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Ver Versão Completa : Luz tracao piscando e abs acesa - continua...



Thiago capelo
28/04/2011, 21:03
Olá amigos, comprei uma pajero sport hpe 2007, esta piscando a luz da tração e solidário a ela o da abs, vi ser normal o caso mas não encontrei, em outros tópicos, solução eficiente, gostaria de saber se alguém conseguiu resolver permanentemente o caso.

Obrigado a todos.

Carlos A. C. Azevedo
30/04/2011, 16:31
Olá amigos, comprei uma pajero sport hpe 2007, esta piscando a luz da tração e solidário a ela o da abs, vi ser normal o caso mas não encontrei, em outros tópicos, solução eficiente, gostaria de saber se alguém conseguiu resolver permanentemente o caso.

Obrigado a todos.

Amigo Thiago, este problema é na solenoide que liga a tração, ela faz tanto a luz verde da tração ficar piscando, quanto a do abs, se tu não quiser trocar, é só limpar o conector eletrico, que já melhora bastante...:concordo:

GALEGUITO
03/05/2011, 13:26
O Carlos Azevedo já detectou o problema: Solenóide. Olhando o carro de frente ele fica no cofre do motor, à esquerda, preso na parte interna do pára-lama. Vá numa concessionária e peça para o mecânico/eletricista desentupir os dutos de conexão e limpar os contatos elétricos como o Carlos recomendou. Se, ainda assim, o problema persistir infelizmente terá que trocar a peça que, na autorizada, custa a bagatela de cerca de R$ 900,00. Consegui encontrar a mesma peça por R$ 200,00 procurando na internet. Espero ter ajudado.

Jaime Nunes ROSA filho
07/05/2011, 08:14
Ja ocorreu comigo este problema alem de limpar o solenoide, troquei o para barro esquerdo e direito mandei fazer em um tapeceiro e não houve problemas ate então

Thiago capelo
10/05/2011, 08:55
Obrigado a todos, achei melhor trocar a peça para que não haja mais o problema.

Carlos A. C. Azevedo
11/05/2011, 10:36
E resolveu mesmo?

Alleson
19/05/2011, 08:31
Olá pessoal, sou de manaus e tbm sou novo no Forum. Estou com o mesmo problema nesse tal de solenóide. O ABS fica ligado direto e a luz da tração fica piscando, esse problema enfluencia no funcionamento da embreagem?
Eu cuido de uma frota de 5 carros, todos Pajeros e tenho que fazer a verificação preventiva deles, sendo que não conheço nada de 4X4. Espero ter a ajuda de vcs aqui do Forum. Um abraço!

Carlos A. C. Azevedo
19/05/2011, 22:11
Olá pessoal, sou de manaus e tbm sou novo no Forum. Estou com o mesmo problema nesse tal de solenóide. O ABS fica ligado direto e a luz da tração fica piscando, esse problema enfluencia no funcionamento da embreagem?
Eu cuido de uma frota de 5 carros, todos Pajeros e tenho que fazer a verificação preventiva deles, sendo que não conheço nada de 4X4. Espero ter a ajuda de vcs aqui do Forum. Um abraço!

Cara, mas a frota é tua?? se não for pode sentalhe o cacete e pedir as solenoides, que isso é certo... Mas se for do teu bolso, e só desconectar o sensor dar uma limpada e ligar de novo que ja melhora bem..

:concordo:

Alleson
20/05/2011, 10:28
Obrigado Carlos, a frota não é minha mas não adianta pedir as solenóides que não vão comprar. Mas obrigado mesmo assim. Agora, isso influencia no funcionamento da embreagem?

Carlos A. C. Azevedo
20/05/2011, 18:22
Obrigado Carlos, a frota não é minha mas não adianta pedir as solenóides que não vão comprar. Mas obrigado mesmo assim. Agora, isso influencia no funcionamento da embreagem?

Não tem problema nenhum não.. mas só de limpar lá ja vai da uma melhorada..

Marcelo-HPE
20/05/2011, 19:48
Essas solenoides ficam debaixo do filtro de ar !! desconecta e limpa .
abs

Marcio Fsj
20/05/2011, 20:21
Boa noite....tenho uma outdoor e aconteceu o mesmo comigo...peguei uma estrada bem feia com muita lama e agua.....começou a piscar a luz da tração...parei numa revenda de Tres Lagoas/MS e mecânico me disse que não tinha problema que poderia tocar viagem, a tração iria funcionar normalmente e apenas ia ficar piscando por ter entrado agua.........mais o problema foi que em alguns dias quando a luz parava de piscar começava a roncar a tração e quando voltava a piscar parava de roncar.....por via das dúvidas fui para Londrina na revenda MIZUMI e troquei essa peça e voltou tudo ao normal.............valeu um abraço a todos

Carlos A. C. Azevedo
20/05/2011, 20:47
Boa noite....tenho uma outdoor e aconteceu o mesmo comigo...peguei uma estrada bem feia com muita lama e agua.....começou a piscar a luz da tração...parei numa revenda de Tres Lagoas/MS e mecânico me disse que não tinha problema que poderia tocar viagem, a tração iria funcionar normalmente e apenas ia ficar piscando por ter entrado agua.........mais o problema foi que em alguns dias quando a luz parava de piscar começava a roncar a tração e quando voltava a piscar parava de roncar.....por via das dúvidas fui para Londrina na revenda MIZUMI e troquei essa peça e voltou tudo ao normal.............valeu um abraço a todos

A minha também roncava quando ligava a tração mesmo no asfalto, mas eram os rolamentos dianteiros que se ferraram.. Creio que o funcionamento é ou ele aciona tudo ou não aciona nada.. será que ele não acionou direito??

GALEGUITO
22/05/2011, 12:46
Pessoal, em alguns casos, mesmo que troque o solenóide o problema persiste, pois a origem mais corriqueira é o entupimento dos dutos por poeira ou algum outro detrito.
Tivemos 3 pajeros e as mesmas apresentaram esse problema que parece ser recorrente em todos os mits. A solução foi sempre nessa ordem: 1) limpar contatos; 2) desentupir dutos; 3) trocar o solenóide em casos extremos, fato que só ocorreu uma única vez por que o "imbecil" do mecânico conseguiu quebrar a peça quando estava limpando no intercooler.

Grande abraço a todos e postem aqui como resolveram esse problema.

Marcio Fsj
22/05/2011, 16:55
Eaí...tudo blz.....a minha roncava quando parava de piscar a luz da tração no painel....tinha que engatar e desemgatar aí ela voltava a piscar e parava de roncar........como disse antes ...acabei trocando a peça e ficou zero...rsrs...

Erivelton Grillo
25/05/2011, 00:52
Boa noite moçada, tenho uma L200 HPE 2004 que tb fica piscando a luz da tração... seria a mesma solenóide? e no caso da 2004 esta peça fica na mesma posição que o GALEGUITO falou?
Desde já obrigado a todos.

GALEGUITO
25/05/2011, 02:00
Boa noite moçada, tenho uma L200 HPE 2004 que tb fica piscando a luz da tração... seria a mesma solenóide? e no caso da 2004 esta peça fica na mesma posição que o GALEGUITO falou?
Desde já obrigado a todos.

Provavelmente é o solenóide Erivelton.
Só não posso afirmar com 100% de certeza se fica instalada na mesma posição das pajeros, mas acredito que sim porque esses carros japoneses são feitos visando praticidade e comunhão de algumas peças.
Na dúvida procure alguém que tenha uma l200 igual à sua ou um mecânico da concessionária apenas para lhe indicar a localização do solenóide.

