PDA

Ver Versão Completa : JUMELOS CJ

palito
16/05/2005, 23:45
Qual a vantagem de ter os jumelos na parte frontal das molas?

Os Cj tem as molas fixas na parte frontal e o jumelo na parte de dentro do carro.
Os Samurais tem os jumelos na parte frontal e as molas fixas na parte interna.

Henanh
16/05/2005, 23:54
Não sei te responder... mas acho q postasse no canto errado :D
Aqui eh o Frota 4x4...

Também tenho essa duvida...

[]´s na espreita

Giovani
17/05/2005, 00:50
:D Já está no lugar certo... :wink:

[]'s

Giovani
17/05/2005, 01:00
Qual a vantagem de ter os jumelos na parte frontal das molas?

Os Cj tem as molas fixas na parte frontal e o jumelo na parte de dentro do carro.
Os Samurais tem os jumelos na parte frontal e as molas fixas na parte interna.

:D Fala Palito!!!

:o A única vantagem que eu vejo, é que o cardã não vai escapar, caso a suspensão abra demais, quando se usa um jumelo maior, por exemplo. Abrindo ela desloca o eixo para trás, enquanto a outra desloca para a frente.
A vantagem do outro sistema, é segundo alguns "entendidos", uma maior maciez ao rodar, pois caso as rodas recebam um impacto, ele é absorvido, deslocando o eixo para trás. Já numa susp. que usa jumelo na frente, com esse impacto, o eixo é forçado para a frente, o que ocasiona um tranco maior. :wink:
Uma desvantagem dos jumelos na dianteira, é que fica mais fácil vc bater com eles numa pedra ou barranco, fazendo-os virar para trás, travando a suspensão. :wink:

[]'s

palito
17/05/2005, 13:03
Achei o que eu queria saber!!

Deixar o jumelo atrás significa que vc pode dar mais porrada sem quebrar os feixes. Isso acontece porque tendo o jumelo na frente, toda a pancada vai ser segurada pela parte traseira do feixe, ou seja, ele vai sofrer compressão e pode fletir(entortar) e quebrar. Ou quebrar por fadiga mesmo! Agora, com um jumelo atrás, a parte que "segura" é a da frente, e ela só é tensionada, o que é estável, e o feixe não entorta! Não é a toa que a gente vê bem mais seguido cj3's e rurais com feixes quebrados...
Olha, fora os fatos de evitar que o cardam se solte e de melhorar a angulação das cruzetas, os tipos com jumelo atrás são melhores pra trilha!

Obrigado a todos

fugger
17/05/2005, 13:48
Olha, fora os fatos de evitar que o cardam se solte e de melhorar a angulação das cruzetas, os tipos com jumelo atrás são melhores pra trilha!

Não necessariamente, se vc usar molas de toyota, que são mais fortes.
:wink:

[]´s

Melecao
18/05/2005, 19:22
opa palito ai no caso do seu jeep que e meu ex!!!
o jumelo fica na frente por um motivo flexibilidade!!!!
a curva do chasi do cj5 tem uma curva isso torna a ponta da longarina mais alta que que o meio do chasssi seria nescesario vc ter uma montanheira na dianteira enorme e isso ira influenciar no angulo de ataque sendo assim melhor um jumelo do que uma montanheira !!
ai vc fal ...poxa mais eu posso fazer uma montanheira pequena!!!!

nao!!

nao pode pois ai vc iria criar tipo um caster na mola retirando toda a flexibilidade dela e tambem o cavalhete de mola deste d44 HD e na bola do diferencial isso tambem causa problemas!!!!!

Abraço!!!

OBS: tudo que se quebra de cabeça neste carro eu ja gastei da minha!!!
boa opçao dois Coilovers 18" curso 5link cabe como uma luva e eu tenho o projeto pronto!!!!
quer?

fugger
19/05/2005, 08:46
boa opçao dois Coilovers 18" curso 5link cabe como uma luva e eu tenho o projeto pronto!!!!
quer?

Diponibiliza pro pessoal aí :D

[]s

Mauro B.
24/05/2005, 18:47
Achei o que eu queria saber!!

Deixar o jumelo atrás significa que vc pode dar mais porrada sem quebrar os feixes. Isso acontece porque tendo o jumelo na frente, toda a pancada vai ser segurada pela parte traseira do feixe, ou seja, ele vai sofrer compressão e pode fletir(entortar) e quebrar. Ou quebrar por fadiga mesmo! Agora, com um jumelo atrás, a parte que "segura" é a da frente, e ela só é tensionada, o que é estável, e o feixe não entorta! Não é a toa que a gente vê bem mais seguido cj3's e rurais com feixes quebrados...

