PDA

Ver Versão Completa : Pantanal Sul



Jaco
18/05/2005, 16:08
Bons dias amigos. Sou membro do foro de Argentina em www.patagonia4x4.com.ar e preciso ajuda de vocês. Com um grupo de 20 pessoas em 7/8 caminhonetes queremos partir o 25 de maio para a zona de Bonito ou Miranda para entrar no Pantanal. Estaremos lá 2 dias e quisesse saber se alguém nos pode ajudar a organizar um passeio pela zona e se é que têm idéia a onde posso conferir por alojamento. Desde já muito obrigado.
Jaco
Tucuman - Argentina

Jaco
19/05/2005, 21:44
Muchas gracias por toda la información brindada.....

Jaco
19/05/2005, 21:49
:evil: :evil: :evil:

Chacal do Pantanal
20/05/2005, 08:55
Calma lá companheiro,

Já não lhe dei a informação via MP??

Tens alguma dúvida???

Como retornei prontamente sua mensagem por MP, é só mandar novamente a dúvida que tens que procuraremos ajudar..

Jaco
20/05/2005, 09:27
Oi Chacal. Tua resposta se a recebi e to agradeci. Estou acostumado como no foro de Argentina, que muitos colaborem como nós o fazemos com qualquer. Teu foste o único que o fez ao mandar-te um mp. Graças

Chacal do Pantanal
20/05/2005, 09:34
Se o pessoal não respondeu é porque não são todos que tem conhecimento da região,

para você ter uma idéia, da São Paulo (onde a maioria dos membros do fórum estão) até Miranda são aprox. 1200 km e nem todos tiveram a oportunidade de deslocamento até o Pantanal.

Eu, pude ajudá-lo pois sou da região pantaneira e constantemente vou até lá, então não se importe por haver pouca manifestação, aproveite o fórum, pois na minha experiência te digo que em outra situação ou necessidade sempre haverá alguém para ajudá-lo.

[]´s

Jaco
20/05/2005, 09:59
Ok Chacal....muito obrigado por tua resposta. Falando da zona do Pantanal as pessoas que me disseste que fale ainda não me contestaram. Estou esperando.
Segundo tua experiência te quero fazer umas perguntas: 1) convém-nos alojar-nos em Bonito ou em Miranda. 2) Nós estaremos 2 dias e meio...que lugares me aconselhas para conhecer e percorrer com as caminhonetes *off *road. 3) Conhece um guia, que não seja de agência, que nos possa levar a todos lados?? 4) Que nome de hotel nos recomenda que não seja mas de 50 reais por pessoa já que queremos contratar o café da manhã e o jantar.
Perdoa que te moleste, fica pouco tempo para o 25 e todas as pessoas já estão listas para partir.....
Um forte abraço amigo do Panatanal 8)

Chacal do Pantanal
20/05/2005, 10:34
Bom,

Bonito é uma região muito bela e vocês que chegarão por Bela Vista, passarão necessáriamente por lá se pretenderem ir a Miranda, não é exatamente no Pantanal, sendo considerada ainda em terras altas mas tem uma variedade de programas, rappel, mergulho, contemplação, arvorismo, etc, abaixo algumas opções com hospedagem +/ - R$50,00 por pessoa, incluido o café da manhã (almoço e jantar a parte)

Pousada Dei Fiori
Água Azul Pousada
Pousada Carandá
RECANTO DOS PÁSSAROS

Existem hotéis populares e preços são negociáveis, refeições na cidade, existem vários restaurantes. Os guias somente de agência. (para Bonito sugiro reiterar a mensagem para RACA).
É um dos melhores roteiros turisticos do Brasil, possui uma estrutura muito boa.

Miranda sim, está no Pantanal e sugiro o Passo do Lontra Parque Hotel, fica a 110 km de Miranda, dentro da Estrada Parque, região muito bonita (aventura na certa),
estou aguardando a cotação de preços para o grupo, assim que tiver repasso-lhes.
Na prória cidade existem vários hotéis, só que nessa data como trata-se de feriado, provavelmente estarão bem concorridos. Nos hotéis é facil arranjar um guia da região.

