PDA

Ver Versão Completa : Lastro em picapes usando água nos pneus

Nava
26/04/2011, 22:46
Alguem ja pensou em usar ou usou agua como lastro nos pneus traseiros para evitar os problemas comuns de rodar com a picape vazia?

Seria uma solução boa para firmar a traseira sem ter de levar nada na caçamba.

Agora nao sei se isso pode danificar algo ou ter problemas em velocidades mais altas, desbalanceamento, etc.

Kim
26/04/2011, 22:59
A prática é comum em tratores.

No ford modelo 4600 que tenho, uso nos traseiros, no ford 7630, usava nos 4!

Mais num veículo que o pneu gira bem mais rápido, pode ser um problema sério, pois a força centrífuga (acho que é essa), que pode fazer o pneu deslocar ou estourar em velocidades maiores.

lembrando, que teria que colocar câmera de ar.

negreira
26/04/2011, 23:03
sim.... existe isso...

.....mas é para ser feito apenas em tratores.....

José Bonifácio Reutemann
27/04/2011, 00:35
Acho que o principal problema é a "massa sem mola" (unsprung mass). Sem mola ou amortecedor para absorver impactos. Até em trens, que parecem brutos, indestrutíveis, a massa não-amortecida (rodas, motor de tração, freios etc.) é mantida a menor possível, inclusive para poupar os trilhos.

Walter L. L. Casitta
27/04/2011, 07:57
É usado em tratores, mas num veículo dinâmico como um automóvel ou picape seria uma idéia totalmente inconcebível.

vsmello
27/04/2011, 11:44
imagine por exemplo numa frenagem forte a 120 km/h toda essa massa de água empurrando para frente o pneu, bom não sou técnico na área, mas não me parece uma boa isso, outra, será que é possível conseguir balanceamento num pneu cheio de água??

Nava
27/04/2011, 15:39
VSmello, isso não ia ser diferente de vc estar com a picape com 200kg em cima, ou a mesma massa de água dos pneus. Ainda, vc não tem espaço par aque esta massa desloque e acelere. Ela está confinada.

Acho que o problema é balaceamento...

Mas que ia ficar 10 ia heim...

Imagine nao patinar mais no asfalto, a picape ficar macia qdo vazia...melhor frenagem...alta estabilidade (CG lá em baixo!)

José Bonifácio Reutemann
27/04/2011, 16:46
A frenagem ia ficar muito pior (e a aceleração também), porque a energia rotativa armazenada num pneu mais pesado ia ser MUITO maior.

JEFFCATUNDA
27/04/2011, 17:06
VSmello, isso não ia ser diferente de vc estar com a picape com 200kg em cima, ou a mesma massa de água dos pneus. Ainda, vc não tem espaço par aque esta massa desloque e acelere. Ela está confinada.

Acho que o problema é balaceamento...

Mas que ia ficar 10 ia heim...

Imagine nao patinar mais no asfalto, a picape ficar macia qdo vazia...melhor frenagem...alta estabilidade (CG lá em baixo!)

Será que não vale a pena testar???

RGamaJr_4x4
27/04/2011, 17:09
Pneu com água dá dengue!

Isso não daria nem um pouco certo se a intenção é estabilidade na estrada. A finalidade de hidroinflar um pneu é unicamente aumentar o poder de tração sem necessidade de aplicar o peso diretamente sobre o trator. Geralmente até 75% de água nos pneus de tração e até 40% quando for só direcional.

Nava
28/04/2011, 14:18
Gente, esqueça trator...tamo falando de picape!

O que muda em massa total do carro com ela carregada na caçamba ou disposta puntualmente nos pneus?

concordo que talvez (precisa ser testado) a inercia de andar e parar fique alterada (qto? não sabemos). Não precisa por nos quatro...ideia seria lastro nos traseiros apenas e suficiente para aumentar a estabilidade.

Pega um pneu 235 e mede o peso dele. Depois pega um pneu 33 MUD e mede o peso....deve dar uns 7kg x 25kg. E dai? O povo põe e anda do mesmo jeito!

José Bonifácio Reutemann
28/04/2011, 14:34
Muda que massa girando tem uma dinâmica completamente diferente de massa em movimento linear. Fora que é massa sem mola, ou seja, que não é amortecida por uma mola, e suas oscilações não são absorvidas por um amortecedor.

Um cálculo rápido: uma picape de 1500kg a 100km/h possui energia cinética de 578 mil Joules, o que é suficiente para colocar mais de 1,5 litros de água para ferver.

Na mesma velocidade, considerando um pneu+aro de 20kg (eu não sei qto pesa um pneu+aro, estou chutando) com massa uniforme (eu sei que a massa não é uniforme, foi para simplificar) a energia cinética rotacional é de 152 mil joules POR PNEU, o que dá 600 mil joules para 4 pneus!