Boa sorte e não esqueça de postar como solucionou seu problema.
Abraço.

serafa
29/05/2011, 21:16
A minha é uma L200 Sport 2006.
Depois de uns 150 km de poeira e 70 de rodovia esburacada, a luz da tração tambem começou a piscar.
Num primeiro instante fez um barrulho na dianteira como se tivesse tentando conectar a tração.
Quando parei acabou o barulho, mas a luz ficou piscando direto.
Agora já rodei uns 3.000 km e ta tudo normal, luz piscando direto, mas eu ligando a tração ela para de piscar e fica acesa direta, e a tração funciona perfeitamente.
Nos tópicos anteriores voces falaram de desconectar e limpar o conector da solenoide e tambem de limpar os dutos .
Quais, onde fica e como limpar estes dutos ?
Minha Mit. tambem esta com aquela proteção em baixo do paralama danificada, já vou ver pra trocar esta.
Abraços

Pedro Henrique Neves
29/05/2011, 22:43
A minha é uma L200 Sport 2006.
Depois de uns 150 km de poeira e 70 de rodovia esburacada, a luz da tração tambem começou a piscar.
Num primeiro instante fez um barrulho na dianteira como se tivesse tentando conectar a tração.
Quando parei acabou o barulho, mas a luz ficou piscando direto.
Agora já rodei uns 3.000 km e ta tudo normal, luz piscando direto, mas eu ligando a tração ela para de piscar e fica acesa direta, e a tração funciona perfeitamente.
Nos tópicos anteriores voces falaram de desconectar e limpar o conector da solenoide e tambem de limpar os dutos .
Quais, onde fica e como limpar estes dutos ?
Minha Mit. tambem esta com aquela proteção em baixo do paralama danificada, já vou ver pra trocar esta.
Abraços

Rapaz, a minha ficou assim mesmo, começou a fazer um xiado de ferro com ferro querendo engatar... não sei como você consegue andar fazendo esse barulho cara, alem do mais pode esta comendo as engrenagens do diferencial, é bom você trocar o óleo e vê se não sai nenhuma limalha. Na minha quando ligava o 4x4 parava o barulho também, só que no meu não foi as solenóides não, troquei as solenóides e continuou a fazer, o mecânico da concessionária falou que era um interruptor do acionamento do 4x4, que estava danificado, ele deu um jeito la, e ja fazem 20.000 e ta 0KM, ja usei inúmeras vezes o 4x4. De vez em quando dou uma ligada no 4x4 pra circular o óleo, pra não ficar parado mt tempo, e até hoje, sem problemas.

serafa
30/05/2011, 12:12
Pedro.
Bom dia.
Quanto ao barrulho, ela só fez um pouquinho dai numca mais fez.
Por isso sei que nao ta ligada nem tentando ligar a Tração.
Mas agora vou ver pra arrumar.
Valeu pelas dicas.
Abraços
Serafa

serafa
25/06/2011, 22:02
Pois é .
A luz da tração estava piscando direto mesmo.
MAs dai esta semana mandei dar uma lavada completa.
Pronto num ta piscando mais a luz da tração.
CONCLUSÃO QUE CHEGUEI.:
Pelo todo que li no forum e pelo que aconteceu acho que tinha alguma terrinha que
estava dificultando o contato lá na parte do ABS. Com a lavada caprichada tudo ficou normal de novo.
Muito bom

wsassis
03/09/2011, 18:33
Galera, minha L200 estava com a luz do ABS acessa, chequei tudo e adivinha o que era ? As lâmpadas do freio estavam queimadas e desabilitava o ABS. Absurdo isso !!! Imagina se levo numa autorizada quanto não iriam me cobrar para resolver o problema ? Tinha que ter outra lâmpada para check control e não usar a do ABS e desabilitar o mesmo. Fica a dica !!!

JairoM
15/10/2011, 10:20
Minha pajero 2009/2009 hpe sport ta com este problema. Luz de tração piscando e ABS aceso direto.
Falei com um amigo que tem uma 2008, e ele ta com o mesmo problema pelo menos a uns 6 meses.

Juntos, fomos ate a minha pajero, tiramos o filtro de ar, desconectei os 2 conectores, borrifei um limpa contatos, passei uma escova de dentes, reconectei, mas o defeito permanece.

Acho que minha limpeza não foi suficiente, e quero faze-la mais uma vez.

Como voces me recomendam que eu faça a limpeza dos tubos??? é só proximo ao solenoide? uso um pedaço de arame? Tem que ser no ar comprimido?

Agradeço qualquer ajuda.

Caso alguem saiba onde comprar este solenoide "Fora das MIT" acho que esta informação seria preciosa pra todos.

Um forte abraço,

Carlos A. C. Azevedo
15/10/2011, 12:33
Tu olhou pra ver se não tem nenhuma lampada do freio queimada que nem wassis falou? olha na minha opnião, eu acho bem dificil esse tubo tá entupido, por que ele não pode ter nenhuma abertura no sistema, ele pega uma parte da pressão do coletor de admissão e joga para tubulação que alimenta a solenoide.

Mas pode dá pressão de ar comprimido sim, não tem onda não, só desconectar uma por uma e fazer o processo..

A solenoide por fora é essa aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95888-luz-de-motor-e-4x4-piscando-e-luz-de-abs.html#post1533705

:concordo:

JairoM
17/10/2011, 14:28
Hoje o problema foi resolvido.

Fui ate a oficina, e o AMARILDO (este é o cara) desmontou o filtro, e trocou os dois solenoides (na foto parece um so, mas sao dois) por outros de uma L200 que estava por la parada ha muito tempo, e verificou que o problema nao era nenhum dos dois solenoides.

Limpou os conectores do meus solenoides, deu ar comprimido neles, e nas mangeuirinhas, ate onde elas encaixam numa peça grande la debaixo do motor (deve ser a caixa de traçao).

Continuava o problema..... ate que o Amarildo percebeu que um dos solenoides estava esquentando (bem mais que o outro). Deitou debaixo do carro, e inverteu duas mangueiras que saiam do solenoide que esquentou (o mais proximo da parede corta fogo) e tudo ficou resolvido.

Preço do serviço..... 70 pratas, depois de quase 3 horas de briga.

ONDE:
Rua Uranos, 865 - Ramos (Rio de Janeiro) telefones (21) 2573-3217 2573-3601, e o nome do fera e Ararildo.

Rovedo
31/05/2012, 11:50
Prezados,

Abaixo relato o meu caso que é bem parecido com o de todos aqui:

Tenho uma L200 modelo GLS ano 2006, estou tendo problemas na tração 4X4. Quando estou dirigindo do nada começa a fazer um barulho como se a tração estivesse engatando, tipo, de engrenagem por baixo do carro, arranhando, então tenho que parar o carro. Quando paro acontece um estalo, o barulho para e a luz do painel, referente à tração, começa a piscar sem parar.

Enquanto fica piscando o barulho não volta, porém, do nada, para de piscar, o carro fica normal e após um tempo o problema volta a ocorrer, isto é, começa a fazer o barulho......tornando-se um ciclo vicioso.

Tenho medo de afetar seriamente a tração do meu carro, pois acontece enquanto dirijo e as vezes em velocidades mais altas.
Já li que pode tratar-se de problemas nos sensores, nas solenóides.

Vi com um mecânico conhecido que disse que o reparo seria, trocar os sensores, solenóides e reparar, retificar a caixa onde encontram-se os módulos, acho que é isso.

Gostaria de um auxílio de vocês com relação ao trabalho a ser realizado, se é isso mesmo e sobre a média de valor desse tipo de serviço, pois me cobrou um absurdo.

Gostaria de saber de vocês também se conhecem algum especialista no Rio de Janeiro que faça isso, preciso de outros orçamentos.

Muito grato à todos.


PS: Caro JairoM, será que o famoso Amarildo consegue solucionar meu caso? E se for alguma coisa além das solenóides, tipo problemas na tração mesmo ele mexe?

JairoM
31/05/2012, 17:05
Prezados,

Abaixo relato o meu caso que é bem parecido com o de todos aqui:


PS: Caro JairoM, será que o famoso Amarildo consegue solucionar meu caso? E se for alguma coisa além das solenóides, tipo problemas na tração mesmo ele mexe?

Com certeza...
De uma ligada e marque com ele.

JairoM
31/05/2012, 17:05
Hoje eu achei um post aqui no forum mesmo:

a luz que pisca. tive esse problema e me disseram que era a cebolinha, o solenoide um monte de coisas. Mexi em tudo e continuava piscando. Quando ela pisca é indicando que o 4x4 foi selecionado e está pra ser engatado.(quando move a alavanca pra 4x4, primeiro a lampada pisca algumas vezes depois fica acesa constante). O que ocorre é que no interior da caixa de mudanças, logo abaixo da tampa sobre a alavanca, existe uma peça, parecida com uma vareta que se move quando a alavanca e acionada. Esta vareta, trabalha na horizontal e só se vê, abrindo esta tampa. Ela retorna a posicao original quando se retorna a alavanca, impulsionada por uma mola que com o passar do tempo, perde sua eficiencia, deixando esta vareta numa posição entre a "engatado" e a "4x2", o que provoca a intermitencia da luz do 4x4. No meu carro a caixa é automatica e por isso nem cebolinhas tem. O que exclui estas como causadoras do defeito. Esta tampa de que disse se encontra no interior do veiculo, embaixo do console central, onde esta a alavanca.



Alguem ja tentou ?

Rovedo
31/05/2012, 17:59
É mais uma opção, caso não ache a solução.

Valeu pelo empenho na ajuda meu caro.

