Conectar

Ver Versão Completa : Quebra dos prisioneiros (estojo) do semi eixo

Vinícius Mourão
29/04/2011, 01:51
Pessoal alguem ja teve esse tipo de problema!!! E o seguinte aqueles parafusos (sao 6 parafusos m8) que segura o semi eixo trazeiro no cubo de roda eles quebram e o semi eixo fica solto. Alguem ai teve a solucao para esse problema!? Estou passando para m10. MAS ACHO QUE A TROLLER PECA NESSE PEQUENO DETALHE, P.... ERA SO COLOCAR ALGO MAIS RESISTENTE QUE NAO HAVERIA QUEBRA. Queria ler depoimentos para analizar a situação.
Brigadu, valew!!!:bye:

AKPG
29/04/2011, 10:42
Eu tive este problema usando semi eixos da Ensimec. Eles me forneceram parafusos mais fortes mas mesmo assim ainda não confio. Estou aguardando alguém arrumar uma solução de cubo reforçado. Parece que a própria Ensimec está fazendo algo à respeito... Por enquanto, continui aguardando uma solução...

Vinícius Mourão
29/04/2011, 13:34
Pois é AKPG, mandei os semi eixos e cubos para o torneiro passar tudo para estojo m10 e fazer outros pinos mais resistentes (min de 8mm). Fica pronto hoje, depois posto aki se ficou bom. A preocupacao e quanto a parede do cubo pois se fosse maior daria para colocar logo um m12 e nao teria mais problema (eu acho). Mas bem que a ensimec poderia solucionar esse problema afinal tenho ouvido varios relatos de quebra desses parafusos.

dudarj
29/04/2011, 17:20
Me preocupo com isso tbm....

andres-tavares
30/04/2011, 19:36
Pois é AKPG, mandei os semi eixos e cubos para o torneiro passar tudo para estojo m10 e fazer outros pinos mais resistentes (min de 8mm). Fica pronto hoje, depois posto aki se ficou bom. A preocupacao e quanto a parede do cubo pois se fosse maior daria para colocar logo um m12 e nao teria mais problema (eu acho). Mas bem que a ensimec poderia solucionar esse problema afinal tenho ouvido varios relatos de quebra desses parafusos.

Interessante amigo, passando os furos do cubo para m10 as paredes do mesmo nao ficam muito finas: ... ai tambem teria que aumentar os furos do semieixo .... me preocupa como ficara esa espessura.... assim que ficar pronto posta umas fotos aqui pra gente.

Se pudermos saber o material exato do cubo, semieixo e parafusos usados de repente poderiamos bolar alguns calculos e ver qual seria a tensao critica de cisalhamento de cada peca e ver ate quando poderia ser aumentado o furo mantendo sempre como "fusivel" o parafuso e nao o semieixo e/ou cubo.

abs.

AKPG
03/05/2011, 08:02
E ai? Instalou? Ficou bom?

Abraço, aguardando as fotos...

Vinícius Mourão
25/05/2011, 00:35
E ai? Instalou? Ficou bom?

Abraço, aguardando as fotos...

PUTZ DEPOIS DE MUITO TEMPO (DESCULPAS) SEGUE AI AS FOTOS. FOI O SEGUINTE TIREI OS CUBOS DE RODA E SEMI EIXO E PASSEI TUDO PARA ALEN M10, AÇO MAIS RESISTENTE, ARRUELA AUTO TRAVANTE E PORCA TORQUE E PINOS QUE PASSEI PARA 8MM, FICOU MUITO BOM O SERVIÇO E ESSE TEMPO JA COLOQUEI PRA MUER E NÃO QUEBROU... ABRAÇO.:cool::karate:
294257294258

AKPG
25/05/2011, 19:18
PUTZ DEPOIS DE MUITO TEMPO (DESCULPAS) SEGUE AI AS FOTOS. FOI O SEGUINTE TIREI OS CUBOS DE RODA E SEMI EIXO E PASSEI TUDO PARA ALEN M10, AÇO MAIS RESISTENTE, ARRUELA AUTO TRAVANTE E PORCA TORQUE E PINOS QUE PASSEI PARA 8MM, FICOU MUITO BOM O SERVIÇO E ESSE TEMPO JA COLOQUEI PRA MUER E NÃO QUEBROU... ABRAÇO.:cool::karate:
294257294258

Beleza. Valeu pelas informações. Acho que vou fazer o mesmo no meu...

