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Ver Versão Completa : Ar condicionado da Tracker com problema, ajuda!!!



Barrio_L200
27/04/2011, 21:55
Pessoal, to precisando de ajuda.

O ar condicionado da tracker está vazando água para dentro do carro. Tirei o filtro todo enxarcado, e deixei sem o filtro para avaliar por onde escorre. Também observei q a água escorre na parte de baixo do carro (lado de fora), acredito desta forma q o dreno nao seja.

Pois bem, como é o padrão: eu ligo o ar e nada acontece, nao fica pingando, apenas umedece um pouco, mas quando eu arranco mais forte com o carro ou arranco em uma subida, vem um monte de água, como se fosse uma "vomitada", rsrsrsrsrsrs não achei outro exemplo, esta água vem da parte de cima de dentro de onde vai o filtro do ar, entenderam? E não é pouca água nao, em 30 minutos andando, deve dar uma xícara de café.

O carro estava na simpala (a consessionaria gm) pois estava arrumando uma batida, e eles não tiveram competência pra arrumar, argh...fazia tempo q nao entrava em uma consessionaria...agora me lembrei o porque...

Alguém saberia me ajudar, alguém já desmontou o ar? Saberiam dizer se é fácil desmontar? Ou seria melhor levar em uma especializada em ar condicionado.

Na GM eu me recuso.....hehehehe

Grato e aguardo ajuda, penso em desmontar no final de semana.

nanito
27/04/2011, 22:44
Pessoal, to precisando de ajuda.

O ar condicionado da tracker está vazando água para dentro do carro. Tirei o filtro todo enxarcado, e deixei sem o filtro para avaliar por onde escorre. Também observei q a água escorre na parte de baixo do carro (lado de fora), acredito desta forma q o dreno nao seja.

Pois bem, como é o padrão: eu ligo o ar e nada acontece, nao fica pingando, apenas umedece um pouco, mas quando eu arranco mais forte com o carro ou arranco em uma subida, vem um monte de água, como se fosse uma "vomitada", rsrsrsrsrsrs não achei outro exemplo, esta água vem da parte de cima de dentro de onde vai o filtro do ar, entenderam? E não é pouca água nao, em 30 minutos andando, deve dar uma xícara de café.

O carro estava na simpala (a consessionaria gm) pois estava arrumando uma batida, e eles não tiveram competência pra arrumar, argh...fazia tempo q nao entrava em uma consessionaria...agora me lembrei o porque...

Alguém saberia me ajudar, alguém já desmontou o ar? Saberiam dizer se é fácil desmontar? Ou seria melhor levar em uma especializada em ar condicionado.

Na GM eu me recuso.....hehehehe

Grato e aguardo ajuda, penso em desmontar no final de semana.

Palpite: radiador do ar quente furado?

AndersonPoa
28/04/2011, 13:27
O tubo de drenagem do AC passa por cima da caixa de marchas e deve estar entupido ou torcido... por debaixo do carro deve ser facil de verificar, qquer ofina de ar mata a charada.... ele nao pinga agua no chao da garagem/rua, e a agua vai parar na cabine, ao lado do chao do passageiro.

Barrio_L200
28/04/2011, 19:17
Acho q não me expressei adequadamente, e tenho outras observações.

Ele continua pingando no chão, qdo ligo o carro, desta forma acho q nao é o dreno.... Acho.

E a novidade é que a água continua saindo mesmo com o ar condicionado, ventoinha e tudo mais desligado. Nao deve ser água de refrigeração do motor, pois esta é cor de rosa, e a água q sai é transparente e inodora, também não diminuiu o nívell da água no reservatório da água de refrigeração.

Antes q alguém diga, tb não é de chuva, pois meu carro ficou 20 dias na oficina, e nos 3 dias q estou rodando, não choveu.

E AGORA GALERA!!!!!! Ferrou geral, não faço a menor idéia da onde está vindo esta água. Hoje rodei 70 km e deu uns 300-400ml de água!!!

Experts.... Estou aguardando vocês!!!


O tubo de drenagem do AC passa por cima da caixa de marchas e deve estar entupido ou torcido... por debaixo do carro deve ser facil de verificar, qquer ofina de ar mata a charada.... ele nao pinga agua no chao da garagem/rua, e a agua vai parar na cabine, ao lado do chao do passageiro.

Barrio_L200
29/04/2011, 11:01
Pessoal, desculpa falei bobagem....

Hoje testei melhor o ar, e realmente com o ar desligado (ventoinha e AC) nao escorre água.

Chuva
03/02/2012, 17:50
Olá a todos!!

Nunca tinha percebido pq uso pouco o ar, mas aqui em sp agora está muito quente.

O acoplamento magnetico do ar condicionado fica acoplado qdo o ar está ligado e dependendo do giro do motor, na alteração de giro qdo se troca de marca, o acoplamento parece patinar por 1 segundo.

Vi isso parado e acelerando no cabo do acelerador. Dirigindo sensação é muito estranha. De 1a pra segunda, saindo com o carro, em até 2000 rpm +/- a embreagem magnética (?) desacopla por meio segundo e acopla novamente. E isso se repete infinitamente enquanto se está acelerando. De 2. pra terceira marcha a mesma coisa, e o carro vai dando socos andando parecendo que está engasgado com bico injetor sujo.

Isso depois do carro estar quente e uns 5 minutos de uso. No começo funciona normal.

Carreguei o gás a um mês +/- com o valor padrão que o mecanico falou e está gelando bem, então talvez não seja vazamento.

Alguns momentos o carro anda normalmente e gela bem. Depois durante uns 20 segundos fica com o acoplamento brincando de dar socos no carro. Enquanto nao desligar o ar, andar por uns 5 minutos desligado e ligar de novo o sintoma nao para. Depois de 5 min ligado de novo volta tudo novamente (esfriou?).

Alguém saberia por favor me dar alguma dica se pode ser problema no gás (qtdade) ou algum relé com problema? (onde fica esse relê?)

Outro detalhe q ja ia esquecendo. Vejo muitos carros na rua "fazendo xixi", eliminando o a agua q condensa. Tb ja vi no forum dizerem q entra agua dentro do carro condensada do a/c.
O meu ja fiquei um tempão olhando na garagem depois de chegar de um percurso longo e tendo usado o ar condicionado e nunca faz xixi. Tb nem vaza nada dentro do carro. Algum lugar entupido relacionado?

mas.marco
04/02/2012, 14:37
chuva, não sei se vale a observação mas abaixo do carro, no lado direito (carona) tem um pequeno tubo por onde sai (ou deveria) a agua.
fica na direção do banco do carona (mais pra frente).

só no chute.. mas já viu se essa mangueira tá entupida?

Chuva
07/02/2012, 10:46
Oi Marco!!

Obrigado pela informação! Tentei mas não consegui ver esse tubo sem levantar o carro.

Falei com um mecânico mas deve ter achado q era bucha e tive que programar para essa semana.

Vou levar o carro amanhã e vou mencionar e procurar esse respiro!!

Aaaaa, já ia esquecendo.. agora não tá gelando mais nada!! Acho q o gás se foi msm.. de qquer forma, se conseguirem arrumar eu posto aqui o desfecho!

Se alguem tiver mais alguma dica pra eu passar pro mecanico aqui da minha cidadezinha do interior agradeço!!

[ ]s

baumartt
12/02/2012, 17:54
Estou com o mesmo problema, alguem pode me ajudar?

Wantuil
12/02/2012, 18:15
Amigo o meu Tracker 08, tava molhando todo o assoalho lado direito e era o dreno do ar, mas ele não tava entupido, quando eu andava a força do vento forçava a agua de volta para dentro do carro, o problema foi solucionado colocando uma mangueira mais comprida no lugar da original. Agora um conselho, não inventa de desmontar a caixa do ar não, isso é só pra quem conhece, fiquei assustado quando o cara desmontou a do meu carro, é dificil para caramba muito peça e quebrar alguma coisa é muito fácil se não souber o que esta fazendo. Espero ajudar.

