Conectar

Ver Versão Completa : Calor dentro da cherokee 97

toninho.roque
20/04/2011, 17:16
Senhores

Uma duvida por favor:
Tenho uma cherokee sport 97.
Comprei em dezembro de 2010
Quando ele começa a aquecer ( temperatura normal do carro ) sinto na parte de baixo por dentro do carro ( na altura dos pés ) um calor muito forte. Realmente uma temperatura alta. Alguem ja passou por isso? É normal? Por onde pode estar entrando o ar quente que vem do motor ?
Agradeço

marcelo_michelin74
20/04/2011, 22:57
Senhores

Uma duvida por favor:
Quando ele começa a aquecer ( temperatura normal do carro ) sinto na parte de baixo por dentro do carro ( na altura dos pés ) um calor muito forte. Realmente uma temperatura alta. Alguem ja passou por isso? É normal? Por onde pode estar entrando o ar quente que vem do motor ?
Agradeço

Amigo, relaxa e aproveita a sua XJ...esse calor é normal...do lado do seu pé direito está o câmbio....cheio de fluído quente....:concordo:

João Costa
20/04/2011, 23:28
Tenho uma bem velhinha, a minha é 95 e não vem nenhum calor anormal na altura dos pés. Talvez a sua esteja faltando um isolamento térmico no assoalho, é só um palpite, boa sorte!

GH
20/04/2011, 23:30
Senhores

Uma duvida por favor:
Agradeço

Manual ou automática?

toninho.roque
25/04/2011, 11:15
É automática....
Mas nao acho que seja normal. é muito desconfortavel.
Como só a tenho a 5 meses e nao conhecia o carro, se for normal mesmo, com certeza vou procurar vende-la.

Enrico SP
25/04/2011, 12:36
Olá Toninho, a minha também é uma 97, esquenta sim mas não é nada de tão ruim a ponto de querer vender o carro, liga o ar condicionado e desencana, mesmo porque o consumo com ar ligado ou desligado é o mesmo fora que o inverno está chegando e vc vai até curtir o calorzinho que vem no pé, abraço!

toninho.roque
25/04/2011, 14:04
Obrigado Enrico

Achei que poderia estar com algum problema em alguma mangueira perto do assoalho. Mas acho muito calor.
Pq voce diz que o consumo de combustivel é igual com ar desligado ou ligado? O pessoal diz que com Ar ligado gasta mais.
Em que regiao vc fica de Sao Paulo?

Enrico SP
25/04/2011, 16:44
Fala Toninho...
Olha, se está tão quente assim talvez o carro esteja sem o revestimento isolante da chapa, dê uma verificada nisso, quanto ao consumo não se alterar com ar desligado ou não é porque sobra potência para o motor (lembre-se que são 190 cv) então ligar o ar não ocasiona maior consumo além do que é mais confortável e seguro andar com os vidros fechados...tenho também um Landau que gasta o mesmo estando ligado o ar ou não...estou no centro de SP, bairro de Sta. Cecília, abraço!

toninho.roque
25/04/2011, 17:44
Grande Enrico

Eu fico aqui na Regiao da luz ( centro ).
Qualquer dia que eu vier de carro, passo aí pra lhe mostrar e ver se é normal.

abraço

Enrico SP
26/04/2011, 13:37
Ok Toninho, fique à vontade, me avise antes enviando uma MP e combinamos!
Abraço,
Enrico

toninho.roque
26/04/2011, 14:39
Seria um grande prazer Enrico, mas infelizmente tive uma triste noticia.
Meu cambio estava patinando. Levei numa oficina de um amigo. Ele disse que eu terei que fazer o cambio.
Estou agora, tentando ver onde fica mais em conta. Voce conhece alguem de confianca ?
Abraço

Enrico SP
26/04/2011, 18:55
Câmbio patinando? que zica hein...eu tive problemas com o câmbio da minha no ano passado, levei na câmbio automático no Jaguaré (36752504) e acabei fazendo tudo, gastei 5.500 pra não ter dor de cabeça; procure aqui mesmo no fórum têm outras dicas de oficinas, visite algumas e veja o que te dizem, abraço!

andretomasi
26/04/2011, 20:45
Toninho, antes de gastar uma fortuna fazendo o câmbio, vê se ele não está com o óleo errado! Se estiver, ele patina mesmo e esquenta pra caralho, isso explicaria o calor na cabine também. Como tu compraste ela agora no início do ano, tu trocou o óleo, ou foi trocado quando te venderam?

