Ver Versão Completa : Motor OHC alcool original adaptado a gasolina.
calhiandro
02/05/2011, 10:34
Pessoal sou novo como jeepeiro. Fiz aquisição de um jeep 1983 alcool original, só que o antigo dono mudou o carburador para o motor queimar gasolina. O carburador dele é o original gasolina h40 deis. Existe algum problema nisso? O desempenho nesse caso piora ou melhora? Quando adiquiri fiz o carburador todinho embuchamento do pe, diafragma etc. Mesmo feito o serviço completo ele da uma falhada em uma determinda faixa de rotação da baixa para média. Levei a um mecânico ele disse que o carburador estava em ordem bem regulado, o problema ele disse que era na parte de distribuidor, cabos de vela. Instalando o DIS da motor spice será que resolve o problema?
Aguardo resposta dos colegas.
A principal diferença entre um motor a alcool e um a gasolina é a taxa de compressao. se vc pegar um motor original a alcool e mudar apenas o carburador, ele nao vai funcionar adequadamente, por ter uma taxa de compressao maior ele vai "grilar", pra nao grilar teria que atrasar o ponto, com o ponto atrasado o motor nao funcionará bem.
Sugertao: Tire o cabeçote e veja se esta com pistao para alcool ou para gasolina, se tiver com o pistao original, troque o carburador pelo original e seja feliz. Se vc faz questao de usar gasolina, vc tem duas opçoes, primeiro e mais indicada é trocar os pistoes por pistoes a gasolina; segunda: leve em um bom mecanico, peça pra fazer as mediçoes necessárias para tonear a cabeça do pistao e diminuir a taxa de compressao.
Rodolfo Ourique
02/05/2011, 12:40
Calhiandro, além da dica do Elison, vc tb pode reduzir a taxa de compressão usando uma junta maior no cabeçote, só não sei se vc conseguirá achar isto pro motor Georgia...rs. A opção mais barata realmente seria vc voltar a usar álcool, pra isso vc terá que viabilizar um carburador niquelado, caso o seu já seja, basta mudar a giglagem que está nele.
Com relação ao DIS, pode comprar sem susto, é muito bom, meu Georgia ficou outro.
[]'s
calhiandro
02/05/2011, 17:00
Pois é pessoal, com relação ao ponto de ignição está em 8º(usado no motor a gasolina) pelo menos eu mandei o mecânico deixá-lo nesse ponto, ouvi dizer que o ponto de ignição do motor a alcool é 13º. Provisoriamente qual seria o ponto ideal para esse motor,nessa configuração? Realmente não sei se foi mudado os pitões, sei que até o coletor dele é a alcool, a única coisa que é a gasolina é o carburador, aparentemente o motor não faz nem um barulho estranho. So mesmo a falhadinha de baixa para média. Teria que providenciar o carburador desse carro a Alcool é muito dificil de encontrar so tem mesmo nos sites. vocês poderiam me indicar um site de compra bom e barato.
Outra coisa qual seria a pontencia desse motor do jeito que esta? ele tem coletor dimensionado 4X1
Desde de já agradeço a atenção dispensada.
A falhadinha que vc se refere, é a coisa mais fácil de resolver, basta acertar o volume de injeção do carburador, qquer bom mecanico faz isso. Aproveite pra dar uma checada no sistema de ignicao (velas, Cabos, rotor, tampa do distribuidor, Platinado e condensador)
Se seu motor esta trabalhando com gasolina com o ponto em 8° sem "grilar", provavelmente ele nao esta com a taxa de compressao original do alcool.
maxdelta
02/05/2011, 18:06
engraçado, q estou querendo fazer justamente o oposto! Colocar pistões de alcool, meu carburador já é niquelado, e meter alcool com gasolina, se vc mete 70% de gasolina e 30% de alcool vc na realidade vc põe 50/50%. E veículo alcool, mas taxado e mais esperto! Se o motor superar minhas expectativas coloco até pneus mais largos!
Consiga um carburador niquelado ou mande niquelar o seu, troque a giclagem aumente o ponto e seja feliz!
Boa sorte!
taxa deste motor alcool é 10:1, isso motor novo. Não deve dar problema rodar na gasolina.
O cabeçote é diferente tbám em relação ao a gasolina.
Diminuir taxa é retrocesso. A maioria do pessoal que tem OHC a gasolina fica doido pra taxar esse motor e melhorar o rendimento.
Vc não observa batida de pino nem em rotações altas?
O distribuidor do motor alcool tem curva diferente do a gasolina, avanço a vácuo tbém é diferente.
O pessoal que faz conversão de motor de opala alcool pra rodar na gasolina desabilita o avanço a vácuo. Ideal seria vc arrumar um distribuidor a gasolina.