Forte abç,

elton andrade
02/06/2012, 23:49
bom me ajuda ai pessoal hoje sai com uns amigos para as dunas, chegando la engatei a traçao reduzida e o trava diferencial ( a luz do painel referente a tração ficou piscando ) e a tração nao ia nem a 4x4 reduzida .
so travou o diferencial

a traçao ficou so na trazeira oque pode ser
aminha e l200 hpe AT 2008

evertonpoa
01/08/2012, 02:13
Olá amigos, estou com o seguinte problema na minha L200 HPE Outdoor AT,

A luz do botão R/D Lock fica piscando (as vezes apaga, mas sempre volta) e a luz do ABS fica acessa direto no painel, ja passei o Scanner apaguei a avaria mas voltou, já fiz reset manualmente girando a chave 5 vezes no primeiro estagio (ate ligar as luzes do painel) mas também apaga e volta.. meu mecânico disse que pode ser o botão R/D que esta com problema, mas ainda não teve tempo de mexer para mim na L200, confere a informação dele? alguém tem alguma dica a respeito do problema?

Não ouço barulho nenhum diferente e os freios ABS não estao funcionando ao meu ver.

Abraço!!

marianofloripa
08/04/2013, 22:23
Olá pessoal, comprei uma pajero sport se e esta com esse defeito, achei com voces a soluçao! Tem mais alguma coisa a revisar antes de tira-la da loja??... Obrigado desde já!!!

tiagosunset
25/04/2013, 11:39
Tenho uma Pajero sport 08/09, estava piscando a luz da tração e a do ABS, vi os comentários do forum e fiz o recomendado limpei o sensor com limpa contatos! A luz da tração não acendeu mais, mas a luz do ABS ainda liga as vezez.

alguém sabe o que posso fazer?

ADODL200
21/05/2013, 00:38
O chicote do sensor do abs da roda traseira esquerda da minha estava arrebentando e dava mal contato (próximo ao feixo de molas) soldei os fios, isolei e predi de forma correta, parou de acender.

L A G O
22/05/2013, 00:25
Olá pessoal, comprei uma pajero sport se e esta com esse defeito, achei com voces a soluçao! Tem mais alguma coisa a revisar antes de tira-la da loja??... Obrigado desde já!!!

Fala Mariano, blz?

Sou de Floripa tambem, e possuo uma sport hpe e posso te falar, o carro e muito bom, nao vai se arrepender da aquisição!!

Quanto a o que revisar, sugiro que voce de uma olhada no sistema de arrefecimento dela, manda fazer uma limpeza, da uma olhada pra ver se nao borbulha o radiador (tem o passo a passo aqui no forum), manda verificar os oleos e se eu fosse voce ja mandava trocar tambem, e por fim trocaria tambem os filtros, no mais e so encher o tanque e curtir a viatura (lembrando que se voce for comecar a colocar o S10 e recomendavel fazer uma limpeza no tanque)...

Outra coisa, se precisar de umas dicas de oficinas nas quais voce NAO deve parar a viatura, e so dar um grito!

pliniodemarco
12/08/2013, 10:50
Tenho uma Full e a mesma funciona perfeitamente a tração, porém quando deixo em 4x2 e ando alguns quilômetros as luzes apagam e fica apenas a luz laranja piscando, o que indica erro, se desligo e ligo o carro tudo volta ao normal por mais um tempo, em 4x4 isso não acontece, o que pode ser?

diogov8
13/08/2013, 21:36
O primeiro item a ser testado é bateria. As vezes a falta de amperagem da mesma causa erros de leitura dos sensores. Após essa verificação é necessária uma revisão geral de todos os conectores. Persistindo o sintoma lascou!

pliniodemarco
14/08/2013, 18:31
Boa a dica, mas no meu caso, isso só acontece em 4x2, já testei diversas vezes, quando pior a estrada, mais rápido ela começa a indicar erro e a bateria esta OK, deve ser algo simples, mas como quase tudo na Pajero Full, ninguém sabe.

Silva_1982
15/08/2013, 21:38
Amigos vcs sabem me informar se o solenoide do 4x4 e ABS da Pajero Sport 2.8 e 2.5 são os mesmos?

hsrsilva
16/08/2013, 19:47
Boa a dica, mas no meu caso, isso só acontece em 4x2, já testei diversas vezes, quando pior a estrada, mais rápido ela começa a indicar erro e a bateria esta OK, deve ser algo simples, mas como quase tudo na Pajero Full, ninguém sabe.

1) Observe se você não ligou nenhum equipamento eletrônico nas tomadas de 12v. Caso positivo, desligue e teste sem os equipamentos.

2) Veja se não há nem uma lâmpada queimada na viatura. Caso haja, substitua;

3) Verifique a qualidade/nível do óleo do câmbio e dos diferenciais, especialmente o traseiro.

Dicas que resolveram aqui quando tive problemas semelhantes com minha Full.

Caso ainda assim não encontre o erro, leve a uma oficina e passa o scanner.

Silva_1982
17/08/2013, 13:29
Amigos vcs sabem me informar se o solenoide do 4x4 e ABS da Pajero Sport 2.8 e 2.5 são os mesmos?

Amigos, desculpem a insistência mas alguém poderia me ajudar?
Abraço,

moskamoc
05/11/2013, 16:30
Ajudando a resolver seu problema assim como resolvi o meu. Em baixo do carro, em cima do diferencial dianteiro tem um sensor enfiado no diferencial. Este é o seu problema. com o tempo e se nao usa o 4x4 constantemente, este sensor, ao ser acionado, tem uma esfera que se comprime e acende a luz do painel, nao retrocede ao se desengatar. isso ocorre por sujeira acumulada entre a esfera e as paredes do sensor ou por perda de eficiencia da mola que movimenta a esfera para a posição original. Retire este sensor, (chave de boca 19), desconecte os fios primeiro, mergulhe-o no thinner por uns 10 minutos, movimente a esfera no thinner para dentro e espere ela voltar varias vezes até perceber que esta ficou mais rapida. seque-o e recoloque no local. Para saber qual é exatamente este sensor, vá até a roda dianteira do do lado do motorista, atras do pneu, acima e preso no chassi, tem uma plataforma com um conector. uma parte vai para dentro do carro e outra, a que vai pra baixo, vai direto a este sensor. siga os fios. Meu problema se resolveu. Muito de vez em quando pisca de novo, mas fica uns 10 segundos e para. Isso é falta de engate do 4x4.

ARY JR
24/01/2014, 19:19
Boa noite!!!

Sou novato no ramo 4x4, e tambem estou com minha l-200 com a luz da tração piscando, troquei a solenoida da tração e mesmo assim permanece.....
Pelo que vi nas postagens anteriores, pode ser um interruptor que fica no câmbio....por favor alguem já fez troca desta peça...

mvarruda
07/02/2014, 20:21
Boa noite,

O artigo deste link resolve seus problemas

http:// www.rsgear.com/articles/1997_11.pdf

Espero q te ajude

Manoel Carlos
13/07/2015, 22:18
Adquiri há pouco mais de um mês, uma L200 HPE 2007. A mesma apresentava, além de outros problemas, a lâmpada do ABS não apagava e a lâmpada da tração 4x4 ficava piscando, ambas localizadas no painel. Para resumir o calvário: Levei na Mitnorthe e me cobraram a módico importância de aproximadamente R$ 400,00 para passar o scanner e me garantiram que o conserto não ficaria por menos de R$ 1.500,00 – Levei a outro mecânico que após passar o scanner, cobrou-me R$ 1.800,00 afirmando que o problema era no Câmbio, não obstante o aparelho informar que não havia defeito mecânico. Já imaginando que teria que gastar esses valores absurdos, resolvi verificar na Internet, pois, poderia haver outros com o mesmo problema.
Qual não foi minha surpresa quando identifiquei facilmente outros consumidores com o mesmo problema.
Doravante, descrevo como consegui resolver este defeito. Inicialmente, os tópicos de hsrsilva e moskamoc , respectivamente, foram-me de muita valia. A Lâmpada do ABS era exatamente o que disseram, isto é, lâmpadas queimadas – Todas as lâmpadas queimadas foram trocadas e problema resolvido. Já a tração 4x4 demandou um pouco mais de trabalho. A busca de uma mecânico honesto. Muito embora moskamos tenha descrito minuciosamente como consertar este defeito, há a necessidade de conhecer um mínimo de mecânica e estar disposto a sujar as mãos de graxa. O mecânico Hermes da mecânica Hermes Car, muito embora, afirme não mexer com tais defeitos dedicou alguns minutos de atenção em ler o artigo que eu havia copiado da internet e resolveu tentar ajudar. Assim, procedeu a retirada do sensor enfiado no diferencial e após a limpeza, como indicada por moskamoc, continuou o problema, entretanto, observou que o sistema trabalha com vácuo e desligou a válvula solenoide e a luz no painel se pagou. Imediatamente, fui a uma concessionária, comprei a solenoide, o mecânico trocou a peça e resolvido todos os problemas, e o mais importante, sem gastar, sequer um tostão, a mais, com mecânicos desonestos.
Para aqueles que se interessarem, a mecânica HERMES CAR se localiza em uma travessa da Av. Anhaia Mello, na Zola Leste da Capital de São Paulo – Telefones 27022360 - 27030752

C.neto
15/07/2015, 10:55
Ajudando a resolver seu problema assim como resolvi o meu. Em baixo do carro, em cima do diferencial dianteiro tem um sensor enfiado no diferencial. Este é o seu problema. com o tempo e se nao usa o 4x4 constantemente, este sensor, ao ser acionado, tem uma esfera que se comprime e acende a luz do painel, nao retrocede ao se desengatar. isso ocorre por sujeira acumulada entre a esfera e as paredes do sensor ou por perda de eficiencia da mola que movimenta a esfera para a posição original. Retire este sensor, (chave de boca 19), desconecte os fios primeiro, mergulhe-o no thinner por uns 10 minutos, movimente a esfera no thinner para dentro e espere ela voltar varias vezes até perceber que esta ficou mais rapida. seque-o e recoloque no local. Para saber qual é exatamente este sensor, vá até a roda dianteira do do lado do motorista, atras do pneu, acima e preso no chassi, tem uma plataforma com um conector. uma parte vai para dentro do carro e outra, a que vai pra baixo, vai direto a este sensor. siga os fios. Meu problema se resolveu. Muito de vez em quando pisca de novo, mas fica uns 10 segundos e para. Isso é falta de engate do 4x4.