Polvora
20/05/2005, 11:33
...Miranda sim, está no Pantanal e sugiro o Passo do Lontra Parque Hotel, fica a 110 km de Miranda, dentro da Estrada Parque, região muito bonita (aventura na certa),
estou aguardando a cotação de preços para o grupo, assim que tiver repasso-lhes...

Opa! Grande Chacal :D

legal essas informações. Teria algumas imagens para ilustrar ? Derrepende a galera se anima :D . Pra você ter idéia é a primeira vez que eu vejo alguém falar de Miranda, toda literatura sobre o Pantanal (pelo menos pra mim) fala de Bonito. Infelizmente eu troquei uma viagem pra lá por falta de informações e acabei indo pra Serra da Canatra (que também é bem legal).

Grande Abraço

Chacal do Pantanal
20/05/2005, 13:31
Bonito é mais badalado, mas o Pantanal é grande, temos Miranda, Rio Negro, Corumbá, Porto Murtinho, Coxim, Aquidauana e outros, mas o caminho que eu mais gosto é passando Miranda, entrando no Passo do Lontra e pegando a estrada parque saindo lá em Porto da Manga onde atravessa o Rio Paraguai por Balsa e chega até Corumbá, são aprox. 200 km dentro do Pantanal, com hotéis fazenda e pousadas, e muita, muita natureza, não é raro encontrar veículos em dificuldade (leia-se atolados) se for na época de chuvas, em qualquer das pousadas que ficar, traças um roteiro local, com travessia de corixos, baias é fácil, fácil. Fora isso, o pessoal do nosso Jeep Clube sempre programa expedições, pauleira mesmo, coisa de 1000/1500 km em dois ou três dias, mas no estilo ranchão, nada disso de ficar em pousada é acampado mesmo!!!

Se algum amigo do fórum precisar, dentro do possível posso ajudar a organizar grupos (não trabalho com isso, mas posso dar dicas)



Abaixo algumas fotos/links...
Teria várias fotos de trilhas que fizemos, mas infelismente nada digital, vou ver se escaneio algumas e posto aqui...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=297&start=20

Hugo4x4
20/05/2005, 21:31
Jaco,
Em Dezembro 04/Janeiro 05 sai de férias com minha familia (quatro pessõas) partindo de São José de Rio Preto para Bonito onde já tinha reservado os passeios e hotel por intermédio de uma agência de turismo. Depois de cinco dias partimos para o Pantanal Sul entrando pela Estrada Parque hospedandonos na pousada Arara Azul, fizemos os passeios clássicos durante dois dias. Continuamos pela Estrada Parque até Corumbá. Depois de conhecer em um dia esta pequena cidade partimos sim para uma verdadeira aventura.
Retornamos o 31/12/04 pela estrada parque até a Curva do Leque e com orientação de um fazendeiro trilhamos Pantanal dentro em um verdadeiro SAFARI por dois dias até sair perto de Rio Verde do Mato Grosso no 01/01/05. Foram 450km ( Corumbá-Rio Verde)inesquecíveis, passamos ano novo acampados no meio do Pantanal. A viagem continuou para Pantanal Norte, Brasilia, Abrolhos, Rio de Janeiro e fim depois de 9500 km.

Jaco
20/05/2005, 21:54
Querido Hugo....que bom o que contas!!! Estamos organizando a viagem e como temos poucos dias para estar por ali pensávamos estar um dia e meio na zona de Bonito e o restante dia fazer a viagem off road desde a estrada parque até Corumbá.
Mas o que me contas de fazer Corumbá-Rio Verde me interessa muito. Teu tens os way points do trajeto? Faz defeituosa ir com guia? Uma noite há que passar em carpa, há lugares aptos? Por favor se me dá mas informação to agradeceria muito.
Muito obrigado....um abraço :)