Abraço,

Vermeio
25/07/2011, 12:38
294257294258

dr, ta aguentando esses parafusos maiores?
decepei os meus no sabado e estou em busca de uma opção mais forte...
valeu

Vermeio
19/03/2012, 23:37
ai pessoal
acabei optando por outra opção depois de quebrar os meus duas vezes.
coloquei parafusos allen 12.9 da mesma medida do prisioneiro original com 4 travas feitas de valvulas.
ate o momento ta aguentando
abraços336887

Vinícius Mourão
20/03/2012, 01:22
ai pessoal
acabei optando por outra opção depois de quebrar os meus duas vezes.
coloquei parafusos allen 12.9 da mesma medida do prisioneiro original com 4 travas feitas de valvulas.
ate o momento ta aguentando
abraços336887

Bakana Vermeio, o serviço que fiz ja tem mais de um ano e ta guentado a paulera. Como vc pode ver nas fotos allen 10mm aço 12.9. Na epoca entrei em contato com a Ensimec e eles estavam com uma ideia de fazer o kit (SEMI-EIXO + CUBO DE RODA) logicamente muito mais resistentes. Me lembro que iria ser do tipo estriado. Vamu aguardar pra ver. hehehe. Indepedente disso acho que vc nao vai ter mais problemas não...

elmestizo
20/03/2012, 20:36
em band, começa a quebrar pq o eixo tá empenado...

toda vez que se abre o diferencial traseiro, recomenda-se a troca dos prisioneiros...

Vermeio
20/03/2012, 21:59
vinicius,
voce quebrou os dois lados ou somente o esquerdo
quebrei duas vezes o esquerdo e o direito ta original aguentando
alguem explica?
abraço

zeca_cj
21/03/2012, 01:07
vinicius,
voce quebrou os dois lados ou somente o esquerdo
quebrei duas vezes o esquerdo e o direito ta original aguentando
alguem explica?
abraço

sim!

A coroa fica do lado esquerdo do pinhao, por isso o lado que recebe primeiro o torque é o lado esquerdo (traseiro).

olhe esse video, guardada as devidas proporcoes, é exatamente isso que acontece em nossos carros. o pneu traseiro esquerdo tende a receber mais torque que o direito. no casos desses caminhoes, é tanto torque que ele empina parcialmente o lado esquerdo.

Paquin VS Silver Bullet - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=pUVEH7AoEnw&feature=fvwrel)

zeca_cj
21/03/2012, 01:17
é por essa tendencia de movimento do eixo tambem que algumas camionetes como a ranger por exemplo tem os amoretecedores traseiros invertidos. um lado pra frente, outro pra tras.

http://www.carroseusados.com.br/images/stories/ranger-traseira.jpg

Vermeio
21/03/2012, 18:08
respondido, valeu cj

AKPG
25/03/2012, 09:10
Eu quebrei uma vez o do lado direito e na outra vez o manobrista quebrou os dois!!! Agora coloquei os M10 e parece que não terei mais problemas...

Fabil
28/03/2012, 09:07
sim!

A coroa fica do lado esquerdo do pinhao, por isso o lado que recebe primeiro o torque é o lado esquerdo (traseiro).

olhe esse video, guardada as devidas proporcoes, é exatamente isso que acontece em nossos carros. o pneu traseiro esquerdo tende a receber mais torque que o direito. no casos desses caminhoes, é tanto torque que ele empina parcialmente o lado esquerdo.