Moskamoc, estou com um problema na minha tração, ela não engata mais. a luz da tração só acende quando ligo o carro (fica piscando depois para) será q isso resolverá meu problema?

Borjaoo
15/07/2015, 11:52
Amigos, na minha Triton o que esta piscando aleatoriamente no painel é a luz da bateria e de agua no filtro, juntas. Já troquei o painel e nada, tô ficando doido já kkkk alguma sugestão??

jacquesfreitas
31/07/2015, 11:28
Pessoal,

Após muito penar, estudar e me sujar embaixo da viatura, sempre documentando (em vídeo) tudo que fazia, compilei tudo num único vídeo!

A voz está baixa e enrolada (principalmente no início), para contornar o problema legendei o vídeo todo. Como fiz diretamente no youtube é necessário ligar as legendas, mas logo no início do vídeo tem um aviso apontando para o lugar onde se liga as legendas.

Testei todos os interruptores em todas as posições e falo da função de cada um, relacionando as operações mecânicas e elétricas envolvidas no ato de selecionar 2H, 4H e 4L. Espero que ninguém nunca mais fique atolado por falta de tração...

Estou produzindo um segundo vídeo que explica como forçar 4x4, mesmo com problemas elétricos nos interruptores. Sim é possível! Aprendi a fazer isso nessa via-crucis: Depois posto aqui.

Espero que seja útil a todos:


https://www.youtube.com/watch?v=w53OHTRlcWg

jacquesfreitas
02/09/2015, 14:54
Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:


https://www.youtube.com/watch?v=gQHCi6MUiiU

Ari Willys
03/11/2015, 23:34
amigos,

tenho uma tr4 2009, a luz da tracao qnd esta em 4x2 fica piscando,quando engato o 4x4 fica acessa tudo normal, mas qnd volto para o 4x2, nao para de piscar, ela nao esta tracionada, ja fiz os testes, e nem a luz do abs acende, apenas a luz da tracao pisca e nao apaga de jeito nenhum hehehe

alguma dica de como limpas esses contatos ?!

SGT AILTON
16/12/2015, 14:14
Ja ouvi dizer q a valvula solenoide 3 vias do gol,santana,logus,parati servem na pajero sport, solucionando o problema da luz piscando sem parar no painel, alguem sabe ou ja fez a substituição dessa peça por outra paralela????

JairoM
16/12/2015, 15:08
Acabei de trocas os dois solenoides originais da Pajero, pelos do GOL flex. Sao identicos... apenas o pequeno filtro original do solenoide da MIT nao cabe no solenoide do Gol, entao tive que improvisar um filtro usando um pedaço de cano de borracha (estes de combustivel), e um pouco de algodao....

Pra mim, nao funcionou, e eu acho que o problema esta nos dois pinos, que nosso colega mostra no vídeo que esta postado na pagina anterior....

Vou tentar testar os pinos (liga/desliga) as luzes no painel.... e provavelmente recolocar os solenoides originais....

Léo-Ctba
03/02/2016, 21:52
Acabei de trocas os dois solenoides originais da Pajero, pelos do GOL flex. Sao identicos... apenas o pequeno filtro original do solenoide da MIT nao cabe no solenoide do Gol, entao tive que improvisar um filtro usando um pedaço de cano de borracha (estes de combustivel), e um pouco de algodao....

Pra mim, nao funcionou, e eu acho que o problema esta nos dois pinos, que nosso colega mostra no vídeo que esta postado na pagina anterior....

Vou tentar testar os pinos (liga/desliga) as luzes no painel.... e provavelmente recolocar os solenoides originais....

Eu testei as duas válvulas solenóide e verifiquei que uma estava aberta, coloquei uma 3 vias de mesmo funcionamento e a luz da tração parou de piscar mas não acende quando coloco em 4x4 ainda não consegui achar o problema mas vou checar os interruptores agora.

Carlo_TR4Flex
04/02/2016, 00:02
Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:


https://www.youtube.com/watch?v=gQHCi6MUiiU

Video espetacular do colega, ensina tudo sobre a tração dos nossos veiculos. Só queria fazer uma consideração que pode ajudar alguns que não estão conseguindo solucionar problemas com a tração mesmo depois de seguir os videos.

Primeiro um resumo para quem não quiser se aprofundar:

O modulo 4x4 não controla a solenoide de acionamento da tração dianteira e sim um interruptor/sensor ligado direto da cx de trans. até as solenoides(vejam o diagrama anexo). O unico sensor que influi mecanicamente no 4x4 é o sensor n4 que impede que o diferencial diant. desengate do eixo cardã e do semi eixo. E no que se refere a parte elétrica/eletronica podemos até arrancar o modulo e todos os sensores que ainda teremos 4x4 que é o que importa. A parte mecanica e de vacuo sim é importante pois o atuador travado ou a mangueira de vacuo solta/cortada impede o acionamento da tração dianteira.

Para quem quer entender melhor:

Primeiro gostaria de chamar o atuador do dif diant. como roda livre como dos troller só para facilitar diferenciar o engate do 4x4 quando falando da cx de transferencia ao cardan e o 4x4 quando engatado o dif ao cardan (roda livre). Também tudo que eu disser é somente referente a parte eletrica e supondo que toda parte mecanica e de vacuo esteja funcionando pois o video esta correto nestes assuntos.

Como nosso colega explicou são tres interruptores relacionados a tração dianteira/4x4/4x2, 2 na cx de transferencia e 1 no dif dianteiro. Só que não é o modulo 4x4 que comanda o engate/desengate da roda livre, ele só comanda as luzes do painel. O int. do dif dianteiro esta lá só para verificar quando o atuador conectou/desconectou a roda livre. O primeiro dos int. da cx de transf, o de numero 3 do diagrama serve para verificar quando o 4x4 foi mecanicamente acionado/desligado na cx de trans. mas tambem não comanda nada. O terceiro int.(n. 4 no diagrama) é o mais importante pois é ele que esta ligado as solenoides que comandam o atuador do dif dianteiro(roda livre). O interruptor n 4, que comanda as solenoides, é aterrado em 4x2. Por isso a solenoide fica sempre energizada em 4x2 e desligada em 4x4, acionando o 4x4. É assim para que se o solenoide falhar o carro ainda tem a tracão dianteira funcionando. Então a grande confusão é que para funcionar o 4x4 não tem que ligar a solenoide e sim desligar. Por isso que se o int n. 4 estiver com defeito a roda livre não desengata. A unica coisa que não vai funcionar é a roda livre. No video nosso colega explica que quando os interruptores estão com defeito e se engata o 4x4 o cardã conecta a cx de transf. mas a roda livre não engata mas na verdade ela já estava engatada quando a alavanca estava em 4x2 se o sensor estava defeituoso. Se o painel não piscava em 4x2 era porque o problema é uma combinação mecanica do atuador/vacuo e em 1 2 ou 3 sensores.