Oi Palito!

Quando tu utilizar de textos de outras pessoas, cite-os, pois desta forma estará indicando quem é o autor do texto que tu utilizou. Ok? :) No caso da tua mensagem acima, o texto que tu usou é meu! hehehe! Eu tava lendo ele e me pareceu bem familiar!!! :lol:

Não necessariamente, se vc usar molas de toyota, que são mais fortes.

Oi Fugger!

Não entendi o que tu disseste ... Quais seriam as vantagens de se usar jumelos na frente FORA as que citei ???

o jumelo fica na frente por um motivo flexibilidade!!!!
a curva do chasi do cj5 tem uma curva isso torna a ponta da longarina mais alta que que o meio do chasssi seria nescesario vc ter uma montanheira na dianteira enorme e isso ira influenciar no angulo de ataque sendo assim melhor um jumelo do que uma montanheira !!

Oi Melecão!

Tanto faz ter um jumelo ou uma montanheira! Se tu colocares os dois na mesma altura o ângulo de ataque fica o mesmo! :wink:

[]'s

fugger
24/05/2005, 19:44
Olá Mauro

Não "falei" sobre as vantagens, mas se são melhores ou não pra trilha. :wink:

Eu acho que como as molas de toyota são mais fortes não quebram como a do willys. :wink:

É que citei o texto todo. :roll:

[]´s

Mauro B.
24/05/2005, 19:52
Oi Fugger !!!

Eu acho que como as molas de toyota são mais fortes não quebram como a do willys. :wink:

Concordo contigo! Se eu colocasse feixes de Band em meu cj, pensaria bem na possibilidade de colocar os jumelos na frente, não me preucupando mais com cardan e cruzetas. :P

Com os feixes originais do cj é que fica "complicado" usar jumelos na frente, devido a fragilidade das lâminas... :?

Uma vantagem do jumelo na frente, que não falei anteriormente, é que tu consegues conciliar um bom ângulo de ataque com uma boa torção da suspensão.

[]'s

fugger
24/05/2005, 19:57
Uma vantagem do jumelo na frente, que não falei anteriormente, é que tu consegues conciliar um bom ângulo de ataque com uma boa torção da suspensão.

por isso que pretendo usar estas molas.
:wink:
[]´s

Elmer_Jeep
24/05/2005, 23:38
Lamento informar mas feixe de band não é tão duro assim como vcs pensam galera.

Vou contar um causo :lol:

Certo dia um amigo nosso num jipe Toyota Land Cruiser motor 6 cilindros gasolina Spoada pneus 35", saiu do caminho em uma parte da trilha derrepente ouvi um barulho parecido com um tiro :shock:

Quando olhamos pra trás a roda direita do jipe do cara tinha caído num buraco q tava coberto de mato, o buraco não era tão fundo mas o jipe engatou e não saiu sozinho.

Resumindo, o barulho q pareceu um tiro foi o feixe dianteiro q quebrou na parte trazeira (q vai montada no chassi).
Então, pode ser bom, mas pode surpreender 8)

No Prateado eu uso jumelo na frente da roda, nunca tive problemas, só de desconforto no dia dia mesmo :lol:

[]´s

Giovani
25/05/2005, 00:07
:D Só pra constar...

:o Um amigo meu tem uma Band, e já quebrou em 2 anos (sem fazer trilha pesada, só passeios), 3 vezes as molas dianteiras. Duas vezes a 2ª mola, e 1 vez três lâminas do mesmo feixe! Essa última foi no asfalto, onde pegou um buraco. Ele usa pneus BF Mud 33".
:o Ou seja, o troço é problemático mesmo. No caso os Jeeps com mola de Band, está se aumentando a resistência do sistema original, mas não solucionando um problema de projeto.
:D Esse meu amigo já está partindo para outra suspensão na dianteira, com molas espirais... :wink: Mas a inversão é mais fácil e custa bem menos...

[]'s

Mauro B.
26/05/2005, 01:11
Fala Elmer e Giovani !!! :D

Vc's não tem relatos de quebra de feixes de Band quando os mesmos estavam instalados nos cj's, que são mais leves?

