Conectar

Ver Versão Completa : Vazamento e ronco na caixa de transmissão da Cherokee.



roberto5.2v8
25/04/2011, 20:23
pessoal gostaria de passar uma experiencia que tive com a minha ZJ.

já tem 2 meses que comprei minha cherokee, e desde que comprei fiz a troca do oleo , filtro, fluido atf do cambio e transmissão, diferenciais etc... percebi que havia um ronco vindo da caixa de transmissão e a mesma vazava de mais na junção CA e CT, coloquei o fluido atf dexron II da texaco e ainda sim o ronco continuava principalmente quando eu tirava o pé do acelerador. apos olhar ,examinar fuçar rsrsrs resolvi dar uma olhada no respiro da caixa de transmissão, aquela mangueirinha de borracha que vai ate a parte de traz do motor. para a minha surpresa o respiro estava com umas costras de barro muito sujo, e então subistitui a mesma, bom para a minha surpresa o ronco da caixa simplesmente sumiu, o vazamento acabou e a reduzida que entrava só na raiva começou a entrar suavemente.. é bom sempre que vierem trocar o fluido atf da mesma olharem se o respiro não esta entupido principalmente quem faz trilhas e pega estradas cheias de barro. espero poder estar ajudando os colegas que tambem são apaixonados pela cherokees limiteds. uma abraço a todos e v8 neles rsrsrsrs..........................

Guilherme ZJ
29/04/2012, 19:11
pessoal gostaria de passar uma experiencia que tive com a minha ZJ.

já tem 2 meses que comprei minha cherokee, e desde que comprei fiz a troca do oleo , filtro, fluido atf do cambio e transmissão, diferenciais etc... percebi que havia um ronco vindo da caixa de transmissão e a mesma vazava de mais na junção CA e CT, coloquei o fluido atf dexron II da texaco e ainda sim o ronco continuava principalmente quando eu tirava o pé do acelerador. apos olhar ,examinar fuçar rsrsrs resolvi dar uma olhada no respiro da caixa de transmissão, aquela mangueirinha de borracha que vai ate a parte de traz do motor. para a minha surpresa o respiro estava com umas costras de barro muito sujo, e então subistitui a mesma, bom para a minha surpresa o ronco da caixa simplesmente sumiu, o vazamento acabou e a reduzida que entrava só na raiva começou a entrar suavemente.. é bom sempre que vierem trocar o fluido atf da mesma olharem se o respiro não esta entupido principalmente quem faz trilhas e pega estradas cheias de barro. espero poder estar ajudando os colegas que tambem são apaixonados pela cherokees limiteds. uma abraço a todos e v8 neles rsrsrsrs..........................

gezuiz, vou olhar a minha agora, tô com o mesmo problema e o mecânico disse um orçamento de uns 2,5k.
Putz, tomara que seja isso amigo.

andretomasi
30/04/2012, 12:19
Teu mecânico deu um orçamento de 2500 sem nem ter aberto ela pra saber qual é o problema? Nem comprar outra caixa não custa isso. Eu procuraria outro mecânico.. :rolleyes:

[ ]'s

Guilherme ZJ
30/04/2012, 12:35
Teu mecânico deu um orçamento de 2500 sem nem ter aberto ela pra saber qual é o problema? Nem comprar outra caixa não custa isso. Eu procuraria outro mecânico.. :rolleyes:

[ ]'s

Exatamente isso que eu estou fazendo André, preocupante isso, os mecânicos que se dizem especialistas em importados são um verdadeiros terroristas mas teve um que me disse que era pra levar lá na oficina dele para que pudesse ser verificado e tal, tô apostando mais nesse último.
Mas em relação a mangueira do respiro, ontem eu verifiquei, ela vai conectada na parte de cima da caixa, próximo a junção da CA + CT e vai até a parte de trás do motor, na parte superior deste noutra conexão semelhante que eu não consegui tirar mas o ar passa por estas sem muita restrição então acho que posso descartar a possibilidade de entupimento desse suspiro né.

andretomasi
30/04/2012, 12:42
Tu trocou o óleo da transferência também?

Guilherme ZJ
30/04/2012, 12:48
Tu trocou o óleo da transferência também?

