Ver Versão Completa : toyota passarinheira
marciorank@gmail.com
24/04/2011, 17:46
Boa tarde, sou novo no forum, se falar auguma besteira me desculpem.
tenho uma bande longa com direçao hidraulica, o problema e quando pega aqueles defeitos no asfalto ela quer fugir para um dos lados, ja verefiquei todos os terminais, rolamentos de roda, munhao, alinhamentos, sera que e por ter pneus maiores que os originais (265/75/16 pirreli scorpion)
se poderem me ajudar agradeço.
Glauco mendes
24/04/2011, 18:01
Blz Marcio já conferiu como esta o estado do pino central aquele que fica na ponta do chassi e funciona como um setor auxiliar, este equipamento é que dá este tipo de problema! ele tem regulagem tenta tirar a folga para ver como fica! outra dica se ñ resolver é usar uma cunha nas molas para conpensar o caster geralmente resolve, mas podemos aguardar opniões dos amigos toyoteiros........
Abs...
guilhermeabreu
24/04/2011, 20:02
COMPLEMENTANDO O QUE O GLAUCO MENDES FALOU
Normalmente acontece ísto qdo o CÁSTER não esta com o grau recomendado , ísto acontece normalmente qdo mudamos a altura das molas , como a BAND é com feixe de molas , caso vc tenha colocado mais molas e/ou ter arqueado elas demais , pode ter mudado o grau do CÁSTER , seria bom conferir ísto tb , além das folgas citadas .
Complementando!
Verifique o cáster, pois ele é responsável pelo passarinhar.
Na band tem o esquema da cunha.
Abraços.
Kim.
marciorank@gmail.com
24/04/2011, 21:02
Quanto ao pino central ja verifiquei, esta tudo ok , bem justo, sem folga nenhuma.
Quanto a colocaçao de uma cunha, a algum tempo atras eu coloquei estas cunhas, melhorou, mas muito pouco porem percebi que a direçao pesou.
Voces sabem me dizer como posso fazer para medir o grau do caster para saber se realmente esta ali o problema e qual e o grau que ele tem que ter.
Medir??
Assim:
https://lh6.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/SAoW1eY6lJI/AAAAAAAAAyI/CBQyIQ0LVnk/s400/DSC00341.JPG
Deixa de 5 a 8 graus!
Daniel Gomes
25/04/2011, 19:21
Colegas a minha é tb uma band. longa uso pneu 235x70xR16, já fiz de tudo tb( pivo central ,caixa de direção terminais), e nada adiantou só falta mexer no angulo do CÁSTER , cunhando ele, mas estou sem vontade de mexer não sei onde fazer o serviço e ter 100% de certeza que vai resolver.
se alguém souber e poder indicar, moro em Sorocaba mas estou semrpe em São Paulo.
Daniel Gomes
25/04/2011, 19:23
Alguém tem fotos da cunah na Band. como fica ??
se puder postar agradeço...
Glauco mendes
25/04/2011, 20:52
288493288494Daniel o serviço é bem simples e podes fazer em casa, basta afrouxar os grampos e colocar a cunha encima do feixe de mola, abaixo fotos das cunhas, eu uso na minha ! vou tirar umas fotos para que possa ter idéia, se precisa eu consigo as cunhas aqui!!! :concordo:
Abs..
elmestizo
25/04/2011, 21:35
Se fizer tudo escrito acima e não resolveu. Rolamento do munhão.
marciorank@gmail.com
25/04/2011, 22:29
Alguem saberia me dizer quantas molas o jipe longo usa na dianteira e na traseira, a minha tem 6 na dianteira e 8 na traseira, parece um cabrito de tanto que pula, e muito boa pra colocar a coluna no lugar rsrsrsrsr..........
guilhermeabreu
26/04/2011, 00:35
Alguem saberia me dizer quantas molas o jipe longo usa na dianteira e na traseira, a minha tem 6 na dianteira e 8 na traseira, parece um cabrito de tanto que pula, e muito boa pra colocar a coluna no lugar rsrsrsrsr..........
MARCIORANK
Na dianteira é o mesmo nº de molas da curta , ou seja 3 molas e na traseira não tenho certeza , mas acho que tb é igual a da curta , 4 molas .
