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Ver Versão Completa : como faço a troca do retentor do volante da cherokee zj 5.2 v8?



roberto5.2v8
27/04/2011, 18:55
:-| queridos amigos, a minha grand cherokee v8 esta vazando oleo pelo retentor do volante, gostaria desaber qual o procedimento que deve ser feito para a troca do mesmo, pois alguns falam que é possivel trocar tirando o carter isso procede? espero a ajuda dos colegas :)

LUIZ VALLETRONIC
28/04/2011, 17:12
Boa tarde roberto

E isso mesmo troca-se o retentor so tirando a tampa do carter, troquei da minha a uns dias

roberto5.2v8
28/04/2011, 18:02
Boa tarde roberto

E isso mesmo troca-se o retentor so tirando a tampa do carter, troquei da minha a uns dias
ola amigo tudo bem. olha a sua tambem é v8? pois disseram que na 6 cc era possivel trocar tirando apenas o carter , agora na v8 é a minha duvida rsrsrsrs

DR CHRYSLER
28/04/2011, 19:59
boa noite amigos

vcs podem sim trocar o retentor do virabrequim(gaxeta) é preciso remover a barra do track bar e se não me engano os escapamentos
se vc colocar uma madeira na ponta dos escap (entre o escap e coletor)pra forçar ele pra baixo fica melhor
se vc não conseguir tirar o carter sem remover a bomba
vc tera que esticar o braço e soltar a bomba só com o carter abaixado
quando a bomba cair dentro do carter ai sim vc consegue remover ele
tudo isso é por causa do pescador
depois disso vc solta o mancal de sustentação da bomba que vc tera acesso
agora preste atenção
a gaxeta tem lado e quando for colocar a que fica no motor vc tera que empurrar com alguma coisa ponteaguda ok
amigo ai que mora o perigo
se fizer um risco que seja minimo no vira brequim
ai vc estara em mal lençois
e tem outro segredinho rsss

as vezes vc faz tudo isso gasta um bom dinheirinho e o carro não fica bom
vaza mais do que antes
isso é devido ja ter formado calo no mancal aonde fica a gaxeta

amigos experiencia propria cuidado ok

DR CHRYSLER

Robert (Betão)
30/04/2011, 18:06
Olá, amigos 4x4!!

Desculpem-me mas este procedimento que vcs estão comentando só pode ser feito no cado do retentor dianteiro do virabrequim. Se for o traseiro, tem que tirar a caixa automática também. Pelo menos na minha é necessário. Tem que ver qual o modelo da Cherokee. A minha é a ZJ 5.2 V8 e o retentor é uma espécie de gaxeta metalizada (cobreada), e ela vem em duas peças (são duas meia luas). Alémd de tirar a tampa do carter, tem que tirar tambéma caixa, pois caso contrário, coimo vcs vão chegar lá ?? Inclusive comprei um retentor sobresalente, pois não são fávceis de encontar separadamente. Nas autorizadas, vc compra ele com o conjunto inferior de retentores e juntas do motor. Não vão gastar ,menos de R$ 1.000,00
E encontrei a peça separadamente no ML por R$ 120,00. Se não me engano, foi na RT Import, ou coisa parecida...... (não sei se posso mencionar nomes de fornecedsores aqui ou não. Caso não, queiram desculpar-me.
Grande abraço;
Betão.

DR CHRYSLER
02/05/2011, 12:42
betão não tem necessidade da remoção da caixa não
o procedimento é feito exatamente como descrevi
mais te confesso é um baita serviço trocar essa gaxeta
e o pios que se tiver um calinho no vira ao inves de melhorar piora
acredite rssss

DR CHRYSLER

roberto5.2v8
29/12/2011, 12:05
betão não tem necessidade da remoção da caixa não
o procedimento é feito exatamente como descrevi
mais te confesso é um baita serviço trocar essa gaxeta
e o pios que se tiver um calinho no vira ao inves de melhorar piora
acredite rssss

