PDA

Ver Versão Completa : Tecnocrawler - minhocas na cabeça, como cultiva-las??



Fabil
26/04/2011, 18:33
ai Povo..

rondando umas minhocas na cabeça, preciso de ajuda, pitacos, e informaçoes tecnicas p/ viabilizar um projeto de montar um crawler sob a melhor condiçao custo x beneficio, como todo projeto desse, a gente planeja, muda de planos, volta, desiste, escolhe outra peça e por ai vai, ficando meio que sem rumo no inicio.

Por enquanto nao tenho nada, nao tenho pressa, só as minhocas mesmo, entao p/ começar a amadurecer a ideia preciso de seguir um rumo, minha ideia inicial é montar uma gaiola tubular com as menores dimensoes e peso possivel ( quem sabe um moonbuggy/monoposto???) e que seja apta a rodar com pneus 42" ( mesmo que a principio eu nao chegue a usar esse tamanho, mas quero ter uma mecanica capaz de suporta-los e nao precise fazer upgrades depois)

meu rumo por enquanto é:

- Motor : V6 4.3 Vortec
- Cambio : auto
- Tcase 1: Borg Warner
( minha ideia e garimpar alguma blazer/S10 sucata de leilao usar o powertrain completo)
- Tcase 2: Hilux com kit reduçao 4,7:1

agora vem o grande dilema; QUAIS EIXOS USAR?? quais eixos me darao o melhor custo x beneficio? e pq?

Rockwell 2,5?
D60 e D70 ( F250 )
D44 com zilhoes de upgrades $$$$?
Toyota Band com menos zilhoes de ups$$$?

pretensoes a parte, mas minha inspiraçao é essa bagaça aqui... :mrgreen:

YouTube - Fat Girl Wheelie (http://www.youtube.com/watch?v=t32kjYzP4R4)

Fabil
26/04/2011, 22:09
minhocas pulsando..

mais uns eixos p/ entrar em pauta

- Unimog
- Dodge Ram ( que eixos sao? D60 dianteiro e D70 traseiro? como nas F250? se for, quais as diferenças p/ os eixos da F250?)

Supercharger
26/04/2011, 23:57
A RAM tem eixos AAM me parece.

MaGao
27/04/2011, 01:42
Fabil,

recentemente tava funçando na net.. e vi muito nego usando pneu 44" em buggy 1/2lugares com dana 60 com um reforço em chapa U em cima e em baixo do eixo.. e alguns videos nego literalmente VUANDO com eles... hehe acho que custo beneficio seria melhor não?

opnião de um curioso =)

Abraços,

pedro bonadio
27/04/2011, 14:48
Em minha opnião.

Primeiro, com um V6, você não terá toda a potência da fat girl que usa um V8 8.2L, preparado.

Porém, sua redução irá ser maior.

Para se decidir em relação aos eixos, procure saber antes, qual suspenção irá usar, molas semi-elípticas, 4link, 3link, coilovers, air fux...

Rockwell, muito resistentes, porém muito pesado, usaria eles, somente se tivesse V8 e pneus maiores que 44".

D60/D70, acho que uma das suas melhores opções se for 35 estrias, para 42" e bastante redução, reforce os semi-eixos e compre C&P mais reduzidas!!

AAM 9,5"/AAM 11,5"(dodge ram), equivalentes à um D60 e D80, também resistentes, porém com poucas opções de semi-eixos, C&P e bloqueios.

Unimog, ótimo vão livre, para seus 42", ficaram excelentes, bloqueio original, o problema é a restauração desses eixos.

D44 com muito reforço, não suporta pneu maior que 40".

Toyota 9"/8" com alguns up-grade(RL, C&P, bloqueio, semieixos, homocinéticas), aguentam, se usado CA pneus 40".

Porém, o Tim Cameron, na grande fat girl,usava motor 8.2L, eixos rockwell, muita força, ignorância e agora buscou menos peso, com um V8 454, eixo Gm 14Bolt, e um buggye menor.

É o que eu penso, porém, lá nos EUA, a situação é completamente diferente daqui...

Abraços

Lucas Nassif
27/04/2011, 14:54
D60/D70, acho que uma das suas melhores opções se for 35 estrias, para 42" e bastante redução, reforce os semi-eixos e compre C&P mais reduzidas!!

Completando...

