Conectar

Ver Versão Completa : CORROSAO EM COLETOR

MARIO SERGIO
24/09/2003, 20:59
Pessoal , instalei um coletor dimensionado no meu jeep , mas devido a alta temperatura no coletor ( o dimensionado) baixa espessura da parede dos tubos ( +- 1,5mm),e as condicoes de trilhas , etc..etc..etc.. é bem provável que em menos de 1 ano a corrosao esteja "comendo " solta nos tubos, ou nao????
Ao contrário do coletor original (este que dura aí uns 39 anos ou mais), a previsao é de vida curta para este coletor dimensionado.

Alguém têm uma dica ou experiência sobre isto?

[]s corróidos

Mário Sérgio
CJ5/63

kge
24/09/2003, 21:23
Olá!

O que você acha de aplicar uma tintinha básica pra temperatura ?
Vai dar uma protegida legal ! Mas tem que ser tinta pra uns 200 a 300 graus....

Abraços.

KGE

Thiago Rodeghel
24/09/2003, 22:01
Fala aí Mario :D

Existe uma Fita Térmica, vendido pela GIBA escapes especiais.

É um tecido, com fios de fibra de vidro ( alguma coisa assim)...

Além de proteger, este melhora a troca de calor :wink:

O produto pode ser aplicado em escapamentos e/ou coletores :D :lol:
Aguentam uma temp. de até 800ºC :shock: 8)

Converse com eles, para te explicarem melhor :wink:

www.giba.com.br :!:

MARIO SERGIO
24/09/2003, 22:39
Galera , brigadu pelas dicas. A tal fita nao conheço( ainda),mas vou pesquisar..show de bola.

Quanto a tinta, nao sei sinceramente se aguenta , pois ali o "o bicho pega fogo" rs.rs..

Estive conversando com um amigo que entende muito de metalurgia, e aí ligamos para o fabricante do coletor dimensionado.
Bem,os caras que fabricam nao sabem dimensao da parede do tubo, nao sabem especificar o tipo de aço, e aí o meu consultor ficou "pirdido"..

Bem no fim das contas, até onde conseguimos apurar o ideal seria "galvanizar", e aí começou a complicar .
Pesquisamos e encontramos um produto que faz "galvanizaçao a frio", um tal de C.R.Z.http://www.quimatic.com.br/, e segundo ele seria a soluçao ideal...
Vai dar um certo trabalho para preparar a superfície dos tubos , que já estao instalados, mas vou pesquisar , e comparar também com a fita.

[]s agradecidos

Mário Sérgio
CJ5/63

ramiro_eli
25/09/2003, 09:57
Olá Mario!

Existe uma tinta em spray específica para isto!!!
Chama-se tinta 600 graus, existe em algumas cores, como preto fosco e prata, suporta tranquilamente a temperatura do coletor e se for corretamente aplicada não descasca.

Uma dica importante para a durabilidade de um colotor de cano é utilizar uma junta flexível entre o coletor e o cano de escapamento.

kge
25/09/2003, 10:14
Oi!

Aproveitando o assunto de coletor, vc sentiu melhora significativa na viatura ?

Abraços.

KGE

"Salvem as mulheres bonitas.... e as feias se der tempo!"

du
25/09/2003, 13:47
Esta tinta 600 graus a tempos atrás já usei em escapamento de moto, realmente funcionou bem, mas é importante seguir as instruções de atingir temperaturas mais altas gradualmente, a esplicação é que a tinta só seca completamente à uma temperatura maior.

Abraços Du.

MARIO SERGIO
25/09/2003, 19:26
kGE:

Veja bem, o desempenho até agora só testei urbano, mas sinceramente?

Foi um dos melhores upgrade que já fiz até hoje em termos de resultado imediato.
Abaixou muito o ruído( isto veio de graça nao era a intençao , mas já que tá deixa quieto) e "soltou" ( oppss) o carro. Aumenta o giro rapidamente, e nos poucos locais que testei ( subidas e retomadas, ) está azulando o cano ..rs. literalmente.
O "pobremio" é que meu brother mais velho que já tinha instalado isto no jeep dele a mais de uma ano, e comentou que o bicho corrói, e chegamos a pensar em cromar, mas ia amarelar em pouco tempo, e prejudicar a dissipacao de calor.
DU , obrigado pelas dicas inclusive esta de tinta de 600 graus, que vou avaliar também .
De qualquer forma, a hora é agora pois o equipamento está novinho.

[] s

Mário Sérgio
CJ5 /63

"Eu bebo pouco , mas o pouco que bebo me transforma em outra pessoa, já esta pessoa sim, bebe pra caramba.

Oi!

Aproveitando o assunto de coletor, vc sentiu melhora significativa na viatura ?

Abraços.

KGE

"Salvem as mulheres bonitas.... e as feias se der tempo!"

ramil2007
21/10/2003, 22:29
E ae Mario,
Blz?

Qual foi sua decisão, tinta nele?

Estou para dimensionar o meu e antes quero saber com o que proteger ele?

Falows

Ramil

MARIO SERGIO
25/10/2003, 00:08
Blz. Ramil

A decisao foi a seguinte, resolvi usar primeiro, um Indoor, 2 passeios e uma trilha e uma piscina de lama.....Que saí rebocado.
Bem, resultado??Corrói mesmo, e vale a pena proteger o coletor. O meu apesar de novo já está instalado, e vou no mes que vem aplicar a galvanizacao a frio. WWW.QUIMATIC.COM.BR, só que nao estou achando isto por aqui na minha cidade.

Devido a alta temperatura, só tinta acho que nao vai resolver , mesmo aquelas para alta temperatura.

[]S

Sérgio
CJ5\ 63

E ae Mario,
Blz?

Qual foi sua decisão, tinta nele?

Estou para dimensionar o meu e antes quero saber com o que proteger ele?

Falows

Ramil