Paquin VS Silver Bullet - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=pUVEH7AoEnw&feature=fvwrel)

esse fato nao seria explicado pelo efeito torque twist ? uma vez que o motor e todo o conjunto de transmissao giram em sentido anti-horario?

pegue um opalao ( 6 caneco em linha) e acelere o motor com o carro parado, a carroceria inclina.. e a transmissao/diferencial nao giram..

zeca_cj
28/03/2012, 13:57
esse fato nao seria explicado pelo efeito torque twist ? uma vez que o motor e todo o conjunto de transmissao giram em sentido anti-horario?

pegue um opalao ( 6 caneco em linha) e acelere o motor com o carro parado, a carroceria inclina.. e a transmissao/diferencial nao giram..

Justamente pelo eixo carda girar anti horario e o pinhao pegar do lado direito da coroa que o torque chega primeiro na roda esquerda.

abreu
09/04/2012, 00:34
Nossa, tive medo desse video dos caminhões! Kkkkkkk...

Então, eu sou mais um que quebrei várias vezes os prisioneiros... Com pneus 33" + Chip + pé-pesado, troquei mais de 6 vezes...
O meu começava folgando as porcas, mesmo sendo auto-travantes... Ai começava levemente a vazar óleo pela roda, quando estava assim eu já mandava para oficina pois era sinal de que ia quebrar...

Terminei sem achar uma solução...
Cheguei a pensar em mandar soldar tudo, kkkkkkk...

Tentei parafusos de 8mm, mas tive o mesmo problema.

Me falaram de uns prisioneiros forjados, mas não cheguei a me aprofundar no assunto...

Abraços.

Vermeio
09/04/2012, 18:42
recentemente achei um quebrado no lado direito mas so um, os outros estão bons. neste lado ainda ta tudo original
q (http://www.trail-gear.com/knuckle-stud-hardware-kit)uanto a prisioneiros forjados, na trail gear tem uns por miseros 50 doletas e garantia vitalicia....
me arrependo de nao ter comprado junto com as homocineticas.
abraços

Vermeio
09/04/2012, 22:50
recentemente achei um quebrado no lado direito mas so um, os outros estão bons. neste lado ainda ta tudo original
q (http://www.trail-gear.com/knuckle-stud-hardware-kit)uanto a prisioneiros forjados, na trail gear tem uns por miseros 50 doletas e garantia vitalicia....
me arrependo de nao ter comprado junto com as homocineticas.
abraços
Ops. Na geres um prisioneiro quebrado e as duas guias quebradas também...

san_sei
10/04/2012, 21:27
Ops. Na geres um prisioneiro quebrado e as duas guias quebradas também...

Ninguem tem a solucao ainda? (;

andres-tavares
10/04/2012, 23:46
Outra opcao eh manter o diametro original do parafuso porem trocar a classe dele por 11.9 que eh bem mais resistente que o original que deve ser 8.8

Renato Fraga
11/04/2012, 01:26

Fabil, sua hipótese é a que melhor explica o fato do carro torcer tendendo a levantar o lado esquerdo.

É sim pelo torque twist. Por causa dele, o cardã tende a forçar a roda esquerda contra o solo, aliviando a roda direita. Por isso que quando um carro de eixo rígido não tem diferencial blocante, é comum patinar apenas a roda direita.

O fato da roda esquerda ser mais acometida da ruptura dos parafusos das tulipas é por conta do sentido de rotação.

Antigamente, os dodges dart e charger vinham equipados com prisioneiros e porcas de rosca esquerda no lado esquerdo do carro. Pensavam que por conta do sentido de rotação das rodas, as porcas tenderiam a se soltar. Mas não devem se soltar por causa do efeito "cone morse" gerado pelo cônico das porcas.

Rodas livres sofrem dos mesmos problemas que as tulipas. Os parafusos vão se soltando e quebram assim que ocorre um mínimo de afrouxamento dos parafusos, o que acaba guilhotinando os parafusos.