Mas qdo tive minha BAND curta usava as 3 originais na frente e na traseira 5 do lado esquerdo e 6 no lado direito , sendo uma mais fina de espessura , desta forma minha BAND ficou bem confortável e nivelada , pq qdo tinha 5 de cada lado , O LADO DIREITO TEIMAVA EM FICAR MAIS ARREADO .
Como esta a sua , na minha opinião fica impossível de usar , pois quebrará qualquer coluna vertebral de um cidadão , quem colocou este monte de molas deveria estar maluco ou querendo ficar entrevado para poder aposentar por invalidez . Ou então queria levar 5 bois para fazer frete .
marciorank@gmail.com
26/04/2011, 06:28
MARCIORANK
Na dianteira é o mesmo nº de molas da curta , ou seja 3 molas e na traseira não tenho certeza , mas acho que tb é igual a da curta , 4 molas .
Mas qdo tive minha BAND curta usava as 3 originais na frente e na traseira 5 do lado esquerdo e 6 no lado direito , sendo uma mais fina de espessura , desta forma minha BAND ficou bem confortável e nivelada , pq qdo tinha 5 de cada lado , O LADO DIREITO TEIMAVA EM FICAR MAIS ARREADO .
Como esta a sua , na minha opinião fica impossível de usar , pois quebrará qualquer coluna vertebral de um cidadão , quem colocou este monte de molas deveria estar maluco ou querendo ficar entrevado para poder aposentar por invalidez . Ou então queria levar 5 bois para fazer frete .
ok. essas 3 molas na dianteira sao as 2 compridas ( primeira e segunda virada) e a terceira mola é uma curta ou uma comprida.
obrigado pela ajuda
Lucas Nassif
26/04/2011, 07:52
288493288494Daniel o serviço é bem simples e podes fazer em casa, basta afrouxar os grampos e colocar a cunha encima do feixe de mola, abaixo fotos das cunhas, eu uso na minha ! vou tirar umas fotos para que possa ter idéia, se precisa eu consigo as cunhas aqui!!! :concordo:
Abs..
A instalação de cunhas é bem simples mesmo e dá pra fazer em casa sim, mas antes de fazer o trampo tem que ver se os grampos de mola tem rosca suficiente sobrando, e na maioria dos casos também exige a troca do pino de centro das molas (por pinos maiores).
Na minha Band eu coloquei as cunhas. Tive que trocar os pinos de centro e os grampos de mola estão no limite. Não resolveu totalmente o problema de passarinhar, mas já melhorou bastante. Pelo menos já sei que o segredo é mexer no cáster.
Quero resolver totalmente o problema. Ou coloco uma cunha maior ou giro a cúpula do munhão e soldo novamente. Ainda não sei o que fazer...
marciorank@gmail.com
01/05/2011, 19:56
Medir??
Assim:
https://lh6.googleusercontent.com/_FaOIAI9KB0o/SAoW1eY6lJI/AAAAAAAAAyI/CBQyIQ0LVnk/s400/DSC00341.JPG
Deixa de 5 a 8 graus!
Boa noite Kim, tudo beleza, estava dando umas olhadas nas fotos da reforma de sua engesa, parabens pelo serviço, o problema que isto serve para me provocar rsrsrsrs..., é que sou apaixonado por engesa, tanto é que quando comprei minha toyota o pensamento meu era de comprar um daqueles kit da ENVESA, ai usar a mecanica da minha band que é muito boa, mas acabei me acomodando e estou com a toyota até hoje, estava procurando um chassis de engesa com documentos e nao encontrei, voce nao saberia nem um chassis ou ate mesmo um engesa para reformar ( mais ou menos no estado que estava o seu, pois quero fazer inteiro).
João Eduardo
30/11/2011, 14:00
Medir??
Assim:
Deixa de 5 a 8 graus!
Uma pergunta sobre a foto:
Quando colocar novamente a roda e baixar o carro, o ângulo ficará menor. Estou correto?
Se for verdade, o correto não seria medir o ângulo com o carro num plano e totalmente apoiado no chão?
É que vou investir ($) na retirada desta maldita folga.
O meu amigo Gaúcho disse-me um dia que há como substituir a caixa onde fica o pino central da direção por um sistema com rolamento. Alguém sabe de alguma dica, do tipo onde encontro este Kit ou mesmo como fazê-lo?
Abç!
Sergioporto
30/11/2011, 16:41
Quando colocar novamente a roda e baixar o carro, o ângulo ficará menor. Estou correto?