DR CHRYSLER

ola amigo. olha fiz conforme o procedimento: soltar o track bar e os escapamentos depois soltei a bomba de oleo e por fim a capa do mancal. agora é o seguinte para minha surpresa depois que troquei o retentor esta VAZANDO MUITO MUITO MAIS do que antes. olha vi por figuras em alguns foruns americanos que se usa cola loctite entre as junçoes do retentor. por isso gostaria de saber como é feito isso? pois percebi que o retentos vem com um caroço nas pontas de união e ao meu entender acho que é ali que se deve colocar uma gota de loctite para que quando apertar um sobre o outro haja uma união. olha estou com esta duvida eu vi pelas fotos de um site gringo que antes de colocar a tampa do mancal se passa loctite em alguns pontos , por favor sera que alguem poderia sanar esta duvida? pois ao que me parece estes caroços na ponta do retentor é normal? ou a gente tem que limar para ficar reto? ou se deve colocar uma gota de loctite em cada lado? desde ja peço a ajuda dos colegas pois ja ouvi esta historia de trocar o retentor e vazar mais doque antes. um abraço.......

dsamaz
30/12/2011, 06:51
Roberto, tudo bem? Você foi sorteado he he...

Você pode fazer duas coisas para resolver:
1. retirar todo o motor do lugar, desmontar e "fazer" ele (trocar bomba de óleo, todos os retentores, todos os selos, todas as juntas, anéis, bronzinas, ...)
Sobre o vazamento, na retífica você passa o retentor traseiro para outra medida de algum carro nacional que seja feita pela sabó, fácil de encontrar o retentor. OU coloca outro virabrequim. Eu tenho um do 5.9, não sei se é o mesmo.

Você pode analisar outro sistema para instalar lá, tipo o do MWM Sprint é assim: no virabrequim tem a engrenagem traseira e após a engrenagem, uma "luva" que se encaixa no vira. O retentor pega nesta luva. E entre a luva e a engrenagem, tem um o-ring grande que retém o óleo. Até a engrenagem, tem lubrificaćão. Nesta luva, já não pega lubrificaćão.

2. comprar outro motor v8 e colocar no lugar. Aproveita e coloca logo um 5.9 com câmbio mecânico.


Você pode fazer também o crime: colocar óleo mais grosso e tentar vender a vtr.

Comigo já aconteceu várias vezes. Antes de fazer alguma coisa, pesquisei aqui no fórum e vi que se fizesse alguma coisa ia dar errado... Eu ia e fazia, pronto, dava m*...
Fica a dica para os colegas que as informaćões aqui postadas são relevantes e devem ser consideradas.

Daniel



ola amigo. olha fiz conforme o procedimento: soltar o track bar e os escapamentos depois soltei a bomba de oleo e por fim a capa do mancal. agora é o seguinte para minha surpresa depois que troquei o retentor esta VAZANDO MUITO MUITO MAIS do que antes. olha vi por figuras em alguns foruns americanos que se usa cola loctite entre as junçoes do retentor. por isso gostaria de saber como é feito isso? pois percebi que o retentos vem com um caroço nas pontas de união e ao meu entender acho que é ali que se deve colocar uma gota de loctite para que quando apertar um sobre o outro haja uma união. olha estou com esta duvida eu vi pelas fotos de um site gringo que antes de colocar a tampa do mancal se passa loctite em alguns pontos , por favor sera que alguem poderia sanar esta duvida? pois ao que me parece estes caroços na ponta do retentor é normal? ou a gente tem que limar para ficar reto? ou se deve colocar uma gota de loctite em cada lado? desde ja peço a ajuda dos colegas pois ja ouvi esta historia de trocar o retentor e vazar mais doque antes. um abraço.......