Lembrem-se que quem deve segurar a bronca não é o parafuso, e sim o contato entre a tulipa e o cubo. Os parafusos apenas devem manter as partes unidas.

O recurso mais correto a ser utilizado, é a adoção de arroelas cônicas, ou parafusos de cabeça cônica.

Se eu não me engano, caminhões e toyotas que originalmente usam semi eixos flutuantes têm suas tulipas presas desta forma.

Esse mesmo princípio se aplica à fixação do High Steer nos munhões.

Vejam aqui um kit da ARP
http://www.trail-gear.com/images/144026-1-k.jpg

https://www.4wdfactory.com/store/product_images/n/681/knuckle_studs_factory__48764_zoom.jpg

Reparem também que na extremidade onde o prisioneiro se fixa no cubo, utiliza rosca grossa. Deve ser montado no cubo com trava química. Para fixar a tulipa ou a roda livre, utiliza-se a porca, que usa rosca fina, e por ter um passo mais suave, é possível aplicar um torque maior o que também dificulta o afrouxamento da mesma, além do efeito cone morse promovido pela arroela cônica.

Abraços a todos

Renato Fraga
11/04/2012, 01:31
é por essa tendencia de movimento do eixo tambem que algumas camionetes como a ranger por exemplo tem os amoretecedores traseiros invertidos. um lado pra frente, outro pra tras.

http://www.carroseusados.com.br/images/stories/ranger-traseira.jpg

Zeca, na verdade, esse arranjo dos amortecedores é pra tentar atenuar os efeitos do axle wrap promovidos pelo feixe de molas, nos momentos de aceleração e frenagem.

Abração

Vermeio
11/04/2012, 18:13
Outra opcao eh manter o diametro original do parafuso porem trocar a classe dele por 11.9 que eh bem mais resistente que o original que deve ser 8.8

foi o que fiz no lado esquerdo, utilizei parafusos allen 11.9 ao inves dos prisioneiros. ate o momento ta aguantando.
ao conferir o aperto do lado direito vi um prisioneiro quebrado, apos desmontar tava as travas tambem.
vou fazer no lado direito o mesmo esquema feito no lado esquerdo: quatro travas feitas de valvulas + parafusos allen 11.9

e o mais importante: antes ou depois de cada trilha conferir o aperto.

abraços

jrmotta
11/04/2012, 18:54
Marcando para acompanhamento.

san_sei
07/05/2013, 17:27
foi o que fiz no lado esquerdo, utilizei parafusos allen 11.9 ao inves dos prisioneiros. ate o momento ta aguantando.
ao conferir o aperto do lado direito vi um prisioneiro quebrado, apos desmontar tava as travas tambem.
vou fazer no lado direito o mesmo esquema feito no lado esquerdo: quatro travas feitas de valvulas + parafusos allen 11.9

e o mais importante: antes ou depois de cada trilha conferir o aperto.

abraços

Voce pode me explicar como funciona esse esquema de travas feitas de valvula?

Obrigado

Vermeio
07/05/2013, 18:12
Voce pode me explicar como funciona esse esquema de travas feitas de valvula?

Obrigado

originalmente o troller tem 6 prisioneiros e 2 travas (ou pinos).
mandei em um torneiro e mandei fazer mais duas destas travas furando a "tampa" do semi eixo e o cubo.

como material usei valvulas de carro.

abraço

Beto
20/09/2013, 23:22
No meu quebrei 2x, dai resolvi através de uma dica do Reinaldo da motorlodge, mandei furar os cubos e as pontas com mais 6 furos, e coloquei tudo alen, assim ficou com 12 parafusos alen. Nunca mais tive problemas, usando 37 e bloqueado. Tenho umas fotos mas não está aqui, se precisarem é só pedir q. Posto amanhã.

klaju1955
22/09/2013, 08:10
O que não tem n quebra..............cubos SHD Ensimec

Ate rolamento blindado de 55mm tem

431917

Beto
23/09/2013, 08:49
Esse seria perfeito, mas $$$ é um pouco salgado. Vou mandar as fotos da minha solução, q. por enquanto esta dando conta.