Não cheguei nele mas verifiquei pelo bujão de verificação e tava no nível certinho.

andretomasi
30/04/2012, 13:11
Tenta trocar o óleo da transferência antes de pensar em abrir, pode usar o Dexron III mesmo. Vai que o dono antigo nunca trocou, às vezes só a troca já resolve.

Diz uma coisa, ela vaza aonde? No outro tópico falou que tem vazamento na capa seca. Tem dois vazamentos então, um na capa seca e um entre a transferência e o câmbio, é isso?

[ ]'s

Guilherme ZJ
30/04/2012, 13:19
Tenta trocar o óleo da transferência antes de pensar em abrir, pode usar o Dexron III mesmo. Vai que o dono antigo nunca trocou, às vezes só a troca já resolve.

Diz uma coisa, ela vaza aonde? No outro tópico falou que tem vazamento na capa seca. Tem dois vazamentos então, um na capa seca e um entre a transferência e o câmbio, é isso?

[ ]'s

O vazamento que realmente preocupa é o da caixa seca, ali entre o motor e a CA mas é tudo melecado de óleo na CT também porém esse é visível que é pouco vazamento por estar bem sujo com terra e tal, vê-se que o vazamento ali é bem pouco mas eu achei que esse suspiro tivesse alguma coisa a ver com esse vazamento que apareceu na CA, não tem né ?

andretomasi
30/04/2012, 13:34
Não tem relação.

O vazamento da capa seca é fácil de consertar, olha no outro tópico que eu respondi lá, tem um vídeo mostrando também. Pra comprar as graxetas também não é caro, compra pela internet ou mesmo na concessionária se tiver pressa, é um pouco mais caro mas nada absurdo se só comprar e mandar trocar em outro lugar.

Vazamento entre o CA e a CT também não é nada absurdo pra consertar, mas dá um pouco mais de trabalho. Tem um retentor na saída do CA, e um retentor na entrada da CT; pra trocar tem que tirar os cardans e baixar a transferência e verificar se o vazamento é no CA ou na transferência, dá pra fazer em uma tarde. Elas são isoladas uma da outra, então nesse espaço vazio entre o CA e CT não tem suspiro nem bujão, tem somente um furo de escape do fluido (weephole), virado pra baixo, que é pra avisar se uma das duas está vazando, fica perto do parafuso na parte de baixo na foto onde está sujo de óleo. Vê se pelas fotos dá pra entender:

344096344097

Outra possibilidade é da transferência estar vazando pelo furo do acionamento da alavanca. Tem uma borracha que veda isso ali mas ela é interna na transferência, então teria que abrir ela pra trocar. Podia limpar bem o CA e a CT com água e sabão e cuidar pra ver se consegue identificar de onde vaza.

[ ]'s

Guilherme ZJ
30/04/2012, 13:58
Mas o vazamento de óleo embaixo da capa seca entre o motor e a CA é óleo da caixa mesmo

Guilherme ZJ
30/04/2012, 14:00
Nessa eu já posso aproveitar que vou tirar a caixa e já troco essa gaxeta da árvore de manivelas, deve até ficar mais fácil além de que já aproveito a mesma mão de obra do serviço na CA

Alexandre Tietsche
14/05/2013, 19:01
Prezados, boa noite

Possuo uma Grand Cherokee Laredo 2.7 CRD Diesel. Carro esta muito bom de andar, nenhuma anomalia aparente e bem justinho.
Notei que um vazamento de óleo começou pelo câmbio. Dei uma pesquisada na internet e vi que o câmbio Mercedes costuma a apresentar vazamento por um plugue localizado do lado direito da caixa (vista por trás do carro). Olhei o tal plugue e ele esta perfeito, uma pena porque ele custa 10 dólares.

Notei que o vazamento vem pelo lado esquerdo, parte de cima. Não consigo precisar mas logo acima do cambio tem uma peça cilíndrica do tamanho de uma lata de refrigerante, aparentemente vaza algo por ali ou perto dali.

Alguém já teve vazamento deste tipo com a Grand Cherokee ?
Alguém pode me dizer como medir o nível de óleo da caixa da Cherokee ?