JJMenescal
14/02/2012, 11:42
Amigos,

O problema pode estar no "joelho" de borracha do dreno do ar condicionado. Esta peça fica na parede de fogo, dentro do cofre do motor. É uma mangueirinha em forma de L, com a saída virada para baixo. Quando ela está ressecada ou simplesmente quando cai, o cano de dreno que sai da caixa do evaporador não consegue expulsar a água condensada para fora, pois ele fica na posição horizontal e, com o movimento do carro, o ar impede que a água saia. O resultado é que ela acumula dentro da caixa do evaporador e acaba vazando para dentro do carro, molhando o carpete do lado do carona.

A solução simples é, caso o "joelho" esteja ressecado ou tenha caído, basta encaixar uma mangueira de 1/2 polegada de diâmetro, com uns 15 cm de comprimento, curvada para baixo. Assim, a água não enfrentará a resistência do ar na saída e não se acumulará.

Mais detalhes podem ser conferidos em: Yahoo! Grupos (http://br.groups.yahoo.com/group/clubetracker/message/18195)

Espero ter ajudado,

Atenciosamente,

Menescal

Chuva
14/02/2012, 17:48
Levei o carro no mecânico e colocou gás, retirou gás, limpou o sistema mas o problema persiste.

Disse que é uma peça chamada Válvula de expansão. A dita além de ser caríssima ainda é impossível de encontrar.
Conversei com outro mecânico e ele disse q essa peça é muito difícil de dar problema e que talvez o mecânico da Bosh ou viajou ou falou isso pra me dispensar, já que não acho o defeito.

Vou procurar uma terceira opinião, mas estou sismado de que o problema não seja realmente essa válvula, pelo seguinte detalhe (estranho):

O AC no tempo frio funciona normalmente!!! Gela pra caramba!

No tempo quente, ONDE DEVERIA E É MAIS REQUISITADO PRA FUNCIONAR, necas! Acontece os sintomas q relatei.

Ou seja a tal da válvula que fica dentro do carro está funcionando norlmamente, acho!

Enfim, vi em algum lugar que o AC da Tracker tem 4 sensores. Um deles é essa válvula.

Quais seriam os outros 3?

Não existe uma cebolinha no radiador que envia algum sinal pro ar ligar/desligar? Pode ser essa simples cebolinha...

E tb o nível de liquido de arrefecimento do motor está no talo, na linha do limite. Será q tem alguma relação? Tipo o carro não refrigera direito e essa cebolinha está louca?

Será que o famoso mestre Daniel Simon conhece tb de AC da Tracker? Alguem tem um mecânico bom de AC em SP pra me indicar?

Grato

wbigal
14/02/2012, 19:21
Levei o carro no mecânico e colocou gás, retirou gás, limpou o sistema mas o problema persiste.

Disse que é uma peça chamada Válvula de expansão. A dita além de ser caríssima ainda é impossível de encontrar.
Conversei com outro mecânico e ele disse q essa peça é muito difícil de dar problema e que talvez o mecânico da Bosh ou viajou ou falou isso pra me dispensar, já que não acho o defeito.

Vou procurar uma terceira opinião, mas estou sismado de que o problema não seja realmente essa válvula, pelo seguinte detalhe (estranho):

O AC no tempo frio funciona normalmente!!! Gela pra caramba!

No tempo quente, ONDE DEVERIA E É MAIS REQUISITADO PRA FUNCIONAR, necas! Acontece os sintomas q relatei.

Ou seja a tal da válvula que fica dentro do carro está funcionando norlmamente, acho!

Enfim, vi em algum lugar que o AC da Tracker tem 4 sensores. Um deles é essa válvula.

Quais seriam os outros 3?

Não existe uma cebolinha no radiador que envia algum sinal pro ar ligar/desligar? Pode ser essa simples cebolinha...

E tb o nível de liquido de arrefecimento do motor está no talo, na linha do limite. Será q tem alguma relação? Tipo o carro não refrigera direito e essa cebolinha está louca?

Será que o famoso mestre Daniel Simon conhece tb de AC da Tracker? Alguem tem um mecânico bom de AC em SP pra me indicar?

Grato

Chuva, vale a pena dar uma ligada pro Daniel sim. Se ele não puder ajudar com certeza saberá indicar alguém.

Obrigado.

JJMenescal
14/02/2012, 20:59
Chuva,

Enfrentei um problema identico ao seu alguns meses apos ter comprado minha Tracker 2009. Ela estava na garantia e, na concessionaria, um mecanico bem competente para os padroes da rede GM, identificou que era o rele do A/C que estava com problemas.

A peça fica no compartimento do motor, do lado da bateria, bem proximo a ela, junto a outros reles.

A substituicao do rele resolveu o meu problema em definitivo. Acho que vale a pena dar uma conferida.

Atenciosamente,

Menescal

Chuva
15/02/2012, 07:54
Obrigado pessoal, obrigado Menescal!!

Ja vi esse relê outro dia e tirei, limpei, lixei os contatos e coloquei de volta. Vou comprar e por outro para ver se resolve!

Vou tentar mais essa dica! Brigadão!

Depois posto o resultado! Vi o endereço do Daniel para mim e está a +/- 70 km de distancia... se não resolver vai ser meu próximo passo.

[ ]s

Chuva
15/02/2012, 11:35
Tentei o relê.. valeu a tentativa ... mas não deu certo..

Achei até q fácil, um igual de outro carro, pq o original na concessionária era R$ 100. Paguei R$ 30.

Funcionou a princípio de boa, mas depois de 15 minutos no ar o problema resurge.

Reparei que o desacoplamente parece ser apenas uma consequencia do problema, já que no momento crítico surge um barulho/estalo do lado direito do carro, sob o porta-luvas, bem onde está a caixa da evaporadora (?). O carro anda forçado e faz um barulho estranho no motor, daí desligo o ar.

Mais alguma dica?

Grato

Elisson
15/02/2012, 12:53
O problema não é o compressor não!??!?!?! Se trocar esse compressor não resolve o problema!?

Chuva
15/02/2012, 13:28
Não sei se é o compressor, até agora os mecânicos que viram não mencionaram o compressor. Tá dificil achar um mecanico que já tenha visto esses sintomas.

Poderia até ser o compressor, mas quanto será q custa esse brinquedo? Talvez o mesmo valor da válvula de expansão (R$ 500)..

O estranho é que se deixo o carro parado 1 h e vou andar, antes de 15 minutos usando o ar em qquer velocidade e posição o problema nao surge.

Nesse meio tempo reparei q o desacoplamento realmente ocorre em situações normais de alta pressão (acho). Por exemplo, qdo estou em terceira e reduzo para passar uma lombada, ou para subir uma ladeira em segunda, na hora q troco de marcha, ele desacopla durante um segundo e depois acopla; não dá tranco, parece uma manobra normal do sistema. Talvez para diminuir pressão ou para equalizar rotação do compressor, não sei, mas parece que funciona assim. Só percebi isso com o vidro aberto e escutando o motor. Barulhos normais até então..

Depois dos 15 minutos é que começa.. dá uns estalos fortes embaixo do porta luvas e o carro perde potencia absurdamente, dá trancos mesmo, pareço minha esposa dirigindo!! rs rs rs

[ ]s

mas.marco
17/02/2012, 19:34
O legal é que quem teve problemas não volta pra relatar se a ajuda dos colegas realmente ajudou, né?

ê lele.....

Chuva
20/02/2012, 09:50
Olá Pessoal!

