PDA

Ver Versão Completa : Filtro de Cabine Xterra



Trotta.79
02/05/2011, 07:35
Olá All,

Criei esse tópico pois acho a assunto de muita importância para proprietários de Xterra.

A Xterra Brasileira não possui filtro de ar condicionado (filtro de cabine). Por que? Eu não sei. Economia da Nissan talvez.

Mas como a fuligem de asfalto tá cada vez mais abundante, o filtro é muito importante para nossas narinas!

Na caixa do ar condicionado, atrás do porta luvas (6 parafusos philips retiram o porta luvas), há uma portinha para colocação dos filtros de cabine. No nosso modelo, essa portinha é fechada. Veja a foto:

Trotta.79
02/05/2011, 07:40
Para colocação dos filtros é necessário remoção dessas portinhas. Com uma faca amolada, é possivel fazer. Depois de removida as tampas, pode-se ver o evaporador e a sujeira do mesmo. É bom fazer uma boa limpeza e aplicar produto desinfetante. Usei lisoform spray.

Trotta.79
02/05/2011, 07:47
Após a higienização, coloca-se os filtros com o clip para travamento. São dois elementos como nas fotos. Os meu foram adquiridos na:

Beck/Arnley 143-0422055 - Beck/Arnley Cabin Air Filters - Overview - SummitRacing.com (http://www.summitracing.com/parts/BCK-042-2055/)


Mas pode ser encontrado em outras lojas com modelos até com cheirinho e anti-polen:

RockAuto Parts Catalog (http://www.rockauto.com/catalog/raframecatalog.php)

Trotta.79
02/05/2011, 07:49
Esta semana ainda posto mais algumas dicas para evitar poeira dentro da cabine.

Valeu.

Trotta.79
02/05/2011, 14:19
Continuando.....descobri em um forum argentino umas dicas para reduzir a poeira dentro da cabine. Foi um resumo muito bem feito por um camarada de lá. Está em casteliano mas é possível entender facilmente.

Basicamente ele fechou todas as saidas de ar, que servem de entrada em caso de muita poeira. E colocou um filtro de cabine na captação do ar. Achei interessante.

Trotta.79
02/05/2011, 14:23
Tenho usado também um purificador de ar, vendido no site chinês. Segundo a revista quatro rodas é o mais eficiênte do mercado. Tem no mercado livre mas no site chin~es o preço é imbatível, veja:

$4.25 - Cigarette Lighter Air Ionizer/Purifier - Air Refresheners (http://www.dealextreme.com/p/cigarette-lighter-air-ionizer-purifier-2148)

Compro vários de uma vez é muito barato

Valeu.

Leandro Salgado
02/05/2011, 22:58
Trotta, seria legal se conseguíssemos as referências desses filtros...


Continuando.....descobri em um forum argentino umas dicas para reduzir a poeira dentro da cabine. Foi um resumo muito bem feito por um camarada de lá. Está em casteliano mas é possível entender facilmente.

Basicamente ele fechou todas as saidas de ar, que servem de entrada em caso de muita poeira. E colocou um filtro de cabine na captação do ar. Achei interessante.

Trotta.79
02/05/2011, 23:07
Clica aqui: Beck/Arnley 143-0422055 - Beck/Arnley Cabin Air Filters - Overview - SummitRacing.com (http://www.summitracing.com/parts/BCK-042-2055/)

Ou aqui: More Information for ATP CF69 (http://www.rockauto.com/catalog/moreinfo.php?pk=2478434)

Valeu

Leandro Salgado
03/05/2011, 00:10
Desculpe Trotta, não expliquei, disse essa referências para os demais filtros propostos. O que acha desses filtros ?

[]'s

Trotta.79
03/05/2011, 06:43
Desculpe Trotta, não expliquei, disse essa referências para os demais filtros propostos. O que acha desses filtros ?[]'s

Leandro, eu não sei. Me parece que é o filtro de cabine do Corsa dividido em 3.

Essa mudança proposta pelo argentino é para quem realmente anda muito em poeira.

Valeu

Mattos
09/05/2011, 17:51
Trotta é exatamente como voce disse.
Pesquisei na internet e vi que nos EUA você encontra o filtro original. É barato.
As instruções são as mesmas ...

In-Cabin Microfilters 2000-2004 Xterra :: Nissan Parts, NISMO and Nissan Accessories - Courtesyparts.com (http://www.courtesyparts.com/nissan-cabin-microfilters-2000-2004-frontier-xterra-p-380.html)

Nissan In-Cabin Microfilters Installation Instructions - page 1 of 3 (http://www.courtesyparts.com/images/inst/B7200-00001_pg01.html)

Acho que vou adaptar o meu antes que fique com muita poeira.

Abs
Luiz Claudio

ZYKAO
29/05/2011, 09:35
Antes de comprar o filtro é interessante verificar se o modelo da sua X permite a colocacão, eu comprei o filtro do Mario a dele não serviu pensei que fosse pelo fato de ser eletronica, comprei e Mifu:freaking: rsrsr, na minha não serve tambem.