Se for verdade, o correto não seria medir o ângulo com o carro num plano e totalmente apoiado no chão?
O meu amigo Gaúcho disse-me um dia que há como substituir a caixa onde fica o pino central da direção por um sistema com rolamento. Alguém sabe de alguma dica, do tipo onde encontro este Kit ou mesmo como fazê-lo?
Abç!
Quando mudei os jumelos originais e coloquei mais altos minha Toy virou uma carniça,melhorou com cunhas,mas nas curvas ela nao entrava firme ,sempre gangorrando.Resovi colocando uma barra encima do diferencial dianteiro e outro lado no chassis.Acabou as trincas onde sao fixados os jumelos pois esqueci de dizer,minha Toy tem guincho Bisseli e o danado é pesado.Quanto ao passarinhar ,depois de muitas tentativas,mesmo com bucha e pino novo do braço auxiliar nao resolveu.
Comprei braço auxiliar com rolamentos e tambem troquei amortecedor de direçao.PRONTO,resolvido problema,ela pode descer na beira do asfalto ou onde caminhoes andam sempre tem ondulaçao,isto acabou.
Joao,comprei na Internacional peças aqui em bhte,nao é barato mas vale a pena,tu sente a viatura sempre na mao.
Internacional Peças:(31)2125-1000 Braço auxiliar da direçao da Toy.
Abs
Boa noite Kim, tudo beleza, estava dando umas olhadas nas fotos da reforma de sua engesa, parabens pelo serviço, o problema que isto serve para me provocar rsrsrsrs..., é que sou apaixonado por engesa, tanto é que quando comprei minha toyota o pensamento meu era de comprar um daqueles kit da ENVESA, ai usar a mecanica da minha band que é muito boa, mas acabei me acomodando e estou com a toyota até hoje, estava procurando um chassis de engesa com documentos e nao encontrei, voce nao saberia nem um chassis ou ate mesmo um engesa para reformar ( mais ou menos no estado que estava o seu, pois quero fazer inteiro).
Caro Marciorank!
Desculpa pela demora na resposta, não recebi a notificação de sua resposta, andei tendo uns problemas com o hotmail...
Bem, o meu, comprei o kit da Cínfel, tudo novo, e montei, o engesa Brancão, eu vendi devido a um problema de saúde.
Sobre o documento, não é tão difícil, só não é barato.
Tem um forista, que sabe de um ferro velho, que pode comprar o chassis documentado, só que a lata não presta, ai montaria do zero!
Ainda poderia vender a lata e chassis de sua band!
Caro Marciorank!
Desculpa pela demora na resposta, não recebi a notificação de sua resposta, andei tendo uns problemas com o hotmail...
Bem, o meu, comprei o kit da Cínfel, tudo novo, e montei, o engesa Brancão, eu vendi devido a um problema de saúde.
Sobre o documento, não é tão difícil, só não é barato.
Tem um forista, que sabe de um ferro velho, que pode comprar o chassis documentado, só que a lata não presta, ai montaria do zero!
Ainda poderia vender a lata e chassis de sua band!
Abç!
Resposta à foto!
vc está certo na sua observação!
É o que foi feito!
É que não ficou visivel na foto, mais a explicação para fazer o serviço é a seguinte:
Antes de desmontar, marcar um ponto no eixo, e medi-lo ate ao chão;
Desmontar o munhão;
deixar o eixo na altura, como se estivesse com o pneu, e com o peso normal de uso no veículo, se anda com tralhas, deixar.
tem que estar no plano mesmo!
Sobre o kit, te devo essa resposta, mais tenta aqui:
TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : ALAVANCA DO CAMBIO 4 MARCHAS TOYOTA (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=127&cod_categoria=48)
Abraços a todos.
Kim.
João Eduardo
30/11/2011, 20:49
Quando mudei os jumelos originais e coloquei mais altos minha Toy virou uma carniça,melhorou com cunhas,mas nas curvas ela nao entrava firme ,sempre gangorrando.Resovi colocando uma barra encima do diferencial dianteiro e outro lado no chassis.Acabou as trincas onde sao fixados os jumelos pois esqueci de dizer,minha Toy tem guincho Bisseli e o danado é pesado.Quanto ao passarinhar ,depois de muitas tentativas,mesmo com bucha e pino novo do braço auxiliar nao resolveu.
