Conectar

Ver Versão Completa : JPX 14B toyota, será??

Mourão GP
19/04/2011, 18:30
E aí meus amigos, blza??
Chegou aqui em casa um motorzinho toyota 14B, filé, c/ uma cx 5 marchas e redução toyota band e um diferencial dianteiro 1996. A pergunta q não achei reposta é: Deixo o J c/ seu motor AP 2.0 p/ trilha; monto um tratorzão c/ este; ou vou p / um engesa c/ esse conjunto:?:
Outra é: esse diferencial já é flutuante, como saber:?:
Alguem conhece um J c/ motor 14B toyota? como comporta, fica pesadão:?:

netto mietto
19/04/2011, 18:35
mourao ....... me tira uma duvida este 14 b é o 3.0 da toyota sem turbo ou nao.

Mourão GP
19/04/2011, 18:36
fotos do bichão

Mourão GP
19/04/2011, 18:44
Fala Netto, blza?!
Esse é das últimas toyotas bandeirantes, sem turbo originalmente.
Mas a idéia é uma turbina e um intercooler :twisted:, onde ele for rodar.

Léo_Babiski
19/04/2011, 21:53
Glauco, o flutuante que você se refere é o do eixo traseiro, né? Saiu em todas as pick ups band pós 1995 e em alguns jeep band nos últimos anos de fabricação. Também existem alguns kits no mercado que transformam o semi flutuante traseiro em flutuante.

Qual vai ser o uso do J? Mais para trilhas? Se positivo eu ficaria com a mecanica atual mesmo!

Pelo visto você desistiu do maxion, não sei porque, rsrsr.

abs.

Mourão GP
19/04/2011, 22:18
É isso aí Leo, expressei mal, pensei uma coisa e escrevi outra. A pergunta é se o dianteiro é igual ao das últimas bands 2001 e se o traseiro 1996 já era flutuante?
Penso em deixar esse meu pronto p/ trilha c/ o AP e montar um outro p/ outros fins não especificos de trilhas .
Fui no "shopping" buscar uma polaina de corsa p/ minha irmã e vi esse 14b jogado no canto lá, perguntei se era de hillux gasolina e o dono disse q era de toy e q tinha a cx de marcha, olhei do lado e os olhos até brilharam. Perguntei preço...ele pensou e respondeu baixo, perguntei oq mais ele tinha, mostrou o resto da band, vi o diferencial, pechinchei e deu certo. Agora tenho q ver o q faço c/ isso pois está na lavanderia e a mulher já olhou torto p/ ele.:parede::grin:

Netto é um 3.6
motor:Diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, alimentado por bomba injetora rotativa e injeção direta.

Diâmetro X curso: 102,0 mm X 112,0 mm
Cilindrada:3661cm³
Taxa de compressão: 18:1
Potência:96 cv a 3400 rpm
Potência específica:26,2 cv/litro
Torque: 24,4 kgfm a 2200rpm
Câmbio:mecânico / tração traseira
Relação de marchas: 1ª = 4,92:1
2ª = 2,64:1
3ª = 1,52:1
4ª = 1,00:1
5ª = 0,86:1
Ré = 4,92:1
Diferencial:1,99:1

bruno_nomelini
20/04/2011, 07:36
É isso aí Leo, expressei mal, pensei uma coisa e escrevi outra. A pergunta é se o dianteiro é igual ao das últimas bands 2001 e se o traseiro 1996 já era flutuante?
Penso em deixar esse meu pronto p/ trilha c/ o AP e montar um outro p/ outros fins não especificos de trilhas .
Fui no "shopping" buscar uma polaina de corsa p/ minha irmã e vi esse 14b jogado no canto lá, perguntei se era de hillux gasolina e o dono disse q era de toy e q tinha a cx de marcha, olhei do lado e os olhos até brilharam. Perguntei preço...ele pensou e respondeu baixo, perguntei oq mais ele tinha, mostrou o resto da band, vi o diferencial, pechinchei e deu certo. Agora tenho q ver o q faço c/ isso pois está na lavanderia e a mulher já olhou torto p/ ele.:parede::grin:

Netto é um 3.6
motor:Diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, alimentado por bomba injetora rotativa e injeção direta.