Venho aqui compartilhar a solução desse pepino:

Conversei com o mecânico Daniel e me explicou que mesmo tendo muita experiencia com mecanica e com esse carro não trabalharva com AC. Fique até feliz pq realmente é difícil um mecânico admitir que não assobia e chupa cana ao mesmo tempo, tá ai mais um ponto para sua competência! Alias, nos que tinha ido ate então não eram especialistas em determinada parte da mecânica. Tb minha cidade do interior de SP não ajuda muito..

Mas foi muito gente fina pois me deu a indicação de um pessoa que trabalhasse bem com AC e que fosse honesto tb!

Indicou-me a mecânica Bel-air, do Vily. Mecânico gente boa e prestativo! Pá e bola, sem enrolações. Combinamos no dia e horário e antes de abrir a oficina lá estava eu na Av. Washington Luiz, 911 com o carro.

Repassei todo o histórico do carro comigo, dos trancos, das recargas de gás, do relê e da válvula de expansao. Examinou o carro todo e em 5 minutos deu o diagnóstico (nem acreditei, comecei a rir): entupimento no filtro do sistema de gás do AC.

Explicou que se esse carro não tivesse um compressor muito bom ("carro japonês é foda!"), o principal suspeito até o momento, já teria ido pro limbo há muito tempo, além de outras partes parrudas que em carros mais simples simplesmente desintegram. Pro motor travar e perder rotação como se vc saisse de 3 para 1 marcha é de se perceber..

Disse que o problema é q muito mecânico fuça, fuça, fuça, coloca gás, tira gás, desmonta e limpa a válvula de expansão (nao sei como) e remonta tudo. E o problema persiste. As máquinas de gás não mostram vazamento, entupimento ou problema, apenas a pressão elevada ao se acelerar o carro e desacopla. O sensor/cebolinha que deveria fazer desacoplar o sistema sobrecarregado/entupido está numa parte do circuito que a máquina não tem como detectar! Apenas quem já pegou esse tipo de problema antes e pastou muito detecta o ponto entupido. Problema não elétrico nem mecânico, por isso quem quer só dar um tapa no problema não resolve.

Isso sem falar de que na recolocação do gás armazenado na máquina mandrake nem sempre o gás vem limpo, pq já veio de outros carros (muito óleo, resíduos de metal, água, pouco vácuo antes de recolocar). Todo o trâmite de toda hora mexer e não pré-limpar antes de colocar ou carregar um gás limpo, entope esse filtro. Cuidado ao ficar carregando gás de AC pq gela pouco em qquer boca de porco por ai.. a higiene importa nesse caso. Se o circuito estiver vazando e ficar fazendo isso toda hora, acaba nesse meu problema.

Pra "ajudar" o dito filtro é acoplado/soldado junto ao dissipador que leva a ventoinha na frente do carro. Em outros modelos de AC é possível trocar apenas esse filtro, já na Tracker é a peça toda, infelizmente.. ou seja, tudo ficou uma paulada! Mais de R$ 1000 com gás e mão de obra. Não adianta tentar recondicionar que fica uma m..

Mas tá feito, o Vily se mostrou muito competente, deu garantia de 1 ano na peça e o carro tá funcionando perfeitamente agora, gelando bem e sem nenhum solavanco.

A peça é a da foto e o cilindro mais grosso é o dito filtro entupido:

332732

[ ]s

wbigal
20/02/2012, 12:07
Pois é Chuva, comprei minha Tracker com 15000 km e um problema no ABS. Aleatoriamente a luz do ABS acendia no painel. Levei em vários mecânicos (GM, Rakki Suzuki e na garantia da Brabus Mitsubishi inclusive) e o diagnóstico era sempre o mesmo: sensor de roda traseiro. Troquei esses sensores 3 vezes e nada do problema ser solucionado. Foi quando aqui no fórum me indicaram o Daniel. Levei lá e em 30 minutos de pesquisa ele descobriu que o problema era um conector com mal contato! Enquanto todos me diziam para trocar os sensores e se não resolvesse o problema teria que trocar o módulo do ABS, ele simplesmente conferiu a parte elétrica e descobriu o problema!

De lá pra cá só levo o carro lá e sempre indico para quem esta com problemas. Pode ser um pouco mais caro, mas vale a pena pela confiança e qualidade.

Abraço.

Chuva
21/02/2012, 14:51
É verdade Bigal!

Obrigado novamente pela dica!

É como diz o ditado: "o barato sai caro". Mais prático e rápido levar logo num especialista do que tentar pagar barato. A dor de cabeça com os picaretas e o tempo perdido são bem mais caros que o conserto de alguém competente.

Nem vou mais perder meu tempo com os mechânicos daqui da minha cidadezinha. Combino por tel e perco o dia em SP viajando 70km, mas é um dia só!

[ ]s

RicardoMalta
14/05/2012, 12:46
Ola A todos..


Alguem poderia me ajudar, meu tracker começou a apresentar um problema estranho no ar condicionado...
do nada para de funcionar e volta denovo... levei em um lugar especializado no ar, e disseram que seria mal contato
que teriam que rastrear toda a fiação para ver onde esta o problema...
nao acreditei muito pois andei observando o seguinte...

com o carro parado, na lenta, ligo o ar a rotação sobe e começa a refrigerar passa uns 30 segundos, a rotação cai e o ar começa a ficar temperatura normal, ai volta denovo a subir a rotação, e o ar começa a gelar, passa 1 minuto faz denovo, de vez enquanto demora a dar o problema, depois volta.. se fosse mal contato daria com o carro em movimento...
Ja olhei o gas e esta esta bom...

alguem tem uma sugestao...


agradeço a todos desde já..

mas.marco
14/05/2012, 16:46
Ola A todos..


Alguem poderia me ajudar, meu tracker começou a apresentar um problema estranho no ar condicionado...
do nada para de funcionar e volta denovo... levei em um lugar especializado no ar, e disseram que seria mal contato
que teriam que rastrear toda a fiação para ver onde esta o problema...
nao acreditei muito pois andei observando o seguinte...

com o carro parado, na lenta, ligo o ar a rotação sobe e começa a refrigerar passa uns 30 segundos, a rotação cai e o ar começa a ficar temperatura normal, ai volta denovo a subir a rotação, e o ar começa a gelar, passa 1 minuto faz denovo, de vez enquanto demora a dar o problema, depois volta.. se fosse mal contato daria com o carro em movimento...
Ja olhei o gas e esta esta bom...

alguem tem uma sugestao...


agradeço a todos desde já..


Se realmente nao for algum mal contato, tente ver o compressor OU alguma coisa relacionada à ventoinha do ar.
Aparentemente ela arma e desarma....
Só acontece com o carro parado? Ou em movimento vc nao consegue perceber a variação? Parece que nao tem carga suficiente de distribuição e por isso, desarma....

nao sei, é só ideia.

RicardoMalta
14/05/2012, 17:04
Se realmente nao for algum mal contato, tente ver o compressor OU alguma coisa relacionada à ventoinha do ar.
Aparentemente ela arma e desarma....
Só acontece com o carro parado? Ou em movimento vc nao consegue perceber a variação? Parece que nao tem carga suficiente de distribuição e por isso, desarma....

nao sei, é só ideia.


Eu acho que nao e mal contato, pois com o carro parado, sem nenhuma trepidação ou movimento e mesmo assim da, ja olhei o gas. e o mecanico olhou os reles e ta tudo ok! isso da com o carro parado e tambem em movimento...