roberto5.2v8
02/01/2012, 12:17
ola amigo obrigado por tentar ajudar. olha a minha grande duvida é a respeito de usar a cola loctite 518 na parte de trás da capa do mancal . agora fazer um motor v8 com 110.000 km que não tem uma borra e não bate nada ai vç só pode ta de brincadeira né. o que ocasionou o vazamento é porque eu não coloquei cola na extremidade que se pede no manual de manutenção e por isso ta vazando mais do que antes; o colega DR CHRYSLER ja tinha nos alertado que se ouver um calo no mancal pode ficar pior do que estava só que o retentor que tirei estava duro sem banda de contato e por isso eu tenho certeza que o fato de estar vazando mais do que antes é por eu ter colocado cola no local que o manual se rerfere. agora comprar outro motor para por no lugar seria uma bela cagada né pois eu conheco o meu motor o numero dele ja ta cadastrado no documento e para pra pensar fora o valor como seria dificil o processo como : vistoria numero do motor no doc e etc... então isso não existe meu caro o meu motor esta como novo jamais trocaria por causa de um retentor... e a respeito de cambio manual não gosto de gambiarra e adptação e todos sabemos que isto ja foi apurado aqui no forum 4x4 colocar cambio manual na grand cherokee alem de ser caro teria algumas adptações e outro detalhe: O CAMBIO AUTOMATICO DA ZJ É FORTE RESISTENTE E FOI FEITO PARA O CARRO .é muito mais facil o cara gastar 4000,00 e fazer uma transmissão doque adptar um cambio manual que vai tirar a originalidade do veiculo ai é complicado né. e a respeito de eu ter tentado fazer o serviço é assim mesmo desde que tenho 20 anos sempre fiz a manutenção dos meu carros e se desta vez eu fiz errado vou comprar outro retentor e fazer novamente e por isto que fiz a pergunta. se é necessario colocar a cola loctite na traseira da capa de mancal tenho certeza de que muitos não sabiam que é necessario colocar cola naquele local que o manual se refere muitos acham que é só tirar um e por o outro. aqui perto de casa tem um senhor que tem uma wj 2002 e ela ta com 67000 km originais é segundo dono e adivinha? todo lugar que para vaza pelo retentor do volante este problema é clonico da linha crysler as xj e zj e tambem as wj com uma certa km tendem a vazar pelo retentor e ja pensou se todo mundo resolve fazer o motor por causa de um vazamento kkkk ai é osso amigo olha obrigado por opinar e desejo um FELIZ 2012 repleto de alegrias e vitorias e a todos do forumQUOTE=dsamaz;1598934]Roberto, tudo bem? Você foi sorteado he he...

Você pode fazer duas coisas para resolver:
1. retirar todo o motor do lugar, desmontar e "fazer" ele (trocar bomba de óleo, todos os retentores, todos os selos, todas as juntas, anéis, bronzinas, ...)
Sobre o vazamento, na retífica você passa o retentor traseiro para outra medida de algum carro nacional que seja feita pela sabó, fácil de encontrar o retentor. OU coloca outro virabrequim. Eu tenho um do 5.9, não sei se é o mesmo.

Você pode analisar outro sistema para instalar lá, tipo o do MWM Sprint é assim: no virabrequim tem a engrenagem traseira e após a engrenagem, uma "luva" que se encaixa no vira. O retentor pega nesta luva. E entre a luva e a engrenagem, tem um o-ring grande que retém o óleo. Até a engrenagem, tem lubrificaćão. Nesta luva, já não pega lubrificaćão.

2. comprar outro motor v8 e colocar no lugar. Aproveita e coloca logo um 5.9 com câmbio mecânico.


Você pode fazer também o crime: colocar óleo mais grosso e tentar vender a vtr.

Comigo já aconteceu várias vezes. Antes de fazer alguma coisa, pesquisei aqui no fórum e vi que se fizesse alguma coisa ia dar errado... Eu ia e fazia, pronto, dava m*...
Fica a dica para os colegas que as informaćões aqui postadas são relevantes e devem ser consideradas.

Daniel[/QUOTE]

Rustão
03/01/2012, 13:47
Concordo com voce xará.
Trocar um retentor não é das coisas mais faceis, mais nada que não da pra fazer...
Agora condenar o motor só por isso também não concordo.
Não sei esse lance da cola se vai adiantar, mais daki a pouco algum amigo te da um help aki no forum.
Abraço e boa sorte.

roberto5.2v8
03/01/2012, 14:53
ola amigo rustão um feliz 2012 que DEUS te abençoe. olha colega infelizmente algumas pessoas falam algumas coisa que é duro de engolir mas é assim mesmo o importante que aparece sempre amigos tentando ajudar seja com alguma dica ou conselho e assim vai mas é assim mesmo . agora que foi a mair piada que ouvi ate hoje foi viu a respeito de fazer um motor v8 em perfeito estado por causa de um retentor kkkkk mas é assim melhor ouvir isto doque ser surdo kkkk
um abraço amigo rustão feliz 2012...

dsamaz
03/01/2012, 23:29
Roberto, tudo bem?