Diâmetro X curso: 102,0 mm X 112,0 mm
Cilindrada:3661cm³
Taxa de compressão: 18:1
Potência:96 cv a 3400 rpm
Potência específica:26,2 cv/litro
Torque: 24,4 kgfm a 2200rpm
Câmbio:mecânico / tração traseira
Relação de marchas: 1ª = 4,92:1
2ª = 2,64:1
3ª = 1,52:1
4ª = 1,00:1
5ª = 0,86:1
Ré = 4,92:1

Diferencial:1,99:1

esse conjunto é o bixo!!!!

Eu verificaria se cabe no JPX e!!!! Só alegria

abs

junior braga
20/04/2011, 07:50
Fala Mourão, blzzzz???

esta com um putzzzz motor, mas se o j for somente pra trilha acho melhor manter o atual.....agora se quiser pode montar um carro pra expediçoes, viagens e etc...

[ ],

Jeepongalife
24/04/2011, 08:27
MOURÃO,
esse motor é monstrão e NUNCA QUEBRA. Tenho na minha Band 98. Esse motor é Aspirado, mas pode turbinar tranquilamente. Fora do Brasil esse motor é TURBINADO, aqui eles não turbinaram, mas tem o kit de turbina e intercoller que fica animal. Aqui no Brasil só conheço um JPX c/ a mecânica da Band que foi preparado p/ Rally.
Agora os eixos da Band já vi instalados em JPX.

Agora se você for realmente fazer a adaptação, sugiro entrar em contato c/ o Vinicio 3433-3115 e 9148-9494 pois ele tem a manha p/ adaptação.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

joão k. chikui
26/04/2011, 18:53
Mourão , o cj todo de Band acima de 95 fica fantástico num Jota . Mesmo sem turbina , com apenas 1/3 de volta na bomba , anda horrores .
Dependendo da medida do pneu que vc usar , até pode usar a relação 10:37 , mas , optando por pneu 33 ou acima , acho que deve procurar relação 9:37 , que saiu nas picapes 95 acima .

TTJPX
30/04/2011, 08:21
Engraçado, andei numa Band com 14B indo para o encontro de Jotas e achei ela meio "lerdona". Será que a Band é mais pesada que o jota?

abs.

joão k. chikui
04/05/2011, 06:29
Wander , além de mais pesada , vem de fábrica com a bomba muito fechada . Esse motor com menos de meia volta na bomba ou com turbo com 0.6 kg fica um animal .

joão k. chikui
04/05/2011, 06:32
Wander , esqueci :
E usa relação muito longa , 3,7 :1 , apenas as picapes acima de 95 sairam com 4,11:1 . Ou seja , todo torque é mascarado por relação tão longa

Mourão GP
04/05/2011, 13:40
Ok!
Wander, tive a mesma impressão q vc, mas a band era originalzinha, e o dono não aceitava nada diferente. Mas era um trator. Como o João falou, uma mexida na bomba ou um turbo vira outro.
É pessoal, fiquei com uma dúvida danada!
Sei q é um puta motor, mas pintou um Ap diesel mecanizado -Zerado tb ,barato e acho q será mais fácil e mais leve.
Será??:???:

joão k. chikui
04/05/2011, 20:00
Mourão , se for um ATD mecanizado por bombista competente , fica muito bom . Não se compara a um eletronico original , mas , é o bicho . E , como o seu já é com AP , acho que deve ser muito fácil trocar .

Agora , que um Jota ou Engesa com a mecanica de uma Band nova é show , isso é .

wilson ghetti
05/05/2011, 13:56
Mourão , se for um ATD mecanizado por bombista competente , fica muito bom . Não se compara a um eletronico original , mas , é o bicho . E , como o seu já é com AP , acho que deve ser muito fácil trocar .

Agora , que um Jota ou Engesa com a mecanica de uma Band nova é show , isso é .

Joãoponêis...vou dar meus 0,001 cents....prefiro o motor ATD,mais leve, fácil de adaptar, forteeee demaisssssss (vc andou no meu J e sabe disso, hehehehe), e estou com somente 1,0 Kg de pressão na turbina(original veio com 1,5 kg), e com relação longa, econômicoooo...

