Ver Versão Completa : Pressão óleo motor 314/S > 12bar
fabiano soriano
18/04/2011, 22:12
Caros colegas, à 2 semanas instalei um manômetro para ter certeza da real pressão do óleo lubrificante da minha band e fiquei surpreso com a pressão que o óleo atinge com o motor frio.....dá VDO no manômetro de 12 bar em 5000 rpm, ou seja com a band "fria" passa dos 12 bar.
Depois de aquecida começa a cair, 8 bar com 70°C, depois de já aquecida, ou seja, com a temperatura do motor 80°C fica em torno de 6 bar e depois de rodar umas 4 horas sem parar com 5000 rpm cai para 3 bar.
Quem tem manômetro na band, pode confirmar se a bomba de óleo manda uma pressão dessas mesmo.
Estou até com receio da mangueira estourar e jogar óleo com 12 Bar de pressão na cara do trouxa aqui....hehehe, agora, por precaução, só ando com a band de 8-).
segue configuração da minha band:
band 90, motor OM 314/S, turbina garret, intercooler, a/c, dh.......etc
Valeu
Fe_jipeiro
19/04/2011, 02:46
Olá Fabiano ...
Algo está de errado ai ... 5000 rpm ??? o motor 314s não tem esse giro ...onde vc está olhando esse valor?
Outro ponto ... 12 kg de pressão de óleo é muitoooooo .... q manometro vc está utilizando ???
O normal é ficar depois de aquecido o oleo e motor.... entre 2 a 4 kg em marcha lenta ... e uns 8 acelerando ... não passando disso ... a minha q está com a bomba de oleo melhorada por causa da turbina e pressão q utilizo, não passada de 9kg no cacete, socando pressão no motor com o oleo nao tao quente... 12kg é muitooo ...
Abs ...
bandoleiro
19/04/2011, 13:13
Faço minhas as palavras do Fe Jipeiro. Há algo errado aí com conta-giros e manometro de pressão do óleo.
fabiano soriano
19/04/2011, 23:55
Caraca.....:lol:
Foi mal galera, não é 5000......é na marcha lenta 500 rpm, não passo de 2500 rpm com a minha band :parede:.
Mas a pressão é essa mesmo, quando motor esta frio passou de 1000 rpm já chega em 12 kgf. Depois vai aquecendo o óleo e vai caindo pra 8, 6 até chegar nos 2 a 3 kgf.
O manômetro é da Racing de 12 kgf.
Abrass
fabiano soriano
20/04/2011, 00:04
E quando eu "sento o pé" em 4ª marcha pra ultrapassar alguém na subida :dance:, que a pressão do turbo vai para 0,8 kgf e o giro tá em 2.500 rpm a pressão do óleo vai pra 11 quase 12 kgf, isso com ela rodando a mais de 1 hora, ou seja, já em temperatura de trabalho :twisted:.
P.S. uma coisa que não comentei que ela tem diferenciais alongados coniflex 12x35, mas também, isso não influencia em nada no que estamos falando.
Aguardo os coments:pipoca:
Fe_jipeiro
20/04/2011, 10:52
Oww loko ... 12 kg em marcha lenta.. rsrsrs... algo está estranho.... se eu fosse vc, não andava com sua band até verificar isso !! rsrs
Ou sua bomba está com problema, ou seu relógio está doidão ... Racing é a marca correto?? é aqueles digital ??? Se fosse vc trocava por um da ODG ou cronomac e verificava se a pressão está correta ... O interessante ... já q a sua eh turbinada... é pegar a pressão do óleo na entrada da turbina ... pois o relógio original da band pega na saída da bomba... assim vc pegaria em lugares diferentes e daria para analisar melhor a regulagem e situação da bomba...
Agora, se realmente for essa pressão, deve estar vazando oleo pra tudo qto eh lado pelas juntas ...rsrs... pois a pressão só tende a aumentar qdo aceleramos e não a cair, como vc está relatando ...
A minha tb tem relação 12x35 e estou utilizando pneus 35" ... mesmo mexendo na regulagem da bomba para mandar mais oleo para lubrificação, qdo o óleo está relativamente frio, e socando o pau nela... 2kg na turbina ... fica entre 8 e 9 kg de pressão ... depois q o óleo aquece, fica entre 7 e 8 kg ...
Vale a pena analisar "what is happening there!", o que está acontecendo lá ! rsrs
Abs... qq coisa pergunta ai ...
fabiano soriano
21/04/2011, 00:20
Das duas...uma....ou minha bomba de óleo está boa demais, ou o meu manômetro está ruim demais....rsrsrs
Vou colocar um manômetro calibrado na saída da bomba para ter certeza da pressão.
Fe jipeiro, meu motor não está com vazamento não, só se ele tiver com algum tipo de hemorragia interna :lol: e também não baixa o nível de óleo.
Mas as características de pressão são parecidas da minha e da sua band, só que a minha está com uma leitura maior.
Quando está com motor frio e acelerando, temos mais pressão = 12kgf
Quando paro de acelerar (lenta) e motor frio, temos menos pressão = 8 kgf
Quando paro de acelerar (lenta) e motor quente, temos ainda menos pressão = 2 ~ 4 kgf
Quando setá com motor quente acelerando, temos mais pressão de novo = 10 ~ 11 kgf
Vou checar com um manômetro calibrado e depois passo os dados
Obrigado Fe jipeiro:concordo:
Juniorbahiano
12/05/2023, 01:23
Amigos Toyoteiros, qual o sensor correto da band 85 é o de 7 ou 10 bar?
Sergio c
12/05/2023, 08:46
Bom dia. É o de 10 bar.
Amigos Toyoteiros, qual o sensor correto da band 85 é o de 7 ou 10 bar?
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