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Ver Versão Completa : Bateria correta



claudio gsilva
19/04/2011, 16:35
Oi pessoal boa tarde.
Acabei de converter uma Sportage que tinha a gasolina para diesel, motor da besta .
Acontece que tô em duvida qual a bateria correta prá ser colocada nela, se 60 ou 75 A. Vi uma maior no mercado mas não deu, ficou alta e o capô batia nela.
Se puderem me dar uma dica agradeço.

Djalma colombo
19/04/2011, 21:09
Depende dos acessorios que você tem nela, som, farois de milha...
Só pelo motor a besta usa a de 60 AH, se for colocar maior o problema sempre vai ser o tamanho!
Outra opção seria colocar outra no porta malas, se tiver muito equipamento eletronico.

fredboell
19/04/2011, 21:28
da bateria nao sei direito, mas reporta depois as impressoes como ficou a adaptação, ainda nao ouvi relato pessoal sobre o assunto.

Geisler®
20/04/2011, 03:41
Oi pessoal boa tarde.
Acabei de converter uma Sportage que tinha a gasolina para diesel, motor da besta .
Acontece que tô em duvida qual a bateria correta prá ser colocada nela, se 60 ou 75 A. Vi uma maior no mercado mas não deu, ficou alta e o capô batia nela.
Se puderem me dar uma dica agradeço.

Claudio, eu recomendo a você: se tiver a oportunidade, adquira a de 75A.:concordo::pipoca:
O motor diesel, é muito mais pesado para dar a partida:putz:, e pra piorar, ainda existem as velas de aquecimento, que acaba "roubando" energia da bateria, e tornando com o tempo a partida mais pesada.:parede:
Eu uso uma de 60A, mas me arrependo!!
Se usar em trajetos muito curtos o carro fica sem bateria em alguns dias.. Ja fiquei sem bateria algumas vezes com essa de 60A e duvido que ela dure 2 anos na minha mão.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

claudio gsilva
20/04/2011, 12:05
Claudio, eu recomendo a você: se tiver a oportunidade, adquira a de 75A.:concordo::pipoca:
O motor diesel, é muito mais pesado para dar a partida:putz:, e pra piorar, ainda existem as velas de aquecimento, que acaba "roubando" energia da bateria, e tornando com o tempo a partida mais pesada.:parede:
Eu uso uma de 60A, mas me arrependo!!
Se usar em trajetos muito curtos o carro fica sem bateria em alguns dias.. Ja fiquei sem bateria algumas vezes com essa de 60A e duvido que ela dure 2 anos na minha mão.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:
Valeu pela dica, vou botar mesmo a de 75A, pois tentei com uma de 90 e o capô não fechava. Mas te pergunto: o gerador/alternador não é prá ir alimentando os gastos bateria? O problema amigo é que é a 1a vez que possuo carro diesel e preciso ir sabendo de certas coisas.
Valeu, obrigado.

claudio gsilva
20/04/2011, 12:09
da bateria nao sei direito, mas reporta depois as impressoes como ficou a adaptação, ainda nao ouvi relato pessoal sobre o assunto.
Coloquei a de 75A e faz só 3 dias que tô rodando. Até agora não me deixou na mão, e não tenho muitos acessorios não, só o basico mesmo. Qualquer coisa repasso aqui no forum.
Obrigado

Djalma colombo
20/04/2011, 13:01
Claudio, eu recomendo a você: se tiver a oportunidade, adquira a de 75A.:concordo::pipoca:
O motor diesel, é muito mais pesado para dar a partida:putz:, e pra piorar, ainda existem as velas de aquecimento, que acaba "roubando" energia da bateria, e tornando com o tempo a partida mais pesada.:parede:
Eu uso uma de 60A, mas me arrependo!!
Se usar em trajetos muito curtos o carro fica sem bateria em alguns dias.. Ja fiquei sem bateria algumas vezes com essa de 60A e duvido que ela dure 2 anos na minha mão.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:


Eu trabalho com uma anbulancia besta 2.2 diesel, tem radio. giroflex e mais aquela parafernalha de anbulancia, ela usa uma bateria de 60AH a mais de um ano e meio e nunca deu pau, sugiro que verifique a parte eletrica da sua vtr!