Espero ter ajudado e desde já me desculpo se alguem me mostrar algum engano mas me aprofundei na parte eletrica do 4x4 pois quando tive a embreagem trocada e a oficina mutilou o chicote da cx de transferencia. Então tive que aprender como funcionava para ensinar os mecânicos como o sensores tinham que ser conectados ao chicote.

nando8891
17/02/2016, 16:44
Boa tarde! Essa bomba de vácuo ela funciona só com a chave ligada? Vendo o vídeo feito pelo nosso amigo com o motor desligado tem vácuo na linha !

nando8891
17/02/2016, 17:26
Também troquei as solenóides por novas e a luz do abs continua acessa !

nando8891
17/02/2016, 18:33
Do lado direito do meu carro tem mais duas solenóides também . Alguém sabe pra que serve?

nando8891
19/02/2016, 18:51
Já troquei solenóides revisei todo o sistema está tudo certo mais minha roda livre não desengata fica piscando a luz verde no painel como no vídeo. Não sei mais o que fazer na peça que desliga a roda livre embaixo do carro existe alguma membrana interna, pois quando puxo ar nela ou sobro sai ar pelo outro tubo isso e normal! Alguém da um help aí..........

nando8891
19/02/2016, 21:24
A luz do abs também está acessa por isso que não destrava?

vavarusso
20/02/2016, 13:37
A luz do abs também está acessa por isso que não destrava? meu caro a luz do ABS nada tem a ver com os solenoides da tração ou turbina. Se nao está desengatando é culpa do atuador de roda livre, se voce soprar por uma mangueira e ta saido na outra, membrana furada e foi pro saco. eu tive esse problema e resolvi comprando um usado com outro defeito e dos dois fazendo um.

Rinaldo Walter Baltar
01/08/2016, 23:34
Pessoal também sofro do mesmo problema , tenho uma Sport v6 2008 e , pelo que vcs estão falando minha solenoide também está com problemas. Além disso apareceu um barulho agora que normalmente faz quando estou diminuindo a velocidade quase parando .Ela faz um estalo e na mesma hora faz um barulho que aumenta de acordo com a aceleração. Quando isso acontece ligo a 4x4 e desligo e na mesma hora para o barulho, alguém sabe o que é isso ? Abraços

Silvio Souza
15/08/2016, 08:51
A minha é uma L200 HPE outdoor 2011, e ela começou primeiro com os solenoides da turbina, pq como todos sabem fica totalmente sem força quando a turbina não funciona, ao mesmo tempo a luz do abs e do 4x4, também ficaram acesa e piscando respectivamente, Solução: a da turbina eu desmontei e limpei o solenoide(apenas a marrom), nada mais é do que uma mola e uma tampinha com uma pequena membrana, e a do 4x4 eu desconectei tudo das solenoides limpei conectores com limpa contato e as mangueiras com arame e soprando mesmo, depois fui até o diferencial dianteiro e em cima do mesmo retirei o sensor ponta pino e dei uma limpada também. foi assim que resolvi não sei por quanto tempo

rmelo87
16/08/2016, 13:13
Pessoal também sofro do mesmo problema , tenho uma Sport v6 2008 e , pelo que vcs estão falando minha solenoide também está com problemas. Além disso apareceu um barulho agora que normalmente faz quando estou diminuindo a velocidade quase parando .Ela faz um estalo e na mesma hora faz um barulho que aumenta de acordo com a aceleração. Quando isso acontece ligo a 4x4 e desligo e na mesma hora para o barulho, alguém sabe o que é isso ? Abraços

Ja tive esse problema com minha Pajero Sport, com o mesmo barulho e estalos. O problema esta nos sensores que ficam no atuador e na caixa de marcha. Em alguns momentos seu carro acha que a 4x4 esta engatada entao liga os solenoides. Verifique se os sensores estao ok e entao troque ou limpe. Limpe os solenoides tambem do jeito que o Silvio falou. Com certeza ira resolver os barilhos e luzes piscando. Tem um video no youtube que o cara mostra tudo. Acho que se botar solenoide 4x4 l200 vc acha

Cionetobi
22/08/2016, 15:57
Uma dica importante sobre luz ABS acesa:
Além de poder ser as lâmpadas de freio queimadas, muitas lâmpadas LEDs também causam esse problema. Pode ser resolvido com a adição de resistores especiais junto com as lâmpadas LEDs.
Essa dica vale para Pajero Io, Tr4 e talvez para outras linhas da Mitsubishi

Cionetobi
24/08/2016, 11:07
Para verificar os códigos de ABS (sem scanner) vale para vários carros Mitsubishi:

1- Ande com o carro a 50-60km/h por 1 min
2- Pare o veículo (coloque em P / e puxe o freio de mão) e desligue a ignição
3- Pise no freio, ligue a ignição e mantenha pressionado o freio por 3 s
4- Dê 10 pisadas no freio em frequencia de menos de 1 segundo. (Conte 10 freia/solta)
5- A luz do ABS começará a piscar
6- Verifique as sequencias de piscadas e procure na tabela os codigos correspondentes

Esse mesmo procedimento serve para ler os códigos da ECU do cambio automatico e ECU do motor

Cionetobi
24/08/2016, 11:09
534913
Caso não funcione, será necessário ligar um fio terra no conector 1 (carro parado / desligado) da entrada OBD do carro
e fazer o procedimento a partir do item 3 acima descrito

As Luzes irão piscar:
-Luz do ABS para leitura de códigos do ABS
-Luz do N (câmbio automático) para leitura de códigos da ECU câmbio automático
-Luz do motor para leitura dos códigos da ECU do motor

Piscadas rápidas (flashes) indicam que está OK

Piscadas pausadas indicam códigos
Cada piscada longa indica o decimal. Cada piscada curta indica numeral

534914

Exemplos:
1 piscada longa e 2 piscadas curtas: código 12
5 piscadas longas e 4 piscadas curtas: código 54

Cionetobi
24/08/2016, 11:10
Tabela de códigos

Luz do ABS:

11 - sensor velocidade frente direita (circuito aberto ou em curto)
12 - sensor velocidade frente esquerda (circuito aberto ou em curto)
13 - sensor velocidade traseiro direita (circuito aberto ou em curto)
14 - sensor velocidade traseiro esquerda (circuito aberto ou em curto)
15 - sensor velocidade da roda (saída de sinal anormal)
16 - sistema de energia ABS-ECU (voltagem anormal / oscilante)
21 - sensor velocidade frente direita
22 - sensor velocidade frente esquerda
23 - sensor velocidade traseiro direita
24 - sensor velocidade traseiro esquerda
32 - sistema do sensor G
33 - sistema das lâmpadas de freio
41 - válvula solenóide frontal direita
42 - válvula solenóide frontal esquerda
43 - válvula solenóide traseira direita
44 - válvula solenóide traseira esquerda
51 - relé da válvula (permanece fechada / ligada)
52 - relé da válvula (permanece aberta / desligada) ou problema no sistema de energia ABS-ECU
53 - relé do motor do ABS (permanece desligada) ou problema no sistema de energia ABS-ECU
54 - relé do motor do ABS (permanece ligada)
55 - sistema do motor do ABS (motor de pulso travado) ou problema no sistema de energia ABS-ECU
63 - ECU-ABS (módulo do ABS)


Luz do câmbio automático:

11 - sensor de posição do pedal do acelerador (throttle opening voltage)
12 - sensor de posição do pedal do acelerador (power supply voltage)
13 - sensor de posição do pedal do acelerador (throttle opening voltage)
14 - sensor de posição do pedal do acelerador (power supply voltage)
15 - sistema do sensor de temperatura do fluido A/T
16 - sistema do sensor de temperatura do fluido A/T
22 - interruptor de acelerador totalmente aberto
31 - sistema de entrada sensor de velocidade
32 - sistema de saída sensor de velocidade
38 - sistema do sensor de velocidade do veículo
41 - sistema válvula solenóide no 1
42 - sistema válvula solenóide no 1
43 - sistema válvula solenóide no 2
44 - sistema válvula solenóide no 2
47 - sistema válvula solenóide no 3
48 - sistema válvula solenóide no 3
55 - comunicação anormal com a ECU do motor

Cionetobi
24/08/2016, 13:10
Os códigos acima são para linha Mitsubishi Pajero IO / TR4
Outros carros podem ter outros códigos.
Pesquisem a tabela de códigos de seu carro na internet

Ou tentem estes links para mais esclarecimentos:

Mitsubishi ABS (http://codes.rennacs.com/plugins/MitsubishiABS/MITS-ABS-09-BRAKE-L200.php)

Get OBD1 Vehicle Diagnostic Codes (http://codes.rennacs.com/FaultCodes.php?erasepagecount=1&erasepage0=plugins%2FMitsubishiABS%2FERASING.php&reference=MITS-ABS-09-BRAKE)

Cionetobi
24/08/2016, 14:13
Códigos para
Linha Mitsubishi Pajero 3.2 Di-D:

How To Read Check Engine Light Without Scanner – 3.2 DiD | Pajero.guru (http://www.pajero.guru/how-to-read-check-engine-light-without-scanner-3-2-di-d/)

Cionetobi
26/08/2016, 11:52
Códigos para ECU da Transmissão:

Get OBD1 Vehicle Diagnostic Codes (http://codes.rennacs.com/FaultCodes.php?erasepagecount=1&erasepage0=plugins%2FMitsubishiTRANS%2FMITS-TRANS-09-ERASE.php&reference=MITS-TRANS-21-LIGHTSENS)

