Ver Versão Completa : Ranger XLT 2.5 Tb Diesel CD 2001 - Dúvidas, manuntenção, cuidados, quais são?
ViniciusCaterpillar
26/04/2011, 21:50
Olá pessoal, sou novo aqui no forum, comprei a 10 dias uma Ranger XLT cabine dupla 2.5 diesel, ainda não teho como avaliar o carro pois comprei a pouco tempo, mas já tive em 2000 uma XL simples 4.0 V6 1996 e foi uma excelente aquisição(tenho saudades até hoje), tenho muitas dúvidas com relação a esta caminhonete, ela está com 186.000Km, aparentemente está muito boa, motor em excelente funcionamento, transmissão e tração funcionando perfeitamente. Minhas dúvidas são:
- Bomba injetora, quais os defeitos mais apresentados, suas causas e quais as manuntenções corretivas?
- Quando devo drenar e trocar o filtro do Diesel?
- Uso ela somente nos finais de semana, devo guarda-la com tanque cheio sempre?
- Recentemente fiz uma viagem de 300Km e percebi um pequeno vazamento de óleo, um amigo me falou que pode ser o filtro do suspiro de óleo, isto procede? Troquei o óleo antes da viagem e percebi que ficou um pouco acima do nível máximo, este vazamento pode ser por conta disto?
- Trabalho em uma concessionária CATERPILLAR (vendo máquinas novas), posso utilizar filtros de óleo do motor e do diesel, assim como óleo lubrificante do motor CATERPILLAR neste motor Maxion?
- Correia dentada, qual o KM correto para sua troca e o que devo trocar junto com ela, esticador, rolamentos, polias?
Pessoal, agradeço desde já, a atenção prestada, é meu primeiro carro a diesel e tenho muitas dúvidas.
Obrigado.
Abraços.
ViniciusCaterpillar
28/04/2011, 21:25
Me ajudem ai gente!
Walter L. L. Casitta
28/04/2011, 21:54
Olá pessoal, sou novo aqui no forum, comprei a 10 dias uma Ranger XLT cabine dupla 2.5 diesel, ainda não teho como avaliar o carro pois comprei a pouco tempo, mas já tive em 2000 uma XL simples 4.0 V6 1996 e foi uma excelente aquisição(tenho saudades até hoje), tenho muitas dúvidas com relação a esta caminhonete, ela está com 186.000Km, aparentemente está muito boa, motor em excelente funcionamento, transmissão e tração funcionando perfeitamente. Minhas dúvidas são:
- Bomba injetora, quais os defeitos mais apresentados, suas causas e quais as manuntenções corretivas?
- Quando devo drenar e trocar o filtro do Diesel?
- Uso ela somente nos finais de semana, devo guarda-la com tanque cheio sempre?
- Recentemente fiz uma viagem de 300Km e percebi um pequeno vazamento de óleo, um amigo me falou que pode ser o filtro do suspiro de óleo, isto procede? Troquei o óleo antes da viagem e percebi que ficou um pouco acima do nível máximo, este vazamento pode ser por conta disto?
- Trabalho em uma concessionária CATERPILLAR (vendo máquinas novas), posso utilizar filtros de óleo do motor e do diesel, assim como óleo lubrificante do motor CATERPILLAR neste motor Maxion?
- Correia dentada, qual o KM correto para sua troca e o que devo trocar junto com ela, esticador, rolamentos, polias?
Pessoal, agradeço desde já, a atenção prestada, é meu primeiro carro a diesel e tenho muitas dúvidas.
Obrigado.
Abraços.
Se você tivesse usados as ferramentas de pesquisa com o Google por exemplo, nem precisaria ter criado o tópico com um assunto tão repetitivo. Mas vamos lá:
- Não é comum a bomba injetora apresentar defeito e não precisa de manutenção. Devem durar a vida inteira do motor. Por esse motivo os motores a diesel são tão confiáveis. Eventualmente com o uso de combustíveis contaminados elas desgastam mais rápido. Se precisar de manutenção corretiva só procurando um serviço especializado, de preferência autorizado Bosch.