O D60 por ser reverse tem a desvantagem de ter poucas relações de R&P disponíveis. A mais reduzida que tem pra ele e que casa com o D70 é a 5.13.

Não sei como vai se comportar com o sistema de 2 t-cases, mas se achar que R&P 5.13 vai ficar longo com pneus acima de 40", sugiro fazer um D70 dianteiro a partir de um D70 traseiro, igual o Gilvan Costa fez no Monster. O D70 sim, tem váaaaarias relações reduzidas disponíveis...

Supercharger
27/04/2011, 15:48
Olha, se for um monoposto/moonbuggy, é só fazer coisa muuuito leve que acredito não precisar de nada muito ignorante de eixo. Lembro de um tópico no Pirate (já perdi o link) de um cara acho que de Israel que fez um monoposto transaxle (caixa de motor transversal com o diferencial soldado) e eixos "normais". O diferencial desta caixa faz o papel da tcase já em low (inclusive, não tem high obviamente). Motor central, então a distribuição de peso fica outro papo.

No caso deste camarada era uma mecânica Honda VTEC com cambio auto. Muito bacana mesmo o projeto. Sem falar que deve ser muito mais barato arrumar um motor Honda ou Toyota da linha de passeio com câmbio auto, com peças disponíveis no Brasil, peças disponíveis em desmanches e tal do que um Vortec. Baixo peso, motor econômico contra motor grande, pesado e bebum.

Peso leve não precisaria de "eixão". D44 reforçado, Toy Band ou Toy Hilux serviriam. Fora que num carrinho leve e com o fundo plano, um pneu 35~38 deve corresponder a um baita vão livre.

[]'s
Gustavo.

Fabil
27/04/2011, 16:02
será que montar um moonbuggy com menos de 1,5ton é possivel?

pedro bonadio
27/04/2011, 16:44
Para rockcrawling e trilhas técnicas(pedras e erosões) eu também pensaria em algo leve.

O Fabil havia mencionado a fat girl, ela não é nada leve, então pensei em algo como ela.

Acredito que consiga sim Fabil, o Samurai canvas consegue ter +-1000kg.

Eu montaria um com motor suzuki L4(1.3L turbo ou supercharger/1.6 aspirado); câmbio auto TH180(suzuki/gm); t-case samurai + kit 6.5:1; eixos toy 8" com bloqueio ARB ou detroit, semi-eixos 4340, 5.29:1, etc...; 4link + airfux 16" ou 18"; pneus 37 ou 38 maxxis, goodyear ou Bf; beadlocks ; Warn 9.0RC

Acho que dá menos de 1500kg.

Abraços

JCJ
27/04/2011, 17:17
Em minha opnião.

Primeiro, com um V6, você não terá toda a potência da fat girl que usa um V8 8.2L, preparado.




Realmente não terá toda a potência do 8.2L, mas com um pouco de ajuda o fôlego do V6 melhora !

[]´s
JCJ

288980

Fabil
27/04/2011, 17:37
motor e Tcase de samurai nem pensar... nao aguentam essas brincadeiras nao.. :mrgreen:

se fosse p/ usar motor de baixa cilindrada (2.0 p/ baixo) iria de AP + TH180 mesmo... nacionais , feijao com arroz... mas ainda tenho minhas duvidas que um moonbuggy com pneus 38" fique com peso proximo a 1 ton.. 1,5 já acho dificil..

vamos a alguns numeros:

D44 / Band = uns 300kg o par
jogo de pneus 38" e rodas beadlock = uns 300kg o jogo de 4
motor Vortec V6 com agregados = uns 250kg ?
cambio auto = uns 60kg?
duas Tcases = uns 70kg?
chassis/gaiola = uns 350kg?
miudezas ( tanque, bateria, setor, bancos, radiador, escapamento, suspensao etc.. ) uns 250kg?

entao no chutometro total: 1580kg

um motorico de samurai com seus parcos 69 pangares teriamos uma relacao peso/potencia de 22.8kg por pangarés...
um V6 4.3 se nao me engano tem 160hp o que já deixaria 9,8kg por pangaré... e se precisar de mais, com pouca preparaçao ( talvez só uma chipada + um tapa no cabeçote) arranca facil 200 pangarés do Vortec o que deixa a relaçao em 7,9kg por pangas... relaçao melhor que muitos esportivos por ai... :mrgreen:

pedro bonadio
27/04/2011, 17:55
O AP seria a minha última alternativa, não gosto desses motores. Já que não quer motores com menos que 2.0L, procure um GM 2.2/2.4 injetados, ficaria show e mais leve que o 4.3.