Digite o código no local "Codes / Enter Codes" e clique Enter/Return
Aparecerá a descrição do cód. (em inglês)

Vicente Garrafão
28/09/2016, 14:24
Boa tarde Galera. Adquiri recentemente minha primeira Pajero Sport Diesel 2.5 VGTi. Ela está com o mesmo problema da luz da tração piscando e depois de andar alguns km acende a do ABS. Já testei a tração em um terreno e está funcionando perfeitamente, assim como a redução. O curioso é que quando aciono a alavanca e coloco em 4x4H, a luz do ABS apaga e na maioria das vezes não acende mais, apesar de continuar piscando a luz do 4x4. Será o mesmo caso ? Posso usar limpa contato para limpar os solenoides ? Grande abraço.

lunga_br
28/09/2016, 14:36
Boa tarde Galera. Adquiri recentemente minha primeira Pajero Sport Diesel 2.5 VGTi. Ela está com o mesmo problema da luz da tração piscando e depois de andar alguns km acende a do ABS. Já testei a tração em um terreno e está funcionando perfeitamente, assim como a redução. O curioso é que quando aciono a alavanca e coloco em 4x4H, a luz do ABS apaga e na maioria das vezes não acende mais, apesar de continuar piscando a luz do 4x4. Será o mesmo caso ? Posso usar limpa contato para limpar os solenoides ? Grande abraço.

O meu acontecia o contrário. Quando acionava a tração ligava a luz do ABS. Mesmo desacionando continuava ligada. Ao desligar e ligar a camionete, com a tração ligada ou não, a luz do ABS que estava ligada apagava. Mandei limpar os contatos dos sensores e das solenoides. Então resolveu.

Claudiö
30/10/2016, 16:07
Oi pessoal, gostaria de saber se. A Triton 12/13 nao aparece no painel a luz indicadora do modo 4x4?

Laerteemail
30/10/2016, 19:12
pessoal tenho uma tr4 2005 e ela tbm ta com esse mesmo problema luz de traçao piscando e a do abs acesa vcs sabem me dizer se tbm é essa selenoide?

Rafael Breno
11/11/2016, 14:25
Boa tarde amigos.
Estou com um problema parecido. Comprei um Pajero Sport Flex, 3.5 -2010/2011 a 15 dias. De uma semana pra cá ela está com a luz da tração e abc piscando. E como se não bastasse a luz do combustível na reserva está sempre acesa, mesmo com 50 litros no tanque. O que me estranha é que quando eu sai da concessionária estava tudo ok, não tinha nenhum desses problemas. Como sou novo nesse ramo 4x4 e é meu primeiro carro da Mitsubishi não entendo muito, se puderem me ajudar eu agradeço.

Abraço!

JairoM
24/01/2017, 18:06
Depois de muita mao de obra, eu comprei os interruptores da tracao. Um deles chamam de Pino, e o outro de bola.
Comprei nesta loja, em Sao Paulo: Eletrica - Pajero Sport e Full - Mitsubishi - www.sjmparts.com.br (http://www.sjmparts.com.br/mitsubishi/pajero-sport-full/eletrica.html)

Hoje, fui ao mecanico e troquei os dois... teve que soltar a travessa que prende a cx de cambio, senao nao alcaçava um dos interruptores.

Troca feita, sio da oficina,..... e NADA FEITO. Tudo continua igual. A luz de tracao nas 4 piscando, e de vez em quando, ao frear, acende a luz do ABS.

Ja tinha trocado os dois solenoides.... troquei pelos solenoides do GOL flex, que custam 10% do valor dos MItsubishi...

Alguma ideia do que fazer, alem de botar fogo na Pajero ??????

JairoM
29/03/2017, 18:13
Amigos,

Interruptores trocados, e o problema permanece....
Troquei tambem os solenoides, colocando os solenoides do GOL flex...

Sera que alguem pode postar um esquema das mangueirinhas de vácu, pra eu conferir as minhas ????

Obrigado.

lunga_br
30/03/2017, 15:01
Amigos,

Interruptores trocados, e o problema permanece....
Troquei tambem os solenoides, colocando os solenoides do GOL flex...

Sera que alguem pode postar um esquema das mangueirinhas de vácu, pra eu conferir as minhas ????

Obrigado.

Aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/135078-confirmacao-da-sequencia-das-mangueirinhas-de-vacuo-da-tracao-da-l200-outdoor-sport.html

JairoM
06/04/2017, 17:41
Aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/135078-confirmacao-da-sequencia-das-mangueirinhas-de-vacuo-da-tracao-da-l200-outdoor-sport.html

Obrigado amigo,excelente dica....

DanWBR
07/04/2017, 10:01
Depois de muita mao de obra, eu comprei os interruptores da tracao. Um deles chamam de Pino, e o outro de bola.
Comprei nesta loja, em Sao Paulo: Eletrica - Pajero Sport e Full - Mitsubishi - www.sjmparts.com.br (http://www.sjmparts.com.br/mitsubishi/pajero-sport-full/eletrica.html)

Hoje, fui ao mecanico e troquei os dois... teve que soltar a travessa que prende a cx de cambio, senao nao alcaçava um dos interruptores.

Troca feita, sio da oficina,..... e NADA FEITO. Tudo continua igual. A luz de tracao nas 4 piscando, e de vez em quando, ao frear, acende a luz do ABS.

Ja tinha trocado os dois solenoides.... troquei pelos solenoides do GOL flex, que custam 10% do valor dos MItsubishi...

Alguma ideia do que fazer, alem de botar fogo na Pajero ??????

Olha, hoje eu fui buscar a minha Pajero Sport na oficina, estava com esse mesmo problema, mesmos sintomas descritos pelos colegas em mensagens anteriores:


Pessoal também sofro do mesmo problema , tenho uma Sport v6 2008 e , pelo que vcs estão falando minha solenoide também está com problemas. Além disso apareceu um barulho agora que normalmente faz quando estou diminuindo a velocidade quase parando .Ela faz um estalo e na mesma hora faz um barulho que aumenta de acordo com a aceleração. Quando isso acontece ligo a 4x4 e desligo e na mesma hora para o barulho, alguém sabe o que é isso ? Abraços


Boa tarde Galera. Adquiri recentemente minha primeira Pajero Sport Diesel 2.5 VGTi. Ela está com o mesmo problema da luz da tração piscando e depois de andar alguns km acende a do ABS. Já testei a tração em um terreno e está funcionando perfeitamente, assim como a redução. O curioso é que quando aciono a alavanca e coloco em 4x4H, a luz do ABS apaga e na maioria das vezes não acende mais, apesar de continuar piscando a luz do 4x4. Será o mesmo caso ? Posso usar limpa contato para limpar os solenoides ? Grande abraço.

Aparentemente o problema na minha Pajero foi resolvido. Eu falei pra os mecânicos que eu já tinha trocado as solenóides por novas, que comprei pelo MercadoLivre. Falei para eles olharem se tinha sujeira nas mangueiras, etc, eles disseram que estavam tudo ok com elas. No final, uma das válvulas que comprei NOVA no ML não estava funcionando. Eles colocaram uma usada de uma L200 que estava por lá e resolveu.

O ideal então é, caso tenha trocado as solenóides, verificar se elas estão realmente funcionando.

JairoM
07/04/2017, 11:35
Olha, hoje eu fui buscar a minha Pajero Sport na oficina, estava com esse mesmo problema, mesmos sintomas descritos pelos colegas em mensagens anteriores:
Aparentemente o problema na minha Pajero foi resolvido. Eu falei pra os mecânicos que eu já tinha trocado as solenóides por novas, que comprei pelo MercadoLivre. Falei para eles olharem se tinha sujeira nas mangueiras, etc, eles disseram que estavam tudo ok com elas. No final, uma das válvulas que comprei NOVA no ML não estava funcionando. Eles colocaram uma usada de uma L200 que estava por lá e resolveu.

O ideal então é, caso tenha trocado as solenóides, verificar se elas estão realmente funcionando.

Alguem conhece um teste rápido e pratico para estes solenoides ? So achei ate agora teste elétrico para os solenoides....

Alem dos solenoides, eu tambem troquei os dois interruptores que ficam na caixa de cambio (o pino e o bola).... estes, é facil testar, pois sao eletricos... um deles aciona (liga) quando recebe pressao, e o outro liga quando nao esta pressionado.

DanWBR
15/04/2017, 21:09
Hoje o problema voltou, o engraçado é que durante alguns dias tudo ficou funcionando normalmente. Imagino o que pode ter acontecido. Não adianta levar à oficina assim porque nem eles sabem direito como resolver. Estou pensando se vale a pena trocar as solenóides mais uma vez... parece que todas as que estão à venda são paralelas, não dá pra saber se vão funcionar!