Uma foto esta meio escura, mas na outra dá pra puxar um zoom e ver.

sergiocavallaro
23/09/2013, 18:19
O meu quebrou o prisioneiro original (8mm) uma vez.
Resolvi colocar parafusos allen de 8mm classe de resistência 12.9, e, quebraram novamente na segunda trilha que fiz.
Agora coloquei 6 prisioneiros de 10mm.
Falta testar na trilha, mas meu colega usa a muito tempo e nunca teve problema.

RONIE_VALIM
01/09/2014, 00:43
Pessoal, como andam as soluções para os prisioneiros dos semi-eixos?
Quem usa os M10 estão "satisfeitos"?

Tigrão4x4
01/09/2014, 09:34
Galera,

Estou com o mesmo problema... coloquei pneus 35" e os prisioneiros originais quebraram no asfalto...
Coloquei originais novamente e quebraram no inicio da Galopeira...
Troquei por Alen 8 e ontem, após passar por um quebra molas e acelerar, foram pro saco!!!! (no asfalto)...
Encomendei prisioneiros da Trial Gear, mas olhando as especificações técnicas, observei que a dureza do aço da Trial Gear é muito próxima da dureza dos Alen 8...
Estou com medo de ficar na mesma...
Estava evitando de trocar por Alen 10, para não fragilizar o CUBO... mas gostaria de ouvir a opniao de quem já está usando...
o KIT SHD da ensimec, realmente ficaria puxado pra mim...

E Então... o Alen 10 aguenta mesmo?????

Vermeio
01/09/2014, 13:41
aaaacho que se quebraram muito facil é porque estava frouxos.
lembrando que ao usar parafusos se perde a porca travante que mantem o aperto. tem que conferir regularmente ou usar trava quimica.

troquei os prisioneiros por allen 12.9 mesma bitola do original e coloquei 4 pinos feitos de valvulas nos traseiros e dois nos dianteiros, confiro o aperto antes de todas as trilhas.
pra mim solucionou no 2.8 que nao tem a cavalaria dos 3.0 ...

Tigrão4x4
02/09/2014, 13:39
Galera,

Abri uma Brahma e fui conferir o estrago...

Dá ultima vez que troquei os prisioneiros inverti os eixos de lado (ENSIMEC) pois fiquei cismado pois as duas quebras ocorreram do lado do motorista...

Dessa vez a quebra foi do lado do passageiro e não há qualquer indício de folga nas porcas... Os parafusos foram decepados... Do lado do motorista está intacto...

Enviei o semi eixo para conferir um eventual empeno...

Depois coloco aqui as conclusões...

Tigrão

Tigrão4x4
02/09/2014, 13:41
Lembrei de outro fato: na quebra no início da galopeira o carro estava bloqueado... Ou seja, transmitia força para as duas rodas...

Tigrão4x4
29/04/2015, 14:54
Coloquei Alen M8 sem cabeça e com rosca por todo o corpo do parafuso... usei arruelas cônicas e de pressão novas... do lado do passageiro está intacto! do lado do motorista quebrou novamente...

Analisando bem os parafusos quebrados, percebi que em alguns deles a arruela cônica se prendeu à rosca...

Então comprei parafusos alen com cabeça... parte com rosca e parte sem rosca (onde vai a arruela cônica e a arruela de pressão)... acredito que as arruelas cônicas trabalharão livres e farão o seu serviço aliviando a pressão sobre os parafusos...

Farei alguns testes na semana que vem...

RONIE_VALIM
29/04/2015, 15:12
Depois que eu tive problema com o KIT SHD Ensimec, desmontei tudo, devolvi e voltei a configuração original...

Fiz o seguinte com os prisioneiros:

500399

12 parafusos M10 Allen

Já estou usando a uns 4 meses e nem sequer precisa de reaperto, está parecendo que soldei!
Já chipei o carro pra 250cv também e nenhuma dor de cabeça... Uso pneus pesados, 37".