Seguem as fotos do meu modelo.

fpandur
31/05/2011, 16:09
Pelo que entendi, tem modelos de Xterra que não aceitam os filtros ? Achei que fosse tudo um único padrão de fabricação. Será que é pelo ano ou o quê ? Trotta e Zykao, qual o ano de suas viaturas ?

Trotta.79
31/05/2011, 17:47
A minha é 2004 e acho que a do Zykão também.

ZYKAO
31/05/2011, 22:13
A minha é 03/04, acho que tem mais a ver com lote de fabricacão.

fpandur
31/05/2011, 22:25
é, pelo visto não tem a ver com o ano mesmo. Vou tirar o porta-luvas da minha e ver como é, ela também é 03/04

Trotta.79
01/06/2011, 16:56
:parede: Puxa vida, o a Xterra do Lucas, aqui de BH, tb não aceita o filtro.

Até agora só a minha que tem lugar para os filtros do ar condicionado. :parede:

ZYKAO
01/06/2011, 17:56
Pô Trotta, só porque é o presidente a sua tem que ser diferente? rsrsrsrsrs

Trotta.79
24/06/2011, 11:13
Olha só,por acaso descobri que o filtro de cabine da Pathfinder 98-04 é o mesmo usado na Xterra.

Achei esse anúncio no mercado livre:
Filtro do Ar Condicionado 98'-04' Nissan Pathfinder 3.5 - R$ 70.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189040627-filtro-do-ar-condicionado-98-04-nissan-pathfinder-35-_JM)

Porém o custo fica em 100 reais 70 + 30 de frete. Se importar fica mais barato! kkkkkkk....

Mas derrepente na concessionária Nissan seja mais barato.

Valeu

Trotta.79
09/07/2011, 14:48
Porque que é importante filtro de cabine!!!

Leandro Salgado
09/07/2011, 21:15
Trotta, sem o filtro para onde vai essa sujeira ? kkk


Porque que é importante filtro de cabine!!!

Trotta.79
10/07/2011, 08:09
Trotta, sem o filtro para onde vai essa sujeira ? kkk


Fica lá, acumulando e mandando fungos e bactérias para dentro da viatura. Por isso, mesmo quem não tem possibilidade de adaptar o filtro, deve mandar limparar a caixa evaporativa e os dutos uma vez por ano.

Leandro Salgado
10/07/2011, 22:21
Vc que já mexeu, tem como tirar e limpar em casa ?


Fica lá, acumulando e mandando fungos e bactérias para dentro da viatura. Por isso, mesmo quem não tem possibilidade de adaptar o filtro, deve mandar limparar a caixa evaporativa e os dutos uma vez por ano.

sergio tozzi
12/07/2011, 18:46
OLA AMIGOS,

Comprei a minha tão sonhada XTerra... Demorei, procurei em vários Estados, pois queria uma verdadeira raridade, e acabei achando uma na minha cidade mesmo, Itapetininga-SP, de único dono, c/apenas 67.000 km. totalmente original, parece "zero" modelo 2006 c/MWM já eletronico. Estou muito satisfeito. Quanto ao filtro de ar da cabine, interessei-me pelo tópico porque tenho notado um cheiro de poeira na minha por alguns segundos, apenas quando desligo o ar frio condicionado e passo p/circulação. Seguindo as orientações dos amigos, retirei o porta luvas, mas a caixa de ar da minha não tem aquelas tampas citadas. A caixa é diferente sendo igual a da foto postada p/ZYKAO. Acredito que não tenha filtro. Será possível? Se ninguém puder ajudar, pretendo consultar a Concessionária Nissam. Abraços

NO - CT Santos/SP
13/07/2011, 01:04
Sérgio
A minha ficou hj na Nissan - Santos/SP e o mecanico simplesmente não sabe se tem ou não a cx kkkk
Como não estava la na hora não pude mostrar a ele ... assim terei que retirar um dia e ver ...

abs

Trotta.79
31/07/2011, 20:28
Vc que já mexeu, tem como tirar e limpar em casa ?

Leandro, tava notando que mesmo com filtro ainda havia aquele cheiro ruim quando se ligava o ar pela primeira vez no dia. E não tava gelando muito. Então, resolvi retirar o filtro para ver se havia poeira de mais nele depois de minha viagem a Delfinópolis.

Havia poeira no filtro sim, porém poeira recente. Soprei com ar e tirei o excesso. Mas reparei com calma o evaporador dentro da caixa de ar e percebi que 2/3 da colmeia estava bloqueada por uma "parede de barro endurecida (ui!)", mistura de anos sem filtro e humidade interna do ar.

Peguei uma bucha, da foto, e passei detergente com água e enfiei e retirei (ui!) várias vezes até ficar completamente limpo. Depois enfiei uma mangueira e joguei muita água lá dentro. A quantidade de barro que saiu foi impressionante.

Portanto, sugiro que todos mandem fazer uma higienização complena no evaporador. Apenas o filtro não basta.

NO - CT Santos/SP
01/08/2011, 23:05
Trotta
Meu ar condicionado não ta gelando ... é dificil retirar o filtro e fazer essa limpeza?