Quanto a ignição DIS, eu uso no meu OHC e recomendo. Virou outro motor. E ele tem opção de trabalhar o ponto de ignição e avanço pra dar um melhor acerto no seu caso.
Vc tá usando vela pra alcool ou gasolina?
rodrigo.hoffman
03/05/2011, 00:55
Eu ia dizer a mesma coisa que o Dodger acabou de dizer.. Com essa nossa gasolina ja batizada de fabrica, uma taxa dessas nao vai afetar o comportamento do motor a ponto de grilar ou batidas de pino.. Eu mesmo rebaixei o meu 1,5mm em busca de uma taxa melhor para um melhor aproveitamento...
Sendo assim, só tem a trazer beneficios com relação ao um OHC originalmente a gasolina.. Com relação ao carburador o original a gasolina e o Solex h40/44 EIS... O Solex h40 DEIS vinha nos movidos a alcool.. Tem que dar um investigada nesse motor ai pra ter certeza dos dados..
Com relação ao DIS... bota correndoo
[ ]´s
calhiandro
03/05/2011, 11:23
E ai Rodrigo e Dodger tudo bem? Dodger olha as velas eu não sei, como substitui agora a pouco apenas peguei a referencia delas e às troquei, mas como está queimando gasolina acredito que as velas sejam para a versão a gasolina. Sobre a batida de pino eu entendo batida de pino como umas martelas que o motor da quando esta em ponto morto, isso ele não esta fazendo, na máxima eu não notei nada. O máximo que coloquei foi 70 km na terceira achei que já esta no máximo e parei.rsrsrr. Dogder instalando o DIS elimina esse problema ai do avanço a vácuo que vc relatou? Rodrigo quanto ao carburador o mecânico me garantiu que ele era a gasolina.
Olha gostaria de saber de vocês qual deve ser a potência desse motor, ele está com escape dimensionado 4X1.??
Sobre o Dis não vejo a hora de instá-lo já comprei as boninas de uno/palio encomendei os cabos de silicone 8mm. So falta fazer o pedido do kit da motor spice. Olha gostaria de algumas dicas de vocês sobre como instalar o DIS. Peço o kit básico mesmo? Uma pessoa leiga como eu, sabendo so principio de funcionamento do motor instalaria?
Grato
calhiandro
03/05/2011, 11:26
ahh esqueci
Vocês tem o manual de instalação teria como me enviar?
O meu email é calhiandro.mendes@gmail.com
Rebaixar o cabeçote, pra aumentar um pouco a taxa de compressao é uma coisa, agora comparar com a taxa de compressao original de um motor a alcool é outra.
Pelas informaçoes prestadas pelo colega Caliandro, posso deduzir que o motor dele já foi convertido para gasolina, caso contrario seriam perceptíveis os sintomas de sobretaxa.
rodrigo.hoffman
03/05/2011, 18:21
E ai Rodrigo e Dodger tudo bem? Dodger olha as velas eu não sei, como substitui agora a pouco apenas peguei a referencia delas e às troquei, mas como está queimando gasolina acredito que as velas sejam para a versão a gasolina. Sobre a batida de pino eu entendo batida de pino como umas martelas que o motor da quando esta em ponto morto, isso ele não esta fazendo, na máxima eu não notei nada. O máximo que coloquei foi 70 km na terceira achei que já esta no máximo e parei.rsrsrr. Dogder instalando o DIS elimina esse problema ai do avanço a vácuo que vc relatou? Rodrigo quanto ao carburador o mecânico me garantiu que ele era a gasolina.
Olha gostaria de saber de vocês qual deve ser a potência desse motor, ele está com escape dimensionado 4X1.??
Sobre o Dis não vejo a hora de instá-lo já comprei as boninas de uno/palio encomendei os cabos de silicone 8mm. So falta fazer o pedido do kit da motor spice. Olha gostaria de algumas dicas de vocês sobre como instalar o DIS. Peço o kit básico mesmo? Uma pessoa leiga como eu, sabendo so principio de funcionamento do motor instalaria?
Grato
E ai cara :concordo:
Vou me meter aqui na conversa do Felipe, pq sei que ele não vai ficar bravo.. Se tem um cara que manja de OHC, esse é o cara.. Verifica o numero das velas pra ter certeza.. Qt ao carburador eu não estou duvidando que o seu é a gasolina, só comentei que os carburador original não é esse.. Verifica a giclagem que esta pra ver se essa falha nao e por causa deles..
Sobre a batida de pino.. Pegue uma subida leve, que vc normalmente subiria em uma 3 marcha tranquilo.. Tire o pe do acelerador e qd tiver quase morrendo acelere denovoo.. Nessa situação vc vai perceber se o motor vai grilar ou nao..
