/03/2020, 23:49
São sim. A diferença é que os dianteiros estão novos.

Sergio c
08/03/2020, 08:17
Acho que a tração dianteira não tem nada a ver com a troca de pneus e alinhamento, a menos que o prestador de serviços tenha te "roubado" um semi eixo, uma roda livre ou mexeu onde não devia hehe. Tive uma Frontier desse modelo e nunca tive problemas na tração. Minha opinião é de vc levar a camionete até um mecânico, por no eleva car e ver fazer uns testes de tração p achar o problema.
Tenho uma frontier 2.8 2004 e meu 4x4 parou de funcionar após eu trocar os pneus dianteiros e alinhar. O carro engata o 4x4 e eu sinto o volante vibrar quando ando no asfalto, porém não aciona a tração dianteira. Faz somente um estalo baixo quando aciono a alavanca. Uq pode ser ??

Ramon Ghetti
08/03/2020, 15:18
Vlw Sérgio muito obrigado !

Jean Bispo Moreira
16/03/2020, 19:56
Olá caminhoneteiros,

Tenho uma Frontier LE Attack 2.5 Automática Diesel 2011/2012, a tração 4x4 (4wd/4wd Lo) parou de funcionar. Ao selecionar as funções no botão aparece o carrinho e começa a piscar, logo em seguida o carrinho desaparece e acende a luz laranja 4WD.

Percebo que tem acionado sozinho, o motor faz um barulho mais grave e robusto, mas no painel nada muda.

Tirei o motor de acionamento para verificar, estava muito sujado e emperrado diante da oxidação. Limpei, passei graxa nas engrenagens, limpei as peças eletrônicas com limpa contato, ficou com aspecto de peça nova.

Entretanto, nada mudou. Acredito que não tenha montado correto, e não tenha achado o ponto correto da engrenagem que tem um trilho de cobre para que o carro entenda em qual função está.

Suspeito também dos sensores, tentei remover para limpeza, mas os conectores estão muito emperrados, corre o risco de quebrar na retirada.

Alguém já passou por algo parecido? Já montaram a caixa de acionamento alguma vez? Souberam montar?

Desde já agradeço.

Segue meu contato: 73 9 9978-6804 (whatsapp).

Jean Bispo Moreira
16/03/2020, 20:04
O meu motor de acionamento estava oxidado e travado. Abri, limpei, ficou novo. Mas na hora de montar acredito que não tenha deixado a engrenagem que tem um trilho de cobre no ponto correto, então a peça não funcionou corretamente. Sabe dizer qual o ponto correto? Pode me enviar uma foto da peça montada?

Meu contato: 73 9 9978-6804

Jean Bispo Moreira
16/03/2020, 20:05
[QUOTE=rhcpalacios;2505592]

Se você não ouve o acionamento do motor da tração quando liga a tração (da pra ouvir o acionamento muito bem de dentro da caminhonete), provavelmente o motor da tração está travado, é comum ele travar sem uso ou oxidar com entrada de água dentro do motor. Se for o caso, retire o motor da tração (caixinha preta fixada na tração, é bem fácil tirar), abra o motor, limpe muito bem lá dentro, garanta que todas as engrenagens estejam funcionando, aí monte tudo novamente, apenas antes dê uma giradinha no eixo do acionamento aonde o motor da tração atua pra destravar o mecanismo.

Se a luz do ABS estiver acesa a tração não funciona.

Tem dois sensores no tração, veja se eles não estão quebrados, com fio rompido ou muito sujos.



O meu motor de acionamento estava oxidado e travado. Abri, limpei, ficou novo. Mas na hora de montar acredito que não tenha deixado a engrenagem que tem um trilho de cobre no ponto correto, então a peça não funcionou corretamente. Sabe dizer qual o ponto correto? Pode me enviar uma foto da peça montada?