Dispus tempo afim de te ajudar.

Você perdeu a oportunidade de ouvir e acatar, optando por repelir-me publicamente e me atacar...
Agora, o motivo, espanta-me, pois não o conheço. Não consigo entender quem ataca estranhos. Doidos atacam estranhos, ainda mais estranhos que estão a ajudar.

Antes de postar coisas neste fórum, é bom sempre ver quem está atingindo.
Preste atenção na minha assinatura, abaixo. Veja que ofereço peças de Dodge, que, assim como você tem a cheroka, possuo uma Ram, com o mesmo motor...
Estou cansado de desmontar motores e tentar resolver os problemas deles. Vejam o tópico da Xterra na minha assinatura, o combate lá está sério com as engrenagens do MWM.

Veja que não desmonto qualquer motor, nunca desmontei e remontei um menor que 1.8; desmontei recetemente um 4.0 da Ranger 210cv e outro V8 5.9 da Dodge Ram, que é o mesmo motor 5.2, apenas com pistões maiores e bielas um pouquinho menor.

Tenho uma árvore de manivelas destas (assunto deste tópico) guardada num depósito aqui de casa (você já deve ter visto uma, né? É linda, não?).

Em retentores NUNCA se coloca colas ou adesivos, ainda mais se este retentor fazer parte de conjunto tão importante quanto a máquina de força do motor. Se for colocar algum adesivo, que este não seja os Loctite 290, que ESTRAGAM, atacam borrachas. As colas loctite são para vedar e prender parafusos e objetos metálicos! Coloque alguma a base de SILICONE. Se a loctite dá uma ajudinha, é estrangando o retentor, que acaba por laciá-lo, fazendo-o abraçar o ressalto. Só se for assim...

Se está vazando é porque o virabrequim está empenado, precisa desempená-lo, riscado, com erosões OU há ressaltos nos moentes finais dianteiros ou traseiros, precisando também de retífica. Digo que é para eliminar o ressalto e vedá-lo PERFEITAMENTE, veja que estou dando um dos caminhos corretos. A gambiarra seria tentar vedar o ressalto com colas.

Vejam que é difícil vedar um ressalto, mesmo que seja micro, pois o virabrequim gira, e então ora o ressalto está numa posição, ora está em outra. Por isto há necessidade de retífica.

Também, antes de sair disparando, veja a localidade de quem postou. Estou em Manaus, aqui na esquina que não tem uma Dodge Ram, tem uma Cherokee, um Wrangler, uma Durango ou uma Dakota. Agora está cheio dos asiáticos (mahindra, effa, kia, nissan, hyundai) por aqui... Daqui a 10 anos um doido vai falar que é piada o que nós daqui escrevemos sobre estes carros.


"foi a mair piada que ouvi ate hoje foi viu a respeito de fazer um motor v8 em perfeito estado por causa de um retentor kkkkk"

Você posta como se o V8 fosse o máximo. Se você ver um de 32 ou 38 cilindros de geração de energia, cada cilindro de diâmetro maior que a nossa cabeça... Tenho certeza que você se apaixonaria. (novamente veja que estou em Manaus: aqui a geração de energia é só a óleo com estes motorzões)
Primeiramente, em termos de resolver este tipo de problema, pouco diferencia se o motor é pequeno ou grande. Apenas a "girafa" que reclama dos grandes ha ha. O procedimento de torno é o mesmo.

Veja que o motor não está "perfeito estado". Se estivesse, não vazaria óleo. O motor está sim com problemas.
Antes vazava pouco pois o retentor velho estava frouxo, "abraçava" o ressalto ou empenamento. Agora, com retentor novo, este não possui laciamento excessivo, logo vaza. O problema não se resolve colocando colas. Resolve-se tirando o problema, seja empeno, riscos, erosões ou ressaltos!

Passe bem, fique com Deus.

Obrigado
Daniel


ola amigo rustão um feliz 2012 que DEUS te abençoe. olha colega infelizmente algumas pessoas falam algumas coisa que é duro de engolir mas é assim mesmo o importante que aparece sempre amigos tentando ajudar seja com alguma dica ou conselho e assim vai mas é assim mesmo . agora que foi a mair piada que ouvi ate hoje foi viu a respeito de fazer um motor v8 em perfeito estado por causa de um retentor kkkkk mas é assim melhor ouvir isto doque ser surdo kkkk
um abraço amigo rustão feliz 2012...