Comprei braço auxiliar com rolamentos e tambem troquei amortecedor de direçao.PRONTO,resolvido problema,ela pode descer na beira do asfalto ou onde caminhoes andam sempre tem ondulaçao,isto acabou.
Joao,comprei na Internacional peças aqui em bhte,nao é barato mas vale a pena,tu sente a viatura sempre na mao.
Internacional Peças:(31)2125-1000 Braço auxiliar da direçao da Toy.
Abs
Valeu Gaúcho, amanhã vou ligar para lá e ver o preço.
Resposta à foto!
vc está certo na sua observação!
É o que foi feito!
É que não ficou visivel na foto, mais a explicação para fazer o serviço é a seguinte:
Antes de desmontar, marcar um ponto no eixo, e medi-lo ate ao chão;
Desmontar o munhão;
deixar o eixo na altura, como se estivesse com o pneu, e com o peso normal de uso no veículo, se anda com tralhas, deixar.
tem que estar no plano mesmo!
Sobre o kit, te devo essa resposta, mais tenta aqui:
TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : ALAVANCA DO CAMBIO 4 MARCHAS TOYOTA (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=127&cod_categoria=48)
Abraços a todos.
Kim.
É o que também imaginava. No entanto vejo que é um serviço "grande". Vou tentar primeiro substituindo a caixa da direção pela de rolamento. Se não der certo, parto para a solução indicada por você.
Abç e grato a todos.
Mais na Toy, o serviço e diferente, bem mais fácil, conforme o Lucas descreve nos post anteriores.
É com cunha!
Abraços.
Kim.
marciorank@gmail.com
10/06/2012, 20:50
Medir??
Assim:
Deixa de 5 a 8 graus!
Blz ai Kim?
voce se lenbra das dicas que voce me deu?
aproveitei o feriado desta semana e resolvi colocar a mão na massa,
fabriquei um suporte e pino novo com rolamentos para substituir
a bucha e o pino conico, resultado; ja melhorou um monte e apesar
da minha band ser direçao hidraulica ainda ficou mais leve, mas
ainda dava uma desviada nos defeitos do asfalto, então conferi
o grau de inclinação do eixo, estava mais ou menos uns 5 graus
contrario, as sapatas ja foram resoldadas e o meca que soldou
elas provavelmente era um meca meia colher.
O que fiz;
como as sapatas estavam tudo fudidas fiz elas novas e soldei
mais ou menos 6 graus conforme voce esplicou, meu deus, que
alegria, ficou chou, viajei hoje umas 6 horas com ela, nem parece
que é a mesma band.
OBRIGADO pela dica
se um dia puder te ajudar fala ai
ABRAÇO
Rodrigo Branchini
11/06/2012, 15:11
Tenho o mesmo problema..
Ela chega quase a salta pro lado quando pega erosão da pista referente caminhões..
Se eu levar no pessoal que faz a geometria e balanceamento, eles conseguem ajustar certinho o caster?
Não tenho muito espaço, tempo e ferramentas pra fuçar agora nela..
Ou os amigos acham que um mecânico resolveria melhor?
Abraços!
Tem que levar em quem faz esse serviço em caminhões e similares. Esses auto centros para carros de plástico não fazem esse tipo de trabalho.
Abs
Blz ai Kim?
voce se lenbra das dicas que voce me deu?
aproveitei o feriado desta semana e resolvi colocar a mão na massa,
fabriquei um suporte e pino novo com rolamentos para substituir
a bucha e o pino conico, resultado; ja melhorou um monte e apesar
da minha band ser direçao hidraulica ainda ficou mais leve, mas
ainda dava uma desviada nos defeitos do asfalto, então conferi
o grau de inclinação do eixo, estava mais ou menos uns 5 graus
contrario, as sapatas ja foram resoldadas e o meca que soldou
elas provavelmente era um meca meia colher.
O que fiz;
como as sapatas estavam tudo fudidas fiz elas novas e soldei
mais ou menos 6 graus conforme voce esplicou, meu deus, que
alegria, ficou chou, viajei hoje umas 6 horas com ela, nem parece
que é a mesma band.
OBRIGADO pela dica
se um dia puder te ajudar fala ai
ABRAÇO
Caro marciorank@gmail.com!
Fico feliz que tenha te ajudado, estou aqui para isso, ajudar a quem precisa e quer ouvir!!!!