Meu contato: 73 9 9978-6804

Jean Gomes Pinto
27/05/2020, 22:52
Tenho uma 2003 e a luz do4x4 bem como a da abertura de portas cinto não ascendem alguém tem uma dica.

Sergio c
28/05/2020, 11:53
Acho que aí é problema no painel mesmo, teria que dar uma conferida. A tração engata normalmente?
Tenho uma 2003 e a luz do4x4 bem como a da abertura de portas cinto não ascendem alguém tem uma dica.

Daniel_aragao
01/06/2020, 18:32
Boa noite amigos.

Falando sobre 4x4. na minha o acionamento é manual e externo. Quando adquiri vi a Roda Livre manual. De inicio achei ruim pelo fato da tração já ter dado problema, mas hoje acho até melhor a Roda Livre manual pelo fato de ter menos dor de cabça.

Minha Nissan é uma 2006 2.8.

Ontem fui colocar uma camera de ré na monstra e o mecanico engatou a 4H andei 20 km a 120km/h e sentindo a direção dura e muito barulho na cabine. Quando cheguei em casa que vi a bagunça...
Como a roda livre estava 4x2 não tive problemas, só o sistema que trabalhou mais e gastou mais diesel.

Jean Gomes Pinto
02/06/2020, 00:05
Engata normalmente.

Sergio c
02/06/2020, 10:15
Então deve ser no painel mesmo o problema.
Engata normalmente.

Lckukla
17/06/2020, 17:58
olá, tenho uma frontier 2003 se, ela está fazendo muito barulho na parte de traz não sei dizer se é as molas ou as cruzetas, é qui só escuto quando saio devaga. Alguem pode me da uma dica. VL

Boa noite, a minha frontier fazia barulho andando devagar, foi a cruzeta do cardan, troquei e resolveu o problema

Lckukla
17/06/2020, 18:02
Amigos tenho uma frontier 2008 porém e do modelo antigo (2003 A 2007), quando acionou o 4x4 dela a luz no painel não acende. Alguém já passou por isso? Alguém sabe me dizer qual é o defeito?

ja passei por isso na minha frontier 4x4 2003, estava quebrado o fio que vai no sensor da caixa de cambio, mas mesmo sem acender no painel a luz verde de tração a minha engatava e desengatava normalmente

Gustavo Rocha
21/08/2020, 18:53
Boa noite a todos, sou novo no 4x4. Gostaria de saber se tem algum problema em dar ré no carro com ele reduzido ou até fazer força (puxar algo) com a ré e reduzido.

rdmello76
27/08/2020, 18:52
Boa noite a todos, sou novo no 4x4. Gostaria de saber se tem algum problema em dar ré no carro com ele reduzido ou até fazer força (puxar algo) com a ré e reduzido.

No manual da Frontier da geração atual não existe a restrição em se usar a marcha a ré em reduzida ou 4x4 normal. Há alerta de que não se pode acionar os modos 4x4 quando a marcha ré estiver engatada.

Quanto à puxar outros objetos ou veículos, pode-se até usar, mas por conta da força/torque é preciso tomar cautelas e utilizar equipamentos de resgate/reboque adequados para o peso do objeto a ser movido. Tem um sem número de acidentes filmados por não se observar as medidas de segurança.

Quadrelli
02/09/2020, 14:39
Boa noite amigos.

Falando sobre 4x4. na minha o acionamento é manual e externo. Quando adquiri vi a Roda Livre manual. De inicio achei ruim pelo fato da tração já ter dado problema, mas hoje acho até melhor a Roda Livre manual pelo fato de ter menos dor de cabça.

Minha Nissan é uma 2006 2.8.

Ontem fui colocar uma camera de ré na monstra e o mecanico engatou a 4H andei 20 km a 120km/h e sentindo a direção dura e muito barulho na cabine. Quando cheguei em casa que vi a bagunça...
Como a roda livre estava 4x2 não tive problemas, só o sistema que trabalhou mais e gastou mais diesel.