Wilsonaa
04/01/2012, 00:03
Amigos; Primeiramente precisamos saber se este óleo que esta vazando é do motor ou do cambio , temos dois tipos de vazamentos que acabam pingando no mesmo lugar que seria na caixa seca , eu aconselho a retirar o cambio e trocar tanto o retentor do virabrequim como o retentor do conversor de torque , afinal com o cambio no chão fica mais fácil realizar o trabalho .

Segue desenho abaixo

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=326972&d=1325643486

Só um detalhe , no caso das cherokees ZJ o volante do motor é o próprio conversor de torque e na maioria dos casos os vazamentos neste local são provenientes do retentor do conversor " cambio"

Grande abraço a todos e feliz 2012.

T+

Wilson

Rustão
04/01/2012, 14:41
Não querendo tomar partido, mais acho que da maneira como o Daniel colocou seu comentário fez com que o Roberto pensasse assim e eu tb.
1. retirar todo o motor do lugar, desmontar e "fazer" ele
2. comprar outro motor v8 e colocar no lugar.
3-Você pode fazer também o crime: colocar óleo mais grosso e tentar vender a vtr.

Agora Daniel, voce com todo esse conhecimento, poderia ter postado da primeira vez dando todos esses detalhes e enriquecendo o forum, e por sinal li 2 vezes e realmente o que voce escreveu é de bastante acréssimo a todos nós. Obrigado.

Guilherme ZJ
29/04/2012, 21:26
Amigos; Primeiramente precisamos saber se este óleo que esta vazando é do motor ou do cambio , temos dois tipos de vazamentos que acabam pingando no mesmo lugar que seria na caixa seca , eu aconselho a retirar o cambio e trocar tanto o retentor do virabrequim como o retentor do conversor de torque , afinal com o cambio no chão fica mais fácil realizar o trabalho .

Segue desenho abaixo

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=326972&d=1325643486

Só um detalhe , no caso das cherokees ZJ o volante do motor é o próprio conversor de torque e na maioria dos casos os vazamentos neste local são provenientes do retentor do conversor " cambio"

Grande abraço a todos e feliz 2012.

T+

Wilson


Boa noite a todos, não sei se ainda está ativo ou se alguém acompanha esse tópico mas eu tô com um problema de vazamento de óleo na minha ZJ 5.9 (comprei há duas semanas) e o infeliz é bem ali onde foi comentado, na capa seca, mas o motivo de eu vir aqui "incomodar" é esse desenho postado aqui.
Nunca abri o motor da minha ZJ, só a peguei e troquei todos os fluídos e me apareceu esse vazamento, e pelo que eu percebi pelo desenho é que o retentor (gaxeta) do motor é o mesmo da caixa ?
Aquele que está ligado com um traço "volante do motor (ligado ao motor)".
Ouvi falar também que tem uma tal bucha no conversor que pode fundir e dar esse vazamento também, onde fica essa bucha ? Pro lado do motor ou da caixa ?

Jean Batistelli
30/04/2012, 09:49
Olá Roberto, já fiz essa troca por duas vezes na minha Zj 5.2, e todas duas foram feitos os mesmo procedimentos, descendo o cambio e efetuando a troca do mesmo, pois o local e de difícil, acesso com o cambio no lugar é muito complicado, Na maioria das vezes o que ocorre é que no lugar onde o retentor fica, cria uma pista (desgaste) no virabrequim e com o tempo o retentor deixa de vedar, mais por esperiencia própria, desceria a caixa que mesmo dando trabalho eu acho bem mais fácil, pois são 2 mancais e o retentor são duas meia luas o de baixo é fácil de retirar, mais o de cima é mais complicado. Espero ter ajudado, boa sorte !!!!

Jean Batistelli
30/04/2012, 11:11
Perdão.. fui lendo sem olhar as datas, é para o GuilhermeZj, o certo seria vc retirar aquela flange metalica que é parafusada na capa seca e retirar o carter para ver se é o mancal do virabrequim, quando é vazamento no conversor o oleo é vermelho, pois é oleo hidraulico.

