PDA

Ver Versão Completa : comprar tr4 manual ou automática

tubino
24/04/2011, 12:01
amigos,

essa senama vou trocar minha L200 numa tr4, acho que minha esposa vai se adaptar melhor, porém estou com algumas dúvidas...compro a nanual ou a automática...qual pneu posso colocar nela sem ter que fazer adaptações...o que tenho que observar na compra...etc...etc...etc...

além disso tudo estou com bastante dúvidas com relação a cor aceito sugestões

abraços a todos e obrigado.

ps: parabéns ao administrador pelo no site ficou ótimo!

jpuerro
24/04/2011, 21:44
depende do uso... mas a auto é mais interessante pelo conforto e revenda!

abs e boa sorte.

joao

Letto
25/04/2011, 09:19
Tubino

Minha esposa optou por uma TR4 branca manual. Aproveitei para pedir que viesse com banco de couro, capa do estepe, insulfilme e interface e pedi para vir sem o rack de teto, o que diminuiu o peso, o arrasto aerodinâmico e R$ 1.000,00. Esqueci de pedir a manta térmica que vai no capô, por dentro. Levou muito tempo até o veículo chegar após o pedido (não tinha branca manual): na primeira, o capô veio desalinhado a ponto de ser possível ver a borracha de vedação entre o capô e a entrada de ar próxima ao para brisa; na segunda nem me deixaram ver porque tinha um defeito na pintura na porta do acompanhante; na terceira havia apenas um problema, a porta traseira do lado do acompanhante não travava com o alarme.

Sem Loção
25/04/2011, 09:38
amigos,

essa senama vou trocar minha L200 numa tr4, acho que minha esposa vai se adaptar melhor, porém estou com algumas dúvidas...compro a nanual ou a automática...qual pneu posso colocar nela sem ter que fazer adaptações...o que tenho que observar na compra...etc...etc...etc...

além disso tudo estou com bastante dúvidas com relação a cor aceito sugestões

abraços a todos e obrigado.

ps: parabéns ao administrador pelo no site ficou ótimo!

Olá, tubino...

a minha é AT, e acabo de perceber que não consigo mais ficar sem esse conforto.... sem contar que a revenda é melhor.... sem dúvida consome mais, porém, quem tá cmprando uma TR4 não está exatamente buscando um carro econômico :pipoca:

se for pra Dona Patroa então, falo de cadeira... a minha gostou tanto que vou ter que logo trocar a viatura dela manual por um carango com câmbio AT...

quanto a pneus, é o calcanhar de aquiles, principálmente do modelo 2010 em diante... botaram uma roda linda 17" na bichinha, mas que quase não tem pneus pra maledeta.... sem modificações, só um 225/65R17 e talvez um 235/65R17 caibam... maior que isso, raspa no amortecedor da dianteira ou nas pinças de freio.... aí tem que usar espaçadores pra caber... procure dar uma olhada aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/16183-solucao-pneus-pajero-tr4.html , o patto tem boa experiência neste assunto...

Abs!

Daniel (SL)

rbata
25/04/2011, 10:30
O câmbio da TR4 automática é mal escalonado.... na estrada ela reduz bastante para terceira marcha em qualquer subidinha se quiser manter 100~110km/h... e em ultrapassagens é bem lerda, não passa confiança... Não parece um carro com 140cv e 20kgf de torque.

Já na terra a automática vai muito bem... difícil faltar motor. E vc acaba prestando mais atenção aos obstáculos do que no carro. Porém os mais puristas ainda vão preferir o manual.

Eu nunca dirigi uma com câmbio manual mas falam que é bem mais esperta em todas as situações. Só ouvi reclamarem da última marcha que é muito curta. A automática por exemplo, a 3.000rpm está a aprox. 100km/h.

Mas se for pra ficar andando no trânsito da cidade, e se for pensar na revenda como já falaram, a automática é melhor escolha.

patto
25/04/2011, 15:48
quanto a pneus, é o calcanhar de aquiles, principálmente do modelo 2010 em diante... botaram uma roda linda 17" na bichinha, mas que quase não tem pneus pra maledeta.... sem modificações, só um 225/65R17 e talvez um 235/65R17 caibam... maior que isso, raspa no amortecedor da dianteira ou nas pinças de freio.... aí tem que usar espaçadores pra caber... procure dar uma olhada aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/16183-solucao-pneus-pajero-tr4.html , o patto tem boa experiência neste assunto...

sim, as lindas rodas aro 17" são um me$%&# para colocar pneus, especialmente pq aqui no BR não temos mtas opções para pneus maiores...outro "calcanhar de aquiles" é o prato de molas na dianteira...ele não deixa colocar pneus altos.

a opção é manter os 225/65 originais, mas mudar marca/modelo ou colocar espaçadores e partir pra 235/65 - aqui é aconselhável fazer lift de 2".