Fica a dica...

jorgeffn
07/11/2017, 18:26
Pessoal,
reativando o tópico....

Tive problema com a quebra dos prisioneiros do estojo do cubo / semi eixo. Aí lendo o tópico vi as soluções adotadas e acabei comprando outro Cubo e mandando para um torneiro mudar para M10, fazer mais 2 furos e comprei os allens 12.9. Porém li sobre a questão do empeno do semi eixo, e pedi o Torneiro para verificar isso.. segundo uma mensagem que ele me enviou o semi eixo está "1mm empenado"... e não sei se isso é suficiente para condenar o semi eixo... troquei ele a pouco tempo e é forjado (HD4x4). O problema começou quando notei um pouco de óleo vazando pela ponta do semi eixo, aí levei para desmontar, viram uns parafusos quebradas, mandei sacar no torneiro e coloquei novamente, sem saber do reforço, aí logo após uma trilha, já no asfalto quando eu coloquei 3 o estojo terminou de quebrar soltando o semi eixo, tirei ele e fui para casa. Problema é que acho que não teve nada suficiente para empenar o semi eixo... só se ele tiver empenado na quebra do estojo... não sei se monto ou se já parto para outro semi eixo....

abs!

jorgeffn
08/11/2017, 17:49
Acabei montando o semi eixo... agora vou observar se terei problemas com os estojos ou algo no diferencial traseiro, comprovando que o semi eixo está empenado... mas devido ao pouco tempo de uso e a situação que ocorreu a quebra, preferi arriscar...

553464

abs!

Mellendes
29/11/2017, 17:52
Boa tarde, reativando o topico, quebrei os prisioneiros na trilha, fui em um torneiro amigo meu e ele aconselhou fazer uma adaptação do cubo da bandeirante, que tem umas estrias, vou testar e posto o resultado aqui.

guskow
16/02/2018, 09:52
Jorge, tem funcionado bem essa solução? Alguma notícia sobre o "empenamento"?

Instalei os HD4x4 semana passada e, com apenas 500km, já decepou todos os prisioneiros originais também...

Acabei montando o semi eixo... agora vou observar se terei problemas com os estojos ou algo no diferencial traseiro, comprovando que o semi eixo está empenado... mas devido ao pouco tempo de uso e a situação que ocorreu a quebra, preferi arriscar...

553464

abs!

jorgeffn
16/02/2018, 11:07
Jorge, tem funcionado bem essa solução? Alguma notícia sobre o "empenamento"?

Instalei os HD4x4 semana passada e, com apenas 500km, já decepou todos os prisioneiros originais também...

Tudo certo até agora... mas tenho feito poucas trilhas. Numa viagem mais longa que fiz, notei que vazou um pouco de óleo ali onde vai o silicone (parece que quando o torneiro aumentou o furo no semi eixo, deu "frisada" até mais a lateral, aí acho parece que ali vazou um pouco), tirei e recoloquei com mais silicone... tudo certo.

abs!

alstanaka
14/10/2018, 10:58
Ola a todos, depois de muito sofrimento com o assunto, passando por prisioneiros trail gear e parafusos 10mm, gostaria de compartilhar com todos a solução definitiva da HD 4x4 para o problema. Semi eixo com flange estriada. Parabéns a HD 4x4 ficou show.

Hector Medeiros
16/06/2020, 20:25
Fala pessoal, adquiri a menos de um mês um troller 2011 3.0 chipado, com rodas de liga aro 15 tala 12,5 com pneus 33 pol MUD, notei que alguns prisioneiros do semi eixo da roda traseira do lado do motorista estavam quebrados, fiz a substituição por parafusos allen M8, resultado voltei para casa apos um passeio com o semi eixo na mão, alguns amigos me deram a dica de utilizar parafusos M10 reabrindo a rosca no cubo e semi eixo, outros já falaram que não resolveria o problema, e que deveria comprar um semi eixo forjado da HD Kit Flutuante TROLLER (ROLAMENTO BLINDADO DUCATO) - HD4x4 - Pecas OFF ROAD (https://www.hd4x4.com.br/kit-flutuante-troller)

gostaria da opinião dos companheiros, agradeço desde já.

