Conectar

Ver Versão Completa : Suzuki vende SX4 sem peito de aço

pedrothiagos
30/04/2011, 11:11
Olá pessoal,

Comprei um suzuki Sx4 dia 18/04/11. Primeiramente foi uma dificuldade enorme para emplacar o carro, pois o chassi não estava cadastrado no detran e isso me custou 4 idas ao emplacamento sem sucesso.

Segunda coisa é: Eles me venderam um carro 4x4 SEM PEITO DE AÇO e o melhor, não me avisaram! Na primeira estradinha de terra que peguei, furou o carter.Mas o que esperar de uma montadora que fugiu do país???

Ora, todos carros que tive na vida vieram com peito de aço, até meu gol bola. Que aliás já passou pela mesma estradinha de terra inteiro.

Isso é uma espécie de armadilha da suzuki? Estou revoltado, pois comprei um carro de 60 mil, que se diz 4x4 e já está na oficina.

Por tanto fiquem espertos e se forem comprar um suzuki, olhem em baixo!!!!

edu_
02/05/2011, 13:12
Olá pessoal,

Comprei um suzuki Sx4 dia 18/04/11. Primeiramente foi uma dificuldade enorme para emplacar o carro, pois o chassi não estava cadastrado no detran e isso me custou 4 idas ao emplacamento sem sucesso.

Segunda coisa é: Eles me venderam um carro 4x4 SEM PEITO DE AÇO e o melhor, não me avisaram! Na primeira estradinha de terra que peguei, furou o carter.Mas o que esperar de uma montadora que fugiu do país???

Ora, todos carros que tive na vida vieram com peito de aço, até meu gol bola. Que aliás já passou pela mesma estradinha de terra inteiro.

Isso é uma espécie de armadilha da suzuki? Estou revoltado, pois comprei um carro de 60 mil, que se diz 4x4 e já está na oficina.

Por tanto fiquem espertos e se forem comprar um suzuki, olhem em baixo!!!!

Tu compro o tipo errado de 4x4.Esse 4x4 é tipo subaru de uso na cidade.Mas realmente devia vir com protetor de carter.Mas pra furar o carter essa estradinha n é tão leve.Pra ir na fazenda do pai pego 12 km de estrada de chão e nunca pegou embaixo com logan,ka,astra,...

nanito
02/05/2011, 16:06
Tu compro o tipo errado de 4x4.Esse 4x4 é tipo subaru de uso na cidade.Mas realmente devia vir com protetor de carter.Mas pra furar o carter essa estradinha n é tão leve.Pra ir na fazenda do pai pego 12 km de estrada de chão e nunca pegou embaixo com logan,ka,astra,...

Se a estrada é boa ou ruim não interessa, até em estacionamento, batendo naqueles blocos de concreto pode detonar o cárter. A questão é um carro de 60 paus não vir com uma chapinha de 2mm de aço aparafusada por baixo, é muita chinelagem mesmo. Mas no Brasil é assim mesmo, paga-se mais de 40 paus por carro que não tem freio a disco nas 4 rodas...

MATOSWR
02/05/2011, 20:25
Acho que o pessoal sempre confunde....4x4 é uma coisa...carro off-road é outra. Todo off-road é 4x4, mas nem todo 4x4 é off-road. Off-road de verdade nao precisa de protetor de carte. Já viu um pra toyota? rs O Sx4 é um 4x4, bom pra quem anda na neve, na pista molhada ou quem sabe na peira...mas basta ver a altura do bichinho pra ver que não pode ficar muito tempo fora do asfalto. Falar do Gol é facil...eu tinha um por muito tempo..é mais alto que o SX4. Assim como o fusca...que não é 4x4 mais é mais off-road que o Sx4...e não tem protetor de Carter. Se quer fazer trilha..como Jimny, se quer viajar expedição..Land110, HillxSW4, se quer trilha pessada é tem muito dinheiro Marruá, se quer não quer gastar muito dinheiro o Eterno Samurai rsrs

edu_
02/05/2011, 20:49
Se a estrada é boa ou ruim não interessa, até em estacionamento, batendo naqueles blocos de concreto pode detonar o cárter. A questão é um carro de 60 paus não vir com uma chapinha de 2mm de aço aparafusada por baixo, é muita chinelagem mesmo. Mas no Brasil é assim mesmo, paga-se mais de 40 paus por carro que não tem freio a disco nas 4 rodas...

