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Ver Versão Completa : Códigos de erro da XJ - em português



andretomasi
26/04/2011, 20:10
E aí pessoal, como vi muita gente com problemas tentando entender o que significam os códigos de erro da XJ em inglês, traduzi a lista pra dar uma mão: :pular:


# Código - Significado

11 Nenhum sinal de referência do comando de válvulas detectado durante o arranque. Perda intermitente ou do sensor de rotação do virabrequim ou do sensor de posição do comando de válvulas. Dados do sensor do virabrequim (CKP / CPS sensor) com muita variação.

12 Bateria desconectada do PCM nas últimas 50 ligações da chave.

13 Nenhuma diferença reconhecida entre a leitura do sensor do coletor de admissão (MAP) e a leitura inicial barométrica (atmosfera).

14 Leitura do sensor MAP acima ou abaixo da voltagem aceitável. Sinal de 5 volts do sensor MAP aberto.

15 Nenhum sinal do sensor de velocidade detectado em condições de rodagem.

17 Motor não atingiu a temperatura de operação dentro dos limites aceitáveis. Motor não atinge 20ºF (-6ºC) dentro de 5 minutos com sinal de velocidade do veículo.

21 Resposta da sonda lambda superior (pré-catalisador) mais lenta do que a frequência mínima necessária. Mal-funcionamento do circuito de aquecimento da sonda lambda superior. Mal-funcionamento do circuito de aquecimento da sonda lambda inferior (pós-catalisador). Sinal da sonda lambda inferior acima da voltagem adequada. Voltagem da sonda lambda muito baixa, após partida a frio (sensor superior ou inferior).

22 Sensor de temperatura de arrefecimento acima ou abaixo da voltagem aceitável.

23 Sensor de temperatura do coletor de admissão acima ou abaixo da voltagem aceitável.

24 Sensor de posição do acelerador (TPS) acima ou abaixo da voltagem aceitável. Sinal do TPS não corresponde ao sinal do sensor MAP.

25 Curto-circuito ou circuito aberto detectado no controlador de marcha lenta. Rotação adequada em marcha lenta não atendida.

26 Corrente adequada nos injetores não atingida ou resistência nos circuitos dos injetores.

27 Controlador dos injetores 3, e/ou 4, e/ou 5, e/ou 6 não responde adequadamente ao sinal de controle.

31 Curto-circuito ou circuito aberto detectado no relé de operação da ventoinha do ar-condicionado. Fluxo de vapores insuficiente ou excessivo detectado no sistema de emissão de vapores (EVAP).

32 Curto-circuito ou circuito aberto detectado no solenóide da EGR (sistema de recirculação de gases). Possível desequilíbrio da mistura ar/combustível não detectado durante diagnóstico.

33 Curto-circuito ou circuito aberto detectado no solenóide do sistema de liberação de gases. (relé da ventoinha do ar-condicionado).

34 Curto-circuito ou circuito aberto detectado no solenóide do vácuo do piloto automático ou do sistema de liberação de gases. Sinal do controlador de velocidade abaixo da voltagem mínima adequada.

35 Relé de controle da ventoinha defeituoso.

37 Relação entre a rotação do motor e a velocidade do veículo indica o não travamento do conversor de torque (sem lock-up).

37 Curto-circuito ou circuito aberto detectado no circuito de controle do solenóide de destravamento do conversor de torque. Sinal incorreto detectado no sensor de posição do câmbio (NSS).

41 Curto-circuito ou circuito aberto detectado no controle do alternador.

42 Curto-circuito ou circuito aberto detectado no circuito do relé de desligamento automático (ASD). Circuito aberto detectado no sinal do relé ASD. Curto-circuito ou circuito aberto detectado no relé da bomba de combustível. Circuito aberto detectado entre o PCM e o medidor de combustível. Curto-circuito entre o PCM e o medidor de combustível. Nenhuma medição no indicador de combustível detectada.

43 Corrente de pico do circuito primário não atingida com o tempo máximo de espera.

43 Falha de faísca em um ou mais cilindros.

44 Sensor de temperatura da bateria em voltagem acima ou abaixo do adequado.

45 Curto-circuito ou circuito aberto detectado no solenóide da overdrive. Temperatura da transmissão muito alta ou baixa.

46 Voltagem da bateria acima da voltagem de carregamento com o motor em funcionamento. Voltagem muito alta.

47 Voltagem da bateria abaixo da voltagem de carregamento com o motor em funcionamento. Nenhuma alteração na voltagem da bateria detectada durante o teste do alternador. Voltagem muito baixa.