[ ]'s

rija
16/05/2011, 21:06
Assino em baixo na mensagem do amigo. Já perdi todo o óleo numa trilha e fui obrigado a colocar um óleo comum. Patinou mais que Jamaicano em uma pista de neve. Depois da lavagem e óleo correto, temperatura normal e sem patinar.
Abraços!!!

Toninho, antes de gastar uma fortuna fazendo o câmbio, vê se ele não está com o óleo errado! Se estiver, ele patina mesmo e esquenta pra caralho, isso explicaria o calor na cabine também. Como tu compraste ela agora no início do ano, tu trocou o óleo, ou foi trocado quando te venderam?

[ ]'s

rogerio_zx
10/10/2013, 20:07
Fala Toninho...
Olha, se está tão quente assim talvez o carro esteja sem o revestimento isolante da chapa, dê uma verificada nisso, quanto ao consumo não se alterar com ar desligado ou não é porque sobra potência para o motor (lembre-se que são 190 cv) então ligar o ar não ocasiona maior consumo além do que é mais confortável e seguro andar com os vidros fechados...tenho também um Landau que gasta o mesmo estando ligado o ar ou não...estou no centro de SP, bairro de Sta. Cecília, abraço!

Enrico, comprei a minha recentemente também e o calor é anormal. Depois de trasito pesado o calor no pe direito é muito mesmo. O oleo eu troquei assim que peguei a XJ pelo DEXRON-III.
O que e onde seria esse revestimento isalante da chapa???

Juliano Nitsch
10/10/2013, 23:57
Muito estranho este calor ! Sei doque vcs estao falando, pois uma vez andei em uma 91 automática e realmente o calor incomoda e com certeza não é normal !!! Já dirigi outras XJ 97,98... e não existe este calor anormal, mas não cheguei a comparar para saber oque estava errado. O coletor de escapamento esta do lado esquerdo (lado motorista), mas a tubulação passa por baixo do carter e vai para o lado direito (lado passageiro). O certo seria fazer uma comparação para poder ver as diferenças. Veja se consegue tirar algumas fotos por baixo. Ate mais.

Sydney66
14/10/2013, 21:55
Amigos comprei a minha a 3 meses, viajei 700 km aqui no NE (que não precisa falar que é quente) e não tem calor no pé não? Pelo contrário até elogiei porque meu Jeep Ford esquentava mais (e é um carro aberto) e não estava usando o ar pois o condensador estava precisando ser trocado, então nem nessa situação fiquei incomodado, acho que deve ser problema de isolação térmica ou temperatura do câmbio anormal mesmo como dizem, eu troquei todos os fluídos da minha na compra (óleo, freio, refrigeração, cambio e diferencial) todos com os recomendados.

rogerio_zx
15/10/2013, 08:36
Galera, esse problema tá insuportável. Eu troquei o óleo e na troca foi usado o DEXRON-III. Não patina. Mas o calor é insuportável.
De casa para o trabalho (20Km) já chego notrabalho com a perna quente (to até com mede de isso dar uma zica na perna, sei lá). Na volta pra casa, que o transito é anda e para, aí realmente é insuportavel. Ontem quando estacionei em casa afastei o carpete ali perto do acelerador e tinha uma pedaço com uma espécie de cobertor de borracha mas tinha outras partes sem nada, direto na lata, principalmente a parte do tunel. Coloquei a mão na lata e sem sacanagem, tava quente pra cacete, quente de não conseguir encostar a mão!
Tem alguma coisa errada, não pode ser assim. Do jeito que ta nem dá prazer em dirigir o carro...

Juliano Nitsch
15/10/2013, 13:08
Tira algumas fotos por dentro e por baixo da sua Cherokee, só assim vai ser possível te dizer oque esta errado, pois não é normal. Pode ate ser que o catalizador esteja entupido e restringindo a passagem dos gases de escapamento ocasionando este calor infernal. Ate mais.

rogerio_zx
15/10/2013, 14:41
a foto por baixo não deu pra tirar, deitei no chão mas a distancia é pouca, a foto fica muito fechada, não dá pra entender onde é a foto...