Claro, concordo plenamente ctg,os carro estão cada vez mais caros e depenados. Só digo q apesar de o SX4 ser vendido como um off road ele é a msm coisa q um sandero stepway. Um carro urbano.

paulocesar76
28/11/2011, 20:05
Boa noite, comprei um sx4 (por sinal, ótimo carro, cambio manual), não achei proteção para o carter. Alguém fabrica?

tilapia
28/11/2011, 20:23
De uma olhada aqui:
Protetor do Motor SX4 (http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=221&IdProdutoVersao=304)

danpeig
29/11/2011, 16:18
Claro, concordo plenamente ctg,os carro estão cada vez mais caros e depenados. Só digo q apesar de o SX4 ser vendido como um off road ele é a msm coisa q um sandero stepway. Um carro urbano.

Realmente o SX4 foi anunciado como algo que não é (assim como o Palio Adventure).

As montadoras alegam que o protetor de cárter é ineficaz além de reduzir a altura livre do veículo para o solo. Em parte elas tem razão, uma chapa de 2mm não é capaz de aguentar o impacto de 1ton do carro em uma pedra. Como já aconteceu comigo, a chapa amassa e danifica o carter mesmo assim.

Fora do Brasil, só caminhonetes e carros modificados para trilha contam com esse dispositivo. Ainda assim, são chapas com 5mm ou mais espessas.

Valente_77
29/11/2011, 18:10
Isso não é privilégio do SX4 não. O Grand Vitara 3, também está vindo sem peito de aço (protecão do carter) e o pior qd vc compra o carro eles dizem que vem com protetor, só esquecem de falar que é um protetor de plástico. Eu dei um pouco mais de sorte pois atropelei um cachorro e não furou meu carter. Acho mta sacanagem da empresa SUZUKI/SOUZA RAMOS, a pessoa compra um carro de 60, 80 mil reais e eles fazem mesquinhagem de uma peça de aço. Só pra constar o referido protetor do GV3 custa 430,00

dudarj
29/11/2011, 20:45

O autor do tópico comprou o carro errado. Talvez devesse pesquisar mais, principalmente sobre vão livre. Como é que aquela baratinha 4x4 vai fazer offroad? Mantendo a linha Suzuki, deveria ter pego um Jimny.

Agora, bater em bloco de concreto no estacionamento? Ai o problema é do "piloto" :)

MATOSWR
03/12/2011, 23:09
Pelo que sei o protetor de carter não faz parte do desenho original destes veiculos, assim instalar desconfigura e compromete a segurança. Esses carros são projetados para em caso de impacto frontal o motor descer...e não ser lançado contra o contudor. O protetor de carter iria impedir esse processo.

alvaroalvares
07/10/2012, 15:52
As montadoras alegam que o protetor de cárter é ineficaz além de reduzir a altura livre do veículo para o solo. Em parte elas tem razão, uma chapa de 2mm não é capaz de aguentar o impacto de 1ton do carro em uma pedra. Como já aconteceu comigo, a chapa amassa e danifica o carter mesmo assim.

O protetor que coloquei no meu Suzuki achei bem descente e eficaz, protege uma área muito maior que a do cárter, além de não alterar em nada o vão livre do carro. Como falaram, isso é Brasil, melhor pagar 500 numa chapa de aço que ter um prejuízo maior. E isso não é exclusivo da Suzuki, tenho Toyota e é a mesma coisa, um simples sistema para acionar o fechamento dos vidros junto com o controle de fechar as portas não vem no carro mesmo ele custando mais de 100 mil, é preciso pagar mais 200 reais para ter esse "luxo".

Mais uma coisa, não sei se todos sabem, mas SX4 não tem alarme, mesmo tendo aquela luzinha vermelha piscando perto do botão do alerta. Uma boa notícia dificilmente os bandidos vão conseguir abrir o carro, a fechadura é muito boa, mas a danificação da mesma custa caro para concerta.

Enfim é um bom carro, mas tenho achado a manutenção cara, leia-se revisões e esses tipos de avarias que são inesperadas, no mais o carro não deu defeito e é relativamente econômico se vc não andar com o pé embaixo, acima de 140 e acelerando ele de mais nas subidas para manter a velocidade.

