Ver Versão Completa : nao engada a caixa automatica cherokee sport
alexandreodecam
01/05/2011, 18:16
Ola pessoal, minha cerokee comecou com um problema de nao engatar fria, tenho que dar umas aceleradas ate mais ou menos 3 mil giros para ele engatar, apos isso saio sem problemas e ela faz todas as marchas, mas se eu desengatar ainda com ela fria volta o problema, isso comecou quando estava com um problema de injecao que ela estava com mistura pobre, consertei isso, agora passou a ser frequente, troquei todo o oleo, abri o carter e limpei o filtro, nao havia nada de limalha e nenhum residuo dos discos, o oleo estava marrom, alguem pode me ajudar? abraco a todos..
andretomasi
01/05/2011, 18:27
Tu trocou o óleo do câmbio? Colocou o óleo certo? Tem certeza que está no nível?
Tu acelera até 3 mil giros, aí ela sai devagarinho ou dá um tranco quando engata?
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Wilsonaa
01/05/2011, 19:06
Tu trocou o óleo do câmbio? Colocou o óleo certo? Tem certeza que está no nível?
Tu acelera até 3 mil giros, aí ela sai devagarinho ou dá um tranco quando engata?
[ ]'s
Fala ai meu caro andretomasi , pegando carona nas sua perguntas , vai ai mais umas para o
alexandreodecam
Quando voce consertou problema de injeção , você desligou a bateria ?
Já tentou dar um reset no modulo com um scaner ?
As respostas a todas estas perguntas nos ajudara a tentar um diagnostico .
T+
Wilson
DR CHRYSLER
02/05/2011, 12:39
boa tarde amigo
se isso só acontece fria 95% de chance de ser nivel de oleo baixo na transmissão
se vc liga ela demora muito pra engatar ou vc tem que acelerar pra ela engatar e da um tranco forte
pode conferir o nivel ok
vamos la
ligue o carro deiche ele aquecer bem
não faça nada sem ele estar ja a um tempo na casa dos 100 graus ok
veiculo tem que estar no terreno plaino ok
pegue um pano e remova a vareta de oleo da transmissão
limpea e verefique na propria vareta vem a identificação do tipo de oleo recomendado(existe uma identificação sobre o dextron II
vc vai usar o dextron III ok se não tiver o original
na propria vareta vc pode procurar que esta escrito o nivel maximo aonde é,vai estar escrito hot pois tem que ser bem quente com o carro ligado ok e tambem vai dizer a posição da alavanca se é em neutral(neutro)ou se é em park (alavanca na posição p)
amigo a entrada de oleo é pelo mesmo tudo da vareta então vc com certeza vai precisar de um funil com a ponta fina
cuidado na hora de colocar vai com calma e coloque em pequenas proporção,pois o liquido pode derramar por falta de entrada de ar ok
espero que tenha ajudado o amigo
DR CHRYSLER
alexandreodecam
09/05/2011, 09:59
deixei a xj na oficina estao fazendo uma limpesa do corpo de valvula, pensamento positivo que isto resolva, se alguem tiver alguma luz, fique a vontade, abraco a todos
alexandreodecam
09/05/2011, 17:30
fizemos hoje a limpeza do corpo de valvulas e testamos os solenoides e nada continua a mesma coisa, vou recaptular como ela esta,
iniciou com um problema nos bicos injetores dai comecou a enlouquecer a cx, ou seja nao engatava, mas quando passava para o gas ela (cx) ficava falhando umas 2 ou 3 ligadas e depois ficava boa e podia ligar, desligar dar re mudar de marcha, andei ate um mes assim, era so colocar na gasolina que voltavao problema, apos troquei os bicos injetores e resolvi a gasolina mas ai passou a dar problema tambem no gas, e nao se aprumou mais agora o que acontece e o seguinte, se ela estiver fia preciso esperar chegar no 100 e aumentar o giro a mais ou menos 2500RPM da engata e funciona perfeitamente, ate eu passar para N ou P, dai comeca tudo denovo, se ela estiver mais quente pode ate engatar em menos giro tipo 1400RPM, , o oleo troquei todo, esta um pouco sujo do oleo anterior mas troquei praticamente todo, o filtro e novo, troquei junto com o oleo, agora na ré o carro esta perfeito, pode estar frio que engat
andretomasi
09/05/2011, 22:47
Passou no scanner? Ou tentou ver os códigos de erro no painel?
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Rones Jr
10/05/2011, 11:27
Verifique o aterramento do carro. Tive algo parecido com a XJ por conta disto.
alexandreodecam
10/05/2011, 20:01
Verifique o aterramento do carro. Tive algo parecido com a XJ por conta disto.
onde fica o aterramento?
andretomasi
10/05/2011, 20:05
Confere o cabo negativo da bateria, o próprio cabo e o local onde ele conecta na carroceria, se não tem ferrugem ou mal-contato.
E afinal, tentou ver os códigos de erro dela? Dá pra ver no painel mesmo, sabe fazer o teste na chave?
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alexandreodecam
11/05/2011, 12:12
nao aparecu nada relativo a cambio
Confere o cabo negativo da bateria, o próprio cabo e o local onde ele conecta na carroceria, se não tem ferrugem ou mal-contato.
E afinal, tentou ver os códigos de erro dela? Dá pra ver no painel mesmo, sabe fazer o teste na chave?
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andretomasi
11/05/2011, 13:55
Que códigos apareceram?
Conferiu o aterramento? Conectores do módulo?
Podia dar uma limpada no sensor de posição do câmbio também, é rápido e fácil de fazer.
Não ficou bem claro o problema, o que acontece com ela fria? Se tu coloca em D, ela dá o "tranquinho"? Se tu acelera em D, fica patinando e quando a rotação sobe ela anda? Ou não sai do lugar e parece que está em neutro?
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alexandreodecam
11/05/2011, 20:22
ao ligar ela fria coloco em D e ela nao se mexe como estivesse em N acelero e nada, apos a temperatura chegar a 100 dai dou uma acelerada de 2000 giro dai sim da aquele tranco, e ela anda sem nenhum problema, ate colocar novamente no N, assim volta todo o problema denovo, a diferenca e que agora com 1400 giros ela ja engata, mais uma coisa para enlouquecer, desde ontem demanha esta acontecendo uma coisa diferente, ou seja, ela fria esta dando o tranco aquele, dai arranco mas ele anda uns 30 metros e comeca a patinar dai tenho que esperar esquentar d volta ao relatado anteriormente, ou seja so engata com 1400 giros.
Que códigos apareceram?
Conferiu o aterramento? Conectores do módulo?
Podia dar uma limpada no sensor de posição do câmbio também, é rápido e fácil de fazer.
Não ficou bem claro o problema, o que acontece com ela fria? Se tu coloca em D, ela dá o "tranquinho"? Se tu acelera em D, fica patinando e quando a rotação sobe ela anda? Ou não sai do lugar e parece que está em neutro?
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andretomasi
11/05/2011, 23:37
Conferiu o sensor de posição do câmbio? Pode ser também o sensor do acelerador - TPS, a válvula IAC que controla a lenta, teria que testar um monte de coisa pra ver o que está influenciando..
Se tu quiser posso dar uma olhada nela, onde tu está em Poa?
Ou se quiser posso indicar uma oficina pra darem uma olhada, tem um amigo aqui do fórum que só trabalha com Cherokees e 4x4s.
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Wilsonaa
12/05/2011, 00:10
Voce já experimentou dar uma regulada no cabo do Quick Down ?
T+
Wilson
alexandreodecam
12/05/2011, 18:30
Ja regulei o cabo, de todas as maneiras, acabei abrindo,:parede: mas parece que era sugeira e um disco gasto, a caixa esta podre por dentro, fica o recado a todos, troquem seus oleos no prazo certo e de preferencia sempre o mesmo oleo, marco e modelo Dexron3, ate nao foi tao ruim, depois de aberto vimos que o estado geram era bom, agradeco a todos o empenho, mas marchei nessa, qualquer novidade posto aqui, um abraco a todos.
alexandreodecam
26/05/2011, 13:30
Ola pessoal, bom abri a minha CA e pra minha surpresa, estava podre de sugeira por dentro, uma pasta morrom grudenta, comprei um kit a maioria dos orings estavam totalmente ressecados, e algumas ate rachadas, o resto estava perfeito, o disco das 1 estava querendo queimar, acabei trocandos tambem os discos, resumindo ficou muito bom, valeu a pena, entao e isso, abraco a todos.