para pneus maiores, como 245/70, por exemplo, é necessário, além de lift 2" e espaçadores, alterar os amortecedores dianteiros, para um com prato de molas mais alto ou colocar rodas com offset negativo.

quanto à proposta do tópico, o conforto do carro automático é imbatível, especialmente para o trânsito da cidade...para trilha, a vantagem é não precisar trocar de marchas e, portanto, prestar atenção somente na trilha/estrada, mas há quem discorde...

de fato, o câmbio é mal escalonado e a quarta é mto longaaaaaa, acaba sendo, então, mto fraca, o que faz com que o carro reduza pra 3ª a todo momento. O consumo da AT pra MT não muda mto, mas, a AT é mais econômica na estrada do que a MT e vice versa no trânsito, a MT é mais econômica que a AT no trânsito.

agora, vc vai sentir MTA diferença entre um carro e outro, a L200 é mto mais forte, retomada de velocidade mto mais rápida, consumo menor, embora não seja exatamente econômica com outros modelos, mas, em termos de conforto, acho que os dois carro são parecidos, pecam um pouco no acabamento, o banco traseiro é ruim e apertado nos dois casos e o motorista e o passegeiro dianteiro vão mto bem.

se sua proposta for para uso urbano e trilhas bem leves, eu consideraria o Vitara AT com uma opção, pois é um pouco maior e mto mais confortável, além de ter relatos aqui no Fórum de pessoas fazendo cerca de 10km/l de gasolina, além de ser mais moderno e o câmbio mais bem escalonado.

abs

tubino
25/04/2011, 23:34
Amigos,

Como sempre aqui é lugar onde encontro respostas de quem entende.

Ainda estou com dúvida fiz um teste drive hoje na automática e na manual, sinceramente ainda estou em dúvida...achei a automática muito reduzida...parece que ela reduz muito, porém estou preocupado com a revenda, acho que o carro automático é uma tendência, o vendedor não soube me explicar bem para que serve no automático a opção 2 e a opção L.

Continuo aceitando sugestões.

abraços.

gustavo

patto
26/04/2011, 00:08
Amigos,

Ainda estou com dúvida fiz um teste drive hoje na automática e na manual, sinceramente ainda estou em dúvida...achei a automática muito reduzida...parece que ela reduz muito, porém estou preocupado com a revenda, acho que o carro automático é uma tendência, o vendedor não soube me explicar bem para que serve no automático a opção 2 e a opção L.

abraços.

gustavo

simples...L = 1ª marcha, no trânsito ou em viagens, o aconselhável é usar o cambio em D...mas, em uma subida ou descida muito íngremes e vc quiser "segurar" o carro, usa-se o L, ou seja, o cambio fica "travado" na primeira marcha, não trocando para as demais.

já o 2 significa que vc "travou" o cambio na 2ª marcha, ou seja, ele vai passar a primeira e a segunda, só

nestas duas opções, é bom tomar cuidado pro giro do motor não subir muito e passar pro vermelho, forçando o motor demais

há ainda um botãozinho, na lateral do cambio, que serve para desligar o overdrive ou a 4ª marcha...neste caso, o cambio vai passar da primeira à terceira marcha, mas, se forçar muito, quando estiver próximo ao limite de giro, em torno de 6.000rpm, vai engatar a 4ª, mesmo com o overdrive desligado.

o 2 o L também são usados em trilhas, por exemplo, para transpor um obstáculo mto díficil ou mta lama, recomenda-se o uso de L e reduzida.

bom, este é meu terceiro carro AT e não troco este conforto por nada

abs

Pavoski
28/04/2011, 21:11
Amigos,

abraços.

gustavo

Tenho uma 2008 AT e não quero outra vida! Na cidade ela realmente tem um "probleminha" de escalonamento... Por onde ando aqui no Rio, por exemplo, que o limite é 60km/h e cheio de radares, o câmbio fica sempre "indeciso" entre a 3a e a 4a marchas, o que acaba prejudicando o consumo.

Fora isso, na estrada e na terra ela vai muito bem. Em subidas e ultrapassagens é só usar direitinho o botão do overdrive que ela fica muito esperta.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Sem Loção
28/04/2011, 21:19
Tenho uma 2008 AT e não quero outra vida! Na cidade ela realmente tem um "probleminha" de escalonamento... Por onde ando aqui no Rio, por exemplo, que o limite é 60km/h e cheio de radares, o câmbio fica sempre "indeciso" entre a 3a e a 4a marchas, o que acaba prejudicando o consumo.