[]'s

Diego Durigon
26/05/2005, 10:13
:o Um amigo meu tem uma Band, e já quebrou em 2 anos (sem fazer trilha pesada, só passeios), 3 vezes as molas dianteiras. Duas vezes a 2ª mola, e 1 vez três lâminas do mesmo feixe! Essa última foi no asfalto, onde pegou um buraco. Ele usa pneus BF Mud 33".
:o Ou seja, o troço é problemático mesmo. No caso os Jeeps com mola de Band, está se aumentando a resistência do sistema original, mas não solucionando um problema de projeto.
:D Esse meu amigo já está partindo para outra suspensão na dianteira, com molas espirais... :wink: Mas a inversão é mais fácil e custa bem menos...

Giovani bem estranho esse relato... a band tem 33 também e nunca teve problema com feixe de mola...

Ow galera, tem que ver como é que estava o estado desses feixes...
Casos que "podem" ocasionar quebras POR NEGLIGÊNCIA em feixes de band:

-É normal muitos donos de band retirar lâminas do feixe a fim de melhorar o conforto... essas lâminas trabalhando com o amortecedor duro da band quebra mesmo... lembrando que com o conjunto de molas do feixe desfalcado, este passa a sofrer desgate precoce...

-O feixe novo da band já não é tão arqueado(digo em relação a sua forma), ai muitos donos de band não notam quando as molas já estão cansadas...

-Muitas bands com pneus 33" têm jumelões

-Arqueamento :x

[]'s

Rafael Kuzma
26/05/2005, 14:57
Opa pera ai.... Toyota nao quebra mola assim com essa frequencia não....tem que levar em consideracao a qualidade da mola que foi colocada ou até mesmo se nao é uma mola recuperada( acontese muito nesses postos de mola).... eu fabrico molas de toyota tanto para os modelos toyota quanto para linha willys e até hoje eu nao conhesi niguem que quebre mola com tanta frequencia....agora o jumelo na parte da frente aumenta sim a torçao da suspencao e economiza muito mais as partes do cardan ( luva, espiga e cruzetas)...

[]'s moleiros!!

Mauro B.
26/05/2005, 15:03
O que eu tenho a dizer a respeito é que meu tio trabalha a muitos anos fazendo fretes com sua Toyota Bandeirante longa, carregada até o limite, e nunca soube de ter tido uma mola quebrada. E olha que ele faz frete nas cidades esburacadas de Rio Grande e praia do Cassino, litoral do RS. Ele já quebrou o chassis (na parte traseira), mas o feixe ainda não.

[]'s sem nada de contrutivo a acrescentar ... hehehe!

Diego Durigon
26/05/2005, 19:29
O feixe de band apresentando suas condições normais, não quebra...

[]'s

Rafael Kuzma
27/05/2005, 01:08
Nao que seja totalmente indestrutivel ... acontese mais é raro!!!!

[]' s com dor de dente

Giovani
31/05/2005, 23:17
Fala Elmer e Giovani !!! :D

Vc's não tem relatos de quebra de feixes de Band quando os mesmos estavam instalados nos cj's, que são mais leves?

[]'s

:D Fala Mauro!!!

:o Em Jeep não sei de nenhum caso...
:o Falei com o mané do meu amigo, sobre isso. Nas 2 1ªs quebras ele tinha andado com 1 mola à menos... Nem ele sabia, pois comprou ela assim... Na outra o feixe estava completo. Aí no buraco quebrou 1 mola, e como tava na estrada, não tinha alternativa, continuou rodando mais uns quilômetros, o quê ocasionou a quebra de + 2 molas... :P
:o Só tem um detalhe, ambos feixes dianteiros eram novos. Comprou numa autorizada Toyota, pois fez uma revisão geral, antes de viajar do RS ao CE... Estranho quebrar uma mola pegando só um buraco...

[]'s

Giovani
07/06/2005, 22:35
:D Salve Galera!!!!

:o Estão lembrados disso???

O feixe de band apresentando suas condições normais, não quebra...

Nao que seja totalmente indestrutivel ... acontese mais é raro!!!!

:o Falei com o mané do meu amigo, sobre isso. Nas 2 1ªs quebras ele tinha andado com 1 mola à menos... Nem ele sabia, pois comprou ela assim... Na outra o feixe estava completo. Aí no buraco quebrou 1 mola, e como tava na estrada, não tinha alternativa, continuou rodando mais uns quilômetros, o quê ocasionou a quebra de + 2 molas... :P
:o Só tem um detalhe, ambos feixes dianteiros eram novos. Comprou numa autorizada Toyota, pois fez uma revisão geral, antes de viajar do RS ao CE... Estranho quebrar uma mola pegando só um buraco...