Chico Almeida
20/04/2011, 16:07
Eu trabalho com uma anbulancia besta 2.2 diesel, tem radio. giroflex e mais aquela parafernalha de anbulancia, ela usa uma bateria de 60AH a mais de um ano e meio e nunca deu pau, sugiro que verifique a parte eletrica da sua vtr!

Boa tarde, pessoal.

Tb concordo com Djalma, verifica a elétrica do carro pois não é normal ficarmos sem bateria tão fácil. O carro em funcionamento usa o alternador e não a bateria, tanto é que se dermos a partida e retirarmos a bateria o carro não deve morrer, a não ser que o consumo esteja acima da capacidade do alternador.

Abração,

Leandro-MacaúbaPaisagismo
20/04/2011, 18:21
Eu uso de 80A, mas tenho farois de milha, subwoofer amplificado e modulo. Mas olha já consegui colocar na minha uma de 90A que eu usava no meu Bongo 2.5...

Henrique Petropolis
21/04/2011, 00:35
Aconselho se puder colocar uma de 75 A ,mas de boa marca a de 60 A tambem resolve ,mas o alternador tem que estar afiado para isso ,pois o maior problema é na partida ,pois a resistencia e mais o peso do motor para virar a frio é um peso que voces nem imagina ,mas uso uma de 75 A no meu e nunca tive problemas ,mas aconselho no caso de duvidas voce ir no eletrecista de autos para havaliar a saude do sistema com um teste rapido e bem conclusivo ,pois ele conecta na linha um amperimetro e monitora o consumo em marcha lenta para ver se o alternador comporta a demanda de carga e depois ele manda ligar farois ,radio ,limpador etc e monitora a carga e manda acelerar para ver a demanda de carga em relação ao alternador ,não leva 10 minutos para efetivar os calculos e saber se tem alguma coisa errada com o sistema !!

claudio gsilva
21/04/2011, 10:30
Amigo como voce conseguiu colocar uma de 90A, pois na minha o capô ficou batendo nela e troquei por uma de 75???

Eu uso de 80A, mas tenho farois de milha, subwoofer amplificado e modulo. Mas olha já consegui colocar na minha uma de 90A que eu usava no meu Bongo 2.5...

claudinho10001
26/04/2011, 13:39
Achei estranho o comentário sobre uma bateria de 90A não caber no cofre do motor. Eu uso uma de 90A e ela se encaixa perfeitamente lá. Eu sugeriria a usar essa de 90A, desde que o alternador seja o original do motor a diesel. Tenho muita iluminação e equipamentos no carro ela tem segurado a onda. Só de faróis são quatro no teto, quatro de neblina (com o original) e dois de milha. Claro que diminui muito a carga ao subsituir as lâmpadas originais por Xenon e leds. Inclusive recomendo o kit H4-4 4800 k nos faróis. É um kit difícil de achar e caro, mas é um espetáculo à parte. Tem 4 reatores e duas lâmpadas xenon em cada soquete.


Grand Sportage 2001 preta TDirada! Viuva Negra
Acessorios:
Farois Xenon H4-4 4800 k
Farois Xenon H2 off-road no teto (4)
Farois Xenon H2 neblina (4)
Farois Xenon H2 milhas
Lampadas leds (seta, freio, re, lanterna, cortesia)
Bagageiro bau Camper no teto 360 L preto fosco
Estribos laterais Solar
PX Cobra 40 canais
Rodas Mangels 17 cromadas
Penus Hankook Ventus ST 255/60 R17
Buzina Uga Uga
Buzina a ar maritima corneta dupla
Sirene 5 sons com microfone
Modulo Pyramid 1200 W 2 canais (2)
Modulo Pyramid 1800 W 4 canais
Cross over Boss 5 frequencias
Capacitor 20 Farad
DVD/GPS/TV analogica/Bluetooth/MP3/MP4/WMA Double DIN
GPS Midi 7" com Windows CE e Office, TV digital, FM trasmitter, Bluetooth e 3 navegadores
Antena eletrica (transmissor FM)
Antena filamentada no vidro (TV)
Tela LCD 19" Booster retratil de teto (banco traseiro)
Micro projetor power Led para ate 80 polegadas 800X600 pixels (tampa traseira)
Tela de vinil enrolavel 40" (vao traseiro)
Par auto falantes Selenium Street Bass 250 W Rms 12" (caixa selada)
Par auto falantes Selenium Street Bass 250 W Rms 12" (sub/medio grave)
Par cornetas drive Hinor 320 W Rms
Par cornetas drive Selenium 350 W Rms
Par tweeters Hiner 120 W Rms
Par tweeters Buster 150 W Rms
Camera de re (2)
Espelho retrovisor LCD Eonon 2 AV in
Sensor de estacionamento tela LCD colorida 8 sensores (frente e traseira)
Inclinometro retroiluminado em led azul
Termometro/Barometro/AltimetroVoltimetro/Amperimetro LCD digital retroiluminado em azul e âmbar
Amperimetro analogico Wiltec retroiluminado em led azul
Termometro oleo analogico Wiltec retroiluminado em led azul
Marcador pressao do oleo analogico Wiltec retroiluminado em led azul
Marcador pressao do turbo analogico Wiltec retroiluminado em led azul
Voltimetro digital com desligamento automatico (som)
Inversor 200 W 12/110V com USB
Bateria Eletran 90 Ah (cofre)
Bateria de gel slim 150 Ah (som)
Transmissor FM 12 V 100 mW
Transmissor video 12 V (video link)
Manoplas de cambio, freio de mao e pedais iluminados em neon azul