Ex: Ontem fui sair e liguei o ar.. tava ventando e a luz do ac acessa, mas o ar nao gelava, depois que andei uns 300 metros o ar começou a gelar... , ai foi gelando ate o destino, depois na volta ele veio fucionando e começou a a ventilar sem gelar na chegada a minha casa.. parece coisa para benzer! e o pior que to observando que meu vidro do lado do motorista, ta dando a mesma coisa...
funciona quando quer... coisa esquisita.... to achando que deve ser alguma coisa na central do carro!

fhilipe
17/08/2012, 14:43
Eu tive esse problema relatado por todos vocês,
e era esse bendito L na saida, que ressecou, em vez da agua cair para "baixo", ela saia pela rachadura e caia de volta para a cabine, ... o feltro do piso do carro molhou tanto que chegou agua no pé dos passageiros traseiros...

o Daniel Simon, passou uma fita isolante, colocou de volta e nunca mais deu problema.

Zepi
27/08/2012, 20:09
No minha, Tracker já aconteceu isso; mas como aqui, em São Paulo, o clima é mais ameno não tem me incomodado muito...pensei, no início, que fosse o gás; mas mesmo recarregando continua da mesma forma!

Abraços

belo_85
27/08/2012, 20:48
Ricardo, como o mecânico testou os reles?

Meu pai teve o mesmo problema no corolla dele, o auto-elétrico e o pessoal do ar falou que seria mal contato em algum lugar da fiação.

Pediram uma nota para verificar, sem garantir o conserto.

Peguei o carro, fui na mercadocar e retirei o rele e comprei um novo, parou de dar o problema na hora e gastei só R$15,00!

Tentaria verificar essa peça antes, pois é barata e as vezes o problema nele é intermitente....

Zepi
28/08/2012, 10:26
Belo, onde fica esse relé???É fácil de achar???

Abraços

belo_85
28/08/2012, 10:29
Zepi, na tracker não sei exatamente onde fica, no manual deve mostrar.
Deve ficar na caixa do cofre do motor. Só retirar ele e ir na mercadocar e pedir um igual, se eles não tiverem o original deve ter um da DNI compatível.

Wantuil
04/11/2012, 10:38
Quando uso o ar condicionado do meu Tracker o carpete do lado do passageiro fica todo molhado, mandei fazer uma limpeza no sistema faz uns seis meses devido ao mesmo problema, o mecânico disse o que ladrão estava entupido. Será que já entupiu de novo? Existe algum procedimento para que isso não aconteça?

RHL
04/11/2012, 11:15
substitua o dreno do sistema (é um caninho) por uma magueira mais grossa, tipo de jardim, eliminando as curvas do sistema.

Wantuil
04/11/2012, 12:33
Marcio já isso quanto fiz a primeira limpeza, mas pelo visto não adiantou. Obrigado.

glsoledade
04/11/2012, 15:43
Creio q o problema eh o dreno.. eu tive exatmente a mesma surpresa qdo peguei o carro... comprei uma mangueira em formato de L, com diametro de 1/2" e instalei na saida... problema resolvido... usei o AC direto na semana passada e nao vazou mais agua pra dentro do carro...

minha sugestao eh vc secar bem, instalar o "L" mencionado e ficar monitorando...

uma dica: aquelas toalhas magicas sao otimas para tirar agua do carpete :D

mas.marco
04/11/2012, 18:40
Marcio já isso quanto fiz a primeira limpeza, mas pelo visto não adiantou. Obrigado.

Wantuil,

Antes de qualquer coisa, veja embaixo do carro, na direção do banco do carona. Tem uma mangueirinha ali, apontando pra baixo. É por ali que sai a agua do ar. Coloque um arame de aço por ali pra ver se não está entupido.

Feito isso, parta para a parede corta-fogo, atra do motor, um pouco pra baixo, lado esquerdo. Ali tem outra saida de mangueira. É exatamente ali que você deverá colocar a tal 'L' caso não tenha nenhuma no lugar. É por aqui que a agua deveria sair (tambem).

Abraços,

Giu Bernardon
04/11/2012, 19:37
Caro Wantuil,
outros proprietários já tiveram o mesmo problema, e as soluções para tal já foram postadas em mais de um tópico aqui no fórum.
De todo modo, segue o link para o post onde explico como sanei o problema da água no lado do passageiro, assim como as soluções encontradas por outros colegas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/65604-tracker-entrou-agua-em-algum-lugar-2.html#post1647122

Abraço.

Chuva
05/11/2012, 11:01
putz..

Fui lá tirar uma foto da peça "original" eeee.. kd a mangueira? kkkk

O buraco é esse certo?

Não vaza dentro e pinga por baixo do carro qdo uso o ar.. assim preciso colocar essa mangueira?

Grato

379045

Giu Bernardon
05/11/2012, 12:14
Caro Chuva,
não tá "chovendo" dentro da sua Tracker? ;-)

Realmente, o lugar é esse, mas na foto não dá nem pra ver se o buraco tá aberto...
De todo modo, a falta da mangueira nesse local é que faz com que a água evaporada pelo ar condicionado retorne para o interior do veículo. Por onde a água está saindo no caso do seu carro? é por aí mesmo?

Abraço.



putz..

Fui lá tirar uma foto da peça "original" eeee.. kd a mangueira? kkkk

O buraco é esse certo?

Não vaza dentro e pinga por baixo do carro qdo uso o ar.. assim preciso colocar essa mangueira?

Grato

379045

Chuva
05/11/2012, 12:39
Acredito que seja por ai sim!! há uma marca de água corrida do buraco para baixo.. mas deixei ligado e demora muito pra sair.. qdo tá muito calor o carro faz xixi qdo chego na garagem.. vou reparar para ter certeza do proximo uso do ar..

mas realmente nao está chovendo dentro do carro!! kkk

vlw

[ ]

Wantuil
05/11/2012, 14:35
Caros amigos, já coloquei uma mangueira maior e mais grossa no lugar da original, mas o problema no meu carro é que a caixa de evaporação dentro do carro fica cheia de folhas o que entope o dreno, ontem retirei os filtros de cabine e com o bico fino do aspirador de pó consegui limpar bem, depois peguei a mangueira d´agua e jato lá dentro, pronto o dreno voltou a funcionar normalmente. O que eu queria é saber como essas folhas vão parar lá dentro e se a uma maneira para que isso não aconteça. Obrigado pelas dicas. Abraço.

Wantuil
05/11/2012, 14:37
putz..

Fui lá tirar uma foto da peça "original" eeee.. kd a mangueira? kkkk

O buraco é esse certo?

Não vaza dentro e pinga por baixo do carro qdo uso o ar.. assim preciso colocar essa mangueira?

Grato

379045

Vc deu sorte pq o próprio vento com o carro em movimento, joga a água novamente para o interior do veículo.

mas.marco
05/11/2012, 14:39
Acredito que seja por ai sim!! há uma marca de água corrida do buraco para baixo.. mas deixei ligado e demora muito pra sair.. qdo tá muito calor o carro faz xixi qdo chego na garagem.. vou reparar para ter certeza do proximo uso do ar..

mas realmente nao está chovendo dentro do carro!! kkk

vlw

[ ]


Chuva... o pessoal dá uma confundida nas saidas. É natural.

O CORRETO e principal é sair a água do AR CONDICIONADO no local aonde comentei: embaixo do carro, direção do carona.

Essa saída na parede corta-fogo é pra escoar a água coletada proximo ao parabrisa e TAMBEM tem ligação com a saída interna. Ou seja, se a saida do ar condicionado estiver obstruida, é direcionada à essa outra saida.

Se está saindo NORMALMENTE por baixo do carro, não se preocupe. MAS COMO SEGURO MORREU DE VELHO, coloque uma em formato L pra baixo, nessa parede corta-fogo pois poderá acumular água da chuva.

Abs,

Chuva
05/11/2012, 17:04
Aaaa, entendi!!

Legal pessoal!! Vou por a mangueira assim que possivel, para o vento não jogar agua pra dentro qdo anda!

Mas sabendo que esse ponto é um adicional e a do dreno do ar sai mais para baixo!!

Obrigado!!