Wilsonaa
30/04/2012, 11:52
Boa noite a todos, não sei se ainda está ativo ou se alguém acompanha esse tópico mas eu tô com um problema de vazamento de óleo na minha ZJ 5.9 (comprei há duas semanas) e o infeliz é bem ali onde foi comentado, na capa seca, mas o motivo de eu vir aqui "incomodar" é esse desenho postado aqui.
Nunca abri o motor da minha ZJ, só a peguei e troquei todos os fluídos e me apareceu esse vazamento, e pelo que eu percebi pelo desenho é que é o mesmo da caixa ?
Aquele que está ligado com um traço "volante do motor (ligado ao motor)".
Ouvi falar também que tem uma tal bucha no conversor que pode fundir e dar esse vazamento também, onde fica essa bucha ? Pro lado do motor ou da caixa ?

Grande; Guilherme ZJ

O retentor (gaxeta) do motor , não é o mesmo da caixa , tenho uma foto em algum lugar e depois coloco aqui .
Repare no desenho que a parte do motor termina naquele disco onde tem dois parafusos ,que aparecem , "no total são quatro", esta peça é chamada de flexplate , é onde o sensor de posição do virabrequim trabalha , na ZJ o volante do motor é o próprio conversor de torque, é ali onde o motor de arranque engata a engrenagem para a partida .
No desenho tem uma seta em vermelho , mostrando onde se encontram os dois retentores, basta saber qual esta vazando .
Também tem esta especie de bucha de bronze que fica na carcaça do cambio .

Um detalhe muito importante que pode provocar vazamento por este mesmo local e ser facilmente confundido com defeito nestas buchas é o excesso de óleo no cambio

T+

Wilson

Guilherme ZJ
30/04/2012, 12:23
Grande; Guilherme ZJ

O retentor (gaxeta) do motor , não é o mesmo da caixa , tenho uma foto em algum lugar e depois coloco aqui .
Repare no desenho que a parte do motor termina naquele disco onde tem dois parafusos ,que aparecem , "no total são quatro", esta peça é chamada de flexplate , é onde o sensor de posição do virabrequim trabalha , na ZJ o volante do motor é o próprio conversor de torque, é ali onde o motor de arranque engata a engrenagem para a partida .
No desenho tem uma seta em vermelho , mostrando onde se encontram os dois retentores, basta saber qual esta vazando .
Também tem esta especie de bucha de bronze que fica na carcaça do cambio .

Um detalhe muito importante que pode provocar vazamento por este mesmo local e ser facilmente confundido com defeito nestas buchas é o excesso de óleo no cambio

T+

Wilson

Wilson, obrigado pela ajuda. Quisera eu saber postar foto aqui pois a vareta de verificação do óleo da caixa é bem estranha, com umas curvas como se tivesse sido torcida e eu não sei postar fotos aqui pra mostrar-lhes.
Caso o vazamento seja por esse motivo citado de excesso de óleo na caixa, sem dúvida é a vareta que foi fuçada por algum infeliz espírito de porco que alterou a marcação do nível.
Não sei se todas as cherokas tem a vareta que parece que foi torcida quase lá onde ficam as marcações do nível, então não posso descartar essa possibilidade.
Mas analisando a situação, quando eu comprei essa ZJ (sem vazamento), o óleo da caixa estava bem baixo, tanto que nem molhava a ponta da vareta, então eu fiz o recompletamento, meio que como uma forma emergencial, respeitando as marcações da vareta e agora depois disso, me aparece esse vazamento.

Wilsonaa
30/04/2012, 12:26
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=344076&d=1335799489

Para postar fotos , você precisa primeiro criar um álbum e depois colocar as fotos nele .