- O filtro segundo o manual da Ranger deve ser drenado diariamente antes de ligar o motor pela primeira vez e se a luz indicadora no painel acender. Nunca fiz isso...
- Se residir em regiões com alto índice de umidade no ar, com o tanque sempre cheio é melhor.
- Esse motor não tem respiro para o lado externo. Se o seu tem, é porque foi modificado. O mecânicos fazem isso quando o motor está pedindo retífica. É um mau sinal ainda mais se está saindo óleo por lá.
-O óleo é o que está indicado no manual da Ranger. Se você não tem um pode encontrar na internet o manual do motor. Siga a recomendação de um desses manuais
A correia sincronizada deve ser trocada em intervalos de 100.000Km e obviamente deve ser trocada juntamente com todos o agregados.
Anthoniusnikos
29/04/2011, 10:17
Olá Vinicius, se ainda me lembro você deve pesquisar assim: colocar no campo de pesquisa da Google:
site: www.4x4brasil.com.br (palavra chave).
Ex.: site:www.4x4brasil.com.br manutenção da ranger 2001
Anthon
Se você tivesse usados as ferramentas de pesquisa com o Google por exemplo, nem precisaria ter criado o tópico com um assunto tão repetitivo. Mas vamos lá:
- Não é comum a bomba injetora apresentar defeito e não precisa de manutenção. Devem durar a vida inteira do motor. Por esse motivo os motores a diesel são tão confiáveis. Eventualmente com o uso de combustíveis contaminados elas desgastam mais rápido. Se precisar de manutenção corretiva só procurando um serviço especializado, de preferência autorizado Bosch.
- O filtro segundo o manual da Ranger deve ser drenado diariamente antes de ligar o motor pela primeira vez e se a luz indicadora no painel acender. Nunca fiz isso...
- Se residir em regiões com alto índice de umidade no ar, com o tanque sempre cheio é melhor.
- Esse motor não tem respiro para o lado externo. Se o seu tem, é porque foi modificado. O mecânicos fazem isso quando o motor está pedindo retífica. É um mau sinal ainda mais se está saindo óleo por lá.
-O óleo é o que está indicado no manual da Ranger. Se você não tem um pode encontrar na internet o manual do motor. Siga a recomendação de um desses manuais
A correia sincronizada deve ser trocada em intervalos de 100.000Km e obviamente deve ser trocada juntamente com todos o agregados.
Walter e amigos: a Natasha recentemente tem apresentado um vazamento (pinga) de óleo do motor pelo lado direito (olhando pela frente). Pinga + ou - na região da balança. Tem idéia do que seja? Recentemente troquei a mangueira da turbina (sai do intercooler).
Abs.
ViniciusCaterpillar
29/04/2011, 21:07
Olá pesseoal, muito obrigado pelas respostas, quero compartilhar com vcs alguma informações. Segunda feira irei encostar minha Ranger na oficina oara uma revisão leve, troca da correia dentada, correias do alternador e a/c, tensores, etc. Abaixo segue orçamento feito pelo meu meca, será que está dentro dos valores de mercado?
- CORREIA DENTADA (SINCRONIZADORA) R$ 50,00 - GOODYEAR OU DAYCO
- KIT HS 500 R$ 230,00
- VALVULA ANTI-CHAMA R$ 35,00
- CORREIA DO ALTERNADOR R$ 32,00 GOODYEAR
- CORREIA DO A/C R$ 27,00 GOODYEAR
- ROLAMENTO DA CORREIA DO A/C R$ 34,00
- TENSOR DA CORREIA DO ALTERNADOR R$ 57,00
- MÃO DE OBRA R$ 180,00
São estes mesmos os valores?
Não achei caro.
Abraço.
Walter L. L. Casitta
29/04/2011, 22:05
Walter e amigos: a Natasha recentemente tem apresentado um vazamento (pinga) de óleo do motor pelo lado direito (olhando pela frente). Pinga + ou - na região da balança. Tem idéia do que seja? Recentemente troquei a mangueira da turbina (sai do intercooler).
Abs.