Aldimar
20/04/2017, 15:44
Olá boa tarde, gostei da resposta do Carlos e do Galeguito. No meu caso esta acontecendo na pajero sport SE 2003 motor 4M40, devo fazer o mesmo procedimento ? onde fica a Válvula solenoide na minha Pajero ? grato Aldimar

Aldimar
20/04/2017, 15:52
Galeguido, boa tarde, gostei da sua resposta e no meu caso que tenho uma Pajero sport SE 2003 motor 4M40 é o mesmo procedimento ? fica onde essa solenoide na minha Pajero ? grato Aldimar

Aldimar
20/04/2017, 15:54
Boa tarde, gostei da sua resposta e no meu caso que tenho uma Pajero sport SE 2003 motor 4M40 é o mesmo procedimento ? fica onde essa solenoide na minha Pajero ? grato Aldimar

rdias
03/01/2018, 11:46
Amigo Thiago, este problema é na solenoide que liga a tração, ela faz tanto a luz verde da tração ficar piscando, quanto a do abs, se tu não quiser trocar, é só limpar o conector eletrico, que já melhora bastante...:concordo:

Sei que o post é antigo, mas acho que vale a pena compartilhar, pois passei pelo mesmo com minha Pajero Sport HPE Diesel 2008. Segui as orientações do Carlos e o problema foi resolvido.
Contudo, eu não desmontei nada. Comprei um WD40 e dei uma lubrificada geral, com atenção especial nesta peça. Aguardei 12 horas para ligar o carro novamente e a luz apagou. Faz uma semana e felizmente não voltou a acender.
Obrigado pessoal.

Chico Lindo
08/01/2018, 13:35
Boa tarde turma,
Adquiri recentemente minha pajero sport 10/11, e quando ponho o neutro da alavanca principal e aciono a alavanca menor para o 4x4, às vezes a luz da tração fica piscando e às vezes não!! Coloco no Drive quando está piscando, e essa luz não fica intermitente: fica só piscando mesmo!! Algumas vezes, a luz do abs acende e apaga rapidamente!!
Li muitos diálogos neste fórum, e vou tentar limpar os conectores do solenóide ou pedir a um mecânico que dê uma limpada ou testada na peça!

rogerr.sje
02/02/2018, 15:11
Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:


https://www.youtube.com/watch?v=gQHCi6MUiiU

Sensacional esse vídeo! :palmas:

Valeu por compartilhar! Consegui me nortear pra descobrir o problema da minha TR4!

Muito obrigado!!!

lucianoavinco
02/04/2018, 09:00
Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:


https://www.youtube.com/watch?v=gQHCi6MUiiU

Perfeita explicação!parabéns!!

Martha Godoy
11/04/2018, 13:29
Boa tarde pessoal,

Minha Pajero Full 2005 3.2 diesel HPE também acende as luzes às vezes, algumas vezes as luzes (abs, injeção e controle de tração) ficam acesas por um baita tempo, em outras apagam sozinhas em seguida. Também acontece de, depois de andar uns 30/40 km em velocidade (na rodovia normalmente), a luz central da tração ficar piscando.

Essas luzes incomodam, mas o problema mesmo é que algumas vezes a Jurema não responde o acelerador na arrancada (eu paro num cruzamento, tento avançar e ela não anda, ou anda 1cm por minuto, e depois de uns 5 segundos responde normalmente). Passei o scanner pra ver qual era o problema e apontou a borboleta da solenóide, o mecânico isolou a mangueira e tudo ficou normal por um tempo, depois voltou a perder força na arrancada, aí tiramos a esfera que fazia o isolamento e a danada começou a andar muito irregular, parecia que eu tava brincando com o pé no acelerador. Isolei a mangueira novamente e voltou a funcionar ok, mas eu sei que isso é temporário.

Me parece que tudo está relacionado, tudo envolve as solenóides.

Levei em outro mecânico que constatou que a borboleta tá funcionando irregular, e algumas vezes faz soltar muita fumaça (branca) quando fica presa no lugar errado. Ele tá tentando arrumar isso, mas disse que precisa da planta das mangueiras e conexões pra montar tudo certinho.

Alguém já passou por isso? Alguém tem essa planta pra nos socorrer?

Valeu!

Breno Correia
22/05/2018, 13:28
Tenho exatamente o mesmo problema de todos os tópicos que li. As luzes das tração (piscando) e do ABS (acesa), porém meu problema se torna grave, pois se preciso frear a ponto do ABS agir, as rodas traseiras travam. O pedal do freio desce até o fundo sozinho e as rodas traseiras travam. Já rodei c o carro e quase capotei. Alguém poderia me ajudar?

Moisés S.M
15/08/2018, 10:09
Bom dia pessoal,

Pelo amor de Deus uma ajuda!!!!
Comprei semana passada uma Pajero sport 3.5 flex pra minha mãe, troque pela ASX dela que já estava bem detonada.
Bom, a Pajero é 2011 e esta com 76 mil km .Carro impecável, muito nova mesmo.
O que acontece, luz do 4x4 pisca direto e de vez em quando ABS junto.
Li muito sobre isso, e o primeiro passo foi lubrificar os terminais dos solenoides, ok, terminais lubrificados luz apagou, meia hora depois acendeu. Comprei os solenoides novos, pois são 2.Coloquei na viatura, blz luz apagou, andei o dia todo com ela e a noite voltando de Canoas pra Porto Alegre, bem quando fui frear pois o sinal fechou, a luz acendeu e a do abs também. Imagina a raiva!!!Levei de novo no meca, tiramos a chapa de baixo de la pra ter acesso a quele atuador que fica preso no diferencial, atuador praticamente zero, sem problemas.Tiramos as manqueiras dele e ligamos a tração pra ver se o vaco chegava,ok ,vaco chegava em uma das mangueiras, está correto?Uma mangueira só recebe vácuo? Agora sempre que ando nela a luz do 4x4 pisca, e quando acende o ABS engato o 4x4 rodando e já desengato e a luz do abs apaga.As luzes do 4x4 hight e o low acendem normalmente. O que faço? Tem algum sensor nas rodas dianteiras que tem a ver com o 4x4, ou só mangueira a vácuo mesmo???Esse solenoide que comprei é paralelo, comprei no ML, mais vi que o cara já vendeu uns mil e o pessoal fala que resolveu o problema, é possível que esse solenoide durou apenas um dia??
Quais os próximos passos pra tentar descobrir qual o problema realmente? Outra coisa, já tive alguns 4x4, e sempre o carda dianteiro roda junto mesmo em 4x2, vi que muitos falam que em 4x2 o cardã tem que estar destravado, um amigo meu tem uma triton e mesmo em 4x2 o cardã fica travado.Nas Rangers que eu tive também era assim.Está correto?

adriano84
15/08/2018, 15:37
Boa tarde pessoal,

Minha Pajero Full 2005 3.2 diesel HPE também acende as luzes às vezes, algumas vezes as luzes (abs, injeção e controle de tração) ficam acesas por um baita tempo, em outras apagam sozinhas em seguida. Também acontece de, depois de andar uns 30/40 km em velocidade (na rodovia normalmente), a luz central da tração ficar piscando.

Essas luzes incomodam, mas o problema mesmo é que algumas vezes a Jurema não responde o acelerador na arrancada (eu paro num cruzamento, tento avançar e ela não anda, ou anda 1cm por minuto, e depois de uns 5 segundos responde normalmente). Passei o scanner pra ver qual era o problema e apontou a borboleta da solenóide, o mecânico isolou a mangueira e tudo ficou normal por um tempo, depois voltou a perder força na arrancada, aí tiramos a esfera que fazia o isolamento e a danada começou a andar muito irregular, parecia que eu tava brincando com o pé no acelerador. Isolei a mangueira novamente e voltou a funcionar ok, mas eu sei que isso é temporário.

Me parece que tudo está relacionado, tudo envolve as solenóides.

Levei em outro mecânico que constatou que a borboleta tá funcionando irregular, e algumas vezes faz soltar muita fumaça (branca) quando fica presa no lugar errado. Ele tá tentando arrumar isso, mas disse que precisa da planta das mangueiras e conexões pra montar tudo certinho.

Alguém já passou por isso? Alguém tem essa planta pra nos socorrer?

Valeu!

Isso não é problema na Bomba Injetora? Não são poucos os relatos de problemas em viaturas deste ano.

Sobre a planta procure pelos manuais de reparação, no site ReparadorMIT você deve achar isso. Nos manuais de reparação tem tudo.