Fora isso, na estrada e na terra ela vai muito bem. Em subidas e ultrapassagens é só usar direitinho o botão do overdrive que ela fica muito esperta.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Olá, Pavoski

Vejo o mesmo comportamento na minha AT 2011... numa subida/ultrapassagem, desligar o overdrive ou fazer o kickdown dão no mesmo, vc não acha? afina, ao desligar o OD vc estaria "reduzindo" manualmente, o mesmo efeito de um kickdown...

No trânsito pesado de BH, radares, acelera-pára, eu às vezes deixo o OD desligado, pra evitar justamente este 3a-4a-3a-4a que ela faz (realmente parece "indecisa"...:putz:)

Mas já me disseram aqui mesmo que o câmbio AT tem um comportamento de "aprender" a tocada do motorista... quanto a isso não sei ao certo como funciona... aí então poderia tocar em D sem desligar o OD mesmo... :?:

Abraço!

Daniel (SL)

Pavoski
28/04/2011, 21:34
Olá, Pavoski

Vejo o mesmo comportamento na minha AT 2011... numa subida/ultrapassagem, desligar o overdrive ou fazer o kickdown dão no mesmo, vc não acha? afina, ao desligar o OD vc estaria "reduzindo" manualmente, o mesmo efeito de um kickdown...

No trânsito pesado de BH, radares, acelera-pára, eu às vezes deixo o OD desligado, pra evitar justamente este 3a-4a-3a-4a que ela faz (realmente parece "indecisa"...:putz:)

Mas já me disseram aqui mesmo que o câmbio AT tem um comportamento de "aprender" a tocada do motorista... quanto a isso não sei ao certo como funciona... aí então poderia tocar em D sem desligar o OD mesmo... :?:

Abraço!

Daniel (SL)

Salve, Daniel!

Em subidas e ultrapassagens eu prefiro usar o botão do OD por ser "instantânea" a redução para 3a... com o kickdown leva um tempinho (mínimo, é claro) a mais para reduzir a marcha.

Já fiz esse teste de usar desligar o OD na cidade mas o consumo piorou bastante, uma vez que limitando em 3a o giro acaba ficando mais alto. O que tenho feito agora é acelerar acima dos 60km/h e tirar o pé, baixando para 1800/2000 RPM, que ela fica em 4a e o consumo melhorou bem (estava fazendo 5,5 na cidade e agora está na faixa de 6,5).

Aquele abraço!

tubino
28/04/2011, 22:34
amigos,

não entendi bem como funciona o overdrive

já comprei minha tr4 automática deve chegar no sábado

abraços e obrigado em ajudar na minha decisão

gustavo tubino

Pavoski
29/04/2011, 22:52
amigos,

não entendi bem como funciona o overdrive

já comprei minha tr4 automática deve chegar no sábado

abraços e obrigado em ajudar na minha decisão

gustavo tubino

O OD é a marcha de "economia" do câmbio, a última marcha que serve para o deixar o motor trabalhando mais solto, em rotações mais baixas. Quando vc aperta o botão na lateral da alavanca e desliga o OD (aparece a luz "OD OFF" no painel), na prática vc está eliminando a 4ª marcha e, com isso, as trocas de marcha ocorrem em rotações mais altas, esticando mais as marchas (por volta de 1000 RPM a mais em cada marcha, isso muda de carro pra carro).

Costumo desligar o OD em subidas de serra, por exemplo, para evitar o troca-troca de marchas desnecessariamente reduzindo assim o consumo e melhorando o desempenho.
Também gosto de usar este recurso em ultrapassagens, pois a redução da marcha e o aumento de potência acontecem "online", mais rapidamente que com o uso do kickdown (pisar até o fundo no acelerador p/ reduzir uma marcha).

Espero não ter confundido mais as coisas, rsrs

Aquele abraço!

tubino
01/05/2011, 14:43
galera,

minha tr4 chegou ontem e já estou curtindo ela...achei o máximo o jipinho. fiquei impressionada como ela não faz barulho interno apesar do acabamento de plástico achei bem firme

qual pneu 225 65 r17 com desenho mais off road vcs indicam...e na configuração original de fábrica qual tipo de trilha ela aguenta...

abraço a todos

Pavoski
01/05/2011, 17:48
galera,

minha tr4 chegou ontem e já estou curtindo ela...achei o máximo o jipinho. fiquei impressionada como ela não faz barulho interno apesar do acabamento de plástico achei bem firme

qual pneu 225 65 r17 com desenho mais off road vcs indicam...e na configuração original de fábrica qual tipo de trilha ela aguenta...

abraço a todos

Salve, Tubino!

Parabéns pela compra! Não se assuste com os primeiros abastecimentos... É um carro que já não é econômico, imagina enquanto está amaciando, rsrs.

sobre pneus, o tópico abaixo é só sobre o assunto e o pessoal já tem esse assunto bastante discutido...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/16183-solucao-pneus-pajero-tr4-52.html

Aquele abraço!