435188

435191

435192

435186

435189

435190

Juliano Nitsch
15/10/2013, 21:20
Vou dar uma conferida na do meu cliente para comparar com a sua. Acredito que o problema esta bem nítido na foto onde aparece o acelerador. Aquele revestimento emborrachado mais o feltro deveria estar cobrindo tudo, se estivesse assim não apareceria o branco da carroceria. Acho que seria interessante vc levar a Cherokee em hum tapeceiro para retirar todo o carpete e colocar o revestimento por todo o assoalho. Amanha posto umas fotos. Ate mais.

AlicerioJunior
17/10/2013, 23:21
Senhores, este assunto me interessa, pois a minha também esquenta e está com os óleos trocados. Estou acompanhando.

Sinuhe
18/10/2013, 08:16
Amigo, primeiro manda revisar o cambio, pode ser que não seja nada, patinar é normal se esta andando e trocando legal, pode ser uma manutenção e pronto, nível tá legal?.....a minha foi feito na Conserto de Câmbio Automático em São Paulo | Técnico (http://www.cambiotecnico.com.br/) e ficou boa.

rogerio_zx
18/10/2013, 11:29
realmente, tô começando a pensar que pode ser alguma coisa no cambio, sei lá, o óleo que troquei...
o problema é que comprei o carro e nem andei muito e troquei logo o óleo, então nem lembro se antes da troca esquentava tanto.
na troca do óleo eu frisei várias vezes que deveria ser o DEXRON-III... vou olhar na nota que óleo exatamente foi usado.
mas nao trepida, as marchas sao trocadas proximo de 2.000rpm....

rogerio_zx
18/10/2013, 12:28
o óleo usado na troca recente foi Castrol Multivehicle ATF.

Sinuhe
18/10/2013, 20:37
esse não é recomendado...

AlexPalma
18/10/2013, 20:45
Ficou muito cara a revisão no câmbio, Sinuhe???

rogerio_zx
18/10/2013, 21:24
esse não é recomendado...
caramba, é sério??? então pode ser esse o problema...
mas se não me engano eu vi em algum lugar, talvez em outro forum, um tópico sobre óleo para AT e esse estava na relação...
qual seria o indicado???

AlicerioJunior
19/10/2013, 08:21
O óleo recomendado é o Dexrom III.

rogerio_zx
19/10/2013, 09:30
Galera, não sei não, mas acho que DEXRON-III é uma marca registrada, e as empresas que não aceitaram pagar os direitos de uso dessa marca não utilizam mais essa marca na embalagem. Então tem vários fluidos para AT por aí que são a mesma especificação DEXRON-III mas não tem DEXRON-III no rótulo.
No manual diz "Fluido recomendado: ATF MOPAR ou equivalente rotulado DEXRON-III".
O fluido que foi colocado é CASTROL Multivehicle ATF. Eu preciso descobrir se esse Castrol ATF segue as especificações do Mopar ATF para eu poder ir na loja de oleo pra se for o caso trocar o oleo o quanto antes..

Encontrei essas informações no site da Castrol:
Castrol Multivehicle ATF
ESPECIFICAÇÕES
-Recomendado para uso em todas as transmissões automáticas Ford, exceto as que solicitem produtos ATF Tipo F, MERCON® V ou MERCON® SP.
-Recomendado para uso em todas as transmissões automáticas GM, exceto as que solicitem produtos DEXRON®-VI.
-Allison C-4.
ANP 1474

CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS PRINCIPAIS

Cor: Visual Vermelho
Densidade 20/ 4 ºC: kg/dm³ 0,865
Viscosidade a 40° C: cSt 35,05
Viscosidade a 100 °C: cSt 7,60
Índice de Viscosidade: 194
Ponto de Fluidez ºC: -42

Juliano Nitsch
19/10/2013, 10:32
Acho difícil o aquecimento estar relacionado com o óleo. Acredito que seja outra coisa. Se o óleo esta esquentando é porque o radiador de óleo não deve estar 100%. Esta semana agora vou tirar as fotos da Cherokee do meu cliente e vc da uma comparada. Eu sempre usei óleo BR nas Cherokee e nunca tive problema. Antes se chamava OH 49 TDX, agora é somente TDX. Li muitos relatos aqui no fórum de pessoas que não colocaram o Mopar e tiveram problemas, porem acho que foi mais por misturar óleos diferentes (o velho que vc não sabe a marca, com o novo), doque com a marca do óleo. O segredo é tentar retirar ao máximo o óleo velho, e mesmo assim acho interessante rodar uns 5.000 km e trocar de novo para que o óleo velho que fica no conversor saia completamente. Sei que não é muito barato fazer isto mais vale a pena. Quantos litros foram usados para fazer a troca do óleo de cambio da sua Cherokee ? Se foi abaixo de 9 litros não foi uma troca bem feita. Ate mais.