Ou seja, a energia cinética rotativa nos 4 pneus é maior que a energia cinética linear da picape toda. O freio tem de dissipar o equivalente à fervura de 3 litros de água para parar o veículo.

Eis a importância de manter o peso dos pneus e aros o mais baixo possível.

Nava
30/04/2011, 11:59
Ainda acho que cabe testes práticos...

Renato Fraga
30/04/2011, 13:11
Se o objetivo é deixar o carro mais macio, esquece que não vai dar certo.

Aumentando a massa não suspensa, molas e amortecedores sofrem um bocado, pois eles tem que suportar não só o peso do carro (massa suspensa) mas também as oscilações da massa não suspensa (o eixo, freios, rodas e pneus).

Lembram-se das primeiras Blazers e S10???? Aquelas com rodas de 6 furos???? Ao que eu sei é a versão pior em termos de conforto e estabilidade. Justamente porque o eixo trazeiro era muito pesado para o tamanho do carro. Posterior a isso diminuiram o peso, e puderam colocar molas mais macias e amortecedores mais suaves.

Por outro lado, água dentro dos pneus provoca um comprtamento bem singular. A água fuciona como um balanceador dinâmico, um amortecedor, e um acumulador de energia cinética. Isso pode até colaborar para a manutenção da velocidade, mas vai sacrificar a ação dos freios.

Por outro lado mais um inconveniente pode occorer. Com o aquecimento do pneu e consequentemente da água no seu interior, a manutenção da pressão interna do pneu vai ser crítica. Com aquecimento a água dilata e comprime o ar remanescente do pneu. Sob pressão, dificilmente vai evaporar, mas a simples dilatação já será suficiente para provocar alterações. Com isso, a pressão interma vai oscilar bastante e pode resultar em problemas para a manutenção do pneu.

Mais uma observação. A estrutura do pneu é projetada para se deformar diante da pressão do ar, que ocorre de uma maneira unifirme por todas as paredes do pneu. Diante disso sabe-se até quanto da superfície estará em contato com o solo com determinada pressão. É por conta disso que um pneu sofre desgaste irregular com pressão maior ou menor que a adequada.

Já com água dentro do pneu, a banda de rodagem assumirá um comportamento bem diferente, pois quem vai colaborar para a sua acomodação ao solo não é só a pressão interna, mas também o peso da água que será capaz de se distribuir de uma forma que o ar não consegue. Tentando entender melhor, com água no interior, o pneu se comporta mas semelhante a um esteira do que um pneus propriamente.

Assim, tração realmente melhora, mas é necessário observar sob quais circunstâncias.

Abraços

BRAVOECONOVEMBER
30/04/2011, 13:45
Concordo como dito. Acho uma péssima idéia. A água no pneu contribui somente para a tração em terrenos de baixa aderência e à baixa velocidade.
O resto fica pior. Como a água se comporta de maneira incompressível na pressão usual de trabalho dos pneus, cada pneu ficará mais duro, porque terá menos ar dentro para absorver deformações junto com a borracha. E os pneus não foram projetados para trabalhar assim. Os de trator, sim.
Muita, mas MUITA energia cinética é armazenada na forma de quantidade de movimento angular nas rodas e conjuntos rotativos. Quanto menos massa se movendo em lugares onde não deveria haver, melhor. Por isso se usam rodas de liga leve, por isso se usam volantes aliviados de motor, e até elementos da transmissão de material composto em veículos de alta performance.
E o aumento de peso não suspenso não vai ajudar na maciez da camionete, porque o peso na caçamba serve justamente para a suspensão trabalhar mais próxima das duas condições de projeto (que é com peso EM CIMA).
Enfim, creio que para aderência em trilhas, usando pneus lameiros, seria um exercicio bastante interessante, e gostaria de ver alguém aqui postar algumas conclusões e resultados. Nas ruas, estradas, ..., eu nem me daria ao trabalho de tentar. E, por favor, se for tentar, não o faça em estradas ou vias públicas. O resultado pode ser perigoso, e alguém pode estar passando por perto e acabar sobrando pra quem não tem nada a ver com isso.

Carlos A. C. Azevedo
30/04/2011, 16:51
O dinheiro que tu vai gastar pra tentar balancear, é melhor comprar uns baldes, encher de agua e colocar na caçamba, simples sem risco nenhum, ou quase...
Mas se o problema for estabilidade é só trocar os amortecedores, se tu tem coragem de colocar agua no pneu por que não ir logo direto na ferida??? :concordo:

Imperador!
30/04/2011, 17:54
E se o pneu furar?