[ ]

mas.marco
06/11/2012, 16:55
So pra fechar... a tal mangueira que fica abaixo do carona (lado externo do carro) é a saida do ar condicionado. Basta acompanhar a mangueira que sai da caixa, lá no motor... ela fica direcionada lá pra tras, abaixo da parede corta-fogo, bem na direção do carona.

andrerio
21/11/2012, 06:36
Pessoal,

O ar condicionado da minha Tracker 2009 parou de funcionar. Resumindo: vou ter que trocar o compressor e o condensador. Acontece que só o compressor original está mais de R$ 4.000,00, o que fica inviável. Achei de segunda mão por R$900,00...

Eu preferia colocar o original novo, pois o de segunda mão pode dar problema novamente (pelo que pesquisei a fábrica da Argentina passou a usar um compressor diferente em 2007, o qual está dando problema). Assim, além do preço inviável, substituir por um compressor do modelo novo pode não resolver definitivamente o problema.

Alguém sabe qual compressor / condesandor equipavam o Grand Vitara 2.0 gasolina / Tracker antes da mudança?

A minha idéia era comprar nos Estados Unidos (onde é absurdamente mais barato).

Obrigado!

glsoledade
21/11/2012, 09:36
Não achei tão barato assim nos EUA...

De uma olhada neste link: 2004 SUZUKI GRAND VITARA Parts - Suzuki Car Parts Catalog Online Store (http://suzukicarparts.com/parts/2004/SUZUKI/GRAND%20VITARA/?siteid=214820&vehicleid=1428847&section=HVAC&group=AIR%20CONDITIONER%20%26%20HEATER&subgroup=CONDENSER%2C%20COMPRESSOR%20%26%20LINES)

O condensador + compressor sai quase USD 2k... com frete e impostos creio que ficará mais caro do que o que você falou.

andrerio
21/11/2012, 22:53
Tem sites bem mais baratos, como este: Auto Parts - Buy Car Parts with Free Shipping on Orders Above $50 from Buy Auto Parts (http://www.buyautoparts.com) (indicado no site da Denso), onde sai uns 600 dólares + frete + impostos. Mesmo com 70% de impostos sobre o valor das peças + frete, sai mais barato (só o compressor é mais de 4 mil no Brasil).

Elisson
22/11/2012, 12:05
Procure lojas especializadas. Se isso aí for na concessionária acho que estão querendo te passar a perna. Dependendo do problema, o mesmo pode ser resolvido. O ar do meu GV 2000 parou de gelar e somente fiz uma revisão no compressor trocando o retentor (selo R$ 100,00) rolamento que já estava roncando (R$30,00) e tá tudo blz.

PHMello
25/11/2012, 22:06
Boa noite!
Sem quere ser chato, mas trocar compressor e condensador de uma vez? Quem fez essa avaliação? Desculpe, mas são peças independentes e um defeito em um, não prejudicaria o outro.
Abçs.

BTMEC
26/11/2012, 08:15
No meu Vitara o AC parou de funcionar por que vazou o óleo, mandei fazer uma revisão, 250,00 ficou novo.

Rubens Linhalis
07/01/2013, 21:09
Pessoal,

Troquei o cotovelinho de borracha. Estava no lugar, mas estava rasgado.. comprei um novo, original, por R$ 2,00 na CS. Mas, infelizmente ainda esta entrando água, o piso do carona fica molhado (nao muito, mas fica molhado) ainda quando uso o ar-codicionaod. Com o ar ligado, sai bastante agua por esse caninho/cotovelo, como se estivesse normal. Alguem mais tem ideia do que pode ser ? O que mais fazer ?

Pra quem precisar, a codigo da peça é 93202242.

Segue a imagem da peça.388636

mas.marco
08/01/2013, 12:49
Pessoal,

Troquei o cotovelinho de borracha. Estava no lugar, mas estava rasgado.. comprei um novo, original, por R$ 2,00 na CS. Mas, infelizmente ainda esta entrando água, o piso do carona fica molhado (nao muito, mas fica molhado) ainda quando uso o ar-codicionaod. Com o ar ligado, sai bastante agua por esse caninho/cotovelo, como se estivesse normal. Alguem mais tem ideia do que pode ser ? O que mais fazer ?

Pra quem precisar, a codigo da peça é 93202242.

Segue a imagem da peça.388636


Rubens,

Dê uma olhada na mangueira que eu falei. Abaixo do banco do carona. EMBAIXO do carro.

Tem as medidas dessa mangueira que comprou na CS ?

PHMello
08/01/2013, 15:56
Srs permitam dar um pitaco:
Além da agua evaporada pelo A/C, nos veiculos em geral existe o sistema de ar quente, que é gerado atraves de uma ventoinha acoplada a um pequeno radiador dentro do veiculo e que utiliza o mesmo liquido de arrefecimento do motor. Quando ocorre algum tipo de vazamento nesse conjunto, tb se observa acúmulo de "água" no chao do carona (e as vezes parece uma torneira aberta devido a pressão), só que nesse caso é quente e entrega a origem do defeito.
Pelo que lí no post, parece que só acontece com o A/C ligado, mas como o motor tem q funcionar tb, pode se testar sem o A/C funcionar, só pra ter certeza.
Decidí falar sobre isso só pra lembrar que temos outras fontes de agua no interior do carro.
Abçs.

Rubens Linhalis
10/01/2013, 23:41
Rubens,

Dê uma olhada na mangueira que eu falei. Abaixo do banco do carona. EMBAIXO do carro.

Tem as medidas dessa mangueira que comprou na CS ?

Mas.marco,

Vou olhar essa outra saida embaixo do carro e depois posto o resultado. Nao tenho as medidas, mas vejo aqui e posto depois (comprei 3 desse cotovelo.. R$ 2,00 só ..rs )

Mas.marco, Vi que ta vendendo tudo (ja vendeu a Tracker e o vitarinha 3p ainda ta a venda) , vai pra nivel de carro agora? Diesel?

Abraços..

mas.marco
11/01/2013, 09:54
Mas.marco,

Vou olhar essa outra saida embaixo do carro e depois posto o resultado. Nao tenho as medidas, mas vejo aqui e posto depois (comprei 3 desse cotovelo.. R$ 2,00 só ..rs )

Mas.marco, Vi que ta vendendo tudo (ja vendeu a Tracker e o vitarinha 3p ainda ta a venda) , vai pra nivel de carro agora? Diesel?

Abraços..


Opa irmão!
Serei breve pra não desvirtuar o tópico.

A Tracker me decepcionou em consumo e desempenho (achei pesada demais). Talvez por estar MUITO feliz com o GV 3portas. Aliás, não tive alegria maior do que quando tinha o Samurai...

A Tracker vendi pro meu vizinho, num piscar de olhos. Foi só colocar o anúncio de venda no vidro.

Sim, mudarei de categoria. Tô com ideia de pegar uma pickup. Provavelmente uma Ranger 2009 (diesel).

Voltando ao tópico:

O joelho da minha GV nunca apareceu por ali. Tem um pirulitinho que, acredito, ser suficiente para jogar a água pra fora. NUNCA passei por situação de pingar dentro do carro. O problema é que sou 'chato' e não gosto de ver nada 'faltando'. Pra você ter uma ideia, o mecânico quebrou uma presilha de suporte, do tamanho de uma moeda, aquilo mexeu com meu psicológico. ahahaha

Abraços,

Palozo
25/01/2013, 14:52
Bom dia amigos.

