Ver Versão Completa : Radiador da F-1000.
opala66joao@hotmail.com
19/04/2011, 20:49
Bom,hoje completou 35 dias de rodagem com um novo aditivo,foi a solução que me deram a alguns meses atras quando tirei o radiador para começar a adaptação do intercooler na F-1000,saiu aquela agua preta,marrom,tudo menos limpa. Aí comprei um aditivo de R$ 85,00 que dizia ser bom pra cacete,acho que foi,a temperatura e o funcionamento de tudo foi perfeito,mas a agua preta e suja continua... Isso é algum sintoma de grandes problemas? :shock:
Outra pergunta... Aproveitei e coloquei a hélice do 4.3 que são 10 pá,para ajudar na refrigeração,sem novidades é simples pois bate a furação,agora queria saber,o meu radiador é simples,só tem a proteção para nao pegar a mão na hélice,alguem sabe aquela peça inteira para 'canalizar' o ar,aonde eu encontro? Já pensei em mandar fazer de fibra,mas nao sei se tem grau certo,vai que sai muito fechado e dá cagada... Alguem me ajuda? :concordo:
Edintruder
19/04/2011, 22:44
Na X-10 é uma aba de metal. Pode ser de fibra sim, basta que fique uns 3 ou 4cm afastado do radiador, pois serve apenas para forçar o ar a passar por toda a área do radiador, e não somente na frente da hélice.
opala66joao@hotmail.com
20/04/2011, 08:22
Certo... e aquela agua preta,marrão que sai... Olha que já andei com opala véio e depois de uns par de fluido parou de sair ferrugem na agua... e a F1000 só guspindo agua preta.
Walter L. L. Casitta
20/04/2011, 08:35
Certo... e aquela agua preta,marrão que sai... Olha que já andei com opala véio e depois de uns par de fluido parou de sair ferrugem na agua... e a F1000 só guspindo agua preta.
O aditivo original MWM custa R$5,00...
opala66joao@hotmail.com
20/04/2011, 09:22
Então... eu comprei esse bem mais caro,vai vê é muito forte e tá saindo sujeiro de todo lado por causa disso,nao é como o original q tem q ser posto. Quando vi a agua preta,meio marrom até assustei,fiquei com medo que fosse diesel lá pro meio ... kkkkkk
edubasile
20/04/2011, 09:53
Uma vez comprei um produto pra limpar radiador da Wurth, usei conforme a indicação, adicionei o produto, deixei o motor funcionando por 20 minutos e depois drenei o caldo ( era pra sair um liquido mas devido a cor achei melhor chama-la de caldo) e pus agua sem cloro + aditivo BR na concentração indicada. Limpou tanto que na primeira viagem que fiz com a F1000 pra Piracicaba o motor ferveu, dai a cada 200 km tinha que completar o nivel da agua. Qdo voltei percebi que um selo do motor estava furado e a agua caia emcima do bloco quente e evaporava por isso não consegui ver na estrada ( nada que um durepox não resolvesse). Resumindo, acho que o produto limpou tanto o bloco que tirou a ferrugem que tapava o buraco do selo.
Dai troquei o todos os selos e limpei o radiador, que estava sujo pra caraio, cheio de ferrugem em baixo, provavelmente residuos do bloco que ficou no radiador e não saiu qdo drenei o caldo.
Mas o motor continuou a ferver, tive que trocar os 4 cabeçotes pois 2 estavam trincados e a junta do cabeçote !!! Agora esta perfeito, nunca mais tive problema e a temperatura não passa do meio do mostrador.
Edu
xxxtripod
20/04/2011, 13:24
Agua suja a minha tava tb!!!
Coloquei aquele limpador uns dias, ai tirei, coloquei agua no radiador enchia segurarva com a mão e soltava até limpar, e ia repetindo o processo!! Ai quando saiu bem limpa, coloquei as manqueiras, o aditivo da MWM, um verde para 30 litros, R$13,00 , e fico de boa!!! Limpa não vai ficar, pq as mangueiras todas tem algum vestigio de ressecado e ferrugem nas paredes internas, e isso mistura com a agua, e não acho as mangueiras do X-10 aqui em CG, muito menos as que vão para o aquecedor de ar!!! Achei no Mercado Livre a inferior e superior por 50 cada, mas acabei desistindo, vai que vinha errado!!!!!