Sinuhe
19/10/2013, 12:05
Concordo com vc Juliano, mais óleo de CA e zica mesmo, umas aceitam outras não, isso se deve ao estado geral da mesma, e eu não fico longe do carro na troca ou até mesmo para completar, se possível faço eu mesmo e isso vale até para óleo lubrificante do motor e freios.....Hoje existem muitos relatos de.... há me enganei...dai véio o ferro entra bonito....Conselho de quem tem vários automáticos aqui, novos e antigos...procura gente com conhecimento técnico de respeito, e sim é mais caro, mais vale a pena....e é como ir no medico ou é de confiança ou vale uma segunda ou terceira opinião....tenho uma BMW aqui que eu não deixei trocar o oleo, pois o cambio já esta acostumado com o que esta nela, óleo de cambio ou troca na revisão certinha ou não troca mais.....vai completando, trocando filtro e torcendo para não sujar muito, no meu caso, os antigos, eu não uso nunca ao extremo, muito pouco mesmo, voltinhas rápidas e pronto, as vezes uma saidinha mais longe, CA não é bicho papão é só tomar cuidado e não ir em curiosos....Agora se tiver que fazer o cambio, tem uma série de jeitos,onde pode se trocar tudo ou só oque realmente esta gasto. Já vi cambio com a primaria patinando é o resto tudo ok....

rogerio_zx
25/10/2013, 13:48
Galera, preciso muito de umas dicas do que pode ser esse calor dos inferno perto dos pés!!!! :oops:
Isso tá me tirando o tesão do carro.

O óleo estou desconsiderando por enquanto, as trocas de marcha são suaves, no tempo, no totozinho passa antes de 2.000 rpm, liguei pra loja e o gerente me garantiu que esse óleo é especificação DEXRON-III.

O carpete parece ser original, não parece estar faltando pedaço... precisaria ver outra pra ver se é igual..

Por mais que digam que o carro foi feito para o clima americano, não pode ser assim mesmo, nem está tão calor aqui no RJ, e nos EUA tem calor também, não é frio e neve o ano todo.

Qualquer dica é bem vinda!

GH
25/10/2013, 15:54
Galera, preciso muito de umas dicas do que pode ser esse calor dos inferno perto dos pés!!!! :oops:
Isso tá me tirando o tesão do carro.

O óleo estou desconsiderando por enquanto, as trocas de marcha são suaves, no tempo, no totozinho passa antes de 2.000 rpm, liguei pra loja e o gerente me garantiu que esse óleo é especificação DEXRON-III.

O carpete parece ser original, não parece estar faltando pedaço... precisaria ver outra pra ver se é igual..

Por mais que digam que o carro foi feito para o clima americano, não pode ser assim mesmo, nem está tão calor aqui no RJ, e nos EUA tem calor também, não é frio e neve o ano todo.

Qualquer dica é bem vinda!

Experimente isolar o radiador do ar quente...aquilo ali esquenta pacacete!

rogerio_zx
25/10/2013, 16:20
já não tem a entrada de água para o radiador de ar quente, e o calor não é do ventilador, é ali do lado do acelerador, é o pé e a perna que ficam quente...

mas valeu pela dica, preciso de mais...

rogerio_zx
26/10/2013, 15:50
resolvido!:D
agora ta morinho, igual mamadeira de nenem.

coloquei aquela manta aluminizada e pra nao ficar aparecendo coloquei outra manta por cima que nao tem o alumino, tem carpete preto no lugar do aluminio. desse jeito coloquei 2 mantas.:concordo:

lrovella
26/10/2013, 17:33
ola tenho duas uma automatica e outra manual e nenhuma das duas esquenta a parte de baixo , em relação ao cambio a minha estava patinando tbm mas fui ver nao tinha quase nada de oleo , o mecanico nao recomendou a troca pois em alguns cambios ele demora para se ajustar ao oleo , ando uns 100 ,200 km que o cambio se ajusta automaticamente . obs ; so completei o oleo