Ah depois desses "ui!", na proxima eleição do XTCB vou mudar o meu voto kkkkkkkkkkkkkk
abs


Leandro, tava notando que mesmo com filtro ainda havia aquele cheiro ruim quando se ligava o ar pela primeira vez no dia. E não tava gelando muito. Então, resolvi retirar o filtro para ver se havia poeira de mais nele depois de minha viagem a Delfinópolis.

Havia poeira no filtro sim, porém poeira recente. Soprei com ar e tirei o excesso. Mas reparei com calma o evaporador dentro da caixa de ar e percebi que 2/3 da colmeia estava bloqueada por uma "parede de barro endurecida (ui!)", mistura de anos sem filtro e humidade interna do ar.

Peguei uma bucha, da foto, e passei detergente com água e enfiei e retirei (ui!) várias vezes até ficar completamente limpo. Depois enfiei uma mangueira e joguei muita água lá dentro. A quantidade de barro que saiu foi impressionante.

Portanto, sugiro que todos mandem fazer uma higienização complena no evaporador. Apenas o filtro não basta.

Trotta.79
02/08/2011, 07:23
Trotta
Meu ar condicionado não ta gelando ... é dificil retirar o filtro e fazer essa limpeza?

Ah depois desses "ui!", na proxima eleição do XTCB vou mudar o meu voto kkkkkkkkkkkkkk
abs

Olá amigo,

Se a sua possui aquela portinha que pode ser retirada para colocação do filtro, então pode ser limpo por aquela entrada. Senão tem que mandar num oficina de ar condicionado. Desmontar a caixa evaporativa é muito complicado e é serviço especializado.

Valeu

NO - CT Santos/SP
02/08/2011, 22:45
Obrigado Trotta
Nesse final de semana vou tentar ver se tem a portinha ...
Ou mando pra oficina mesmo ...
abs

MaurícioBsb
09/08/2011, 11:33
Pessoal me tirem uma dúvida, vi que é necessário o uso de 2 unidades, quando comprar tenho que adiquirir dois, ou na caixa vem dois pequenos, to querendo comprar esse do ML: Filtro Do Ar Condicionado 98'-04' Nissan Pathfinder 3.5 - R$ 70,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-195945765-filtro-do-ar-condicionado-98-04-nissan-pathfinder-35-_JM)

MaurícioBsb
09/08/2011, 13:44
ZYKAO, me tire essa dúvida, é necessário comprar dois ou um só? ou na mesma caixa vem dois?, no fim de semana vou ver se na caixa do ar cabe o que esta no início do tópico!

ZYKAO
09/08/2011, 14:02
ZYKAO, me tire essa dúvida, é necessário comprar dois ou um só? ou na mesma caixa vem dois?, no fim de semana vou ver se na caixa do ar cabe o que esta no início do tópico!


O meu em uma caixa vieram os dois filtros. São colocados dois, há até o lugar de encaixe de um com o outro.
Tirando a tampa do porta-luva da para ver se tem ou não lugar para o filtro.

abs

marcio_bispo
01/05/2012, 12:00
Galera

Aqui no Centro-Oeste tem muita poeira, daquela bem fininha, estou querendo vedar minha viatura, pois eu e minha esposa temos rinite. Resgatei o esquema do pessoal da Argentina postado pelo Trotta, conforme o post abaixo. Mas estou pensando e não seria interessante vedar 100% a entrada de ar externa sob aquelas plásticos pretos onde estão instalados os limpadores do para-brisas. Praticamente só uso a circulação de ar, quase nunca o ar externo. O que vcs acham?



Continuando.....descobri em um forum argentino umas dicas para reduzir a poeira dentro da cabine. Foi um resumo muito bem feito por um camarada de lá. Está em casteliano mas é possível entender facilmente.

Basicamente ele fechou todas as saidas de ar, que servem de entrada em caso de muita poeira. E colocou um filtro de cabine na captação do ar. Achei interessante.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=289867&d=1304356583

MaurícioBsb
01/05/2012, 14:19
Galera

Aqui no Centro-Oeste tem muita poeira, daquela bem fininha, estou querendo vedar minha viatura, pois eu e minha esposa temos rinite. Resgatei o esquema do pessoal da Argentina postado pelo Trotta, conforme o post abaixo. Mas estou pensando e não seria interessante vedar 100% a entrada de ar externa sob aquelas plásticos pretos onde estão instalados os limpadores do para-brisas. Praticamente só uso a circulação de ar, quase nunca o ar externo. O que vcs acham?
Marcio, também moro no centro-oeste e usei esse esquema com filtro da pathfinder, ficou beleza, comprei o filtro de um usuário aqui do forum, mas vejo dificuldade em comprar os proximos, mas vi no ML para vender, link: Filtro Do Ar Condicionado 98-04 Nissan Pathfinder 3.5 - R$ 70,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234710441-filtro-do-ar-condicionado-98-04-nissan-pathfinder-35-_JM)

DieselPower
01/05/2012, 15:35
Mas estou pensando e não seria interessante vedar 100% a entrada de ar externa sob aquelas plásticos pretos onde estão instalados os limpadores do para-brisas. Praticamente só uso a circulação de ar, quase nunca o ar externo. O que vcs acham?