Desse lado o óleo pode estar vindo da mangueira que lubrifica a turbina ou da que lubrifica a bomba de vácuo.
Walter L. L. Casitta
29/04/2011, 22:13
Olá pesseoal, muito obrigado pelas respostas, quero compartilhar com vcs alguma informações. Segunda feira irei encostar minha Ranger na oficina oara uma revisão leve, troca da correia dentada, correias do alternador e a/c, tensores, etc. Abaixo segue orçamento feito pelo meu meca, será que está dentro dos valores de mercado?
- CORREIA DENTADA (SINCRONIZADORA) R$ 50,00 - GOODYEAR OU DAYCO
- KIT HS 500 R$ 230,00
- VALVULA ANTI-CHAMA R$ 35,00
- CORREIA DO ALTERNADOR R$ 32,00 GOODYEAR
- CORREIA DO A/C R$ 27,00 GOODYEAR
- ROLAMENTO DA CORREIA DO A/C R$ 34,00
- TENSOR DA CORREIA DO ALTERNADOR R$ 57,00
- MÃO DE OBRA R$ 180,00
São estes mesmos os valores?
Não achei caro.
Abraço.
Que me lembre gastei bem mais que isso. O preço deve estar muito bom. Quanto a válvula "ante chama" não sei do que se trata, mas se for aquela preta na tampa do cabeçote é na verdade a válvula de controle de gases. Se não estiver quebrada, é só limpar e trocar o o-ring. Um o-ring custa menos de R$1,00.
Edintruder
29/04/2011, 22:22
Raposo, veja se o óleo não está pingando do alternador. A minha começou de vagar até chegar no ponto de não carregar mais a bateria de tanto óleo. Atrás do alternador tem um retentor da bomba de vácuo.
Vinícius, essas peças são boas? olha no distribuidor MWM e tenta comprar tudo original. As peças originais desse motor são baratas e duram bastante. A MO está com bom preço, mas o mecânico é bom para isso? Entenda que mecânico de carros nem sempre conseguem entender o ajuste do ponto da BI, na regulagem da polia. Se ficar um pouco fora o motor fica bem amarrado.
FARAUJO70
29/04/2011, 23:47
SOBRE O FILTRO QUE DEVE SER DRENADO, CASO A LUZ DO PAINEL ACENDA, COMO E FEITA ESTA DRENAGEM? QUAL E A LUZ? Oi vinicius, eu troquei a correia dentada da minha RANGER 2001/01 XLT, tambem troquei as correias de fora Ar cond, o outra maior, aproveitei ja que tira o radiador mandei colocar aditivo no radiador, e estava colocando 35 libras nos pnes, agora estou com 29 libras, não sei se devo baixar, mais a viatura ficou melhor para andar pneu 255/75 aro 15 .
FARAUJO70
30/04/2011, 00:04
O RESPIRO DO LADO EXTERNO, COMO EU ACHO ESTE RESPIRO?
ESTOU TROCANDO O OLEO JUNTO COM O FILTRO NOS POSTOS SHELL, antes do aumento oleo 10,00 e o filtro 15,00 sempre com 5000 km
vou la este fim de semana para saber os novos preços
ViniciusCaterpillar
30/04/2011, 15:39
Edintruder, meu meca trabalhou 06 anos na Itália, trocou muitas correis de Land Rover, que usa este mesmo motor, mas com relação ao ajuste do ponto da BI, não tinha atentado para este detalhe, acredito que ele saiba o ponto correto, mas qual seria o ajuste correto?
Com relação as peças, as correias são Goodyear ou Dayco, os rolamentos são SKF e o Kit HS 500 é MWM.
Abraço.
ViniciusCaterpillar
30/04/2011, 15:43
Olá Faraujo70, quanto vc gastou neste reparo da correia? Com relação a calibragem dos oneus, hoje uso 32 libras nos 04, tb estou usando 255/75 R15, óleo, na ultima troca usei o Lubrax Extra Turbo, mas como trabalho em um dealer Caterpillar, acho que vou usar óleu CAT e filtor CAT, tento do óleo quanto do diesel, só preciso saber qual o filtro CAT que irá dar certo.