[ ]'s à todos

TTJPX
09/05/2011, 09:05
Wander , esqueci :
E usa relação muito longa , 3,7 :1 , apenas as picapes acima de 95 sairam com 4,11:1 . Ou seja , todo torque é mascarado por relação tão longa

Pois é João, não sabia que a relação era tão longa, percebi que o giro não subia mas não liguei uma coisa com a outra.
Quando pego um jipe diferente, demoro um tempo para entender toda a mecânica. Quanto à bomba injetora, realmente, quando a band estava na frente, eu não via fumaça alguma. Deve estar estrangulada mesmo.

TTJPX
09/05/2011, 09:12
Ok!
Wander, tive a mesma impressão q vc, mas a band era originalzinha, e o dono não aceitava nada diferente. Mas era um trator. Como o João falou, uma mexida na bomba ou um turbo vira outro.
É pessoal, fiquei com uma dúvida danada!
Sei q é um puta motor, mas pintou um Ap diesel mecanizado -Zerado tb ,barato e acho q será mais fácil e mais leve.
Será??:???:

Mourão,
Sou meio suspeito para falar, ja que tenho no meu JPX o motor VW Diesel. Só que o meu motor é Eletrônico. Tem muito torque em baixa.
Particularmente, achei que ficou muito bom, é um motor muito leve.
Mas tem um detalhe, tenho la minhas dúvidas com esses motores "pequenos" e muito potentes. Não sei se a durabilidade será boa, só o tempo dirá.

abs

Léo_Babiski
14/05/2011, 11:00
Glauco, pede mais informações pro cara desse anuncio..

MercadoLivre: JPX MECÂNICA TOYOTA BANDEIRANTES - TROLLER - LAND - R$ 29000.00 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184229979-jpx-mecnica-toyota-bandeirantes-troller-land-_JM)

Abs.

Mourão GP
14/05/2011, 11:43
Fala Leo!
Já fiz uma proposta de troca, recusada ontem. Vou ligar p/ ele.
Passa seu fone por mp q vou iniciar a mexida p/ diferenciais e preciso de suas dicas.
Abç.

Léo_Babiski
14/05/2011, 12:48
Anota aí: 31.8806-4177, me liga que te passo o fixo. Seguinte, o Vinícios não vai mais adaptar eixo de band da forma que fez no meu pois dá muito trabalho (ficamos 5 horas em cima de uma mesa de alinhamento acertatando camber e caster). Ele vai fazer um cabarito, está com os eixos originais e o material para fazer... mas acabou de comprar um torno mecanico e está sem tempo por agora. Tem outra pessoa também interessada.

Me liga para te falar do meu J e depois vc dar uma volta.

Abs.

HelFel
16/05/2011, 11:05
Olá, pessoal! Vi esse JPX do anúncio que foi indicado no post acima e achei bem interessante. Como procuro um carro confiável para viagens e trilhas leves e o motor 14B é considerado bem robusto, fiquei tentado a considerar essa opção. Pergunto: Essa adaptação é bem possível ou dá margem a "gambiarras" indesejadas? A caixa do motor pareceu ter ficado bem preenchida - será que conseguiria instalar um ar condicionado (essencial em minha região)? Dá para usar cardãs originais da Band nesse caso? Seria melhor adquirir um Jota com mecânica de Hilux 2.8 como é um pouco menos raro de se encontrar?

Agradeço os esclarecimentos.

Mourão GP
16/05/2011, 13:04
Meus amigos,
Ontem andei em um J CD c/ AP 1.9 ATD cambio peugeot e diferenciais originais e estou sem palavras p/ contar p/ vcs. È sem comparação, tem torque, velocidade e silencioso.
Um detalhe q achei interessante foi q o dono colocou uma manta asfaltica na parade do corta fogo e caixote e disse q diminuiu bem o barulho.Com ar condicionado ligado e um som ambiente(baixo) nem parace q tá ligado, exceto por um leve(muito leve) treme-treme. Estou tentando convencer o dono dele a me vender(mas tá dificil) e mexer na internet p/ mostrar aos amigos essa jóia. Ele só usa p/ cortar a fazenda de ponta a ponta nos fins de semana.
Vou dar um up no tópico do AP 1.9 ATD p/ saber das úlimas impressões e ajustes q os amigos fizeram - Wander, André e Adriano!!??
Conversei c/ diversas pessoas q entendem do assunto, e cheguei a conclusão q o j c/ esse motorzão seria outro carro c/ caracteriticas (centro de gravidade alterado,cardã curtos,peso alterado) diferentes do q é visto normalmente. Seria um tratorzão.
Vou desfazer do bruto toyota 14B c/ caixa de 5 marchas e redução+ diferencial dianteiro, se alguem tiver interesse..... Segue o link do anuncio:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/90875-vendo-mecanica-toyota-band-motor-14b-cx-5-marchas-c-tracao-e-reducao-e-diferencia.html
Valeu.

