Ver Versão Completa : Oleo Vazando Pela Polia do Motor
hefepipe
16/05/2005, 18:37
Oleo Vazando Pela Polia do Motor , de um bf-161 acredito eu que seja pelo retentor da mesma , faz uma listra no capo e nos paralamas e com o motor ligado se vê o óleo em pinguinhos . Nunca retirei a polia para saber , então aqui vai minha dúvida : Trocar retentor da polia do motor pode ser executado por um relés mortal ??? Ele fica pelo lado de fora do bloco ??
Obrigado
leopoldo
16/05/2005, 20:55
Para trocar o retentor, siga os passos do manual de manutenção do jeep, seção de downloads, página 3, veja motor 3.0.
Tem que remover a polia dianteira e a tampa das engrenagens do comando.
O retentor fica preso na tampa.
Vai precisar das juntas da tampa e de uma parte da junta do carter.
ferramentas:
chave fixa e estrela-1/2 por 9/16, soquete 3/8, um estilete para cortar a junta do carter, cola silicone vermelho da loctite, e um torquímetro para apertar o parafuso da polia de 30 a 40 lb-ft.
Cuidados:
1- ao colocar a polia, lembre-se que ela encaixa numa chaveta meia-lua no eixo.
2- entre a polia e a engrenagem, não esqueça de colocar o defletor de óleo, se houver.
3- a ferramenta de centralização da tampa: Não tem? não se peocupe, ninguém tem. Use a própria polia para centraliza e só depois aperte os parafusos da tampa.
Se estiver difícil soltar o parafuso porque o motor vira junto, engate a 1º marcha e prenda no freio.
O pepino é se a polia não sair depois de solto o parafuso.
Não bata com marreta na polia. Pode usar martelo de borracha. Bata sempre alternando em 180º.
e também tem aquela:
o retentor já pode ter cavado uma avenida no colo da polia, aí só a troca do retentor não adianta.
hefepipe
16/05/2005, 22:52
Cara , eu entendi , só restou uma dúvida , o que seria um soquete 3/8 , é um daqueles de chaves catraca ???
hefepipe
16/05/2005, 22:53
e o meu motor é 1960 , 2600 é o mesmo do manual ???
leopoldo
16/05/2005, 23:46
Isso. Soquete. Chave catraca......na verdade a chave é para virar o soquete.
Mas não use a chave catraca.
NENHUMA chave catraca - a não ser o torquímeto de estalo e catraca - foi feita para torquear ou quebrar o torque de parafusos ou porcas.
Só para girar. Para fazer força, use o braço de força.
(tô achando melhor você fazer com quem entende um pouquinho +)
Alguns detalhes são diferentes mas o motor 3.0 é filho desse 2600.
A tampa do 3.0 é ligeriamente diferente pois não tem a manguerinha de óleo que vem do filtro ....... por exemplo. Mas é o mesmo desenho.
A cor também é diferente. No 2600 ela é preta e no 3.0 ela é azul.....mas isso é bobeira.
Elmer_Jeep
17/05/2005, 09:55
o retentor já pode ter cavado uma avenida no colo da polia, aí só a troca do retentor não adianta
Isso é importante, observe a "pista do retentor" na polia. Se tiver algum risco profundo substitua a polia também.
[]'s
hefepipe
17/05/2005, 13:40
Cara , só mais uma dúvida . Porque uma parte da junta do carter , a junta do mesmo não é uma só ?? tem como imendar ??
AGORA EU PARO DE TE ENCHER O SACO :shock:
OBRIGADO
:wink:
leopoldo
17/05/2005, 15:15
É que a junta do carter cobre tudo por baixo, inclusive uma área inferior da tampa e uma aresta de junção com a coberta das engrenagens.
Isso é fruto do projetista piolho desse motor.
Quando se remove a tampa, normalmente detona-se a parte da frente da junta do carter. Já que ninguém quer abrir o carter de bobeira, provávelmente você vai ter que cortar a junta daquele pedaço e fazer um arremate com silicone vermelho nos cantos.
Quando você abrir a tampa vai entender.
O serviço é baba mas é um ESTORVO. Se você entende russo sabe o que quer dizer.
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