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Ver Versão Completa : Motor bf 161 (pintura)



TOBIAS
28/04/2011, 11:23
Senhores bom dia,

Na atual fase da reforma estou debruçado sobre o bom e velho bf 161 tambem conhecido como 6cc.

Fiz curso de mecanica so para abri-lo e dar o grau. Todavia estou perdido no que diz respeito a pintura?????

Como preparar, qual fundo, tinta (cod) etc., e estou pesquisando um produto que ajude a fazer a limpeza das camaras de arrefecimento.

Ficarei muito grato com aajuda de vcs, Tambem conhecidos como senhores do conselho hehehehe.

Um Abraço e no aguardo.

Robertux
30/04/2011, 08:07
Eu vou pintar o meu hoje, não é um BF 161, é um OHC então usarei o azul do trator Ford, que era a cor original dele. Ele foi retificado, ficou na soda quente por um dia e voltou limpinho da retífica. Vou apenas passar um desengraxante nele para evitar que fique sujo de óleo e descasque ou não seque e vou pinta-lo com esmalte sintético automotivo, sem fundo nenhum.
O BF 161 é vermelho e preto. Acho que ninguém mais sabe a referência da tinta que a Willys usava e, mesmo que alguém saiba, duvido que consiga encontrar, mas uma cor que é muito próxima da original e tem sido aceita inclusive pelos clubes de carros antigos responsáveis por autorizar a placa preta é o vermelho do trator Massey Fergusson.
O bloco e cabeçote são vermelhos e tampa de válvulas é preta e se não me engano o carter também é preto, O filtro de óleo é vermelho com aquelas abraçadeiras que o prendem pretas. A tampa do filtro de óleo eu não tenho certeza, mas acho que era preta.

TOBIAS
01/05/2011, 11:32
Bom dia Robertux

Embora não va ser necessario retificar, valeu pela resposta (Dicas).

Vou verificar se aqui em maceio temos esse trabalho nas retificadoras.

Mas acho que tem que ser uma tinta que aguente temperatura, ou não?

Obrigado mais uma ves pela atenção dispensada, Uma vez que aqui no "Forum"o pessoal esta meio aconomico nas consideraçoões.

Valeu.

Robertux
02/05/2011, 10:53
Não precisa levar na retífica, até porque para dar o banho de soda quente o motor tem que ser totalmente desmontado e depois você terá que retificá-lo obrigatoriamente, no mínimo uma troca de aneis e bronzinas.
Para pintá-lo basta um bom banho com querosene, ou solupan, ou ativado.
Depois disso faça uma limpeza bem feita com thinnner e/ou removedor pastoso para limpar bem os cantos, dê uma repassada geral com thinner para ter certeza que não sobrou nenhum resíduo de óleo e pinte com esmalte sintético automotivo diretamente no metal. Não use nenhum preparo, tipo massa ou fundo que solta. Não precisa ser tinta especial para alta temperatura.
Somente se você quiser pintar o coletor de escape, aí sim, use tinta resistente à alta temperatura. Um tubo de spray preto ou prata (depende do seu gosto) daqueles usados para pintar motor de moto é suficiente. Normalmente eles são vendidos em casas de tintas e moto/autopeças.
Dê um jato de areia nele, pinte com o Spray e se possível seque em estufa, se não tiver estufa não tem problema.
Se você quiser pintar a caixa seca, câmbio e reduzida, a cor é o vermelho chassi, usada para pintar o chassi dos caminhões Mercedes mais antigos, aqueles de cabina arredondada.