PDA

Ver Versão Completa : Minha Toyota tá estranha



mauricera
16/05/2005, 21:39
Galera,
De dois dias para cá, minha Band, que está com um 608, começou a morrer em subidas longas de estrada, ela vai ficando chocha e apaga de vez.
Não há barulho de "pino batendo", chequei o sangrador para ver se havia falta de diesel na bomba, tava tudo ok, óleo do motor estava ok, H2O tb,estou achando que pode ser algo do tanque para a bomba (pois o sangrador jorra quando parado mas em movimento não dá para saber, claro), ou filtro do diesel, o que VC´s acham?!

Maurício
Band ´63
__________________________________________________ ___________

toyotafoz
16/05/2005, 21:53
Boa noite, vc pode substituir os filtros de combustivel, aproveite já substitua o de ar e troque o oleo do motor. Se estiver fácil uma limpeza de tanque sempre é bem vinda. Certa vez um frentista "gente boa" amassou e jogou uma nota fiscal dentro do tanque do meu carro, ocorria o seguinte, vc estava andando na boa e o carro parava, depois de 15/20 minutos ele voltava a funcionar, parece fácil, mas até descobrir. Hoje fico de olho e se puder eu mesmo abasteço. abraços

mauricera
17/05/2005, 14:18
Rodrigo , acontece parecido, ela pára, eu espero uns minutos e ela pega de novo como se nada tivesse acontecido...
Estou para checar os filtros e tb o do ar que tem óleo...
Valeu pela dica...
Maurício----
Band '63

toyotafoz
17/05/2005, 15:07
Boa tarde, blz, espero ter ajudado, abraços

Reinaldo
17/05/2005, 20:13
Se a verificação dos filtros não resolver, sugiro dar uma olhada na bomba de combustível ela pode estar no fim da vida.

ThE_DoG
17/05/2005, 21:33
Ae Maurício

Pode ser que o respiro do tanque esteja entupido, numa subida longa geralmente o normal é pisar fundo até o final dela prá não perder o embalo, vai muito mais combustível que o normal e se o respiro estiver entupido ou meio entupido o veículo pára por pane seca, após alguns instantes o vácuo gerado no sistema de comb. diminui e a alimentação do diesel volta ao normal. Se quiser fazer um teste simples tire a tampa do tanque e desça o kct numa subidona em que normalmente ela estava morrendo.
Outra coisa que pode ser é o copinho do Diesel sujo ou os filtros de ar e comb.

[ ]´s

Marco Antonio
Band 78 -Interbarros
Curitiba

toyotafoz
17/05/2005, 21:53
Marco, onde vejo se o copinho do diesel está sujo? desculpe a ignorância......

ThE_DoG
17/05/2005, 22:26
Fica no motor do lado do passageiro, olhe onde fica o caninho do último bico injetor na direção da hélice do radiador, vá descendo pelo bloco do motor que bem lá embaixo vc vai ver o copinho de vidro.
Geralmente tá todo sujo por fora, dê uma limpada com pano que vc vai poder ver se dentro ele está sujo, ele tem uma telinha no interior que é o que retém a sujeira.
Se tiver sujo ele tem uma rosca na parte de baixo que pode ser girada com as mãos e o deixa solto, gire a referida e cuidado prá não derrubar ele senão quebra, na parte de cima dele tem um anel de borracha, se não sair com o copo deixa ela lá que ela tá no lugar certo, limpe bem assoprando e limpando com pano por dentro.
Recoloque na posição correta com o filtro e a molinha tbém na posição que estava (atenção na hora que tirar), as vezes fica meio torto e vc pode até quebrar se depois apertar ele na posição errada.
Depois de apertado desrosqueie (existe essa palavra?) a rosca de cima do copinho, vai subir uma pequena haste, daí bombeie (prá cima e prá baixo) essa haste 100 vezes ou até sentir que o copinho ficou cheio de diesel e o teu dedão já tá doendo e depois aperte prá baixo e rosqueie a bombinha novamente na posição que estava, dê partida, se não resolver dá mais umas "trocentas" bombadas lá e veja se não tá vazando diesel pelo copinho.
Esse copinho tem original Bosch prá vender por 5 pilas se o teu tiver muito velho coloque um novo e guarde o velho p/ caso de uma quebra do mesmo.
Abra o tanque e dê uma olhada no bocal, se estiver todo enferrujado por dentro considere trocar o tanque por um de plástico com bocal de inox prá nunca mais se encomodar em ficar na mão por sujeira no tanque, custa perto de 300 pilas o tanque de plástico+bocal, onde ? Toyogreen claro !!!
É isso ae :)

Abração

Marco Antonio
Band 78 -Interbarros
Curitiba

toyotafoz
17/05/2005, 22:29
Marco, o copinho ainda não olhei, mas a boca do tanque está com uma "borra" de sujeira, seria bom uma limpeza?

ThE_DoG
17/05/2005, 22:40
Com certeza !!! Essa nhaca é relativamente comum em tanques de metal, dê uma inspecionada no tanque e verifique criteriosamente se ele está em bom estado, se estiver com algum furo ou enferrujado talvez o melhor seja meter a mão no bolso e trocar o tanque e bocal.
Se a tua band não for muito antiga e o tanque e bocal estiverem bons é possível limpá-los, já ouvi falar em remover o tanque, colocar uma correte de bicicleta (ou algo do tipo) dentro junto com querosene e ficar chacoalhando até limpar.
Na minha coloquei o de plástico com bocal de inox, qdo comprei o tanque tinha um furo e estava em mal estado, o custo da "limpeza" não iria ser muito barato e não ia ficar bom pq já tava furado, preferi gastar um pouco a mais que ficar no meio da rua/estrada por sujeira no tanque.
Se trocar coloque tanque de plástico e não esqueça de ver o respiro, no meu fiz um furinho no bocal pelo lado de dentro da cabine, não fica cheiro nem vaza mesmo qdo enche "até a tampa".


[ ]´s

Marco Antonio

mauricera
18/05/2005, 10:20
"Reinaldo"
Se a verificação dos filtros não resolver, sugiro dar uma olhada na bomba de combustível ela pode estar no fim da vida.[/quote]

__________________
Dei uma boa limpada nos filtros de Diesel (estavam sujos mesmo), limpei o de Ar ( baita sujeira, o óleo estava com cor de petróleo, áfê) e limpei mangueiras e tubulações.
Por isso estou tentando achar o problema antes de mandar verificar a bomba injetora...