Estou dando uma de coveiro e desenterrando este tópico kkkk. O meu carro apresenta o mesmíssimo problema. Só que não se trata de uma Tracker e sim de uma Grand Cherokee 4.0 1998. Não vaza nada quando o ar está desligado (obviamente!).
Sintomas: Numa viagem de São Paulo a São José do Rio Preto em 19/01/2013, ar ligado direto, pé embaixo, quando chegamos no destino notei um pinga-pinga de água por fora do carro, proximo as rodas dianteiras. O carpete do piso, lado passageiro, estava bastante úmido. O lado motorista estava seco. Sintoma semelhante ao apresentado pela GM Tracker. Como o tempo estava bastente quente deixei o carro duas noites com um vidro aberto para a água evaporar. Na volta a São Paulo também com o ar ligado acumulou tanta água no carpete que até hoje, dia 25/01 tem água no carro. Sem falar no cheiro de cachorro molhado! Eu já havia notado essa umidade em trajetos curtos dentro da cidade mas não dei muita atenção. Me parece que a solução para Tracker e Gran Cherokee é a mesma mas não sei onde fica o dreno do ar-condiconado do meu carro. Quem puder ajudar eu agradeço.

mas.marco
25/01/2013, 16:15
Bom dia amigos.

Estou dando uma de coveiro e desenterrando este tópico kkkk. O meu carro apresenta o mesmíssimo problema. Só que não se trata de uma Tracker e sim de uma Grand Cherokee 4.0 1998. Não vaza nada quando o ar está desligado (obviamente!).
Sintomas: Numa viagem de São Paulo a São José do Rio Preto em 19/01/2013, ar ligado direto, pé embaixo, quando chegamos no destino notei um pinga-pinga de água por fora do carro, proximo as rodas dianteiras. O carpete do piso, lado passageiro, estava bastante úmido. O lado motorista estava seco. Sintoma semelhante ao apresentado pela GM Tracker. Como o tempo estava bastente quente deixei o carro duas noites com um vidro aberto para a água evaporar. Na volta a São Paulo também com o ar ligado acumulou tanta água no carpete que até hoje, dia 25/01 tem água no carro. Sem falar no cheiro de cachorro molhado! Eu já havia notado essa umidade em trajetos curtos dentro da cidade mas não dei muita atenção. Me parece que a solução para Tracker e Gran Cherokee é a mesma mas não sei onde fica o dreno do ar-condiconado do meu carro. Quem puder ajudar eu agradeço.

Palozo, melhor você ir lá no tópico das Cherokee's, não? Lá vão saber te informar aonde ficam tds os drenos.

Pode até aparecer um aqui que conheça seu carro mas...

FELIPE MILFONT
12/08/2013, 05:46
Desenterrando o tópico também, tive o mesmo problema com minha Tracker 2008. O cotovelo de borracha, mesmo não apresentando um ressecamento muito acentuado, tende a rachar por possuir um diâmetro muito pequeno em ralação ao pescoço do dreno do ar-condicionado. Como este pescoço é muito curto, a borracha cai ocasionando o problema já descrito nas demais postagens.

Resolvi com um cotovelo um pouco mais longo e de diâmetro maior, fixado com abraçadeira. Nunca mais incomodou.
Além disso, troquei o feltro sob o tapete do carona, que resolveu quase que totalmente o cheiro de cachorro molhado.

Quanto à Cherokee, o mais aconselhável realmente e visitar os tópicos específicos. A posição do dreno varia bastante de carro para carro...na Pajero Full, por exemplo, são dois: o do AC dianteiro, que sai próximo à caixa (atrás do eixo dianteiro), e do AC traseiro que sai atrás do pára-lama da roda traseira direita.

Lederman
05/03/2014, 19:47
Pessoal.


Ontem passei com minha tracker/2008 numa poça de água durante a chuva (forte) . Assim que passei subiu água e o Ar-condicionado parou de funcionar.

Não arma o compressor nem a ventoinha, mas o ventilador e aquecedor está normal.


Alguma sugestão de onde olhar ou indicação de eletricista (acho que é problema elétrico) ?


Obrigado


Claudio

vmterra
05/03/2014, 20:51
Amigão, checou os fusíveis? tem também os Relés do Ventilador do Condensador e do Compressor! provavelmente ou um ou outro queimou!

Pra te ajudar segue link com esquema elétrico da Tracker motor Diesel, mas os esquemas elétricos são os mesmos!

https://www.reparadorchevrolet.com.br/site/reparo-de-veiculos/?v=21

Faça um cadastro simples no site e faça o download!

Lederman
05/03/2014, 20:58
Prezado

Vi os fusíveis localizados no cofre do motor e estavam ok

Os reles não vi. Tem como testa-los?

Obrigado

vmterra
05/03/2014, 21:05
Bom... antes de mais nada, vamos para o teste mais simples do relé sem fazer qualquer medição! Ao ligar o ar condicionado você tem que ouvir o estalo do relé atracando! O estalo é bem alto desse relé! faça o teste aí!

Lederman
05/03/2014, 21:36
Prezado.

Funcionou... Era um fusível que fica fora junto ao rele... ele parece um rele, pois tem uma tampa.

Vmterra valeu pela força...

Obrigado

Lederman
05/03/2014, 21:40
Da uma olhada na foto.

Tá bem visível o A/C

vmterra
05/03/2014, 21:43
Hehehhehe... é isso aí... só não pude ajudar mais com fotos porque meu carro está em casa e eu estou no trabalho agora!

Baixou os manuais de reparo, esquema elétrico que passei no primeiro link? tem muita informação boa lá

Lederman
05/03/2014, 21:44
Vou baixar... vlw

formigavieira
28/04/2014, 09:59
Olá! Deu problema no ar-condicionado da minha Tracker... Já está com 150 mil km, e parece que o compressor está cansado e não está esfriando o suficiente...
Alguém sabe de alguma adaptação de um outro compressor que funcione bem?
Me parece que é inviável comprar o compressor original...

MARCANGIANE
28/04/2014, 11:11
Olá! Deu problema no ar-condicionado da minha Tracker... Já está com 150 mil km, e parece que o compressor está cansado e não está esfriando o suficiente...
Alguém sabe de alguma adaptação de um outro compressor que funcione bem?
Me parece que é inviável comprar o compressor original...


amigo primeiramente verifique o filtro de cabine se ele estiver sujo (entupido) o ar-condicionado perde rendimento,depois mande da uma carga de gás e veja se não há vazamentos.

danielreisp
06/05/2014, 23:39
Estou sentindo que o meu ar não gela... não sei como é o seus.. acho que é porque o carro é muito grande.

Eu tenho que andar com ele no máximo para refrescar. O que pode ser? Eu vejo que ele arma a ventoínha quando ligo, mas eu queria era sentir frio la dentro.....

Que acham?

eder oliveira
07/05/2014, 09:07
Estou sentindo que o meu ar não gela... não sei como é o seus.. acho que é porque o carro é muito grande.

Eu tenho que andar com ele no máximo para refrescar. O que pode ser? Eu vejo que ele arma a ventoínha quando ligo, mas eu queria era sentir frio la dentro.....

Que acham?


daniel, pode ser falta de gas, pode ser algum vazamento etc., leva em uma oficina especializada em ar condicionado.
Subindo a pedro ll tem uma boa oficina, o rapaz se chama ocimar, leve nele que ele te ajuda nessa empreitada.

LeandroNV
09/05/2014, 10:27
Tenho um GV 2000 e quebrou o eixo do compressor. Consegui um do Tracker 2009 por R$800 e fiz a troca.
O compressor é exatamente igual, não mudou nada e o ar tá gelando mais que o polo sul.
Fui pra minas semana passada e ele no mínimo da ventilação tava gelando mais que o frio das montanhas do sul de MG, e olha que onde eu tava o termometro marcou 10°C.

Resumindo, o meu tá gelando tudo....

MATOSWR
12/05/2014, 17:28
Acho que a melhor solução é levar numa boa oficina de ar...digo boa...que muito compressores são iguais, o que difere é polia e as vezes a forma das conexões. Assim eles podem até adaptar outro de boa qualidade no seu.