Hugo4x4
21/05/2005, 00:57
Tucumanos somos che,
Lamentablemente el GPS se me cayó al suelo cuando estaba descargando la Defender el día que llegué de viaje y no funcionó más. El Pantanal es un secuencia de fincas de gran extensión, tengo el nombre de cada un de ellas, asi que llegando a una preguntas como hacés para llegar a la otra y asi sucesivamente, con el GPS te orientas en el sentido de Rio Verde y el resto es adrenalina pura y un buen ejercicio de navegación. Siempre preguntando también el estado de las trilhas y el tiempo necesário para recorrerla, así cuando no de para andar de dia tenes que pedir por favor a los que los que viven en las fincas para que les den permiso para colocar las carpas, generalmente están acostumbrados a ser solidários.
Tienen que llevar bebidas, alimentos, combustible, etc porque ahi no hay naaadaaa solamente belleza natural y paz espiritual.

Hugo4x4
21/05/2005, 07:26
Jaco,
Esta foto es del amanecer del dia 1 de Enero de 2005 en la finca Guanandi, Pantanal Sul.

Jaco
21/05/2005, 09:21
Hola Hugo....por fín no voy a tener que usar el traductor para enviar los mensajes en el foro...aunque me estaba acostumbrando. Ok a tus comentarios, solamente sacame de las siguientes dudas respecto a tu trayecto Corumbá-Río Verde: 1) se lo puede hacer tranquilo en 1 día ó día y medio? 2) hay referencias en el trayecto de lo que se puede ir viendo?? 3) hay caminos ó sendas?? 4) no sería necesario guía por lo que me contás, es así??
Bueno, perdoná que joda así, pero necesito cerrar un poquito esta organización del viaje....gracias por tu ayuda....
Jaco 8)

Jaco
21/05/2005, 09:22
Hugo...me olvidaba.....Como hay integrantes que esta vez no quieren andar en carpas.....es posible encontrar alojamiento en las fazendas al toque???

Hugo4x4
22/05/2005, 13:15
Jaco,
- El tiempo mínimo para hacer este trajecto es de dos días, yo lo hice solito andando bién, en caravana con siete camionetas es más dificil tenes que salir muy temprano de Corumbá para poder llegar en Rio Verde al atardecer, esto si no tenés ningún inconveniente en el camino.
- Lo que van a conocer es la flora y la fauna del Pantanal, especialmente ésta última depende de la hora, de la época y de las condiciones climáticas antes y durante el viaje. Tenés que leer un poco sobre la historia de la major llanura inundable del planeta para enriquecer a los integrantes del viaje.
- Desde Corumbá hasta la Curva do Leque es um camino de tierra firme en época de seca, com lluvia tiene lugares com dificultades mas tienes que estar preparado para superarlas. Desde la Curva do Leque hasta inicio del aterro do Rio Negro( que en el mapa se ve una recta de 90km) son sendas entre fincas que algunas veces son claras y muchas son confusas, mas ahi que está la diversión de un aventurero con su GPS, este te dice que si no llegas al destino determinado por lo menos volves al origen con seguridad. El aterro del Rio Negro es de arena suelta, este tipo de suelo encontrarás en todo el Pantanal porque miles de años antes era mar, todo auto para andar por este tipo de terreno tiene que tener 4x4.
- Guia, para que? ocupa espacio, tenés que darle de comer, de beber y todavia pagarle el contrato.
- El Pantanal es exótico, no tenes naaaadaaa, eses que no quieren carpa por una noche tenés que fusilarlos.

Chacal do Pantanal
23/05/2005, 09:50
É isso aí, que o Hugo disse, para uma viagem como essa é necessário tempo e planejamento (não a indiquei ao Jaco por falta de tempo útil) mas é perfeitamente possível, inclusive o pessoal do nosso clube sempre faz trajetos como esse, existe um outro roteiro que é de Miranda, entrando na fundação Bradesco e de lá até Forte Coimbra, esse é limitado, pois existem travessias em trechos alagados que nem sempre são possíveis.