claudinho10001
28/04/2011, 13:16
Amigo como voce conseguiu colocar uma de 90A, pois na minha o capô ficou batendo nela e troquei por uma de 75???

Rapaz, eu so sei que ela coube como uma luva la. Eu ia colocar uma Heliar, mas onde estava o carro em Belo Horizonte nao tinha a de polo invertido, fui em outra loja e eles colocaram uma Eletran 90 Ah. Minha Sportage eh uma 2001 Turbo Diesel. Acho que podem haver diferenças no cofre do motor para diferentes anos, modelos e motores do carro.

cegandrade
28/04/2011, 15:42
Na minha veio com uma bateria Moura de 95ah, ela é baixa e larga, do mesmo tamanho que uma de 75ah que usava em minha caravam.

Fastjack
17/05/2013, 10:35
Claudio, eu recomendo a você: se tiver a oportunidade, adquira a de 75A.:concordo::pipoca:
O motor diesel, é muito mais pesado para dar a partida:putz:, e pra piorar, ainda existem as velas de aquecimento, que acaba "roubando" energia da bateria, e tornando com o tempo a partida mais pesada.:parede:
Eu uso uma de 60A, mas me arrependo!!
Se usar em trajetos muito curtos o carro fica sem bateria em alguns dias.. Ja fiquei sem bateria algumas vezes com essa de 60A e duvido que ela dure 2 anos na minha mão.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Concordo.
Quando chega o inverno direto me vejo sem bateria, pq preciso deixar mais vezes pela manhã as velas aquecedoras acionadas e preciso tentar mais vezes o arranque e a bateria se esgota lá pela 6º/7º tentativa espaçada.

Henriquemix
17/05/2013, 23:01
Amigo como voce conseguiu colocar uma de 90A, pois na minha o capô ficou batendo nela e troquei por uma de 75???

Amigos....tive muito problema com bateria, e coloquei uma bateria de 105A da marca Crau,l e só precisei tirar um tapetinho de borracha que tinha por baixo da bateria antiga e ela coube perfeitamente....minha Sptg é a diesel 2.2.
Um dos problemas que ....inclusive aconteceu comigo ontem.....e descobrí o que dava problema....mas ainda não fui ao eletricista verificar o problema....aconteceu o seguinte:
Eu estava viajando a umas 2 horas....e nada de problemas.....dia quente, e resolví ligar o ar condicionado.....porém eu estava a uns 2500 giros ( depois fiquei sabendo que não se deve ligar o ar com giro alto ), sei lá se deu algum problema.....acontece que quando parei no pedágio o motor simplesmente apagou e quando fui dar partida de novo....o motor só gemeu bem fraco ( pesado )....como se a bateria tivesse acabado....bem..... desliguei o ar e fiquei mais 1 minuto sem dar partida.......quando tentei de novo ( após mais ou menos 1 minuto ), o motor girou normalmente e pegou na hora.
Bem.....eu acredito que o acoplamento do ar condicionado ao motor, deve ter ficado um tanto pesado na primeira partida e não havia se desacoplado, por isso o peso no motor, sei lá......semana que vem vou verificar isso, pois não é normal, ainda mais com uma bateria de 105A.