Precisando, é só chamar!
Abraços.
Kim.
marciorank@gmail.com
11/06/2012, 22:52
Tenho o mesmo problema..
Ela chega quase a salta pro lado quando pega erosão da pista referente caminhões..
Se eu levar no pessoal que faz a geometria e balanceamento, eles conseguem ajustar certinho o caster?
Não tenho muito espaço, tempo e ferramentas pra fuçar agora nela..
Ou os amigos acham que um mecânico resolveria melhor?
Abraços!
Blz ai rodrigo
vou fabricar este kit para as bands
(mancal e pino com rolamentos)
talves no seu caso voce necescite de colocar
a cunha nas molas (tambem vou faze-las)
pena que vai demorar ulguns dias, mas,
com estas peças na mão não ha dificuldade
para montagem.
abraço
Rodrigo Branchini
12/06/2012, 08:45
Blz ai rodrigo
para montagem.
abraço
Show de bola Marcio..
Se puder postar depois o resultado, agradeceria!
Obrigado
rodrigo
Sergioporto
12/06/2012, 13:44
Blz ai rodrigo
para montagem.
abraço
Cunhas tem prontas e sao baratas.Eu tentei tres espessuras de cunha até resolver problema.
Ressuscitando o tópico, caros amigos depois de muitas idas e vindas e das colocações,http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/103524-direcao-da-bandeirantes-17.html ,http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/5123-amortecedor-para-band-3.html , as quais vcs me instruíram venho colocar aqui o resultado conforme já tinha comentado nos tópicos mencionados comentado a band apresentava um problema cronico passarinhava muito quando passava dos 80 km, e conforme coloquei tinha não tinha nenhuma peça com problemas pois quase tudo era novo, tinha levado ela em dois lugares que mexiam com veículos leves e pesados e em ambos conferiram e relataram que estava tudo correto, na semana passada levei em um outro profissional que só mexe com veículos pesados, e qual foi a minha surpresa, ele corrigira uma peque diferença no alinhamento e colocou uma cunha entre a feixe de mola e o suporte do feixe, isto foi feito tanto do lado direito e esquerdo na frente e mando eu testar, peguei a rodovia mas não estava botando fé na coisa, como estava sozinho acelerei a danada na rodovia 70 , 80 100 130 e 145 km e a danada ficou firme manteve-se na trajetória acabou se o problema os cara ficavam olhado eu passar e ficavam com cara de assustados como se não acredita-se que aquilo podia andar desta forma, ficou ótima agora ela passa confiança, agradeço ao Nirlei, Hercio e aos demais que com certa insistência colocaram que o problema não podia ser os amortecedores a razão do meu problema segue fotos.
Abç.
Sergioporto
03/12/2014, 21:37
Após uma curva em baixa velocidade ,principalmente na cidade , a direçao retorna sózinha ?Ao esterçar á partir de certo ponto ela completa o resto do esterçamento sózinha ?Pergunto isso pois se colocar cunhas com altura demasiada pode ocorrer problema descrito.Está leve ?
Esse ângulo de cáster deixar muita gente de cabelo em pé...
Que bom que resolveu Birawc !
Sergioporto, não entendi ao certo. Com o ângulo correto do cáster a direção deve voltar a posição (reta) original sozinha certo ?
Abs
Sergioporto
04/12/2014, 18:24
Isso !Se caster tiver errado ,numa curva costuma "engolir a direçao" ou seja,depois de certo ponto esterçada ela vira ou esterça sózinha o resto. penei bastante com isso quando coloquei jumelos altos ,tive que colocar cunhas na dianteira e na traseira pois cardan enforcava, nao tinha alinhamento com a CT ,vibrava muito.
Sergio, senti uma pq diferença na direção ficou mais leve do que era, a minha sempre foi bem leve, mais o conjunto ficou excelente, nas viagens sempre ficava meio tenso quando tinha que acelerar um pouco mais principalmente em estradas com muita oscilações de pista, vamos ver em janeiro iremos com a nossas Band p/ Ubatuba junto com a família do Luiz Caseiro, devemos rodar +- uns 1300 km entre ida e volta, ambas carregadas pois as mulheres não economizam em bagagens, p/ isto já tinha comprado um bagageiro.
Abç.