Chuva
12/05/2014, 18:01
Pessoal, vou falar uma coisa aqui para ajudar e alertar já que eu me ferrei com isso:

Quando peguei minha viatura ela não gelava nada e conversando com o antigo proprietário e com os diversos mecânicos de AC que levei o carro para consertar, "sempre com vazamento", descobri que o carro foi e estava sendo absurdamente intoxicado pela grande quantidade de tentativas de RECARGA de gás no sistema.

Com isso, aquelas máquinas "magicas" automáticas que separam gás, óleo, água e impurezas não são tão fantásticas assim, e ajudam a entupir o sistema.

Nos finalmentes a minha entupiu e levei num especialista que teve que trocar a colmeia, já que a original estava completamente cheia de remelas.. ele me mostrou desmontada o que saia de gosma dela e não era um simples óleo.

Ou seja, cuidado com tantas recargas e com mecânicos zé ruelas que tem máquinas velhas, danificadas ou sem manutenção que deixam passar conteúdo sujo de recarga de "gás" para o seu sistema de ac.

Resultado da ópera, 1000 dilmas arredondado pra baixo por tanto desconhecimento e negligencia dos mecânicos e proprietários, inclusive eu que achava que era só colocar gás e "tá tudo certo".

[ ]s

raphael.albrecht
14/05/2014, 11:59
Estou sentindo que o meu ar não gela... não sei como é o seus.. acho que é porque o carro é muito grande.

Eu tenho que andar com ele no máximo para refrescar. O que pode ser? Eu vejo que ele arma a ventoínha quando ligo, mas eu queria era sentir frio la dentro.....

Que acham?

Minha GV não tem pelicula e o ar gela muito! A fabricante não seria louca de fabricar algo subdimensionado.

Com certeza tem algo errado com o sistema.

fbfert
10/12/2014, 14:24
Pessoal, já passei varias vezes pelo problema, inclusive de quando zero km, a concessionária me deixar 6 meses sem ar com a desculpa que era uma peça rachada que vazava.

Lendo o tópico aqui, fui ali e olhei no cofre do motor, encostado na parede corta fogo, uma mangueira de +- 1/2 polegada mesmo, curta, que é por onde sai a água do ar.

Coloquei uma mangueira menor dentro e assoprei, pronto, escorreu rios de água.

É um paliativo de emergência.
O ideal deve ser por uma mangueira maior como já citado aqui para evitar que entre barro e tranque.

Vellasco
10/12/2014, 18:38
Pessoal faz tempo que procuro alguma coisa assim pra instalar mas não encontro nada desse tamanho. Essa da imagem é uma válvula one-way de dreno do filtro de ar dos caminhões da WV. Acho que seria muito útil pra nossos carros pra impedir entrada de água ou lama no sistema de ventilação pelo dreno da caixa do evaporador. Se alguém encontrar avisa ae.

abraço,

juliano advog
18/12/2014, 16:44
Parabéns galera pelo fórum, sou cadastrado há tempo mais nunca havia me manifestado, pois nunca tinha possuído um 4x4.
Aproveitando a oportunidade, adquiri um grand vitara 2001, e estou com esse problema de vazamento no lado do carona e quase levei no capoteiro achando que fosse de chuva. Pergunto aos amigos, como faço para ter acesso à esse joelho que costuma rachar? Eu mesmo consigo trocá-lo?

juliano advog
18/12/2014, 16:45
Se esse joelho estiver rachado, com a colocação da mangueira maior o vazamento para?

Vellasco
19/12/2014, 12:03
Juliano,

Veja bem existem duas mangueiras de dreno no sistema de a/c, uma do lado de dentro do carro, que leva o condensado do reservatório até a parede corta fogo e outra já do lado de fora, no cofre do motor. Se o seu vazamento acontece com o carro parado o provavelmente a mangueira interna pode estar rachada, entupida ou até mesmo desencaixada.
Dica: Enfie a cabeça embaixo do painel, do lado do carona, e procure essa mangueira, pode estar coberta pelo carpete tmb, muito fácil acesso. Verifique qual o problema, se precisar trocar procure na internet msm.

abraço

juliano advog
19/12/2014, 15:14
Prezado Vellasco,

com o carro parado, sempre observei a água caindo normalmente no chão. Hoje, coloquei uma mangueira de 1/2 com braçadeira na saída que dia para o motor do carro, observei que só de ter apertado a mangueira, a quantidade de água que saiu foi acima da média. Acredito que possa ser o problema que outros colegas daqui do fórum mencionaram, ou seja, com o carro andando, e com a saída de água na horizontal, a água voltava ao invés de sair. Vou observar se o acúmulo vai continuar e na segunda feira vou arriar o porta luvas para verificar a mangueira de dentro. Estou rezando para ter solucionado o problema, pois ninguém aguenta aquele cheiro de cachorro molhado. Valeu pela dica!! Grande abraço!!


Juliano,

Veja bem existem duas mangueiras de dreno no sistema de a/c, uma do lado de dentro do carro, que leva o condensado do reservatório até a parede corta fogo e outra já do lado de fora, no cofre do motor. Se o seu vazamento acontece com o carro parado o provavelmente a mangueira interna pode estar rachada, entupida ou até mesmo desencaixada.
Dica: Enfie a cabeça embaixo do painel, do lado do carona, e procure essa mangueira, pode estar coberta pelo carpete tmb, muito fácil acesso. Verifique qual o problema, se precisar trocar procure na internet msm.

abraço

Vellasco
30/12/2014, 20:11
Iai Juliano, resolveu o cheiro de cachorro molhado?

juliano advog
10/02/2015, 12:04
Resolvi sim, foi só a colocação da mangueira. Nunca mais vazou nada.

Augusto Braga
24/04/2015, 18:46
Juliano,

Tem um lugar especifico para venda no fórum ,Vc esta poluindo diversos tópicos !

Tracker08
23/12/2015, 17:51
Pessoal,

Após muito pesquisar por aqui e obter orientações, adquiri uma Tracker 2008 no dia de ontem. Fui buscá-la a cerca de 350 km de onde moro, e na viagem de retorno começou a pingar água do ar condicionado no "pé" do passageiro. Achei estranho pois rodei a tarde inteira em Curitiba (onde comprei) com o ar ligado e não entrou água. Somente passou a entrar água depois que peguei a BR101.

Venho aqui pesquisar a possível causa e "voilá": achei (óbvio). O "L" de borracha do dreno não existe mais (deve ter caído devido a ressecamento) e provavelmente com a velocidade na estrada a água retornava.

Além de agradecer a ajuda, aproveito para contribuir um pouco: se alguém quiser adaptar, a nossa famosa mangueira de jardim possui a medida justinha para colocar na saída do dreno do ar (na parede corta fogo).

Para fazer a "solução caseira", usei um pedaço de mangueira de jardim, um "L" plástico de 1/2 (daqueles de emenda de mangueira) e uma abraçadeira. Segue foto da "peça" montada. Instalei virada para baixo, e espero que não dê mais problemas.

518838

Abraço!

Ivan

dedewell
28/05/2016, 00:40
Pessoal, e quando a água está no piso do motorista? Oq pode ser?

Arildo MT
28/05/2016, 00:57
Pessoal, e quando a água está no piso do motorista? Oq pode ser?