Abraços,
Alexandre

Alexandre Tietsche
15/05/2013, 10:08
Dando um update pra quem acompanha o forum e pode ser de grande valia no futuro. mandei lavar o motor por baixo pra detectar o vazamento e felizmente não é do câmbio o mesmo esta sequinho. O vazamento é de um sensor que fica na flauta que seguro os bicos, não sei o nome daquela peça. Esta vazando oleo Diesel por ali que escorre no motor e depois cai sobre o câmbio dando um falso susto.

Em breve posto novidades.

fmt002
11/02/2014, 22:32
Amigos minha zj 98 esta com a carcaça da caixa junto ao motor suja de fluido de transmissão e forma uma pequena gota, é muito pequena, não chega a sujar o piso e o nível esta ok. O comportamento me parece um pouco estranho meio amarrado quando engato a ré pra manobrar principalmente (melhora apos andar um pouco pra frente e engatar a ré novamente), tenho carros automáticos a muito tempo só que esse é meu primeiro 4x4.Não sei o que é normal pra ela ou não(claro que o vazamento não é normal)

Moro em Porto Alegre RS, já vi varias indicações de oficinas no fórum, porem não são especialistas em cambio auto. Sugestões
Grato

fmt002
26/02/2014, 02:19
Ninguém? Nada? Alguem conhece a rs cambio, na av França aqui em porto

Pablo.pinto2007
26/02/2014, 11:16
Pelo que andei lendo... geralmente quando se abre o carter do câmbio pra trocar o filtro e parte do óleo não se coloca a junta específica, fazendo com que vaze com o tempo... li que tem que ser uma junta plástica que então dura bastante e não vaza... na minha cidade não acho a junta... e também está vazando óleo, só uma gota de vez em quando... então acho que vou pedir no estrangeiro e quando chegar faço essa troca!!! Quanto à ré... bem eu nunca tive carro automático, esse é o primeiro e também tenho um pouco dessa impressão, mas anda normal...

Abraços!

Pablo

fmt002
26/02/2014, 17:12
Amigo vou prestar atenção nessa junta que falaste, qualquer coisa importo ela. Uma das possibilidades que encontri ledo sobre a ré seria o filtro entupido pois dificulta a pressurização correta do fluído vou la amanhã no minimo revisar todo o cambio trocar filtro juntas e fluido , Abraço e obrigado por tentar me ajudar, vou cotar as juntas agora

Raphael luizari
09/03/2024, 20:30
Olá a todos, tenho uma Grand Cherokee Limited 4.7 v8 2009, alguém já passou por esse problema, a uns 120 km/h derrepente deu problema no câmbio, patinou, parei e verifiquei que havia um vazamento de fluido da transmissão pela mangueira que fica próximo a roda dianteira direita, não sei que mangueira é essa, mas ela tem uma ponteira tipo tampão e percebi que vazou fluido ali, depois disso ela andou trocando as marchas automática com um giro maior e não passou de 2000 rotação. Agradeço se alguém puder ajudar.

Glaicon
10/03/2024, 10:44
Olá a todos, tenho uma Grand Cherokee Limited 4.7 v8 2009, alguém já passou por esse problema, a uns 120 km/h derrepente deu problema no câmbio, patinou, parei e verifiquei que havia um vazamento de fluido da transmissão pela mangueira que fica próximo a roda dianteira direita, não sei que mangueira é essa, mas ela tem uma ponteira tipo tampão e percebi que vazou fluido ali, depois disso ela andou trocando as marchas automática com um giro maior e não passou de 2000 rotação. Agradeço se alguém puder ajudar.
Bem vindo ao fórum.
É uma viatura com 15 anos de idade.
Qual a Km atual e o histórico de manutenção da caixa automática, como troca do fluído da mesma?

Raphael luizari
10/03/2024, 13:12
Bom dia, Glaicon, 226000 km, carro de procedência, última troca a 6 meses, fluido ATF Dexron III/Mecon

Glaicon
11/03/2024, 05:57
Bom dia, Glaicon, 226000 km, carro de procedência, última troca a 6 meses, fluido ATF Dexron III/Mecon
Já tinha alguma anomalia quando fez a troca, ou funcionava normal sempre, até o problema surgir durante sua viagem?
O uso da viatura é no modo normal ou "Velozes e Furiosos?
Brinca de arrancar de 0 a 100 Km/h em 5 ou 6 segundos?:pipoca: