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Ver Versão Completa : Bobina esquentando



mar.celo
24/04/2011, 07:00
Camaradas,
Fiz uma trilha ontem e aconteceu o seguinte: A bobina Bosch vermelha, novinha primeiro uso, esquentava demais. O meu carro tem ignição eletronica e estava com um bobina russa,não sei se original ainda, que também esquentava. Por isso resolvi trocar pela Bosch mas o problema continuou, seria isto causado pelos cabos e/ou velas? Por onde devo começar a solucionar o problema? Lembrando que quando uma bobina esquentava e trocava pela outra o carro ligava de primeira.

Sds

rafaellouro
24/04/2011, 22:02
Amigo e um problema comum entre os nivas!"Alguns colocam a bobina plastica do gol,outros colocam uma resistencia de louça antes do positivo da bobina,outros aterram bloco,coletor,arranque,outros usam cabos supressivos etc..Eu tive um niva que queimou dois modulos russos passei o maior sufoco!!hoje em dia esse niva e de um amigo e foi adaptado a igniçao completa do gol e pasmem aquece ate hoje so nao parou porque o mudulo do gol e bom demais!!!Depois dese niva tive outro que foi adptado a igniçao do laika feito por um mecanico la do interior de sao jose do norte!"ficou perfeito o sistema trabalhava sempre frio e com bobina original ainda da lada!um detalhe os cabos de velas originais .

mar.celo
25/04/2011, 06:29
Você saberia dizer de quanto tem que ser a resistência antes do positivo?

Alexandre Banana
25/04/2011, 11:07
Muitas vezes a bobina esquenta por excesso de corrente ... deve estar chegando 12v na sua bobina .. e o normal é 8/9 ... coloque a resistencia que resolve... não é para ser caro nao ... max 20 latinhas

mar.celo
25/04/2011, 20:21
Comprei a resistência, R$ 25,00 e assim que possível vou instalar e postar o resultado. Espero que isto resolva o problema.

Sds

mar.celo
28/04/2011, 01:50
Ok, liguei a resistencia no positivo da bobina mas ainda continua esquentando, quer dizer minha dúvida é quanto a bobina deve esquentar? Será que pode ser cabo e/ou vela?
Outra informação importante, com o carro ligado a voltagem chegando no positivo ainda está alta,11V depois da resistencia e antes da resistencia chega a 14V. Será que a resistencia não esta suficiente para diminuir a voltagem?
Sds

Flugêncio
28/04/2011, 19:24
Verifique o regulador de voltagem e o alternador pra ver quanto está gerando. 14 no fio antes da do resistor é demais. Se está baixando pra 11 depois do resistor, ele está funcionando, se estivesse com 12, cairia certamente pra 9. :torcendo:

mar.celo
28/04/2011, 20:41
Valeu Flugêncio, vou checar isto.

Sds

mar.celo
29/04/2011, 02:49
Relembrando das aulas de física e se eu colocar outra resistência em paralelo? Acho que vai funcionar

Sds

Abganel
29/04/2011, 07:24
Verifique o regulador de voltagem e o alternador pra ver quanto está gerando. 14 no fio antes da do resistor é demais. Se está baixando pra 11 depois do resistor, ele está funcionando, se estivesse com 12, cairia certamente pra 9. :torcendo:

Ola companheiro Flugêncio , por favor poderia explicar melhor esse procedimento ? estou com esse problema e ficaria grato por uma ajuda.

Atenciosamente,

Abganel Silva

mar.celo
29/04/2011, 22:40
O que fiz foi o seguinte: Com o carro ligado medi as voltagens,primeiro no fio que sai do regulador de voltagem e depois na bateria e ambos marcaram + ou - 14.4V. Acredito que este valor não está muito acima do que tenho lido (13.8V), bem gostaria de saber se o procedimento está correto e se este valor de 14,4V está muito ruim?
Sds

Marcelo J Manente
30/04/2011, 18:09
Depois de trocar a junta do cabeçote que tinha queimado, o meu Niva retornou pra casa rateando muito quando precisava pisar fundo. Engasgava mesmo.
Pensei, sujaram o carburador. Mandei limpar o carburador. Ficou na mesma. Troquei os cabos de vela (os que estavam pareciam antigos) e não adiantou.
Fiz uma limpeza nas velas e não adiantou tbm.

Tenho duas bobinas instaladas no Niva, uma bobina do Gol MI e outra daquelas cilíndricas originais e estava usando a do Gol MI. Pensei, não pode ser... mas vamos ver. Troquei os cabos de lugar e... Tcham, tcham tcham tchammmmmmmmm, o russo parou de ratear. Pode?
E isso que a bobina é Bosch e comprei em Janeiro ainda.

Era a única coisa que eu achava que não podia ter dado problema por ser uma das peças mais novas do Niva...
Moral da história: desconfie de tudo, principalmente em se tratando de NIva.
Vivendo e aprendendo.

Abraços

mar.celo
30/04/2011, 22:56
Tenho duas bobinas instaladas no Niva, uma bobina do Gol MI e outra daquelas cilíndricas originais e estava usando a do Gol MI. Pensei, não pode ser... mas vamos ver. Troquei os cabos de lugar e... Tcham, tcham tcham tchammmmmmmmm, o russo parou de ratear. Pode?
E isso que a bobina é Bosch e comprei em Janeiro ainda.

Eu estou usando a Bosch vermelha novinha, mas que cabos você trocou de lugar?

Marcelo J Manente
01/05/2011, 10:42
Eu estou usando a Bosch vermelha novinha, mas que cabos você trocou de lugar?

Como eu disse, eu tenho as duas bobinas instaladas fisicamente com saídas elétricas para os dois tipos de bobinas.
Quando uma fica ligada eu tiro os cabos da outra bobina, como nas fotos abaixo.
Tirei da bobina do Gol MI e coloquei pra funcionar a bobina original.



Abraços

Flugêncio
01/05/2011, 20:01
Como eu disse, eu tenho as duas bobinas instaladas fisicamente com saídas elétricas para os dois tipos de bobinas.
Quando uma fica ligada eu tiro os cabos da outra bobina, como nas fotos abaixo.
Tirei da bobina do Gol MI e coloquei pra funcionar a bobina original.

Abraços

Não querendo polemizar, mas os cabos tem encaixes diferentes pras bobinas neste caso. Pois se não me engano a bobina plástica tem um pino metálico central onde é encaixado o cabo.

Marcelo J Manente
01/05/2011, 21:04
Não querendo polemizar, mas os cabos tem encaixes diferentes pras bobinas neste caso. Pois se não me engano a bobina plástica tem um pino metálico central onde é encaixado o cabo.

Sim Flugêncio, fui ver o encaixe das duas e são diferentes, mas na do Gol MI (que tem o pino) no fundo do encaixe tem uma base metálica que acaba dando contato com o cabo. Será que isso tem alguma a coisa a ver com os sintomas apresentados.

Mas o caso é que antes de fazer a troca da junta do cabeçote a bobina do Gol MI estava funcionando normalmente, depois parecia que não (após trocar pela bobina original).

Hoje dei uma volta a tarde com a bobina original. Não está bom como antes do conserto do carro, falha menos, bem menos, mas ainda falha um pouco.

Ou seja, sou obrigado a fazer uma nova busca do "culpado" do problema. Acredito que possa haver algum problema elétrico pois a troca da bobina já melhorou um pouco o russinho.

Abraços

mar.celo
02/05/2011, 00:06
Eu tirei a bobina original pq esquentava muito e com carro quente era dificil ligá-lo, por isso troquei a bobina mas o problema persiste. Quando uma esquenta troco pela outra e pega de primeira. Meu carro também está falhando muito, tem vezes que só consigo andar com o afogador puxado no máximo mas acredito que este problema seja por causa do carburador. Vou colocar outro resistor em série com o que já coloquei e ver o resultado.

rafaellouro
05/05/2011, 17:45
Amigo to tentando fazer funcionar meu niva depois da reforma!! funcionou depois de muito trabalho,troca de igniçao,etc.,etc. porem ficou aquecendo a bobina a ponto de apagar o motor porem tudo bem instalado e certinho !!me indicaram um eletrecista que so trabalha bebado(nao levei fe)!!isso mesmo "bebado" achei o incauto no boteco agarrado num martelinho trouxe o cara "meio chumbado" o cara acendeu lampada aqui lampada ali me olhou e disse com uma cara de sono!!ta tudo errado gaucho o cara arrancou ate o alternador e era ai o defeito(no meu caso)o alternador estava carregando demais e superaquecendo a bobina depois do serviço realmente parou de aquecer a ponto de falhar ou apagar o jeep.

rafaellouro
15/05/2011, 19:57
você saberia dizer de quanto tem que ser a resistência antes do positivo?
" a resistencia usada no opala e no fusca nao e a ideal a russa e a ideal o meu niva voltou a aquecer e depois de um certo pegava todo embrulhado troquei de resistencia resolvido se quizer envio fotos!

mar.celo
17/05/2011, 01:02
" a resistencia usada no opala e no fusca nao e a ideal a russa e a ideal o meu niva voltou a aquecer e depois de um certo pegava todo embrulhado troquei de resistencia resolvido se quizer envio fotos!

Pode enviar porfavor

Sds

Pablo.pinto2007
17/05/2011, 09:51
Olá... tive um problema desses no meu CJ.... podem estar pensando que não tem nada a ver... pode até ser... mas motor a gasolina é motor a gasolina... o que um tem o outro também tem...
Vamos lá... o meu estava desse jeito esquentando a bobina... até que o motor parava... aí... o mecânico pegava na bobina e dizia é bobina... resultado troquei a bobina e o rotor... andei nem 4 kilômetros.... parou de novo... o mecânico disse que podia ser o módulo da ignição eletrônica... resultado com´prei uma nova... não cheguei nem a andar.... apagou de novo... resultado fiz uma mescla de bobina e módulo e consegui concluir o passeio... na volta o CJ emburrou e não andou nada... voltei de reboque... resultado... o problema era o distribuidor... no caso a bobina do distribuidor... resolvendo o problema com a troca do distribuidor... resultado uma bobina bosch novinha queimada... e um módulo da ignição de reserva...

É a dica... bobina do distribuidor!!!

rafaellouro
18/05/2011, 15:17
292903292902
Pode enviar porfavor

Sds segue as fotos da resistencia russa que coloquei no sistema! 292901mas nao sei se realmente e uma resistencia para igniçao sei que resolveu o problema!

Flugêncio
19/05/2011, 09:38
292903292902 segue as fotos da resistencia russa que coloquei no sistema! 292901mas nao sei se realmente e uma resistencia para igniçao sei que resolveu o problema!

Essa é a resistência do motor da ventilação forçada, mas se resolveu...

sraposo
19/05/2011, 09:53
Uma resistência maior do que a necessária vai enfraquecer a centelha e vai fazer com que a bobina esquente menos. Se isso vai prejudicar a queima, especialmente nos regimes mais severos, ai dependerá de quanto esta resistência excedeu o que seria aconselhável.

O mais seguro seria usar a "resistência" (na verdade, é um resistor) original, considerando que os outros itens da ignição são originais. Tecnicamente falando, valeria qualquer resistor com o mesmo valor de resistência da tal "resistência" original e especificado para uma potência igual ou superor àquela. O problema é que esse valor de resistência e potência normalmente não são apresentados em catálogos de aplicação e dificulmente se acha em outro lugar. Isso poderá ser resolvido se alguém que possua a tal "resistência" original se dispuser a medir o valor ôhmico da peça. Quanto à potência, que provavelmente não vem escrito neste componente, poderá ser facilmente calculado.

Abraço e boa sorte!

Thales_
22/05/2011, 14:44
A bobina do meu niva estava esquentando até o carro apagar e só voltar a ligar quando a mesma esfria, isso quando era platinado, troquei a bobina e ficou bom, depois de um tempo troquei o distribuidor que era platinado por um do ap com igniçao ele. adaptado no pé do distribuidor original e troquei tb a bobina por uma bosh vermelha para igniçao ele., porém o problema de esquentar a bobina voltou, eu devo usar um resistor no fio que vem da caixinha da igniçao para o polo positivo da bobina é isso?
fiz algumas mediçoes e aqui estao os resultados,
na bateria a tensão estava em torno de 13v, com o carro ligado e acelerando, pouco ocilava, sinal que o regulador esta bom ne?
na bobina a tensao estava mais ou menos uns 5v apenas(achei muito pouco), e a corrente estava marcando um pouco mais de 3A,

sera que a bobina pode esquentar por está trabalhando forcada? sera que a bitola do fio influencia? eu usei um fio um pouquinho mais grosso para ligar o positivo da bobina ate a caixinha do modulo de ignicao, acho que foi fio 2,5 ou 1,5mm sei que ele é um pouco mais grosso que os outros fios do modulo,

se alguém puder opinar ficarei muito grato

rafaellouro
22/05/2011, 17:34
A bobina do meu niva estava esquentando até o carro apagar e só voltar a ligar quando a mesma esfria, isso quando era platinado, troquei a bobina e ficou bom, depois de um tempo troquei o distribuidor que era platinado por um do ap com igniçao ele. adaptado no pé do distribuidor original e troquei tb a bobina por uma bosh vermelha para igniçao ele., porém o problema de esquentar a bobina voltou, eu devo usar um resistor no fio que vem da caixinha da igniçao para o polo positivo da bobina é isso?
fiz algumas mediçoes e aqui estao os resultados,
na bateria a tensão estava em torno de 13v, com o carro ligado e acelerando, pouco ocilava, sinal que o regulador esta bom ne?
na bobina a tensao estava mais ou menos uns 5v apenas(achei muito pouco), e a corrente estava marcando um pouco mais de 3A,