Abraços
BoaTrilha
20/04/2011, 13:42
Senhores, aditivo serve para *ADITIVAR* e NÃO para limpar.
Utilizar um aditivo de radiador para limpeza, é o mesmo que rasgar dinheiro
No quesito limpeza, o que está fazendo efeito é somente a troca da agua.... por isso tiveram que trocar a agua tantas vezes até ela começar a limpar.
Para limpeza do sistema de arrefecimento, existem compostos exclusivos para tal fim... e somente depois da limpeza realizada e toda a demanda do processo terminada, que se completa o sistema com aditivo.
*** Aditivo de arrefecimento tem função refrigerante, lubrificante, anti-oxidante e em alguns casos anti-congelante.....(fora as possiveis outras coisas que eu desconheco) .... Mas uma coisa é fato: NÃO tem nada a ver com limpador.
RGamaJr_4x4
20/04/2011, 19:06
Para limpeza do sistema de arrefecimento, existem compostos exclusivos para tal fim... e somente depois da limpeza realizada e toda a demanda do processo terminada, que se completa o sistema com aditivo.
Pelo que entendi foi o que eles fizeram.
BRAVOECONOVEMBER
20/04/2011, 21:15
Muito comum isso de limpar a ferrugem e destapar buracos em selos e etc. O negócio mesmo é trocar água, deixar limpar, completar com água e aditivo adequados, e ir rodando. Depois da primeira campanha, trocar a cada seis meses normal. Isso vai manter limpo, e vai impedir a progressão da corrosão que já tá instalada. Se furar algum selo, dá pra trocar sem grandes problemas, lógico, e seguir com o processo. Com o tempo, vai ficar bem.
Encarei umadura dessas com um fiestinha que eu tinha. Cara, eu fico p da vida com chinelagem e falta de cuidado desse tipo. Pô, aditivo não é tão caro assim... e no máximo a cada seis meses... chinelagem mesmo.
Ah! Hoje a Julieta "se mijou" coitada. Fui colocar aditivo (pra variar peguei ela sem nada, e só não estava suja porque o picareta que tava com ela teve que consertar o vazamento então a água tava limpa obrigatoriamente... e não tá com muita corrosão não, acho que o proprietario anterior cuidava...) e mexi na mangueira da saída do reservatório de compensação. Só que quem mexeu por último colocou nela um "T" de plástico que entrou na fila pra ser vagabundo 3 vezes. Saí com ela, e cheguei de volta em casa sem água no reservatório e esguichando água do tal do "T". Isso às 7 da noite, claro. Véspera de feriado, lógico. Resultado: sorte que comprei um "T" de bronze pra fazer uma conexão de manômetro que vai servir. Amanhã troco um pelo outro, e tento colar o de plástico (conexão da pressão para a LDA é menos crítico que arrefecimento, na minha opinião...). Se eu ver que não ficou bom, emendo direto, deixo sem pressão de turbo, e sábado de manhã procuro outro "T". Que não seja de plástico lógico, que não é água do lavador de para brisa nem nada.
E ainda perdi os 24 pila do aditivo que coloquei hoje.
Walter L. L. Casitta
21/04/2011, 09:10
O maior problema do sistema de arrefecimento é a mistura de aditivos diferentes. O pessoal troca a agua ou completa cada vez com um aditivo diferente. Os problemas que isso causa são maiores quando o radiador ou motor tem peças de alumínio que não é o caso do 229. Então pra poder fazer isso tem que usar um flush próprio para o sistema arrefecimento.
Agua com cor de barro indica que o aditivo que está sendo usado não está funcionando ou está sendo usado agua com pouco ou nenhum aditivo. Agua com cor escura é sinal de que as borrachas das mangueiras estão se deteriorando.