Amigo, eu instalei uma multimídia dessas chinesas (MP5) na minha frontier mas não instalei a câmera que veio no Kit por não visualizar um local adequado. Pensei no acabamento da maçaneta da tampa traseira, mas teria que furar aquele plástico. Poderia compartilhar onde vc posicionou a câmera? se possível colocar uma foto. Obrigado.

Quadrelli
02/09/2020, 14:42
;2043392']Amigos,

Consegui trocar as RL (graças ao aliexpress.com) e o barulho foi 100% solucionado. Agora surgiu outro problema, o fio do painel que "aciona a luz do 4x4" está partido (provável obra do mecânico que mexeu na embreagem).

Sobre o autoblocante, parece que todos estes modelos possuem diferencial traseiro autoblocante (sistema semelhante ao de algumas S10), tanto que não se recomenda o uso de qualquer óleo ---- corrijam-me por favor.

Abs

Amigo, sei que já faz tempo, mas poderia me dizer o que achou da RL comprada no aliexpress? Vc comprou aquela automática? Deu algum problema no tempo em que ficou com você? achou que compensou? Eu estou em dúvida em comprar a automática na aliexpress ou a manual AVM no Brasil.

michaeliphonecuritiba
07/11/2020, 22:10
Olá pessoal peguei uma frontier porém ela é 4x4 mas aquele carrinho não aparece no painel alguém sabe o porquê ?

A luz do ABS está acesa sei o defeito mas isso chega a afetar o 4x4 e o velocímetro também não marca ela é 2013 está com 93000km rodados .

michaeliphonecuritiba
09/11/2020, 19:44
Olá pessoa tudo bem peguei uma frontier 2013 4x4 recentemente porém aquele carrinho no painel não aparece e ela não aciona o 4x4 alguém já passou por isso ?

cassioviieira
05/08/2021, 17:31
Gostaria da ajuda de vocês!
Tenho uma Frontier 2008 automática 4x4
A luz do abs já vinha acesa, quando está estava ligada, a velocidade marcava normal, e do nada ela apagava e a velocidade marcava errada(menos) e posteriormente acendia e marcava normal a velocidade.
Hoje acabei dando uma acelerada parado, após isso, percebi que a luz do freio de mão tinha acionado e posteriormente a luz do 4wd e a opção do 4x4 desativou.
Parei o carro e desliguei, pensei que poderia ter sido alguma fala, quando liguei novamente, ela estava normal, acionando o 4x4 e a luz apagava, após andar várias metros ela voltou a acender e desativar a tração, fiz vários testes e sempre volta após religar e andar, quando foi agora, percebi um barulho como se fosse rolamento, e quando estou em movimento e viro para a direita, o barulho aumenta muito mais, da até medo, como se estivesse algo pegando no pneu, e a luz do abs não está apagando mais como antes, está acesa direto e marcando errado a velocidade, só volta a marcar certo, quando a luz do freio de mão acende e a do 4wd também acende, alguém me dá uma luz do que pode ser ??

Fco Wanderley Bezerra
18/10/2021, 15:03
Tive um problema com minha frontier 2009 logo depois que adquiri e descobri o problema quando pedi ao mecânico para verificar o cubo da roda dianteira esquerda que havia trocado e ele descobriu que os cabos que passavam junto à transmissão estavam encostando na mesma e descascando pelo atrito e quando em movimento curto-circuitava e acendia o led 4WD no painel e bastou isolar os fios e afastar da transmissão que resolveu o problema.

Boa tarde,

Pessoal, comprei recentemente uma Frontier 2010/2011 e a mesma está com a luz 4WD acesa o tempo todo. Perguntei pra o antigo dono e ele não soube responder o que seria, pois já tinha comprado a mesma assim. Mas assim que aciono o 4x4 percebo que aparentemente está funcionando, mas a luz não se apaga.
Alguém já teve algum problema parecido ou sabe dizer o que pode ser?

valcinei
10/03/2022, 21:36
Verifica o nível de fluído de freio, a minha aconteceu isso e era óleo com nível baixo.