Usa o esguicho do limpador traseiro com frequência? a mangueira passa pela coluna esquerda do parabrisa e tem uma emenda ali, pode ser isso, liga a chave olha por baixo do painel e vai acionando o esguicho, a casos mais raros de entrada de aguá pela grelha capo/parede corta fogo e tambem pelos drenos do teto solar, boa sorte.

thincoco
23/09/2016, 16:19
O meu usado estava com compressor do gol g4 mas a adaptaçao foi mau feita e deu problema na correia poli v levei a um mecanico ele fez a adaptaçao melhor mas condenou meu compressor enfim fiquei ser ar cond

penapsd
01/01/2017, 16:01
Pessoal. Acabei de fazer uma viagem de 4500 km e nos últimos 600, minha tracker foi literalmente inundada pela agua do ar condicionado. Antes de seguir com esta ultima "pernada" da minha viagem fui trocar o oleo da tracker e vi que no dreno do ar condicionado havia sujeira. Retirei a sugeira e segui viagem. Pouco km depois a patroa percebeu agua em baixo de seus pés. Ser que ali, naquele bendito dreno deveria haver uma mangueira? Tirei algumas fotos e gostaria de ajuda de quem possui tracker pra saber se ali deveria ter uma mangueira ou se pode ser alguma coisa mais grave no ar. Em tempo. É determinado momento, enfiei um arame.ali no dreno pra ver ser tinha mais sugeira. Aparentemente nada. Só barulho de plástico... Obrigado pelo apoio. Vou.postas as fotos Qndo conectar no.notebook. Obrigado mais uma vez.

penapsd
02/01/2017, 16:01
pessoal, achei esse tópico pesquisando aqui no fórum. a quem interessa possa. muito provavelmente meu problema foi esse.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/65604-tracker-entrou-agua-em-algum-lugar-2-print.html
Já coloquei uma mangueira ali e vou fazer alguns testes. mantenho o fórum aqui atualizado. Em tempo, segue as fotos que prometi (ainda sem a mangueira do dreno).
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Arildo MT
02/01/2017, 22:18
Isso já foi tratado em diversos tópicos do fórum, provavelmente é só por uma mangueira em L que resolvera, o vento não permite que a água saia, represando e provocando derramamento pelo lado interno, depois retorne com resultado.

Lambreta
02/01/2017, 23:45
Post certeiro: minha molhou o tapete esse fds.

Farei a mesma verificação.

Vitor3cor
09/01/2018, 23:30
Onde fica os relés? O fusível está ok.
Não acho esse relé. A minha não arma e também não faz o atracamento do relé

Vitor3cor
10/01/2018, 12:31
Achei o relé. Alguém sabe o compatível tempos atrás vi um colega citar das hilux antigas. Procede?

Andre Machad Alves
22/01/2018, 19:15
Boa noite amigos.
Por favor este compressor do gol g 4 é. O mini denso.
E se ele realmente serve no tracker 2008
Desde ja fico grato pela informação

Andrecg
25/10/2020, 13:06
Boa tarde,
Alguém pode me ajudar com um problema no ar condicionado da Chevrolet Tracker motor mazda.
O compressor do ar condicionado não arma, já substitui o módulo que fica dentro do painel, substitui o comando do ar condicionado e substitui relés. Se eu fizer uma direta no relé simulando o sinal negativo o ar funciona. Preciso saber se alguém tem o diagrama elétrico específico do ar condicionado, preciso saber da onde vem esse sinal negativo para o relé armar.

Ivan Saavedra
28/12/2020, 18:07
Pessoal, to precisando de ajuda.

O ar condicionado da tracker está vazando água para dentro do carro. Tirei o filtro todo enxarcado, e deixei sem o filtro para avaliar por onde escorre. Também observei q a água escorre na parte de baixo do carro (lado de fora), acredito desta forma q o dreno nao seja.

Pois bem, como é o padrão: eu ligo o ar e nada acontece, nao fica pingando, apenas umedece um pouco, mas quando eu arranco mais forte com o carro ou arranco em uma subida, vem um monte de água, como se fosse uma "vomitada", rsrsrsrsrsrs não achei outro exemplo, esta água vem da parte de cima de dentro de onde vai o filtro do ar, entenderam? E não é pouca água nao, em 30 minutos andando, deve dar uma xícara de café.

O carro estava na simpala (a consessionaria gm) pois estava arrumando uma batida, e eles não tiveram competência pra arrumar, argh...fazia tempo q nao entrava em uma consessionaria...agora me lembrei o porque...

Alguém saberia me ajudar, alguém já desmontou o ar? Saberiam dizer se é fácil desmontar? Ou seria melhor levar em uma especializada em ar condicionado.

Na GM eu me recuso.....hehehehe

Grato e aguardo ajuda, penso em desmontar no final de semana.

Eu ACHO que resolvi o problema de água dentro do carro quando ligo ar cond.
Sei que o tópico é super antigo, mas como tenho minha Tracker desde fevereiro/20 e tive esse problema, esse tópico é super atual. Não sei se algum vai ver, mas eu fiz um video hoje mostrando o problema e a gambiarra que fiz pra resolver.
Parece que resolveu.
Segue o link: GM Tracker - vazamento de água dentro do carro - YouTube (https://youtu.be/izCy5-8P7Uk)

Eliana Ferraz
29/01/2021, 11:53
Tracker 2007 - O carro não liga com o ar condicionado ligado, e se eu ligar o ar condicionado com o carro em movimento, o carro desliga. Alguém sabe do que se trata?

Alexasf
25/04/2021, 19:35
Pessoal,

Após muito pesquisar por aqui e obter orientações, adquiri uma Tracker 2008 no dia de ontem. Fui buscá-la a cerca de 350 km de onde moro, e na viagem de retorno começou a pingar água do ar condicionado no "pé" do passageiro. Achei estranho pois rodei a tarde inteira em Curitiba (onde comprei) com o ar ligado e não entrou água. Somente passou a entrar água depois que peguei a BR101.

Venho aqui pesquisar a possível causa e "voilá": achei (óbvio). O "L" de borracha do dreno não existe mais (deve ter caído devido a ressecamento) e provavelmente com a velocidade na estrada a água retornava.

Além de agradecer a ajuda, aproveito para contribuir um pouco: se alguém quiser adaptar, a nossa famosa mangueira de jardim possui a medida justinha para colocar na saída do dreno do ar (na parede corta fogo).

Para fazer a "solução caseira", usei um pedaço de mangueira de jardim, um "L" plástico de 1/2 (daqueles de emenda de mangueira) e uma abraçadeira. Segue foto da "peça" montada. Instalei virada para baixo, e espero que não dê mais problemas.

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Abraço!

Ivan


Obrigado!!!

alsafe
27/04/2021, 11:51
O meu carro estava com esse problema e sem a mangueira também. Encontrei em uma casa da borracha (Dragão da Brorracha, Av. Suburbana no RJ), uma mangueira pequena em formato de V, perfeita. R$14,00. Espero que resolva a pane. Nesse fds farei uma viagem curta e vai ser possível pra verificar.

avcarvalho
25/02/2023, 13:35
Tracker 2008/2009 desligando ao ligar o Ar Condicionado, recentemente foi trocado compressor e condensador do carro, onde estava funcionando perfeitamente, posteriormente, deu problema no arrefecimento onde foi trocado (Mangueira Inferior, Mangueira Superior, Radiador e Cano d’água), após esse serviço, o carro funciona normal, mas ligar o a/c, o carro estanca/desliga e não funciona o ar, alguém já passou por isso?

fpinta
02/03/2025, 16:37
Oi pessoal, tudo bom?

Tenho uma Tracker 2008, acabou de começar 100 mil km. Tava praticamente nova mas mandei fazer uma revisão total para deixar ela preparada para mais 10 anos.

Revisão feita e uma das ações realizadas foi a troca de todas as correias.
Carro voltou, tudo ok mas uns dias depois, começou um barulho bem alto sempre que o compressor do ar condicionado entra em ação, que nesse calorão é quase o tempo todo.

Nunca tinha feito esse barulho antes. Passei parafina na correria e nada.
Só ocorre quando o compressor tá ativo.

Vou levar novamente no mecânico novamente, mas alguma ideia do que poderia ser?

Abraço!