PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2001 X roda livre

davidss6
24/04/2011, 19:58
Saudações Pessoal,

uma ajuda.. tenho uma ranger 4x4 2001 euro II... voltando do feriadão, depois de algumas estradas de terra, buracos e erosões, notei uma trepidação estranha vindo da parte inferior dianteira da viatura. Essa trepidação ocorre com o carro em movimento, engatado ou não..

Resolvi levantar a frente da pickup pra tentar achar a causa do problema e notei algumas coisas:

1 - O sistema de tração ligado direto... Rodando as rodas dianteiras com a mão, movimenta também o cardã. A Ranger não tem roda livre?? Andei pesquisando aqui no forum e parece que as mais novas não.. Isso procede?? e ai?? o sistema fica ligado direto, gerando desgate dos componentes e gasto de combustível?? :putz:

2 - Parece que o cardã diantteiro esta desbalanceado. Quando ele roda, roda desalinhado..

3 - Barulho estranho vindo do cardã.

4 - A roda ta um pouco dura pra girar, parece que tem algo gerando algum atrito no sistema...

Alguem pode dar alguma ajuda?? Pensei a principio em desconectar a tração pra ver se a trepidação para... é uma tentativa..

Abs

David

TylerNTL
24/04/2011, 21:04
1- O sistema fica ligado direto, e basicamente dá manutenção na coifa do cardan dianteiro, saliento que cardan sem girar também estraga.

Se a dica é um problema no cardan dianteiro leva ela em uma oficina especializada em eixos cardan, teoricamente os mecânicos vão ter mais habilidade e estão mais acostumados a estes tipos de problema.

Edintruder
24/04/2011, 21:24
Pode estar com desgaste na homocinética do cardam, que no caso vai gerar uma vibração em velocidades mais altas.
Mas o sistema sem RL é melhor que com RL. Pode ficar tranquilo que é assim mesmo, o consumo de combustível é algo desprezível, e o desgaste imperceptível pois o sistema roda sem carga alguma.

davidss6
25/04/2011, 18:58
Edintruder e TylerNTL , obrigado pelas informações!!

Hoje desconectei a tração dianteira, tirando o cardã pra ver se o problema persistia... aparentemente parou. Eita trem doido!!

Verifiquei que a cruzeta que liga o cardã na caixa ta com uma folga brava. To achando que pode ser isso viu... :pensativo::pensativo:

enquanto isso, so no 4x2 :parede:

TylerNTL
25/04/2011, 21:13
Se a "caixa" que você está falando for a caixa de transferência, sinto informar que o seu cardan está adaptado.

No lugar dessa cruzeta deveria existir uma junta homocinética.

Edintruder
25/04/2011, 22:25
A tua foi trocado então. Coloca a cruzeta nova e veja se a vibração pára, mas sempre existirá uma pequena ressonância. O ideal é usar a homocinética, no caso tens que trocar o cardam inteiro, se a ressonância te incomodar depois de trocar a cruzeta.

davidss6
25/04/2011, 23:11
é a caixa de transferencia sim.. segue a foto da peça:

http://cardanbrasil.com.br/data/images1/cardan_dianteiro_da_ranger1.jpg

essa cruzeta ai que ta com folga (ou melho, férias)

essa ai num eh a original da ranger então não??

TylerNTL
26/04/2011, 06:54
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSPdyj8QUwRMX1Di20A-0tiQry4Lx7ZRW7vvPBPRdZYWBIqrWWuWA
Não.

A academia não recomenda o uso de cruzetas nessa conexão o ângulo de trabalho coisa&tal...

O meu deu problema na coifa uns dias atrás, resolvi com uma adaptação igual a essa sua (luva estriada+cruzeta) rodei não sei quantos kms e cismei que ela estava vibrando. Comprei um cardan original novo e quando substituí descobri que a vibração era psicossomática (viatura ficou a mesma coisa e o cardan retirado tinha folga -> 0, detalhe que eu tinha a maior frescura com a lubrificação que era gratuita na ofincina onde eu fiz a adaptação nunca passei mais de 4k km sem passar por lá para engraxar a luva e a cruzeta) .