MARCELOLUCHESI
30/05/2011, 14:42
Alexandre passe o contato do mecanico que abriu a caixa para você......sabe como é um dia nós aqui do Sul podemos precisar.
Um abraço
Marcelo
Leonardo Raffi
04/02/2012, 07:58
Oi andre e demais colegas... ontem quando íamos sair para uma trilha, eu com a cheroka do meu cumpadre parei na sinaleira e depois ela não quis sair do lugar não adiantou acelerar,..mexi na alavanca e nada, desliguei ela... fiz funcionar em varias posições e ela andou uns 200 metros e parou de novo, mesma coisa..desliguei... fiz funça de novo andei mais uns 200 m e fui até chegar na casa do meu cumpadre...ela estava na eletrica para conserto do arranque, alternador e troca de correia...
ja apresentou este problema uma vez veio de guincho e numa determinada oficina só trocaram o oleo e ela funça algum tempo...agora de novo..
pergunto
é grave doutor???
sintoma de que??? funcional ??? eletrico....???
no aguardo das opiniões...
ele deve levar num unico especialista aqui em Pelotas....
mas sera q em porto alegre nao seria melhor... qual indicação...
um detalhe q lembrei... na primeira parada eu colquei a palanca em p e quem disse q saia depois... o botao de apertar com o polegar nao se mexia... fiz algo errado ou ela esta dando um sinal...falta de sensor sei la...
andretomasi
04/02/2012, 14:59
Leonardo, explica melhor como é o problema, faz alguns testes.
1. Quando acelera em D, ela nem se mexe? Ou balança como se estivesse tentando sair mas travada?
2. Quando engata o ré ela anda? Acende a luz do ré?
3. Se engatar a reduzida, ela anda? Dá um tranquinho quando engata?
4. O nível do óleo está correto?
Pelo que descreveu do problema pra tirar do P, pode ser que o acionamento do câmbio esteja solto, dá uma conferida nos cabos da alavanca e nos braços pra ver se está tudo firme.
Depois de verificar isso tudo, se não descobrir o problema, poderia tentar desconectar o módulo da caixa e ver se ela anda no modo de segurança. Aí fica sabendo se o problema é elétrico ou mecânico.
[ ]'s
Leonardo Raffi
04/02/2012, 16:29
ai Andre...
1- não se meche por mais q acelere...
2- ré tbem nao se meche.. luz... q luz painel... ou la atras na sinaleira (desculpa se perguntei bobagem) mas vou ver...
--bem antes do aconteciddo ao retira da oficina eletrica engatei a ré e nada ai tive q acelerar para ele se mecher...
3- nao testei a reduzida,, vou ver
cabos vou ver
modo de segurança... como ficaria o comportamento desconetado se tivsse normal..
valeu por enquanto andre
abraços
Sergio Rocha
04/02/2012, 18:17
Troque o óleo. 99% de probabilidade de ser isso. Se já aconteceu antes, seu óleo deve estar esquentando muito. Não deixe de trocar tb o filtro. Só lavar não adianta, quebra o galho mas logo volta a dar o problema.
Essas caixas duram mais que o carro, desde que mantenha o óleo no nível ( mede-se com o motor funcionando) e no prazo de troca.
Já passei por isso.
[]´
andretomasi
04/02/2012, 21:02
Repetindo o que o Sérgio disse, não respondeste à 4a pergunta: o óleo está no nível? Que óleo foi colocado nela?
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Leonardo Raffi
04/02/2012, 22:08
sergio e andre.... o leo foi trocado por um mexanico mas serralheiro de mao cheia....
vou verificar o nivel do oleo na segunda e nem vou perguntar q oleo foi usado ...vou pedir p trocar para...qual...ATF-2 (Dexron III) Dexron III da BR, ou recomenda outros....texaco texamatic 7450
o que é OH-49-TDX
curiosidade como se comporta no modo de seurança....
o carro é do meu cumpadre na sexta demos um duro para terminar pois estava numa eletrica pois tinha trvdo olamento do alternador e ai rompeu a correia(balzer V6 por 80 pila) e o arranque pifou e nao achava o benzer... e compramos um novo por 750... tirei da eletrica e na primeira sinaleira ficou..horario de pico.. mas de tanto mexer liga e desliga acelera e tal..qdo ligava eu ja sentia q o cambio voltou a funcioanar e ai eu andava ..só q ao parar d acelerar ai ela ficava sem tração de novo .. e se repetia o procedimento...