wilson ghetti
16/05/2011, 15:33
Olá, pessoal! Vi esse JPX do anúncio que foi indicado no post acima e achei bem interessante. Como procuro um carro confiável para viagens e trilhas leves e o motor 14B é considerado bem robusto, fiquei tentado a considerar essa opção. Pergunto: Essa adaptação é bem possível ou dá margem a "gambiarras" indesejadas? A caixa do motor pareceu ter ficado bem preenchida - será que conseguiria instalar um ar condicionado (essencial em minha região)? Dá para usar cardãs originais da Band nesse caso? Seria melhor adquirir um Jota com mecânica de Hilux 2.8 como é um pouco menos raro de se encontrar?

Agradeço os esclarecimentos.

Amigo, gostaria de lhe enviar uma MP ou um e-mail, porém no seu perfil não consta.

abraços,

Léo_Babiski
16/05/2011, 15:55
HelFel, depende do que você quer: qualquer desses 2 jipes dá para rodar em qualquer lugar como a maioria é capaz de fazer, porém o com mecanica band é um "tanque de guerra". Ainda, qq peça de hilux é o olho da cara ou difícil de achar usada (para não dizer impossível por conta do preço). Eu particularmente acho o desempenho do 2.8 hilux uma bosta.

TTJPX
16/05/2011, 16:21
Meus amigos,
Ontem andei em um J CD c/ AP 1.9 ATD cambio peugeot e diferenciais originais e estou sem palavras p/ contar p/ vcs. È sem comparação, tem torque, velocidade e silencioso.
Um detalhe q achei interessante foi q o dono colocou uma manta asfaltica na parade do corta fogo e caixote e disse q diminuiu bem o barulho.Com ar condicionado ligado e um som ambiente(baixo) nem parace q tá ligado, exceto por um leve(muito leve) treme-treme. Estou tentando convencer o dono dele a me vender(mas tá dificil) e mexer na internet p/ mostrar aos amigos essa jóia. Ele só usa p/ cortar a fazenda de ponta a ponta nos fins de semana.
Vou dar um up no tópico do AP 1.9 ATD p/ saber das úlimas impressões e ajustes q os amigos fizeram - Wander, André e Adriano!!??
Conversei c/ diversas pessoas q entendem do assunto, e cheguei a conclusão q o j c/ esse motorzão seria outro carro c/ caracteriticas (centro de gravidade alterado,cardã curtos,peso alterado) diferentes do q é visto normalmente. Seria um tratorzão.
Vou desfazer do bruto toyota 14B c/ caixa de 5 marchas e redução+ diferencial dianteiro, se alguem tiver interesse..... Segue o link do anuncio:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/90875-vendo-mecanica-toyota-band-motor-14b-cx-5-marchas-c-tracao-e-reducao-e-diferencia.html
Valeu.

Mourão, mas conta ai, de quem é esse jota?
Pelo que sei, só existe o meu, o do Adriano e o jota do André com o motor eletrônico. Ia esquecendo, mas tem o Willys do João da Paraiba. Tem o do Wilson, mas acho que é mecânico.
Mas pelo jeito você gostou do desempenho, né?
Quanto ao tópico, ja existe o do Adriano, podemos começar a postar. Veja o link http://www.4x4brasil.com.br/forum/jpx/40138-caracteristicas-do-motor-vw-1-9-tdi.html

Esse jota que você andou é o motor eletrônico ou mecânico?

abs

Léo_Babiski
16/05/2011, 16:35
Wander, eu vendi um ap 1.9 turbo prum cara aqui de BH usar em jipe e o Gê vendeu outro para para um rapaz de Juiz de Fora. Também já ví niva com mtr ap 1.9. Tem outro J anunciado com mtr 1.9 turbo mecanizado + cx de hilux.