Você falou sobre suzuki, veja o samurai incardidu, 1.6 vitara, 4.16:1, eixos de hilux e é um jipe que faz todas as trilhas, reboca os outros e é muito resistente, e na minha idéia postada anteriormente, acredito que fique por menos de 1,5ton.

O 4.3 tem 180hp e 34,7kgfm de torque o que daria 8.7kg/hp e 45kg/kgfm, ótimo.

Abraços

Fabil
27/04/2011, 18:10
é.. acho que o melhor powertrain é mesmo o 4.3 vortec

-boa potencia original e muita margem p/ aumentar se for preciso
- já tem cambio e tcase casados e original de fabrica, entao nao será preciso ficar fazendo flanges e adaptacoes mirabolantes p/ casar cambio e tcase, ( se partir p/ um GM2.2 ou 2.4 p/ vai ser necessario flanges e gambis$$$$)

por falar em cambio auto, qual o cambio usado nas blazer? ele tem gerenciamento eletronico?

enfim, estou dando preferencia ao minimo de adaptaçoes possivel no powertrain, nesse quesito creio que o conjunto V6+auto+tcase da blazer nao tem outro carro de fabricaçao nacional que me dê um setup melhor, néh?

pensei no Omega tb.. mas 6cc em linha me obriga a ficar com a frente bicuda p/ caber o motor compridao e o cambio tem que flangear p/ casar com alguma Tcase

outros importados a principio descarto ( Cherokee, Gran cheroka V8, Pajeros, Suzukis V6, Toyotas V6 etc..) só se aparecer um conjunto completinho , em bom estado e num preço muuuito convidativo, se bem que um de Hilux V6 nao é má ideia nao hein?? já pode vir com uma Tcase de engrenagem acoplada..heheheh

alguem sabe me dizer se cronologia das Hilux V6? se todas sairam com Tcase de engrenagen? ou se nao, quais anos sairam com engrenagem e corrente e p/ quais anos a saida da tracao dianteira é esquerda e qual é a direita?
e o motor V6 toyota? potencia e torque?

M-Beltrame
27/04/2011, 18:59
Fabil o google é bom nessas horas:odedo::odedo2:
Motor toyota v6 véinha:arrow: Toyota Hilux SW4 3.4 V6 1999 - Ficha técnica (http://www.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Toyota&modelobase=HILUX&anomodelo=1999&codigo=002019-2)
novinha:arrow:Best Cars Web Site - Avaliao - Toyota Hilux SW4 V6 (http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/toyota-hilux-sw4-v6-1.htm)
No seu caso ( opinião de leigo ) eu iria de vortc :twisted:

T+

JCJ
27/04/2011, 23:48
O 4.3 tem 180hp ...........



Tem 180cv até 2001 com injeção tipo aranha, de 2002 em diante tem 192cv com bicos individuais !

[]´s
JCJ

Ramiro - Bin Lôco
28/04/2011, 11:52
No Catarro, tô repetindo o mesmo powertrain do PV, que me deixou super satisfeito... tanto que estou repetindo a dose.

-Vortec 180cv + ZF 4HP-22 + Tcase hilux com 4.70:1.

Nada hardcore, mas pro que eu quero... dá e sobra!:dance:

Fabil
28/04/2011, 13:17
essa ZF 4HP-22 é a que já vem nas blazer? gerenciamento eletronico ou sem?

Supercharger
28/04/2011, 13:38
Fabiano, este ZF é o do Opala 4 marchas, não é eletrônico. O que vem nas Blazers é o 4L60E, que é eletrônico, e nas Blazers só na versão 4x2. Para tranformar em 4x4 vai ter que tirar o eixo de saída, a rabeta e algo mais e substituir por peças importadas da versão 4x4 deste câmbio. Só aí vai conseguir casá-lo plug & play com alguma tcase, provavelmente das NPs da vida.

JCJ
28/04/2011, 13:40
Fabil,

O que vem na Blazer é o 4L60e, com gerenciamento eletrônico.
Estou substituindo o cambio original FSO2405 mecanico pelo auto !
No meu tópico tem fotos desse câmbio/flange/tcase e outras pirações a partir da mesangem #784.