Amigão, não faça isto!
Se você vedar totalmente a entrada de ar, a respiração das pessoas no interior do veículo irá gerar uma saturação, onde a quantidade de O2 irá reduzir e a de Gás Carbônico aumentar.
A inalação deste "ar" poderá gerar sonolência ou até mesmo desmaios.
Por este motivo é que não devemos ficar longos períodos com a recirculação ligada. Deve-se sempre intercalar com momentos de entrada de ar novo, ou rápidas aberturas de janelas para a renovação do ar no interior da cabine.

marcio_bispo
02/05/2012, 22:39
Pois é, sem pánico, vc disse tudo: "rápidas aberturas de janelas para a renovação do ar no interior da cabine"


Amigão, não faça isto!
Se você vedar totalmente a entrada de ar, a respiração das pessoas no interior do veículo irá gerar uma saturação, onde a quantidade de O2 irá reduzir e a de Gás Carbônico aumentar.
A inalação deste "ar" poderá gerar sonolência ou até mesmo desmaios.
Por este motivo é que não devemos ficar longos períodos com a recirculação ligada. Deve-se sempre intercalar com momentos de entrada de ar novo, ou rápidas aberturas de janelas para a renovação do ar no interior da cabine.

mram29
03/05/2012, 21:11
Pessoal,
Esse filtro da Patfinder cabe na Xterra sem adaptações ?
Filtro Do Ar Condicionado 98-04 Nissan Pathfinder 3.5 - R$ 70,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234710441-filtro-do-ar-condicionado-98-04-nissan-pathfinder-35-_JM)

ZYKAO
04/05/2012, 08:12
Pessoal,
Esse filtro da Patfinder cabe na Xterra sem adaptações ?
Filtro Do Ar Condicionado 98-04 Nissan Pathfinder 3.5 - R$ 70,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234710441-filtro-do-ar-condicionado-98-04-nissan-pathfinder-35-_JM)

Marcos, já viu se a sua tem o local para instalacõ do filtro? a minha não tem, não deu para instalar, vendo a foto do ML parece ser igual.

MaurícioBsb
04/05/2012, 17:51
Pessoal,
Esse filtro da Patfinder cabe na Xterra sem adaptações ?
Filtro Do Ar Condicionado 98-04 Nissan Pathfinder 3.5 - R$ 70,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234710441-filtro-do-ar-condicionado-98-04-nissan-pathfinder-35-_JM)
Mram29, tem que ver na caixa do seu ar se term local para colocar o filtro ok!retire o portaluvas e olhe lá.

Áquila Jorge/PARACURU-CE
24/05/2012, 23:51
valeu, dei uma limpada geral na minha hoje, retirei as saidas de ar, e com uma flanela molhada e desinfetante, limpei tudo, tirei a direção, show de bola, só falta e encontrar aonde tem o filtro,

Áquila Jorge/PARACURU-CE
24/05/2012, 23:53
Moçada, alguém sabe aonde tem esse filtro em Fortaleza-Ce, ou aqui mesmo no Brasil e que mande via correio?
aguardo contato dos colegas....
ah o meu e-mail e: jetisemani@hotmail.com

Trotta.79
25/05/2012, 09:07
Moçada, alguém sabe aonde tem esse filtro em Fortaleza-Ce, ou aqui mesmo no Brasil e que mande via correio?
aguardo contato dos colegas....
ah o meu e-mail e: jetisemani@hotmail.com

Amigo, se ler o tópico desde o início, que não é grande, ficará mais informado.
Abs

Áquila Jorge/PARACURU-CE
25/05/2012, 10:34
BOM DIA, irmãos, aonde consigo o filtro, a minha é uma frontier 03, tirei o porta luva onde e é igualzinho a foto, como consigo o filtro e o valor;
e-mail: jetisemani@hotmail.com

aguardo contato

NO - CT Santos/SP
28/05/2012, 22:47
Joao Paulo
A minha é 04/05, e a sua qual ano é?
não abri ainda o porta luva pra ver como é kkkk
abs



Marcos, já viu se a sua tem o local para instalacõ do filtro? a minha não tem, não deu para instalar, vendo a foto do ML parece ser igual.

ZYKAO
29/05/2012, 07:48
Joao Paulo
A minha é 04/05, e a sua qual ano é?
não abri ainda o porta luva pra ver como é kkkk
abs


No, a minha é 03/04, mas não tem nada a ver com o ano, para o mesmo ano há lotes com sistema de ar que aceita o filtro e outros não.

NO - CT Santos/SP
04/06/2012, 18:09
Putz
Então terei que abrir pra ver ... Obrigado
abs


No, a minha é 03/04, mas não tem nada a ver com o ano, para o mesmo ano há lotes com sistema de ar que aceita o filtro e outros não.