Henriquemix
17/05/2013, 23:43
Bem....quando eu mencionei na mensagem anterior que fiquei sabendo que não se deve ligar o ar com giro alto do motor, foi porque recebí esse texto abaixo, o qual compartilho com vcs, e acho relevante colocar aqui mesmo neste t´[opico, pois tive tbm problemas na bateria, Ok ?....segue o texto que recebí:

Esta também, eu não sabia.







Bom pessoal, estive em uma empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do motor do carro) e ar condicionado.






Conversa vai, conversa vem, eis que o gerente da empresa me pergunta.

- Você sabe que você não pode ligar o ar condicionado do seu carro quando estiver em alta velocidade?

Respondi: - Não, não sei nada sobre isso...

Tendo questionado isso, ele ainda complementa: - você não encontra essa recomendação no manual do veículo, nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas, você não deve ligar ar condicionado do carro quando estiver em alta velocidade.

Eu, surpreso o interrogo: - mas por quê?!

Responde ele: - veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa "embreagem" aciona o compressor do ar condicionado instaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 ou 4.000 rpms, você irá dar um "tranco" violento no sistema e isso poderá danificar o compressor.

Bom, nesse momento fiquei estasiado e um pouco incrédulo. Percebendo minha surpresa com a informação e também com a minha curiosidade, ele foi ao estoque da empresa e pegou um compressor de ar exatamente igual ao que é usado no meu carro e me mostrou com precisão o que ocorre quando você aciona o ar condicionado.

Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se você ligar o ar condicionado com alto giro no motor, o sistema todo será submetido a uma arrancada violenta o que pode causar o dano ao sistema.

Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 rpm e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário em um Instante e passa a funcionar na velocidade do giro do motor!!! É aí que está o grande problema.

Questionei então, devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver em uma auto estrada e o calor estiver insuportável. Paro o carro e ligo o ar?

Ele recomendou que se estiver em uma autoestrada ou em qualquer condição onde o motor estiver em alto giro, para iniciar o ar condicionado, deve-se colocar o carro em "ponto morto" para o giro cair e, aí sim, iniciar o ar condicionado. Dessa maneira você consegue preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar sua longevidade.

Interessante não?






Vivendo e aprendendo.

Djalma colombo
18/05/2013, 21:24
Henrique a uns 4 domingos atrás o programa AUTO ESPORTE da globo, fez uma matéria justamente informando isso sobre o ar condicionado, da pra acessar o site e ver a reportagem!

Djalma colombo
18/05/2013, 21:29
A respeito da bateria, não resolve colocar uma bateria de amperagem alta se o alternador carrega muito menos! Ex: bateria de 60A com alternador de 6a = 100% de carga, bateria de 100A com alternador de 60, só vai carregar 60A, se chegar a descarregar por completo ele só vai carregar até atingir 60A, o correto é verificar se o alternador esta bom e se a bateria esta segurando a devida carga, a maioria das baterias tem vida util de 2 a 3 anos, se durar mais do que isto já ta no lucro desde que a bateria seja de marca decente!

EDuarte
19/05/2013, 10:47
A respeito da bateria, não resolve colocar uma bateria de amperagem alta se o alternador carrega muito menos! Ex: bateria de 60A com alternador de 6a = 100% de carga, bateria de 100A com alternador de 60, só vai carregar 60A, se chegar a descarregar por completo ele só vai carregar até atingir 60A, o correto é verificar se o alternador esta bom e se a bateria esta segurando a devida carga, a maioria das baterias tem vida util de 2 a 3 anos, se durar mais do que isto já ta no lucro desde que a bateria seja de marca decente!

A bateria carrega por completo sim Djalma, a diferença é que vai demorar mais pra carregar...

[]s
(DU)

Djalma colombo
19/05/2013, 15:55
Grande Edu, mais uma vez obrigado pela correção, cada vez aprendemos mais. Forte abraço!

Wiliamw
19/05/2013, 23:13
Até onde sei, todos os alternadores, de 2000 pra cá carregam com certa facilidade até 90A.