Leonardo Raffi
04/02/2012, 22:27
vou relatar uma coisa ela ficou para lavar uns dias.... e deixaram ela com a chave desligada porem toda virada ou seja consumia energia... e ai a bateria ficou morta q teve q ser carregada nesta eletrica visto q a cheroka foi de guincho... e o cara disse q a bateria custou a ressuscitar de tanto zerada q estava...
isto pode influenciar alguma coisa nos eletronicos da caixa...
Pessoal insisto qual a referencia do oleo para cheroka sport 98
e o filtro... vou trocar
o filtro onde consegui pela internet...aqui em pelotas tenho quase certeza q nao acharei...
que tal este exemplo do ml
Filtro Câmbio Automático Com Junta Carter - Cherokee Sport - R$ 134,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222030472-filtro-cmbio-automatico-com-junta-carter-cherokee-sport-_JM#questionText)
Andre ai em POA... qual loja talvez seja mais rapdo
abraços
andretomasi
05/02/2012, 01:12
Leonardo,
OH-49-TDX é o nome do óleo da BR que é de especificação DEXRON III.. uso esse na XJ e recomendo que use também, na maioria dos mexânicos e postos eles colocam ATF comum, que acaba dando problema.
No modo de segurança ela só anda de primeira até terceira, e você vai trocando as marchas na alavanca "manualmente". A posição 1-2 na alavanca é a 1a marcha, a posição 3 na alavanca é a 2a marcha, e a posição D é a 3a marcha.
[ ]'s
Leonardo Raffi
05/02/2012, 08:39
ok.. valeu e obrigago..retorno com resultados...
Sergio Rocha
05/02/2012, 09:17
Leonardo,
OH-49-TDX é o nome do óleo da BR que é de especificação DEXRON III.. uso esse na XJ e recomendo que use também, na maioria dos mexânicos e postos eles colocam ATF comum, que acaba dando problema.
No modo de segurança ela só anda de primeira até terceira, e você vai trocando as marchas na alavanca "manualmente". A posição 1-2 na alavanca é a 1a marcha, a posição 3 na alavanca é a 2a marcha, e a posição D é a 3a marcha.
[ ]'s
Exatamente isso. Eu uso o óleo da Texaco, e tb estou satisfeito.É muito importante o uso do óleo correto.Tanto o BR como o Texaco são excelentes.
[]´
Wilsonaa
05/02/2012, 21:02
vou relatar uma coisa ela ficou para lavar uns dias.... e deixaram ela com a chave desligada porem toda virada ou seja consumia energia... e ai a bateria ficou morta q teve q ser carregada nesta eletrica visto q a cheroka foi de guincho... e o cara disse q a bateria custou a ressuscitar de tanto zerada q estava...
isto pode influenciar alguma coisa nos eletronicos da caixa...
Pode Sim !!, Alias se ela estava normal antes disso , provavelmente ele entrou em limp -in ou "default" modo , o andretomasi pode te dar maiores detalhes no caso das XJ
T+
Wilson
alexandreodecam
14/11/2012, 15:45
Conferiu o sensor de posição do câmbio? Pode ser também o sensor do acelerador - TPS, a válvula IAC que controla a lenta, teria que testar um monte de coisa pra ver o que está influenciando..
Se tu quiser posso dar uma olhada nela, onde tu está em Poa?
Ou se quiser posso indicar uma oficina pra darem uma olhada, tem um amigo aqui do fórum que só trabalha com Cherokees e 4x4s.
[ ]'s
oi Andre estou com um problema parecido, a minha quando fria da uns tracos nao fortes na mudanca de marchas, ja ftroquei o meu kit master a uns 9 meses, e tinha ficado excelente, isso comecou a uma semana, troquei o olei fiz uma baita limpesa no filtro que ja era novo, e nada, tem ideia do que pode ser, sou de pORTO ALEGRE, ABRACO
gatferro
21/11/2012, 21:39
as caixas do jeep tem de levar oleo atf+4 se levar outro tipo de óleo ela vai começar a falhar
para se colocar óleo na caixa tem de se deixar aquecer o motor e colocar a caixa na posição N e coloca-se o óleo com o motor a trabalhar.
para ver o nivel de oleo é a mesma coisa
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