RILDO FILHO
15/08/2022, 09:57
Pessoal, bom dia. Aproveitando o tópico, alguém sabe me informar onde fica o fusível das lanternas dianteiras da Frontier 2015? Eu localizei as caixas de fusíveis mais não sei qual o fusível.

Marqui1
08/10/2023, 09:38
Ola pessoal, tenho uma Frontier 2016 ligo a chave ascende por poucos segundos aquele carrinho no painel e em seguida apaga e ascende a luz 4wd e não funciona a tração, passei no scaner e da erro p1819, testei com multímetro os 3 interruptores da caixa da tração e aparentemente estão bons, testei os 4 reles da tração também estão bons. Quando coloco negativo no fio amarelo do rele o motor do atuador funciona *aciona* e quando coloco no outro rele ele volta ao normal* desaciona* mas no botão não funciona, alguém poderia me ajudar meu email marqui1@hotmail.com.Grato

Marqui1
08/10/2023, 10:51
Ola galera.
Preciso de ajuda, tenho uma Frontier 2016 e quando ligo a chave de ignição aquele desenho de uma chassi com 4 rodas acende por segundos e depois apaga e acende a luz 4wd e permanece acessa.
Tento ligar a tração 4x4 e não funciona.
Testei os quatros reles da tração ( 2 azuis e 2 pretos) aparentemente estão bons, testei os 3 interruptores da caixa da tração e aparentemente estão bons, desmontei o motor do atuador e esta funcionando na bancada e esta tudo bem limpo sem corrosão.
Um dos reles de cor azul liga assim que ligo a chave de ignição, (achei estranho ele ficar ligado o tempó todo com a chave ligada).
Coloquei um fio terra no fio amarelo do rele preto e a tração acionou, e coloquei no outro rele ela desacionou, então acredito que o atuador (motor que traciona) não esta com problema.
no rastrer deu a seguinte mensagem : P1819, anormalidade do circuito do atuador do cambio.
Levei em algumas auto eletricas da cidade e nada, estou evitando levar em alguma concessionaria devido ao custo.
Se alguem puder me ajudar agradeceria muito

enricof18
09/10/2023, 15:44
Ola galera.
Preciso de ajuda, tenho uma Frontier 2016 e quando ligo a chave de ignição aquele desenho de uma chassi com 4 rodas acende por segundos e depois apaga e acende a luz 4wd e permanece acessa.
Tento ligar a tração 4x4 e não funciona.
Testei os quatros reles da tração ( 2 azuis e 2 pretos) aparentemente estão bons, testei os 3 interruptores da caixa da tração e aparentemente estão bons, desmontei o motor do atuador e esta funcionando na bancada e esta tudo bem limpo sem corrosão.
Um dos reles de cor azul liga assim que ligo a chave de ignição, (achei estranho ele ficar ligado o tempó todo com a chave ligada).
Coloquei um fio terra no fio amarelo do rele preto e a tração acionou, e coloquei no outro rele ela desacionou, então acredito que o atuador (motor que traciona) não esta com problema.
no rastrer deu a seguinte mensagem : P1819, anormalidade do circuito do atuador do cambio.
Levei em algumas auto eletricas da cidade e nada, estou evitando levar em alguma concessionaria devido ao custo.
Se alguem puder me ajudar agradeceria muito

Provavelmente problema no chicote elétrico.

Tem que fazer teste de continuidade entre os diversos terminais.

Marqui1
06/11/2023, 20:15
Minha Frontier não engata a tração 4x4, quando aciono o botão pra ligar apaga aquele desenho de um chassi do painel e acende uma luz 4wd e não aciona.
No rastreador da mensagem p 1819, ja testei os 3 interruptor da caixa de cambio, desmontei o atuador e fora funciona redondo, já não sei mais o que testar, se alguém puder me ajudar, agradeço.

enricof18
07/11/2023, 10:44
Verifica se o eixo de acionamento na caixa de transferência não está travado. Esse eixo é o que o atuador movimenta. Use uma chave de fenda grossa pra girar ele de um lado para o outro, com o intuito dever se ele não está travado ou muito pesado.