Abs.
ViniciusCaterpillar
30/04/2011, 15:46
Walter é esta valvula mesmo, mas tive a informação que dentro dela existe um filro e que com o tempo ele acumula sujeira e entope sendo nescessária sua substituição.
Abs.
Edintruder
30/04/2011, 16:57
Vinícius, então leva fé no meca. Em relação à usar peças CAT, usa sem medo, o problema será a compatibilidade aonde terás que trocar os suportes de filtros. O óleo pode usar o 15W40 sem galho.
BRAVOECONOVEMBER
30/04/2011, 22:00
Achei o preço muito bom. Se as peças são quentes, manda ver sem medo. Pena que pra mim fica longe ir aí pra fazer a mesma coisa...
FARAUJO70
30/04/2011, 22:34
A troca da correia, com extensor, as correias ar, esta dentro do seu orçamento, eu chorei na parte de mão de obra, que ficou o atitivo do radiador pelo valor da mão de obra, colocou 02 aditivo.
ViniciusCaterpillar
30/04/2011, 23:09
Isso mesmo, só tenho que ver com relação aos suportes dos filros, venho acompanhando o forum 4x4 bem antes de comprar meu 1° 4x4, vejo sempre seus comentários e os acho bem fieis e objetivos, admiro seu conhecimento. Com relação aos filtor CAT, na retro escavadeira CATERPILLAR 416E, o suporte do filro do diesel tem uma bomba elétrica, quando se liga a ignição ela aciona e enche o filtro, evitando assim o bombeamento em caso de ar no sistema ou troca de filtros, vou pensar em instalar na minha ranger...
Abraço.
ViniciusCaterpillar
30/04/2011, 23:12
Sim são quentes, se quiser me passa a relação do que precisas que eu posso cotar para vc e te enviar, ou vc pode entrar em contato diretamente com o revendedor:
FUSION AUTO PEÇAS
Rua Lins, 109 - São Cristovão
Cascavel - PR, 85818-290
(0xx)45 3035-4262
Abraço.
Grato, Walter. Vou verificar.
ViniciusCaterpillar
29/08/2011, 20:34
Rangeiros de plantão, boa noite!
Vejam só, em viajem para o PY, indo por Guaira - Pr, cruzei por um caminhão que soltou uma pedrinha e bateu no meu para brisas, resultado, terei que troca-lo, tem algum ponto que terei que observar na troca do mesmo? Aproveitando, irei encostar a bichona para dar uma geral na pintura, dar um banho geral, para tirar alguns amassadinhos na lata e arronhões, se alguém por acaso já fez o mesmo serviço, teria algum ponto onde seja de muito cuidado na desmontagem? Não quero ter problemas como peças desalinhadas, soltando, etc... O cara que vai fazer o serviço, é um dos melhores da cidade, ele que pinta os carros ZERO KM da concessionária da Citroen quando os mesmos sofrem alguma avaria no transporte.
Abraço a todos!
BRAVOECONOVEMBER
29/08/2011, 21:08
Metendo meu bedelho... não me parece problema desmontar ou acessar qualquer coisa em camionete. Tem chassis, e qualquer coisa que se pendure no chassis funciona. A galera comenta de desalinhamento de cabine e caçamba, mas isso se resolve com troca de bucha de suporte. Fora isso, não imagino nada mais pra dar errado, fora as vedações de água que sempre merecem um siliconezinho pra evitar qualquer coisa. A não ser que alguém mais experiente tenha algum fato inusitado pra contar.
BRAVOECONOVEMBER
29/08/2011, 21:10
Em tempo, gostei desse esquema aí da bomba "prime" de diesel. Preço? Condições de fornecimento? Preço do filtro? Curioso, e tentador... apesar de não costumar dar problema em condições normais.