:bananadança:


[]´s
JCJ

Fabil
28/04/2011, 13:52
hummm kceta... jurava que tinha blazer 4x4 automatica... agora um conjunto de Toy V6 ou até mesmo uma Pajero 3500 já começa a ganhar mais destaque nas minhas escolhas.. quero eliminar o maximo possivel flanges e adaptacoes

ô Ramiro, o ZF 4HP-22 acopla no bloco do vortec sem flanges?

Ramiro - Bin Lôco
28/04/2011, 14:35
essa ZF 4HP-22 é a que já vem nas blazer? gerenciamento eletronico ou sem?

Como já foi dito pelos amigos, esse CA é o bom e velho ZF que equipava os Opalas, BMW, Maserati, Volvo, Jaguar, etc.
ZF 4HP22 transmission - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP22_transmission)

Tem nada de eletrônico (o que eu acho ótimo para o nosso uso).
Já o 4L60E é mais moderno e eletrônico.
O módulo do motor Vortec é capaz de gerenciar o 4L60E, facilita se esse modulo já saiu de fabrica programado pro CA, caso contrário, segundo o Seba, basta "jampea-lo".

Segue foto do ZF 4-HP22 já flangeado e Tcase Hilux

abraços,

289234

Fabil
28/04/2011, 14:39
essa flange da tcase ai é do Marcel?
e o vortec? precisa de flange p/ acoplar no ZF?

Ramiro - Bin Lôco
28/04/2011, 14:49
hummm kceta... jurava que tinha blazer 4x4 automatica... agora um conjunto de Toy V6 ou até mesmo uma Pajero 3500 já começa a ganhar mais destaque nas minhas escolhas.. quero eliminar o maximo possivel flanges e adaptacoes

ô Ramiro, o ZF 4HP-22 acopla no bloco do vortec sem flanges?

Sim.
Mas (sempre tem um "mas") tem que cortar a capa seca na parte de baixo pro flexplate, que é maior girar livremente.
Explicando: o flexplate a ser utilizado é o do 4L60E e não o do ZF 4HP-22 pra casar a furação do virabrequim e a borda dentada alcançar o motor de arranque.

Segue foto do ZF acoplado no Vortec.

Abraços,
289239

Ramiro - Bin Lôco
28/04/2011, 14:55
Sim... flange made in MJ by Marcel

[]'s

equipeminas4x4
28/04/2011, 15:10
essa pra mim é a melhor configuração que pode-se ter no mercado nacional.

[]'s


Sim.
Mas (sempre tem um "mas") tem que cortar a capa seca na parte de baixo pro flexplate, que é maior girar livremente.
Explicando: o flexplate a ser utilizado é o do 4L60E e não o do ZF 4HP-22 pra casar a furação do virabrequim e a borda dentada alcançar o motor de arranque.

Segue foto do ZF acoplado no Vortec.

Abraços,
289239

Fabil
01/05/2011, 20:21
esse crawler aqui me agradou bastante pelo tamanho reduzido, reparem que sao dois lugares, os bancos juntinhos, de comprimento é bem curtinha e o que mais me agradou.. usa um capô de SAMURAI :mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=GJcenfDSCHc

Ramiro - Bin Lôco
02/05/2011, 11:54
esse crawler aqui me agradou bastante pelo tamanho reduzido, reparem que sao dois lugares, os bancos juntinhos, de comprimento é bem curtinha e o que mais me agradou.. usa uma base de SAMURAI :mrgreen:

YouTube - SuperMan on Tub Rock at GrayRock Offroad park. (http://www.youtube.com/watch?v=GJcenfDSCHc)

A viatura é show, mas puta cara burro...:parede: era só murchar bem os pneus que subiria de prima.
Só naquele pedaço os pneus entraram novos saíram meia vida.hehehe...

MaGao
08/05/2011, 10:07
YouTube - Screamin Blue Vs Adam Carter at Mtn Side Race (http://www.youtube.com/watch?v=AxOa6YrDxUA)


ta ai um projeto leve pequeno.. aparentemente menor gasto pois não precisará de eixos hyper mega ultra power parrudos!

que acham?

pedro bonadio
08/05/2011, 12:01
YouTube - Screamin Blue Vs Adam Carter at Mtn Side Race (http://www.youtube.com/watch?v=AxOa6YrDxUA)


ta ai um projeto leve pequeno.. aparentemente menor gasto pois não precisará de eixos hyper mega ultra power parrudos!

que acham?