Teste o acionamento do atuador ligado no chicote, mas fora da caixa de transferência. Pra fazer isso, tem que ser com o motor ligado, alguém acionando o seletor da tração dentro do carro e outro alguém observando se o atuador vai girar. Se girar, significa que do acionamento até o atuador está tudo certo. Se não girar, pode ser problema no atuador ou falta de alimentação pro atuador.

Faça esses testes e reporte os resultados.

Marqui1
13/11/2023, 21:43
Eu fiz este teste e nada, consegui o diagrama elétrico dela, coloquei um fio no terra da bateria ligando no fio que aciona o rele (de cor preta) que faz o atuador girar (engatar a tração ) e ele funcionou, coloquei o fio no outro relé que faz o atuador girar contrario (desengatar a Tração) ele girou e desengatou. Então penso que o atuador não tem defeito e as conexões do rele até o atuador estão boas.
Pensei que poderia ser o modulo da tração, mas no scanner da mensagem p1819 que não tem nada a ver com o módulo
Pra mim ir usando até conseguir achar o defeito, instalei um botão com neutro no meio e ligao nos dois lados, quando ligo pra um lado ele trava, quando ligo pro outro ele destrava.

enricof18
14/11/2023, 08:56
Eu fiz este teste e nada, consegui o diagrama elétrico dela, coloquei um fio no terra da bateria ligando no fio que aciona o rele (de cor preta) que faz o atuador girar (engatar a tração ) e ele funcionou, coloquei o fio no outro relé que faz o atuador girar contrario (desengatar a Tração) ele girou e desengatou. Então penso que o atuador não tem defeito e as conexões do rele até o atuador estão boas.
Pensei que poderia ser o modulo da tração, mas no scanner da mensagem p1819 que não tem nada a ver com o módulo
Pra mim ir usando até conseguir achar o defeito, instalei um botão com neutro no meio e ligao nos dois lados, quando ligo pra um lado ele trava, quando ligo pro outro ele destrava.

Tá, fez os testes que eu falei, mas e aí? Estava travado o eixo de acionamento da tração? Com o atuador fora conectado no chicote, se der o comando, ele aciona? Preciso das respostas pra ir guiando o diagnóstico.

Marqui1
24/12/2023, 18:31
Agradeço mas ja testei todos os fios, pois consegui o diagrama eletrônico e esta tudo normal

Marqui1
24/12/2023, 18:36
Tá, fez os testes que eu falei, mas e aí? Estava travado o eixo de acionamento da tração? Com o atuador fora conectado no chicote, se der o comando, ele aciona? Preciso das respostas pra ir guiando o diagnóstico.

Este teste mencionado por você não fiz pois ele aciona ligando o fio direto no rele, mas vou fazer este teste e posto aqui. Grato

josevictor03
02/05/2024, 14:32
Eu fiz este teste e nada, consegui o diagrama elétrico dela, coloquei um fio no terra da bateria ligando no fio que aciona o rele (de cor preta) que faz o atuador girar (engatar a tração ) e ele funcionou, coloquei o fio no outro relé que faz o atuador girar contrario (desengatar a Tração) ele girou e desengatou. Então penso que o atuador não tem defeito e as conexões do rele até o atuador estão boas.
Pensei que poderia ser o modulo da tração, mas no scanner da mensagem p1819 que não tem nada a ver com o módulo
Pra mim ir usando até conseguir achar o defeito, instalei um botão com neutro no meio e ligao nos dois lados, quando ligo pra um lado ele trava, quando ligo pro outro ele destrava.