FARAUJO70
30/08/2011, 14:48
Oi turma da Ranger, estou agora mais tranquilo (FICA TRANQUILO) a viatura estava dando trabalho para pegar logo pela manha, depois de trocar o filtro do oleo,e também a bateria nova, corri para uma bombista, o diagnostico trocar os reparos da bomba imjetora que ficou um dia em um liquido para tirar a sujeira que tinha dentro e troquei alguma pessas tudo ficou 500,00 porque foi feito na minha casa.
agora esta um file pega de 1 (primeira)
ViniciusCaterpillar
30/08/2011, 22:34
BRAVOECONOVEMBER, vou pesquisar com o pessoal de peças da empresa, quanto custa este sistema, posto o valor depois, mas posso adiantar que é uma paulada, já estou pensando se vale apena o investimento, pois pelo que percebi, o sistema convencional não costuma dar problemas, acho este sistema interessante nas 2.8 e nas 3.0, por não possui bomba de escorva.
Abraço.
ViniciusCaterpillar
30/08/2011, 22:42
FARAUJO70, a minha Ranger desde quando a comprei (05 meses atrás) ela sempre pegou de 1°, era bater na partida e pegar, mesmo em dias muito frios, a duas semanas atrás eu viajei com ela no sabado e voltei no mesmo dia, rodei cerca de 450km e cheguei em casa com um pouco menos de 1/4 no tanque, estacionei ela na minha garagem que tem um desnivel e ela ficou com a frente mais baixa que a traseira, resultado: no Domingo pela manhã ela só pegou depois de eu dar umas 4 vezes na partida, fiquei assustado e desconfiei do nivel de combustivel, foi ao posto e completei o tanque e ela voltou ao normal, bateu pegou.
Abraço.
Moisés S.M
30/08/2011, 23:05
FARAUJO70, a minha Ranger desde quando a comprei (05 meses atrás) ela sempre pegou de 1°, era bater na partida e pegar, mesmo em dias muito frios, a duas semanas atrás eu viajei com ela no sabado e voltei no mesmo dia, rodei cerca de 450km e cheguei em casa com um pouco menos de 1/4 no tanque, estacionei ela na minha garagem que tem um desnivel e ela ficou com a frente mais baixa que a traseira, resultado: no Domingo pela manhã ela só pegou depois de eu dar umas 4 vezes na partida, fiquei assustado e desconfiei do nivel de combustivel, foi ao posto e completei o tanque e ela voltou ao normal, bateu pegou.
Abraço.
Tive um problema parecido com uma ranger diesel que eu tive,modelo 2001.Aconteceu umas 2x,nas 2 tinha menos de meio tanque,quando tinha mais de meio tanque não dava problema,nas 2x o meca teve que ir me socorrer,o problema era bico sujo.
ViniciusCaterpillar
11/09/2011, 20:05
Boa noite Amigos Foristas!
Só por curiosidade, gostaria de saber qual o valor justo de uma revisão na BI e Bicos do Maxion 2.5 EuroII, se alguém que já fez este serviço puder me responder, fico agradecido.
Abraço.
Willian Almeida
11/09/2011, 21:45
Recentemente, foi feita uma revisão na Ranger, incluindo bicos, bomba, turbina, e etc, na autorizada MWM(Retifoz). Estou tentando achar as notas, mas adianto que os preços podem ser um pouco abaixo do normal, pois meu irmão trabalha na autorizada MWM, e consegue preços melhores.
Imperador!
11/09/2011, 21:46
Boa noite Amigos Foristas!
Só por curiosidade, gostaria de saber qual o valor justo de uma revisão na BI e Bicos do Maxion 2.5 EuroII, se alguém que já fez este serviço puder me responder, fico agradecido.
Abraço.
Passa uma MP pro Pequeno Jr. que ele sabe...
AI pessoal sou meio leigo nesta area de caminhonetes.
Mas estou muito afim d um Ranger e gostari de dicas do pessoal q ja teve ou tenha e possa me ajudar.
A principio o que estou procurando e uma ranger estendida mas minha duvida eh a seguinte V6 gasolina 2.5 disel qual os pros e contras das duas versoes.
Na V6 sei que eh muito "bebada" mas com quem falei me informaram que não costuma dar problema.