Realmente as varetas , alem de serem muito compridas , também são bem tortas e se forem mexidas , podem induzir ao erro , o duro é saber , o certo seria arrumar uma outra emprestada para conferir

T+

Wilson

Guilherme ZJ
30/04/2012, 12:41
O que me deixa em dúvida em relação a vareta do nível do óleo da caixa é que ela não para no lugar.
Tipo assim, a gente empurra ela até o final pra ver o nível e se você soltá-la, ela sobe um pouco, como se encostasse no cárter e faltasse mais um espacinho pra ela. Então, ela não fica encaixada no lugar dela.
Pode ser que algum proprietário anterior tenha perdido a original e trocado por outra de outro modelo. Talvez pelo da 5.2 ou sei lá.

andretomasi
30/04/2012, 12:55
Não sei de onde tiram esse mito que precisa baixar o câmbio, essas graxetas dá pra trocar com o câmbio no lugar; já discutimos isso aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/32388-guia-de-compras-para-cherokees-xj-zj-e-wj-47.html

339691339692339693339694339695339696339697

Changing the rear main seal. Final - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5ANCkO6B5UU)

[ ]'s

Jean Batistelli
30/04/2012, 20:30
É André vc tem razão, eu não tinha visto esse tópico sobre a troca do retentor sem a remoção do cambio, se tivesse visto pouparia uma mão de obra danada, mais é assim mesmo, vivendo e aprendendo.

andretomasi
30/04/2012, 21:47
É André vc tem razão, eu não tinha visto esse tópico sobre a troca do retentor sem a remoção do cambio, se tivesse visto pouparia uma mão de obra danada, mais é assim mesmo, vivendo e aprendendo.

Na próxima vez já sabe, gasta R$ 20 de graxeta, uma hora de mão de obra e tá feito! :concordo:

[ ]'s

Wilsonaa
30/04/2012, 22:14
Na próxima vez já sabe, gasta R$ 20 de graxeta, uma hora de mão de obra e tá feito! :concordo:

[ ]'s

Se for óleo do motor que estiver vazando , este é o melhor procedimento , agora se for do cambio , tem que descer o danado pois não dá para trocar com ele no lugar .

T+

Wilson

Wilsonaa
30/04/2012, 22:24
OBS; Para trocar o retentor do motor não precisa retirar o cambio , pois mesmo que você retire , não tem acesso por lá , peguei esta foto emprestada para mostrar que o retentor fica atras do flexplate e não da acesso .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=339696&d=1333488957

T+

Wilson

Wilsonaa
30/04/2012, 22:50
Se for óleo vermelho , então é do cambio , ai tem que trocar esta gaxeta que fica dentro da caixa seca , mais precisamente na bomba de oleo conf foto anterior e esta com mais detalhes

http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/wilsonaa-albums-tecnico-picture344243-vasamento1.html

T+

Wilson

andretomasi
30/04/2012, 23:30
Certo Wilson, só pra evitar confusão já que tem dois assuntos rolando:

- Retentor do virabrequim (se vaza óleo do motor) = fácil de trocar, com o câmbio no lugar, é relativamente rápido e fácil de fazer e não custa muito caro

- Retentor do conversor de torque (se vaza fluido do CA) = tem que descer a caixa, pra trocar o retentor em si não é complicado, o maior trabalho é desmontar tudo

- Retentores da saída do câmbio OU entrada da transferência = só dá pra saber qual dos dois vaza tirando a transferência fora, o que não é muito complicado também; como custam pouco, se aparecer vazamento ali vale a pena já trocar os dois retentores

PS: Mas se o que está vazando é fluido do câmbio, vale também conferir se não é o próprio conversor de torque que está com vazamento antes de montar o câmbio de volta.

[ ]'s

Wilsonaa
01/05/2012, 09:51
Boa Andre!

T+

Wilson

clmpaim
04/05/2012, 10:09
Roberto, tudo bem?

Dispus tempo afim de te ajudar.

Você perdeu a oportunidade de ouvir e acatar, optando por repelir-me publicamente e me atacar...
Agora, o motivo, espanta-me, pois não o conheço. Não consigo entender quem ataca estranhos. Doidos atacam estranhos, ainda mais estranhos que estão a ajudar.

Antes de postar coisas neste fórum, é bom sempre ver quem está atingindo.
Preste atenção na minha assinatura, abaixo. Veja que ofereço peças de Dodge, que, assim como você tem a cheroka, possuo uma Ram, com o mesmo motor...
Estou cansado de desmontar motores e tentar resolver os problemas deles. Vejam o tópico da Xterra na minha assinatura, o combate lá está sério com as engrenagens do MWM.