Qt do DIS
Resolver o problema do avanço a vacuo: sim e não
nao pq o DIS ainda funciona com o distribuidor e é recomendavel estarem funcionando tanto o avanço a vacuo qt ao centrifugo..
Mas vc tem a possibilidade desligar o avanço a vacuo e travar o distribuidor centrifigo.. Ai usar o avanço de ponto atraves do DIS, apesar disso ser desaconselhavel..
Como o Sergio diz: 'a versao basica do DIS atende a maioria dos casos'.. e é verdade
Qt a instalação eu diria que é "simples, mas precisa de criterios'' que tem que ser seguidos
O manual qd vc adquirir o DIS, o Sergio te passa.
Voltando ao assunto da taxa, eu so acho que mesmo um motor originalmente a alcool com uma taxa de 10:1, apesar de estar mais taxado que um com o cabeçote rebaixado (como no meu caso, que deve ta com uma taxa de quase 9:1) deve ficar otimo pra andar com a nossa gasolina de hj, sem que cause algum tipo de problema para o motor.
[ ]´s
calhiandro
03/05/2011, 19:38
Rodrigo assim que puder eu olho a numeração das velas e passo para vocês. Vou fazer o teste da subida leve. Acho que o DIS deve melhorar o desempenho e o consumo né? Tem que melhorar por que esse carro esta bebendo um absurdo fazendo entre 3 e 4 km /L. Esse carro eu comprei em outro estado e ainda não pude conversar com o dono, assim que puder vou falar com ele sobre a configuração desse carro. Aparentemente está tudo Ok, apenas uma falhadinha de baixa para média. Um mecânico examinou e disse que o carburador estava beleza, ele disse que o problema poderia ser entre distribuidor e cabos de vela, como vou instalar o DIS mês que vem então não vou mexer. Dizem que o distribuidor não pode ter foga para instalar o DIS como analisar se o distruidor há folgas?
Olha gostaria muito de vê os carros de vocês(Rodrigo e dodger) funcionando para eu comparar com meu. Se tiver um link de algum video no youtube pode passar. Se quiser pode passar para meu email.
vllw abraços
Procura num topico que tem aqui sobre "OHC e suas possibilidades" ou coisa do tipo, tem video do meu carro e do Jeep do rodrigo em ação.
se for no youtube e procurar por DIS motorspice acha os videos tbém.
rodrigo.hoffman
05/05/2011, 20:08
Rodrigo assim que puder eu olho a numeração das velas e passo para vocês. Vou fazer o teste da subida leve. Acho que o DIS deve melhorar o desempenho e o consumo né? Tem que melhorar por que esse carro esta bebendo um absurdo fazendo entre 3 e 4 km /L. Esse carro eu comprei em outro estado e ainda não pude conversar com o dono, assim que puder vou falar com ele sobre a configuração desse carro. Aparentemente está tudo Ok, apenas uma falhadinha de baixa para média. Um mecânico examinou e disse que o carburador estava beleza, ele disse que o problema poderia ser entre distribuidor e cabos de vela, como vou instalar o DIS mês que vem então não vou mexer. Dizem que o distribuidor não pode ter foga para instalar o DIS como analisar se o distruidor há folgas?
Olha gostaria muito de vê os carros de vocês(Rodrigo e dodger) funcionando para eu comparar com meu. Se tiver um link de algum video no youtube pode passar. Se quiser pode passar para meu email.
vllw abraços
E ai cara..
Com relação as velas, senao me engano sao de grau 6.. O DIS da uma melhorada no consumo, mas nao faz milagre... Esse motor bem regulado vai fazer de 6 a 7 km/l..
Realmente esta gastando demais.. O carburador pode estar bom mas tem que ver se foi bem regulado (gicles e rapida).. Pode ser dai o consumo elevado e essa falhada ai
Distribuidor tem que estar realmente sem folgas e com o avanço centrifugo e a vacuo funcionando corretamente
Os videos os Felipe ja falou e tb tem mais alguns no topido do meu jeep.. entra la e confere
[ ]´s
Rodolfo Ourique
05/05/2011, 23:17
Calhiandro, o Rodrigo Hoffman me ajudou pacas na instalação do meu DIS, o cara manja, escuta o que le diz...rs.
Pra vc checar o estado do teu ditribuidor, retire a tampa e dê uma checada básica mexendo no eixo, já dá pra ter uma boa noção de folga. Com relação à vela, o OHC a gasolina usa BP6EF (NGK) e te aconselho a tomar muito cuidado com cabos de vela de silicone vendidos no mercado nacional, em 2001 comprei uns no Festival Brasil Offroad em uma loja de nome, os mesmos apresentaram muita fuga de corrente pois rachavam, aconselho usar cabos de marcas de veículos nacionas supressivos, ou se puder ($$$) use Accel ou Mallory, estes sim são de silicone 8.8mm garantidos.