E na 2.5 a disel, muitos me falaram na qual estaria mais intereçado por ser turbinada e a disel, que a suspenssão da problema e o motor HSD é economico mas da muito problema, alguem me ajude pq fiquei com medo e gostaria d estar apar de tudo antes de efetuar qualquer compra.
Desculpe se estou sendo repetitivo mas podem me informar se eh verdade sobre esses motores e se tem outros opções de motorização a ranger ate 2003, qual me recomendarião a, à 2.8 esta forra d meu orçamento.
Dez d já agradeço!
ViniciusCaterpillar
12/09/2011, 20:43
Fantin, se for uma caminhonete bem cuidada, de um dono bem cuidadoso, com as manuntenções em dia, vai em frente, este motor Maxion 2.5, principalmente se for o EuroII é um motor muito forte, tem boa dirigibilidade, econômico, e roda tranquilamente se tiver em boas condições até os 300 - 400 mil km sem problemas, os pontos que na minha opnião merecem atenção redobrada são nas trocas de óleo e filtros do óleo e diesel, sempre com 5.000km, use sempre o ultimo óleo do mercado para motor diesel, hoje uso o Mobil Delvac API CI4 15W40, cuide muito da correia dentada, no manual recomenda-se a troca a cada 120.000km, mas troque com 60.000 no máximo 70.000km, procure abastecer com diesel de boa qualidade, fuja dos postos de cidade, procure os postos de estrada onde abastecem muitos caminhões, tomando estes cuidados, é só alegria! Compre e seja feliz, estou muito feliz com a minha, só troco se for por uma Ranger 3.0!
Abraço.
jackalbr
12/09/2011, 23:54
Endosso o coro do Vinicius.
Verifique bem a suspenção, a turbina e o motor. Verifique se a tração e reduzida estão funcionando perfeitamente (senão é uma facada).
Procure bem, vc acha as XLT (como a minha a venda :) ) pelo mesmo preço das XL, não tão completas.
Abraçoe boa sorte
pois é pessoal até tenho uma envista mas convercei com meu mecanico de confiança e ele me falou a mesmas coisa mas naum me recomendou. Ai converçei com um dono d uma outra 2.5 o cara conhecido pegou a algum tempo e dice a mesma coisa, soh que a dele deu problema em suspenssao e motor ele naum me aconcelhou até esta vendendo.
A mais uma pergunta pessoal o que vcs axão da ranger V6 4.0 a gasolina? pois outro motivo q estou cabreiro de pegar uma 2.5 a disel é que convercei com donos d caminhonetes a disel e ate mesmo vi aki no site, e percebi que como eu nao rodo tanto cerca de pouco mais de 10.000 mil km por ano, nao seria vantegem pois o seguro e a manutençao da caminhonete a disel sao muito mais caro que a gasolina.
A esqueci de comentar antes quero para uso da cidade nem necessitaria ser 4X4.
Grato pelas respostas....
ViniciusCaterpillar
20/09/2011, 21:11
Boa noite pessoal,
Preciso da ajuda dos mais entendidos no forum, esta semana observei que a roda traseira do lado esquero da minha Ranger estava melada de óleo por dentro, achei que fosse de freio, mas passando a mão abservei que era um óleo grosso, com certeza do diferencial. Minha pergunata é, alguem tem um passo a passo de como trocar o retentor da roda traseira? Trata-se de uma XLT 2001 4x4. Se alguem puder me ajudar desde já agradeço.
Abração a todos.
BRAVOECONOVEMBER
20/09/2011, 22:40
Claro que pode ser a gasolina se não rodas muito. A grana que sobrar paga o combustível e sobra. Mas se ela estiver com problema, vai dar problema a vida toda, não interessa se for diesel ou gasolina. O que pega é que 4X2 sempre é pior de revender também.
Só para cidade... 4X2... tens certeza de que precisas de uma ranger? Fazer um financiamento de uma saveiro ou montana zeros não te resolveria? Porque ranger tá na classe "brinquedo pra mexer", pra quem gosta de ficar fuçando mesmo, não tem como negar.
... só não experimenta uma diesel... nem 4X4... daí os "valores intangíveis" falam alto.