sera que a bobina pode esquentar por está trabalhando forcada? sera que a bitola do fio influencia? eu usei um fio um pouquinho mais grosso para ligar o positivo da bobina ate a caixinha do modulo de ignicao, acho que foi fio 2,5 ou 1,5mm sei que ele é um pouco mais grosso que os outros fios do modulo,

se alguém puder opinar ficarei muito grato Boa tarde.Nao entendo muito de igniçao mas com o passar do tempo voce vai pesquizando e lendo e acaba aprendendo alguma coisa!A sistemas que necessitam de resistor mas voce tem que fazer um teste com multimetro para saber se tem ou nao esse resistor caso nao tenha e altamente aconselhavel fazer uso de um!Em relaçao ao volts da bateria com motor desligado acredito ser de 11,8/12,3 volts e motor ligado 13,5/14,3 volts os meus nivas sempre tiveram esses valores com alternadores da ford e regulador na carcaça.A medida do fio tem que ser a original!a bobina trabalhar enforcada aquece?acredito que nao o meu niva estava com a bobina enforcada e nao aquecia ! Depois de um ano parado O RUSSO voltou a vida instalei uma igniçao de laika porem ficou aquecendo a dita cuja eu tinha uma resistencia que camaradas aqui do forum afirmaram ser da ventilaçao(postei fotos) coloquei essa resistencia no sistema e como um passe de magica parou de aquecer mas tive a impressao de estar gastando mais combustivel e constatei que o giro nao subia normalmente parecia falhar mas ate ai normal!!retirei a tal resistencia andei tres dias o carro parou por problemas de corrente!essa semana vou resolver o problema e posto aqui.abraço

sraposo
22/05/2011, 19:03
Thales_:

O tal resistor estaria melhor colocado entre a saída do módulo de ignição e o terminal "negativo" da bobina, já que o "positivo" da bobina, usualmente, recebe o +12V pós-chave, servindo inclusive como ponto de ligação para outros fios...
Se estes 5V foram medidos entre o positivo e o negativo da bobina com o motor funcionando, você não encontrou uma tensão real, pois o primaário da bobina é chaveado periodicamente e ainda há a tensão autoinduzida resultante da retração do campo magnético, mas a oscilação que se forma no circuito em conjunto com a etapa de saída do módulo de ignição. Se o motor estava aparado, ai sim a informação é válida. Só não sei se a tensão esperada sobre a bobina NESTE carro é esta (38,4% da tensão de alimentação) . Como não tenho este tipo de informação a respeito deste veículo, não posso opinar. Com base nos valores que você passou, a resistência do primário desta bobina é de quase 1,7 Ohm, o que não lembra exatamente uma bobina das mais potentes.
Mas sugiro não "tentar inventar" rsrsr Use os componentes originais e você evitará outros problemas. Adaptações são possíveis, sim, mas elas devem ser feitas com "conhecimento de causa e efeito". Uma alteração isolada pode resultar em efeitos nocivos, inclusive colocando outros componentes em risco.



Rafaellouro:

Como assim "bobina enforcada"? rsrsrs
Veja meu comentário sobre resistência x potencia de centelha.



Abraço!

4X4GARAGE
18/06/2011, 07:43
e ai Thales?parou de esquentar?

Thales_
18/06/2011, 15:15
Rapaz, não sei exatamente não, vou tentar dar umas voltas nele hoje pra ver se aquela bobina deixa de querer se transformar em um maçarico e se conforma trabalhando apenas como bobina!! kkkkkkkk
mais tarde passo ai na sua oficina,
valeuu

4X4GARAGE
19/06/2011, 08:46
diz ai thales,como ficou????

Thales_
20/06/2011, 12:19
Agora o Niva ficou bom! pelo menos em relação a bobina é claro!

abraço

sraposo
20/06/2011, 13:05
O distribuidor que você adaptou é com sensor Hall ou bobina impulsora?

4X4GARAGE
20/06/2011, 13:49
ola Sergio,o distribuidor dele é com bobina e que estava com defeito(acho que em curto) pois foi trocar e sarou!!!!!hahahahahah
mas tinha outros defeitos tb,a aranha estava fora da posição de sincronismo com o rotor,na adaptação o distribidor pegava no cabeçote,na troca da bobina optei pelo sistema com chicote e conseguimos maior recurso de ponto, e por final refiz o chicote eletrico da ignição tirando a bobina de perto do escamento!
grande []
edison
na terra do são joão

sraposo
20/06/2011, 13:54
Olá, Edson.

Acho que a lista do que ainda estava bom era menor do que a dos defeitos. rsrsrs

O mapa de ignição gerado pelo distribuidor adaptado é parecido com do do original do Niva???

Abraços