Peça pro eletricista medir a amperagem da carga que você saberá até onde pode chegar com sua bateria.

Quanto ao ar condicionado, realmente é melhor ligar o ar com o motor em baixa rotação, não creio que tenha a ver com alta velocidade, basta baixar a rotação, pisando na embregem.

Dicas para preservar o ar-condicionado do carro - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=eSIdvm_qPeA)

abraço

cegandrade
20/05/2013, 08:35
Se isso for verdade, nossos carros eram para estragar um compressor por ano, pois o sistema do nosso desliga o ar sempre que sobe o giro em ultrapassagens e depois liga de novo.

claudinho10001
17/06/2013, 10:14
Bom, deixe-me dar uns pitacos sobre baterias e já que chegou em condicionadores de ar, vai também:

Bom, primeiro o que precisamos ter em mente é que as baterias automotivas são do tipo que chamam "de impacto" e foram projetadas para suportar a grande carga necessária no acionamento do arranque. Por sua concepção, esse tipo de bateria jamais devem ser descarregadas, não devendo perder mais de 80% de sua carga. Isso acontecendo, não há dúvida que sua bateria irá pro saco em pouco tempo.

A carga existente nela deverá também ser necessária para suprir o consumo dos equipamentos elétricos existentes nos veículos. Com relação ao alternador (gerador, que já foi citado, não existe há muitos anos, desde o tempos do Fusca de 6 volts), a fórmula é muito simples: O equipamento deve ser capaz de gerar, e a bateria de acumular, mais energia do que a que está sendo consumida. A diferença de carga (amperagem) entre os dois só será sentida se essa fórmula não se aplicar. Um alternador de 55 ampères e uma bateria de 105 (como no meu caso) funcionam perfeitamente, pois ele consegue manter tranquilamente a carga que a bateria suporta, desde que não se abuse no uso de equipamentos elétricos e é claro, que você use o carro com regularidade suficiente para que o alternador possa fazer seu trabalho. Ligar o veículo 1 vez por semana para ir à noite ao shopping que fica a 3 km de casa fará com que não haja tempo suficiente para que o alternador faça seu trabalho, ainda mais se sua amperagem for menor que a da bateria.

Para quem tem excesso de equipamentos eletro-eletrônicos, o ideal é que se adquira uma bateria do tipo ESTACIONÁRIA. Esse modelo suporta cargas e descargas sem perda de sua vida útil e deve ser configurada de tal forma que no caso do veículo desligado, somente ela entre em ação para suprir os equipamentos ligados. Eventualmente com mais uma bateria no circuito o alternador deve ser dimensionado para poder suprir energia para as duas ou utilizar um carregador conectado à tomada elétrica quando do veículo parado. Então, por que não usar uma bateria dessas no lugar da original do veículo? A resposta é simples: Esse modelo não suporta a carga exigida na hora do arranque. Até suporta algumas partidas, mas vai pro saco muito mais rápido do que a outra. Dura lex, sed lex.

Um fato importantíssimo: No interior dos veículos só se deve usar baterias do tipo selada ou de gel, pois os gases gerados são tóxicos. Particularmente só uso baterias não seladas no cofre do motor, pois assim acompanho como está indo o eletrólito. Tenho até um densímetro para isso. As seladas usadas no compartimento do motor, queira ou não, vão perder água pelo respiro devido ao calor do motor e você não tem como repor. As estacionárias são uma beleza, duram uma eternidade dentro do veículo e tome-lhe som à vontade! Resultado: Minha bateria já vai pra cinco anos. Mas até chegar nisso, tive que aprender a lidar com elas e perder algumas.

Pra se ter uma ideia, fui dar uma olhada na bateria selada da moto de meu irmão, já com pouco mais de um ano de uso e (não me surpreendi) lá estava ela sem água. Apesar de se denominar "selada", foi possível retirar a tampa do orifícios e acrescentar água. Testei a densidade e vi que não havia necessidade de acrescentar o ácido sulfúrico. A solução eletrolítica deve estar com 70% de água destilada e 30% de ácido sulfúrico. Bom, acho que ela está lá há mais de 2 anos. Em alguns casos, a completa retirada do eletrólito, lavagem interna da bateria com solução bicarbonatada e água destilada, reposição do eletrólito e carga lenta (máx de 10% da carga nominal) costuma trazer de volta à vida algumas desenganadas.