O correto é usa o mesmo aditivo durante toda a vida do motor. Existem vários boletins técnicos da MWM sobre esse assunto.
Imperador!
24/04/2011, 08:25
O maior problema do sistema de arrefecimento é a mistura de aditivos diferentes. O pessoal troca a agua ou completa cada vez com um aditivo diferente. Os problemas que isso causa são maiores quando o radiador ou motor tem peças de alumínio que não é o caso do 229. Então pra poder fazer isso tem que usar um flush próprio para o sistema arrefecimento.
Agua com cor de barro indica que o aditivo que está sendo usado não está funcionando ou está sendo usado agua com pouco ou nenhum aditivo. Agua com cor escura é sinal de que as borrachas das mangueiras estão se deteriorando.
O correto é usa o mesmo aditivo durante toda a vida do motor. Existem vários boletins técnicos da MWM sobre esse assunto.
Quando o Walter fala isso, tem um grande fundo de verdade nisso.
Acabei de fazer o cabeçote da minha Ranger que estava destruído por corrosão. O mecânico disse ser do cloro e eu acreditei, mas a tese de mistura de aditivos faz bem mais sentido, porque ia precisar de uma quantidade absurda de cloro para atingir tal resultado.
A grande vantagem é que os motores mais antigos tinha grande espaço para "mancadas" dos donos, por isso que os MWM antigos (X10 e 299) são conhecidos como 'indestrutíveis'.
Eu recomendaria uma troca de água uma vez por semana, até a água clarear. Depois, um flush e colocar o anticorrosivo da MWM (10 reais o litro p/ 30 litros de água).
O maior problema do sistema de arrefecimento é a mistura de aditivos diferentes. O pessoal troca a agua ou completa cada vez com um aditivo diferente. Os problemas que isso causa são maiores quando o radiador ou motor tem peças de alumínio que não é o caso do 229. Então pra poder fazer isso tem que usar um flush próprio para o sistema arrefecimento.
Agua com cor de barro indica que o aditivo que está sendo usado não está funcionando ou está sendo usado agua com pouco ou nenhum aditivo. Agua com cor escura é sinal de que as borrachas das mangueiras estão se deteriorando.
O correto é usa o mesmo aditivo durante toda a vida do motor. Existem vários boletins técnicos da MWM sobre esse assunto.
Com a minha L200 está acontececendo isso e eu tava quebrando a cabeça pra descobrir o porquê. Quando lí o post do Walter, deu o estalo: algum tempo dps. de trocar os líquidos do radiador numa revisão que fiz na viatura, eu adicionei o aditivo que tinha em casa (que não deve ser o mesmo que o mecânico usou)... isso deve dar alguma reação química que zica as peças metálicas mesmo, né (tô falando alguma besteira?!)...
Bem, vou fazer algo na linha do que o Imperador falou, trocando a água uma vez por semana e dps passar um flush... vamos ver.
Walter L. L. Casitta
25/04/2011, 08:30
Segundo a MWM a mistura de dois aditivos cria um terceiro que ataca o alumínio por corrosão galvânica. Eu também já perdi um radiador por esse problema.
Existe também a corrosão por cavitação. Os bons aditivos incluindo o original MWM também previnem esse efeito. A corrosão por cavitação o principal responsável pela fama do cabeçote do motor da Dakota por exemplo. Tudo porque os proprietários não seguem a recomendação do fabricante.
opala66joao@hotmail.com
25/04/2011, 12:14
Levei o radiador a uma casa de radiadores,realmente foi dinheiro jogado fora a limpeza custou R$ 35,00 já com o novo aditivo da MWM. Ele me mostrou a sujeira,tava feio de ver,aproveitei e já foi dada uma pintura,agora tá novo. :)
Tio Eddie
25/04/2011, 18:14
Semana passada, na segunda uma trinca na base do radiador da Milona....
Diagnóstico, radiador um pouco solto por excesso de buracos, e dai a trinca.
Nova solda+ reforço na base, reforços nos pontos mais criticos, limpeza (padrão) e aditivo MWM, tudo 50 dimas e 3 h de serviço.
[]s
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