Como falaram não é carro off road, o meu pega estrada de terra não muito boa e vai embora, mas é estrada de fazenda não trilha 4x4. Algumas pessoas já colocaram lift na suspensão dele, aí sim acho que ele fica com uma altura boa, talvez quando acabar a garantia pense em colocar no meu, mas isso também não vai transformar ele em um carro off road.

thix4
07/10/2012, 20:07
Que eu saiba nenhum carro vem com peito de aço de fábrica. É um acessório colocado nas concessionárias.

Como foi comentado, hoje em dia não se usa mais colocar aqueles peitos de aço de verdade como na época das pampas e belinas pelo fato do motor espirrar pra baixo no caso de colisão. Eles colocam o infame "peitinho de véia", uma chapa bem mais fina presa por dois ou três parafusos.

abss

mauricio_silva
07/10/2012, 21:39
Olá.

O Suzuki SX4 não é o carro mais apropriado para off road. Como foi dito anteriormente, nem todo 4x4 se presta a prática de off road. Mas que o consumidor é iludido (seria melhor dizer ENGANADO) pelas montadoras, disso não há dúvidas. Lembro-me de quando saiu a Chevrolet Montana (ainda derivada do Corsa) que havia uma versão "Off Road". A tal versão se resumia em um para-choques diferenciado, um estribo, alguns adesivos e um "Santo Antônio" de enfeite. Mais nada (nem pneus de uso misto)! Num passeio que eu fazia com o meu Samuca (um metal top 95), entrei um rapaz (não deveria ter nem 20 anos) "brincando" com sua Montana "Off Road". E ele tentou me acompanhar. Ficou numa poça de lama, cuja profundidade mal passava dos pneus do Samurai. A Montana afundou a frente até o para-choques. Ajudei o rapaz a sair da "encrenca" (ele quase perdeu o para-choques da Montana...). Ele estava confuso e indignado. Como que o meu "jipinho" tinha passado pelo obstáculo e ele com a "Montana Off Road" não?:rolleyes:
Até eu explicar que, apesar do nome, a Montana não era um veículo off road, demorou um tempo. Ele insistia que o vendedor lhe garantira que a picape era um "autêntico off road". No final, me fez uma proposta de compra do Samuca. Que deixei para lá...
Enfim, os consumidores acabam comprando "gato por lebre". E muitos deles, não tem a mínima idéia do que é um veículo para off road. E tome SUVs com preço de limousine, jipes com preço de SUVs, crossosver como Jipe (e preço de SUV) e carros de uso urbano "disfarçados" como se fossem jipes, SUVs ou crossovers. Tudo a um preço exorbitante.
Mando anexo uma foto do meu antigo Samurai, tristemente perdido por causa de uma manutenção mal feita...:cry:
[]s.374165

Que eu saiba nenhum carro vem com peito de aço de fábrica. É um acessório colocado nas concessionárias.

Como foi comentado, hoje em dia não se usa mais colocar aqueles peitos de aço de verdade como na época das pampas e belinas pelo fato do motor espirrar pra baixo no caso de colisão. Eles colocam o infame "peitinho de véia", uma chapa bem mais fina presa por dois ou três parafusos.

abss

RHL
08/10/2012, 09:57
mauricio, o que aconteceu com o samuca?

neilsonhenriques
08/10/2012, 10:47
E muitos deles, não tem a mínima idéia do que é um veículo para off road. E tome SUVs com preço de limousine, jipes com preço de SUVs, crossosver como Jipe (e preço de SUV) e carros de uso urbano "disfarçados" como se fossem jipes, SUVs ou crossovers. Tudo a um preço exorbitante.

Mauricio,

Bem lembrado. Vá na área de SUVs aqui do fórum e veja que o que mais se discute é a respeito de crossovers que passam longe sequer do conceito de SUV. Muitos deles não tem nenhuma capacidade off-road visto que são apenas 4x4 comuns.

O pessoal até faz lift, bota pneu mais agressivo e coloca na lama, mas como já disseram aqui, o Fusca é mais off-road do que muitos deles.

Sinceramente eu não acho que a propaganda da Suzuki com o SX4 seja inapropriada. Se o amigo que abriu o tópico comprou achando que se tratava de um carro até pra estradas de chão mais complicadas é porque precisava ter pesquisado um pouco mais. Só pela altura já daria pra perceber que é um risco tirar esse carro do asfalto. Muitas estradas de chão machucariam o fundo dele, mesmo se tivesse o protetor de carter.

Abraço, :concordo:
Neilson

mauricio_silva
08/10/2012, 12:33
Olá Márcio, tudo bem?