51 Mistura pobre de ar/combustível detectada pelo sensor de oxigênio.

52 Mistura excessiva de ar/combustível detectada pelo sensor de oxigênio.

53 Falha interna do PCM detectada.

54 Nenhum sinal do sensor de posição do comando de válvulas durante o arranque do motor. Sem sinal de sincroniza.

55 Fim dos testes de erros do veículo.

61 Solenóide de leitura barométrica defeituoso.

62 Lembrete da revisão do sistema de emissão de gases devido à quilometragem.

63 Falha tentando gravar dados na memória do módulo PCM.

64 Eficiência do catalisador abaixo do nível ideal (idem ao código 72).

65 Alta pressão detectada no sistema de direção hidráulica em altas velocidades.

66 Problema na comunicação da transmissão com o módulo principal.

76 Relé de desvio do resistor da bomba de combustível

77 Mal-funcionamento detectado nos solenóides do piloto automático.

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andretomasi
26/04/2011, 20:30
Pra complementar, um lembretezinho rápido do que são as siglas e palavras:

CKP ou CPS - Crankshaft Position Sensor = sensor de posição do virabrequim ou sensor de rotação do virabrequim

CMP - Camshaft Position Sensor = Sensor de posição do comando de válvulas

PCM - Powertrain Control Module = módulo principal da XJ, controla motor/transmissão/elétrica

ECM - Electronic Control Module = é o mesmo módulo do item acima, o famoso módulo "da injeção"

MAP - Manifold Absolute Pressure = sensor de pressão do coletor de admissão

Sensor O2 ou Sonda Lambda ou HO2S = sensor de mistura ar/combustível, na XJ tem dois conforme descrito abaixo

Sonda Lambda "UPSTREAM" = é o sensor de O2 instalado antes do catalisador, na curva do escapamento

Sonda Lambda "DOWNSTREAM" = é o sensor de O2 instalado depois do catalisador no escapamento

TPS - Throttle Position Sensor = sensor de posição do acelerador (o sensor da "borboleta")

EVAP - Sistema de evaporação de gases do tanque (parte dos sistemas obrigatórios de controle de emissões)

EGR - Exhaust Gas Recirculation = sistema de recirculação dos gases do escapamento

A / C - air conditioning system = ar-condicionado

Lock-up = Quando o conversor de torque "trava" 100% em relação ao motor

Kick-down = É o sistema que é ativado quando se pisa fundo no acelerador, pra manter a aceleração em determinada marcha

NSS - Neutral Safety Switch = Sensor de posição do câmbio, é o dispositivo que bloqueia a partida se o câmbio não estiver em P/N

ASD - Automatic ShutDown = é o sistema do qual faz parte o relé ASD instalado no bloco elétrico, que desativa bomba de combustível e outros itens elétricos em caso de pane

O/D - Overdrive = É a "sobremarcha", como a quinta marcha desmultiplicada dos câmbios manuais; no caso das XJ ela entra automaticamente na 4a marcha a partir dos 76km/h, nas Grand Cherokees tem um botão O/D para ativar ou desativar o sistema

Espero ter ajudado caso alguém venha a precisar dessas informações,

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Walther
26/04/2011, 20:31
Muito legal vc ter compartilhado essas informações. Pena que a minha XJ 98 não tenha esse sistema.

andretomasi
26/04/2011, 20:41
Muito legal vc ter compartilhado essas informações. Pena que a minha XJ 98 não tenha esse sistema.

Obrigado Walther,

Te referes ao sistema de ler os erros no próprio painel? Já testou todos os métodos?

1. Chave na ignição, gira do OFF pro ON TRÊS vezes, na última deixa no ON, painel ligado, ela vai demorar um pouquinho e começa a mostrar os códigos.
2. Mesmo procedimento, mas gira CINCO vezes a chave.
3. Segurar o botão TRIP/RESET do hodômetro e com ele apertado, fazer o procedimento de ligar a chave 3 ou 5 vezes.
4. Segura o botão TRIP/RESET com a chave desligada e gira ela pro ON, ele vai fazer o "showzinho" dos instrumentos mexendo no painel pro teste, e em alguns modelos depois do teste do painel ele mostra os códigos de erro do PCM, na maioria só faz o teste do painel mesmo

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Grélo
31/07/2012, 19:34
Muito maneiro!!!
Obrigadão!

[ ]´s

Grélo.

thiago-nit
02/08/2012, 20:16
Show andretomasi!

Mas não entendi o Walther:" Pena que a minha XJ 98 não tenha esse sistema"

Não são todas XJ que conseguem a leitura? :pensativo:

andretomasi
02/08/2012, 20:59
Show andretomasi!

Mas não entendi o Walther:" Pena que a minha XJ 98 não tenha esse sistema"

Não são todas XJ que conseguem a leitura? :pensativo:

Até 97 tinha em todas porque não existia um padrão de scanner, cada fabricante usava um, e a maioria das oficinas não tinham o scanner da Chrysler, então isso servia pra ajudar as oficinas no diagnóstico dos problemas.
De 96 em diante virou obrigatório todos os veículos usarem o sistema OBD2 pra leitura dos DTCs, aí baixou o preço dos scanners, a maioria das oficinas começou a comprar, e os fabricantes pararam de fazer esse método de ler os códigos no próprio painel porque as oficinas não precisavam mais dele, e assim ficava mais fácil atrelar os proprietários às autorizadas porque você precisava levar o carro pra usar o scanner, não podia fazer em casa.
Não sei ao certo como identificar qual tem ou não, pois já vi Cherokees de 96 a 00 que funcionam essa leitura, enquanto em outras não. Deve ser relacionado ao modelo do módulo utilizado nelas, ou da programação do mesmo. Na maioria das 96-97 isso funciona, nas 98 pra cima que é confuso.