Veja que não desmonto qualquer motor, nunca desmontei e remontei um menor que 1.8; desmontei recetemente um 4.0 da Ranger 210cv e outro V8 5.9 da Dodge Ram, que é o mesmo motor 5.2, apenas com pistões maiores e bielas um pouquinho menor.

Tenho uma árvore de manivelas destas (assunto deste tópico) guardada num depósito aqui de casa (você já deve ter visto uma, né? É linda, não?).

Em retentores NUNCA se coloca colas ou adesivos, ainda mais se este retentor fazer parte de conjunto tão importante quanto a máquina de força do motor. Se for colocar algum adesivo, que este não seja os Loctite 290, que ESTRAGAM, atacam borrachas. As colas loctite são para vedar e prender parafusos e objetos metálicos! Coloque alguma a base de SILICONE. Se a loctite dá uma ajudinha, é estrangando o retentor, que acaba por laciá-lo, fazendo-o abraçar o ressalto. Só se for assim...

Se está vazando é porque o virabrequim está empenado, precisa desempená-lo, riscado, com erosões OU há ressaltos nos moentes finais dianteiros ou traseiros, precisando também de retífica. Digo que é para eliminar o ressalto e vedá-lo PERFEITAMENTE, veja que estou dando um dos caminhos corretos. A gambiarra seria tentar vedar o ressalto com colas.

Vejam que é difícil vedar um ressalto, mesmo que seja micro, pois o virabrequim gira, e então ora o ressalto está numa posição, ora está em outra. Por isto há necessidade de retífica.

Também, antes de sair disparando, veja a localidade de quem postou. Estou em Manaus, aqui na esquina que não tem uma Dodge Ram, tem uma Cherokee, um Wrangler, uma Durango ou uma Dakota. Agora está cheio dos asiáticos (mahindra, effa, kia, nissan, hyundai) por aqui... Daqui a 10 anos um doido vai falar que é piada o que nós daqui escrevemos sobre estes carros.


"foi a mair piada que ouvi ate hoje foi viu a respeito de fazer um motor v8 em perfeito estado por causa de um retentor kkkkk"

Você posta como se o V8 fosse o máximo. Se você ver um de 32 ou 38 cilindros de geração de energia, cada cilindro de diâmetro maior que a nossa cabeça... Tenho certeza que você se apaixonaria. (novamente veja que estou em Manaus: aqui a geração de energia é só a óleo com estes motorzões)
Primeiramente, em termos de resolver este tipo de problema, pouco diferencia se o motor é pequeno ou grande. Apenas a "girafa" que reclama dos grandes ha ha. O procedimento de torno é o mesmo.

Veja que o motor não está "perfeito estado". Se estivesse, não vazaria óleo. O motor está sim com problemas.
Antes vazava pouco pois o retentor velho estava frouxo, "abraçava" o ressalto ou empenamento. Agora, com retentor novo, este não possui laciamento excessivo, logo vaza. O problema não se resolve colocando colas. Resolve-se tirando o problema, seja empeno, riscos, erosões ou ressaltos!

Passe bem, fique com Deus.

Obrigado
Daniel

Gostei muito do seu texto, não entrando no mérito da questão, apenas achei agradável de ler!

Guilherme ZJ
04/05/2012, 16:03
Roberto, tudo bem?

Se está vazando é porque o virabrequim está empenado, precisa desempená-lo, riscado, com erosões OU há ressaltos nos moentes finais dianteiros ou traseiros, precisando também de retífica. Digo que é para eliminar o ressalto e vedá-lo PERFEITAMENTE, veja que estou dando um dos caminhos corretos. A gambiarra seria tentar vedar o ressalto com colas.

Vejam que é difícil vedar um ressalto, mesmo que seja micro, pois o virabrequim gira, e então ora o ressalto está numa posição, ora está em outra. Por isto há necessidade de retífica.

Veja que o motor não está "perfeito estado". Se estivesse, não vazaria óleo. O motor está sim com problemas.
Antes vazava pouco pois o retentor velho estava frouxo, "abraçava" o ressalto ou empenamento. Agora, com retentor novo, este não possui laciamento excessivo, logo vaza. O problema não se resolve colocando colas. Resolve-se tirando o problema, seja empeno, riscos, erosões ou ressaltos!

Obrigado
Daniel

Realmente se os fatos são esses, essa parte do argumento foi justo.