Em anexo vai uma parte do manual que cita a giclagem original do OHC a gasolina, mas houveram outras medidas usadas, tenho no meu manual todas as alterações feitas pela Solex, se quiser posso te enviar cópia.
Boa sorte, ah!!! Instale o DIS e seja feliz!!! (rimou...)
290465
Senhores,
Acabei de achar este tópico e resolvi fazer algumas observações.
Rodrigo.Hoffmann e Dodger, obrigado pelos esclarecimentos com relação ao DIS.
Calhiandro, como o DIS é adicionado ao sistema de ignição original, é necessário que o distribuidor esteja em bom estado mecânico (não confundir "estar em bom estado mecânico" com "o motor está funcionando bem"). Caso não esteja, o DD pode ser a solução, pois nada do sistema original de ignição (exceto velas!) continua em uso.
DIS e DD são fáceis de instalar, mas o DD requer um pouco mais de conhecimento de quem vai fazer isso. Curiosamente, muitos leigos optaram por comprar o DD em vez do DIS, apesar da advertência, e foram bem sucedidos. No entanto, é sempre necessário informar isso. A peculiaridade não está em fazer as ligações nem em montar o sensor, coisas que qualquer pessoa atenta às recomendações pode fazer, mas na definição do mapa de ignição. Se o DD não tivesse capacidade de ter um mapa de ignição configurável, ou seja, se mantivesse o ponto parado sem possibilidade de ser diferente, e ise sso fosse tecnicamente correto, não haveria esta ressalva.
Apesar de muita gente desconhecer o significado de um mapa de ignição e até achar que um ponto fixo é coisa normal ou aceitável, o desempenho do motor (potência e consumo) é altamente afetado por ele! Sim, pode-se até fazer com que um DD fique sem mapa definido, que faça o ponto "ficar parado", mas isso seria um desperdício! E um motor antigo, por causa da gasolina atual, requer um mapa diferente do original. Claro que se pode aplicar o mapa original e o motor funcionará, assim como funciona com o distribuidor, mas um motor com o mapa adequado ao novo combustível revela um desempenho até então desconhecido. Alguns motores são especial e positivamente responsivos quando se aplica o mapa certo, como é o caso do motor Ford OHC e o do Niva, dois exemplos de motores tidos como lerdos.
Toda (grande) modificação em um conjunto mecânico deve ser feita com responsabilidade e conhecimento de causa, por isso é sempre recomendável ter o apoio de um engenheiro mecânico (ou um técnico mecânico) independente.
Abraço a todos!
calhiandro
13/05/2011, 15:13
Estou loco para instalar esse DIS semana passada fui para minha primeira trilha e cai na besteira de não isolar o distribuidor do carro,então ele apagava sempre que esbarrava em muita água. Gostaria de saber se no Manual do DIS vem falando sobre esses mapas de ignição e a melhor escolha entre consumo e desempenho???. Não vejo a hora de instalar esse DIS. Aqui em garanhuns quem deve instalar esse equipamento é um cara que tem conhecimento de instalação de injeção eletrônica acho que o conhecimento dele deve ser suficiente para instalar. Olha já acho meu carro de desempenho muito bom, tem escape dimensionado e parte do cabeçote disseram que é trabalhada com a instalação do DIS melhora ainda mais? Fui para uma trilha e percebi que para os AP's originais ele tinha bem mais força.
Olá, Calhiandro.
O manual orienta sobre como fazer o remapeamento de um modo geral, pois o produto pretende ser universal, não específico para alguns tipos de motor. Ainda há de se considerar o exemplar do tipo de motor, que pode fazer com que o melhor ajuste para um não seja exatamente igual ao do amigo que tem um jeep com o mesmo tipo de motor! E o teu jeep, conforme você já comentou, tem várias particularidades!
Confiando isso a alguém com competência técnica, o que parece ser o caso da pessoa que você citou, não haverá dificuldade.
A comentada mudança de desempenho tem como referência o motor original. Quando se trata de um modificado, os resultados podem variar. Tem que ser considerado ainda que alguma otimização do mapa de ignição pode já ter feita, restando pouco ou nada a melhorar. Torço para que esteja reservada a você uma boa surpresa!
Abraço!
calhiandro
15/05/2011, 20:34
Opa Sérgio Raposo, garanto a você que a parte de ignição não foi mexida está tudo original a única coisa mexida foi o cabeçote e o escape que é dimensionado. Por isso, tenho certeza que terei um bom ganho de desempenho.
Blz! Aguardemos os resultados srsrrs
Abraço!