Áquila Jorge/PARACURU-CE
06/06/2012, 11:19
bom dia, moçada, coloquei na minha, fiz uma adapatação com o filtro do ar-condicionado da doblô, FOI PRECISO apena cortar um pouco mais a cabine do ar, uns 02cm, ficou beleza, tirei também o ventilador do ar, NÃO AIDIANTA, limpar a cabine do ar, e não limpar o ventilador, TEM que limpar o ventilador também, limpei tudo e fiz a adapatação ficou MUITO BOM, VALEU PELA DICA.
AH, MOÇADA, mudando de assunto, a minha de vez enquando na marcha lenta, principalmente quando faço um percurso longo, e paro, tipo num sinal, fica um barulho de ferro ou como se fosse de corrente, TLECO, TLECO, TLECO, quando pisa na embreagem some, disseram que era o volante bi-massa, troquei tudo o kit de embreagem completo, volante massa rígida, platÓ, disco e atuador, mas ainda continuna, principalmente quanto está na alta e depois vc fica em ponto morto.
se alguém puder me ajudar, posta ai e manda no e-mail: jetisemani@hotmail.com

valeu abraços a todos e bom feriado.

MaurícioBsb
07/06/2012, 13:05
bom dia, moçada, coloquei na minha, fiz uma adapatação com o filtro do ar-condicionado da doblô, FOI PRECISO apena cortar um pouco mais a cabine do ar, uns 02cm, ficou beleza, tirei também o ventilador do ar, NÃO AIDIANTA, limpar a cabine do ar, e não limpar o ventilador, TEM que limpar o ventilador também, limpei tudo e fiz a adapatação ficou MUITO BOM, VALEU PELA DICA.
AH, MOÇADA, mudando de assunto, a minha de vez enquando na marcha lenta, principalmente quando faço um percurso longo, e paro, tipo num sinal, fica um barulho de ferro ou como se fosse de corrente, TLECO, TLECO, TLECO, quando pisa na embreagem some, disseram que era o volante bi-massa, troquei tudo o kit de embreagem completo, volante massa rígida, platÓ, disco e atuador, mas ainda continuna, principalmente quanto está na alta e depois vc fica em ponto morto.
se alguém puder me ajudar, posta ai e manda no e-mail: jetisemani@hotmail.com

valeu abraços a todos e bom feriado.

Aquila vc poderia colocar fotos desta adaptação? agradeço

Áquila Jorge/PARACURU-CE
08/06/2012, 09:51
Bom dia, COM CERTEZA Mauricio, no final de semana vou tirar o porta luva e bater as fotos inclusive do filtro do ar com a referência, beleza? ah se for limpar, limpa também o motor do ventilador, pois fica carbonizado das escovas e da poeira do asfalto, o meu estava horrível, preto total, limpei, com sabão em pó, e desinfetante, meu irmão ficou primeira, ah tó pensando de montar o oficina de limpesa de ar-condicionado para camionetas, ah, ah, ah, rsrsr, mas vou pensar no assunto, agente nota a diferença na hora, minha esposa também percebeu a diferença, até o meu rapaz de 04 anos percebeu, ficou show de bola. vou tirar as fotos e mando.

MaurícioBsb
08/06/2012, 19:23
Bom dia, COM CERTEZA Mauricio, no final de semana vou tirar o porta luva e bater as fotos inclusive do filtro do ar com a referência, beleza? ah se for limpar, limpa também o motor do ventilador, pois fica carbonizado das escovas e da poeira do asfalto, o meu estava horrível, preto total, limpei, com sabão em pó, e desinfetante, meu irmão ficou primeira, ah tó pensando de montar o oficina de limpesa de ar-condicionado para camionetas, ah, ah, ah, rsrsr, mas vou pensar no assunto, agente nota a diferença na hora, minha esposa também percebeu a diferença, até o meu rapaz de 04 anos percebeu, ficou show de bola. vou tirar as fotos e mando.

Tranquilo, eu mandei instalar na epoca um ventilador auxiliar no radiador do ar condicionado e de brinde ele lavou o motor da ventilaçao interna, na minha uso esse filtro da nissan Pathfinder que é meio carinho e dificil de achar por isso estou aguarando suas dicas, agradeço desde ja!

Áquila Jorge/PARACURU-CE
12/06/2012, 20:17
353072
boa noite Mauricio, irmão demorei, pq o final de semana foi puxado pra mim quase não tive tempo, mas tai, primeiro eu cortei do tamanho que era, na marcação amarela, depois cortei do tamanho para o filtro passar na marcação vermelha, limpei o condensador com desinfetante e uma escova, ah, companheiro e interessante que vc também limpe o ventilador, nas setas azuis, tire os parafusos com uma chave estrela, e desconecte a parte eletrica, muito fácil, com o ventilador em mãos abra ele todo e tire a carbonização inclusive do ventilador, dentro da caixa onde fica o ventilador passe uma esponja úmida e tire a poeira pois terá um pouco, com certeza, depois e só colocar nos locais, ah se tiver dúvida, trás aqui em Paracuru-Ce, que eu fação, rsrsrsrsrs, valeu irmão, avisa pra moçada de Fortaleza, que estou limpando o sistema de ar-condicionado de camionetas, quem se interessar, tó dentro, valeu campeão, boa semana.
Deus vos abençoe.