Tem que ver estatisticamente o que dá problema. Um proprietário que comprou uma picape ferrada não é base para comparação. Até porque ele pode ter sido vítima de mexânicos desentendidos ou malintencionados que não resolveram o problema por incompetência e botaram a culpa na viatura.
Em termos de conforto não tem como comparar, a V6 é realmente um espetáculo. A diesel 2.5 tem quase o mesmo torque do V6 e uma vez em ordem dura uma eternidade.
Eu no teu caso pensaria em uma picape menor. E em caso de Ranger decidido, poderia ser a gasolina, mas procuraria 4X4 obrigatoriamente. Faz muita diferença na chuva/barro, vale cada centavo da diferença do preço.
Mas falo de carteirinha, de quem não roda muito, e mesmo assim acabou comprando uma diesel 2.5: apaixona. Tudo mecânico, dá pra mexer na grande maioria das coisas em casa, boa de dirigir, o barulho é polêmico, há quem goste, quem odeie, não tem meio termo. Definitivamente, não é um carrinho de passeio, vai sempre se comportar diferente.
Seguro, é pra não fazer mesmo. Comparar o valor de mercado com o valor do seguro inviabiliza ele.
AH, e mecânico bota defeito nesse motor não porque ele é ruim, mas porque o 2.8 é melhor mesmo, entende? Se comparar os dois as diferenças são óbvias. Mas o 2.5 vai MUITO bem mesmo, sem medo.
ViniciusCaterpillar
06/11/2011, 17:20
Olá foristas,
Estou pondo a venda minha viatura, Ranger XLT 2001, cabine dupla, 2.5 Turbo Diesel Euro II, azul metalico, completona, bancos em couro, abs, air bag duplo, cd original, 2° dono, 191.256 Km originais, toda revisada, óleos, correia dentada e correia dos implementos, rolamentos, tensores tudo trocado recentemente, tração 4x4 revisada, lanternas dianteiras e traseiras da 2004, farois de neblina novos. Peço R$ 40.000,00, estudo propostas á vista ou trocas.
Abraço.
Willian Almeida
06/11/2011, 19:05
Já? Espero que o mercado de Ranger em Cascavel seja melhor que em Foz, pois aqui é péssimo, independente do ano, motor, enfim, qualquer Ranger é muito ruim de comércio aqui. Pra se ter uma ideia, a nossa está a venda desde o final de dezembro, e nem interessados aparecem. Boa sorte na venda!
ViniciusCaterpillar
07/11/2011, 17:46
Bem, só estou pondo a venda pq quero experimentar uma XLT 3.0, não sio mais das Rangers, se não vender, fico com ela pois estou muito satisfeito com o veiculo, forte robusto, não dá manuntenção e muito confiável, fico admirado de ser fraca de mercado, pois põe S10, Frontier, L200, Hilux antigas (3.0) no bolso....
Abraço.
ViniciusCaterpillar
13/12/2011, 21:52
Olá a todos, nos ultimos dias tenho percebido algo estranho na minha Ranger 2.5 Euro II diesel, ao ligar quando o motor está frio, eu escuto um barulho metalico vindo do motor, quando acelero dá para ouvir bem, mas quando o motor esquenta ele desaparece... Tenho percebido isso depois de uma regulagem de válvulas, minha camihonete está com medidor de pressão do turbo, onde chega a 3.000 rpm a 1,4Kg. Cassita, Edin, Diesel, se suspeitam de algo, me ajudem...
Abração a todos do forum...
Carlos A. C. Azevedo
15/12/2011, 20:38
Deve ser os tuchos da valvula batendo pelo óleo ainda não ter subido com o motor frio..
Tucho batendo?
O eixo de balancins do 2.8ps não tem tuchos hidráulicos. O 2.5hs talvez não tenha também.
A transmissão do impacto para as molas das válvulas é mecânico.
Daniel
Deve ser os tuchos da valvula batendo pelo óleo ainda não ter subido com o motor frio..
RGamaJr_4x4
16/12/2011, 15:10
(...)
Tenho percebido isso depois de uma regulagem de válvulas,
(...)