O Samuca estava ótimo. Tinha somente uma infiltração de água na cabine devido a entupimento do duto de escoamento do capô (onde fica aquela grade, perto do para-brisas). Para limpar, é preciso tirar o painel. Levei no mecânico para fazer o serviço e aproveitar e dar uma "geral" no carro, verificando se tudo estva em ordem. Em relação a foto, o carro fora levantado 1 pol (jumelos maiores) e estava com pneus BF Long Trail.
Bem, não havia nada com o carro. Foi feita a limpeza e "troca" de óleo. Porém na referida "troca", o óleo foi retirado e não foi reposto por um novo! O mecânico simplesmente "esqueceu" de por óleo no carro.
O motor foi para o espaço (mas com dignidade: mesmo batendo, não deixou de andar). Assim optei por trocar de carro no estado(na verdade, troquei dois carros: o Samurai e o Pajero que também estava com problemas no motor). Acabei com um GV, que tenho até hoje. E, para pagar a minha sina, também tive de fazer retífica do motor Grand Vitara este ano. E ainda tenho de consertar o radiador dele, mas esta é outra epopéia...
Segue anexo uma foto do meu antigo Pajero. Saudades também (mas não muita...).
[]s.374227

mauricio, o que aconteceu com o samuca?

mauricio_silva
08/10/2012, 12:45
Olá.

Acho que a indignação foi com o fato do carro não ter nenhuma proteção no cárter. E isso é muito comum. Tem até carros em que qualquer proteção extra para o cárter tem de ser feita via adaptação, pois não fora previsto isso no projeto do veículo. Creio que ele (o fundador do tópico) esperava que o SX4 viesse com alguma proteção de cárter original de fábrica. Mas, pelo exposto, não é isso o que acontece.
[]s.

Mauricio,

Bem lembrado. Vá na área de SUVs aqui do fórum e veja que o que mais se discute é a respeito de crossovers que passam longe sequer do conceito de SUV. Muitos deles não tem nenhuma capacidade off-road visto que são apenas 4x4 comuns.

O pessoal até faz lift, bota pneu mais agressivo e coloca na lama, mas como já disseram aqui, o Fusca é mais off-road do que muitos deles.

Sinceramente eu não acho que a propaganda da Suzuki com o SX4 seja inapropriada. Se o amigo que abriu o tópico comprou achando que se tratava de um carro até pra estradas de chão mais complicadas é porque precisava ter pesquisado um pouco mais. Só pela altura já daria pra perceber que é um risco tirar esse carro do asfalto. Muitas estradas de chão machucariam o fundo dele, mesmo se tivesse o protetor de carter.

Abraço, :concordo:
Neilson

alvaroalvares
09/10/2012, 22:32
Agora se não é para colocar o peito de aço, porque o carro vem com os lugares para encaixar o mesmo?

thix4
09/10/2012, 23:21
O Jimny também vem sem protetor de t-case. No entanto, os furos estão lá. Acho que é um padrão de furação do chassi, monobloco, seja o que for. Feito para quem quiser instalar não precisar furar.

No entanto, em outros países não é tão comum como no Brasil (será por causa da quantidade absurda de buracos, valetas, etc ?). Mas acredito que em todo carro tenham furos espalhados por baixo, prontos pra este tipo de acessório.

Tem que tomar cuidado porque tem um sistema de ventilação. Quando fomos instalar na Grand Vitara, foi alertado sobre isso. Se retirar a peça de plástico que vem original, tem que substituir pelo protetor de cárter pra manter o fluxo de ar saudável. O ar não pode entrar nem mais nem menos por ali.

absss

Agora se não é para colocar o peito de aço, porque o carro vem com os lugares para encaixar o mesmo?

luishzanini
28/02/2014, 08:41
Acho muito caro pagar 700 real por uma chapa de aço de 2mm. Vou mandar fazer uma pra mim, alguém sabe as medidas?

eduardopks
28/02/2014, 13:00
A proteção da NewTrack é bruta! Tenho ela no meu GV3 e achei ela muito bem projetada, salvo um detalhe que comentei em outro tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/95803-novo-grand-vitara-iii-preparacao-para-trilhas-11.html). No caso, comprei pelo site e pedi para instalarem.

E de fato deveriam avisar que a proteção existente no carro é frágil ou inexistente, mas na dúvida sempre dê uma pesquisada neste fórum :)

Abraços