Quanto ao compressor do condicionador de ar, é fato que não se deve acioná-lo em altas rotações. Seria algo como engatar uma marcha, sem embreagem, a 3.000 giros por exemplo. Tente fazer isso com a embreagem acionada e já se sentirá o tranco. O fato de alguns veículos desligarem o sistema de ar condicionado ao pressentir a necessidade de potência, a engenharia envolvida também explica: O sistema também possui uma embreagem para desacoplar e acoplar automaticamente a polia que gira o compressor.

É isso aí, pessoal, quanto mais a gente vive, mas se aprende.

a1000ton
24/11/2013, 20:45
Boa noite amigos na minha tem uma de 80 amperes, mas se não pegar depois 7 ou 8 tentativas já era.

Robert Marley
05/12/2013, 13:40
Boa explicação camarada, sou iniciante nesse tipo de viatura e realmente me surpreendi quanto ao funcionamento do ar em situações de ultrapassagem, o meu antigo carro , 206, funcionava full o tempo todo, daí o susto com esse desliga- liga. De qualquer forma agradeço pelos bizus que são muito úteis para entendermos melhor nossos carros e evitar extorsôes em oficinas e afins.
Valeu!

JCC :-)
06/12/2013, 17:12
Pessoal, gostaria de contribuir pois confesso que, faz pouco tempo, eu também não tinha os fundamentos corretos.
Baterias de primeira linha e bem mantidas duram muito. Nos últimos 20 anos as baterias dos meus carros duraram entre 4 e 5 anos (Heliar e Moura). Hoje eu prefiro Heliar.
Pesquisei um pouco sobre o assunto e resumo aqui as contribuições para os assuntos discutidos.

1 - Um alternador automotivo não foi feito para carregar baterias de serviço (estacionárias)
2 - Só é possível carregar uma bateria a 100% utilizando-se um carregador inteligente, não o alternador automotivo.
3 - O alternador automotivo vai carregar aproximadamente 70% da capacidade nominal da bateria.
4 - A principal diferença entre uma bateria automotiva e uma estacionária (de serviço) é que a bateria automotiva foi projetada para gerar grande energia em curto espaço de tempo (motor de arranque) e ser continuamente recarregada (enquanto o motor estiver girando). Uma bateria estacionária é projetada para fornecer energia enquanto não não é carregada, permitindo ciclos de descargas mais profundas sem grande dano.
5 - Usar uma bateria maior, por exemplo (90Ah no lugar de 75Ah) só traz vantagens. Não se deve aumentar a potência do alternador por esse motivo.
6 - O alternador deve ser capaz de gerar energia aos equipamentos ligados do veículo.
7 - Usar alternador mais potente em uma bateria pequena é prejudicial.

Eu estava para colocar uma bateria Optima no meu carro. Depois de pesquisar resolvi trocar a minha original de 75Ah por uma Heliar 90Ah pela metade do preço da Optima, e acredito que foi uma boa decisão, baseada em conversas com o japonês da auto elétrica e deste artigo técnico aqui.

http://www.ptt-radio.qsl.br/Documentos/ConhecendoBaterias.pdf

Espero que gostem da leitura tanto quanto eu.

ANIBALCL
26/12/2013, 18:17
eu tenho uma Optima amarela. vale cada centavo que paguei por ela, mesmo com dor no coração e bolso principalmente . uso ela a mais de 2 anos, ando muito pouco diariamente, menos de 10km, antes tinha que trocar a cada 6 meses pois as comuns não davam carga andando pouco e com som ligado. fiquei 10 dias agora em dezembro em ubatuba. cheguei estacionei a sportage e desliguei. depois de 5 dias liguei 15 min em marcha lenta apenas e desliguei. no dia de vir embora pegou de primeira. em feriados no sitio fico ouvindo som alto por 2,3 horas e lá só ando alguns kilometros o feriado todo, guenta tranquilo.

cegandrade
27/12/2013, 07:36
Com bateria não se pode economizar. Coloquei uma com preço em conta e durou 7 meses. Depois que coloquei a ventoinha elétrica então, não pude deixar de investir em uma bateria de boa qualidade. Comprei uma moura e 70 amperes e numca mais sofri. Mais lembro que paguei por ela 450,00.