FARAUJO70
30/04/2011, 19:29
Acho este tema bem interessante, estou de olho nele aqui, já que e pneu continuo em duvida qual a calibragem boa para pneu 255/75 aro l5
estava com 35libras agora passei pra 29 notei uma melhora, gostaria de baixar mais, estou com medo do desgaste do pneu, so uso a viatura sem carga.

Renato Fraga
30/04/2011, 21:07
O dinheiro que tu vai gastar pra tentar balancear

Se o balancear que você se refere for do conjunto roda/pneu, já citei anteriormente que a água dentro do pneu serve de balanceador dinâmico......

Portanto não custará nada balancear!!!!!!! A água se acomodará dentro do pneu de forma a compensar o desbalanceamento afim de promover o balanceamento dinâmico..... Não precisa nem dos chumbinhos nas bordas da roda.

Abraços

Carlos A. C. Azevedo
01/05/2011, 11:41
Se o balancear que você se refere for do conjunto roda/pneu, já citei anteriormente que a água dentro do pneu serve de balanceador dinâmico......

Portanto não custará nada balancear!!!!!!! A água se acomodará dentro do pneu de forma a compensar o desbalanceamento afim de promover o balanceamento dinâmico..... Não precisa nem dos chumbinhos nas bordas da roda.

Abraços

Então, depois de todas as cagadas que poderão acontecer e não só isso como também as melhorias, se quiser arriscar, beleza, mas o que é garantido é que se quiser melhorar estabilidade, com garantia e segurança, é melhor mexer logo na suspensão... qualquer coisa que altere os pneus tem que SABER E MUITO BEM o que ta fazendo...

Renato Fraga
01/05/2011, 11:45
X2 !!!!!!!!

Abraços

Carlos A. C. Azevedo
01/05/2011, 11:47
X2 !!!!!!!!

Abraços

:concordo:

FLÁVIO FAF
01/05/2011, 11:51
quem quer estabilidade em picape vazia é só comprar uma nova frontier , neste quesito ela é exemplar, agora colocar agua nos pneus é melhor colocar peso na caçamba.

Edintruder
01/05/2011, 11:53
Bota pneu maciço então! Vai durar muito mais e não fura! ahahah!

TylerNTL
01/05/2011, 12:02
Ainda acho que cabe testes práticos...

Claro que cabe!

Seguindo alguns critérios (local sem trânsito, plano, etc...) quais os grandes riscos?
Um disco de freio empenado? Desmontar os pneus para "secagem completa"?

BRAVOECONOVEMBER
01/05/2011, 14:26
Já que tem uma galera dando força pra essa maluquice, fica minha campanha: por favor, só não vai fazer isso com mais alguém perto, valeu? Numa trilhazinha, numa lama, vá lá. Só não me sai em via pública pra não correr o risco de detonar um pneu em alta velocidade e bater, capotar, etc... Certo? Faz sozinho, longe dos outros. Depois nos conta o que observou. Sds.

jvc
01/05/2011, 15:28
Acho este tema bem interessante, estou de olho nele aqui, já que e pneu continuo em duvida qual a calibragem boa para pneu 255/75 aro l5
estava com 35libras agora passei pra 29 notei uma melhora, gostaria de baixar mais, estou com medo do desgaste do pneu, so uso a viatura sem carga.

FARAUJO70, eu uso entre 26 (indicação do manual) e 28 na cidade e para viagens curtas no entorno... mais que isso começa a ficar muito duro e só presta com a caçamba carregada...

Sobre o tópico em si, faço minhas as palavras do BRAVOECONOVEMBER: "por favor, se for tentar, não o faça em estradas ou vias públicas. O resultado pode ser perigoso, e alguém pode estar passando por perto e acabar sobrando pra quem não tem nada a ver com isso."

Walter L. L. Casitta
01/05/2011, 18:31
Não sei se alguém aqui já usou balanceamento, mas eu usei. É uma bosta. Nas curvas, buracos e nas freadas ele perde o balanceamento. É uma bosta. Dave ser a mesma coisa com a água, além disso, se consegui encher o pneu completamente com agua sem nenhum espaço pro ar não tem como a agua balancear a roda.

Outro detalhe: a agua é incompressivel e o ar não. Um pneu completamente cheio de água ficaria tão rígido quanto uma pedra e por isso como disse lá atrás essa é um idéia inconcebível.

Renato Fraga
01/05/2011, 20:43
É vero, mas não ví ninguém sugerir encher um pneu completamente com água.

Mas por outro lado, um pneu cheio de água por completo, mesmo que sob muita pressão, é menos perigoso que um pneu cheio de ar com a mesma pressão.

Ao se romper, o pneu cheio de ar explode. Já o cheio de água apenas estoura. Por isso que fazem testes hidrodinâmicos em cilindros e demais pneumáticos.

Abraços