:o Pois é... Esse meu amigo trocou a Toy Pick-up por uma Jipe Longo, ano 97, esse final de semana. Buscou ela em Curitiba-PR, 800 Km daqui. Adivinhem o que aconteceu????
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
:o Quebrou uma mola mestra dianteira!!!!!! :lol: :lol:
:o Ou ele é muito pé-frio ou essa suspensão é uma M3RD@ bem grande!!!! Tô inclinado à pensar na 2ª hipótese.... :lol:
Eu mesmo conferi: 6 lâminas em cada feixe!!!!
A Toyota tá muito bem conservada! Não acredito em falta de manutenção, ou alguma gambi nas molas...
:o Pra mim, o conceito de jumelos na dianteira do feixe, foi por água abaixo... :P

[]'s

Marcelo
08/06/2005, 08:27
Pra mim, o conceito de jumelos na dianteira do feixe, foi por água abaixo...
Grande Giovani,

O que você quis dizer é que o "problema" das Toy é que o fato dos jumelos estarem na dianteira dos feixes são os responsáveis por essas quebras? :roll: :roll:

[s]

Giovani
08/06/2005, 14:03
O que você quis dizer é que o "problema" das Toy é que o fato dos jumelos estarem na dianteira dos feixes são os responsáveis por essas quebras? :roll: :roll:

:D Grande Marcelo!!!

:o Isso mesmo... Quando a suspensão comprime (pegando um buraco na estrada, p/ex.) o jumelo puxa o eixo para a frente. Ou seja, vai contra o movimento natural, que seria o deslocamento para trás. Com isso as pancadas ficam "secas", o que ocasiona a quebra das molas.

[]'s

Marcelo
08/06/2005, 15:37
Giovani,

Sim!! Eu vou na mesma direção, só fiquei um pouco na dúvida na sua afirmação. :wink: :wink: No entanto que instalei os feixes de Toy no meu jeep seguindo o conceito original do CJ5, e não passando os jumelos para frente do feixe, :wink: 8) :wink: o que era bem mais simples e barato.

[s] entendidos,

Sergio Rocha
08/06/2005, 20:18
Dizem os entendidos e os desententidos como eu, q é mais fácil ver cj3 com feixe quebrado do q cj5.

O jumelo na frente tem suas vantagens (cardan não desengata) e suas desvantagens (dureza, quebra de laminas,batidas em barrancos).
O jumelo atras tem suas vantagens (maciez) e suas desvantagens ( cardan desengata mais fácil)

Cada um decide o q é melhor pro su gosto e uso. :? :? :? :?

[]' com jumelos na frente.

Elmer_Jeep
09/06/2005, 01:31
Dizem os entendidos e os desententidos como eu, q é mais fácil ver cj3 com feixe quebrado do q cj5.

O jumelo na frente tem suas vantagens (cardan não desengata) e suas desvantagens (dureza, quebra de laminas,batidas em barrancos).
O jumelo atras tem suas vantagens (maciez) e suas desvantagens ( cardan desengata mais fácil)

Cada um decide o q é melhor pro su gosto e uso. :? :? :? :?

[]' com jumelos na frente.

Fala Velho, :lol: blz!

Meu Jeep tem jumelo na frente com buchas de nylon, ainda não quebrei nenhuma lâmina dos feixes toyota band(fabrini), mas mesmo usando 22 libras nos 35" o bixo transmite muita porrada q vem do solo. 8)

No CJ6 q to fazendo vou usar pneus 38" e o jumelo(band) ficou atrás da roda dianteira mesmo como no original pois já q vou usá-lo no dia dia e pra fazer viagens longas tb já estou me prevenindo, hehe.
Aqui na cidade a galera usa no cardâ dianteiro a luva da C10 e estria da D20 e não tenho visto cardâ dianteiro escapando mesmo em CJ de neguinho com jumelo alto(eca) :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=12374
Aí as peças com as devidas referências p/ quem tiver afim de resolver esse problema do cardâ dianteiro escapar :wink:

Mas se ainda continuar escapando não se desespere, há outros métodos no mercado, como por exemplo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/1410joint_009.jpg

Palavras do Mr. Leopoldo no seguinte tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6589&highlight=estria

No caso de modificação do cardã, a única coisa que vale a pena fazer mesmo é achar uma ponteira e luva mais longa para o cardã dianteiro pois a ford pisou na bola e usava no jeep a mesma luva/entalhado e na frente ela gasta demais.

[]'s :D

Sergio Rocha
09/06/2005, 20:30
Fala Elmer

Tb quero uma moto igual a sua. :wink:

[]'