Moisés S.M
20/08/2018, 17:01
Boa tarde,

Continuando a História sobre a luz do 4X4. Fiz uma limpeza completa nos solenoides originais da Pajero com WD40. Substitui o novo paralelo pelo original limpo, a luz apagou de imediato. Passou um dia e a luz voltou a acender, depois apagou de novo e assim vai...Acabei por comprar o par de solenoides original MIT na internet, quando chegar instalo.Se for eles blz, problema resolvido, se não for sei que instalei peça de qualidade e tentar achar o defeito.
Outro problema: Viajei com a Pajero esse final de semana, tudo indo numa boa, luz do 4x4 acendia e apagava, ai ligava a do Abs e apagava, tudo "normal" porem na subida de serra a uns 110 km/h o ponteiro da temperatura começou a subir, aliviei o pé e voltou pro meio.Cheguei no meu destino luz do óleo acendia bem fraca e se pisava no acelerador apagava. Na volta mesma coisa, temperatura no meio, parei na fila do pedágio e ela subiu, não chega no vermelho mas sobe, ai a luz do óleo acende.
Tava bem ciente dos problemas de aquecimento das L-200 e Pajero a diesel, mas na V6...
Peguei desgosto por ela,fiquei pensando como uma camionete desse porte, da Mitsubishi e com a quilometragem que tem apresentar tantos problemas. Agora nem sei se vale arrumar tudo isso ou vender ela e pegar outro carro.Se arrependimento matasse...

Glaicon
21/08/2018, 06:12
Boa tarde,

Continuando a História sobre a luz do 4X4. Fiz uma limpeza completa nos solenoides originais da Pajero com WD40. Substitui o novo paralelo pelo original limpo, a luz apagou de imediato. Passou um dia e a luz voltou a acender, depois apagou de novo e assim vai...Acabei por comprar o par de solenoides original MIT na internet, quando chegar instalo.Se for eles blz, problema resolvido, se não for sei que instalei peça de qualidade e tentar achar o defeito.
Outro problema: Viajei com a Pajero esse final de semana, tudo indo numa boa, luz do 4x4 acendia e apagava, ai ligava a do Abs e apagava, tudo "normal" porem na subida de serra a uns 110 km/h o ponteiro da temperatura começou a subir, aliviei o pé e voltou pro meio.Cheguei no meu destino luz do óleo acendia bem fraca e se pisava no acelerador apagava. Na volta mesma coisa, temperatura no meio, parei na fila do pedágio e ela subiu, não chega no vermelho mas sobe, ai a luz do óleo acende.
Tava bem ciente dos problemas de aquecimento das L-200 e Pajero a diesel, mas na V6...
Peguei desgosto por ela,fiquei pensando como uma camionete desse porte, da Mitsubishi e com a quilometragem que tem apresentar tantos problemas. Agora nem sei se vale arrumar tudo isso ou vender ela e pegar outro carro.Se arrependimento matasse...
Moisés, a sua viatura é a Pajero Sport?
Tem um tópico onde o usuário cortou uma volta da mola da válvula termostática, diminuindo a resistência dela para abrir com o calor.
Resolveu o problema.
Existem outras V6 iguais à sua com essa observação de variação de temperatura, inclusive com a instalação de ventoinha extra à frente do radiador.
Dizem que o kit do Astra cabe com precisão.
Mas este caso é para o problema com aquecimento na cidade.
Faça o procedimento de corte da mola e veja se melhora.:concordo:

Moisés S.M
21/08/2018, 09:15
Moisés, a sua viatura é a Pajero Sport?
Tem um tópico onde o usuário cortou uma volta da mola da válvula termostática, diminuindo a resistência dela para abrir com o calor.
Resolveu o problema.
Existem outras V6 iguais à sua com essa observação de variação de temperatura, inclusive com a instalação de ventoinha extra à frente do radiador.
Dizem que o kit do Astra cabe com precisão.
Mas este caso é para o problema com aquecimento na cidade.
Faça o procedimento de corte da mola e veja se melhora.:concordo:

Bom dia Glaicon,

Eu li esse tópico, achei bem interessante. Mas antes de modificar qualquer item do motor dela ou colocar uma ventoinha adicional quero tentar descobrir o por que disso acontecer.
Me passaram e inclusive nesse tópico que você comentou, começar olhando a limpeza do radiador, válvula termostática, bomba de água, e a polia viscosa. Diz que na maioria das vezes é a polia viscosa que da problema. Aproveitando o tópico, sabe me dizer se a tampa do radiador tem influencia no aumento de temperatura?Fui ver a tampa que está na Pajero e é uma paralela de 0.9 quanto a original é de 1.1.Vi que o pessoal troca as 1.1 por 0.9 nas Pajero, ainda mais a Diesel, agora o por que não sei...

Glaicon
22/08/2018, 06:18
Bom dia Glaicon,

Eu li esse tópico, achei bem interessante. Mas antes de modificar qualquer item do motor dela ou colocar uma ventoinha adicional quero tentar descobrir o por que disso acontecer.
Me passaram e inclusive nesse tópico que você comentou, começar olhando a limpeza do radiador, válvula termostática, bomba de água, e a polia viscosa. Diz que na maioria das vezes é a polia viscosa que da problema. Aproveitando o tópico, sabe me dizer se a tampa do radiador tem influencia no aumento de temperatura?Fui ver a tampa que está na Pajero e é uma paralela de 0.9 quanto a original é de 1.1.Vi que o pessoal troca as 1.1 por 0.9 nas Pajero, ainda mais a Diesel, agora o por que não sei...
Se a viatura não está jogando água fora pelo bocal do radiador, nem pro vaso expansor, a troca da tampa não terá influência na temperatura.
Ela não está baixando o nível de água, certo?
Então, a troca da tampa poderá ser por qualquer uma das pressões citadas.
Pelo fato da sua viatura ser ano 2011, é possível que ainda dê para limpar o radiador.
Mas isto se ele não estiver com uma camada interna ferruginosa.
Na minha ex Toyota SW4 1998, fiz a limpeza e ficou uma porcaria.
Antes que desse algum problema de temperatura, eu coloquei um radiador novo.
Tem preço em torno dos 900 a 1.000 reais e você nunca mais precisará trocar.
Além disto, verifique os outros itens que você citou, poie realmente podem influenciar no controle da temperatura.:concordo:

Glaicon
22/08/2018, 06:19
Em tempo:
Esse tópico é sobre "luz da tração piscando e ABS acesa".
Acho que estamos um pouco fora do contexto.:mrgreen:

Moisés S.M
24/08/2018, 10:31
Em tempo:
Esse tópico é sobre "luz da tração piscando e ABS acesa".
Acho que estamos um pouco fora do contexto.:mrgreen:

É verdade rsrsrsrs vamos deixar essa parte de aquecimento pro outro tópico. Mas respondendo a pergunta anterior.Ela não baixa nada de água e o radiador está limpo.

Voltando pra luz do 4x4. Chegou a peça original ( solenoides), instalei hoje ela. Não piscou a luz da tração, porem ao engatar o 4x4 high a luz acende quando quer, mexi na alavanca de transferência e a luz acende bem fraquinha e as vezes fica acesa e as vezes não. O 4x4 LOW ao engatar acende. Provavelmente que o problema esteja na alavanca de transferência, algum sensor com problema. Seguimos na luta. Agora vou me focar no aquecimento...

Dimão
10/10/2018, 18:22
Boa noite, sou novo aqui... minha Pajero Sport flex estava piscando a luz da tração TB, e solidária a elaa do ABS também, levei num especialista em Guarulhos, detectou que era valvula solenóide, porém o que ocasionou o defeito da válvula foi o atuador de roda livre que havia quebrado.
Valor com MO e as duas peças 850 mangos.

Sergio c
10/10/2018, 21:59
Não está fora da realidade o valor desse conserto, se pegasse um meca menos idôneo ia inventar mais uns defeitos e a conta passaria fácil de 1,5 Temers. Me lembro quando as primeiras Ranger e S10 começaram a dar problemas no acionamento da tração, os meca faziam um escândalo do problema mas que na realidade era só retirar o motor(de limpador de parabrisa)que acionava a tração, limpar e engraxar, além do plug do chicote elétrico que voltava a funcionar. Sei de amigos que marcharam nessa com 2, 2,5, 3,0 mil Reais há uns 10-12 anos atrás com esse conserto, que na maioria dos casos era só engripamento pela poeira, umidade e pouco uso da tração.
Boa noite, sou novo aqui... minha Pajero Sport flex estava piscando a luz da tração TB, e solidária a elaa do ABS também, levei num especialista em Guarulhos, detectou que era valvula solenóide, porém o que ocasionou o defeito da válvula foi o atuador de roda livre que havia quebrado.
Valor com MO e as duas peças 850 mangos.

PauloVieira
30/10/2023, 15:24
Estou com uma luz do 4x4 da minha Hilux SRV 3.0 2012 piscando em laranja, ela começa piscar depois de rodar uns 30minutos e só para desligando e ligando novamente o carro. Alguém já teve esse problema?


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