Áquila Jorge/PARACURU-CE
12/06/2012, 20:21
353073
ah, irmão ia esquecendo o filtro de ar-condicionado da doblô e muito barato, na minha ficou show de bola, valeu rapazeada pelas dicas

MaurícioBsb
12/06/2012, 20:44
353072
boa noite Mauricio, irmão demorei, pq o final de semana foi puxado pra mim quase não tive tempo, mas tai, primeiro eu cortei do tamanho que era, na marcação amarela, depois cortei do tamanho para o filtro passar na marcação vermelha, limpei o condensador com desinfetante e uma escova, ah, companheiro e interessante que vc também limpe o ventilador, nas setas azuis, tire os parafusos com uma chave estrela, e desconecte a parte eletrica, muito fácil, com o ventilador em mãos abra ele todo e tire a carbonização inclusive do ventilador, dentro da caixa onde fica o ventilador passe uma esponja úmida e tire a poeira pois terá um pouco, com certeza, depois e só colocar nos locais, ah se tiver dúvida, trás aqui em Paracuru-Ce, que eu fação, rsrsrsrsrs, valeu irmão, avisa pra moçada de Fortaleza, que estou limpando o sistema de ar-condicionado de camionetas, quem se interessar, tó dentro, valeu campeão, boa semana.
Deus vos abençoe.

Deixe ver se entendi, 1 - a minha ja foi aberto no tamanho e local original que vem na pickup onde uso o filtro da Pathfinder, entao para usar o filtro da doblô é necessario alargar um pouco mais a abertura né, 2 - o filtro da Doblo vi que tem dois tipos, o que usa e das mais novas? agradeço

Áquila Jorge/PARACURU-CE
14/06/2012, 10:09
BOM DIA, IRMÃO, é isso ai mesmo, depois a aba que fica pro lado de fora, tu prega com fita adesiva durex, daquela bem larga, como ta ai na foto, deu para entender legal olhando a foto, irmão, fiz na minha, e ficou muito bom, muito bom mesmo, agradeço a moçada que postou no site, show de bola.

se tiver novidade sobre qualquer assunto das camionetas manda ai, blz, valeu irmão, ótimo dia e bom fim de semana,
Que Deus vos abençoe.

Áquila Jorge/PARACURU-CE
14/06/2012, 10:11
ah, irmão ia esquecendo, vc deve conferir o ventilador, tirar os parafusos nas setas azuis e desconectar o fio, ok, e limpar tanto o ventilador, olhar como estão as escolas e também a caixa interna do ventilador, com uma esponja úmida e desinfetante da pra limpar bem, muito bom, ok.

Dios vos bendiga, amiem

rubemnet
18/09/2012, 23:36
Porque que é importante filtro de cabine!!!


Trotta, tentei retirar essa caixa do ar e não consegui... Ô trem cumplicado, sô!

rubemnet
18/09/2012, 23:42
Olá amigo,

Se a sua possui aquela portinha que pode ser retirada para colocação do filtro, então pode ser limpo por aquela entrada. Senão tem que mandar num oficina de ar condicionado. Desmontar a caixa evaporativa é muito complicado e é serviço especializado.

Valeu


Fui tentar tirar e acabei desmontando a pantera toda, menos a p* da caixa... heheheh!! Puts! Afff!

Trotta.79
19/09/2012, 09:11
Trotta, tentei retirar essa caixa do ar e não consegui... Ô trem cumplicado, sô!

Não precisa desmontar a caixa de evaporação, basta abrir uma passagem para para colocar o filtro como nas fotos. Retirar essa caixa é só para quem mexe com isso.
Abs.

LEONARDORAZO
20/09/2012, 00:31
Não precisa desmontar a caixa de evaporação, basta abrir uma passagem para para colocar o filtro como nas fotos. Retirar essa caixa é só para quem mexe com isso.
Abs.

Ok, mas também torna se quase impossivel de limpar ela por dentro,certo ?

Abço

MaurícioBsb
14/10/2012, 18:46
Atualizando, seguindo o conselho do colega Áquila, comprei o filtro de cabine da Doblô anos 2002 em diante FC0907, comprei um limpa ar condicionado da mundial Prime ervas e alarguei um pouco a entrada do filtro pois usava o da Pathfinder, a economia ja valeu a pena, filtro doblo R$20,00, entra um pouquinho na marra mais nada complicado estou limpando uma vez por ano e não estava muito sujo o filtro como na primeira vez, mas bastante fuligem negra e 2 folhas que só Deus sabe como entrou no sistema, meti um jato da catcher com sabão extra forte limpa forno deixando agir por 30 segundos e logo depois o limpa ar, ficou show e perfumado, então recomendo a dica do amigo!