Att: Hector Medeiros

jmanzano
17/06/2020, 11:44
Os prisioneiros do semi eixo tem as arruelas cônicas, que servem para equalizar a distribuição de torque do semi-eixo para o cubo. Sem elas (usando parafuso), ou com aperto inadequado, alguns prisioneiros ficam com sobrecarga e quebram, um após o outro, em cadeia. Além dos 6 prisioneiros, existem os dois pinos guia que auxiliam no reforço.
Penso que eles são suficiente para suportar o torque, mesmo com diferencial reduzido e maior inércia dada pelo rodado de maior tamanho.
Uma solução tosca (tenho na band), é fazer uma cavilha na flange so semi-eixo e soldar uma haste no cubo, de modo a haste encaixar na cava da flange (foto). Mas não recomendo fazer isso, além de avariar a flange e o cubo, tem de ser feito por um muito bom torneiro. E ainda assim, fica feito demais.
Já o kit da HD 4x4 é outro nível. Além dos prisioneiros, há o encaixe dentado da flange com cubo, que alivia totalmente os prisioneiros, sendo estes ficando apenas com a função de fixar o semi-eixo ao cubo.

Sergio c
17/06/2020, 13:44
Bem vindo ao Forum Hector. Os M10 dão uma melhorada no conjunto todo, mas se for muito torque e soltar a embregem com o motor lá em cima, nem esses vão aguentar.
Fala pessoal, adquiri a menos de um mês um troller 2011 3.0 chipado, com rodas de liga aro 15 tala 12,5 com pneus 33 pol MUD, notei que alguns prisioneiros do semi eixo da roda traseira do lado do motorista estavam quebrados, fiz a substituição por parafusos allen M8, resultado voltei para casa apos um passeio com o semi eixo na mão, alguns amigos me deram a dica de utilizar parafusos M10 reabrindo a rosca no cubo e semi eixo, outros já falaram que não resolveria o problema, e que deveria comprar um semi eixo forjado da HD Kit Flutuante TROLLER (ROLAMENTO BLINDADO DUCATO) - HD4x4 - Pecas OFF ROAD (https://www.hd4x4.com.br/kit-flutuante-troller)

gostaria da opinião dos companheiros, agradeço desde já.

Att: Hector Medeiros

Gabriel_Bertinatto
17/06/2020, 19:22
Observa a classe dos parafusos allen que compraste! Eles tem que ser 12.9.
Ou seja um aço duro!
Uso M8 12.9 em um troller 3.0 chipado com pneu 35.

Os m10 costumam ajudar!
Uma coisa que influencia muito é o que o amigo Sérgio falou, o pé do piloto, não adianta querer soltar embreagem de soco com o motor lá em 2.500rpm, nem prisioneiro de Adamantiun vai aguentar.

Uma outra dica, pense bem antes de usar parafusos 12.9, eles costumar resolver o problema, mas se quebrarem, terá dor de cabeça para sacar/furar eles!

soares88
17/07/2021, 09:55
Bom dia Gabriel,

Onde encontrou seu kit prisioneios M10? Tenho caçado na net e não encontro. tem como mandar link, fotos informações ?

Gabriel_Bertinatto
21/07/2021, 16:46
Bom dia Gabriel,

Onde encontrou seu kit prisioneios M10? Tenho caçado na net e não encontro. tem como mandar link, fotos informações ?

Boa Tarde Mestre!

Prisioneiros M10 Nunca Vi!
Pessoal usa parafuso Allen M10 de alta resistência (12.9)!

O processo é de retirar os prisioneiros, levar para um torneiro mecânico transformar os buracos M8 em buracos M10, e montar o semi eixo com parafusos!