Abs.

wilson ghetti
16/05/2011, 16:51
Tem o do Wilson, mas acho que é mecânico. Respondendo ao amigo...é mecanizado com bomba bosch do mwm sprint (nem uso as velas de pré-aquecimento, estão desligadas).

Qualquer troca de informação estou à disposição (no começo o Adriano me ajudou muito, e tem tbem uma pessoa do ABC paulista, acho que erao o CarlãoRover tem muito conhecimento desse motor).

[ ]'s

TTJPX
16/05/2011, 17:33
Wander, eu vendi um ap 1.9 turbo prum cara aqui de BH usar em jipe e o Gê vendeu outro para para um rapaz de Juiz de Fora. Também já ví niva com mtr ap 1.9. Tem outro J anunciado com mtr 1.9 turbo mecanizado + cx de hilux.

Abs.

Ué Léo, então vc teve com um desses motores na mão?
O meu motor, eu penso que não seja possível mecanizar, porque os bicos estão por baixo da tampa do cabeçote e recebem lubrificaçao pelo óleo do motor.

abs

HelFel
16/05/2011, 17:38
HelFel, depende do que você quer: qualquer desses 2 jipes dá para rodar em qualquer lugar como a maioria é capaz de fazer, porém o com mecanica band é um "tanque de guerra". Ainda, qq peça de hilux é o olho da cara ou difícil de achar usada (para não dizer impossível por conta do preço). Eu particularmente acho o desempenho do 2.8 hilux uma bosta.

Léo,
Valeu pelo esclarecimento! :smile:

Mourão GP
17/05/2011, 13:38
Mourão, mas conta ai, de quem é esse jota?
Pelo que sei, só existe o meu, o do Adriano e o jota do André com o motor eletrônico. Ia esquecendo, mas tem o Willys do João da Paraiba. Tem o do Wilson, mas acho que é mecânico.
Mas pelo jeito você gostou do desempenho, né?
Quanto ao tópico, ja existe o do Adriano, podemos começar a postar. Veja o link http://www.4x4brasil.com.br/forum/jpx/40138-caracteristicas-do-motor-vw-1-9-tdi.html

Esse jota que você andou é o motor eletrônico ou mecânico?

abs

Wander, é de um sr- Raimundo "Piaba", criador de avestruz em Curvelo, comprou o motor em Sampa e o Nayler, de Sete Lagoas, acertou a bomba mecanizada. Não sei ainda qual é a bomba, mas vou decobrir e te falo. Sei q o J anda fácil, c/ arranque agressivo.
Abç.

luiz carlos franco salles
17/05/2011, 13:52
olá pessoal meu J, coloquei motor toyota 14 b,com cambio original e diferencial willis coroa e pinha da f75 trazeiro.tá muito amarrado porem com muito torque.

Mourão GP
17/05/2011, 14:04
Salve Luiz!
Cambio original clark ou peugeot? Qto tempo de uso, qual o tipo de uso?
Abç.

17/05/2011, 15:30
cambio peugeot, que não aguentou, estou colocando um cambio da Dakota V8.

17/05/2011, 15:36
o cambio peugeot naão agentou,

Léo_Babiski
17/05/2011, 18:15
Luiz, vai por o cambio da dakota v8 automática?

18/05/2011, 08:49
estou com problema de diferencial agora, penso em um canela fina com coroa e pinhão da f1000 que de certo, faltas os eixos, quer ver se tem flutuantes, e sistema de freio, que sera pinça e disco da f1000.

HelFel
24/05/2011, 23:36
Amigo, gostaria de lhe enviar uma MP ou um e-mail, porém no seu perfil não consta.

abraços,

Wilson, mandei um email para você. Desculpe o atraso.

Abraços

fchain
21/06/2011, 20:18
Saudações! Desculpe-me por postar a dúvida aqui, porém não achei resposta em outro tópico, como por aqui se reune a nata, lá vai: tem uma viatura a venda com "mec toyota land cruiser diesel 2.5"
Poderiam me dizer o quê, desse motor? Quanto a facilidade de manutenção, custo, robustez. etc?
Abraço;