Se apareceu depois da regulagem da folga das válvulas, alguma coisa foi feita errada. Relate o problema ao mecânico que fez a regulagem... ou tentou fazer.
BRAVOECONOVEMBER
16/12/2011, 20:21
Do 2.5 tucho também é mecânico. Regula-se seguindo o manual bem certinho, folga de válvula 0,2 mm quando balanceando o cilindro oposto (1-4, 2-3). Eu tentaria regular as válvulas de novo, vai que o cara fez aquela regulagem "no olho" e não deu certo. Baixa o manual, investe uns 15 reais em um calibre de lâmina, pega uma chave de fenda e uma combinada 13mm (acho que é 13, se não for 14...), abre uma latinha de cerveja, e tenha uns 30 min de diversão e paz de espírito. Dica: use uma chave de fenda grande para calçar nos parafusos da polia do esticados da correia do alternador para girar o motor. Engatar o carro e ficar empurrando não dá, faz força demais...
Se estiver babando pela tampa de válvulas, R$100,00 no kit de junta e porcas da tampa, daí aproveita que tira do lugar e troca. Só tem que conferir o aperto das porcas umas três vezes depois, que com a vibração e a junta cedendo dá uma afrouxadinha...
Fala sr. Vinícius, estou ligado nas dicas de manutenção, pois coloquei uma ranger 98 cs 2.5 d., para rodar, depois de muito tempo parada.
Acho que agente se comunicou por email sobre sua ranger, como o Willian disse, aqui em Barreos tem 01 ranger para 50 s10, nem peças
para ranger não tem.(infelizmente).
Eu prefiro as ford.....
Quem tiver o Rádio Original da Ranger 2000 me avisa, na verdade pode ser até da 2012, tou muito interssado!
Amigo, a minha está na mesma situação que a sua estava, ela não pega de primeira nem a pau, olhe que a bateria é nova, o problema é esse mesmo da bomba injetora?
Oi turma da Ranger, estou agora mais tranquilo (FICA TRANQUILO) a viatura estava dando trabalho para pegar logo pela manha, depois de trocar o filtro do oleo,e também a bateria nova, corri para uma bombista, o diagnostico trocar os reparos da bomba imjetora que ficou um dia em um liquido para tirar a sujeira que tinha dentro e troquei alguma pessas tudo ficou 500,00 porque foi feito na minha casa.
agora esta um file pega de 1 (primeira).
Amigo a minha está do mesmo jeito que a sua estava, será que vai resolver meu problema também? A minha ta com bateria nova, é uma 2.5 diesel 4x4 2000
BRAVOECONOVEMBER
04/11/2016, 11:57
Um pouco de demora pra pegar pode ser ar em mangueira de retorno. Faça o teste, tente bombear na bomba manual pela manhã antes de dar partida. Estiver mole, demorar pra pegar pressão, ou depois de bombear pegar de cara, pode ser entrada de ar ou bomba alimentadora dando retorno quando parada.
Amigo, você sabe dizer se aquelas Ranger´s mais antigas Diesel 4x2 se tem turbo? Já vi umas 2.5 e 2.8 4x2 que o ronco do motor é fofo, bem inferiora ao da minha que é 4x4 e turbo intercooler, ou será que existe Ranger 2.8 com turbo intercooler ? Enfim, quero saber porque tem essa variação de ronco do motor.
Raposo, veja se o óleo não está pingando do alternador. A minha começou de vagar até chegar no ponto de não carregar mais a bateria de tanto óleo. Atrás do alternador tem um retentor da bomba de vácuo.
Vinícius, essas peças são boas? olha no distribuidor MWM e tenta comprar tudo original. As peças originais desse motor são baratas e duram bastante. A MO está com bom preço, mas o mecânico é bom para isso? Entenda que mecânico de carros nem sempre conseguem entender o ajuste do ponto da BI, na regulagem da polia. Se ficar um pouco fora o motor fica bem amarrado.
Francisco Casal
13/09/2017, 21:49
Toda ranger diesel é turbo intercooler. Idependente de tração ou não.