LEONARDORAZO
14/10/2012, 23:25
Atualizando, seguindo o conselho do colega Áquila, comprei o filtro de cabine da Doblô anos 2002 em diante FC0907, comprei um limpa ar condicionado da mundial Prime ervas e alarguei um pouco a entrada do filtro pois usava o da Pathfinder, a economia ja valeu a pena, filtro doblo R$20,00, entra um pouquinho na marra mais nada complicado estou limpando uma vez por ano e não estava muito sujo o filtro como na primeira vez, mas bastante fuligem negra e 2 folhas que só Deus sabe como entrou no sistema, meti um jato da catcher com sabão extra forte limpa forno deixando agir por 30 segundos e logo depois o limpa ar, ficou show e perfumado, então recomendo a dica do amigo!

Mauricio, estou tomando coragem para fazer essa limpeza...
Vc poderia me dizer qual seria esse sabão ? o limpa ar seria o ( bom ar )? e outra coisa, posso mandar agua na pressão dentro da caixa ?
Obrigado e um abraço

MaurícioBsb
15/10/2012, 08:30
Mauricio, estou tomando coragem para fazer essa limpeza...
Vc poderia me dizer qual seria esse sabão ? o limpa ar seria o ( bom ar )? e outra coisa, posso mandar agua na pressão dentro da caixa ?
Obrigado e um abraço
LEONARDORAZO, o sabão é um utilizado em lava jato para limpar chassis ele é bem roxo quase cor de suco de uva, vai no lava jato que eles te dão um pouco, eu meti água sem dó e não teve problema apenas precisei alargar um pouco a entrada para caber o filtro da Doblô, o produto é da mundial prime para limpar ar condicionado mesmo à venda no MLe é baratinho, veja abaixo
http://img1.mlstatic.com/limpa-ar-condicionado-automotivo-mundial-prime-200-ml_MLB-O-2747539880_052012.jpg

RODVOTISCH
13/10/2013, 19:57
Amigos,

Penso em trocar o filtro da minha frontier 2003 ..as dimensoes do filtro sao essas? Do primeiro link ou do segundo?

Se for o preço esta muito bom ....

Aliexpress.com : Buy WIX24683 low price wholesale black carbon car cabin air filter for Nissan 27274 EA000 auto part25.8*10.1*2.5CM CUK2623 from Reliable cabin air filter suppliers on Jaina Kuang's store (http://www.aliexpress.com/store/product/WIX24683-low-price-wholesale-black-carbon-car-cabin-air-filter-for-Nissan-27274-EA000-auto-part25/513458_889330292.html)


CU28082 wholesale high efficiency car white fiber cabin air filter for Nissan 2G030 70100 auto part 16.3*10.4*2.4cm WIX24863-in Air Filters from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/High-efficiency-cabin-filter-air-filter-housing-airman-compressor-pre-filter-media-air-handling-unit-air/601856660.html)

HERICK
14/10/2013, 06:43
Amigos,

Penso em trocar o filtro da minha frontier 2003 ..as dimensoes do filtro sao essas? Do primeiro link ou do segundo?

Se for o preço esta muito bom ....

Aliexpress.com : Buy WIX24683 low price wholesale black carbon car cabin air filter for Nissan 27274 EA000 auto part25.8*10.1*2.5CM CUK2623 from Reliable cabin air filter suppliers on Jaina Kuang's store (http://www.aliexpress.com/store/product/WIX24683-low-price-wholesale-black-carbon-car-cabin-air-filter-for-Nissan-27274-EA000-auto-part25/513458_889330292.html)


CU28082 wholesale high efficiency car white fiber cabin air filter for Nissan 2G030 70100 auto part 16.3*10.4*2.4cm WIX24863-in Air Filters from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/High-efficiency-cabin-filter-air-filter-housing-airman-compressor-pre-filter-media-air-handling-unit-air/601856660.html)
Os amigos tem adaptado o da Pathfinder, que cabe certinho no buraco que se abre, porém mais caro, o mais em conta é o do Fiat Doblò, mas tem que abrir mais o buraco, verifique antes se o tua caixa evaporadora tem a possibilidade de abrir essa passagem, para abri-la tem que tirar o porta-luvas, um forte abraço.:curtir:

RODVOTISCH
17/10/2013, 10:01
Obrigado Herick... Ja comprei o filtro original no ebay ... consegui ver que na minha é possivel fazer a abertura para colocação do filtro.
Inclusive consegui ver sem a retirada do porta luvas... por baixo da para ver que tem a abertura.
Agora esperando chegar para fazer a limpeza... o que é melhor aplicar o produto sem o filtro e depois colocar o filtro ou colocar o filtro e aplicar o produto para limpeza?
Obrigado

DieselPower
27/10/2013, 18:27
Depois de 2 anos do último furo nos canos de alumínio do AC, a tormenta retornou... Desta fez foi próximo ao radiador de água...
Solda realizada, encanamento encapado com borracha e depois com conduíte corrugado para proteger...
Nem tudo neste veículo foi projetado para aguentar a vibração do Sprint!
Aproveitei o serviço para adaptar o filtro de ar.
Eu utilizei o do FIAT Siena/Doblo... Serve perfeitamente, não precisa cortar nada...
Tinha pedaços de galho e folhas dentro do evaporador.
Também realizei uma limpeza geral! Agro sim AC 100% e sem cheiro de poeira!!