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Frodo
03/08/2012, 13:46
Até 97 tinha em todas porque não existia um padrão de scanner, cada fabricante usava um, e a maioria das oficinas não tinham o scanner da Chrysler, então isso servia pra ajudar as oficinas no diagnóstico dos problemas.
De 96 em diante virou obrigatório todos os veículos usarem o sistema OBD2 pra leitura dos DTCs, aí baixou o preço dos scanners, a maioria das oficinas começou a comprar, e os fabricantes pararam de fazer esse método de ler os códigos no próprio painel porque as oficinas não precisavam mais dele, e assim ficava mais fácil atrelar os proprietários às autorizadas porque você precisava levar o carro pra usar o scanner, não podia fazer em casa.
Não sei ao certo como identificar qual tem ou não, pois já vi Cherokees de 96 a 00 que funcionam essa leitura, enquanto em outras não. Deve ser relacionado ao modelo do módulo utilizado nelas, ou da programação do mesmo. Na maioria das 96-97 isso funciona, nas 98 pra cima que é confuso.

[ ]'s
Qdo me sinto confiante com tanta informação sobre xj, tu aparece com novidade.
Fala sério... acho que tu inventa esse monte de história. hahahahaha

edit:
PS tu passa o dia zapeando o NAXJA/CherokeeForum ou tu é o fundador destes.

andretomasi
03/08/2012, 14:35
Qdo me sinto confiante com tanta informação sobre xj, tu aparece com novidade.
Fala sério... acho que tu inventa esse monte de história. hahahahaha

edit:
PS tu passa o dia zapeando o NAXJA/CherokeeForum ou tu é o fundador destes.

Sabe como é, pescador né, 99% eu invento, alguém acredita, e o mais engraçado é que funciona! hauehuaeha

E bem lembrado, pior que faz alguns meses que não fuço os fóruns dos gringos, tá na hora de ver como andam as brigas por lá :computador:

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GuiCosta
05/08/2012, 11:30
4. Segura o botão TRIP/RESET com a chave desligada e gira ela pro ON, ele vai fazer o "showzinho" dos instrumentos mexendo no painel pro teste, e em alguns modelos depois do teste do painel ele mostra os códigos de erro do PCM, na maioria só faz o teste do painel mesmo

Fiz este teste na minha XJ 98 e esse passo 4 funcionou, os outros métodos não. Até onde eu sei, o carro está todo ok na parte elétrica, mas se tivesse algum problema o código de erro apareceria depois do "showoff"? Ou ele deveria dar um "OK geral, parabéns!"?

andretomasi
05/08/2012, 11:41
Nas 98 só algumas que funciona o teste dos códigos, em outras não, provavelmente as que tem o modelo ou a programação do módulo das 97, algo assim. Quando funciona, no final ele mostra o código 55, que indica o fim dos testes.

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rfigue
24/11/2012, 10:31
Ola

Primeiro lugar parabéns por esta tabela, mas se poder me ajudar estou com uma Cherokee XJ 2000 onde no odometro mar sinal de ------- de menos oque pode ser ?

andretomasi
24/11/2012, 11:00
Faz o teste do painel, liga a chave segurando o botão do odômetro, pra ver se os números estão funcionando. Foi trocado o módulo ou mexido alguma coisa nela recentemente?

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jcmilanez
26/12/2012, 09:03
Obrigado Walther,

Te referes ao sistema de ler os erros no próprio painel? Já testou todos os métodos?

1. Chave na ignição, gira do OFF pro ON TRÊS vezes, na última deixa no ON, painel ligado, ela vai demorar um pouquinho e começa a mostrar os códigos.
2. Mesmo procedimento, mas gira CINCO vezes a chave.
3. Segurar o botão TRIP/RESET do hodômetro e com ele apertado, fazer o procedimento de ligar a chave 3 ou 5 vezes.
4. Segura o botão TRIP/RESET com a chave desligada e gira ela pro ON, ele vai fazer o "showzinho" dos instrumentos mexendo no painel pro teste, e em alguns modelos depois do teste do painel ele mostra os códigos de erro do PCM, na maioria só faz o teste do painel mesmo

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Olá andretomasi, veja se você pode me ajudar a minha é uma grand cherokee limited 97 5.2l, a luz do check engine fica acessa direto depois de ligado o veículo. Nenhum destes procedimentos funcionou nela nem o teste do painel, somente qunado seguro apertado o botão do reset do odômetro com a chave desligada aparece no odômetro os números 1.1, será que este é o código de erro?

CELSOESCANDOLHERI
16/07/2015, 13:03
Ola boa tarde .Tenho uma Cherokee limited automática 4X4 .E ela pega e afoga ,ai achei no painel esses seguintes codigos ,sabe me dar um diagnostico ?

12- 42- 25- 55