CAPT GOTTLIEB
23/02/2019, 23:06
CASTER, uma medida muito importante e por vezes esquecida.
564712 564713 564714 564715
O exemplo mais fácil para entender o CASTER é começando pela bicicleta. Se o garfo tivesse o CASTER a zero grau poderíamos girar o guidão com o dedo mínimo, quase sem fazer força alguma. Porém isto deixaria a bicicleta muito instável quando se aumentasse a velocidade. O Tico-tico das criancinhas tem CASTER a zero, pois rodam a baixa velocidade e permite girar o guidão com um mínimo de força. Idem para enormes caminhões fora-de-estrada que carregam toneladas de minérios. O carrinho de super-mercado é um exemplo de CASTER negativo, pois roda a velocidade baixíssima e precisa ser muito manobrável. O clássico Fusca tem CASTER entre 4 a 5,5 graus positivo. Se o CASTER for próximo de zero ou negativo o Fusca fica passarinhando nas retas, principalmente acima de 50 Km/h. Um CASTER muito exagerado pode ser encontrado em motos tipo Chopper e triciclos. Pilotar uma motocicleta com garfo muito longo e inclinado (CASTER exagerado) dá muita estabilidade nas retas, mas exige mais força e "manha" para fazer curvas e depois voltar a posição neutra. Cada marca de carro tem um CASTER definido pelo fabricante. Dirigindo um carro qualquer com CASTER correto o motorista sente que ao dobrar uma esquina o volante tende a voltar a sua posição neutra, bastando uma pequena ajuda. Infelizmente muitos locais que alinham carros sabem medir a cambagem, a convergência/divergência, as diferenças e assimetrias...mas não sabem medir o CASTER ou medem errado. E dirigir um carro com CASTER incorreto é um martírio.
564716 564717 564718 564719 564720
564721
CAPT GOTTLIEB
24/02/2019, 19:56
Tabela da Toyota para o Jipe Bandeirante
564742
CAPT GOTTLIEB
14/04/2019, 15:38
Um Jipeiro percebe que a direção do seu JIPE está ruim e o leva à oficina mecânica. Lá descobrem que os amortecedores estão fracos, bem como alguns terminais de direção. Trocam as peças gastas e levam o JIPE para alinhar a direção e balancear pneus. O Jipeiro fica um tanto aborrecido, pois gastou tempo e dinheiro e a direção melhorou muito pouco. O JIPE continua instável na estrada, principalmente nas retas e acima de 50 Km/h. Na loja de alinhamento uma equipe vestindo uniformes coloridos e usando uma parafernália de luzes, instrumentos de medição e computador informam que o JIPE está perfeito, pois o alinhamento da direção, a cambagem e a convergência/divergência foram "acertados" por computador e laser! Realmente estas equipes pouco entendem deste trabalho! Mas conversando com outros colegas o Jipeiro ficou sabendo que tem uma medida chamada CASTER que é muito importante e quando está errada deixa a direção do veículo funcionar mal. Um Jipeiro solidário pega um simples goniômetro e mede o CASTER. Resultado CASTER 3 graus negativo!!! Posteriormente levam o JIPE numa oficina que lida com veículos leves e pesados e lá os mecânicos colocam cunhas nos feixes das molas dianteiras, o CASTER fica em 3 graus positivos e a direção do JIPE fica maravilhosa. Gastou uma merreca e resolveu um problemão!
O CASTER é fixo na montagem do carro e eu não conheço nenhum veículo com CASTER variável. Cada fabricante monta o seu veículo com determinado CASTER, o melhor para aquele tipo de carro. Então, se o CASTER é fixo pela fábrica por que devo medi-lo se a direção estiver ruim? Quando as molas são trocadas, quando a suspensão é elevada (SPOA) ou após forte impacto (que em buracos fundos, batidas, desastres, etc.) pode haver uma deformação quase imperceptível da estrutura da suspensão e CASTER se modifica. E aí começam os problemas. Por isso é importante medir o CASTER antes de começar a reparar a direção-suspensão. Como medir? Numa conhecida loja de alinhamento de Amparo fui levar meu Buggy para alinhar e tudo foi medido, exceto o CASTER. Pedi para medi-lo e aí começou um "imbroglio", pois ninguém da equipe de "especialistas" entendeu o que eu estava falando. Chamaram então o chefe da equipe e ele de pronto pegou uma trena e mediu a distância entre-eixos do Buggy: 2,17 metros!!! Então peguei meu goniômetro, encostei na suspensão e medi o CASTER na frente deles e disse bem alto: - CASTER 6 graus positivos!!! Ficaram com cara de bund* e silêncio total...