https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q71/1391905_376270579170575_1689693038_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q71/1380632_376271102503856_565641805_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q71/1383921_376271049170528_48459665_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/q71/625566_376271272503839_500245147_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/q71/1384377_376271135837186_1281654703_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/q71/1396007_376271352503831_1466600851_n.jpg
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q71/1378083_376271185837181_1581575233_n.jpg

HERICK
28/10/2013, 06:53
Quando fiz o serviço de limpeza na minha caixa evaporadora tive que trocar a resistência que faz a passagem do ar frio, esqueci agora o nome da peça e foi dado uma geral tanto na caixa quanto no sistema inteiro do a/c, muito lodo e folhas, o radiador então estava imundo, aproveitei e coloquei mais uma ventoinha elétrica hehehehhehe, agora gela parado no calorzão do RJ!

RODVOTISCH
17/03/2014, 09:47
Fiz o da minha frontier esse fim de semana... realmente nao é complicado, a retirada do porta luvas é bem simples..só precisa ficar atento ao sentido do ar ao se colocar o filtro ...

Muito bom o resultado ... Agora vou investir em um Body Lift discreto ...

455089455090

LEONARDORAZO
17/03/2014, 10:06
Quando fiz o serviço de limpeza na minha caixa evaporadora tive que trocar a resistência que faz a passagem do ar frio, esqueci agora o nome da peça e foi dado uma geral tanto na caixa quanto no sistema inteiro do a/c, muito lodo e folhas, o radiador então estava imundo, aproveitei e coloquei mais uma ventoinha elétrica hehehehhehe, agora gela parado no calorzão do RJ!

Herick , aonde fez a instalação da ventuinha eletrica ?

Abs

Fabricio Oliveira
26/01/2015, 19:35
Fiz o da minha frontier esse fim de semana... realmente nao é complicado, a retirada do porta luvas é bem simples..só precisa ficar atento ao sentido do ar ao se colocar o filtro ...

Muito bom o resultado ... Agora vou investir em um Body Lift discreto ...

455089455090

Amigo, qual o filtro que comprou parar poder adaptar??? tenho visto varias adaptacoes porem nao sei qual é compativel !!!

abs

ZEUSBULL
08/02/2016, 16:38
uma pergunta ficou em aberto:

quem tem aquela caixa diferente, das mais novas, tem que fazer o que?
não tem como adaptar?

alguem abriu pra limpar?

mfdomingues
08/02/2016, 21:06
uma pergunta ficou em aberto:

quem tem aquela caixa diferente, das mais novas, tem que fazer o que?
não tem como adaptar?

alguem abriu pra limpar?

Zeus, que tem a caixa que não aceita filtro (ou até mesmo as que aceitam) tem que ir em uma especializada para desmontar toda a unidade evaporadora e mandar limpar tudo.

É meio complicado de desmontar em casa, melhor ir em algum local para garantir a limpeza completa.

A minha inclusive estava tão suja (minha viatura também não tem filtro de polem) que estava bloqueando a vazão de ar para dentro da cabine, tanta fuligem que o induzido do ventilador queimou, tive que trocar.

Da uma olhada, porque ficar respirando fungos e bactérias é complicado, minha esposa vivia reclamando de amidalite, depois que limpei conseguiu amenizar um pouco. Mas ela ainda reclama, acho que é mal de mulher.

Almir Gilberto Trentini
17/05/2017, 10:13
[QUOTE=Trotta.79;1432509]Olá All,

Criei esse tópico pois acho a assunto de muita importância para proprietários de Xterra.

A Xterra Brasileira não possui filtro de ar condicionado (filtro de cabine). Por que? Eu não sei. Economia da Nissan talvez.

Mas como a fuligem de asfalto tá cada vez mais abundante, o filtro é muito importante para nossas narinas!

Na caixa do ar condicionado, atrás do porta luvas (6 parafusos philips retiram o porta luvas), há uma portinha para colocação dos filtros de cabine. No nosso modelo, essa portinha é fechada. Veja a foto:[/QU

Gostaria se possivel de uma foto de quais os 6 parafuso da xterra do porta luva pra tirar..

Lemalz
27/11/2018, 12:59
Bom o tópico ta meio antigo mais li ele todo , pois só agora resolvi trocar o filtro da minha.

Bom para fazer a limpeza do evaporador é só seguir as orientações deste vídeo o cara mostra como retira ele e radiador do ar quente que fica dentro da cabine do possante.

Climate Control Heater Core A/C Evaporator Removal - Nissan Frontier Xterra - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=7AZBh5jwqIg)


vi a galera falando em adaptar o filtro da doblo estive olhando e achei ele menor em comprimento e não cobre toda a área da comeia do evaporador.

tava pensando em adaptar manta filtro de ar condicionado de janela que dá para cortar em qualquer medida tipo esse.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-772821044-manta-filtrante-ar-condicionado-rolo-1-m-x-1m-x-4mm-_JM