Foi o que tentei falar acima!!

JCJ
08/05/2011, 20:47
YouTube - Screamin Blue Vs Adam Carter at Mtn Side Race (http://www.youtube.com/watch?v=AxOa6YrDxUA)


ta ai um projeto leve pequeno.. aparentemente menor gasto pois não precisará de eixos hyper mega ultra power parrudos!

que acham?


Acho que aí é que serão necessários eixos HMUPP ! :pipoca:


[]´s
JCJ

MaGao
08/05/2011, 23:03
dana 60 ja segura facil uma gaiola dessa com 38" não?

=)

Acho que aí é que serão necessários eixos HMUPP ! :pipoca:


[]´s
JCJ

JCJ
08/05/2011, 23:32
dana 60 ja segura facil uma gaiola dessa com 38" não?

=)

Dá uma olhada nesse video da sua gaiola de menor gasto e veja se aguenta !

YouTube - Big Air & Nasty Rolls (http://www.youtube.com/watch?v=qJiPZW9poKw&feature=relmfu)


(lembrando que um carro não é feito só de eixos)

[]´s
JCJ

CAVESO
08/05/2011, 23:59
Se tiver com muitas minhocas na cabeça, paciência, um saco do tamanho daquele do papai noel e precisar encurtar o conjunto, faça em casa:

pedro bonadio
09/05/2011, 14:23
YouTube - 80HP Samurai Dominates Cable Hill (http://www.youtube.com/watch?v=onrZLamNkow&feature=relmfu)

Eu faria mais ou menos isso, sem muito motor, muita redução, uma boa suspensão, eixos D44 reforçados, pneus 37" ou 38", câmbio AT e pouco peso!!!

MaGao
21/05/2011, 19:24
Mais um que acho show! e pequeno..

YouTube - ‪A Walk Around of ColeWorX Project Eleanor Buggy‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=sxVfR7AIcGQ&feature=relmfu)

no fim tem a descrição dos eixos e etc..

Abraços,

Fabil
22/05/2011, 09:17
que capricho hein? e o cara fez os links de barra sextavada, será é mais resistente a curvar do que tubo?

MaGao
22/05/2011, 17:09
Fabil esse sim acho interessante.. ja salvei o video kkkk quem sabe! quem sabe!!

agora o eixo traseiro é um 14 bolt.. o que seria da mesma capacidade ?? um dana 70?


Abraços,

Fabil
22/05/2011, 20:45
qual o dimetro da coroa e semi-eixo dos 14bolts?

MaGao
22/05/2011, 23:55
Não conheço os 14bolt so vejo muitos carros de RC usando ele.. até o tim cameron criou um buggy a Nasty mais leve com ele.. por isso perguntei..

Abraços,

Fabil
23/05/2011, 09:07
pois entao,, perguntei isso pq basicamente o que determina a resistencia é o tamanho, literalmente em se tratando de eixos e engrenagens, "tamanho é documento"..heheheheh

T+

pedro bonadio
23/05/2011, 14:01
C&P GM 14Bolt flutuantes: 10.5" e 11.5";
C&P GM 14Bolt semi-flutuantes: 9.5";
Semi-eixos GM 14Bolt: 30 estrias e 1.59" nas estrias e 1.35" na haste;

Pirate4x4.Com - Extreme Four Wheel Drive (http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/14b_bible/index.html)

MaGao
23/05/2011, 18:13
Tim Cameron's new buggy - "Hell Raiser" - Pirate4x4.Com Bulletin Board (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=981370)

ai ai ai.. sera que com 50k usd o cara compra? =x

Abraçops,

MRaizer
25/05/2011, 19:23
Por este preço acho que você compra o Hunter já pronto. E com uma suspa muito maneira :)

MaGao
02/06/2011, 10:45
YouTube - ‪Toyota Buggy on 37" BFGoodrich Krawlers‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=SkBXJvmgdOo)

bem pequena.. so faltou motor e CA

Abraçs,

MaGao
18/07/2011, 12:44
Achei esse buggy show! parece ser levissimo!

‪Tim Cameron str8 off the trailer to the 1st hill violater‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=e_XclWS1YAI)


Um look melhor

http://www.youtube.com/watch?v=qsViloPCYeU