565558 565559 565560
Goniômetro, instrumento apropriado para medir ângulos. Pode-se fazer um caseiro usando-se cartolina, fio de prumo e transferidor.
Medindo o CASTER na suspensão do Fusca (Buggy)
1. estacionar o carro no plano.
2. Pneus calibrados e rodas alinhadas.
3. Limpe com água (esguicho) e sabão o local dos pivôs e tubos da suspensão.
4. Pegue o goniômetro e encoste nos dois tubos da suspensão, onde os pivôs se articulam com as molas.
5. Nivele a bolha de ar e leia o valor do CASTER no mostrador.
6. Deve-se medir nos dois lados (bombordo e boreste).
No meu Buggy deu 6 graus positivos. A montadora VW indica 4,5 graus +, porém o Buggy tem o chassis um pouco encurtado (2,17 metros contra 2,40 metros do VW Sedan) e preferi deixar com mais CASTER. Quando se diminui a distância entre-eixos o carro fica mais manobrável, porém um pouco instável.
565561 565562
Encosta-se firme a lateral do goniômetro nas cabeças dos pivôs, nivela-se a bolha e mede-se o CASTER.
565563 565564 565565
Fusca com CASTER negativo e direção péssima. A olho nu já se percebe que o tubo de molas superior está na frente do inferior.
Foi corrigido colocando-se calços (formato de bronzinas) entre o tubo inferior e o chapéu Napoleão. O CASTER ficou em 4,5 graus positivos e a direção tornou-se excelente.
Medindo o CASTER no JIPÃO:
1. estacione o JIPE no plano.
2. Pneus calibrados e rodas alinhadas.
3. Limpe com água (esguicho) e sabão o local dos munhões.
4. Coloque o goniômetro sobre a superfície plana superior do munhão.
5. Nivele a bolha de ar e leia o valor do CASTER no mostrador.
6. Deve-se medir nos dois lados (bombordo e boreste).
565566 565567 565568 565569 565570 565571 565572 565573
As duas faces planas do munhão são paralelas. Então é indiferente medir o CASTER pela face superior ou inferior, todavia a superior é mais cômoda e fácil de fazer.
Baita aula (ao menos para mim)!!
Sensacional a explicação!
:dance:
fabiano r
15/04/2019, 14:21
Mais uma vez muito detalhista! Parabéns Capitão!
marceloazevedo
26/05/2021, 06:38
Por favor alguém já achou a solução pra band passarinheira, isso tem mim causado aborrecimento no asfalto e saídas, fica em tempo de virar , é igual um atacante corre pra fazer o gol e a defesa dá um toque nas pernas dele e ele sai cambaleando, troquei terminais , buchas,ajustou parafuso da caixa, foi trocado os rolamentos do munhão do lado motorista que estavāo gastos e nada, só falta trocar pneus, Band, 93, 5 machas pneus 33
CAPT GOTTLIEB
31/05/2021, 08:00
Sugiro verificar se as hastes e cruzetas do volante de direção até a caixa de direção hidráulica estão gastos ou um tanto desalinhados. É fundamental medir o CASTER nós dois lados. A montadora recomenda 1,5 graus positivos, mas nossos Jipōes podem ir até 2,5 ou 3 graus positivos. Meu ONÇA está com 3 graus. Boa sorte e bons passeios.
marceloazevedo
01/06/2021, 18:41
amortecedor do lado motorista estourado, e e os rolamentos do munhão com folga foi trocados e um terminal, coloquei um par de amortecedor ranger 97 turbo gas pronto ficou top. obg pela ajuda
marceloazevedo
01/06/2021, 18:44
576447576447576447576447
marceloazevedo
16/07/2021, 17:43
Está bonita :concordo:
Obrigadooooo
Olá pessoal me desculpem a minha falta de conhecimento, nem sei se posso estar escrevendo aqui. O fato é comprei um jeep Toyota curto ano 90 e levei pra fazer alinhamento e fui informado que a roda dianteira do lado direito está atrasada. E gostaria de aproveitar o conhecimento de vcs e saber se o caster errado pode atrasar ou adiantar a roda?