Amigo, como foi feito esse botão do 4x4? Poderia me chamar no zap para eu entender como funciona para eu fazer na minha?
Meu 4x4 parou de funcionar há 1 ano e eu uso o carro para trilhas, toda vez que preciso acionar o 4x4 tenho que entrar debaixo do carro.
meu Whatsapp: 79998787801 - José

Por favor amigo, me ajude.

enricof18
03/05/2024, 10:55
Amigo, como foi feito esse botão do 4x4? Poderia me chamar no zap para eu entender como funciona para eu fazer na minha?
Meu 4x4 parou de funcionar há 1 ano e eu uso o carro para trilhas, toda vez que preciso acionar o 4x4 tenho que entrar debaixo do carro.
meu Whatsapp: 79998787801 - José

Por favor amigo, me ajude.

É relativamente bem simples fazer o diagnóstico na tração, quase sempre é um problema muito simples. Convém levar em um profissional para fazer o diagnóstico.

josevictor03
03/05/2024, 14:26
Amigo, o meu já foi testado:
Sensores
Fiaçao
Modulo
Motor

Gastei mais de 3mil só em testes e ninguém descobre, pois estou desgostoso em tentar descobrir.
Prefiro fazer com que o motorzinho funcione para um lado e por outro de forma independente do módulo do carro, com uma fiação nova e um botão de 1 fase neutro 1 fase.
Tem noção por onde eu começo? Por favor me ajude, é osso ter que entrar embaixo do carro toda vez que for usar a tração e desligar ela!

enricof18
04/05/2024, 10:12
Amigo, o meu já foi testado:
Sensores
Fiaçao
Modulo
Motor

Gastei mais de 3mil só em testes e ninguém descobre, pois estou desgostoso em tentar descobrir.
Prefiro fazer com que o motorzinho funcione para um lado e por outro de forma independente do módulo do carro, com uma fiação nova e um botão de 1 fase neutro 1 fase.
Tem noção por onde eu começo? Por favor me ajude, é osso ter que entrar embaixo do carro toda vez que for usar a tração e desligar ela!

Gastar tudo isso e não resolver essa tração que é extremamente simples, é sinal que aonde levou não sabem do que estão fazendo.

Entre em contato comigo no enricof18@hotmail.com, vamos tentar diagnosticar sua tração.

Att.

Enrico.

josevictor03
10/05/2024, 19:20
Amigo, hoje fui trocar o sensor do ABS traseiro esquerdo (motorista)... removi o sensor e fui na loja comprar. Quando cheguei em casa vi que havia comprado o lado errado. Como eu tive que usar o carro, montei o sensor ANTIGO e fui rodar com o carro.

E após isso, do nada, ficou perceptível que as rodas estão travadas, como se estivesse com o pé no freio o tempo todo e quando realmente freio, causa uma vibração horrenda no carro e, a luz do ABS que já estava acesa antes, continua.

enricof18
11/05/2024, 10:45
Amigo, hoje fui trocar o sensor do ABS traseiro esquerdo (motorista)... removi o sensor e fui na loja comprar. Quando cheguei em casa vi que havia comprado o lado errado. Como eu tive que usar o carro, montei o sensor ANTIGO e fui rodar com o carro.

E após isso, do nada, ficou perceptível que as rodas estão travadas, como se estivesse com o pé no freio o tempo todo e quando realmente freio, causa uma vibração horrenda no carro e, a luz do ABS que já estava acesa antes, continua.

Você ter apenas trocado esse sensor não iria causar esse sintoma. Tem coisa errada ai. Analisa essa situação certinho.

josevictor03
22/07/2024, 17:30
Boa tarde pessoal!
Minha frontier simplesmente não está engatando a 4x4 LOW.
Foi testado todos os sensores em bancada com multímetro.
Foi testado o motorzinho.
Foi testado a fiação dos sensores, todos chegam em torno de 10v com o carro desligado com a chave virada.

Não sei mais o que fazer, saquei os relés da caixa de transferência e fiz uma limpeza mas ainda assim não engata a reduzida, apenas engata e reconhece que engatou a 4x4 High.
Não sei como testar os relés.

Alguém dá alguma sugestão?

enricof18
23/07/2024, 07:09
Boa tarde pessoal!
Minha frontier simplesmente não está engatando a 4x4 LOW.
Foi testado todos os sensores em bancada com multímetro.
Foi testado o motorzinho.
Foi testado a fiação dos sensores, todos chegam em torno de 10v com o carro desligado com a chave virada.

Não sei mais o que fazer, saquei os relés da caixa de transferência e fiz uma limpeza mas ainda assim não engata a reduzida, apenas engata e reconhece que engatou a 4x4 High.
Não sei como testar os relés.

Alguém dá alguma sugestão?

Se engata a 4x4 mas não engata a 4x4 Low, a primeira coisa que vem em mente é o seguinte: Para engatar a 4x4 Lox o carro tem que estar com a embreagem acionada, o freio acionado e o câmbio no neutro. Pode ser que ou o interruptor do pedal da embreagem, ou o interruptor do pedal do freio, ou o interruptor de posição de neutro do câmbio não esteja funcionando, e com isso ela não vai engatar a 4x4 Low.

Coloca um scanner nela, vai nos dados de injeção do veículo, através do módulo do motor, por lá você pode verificar esses três interruptores, se eles funcionam. Eles aparecem no scanner como ON ou OFF, então se estiver com a embreagem acionada, vai aparecer como ON, embreagem solta como OFF. Pedal do freio acionado como ON, pedal do freio solto como OFF. Cambio no Neutro como ON, cambio em qualquer posição que não seja o neutro, OFF.

Testa isso e volta aqui pra contar se achou alguma coisa de errado.

josevictor03
23/07/2024, 07:15
Enrico, meu scanner não tem essas opções e aqui em minha cidade é difícil de encontrar um tão moderno quanto esse. Sabe me dizer onde é localizado esses sensores para eu jumpear eles e tentar engatar para ver se funciona?

Eu já fiz o jump do sensor do freio, um marronzinho e ainda assim não engatou, mas não conheço esse da embreagem!

enricof18
24/07/2024, 09:31
Enrico, meu scanner não tem essas opções e aqui em minha cidade é difícil de encontrar um tão moderno quanto esse. Sabe me dizer onde é localizado esses sensores para eu jumpear eles e tentar engatar para ver se funciona?

Eu já fiz o jump do sensor do freio, um marronzinho e ainda assim não engatou, mas não conheço esse da embreagem!

Isso você tem que ver é com o scanner, não vai adiantar nada os interruptores estiverem funcionando e não ter essa informação pro módulo.

E outra, não coloca muita dificuldade no scanner pois tem que ser um scanner muito básico mesmo pra não conseguir obter essas informações.

Quem tem algum Rasther, algum scanner da Raven, os PDL davida, Planatc, Multimec, vão conseguir obter essas informações.

josevictor03
24/07/2024, 16:16
Enrico, como disse, aqui tenho dificuldade em scanner, assim, fui fazendo jump nos sensores e descobri que era o sensor do neutro, depois que dei jump nele, a tração engatou!

Meu amigo, não sei nem como lhe agradecer por ter aberto minha cabeça, muito muito muito obrigado!
Que Deus abençoe você e toda a sua família!
Obrigado meu amigo!

enricof18
24/07/2024, 16:30
Enrico, como disse, aqui tenho dificuldade em scanner, assim, fui fazendo jump nos sensores e descobri que era o sensor do neutro, depois que dei jump nele, a tração engatou!

Meu amigo, não sei nem como lhe agradecer por ter aberto minha cabeça, muito muito muito obrigado!
Que Deus abençoe você e toda a sua família!
Obrigado meu amigo!

Show de bola então!

Um abraço!