Conectar

Ver Versão Completa : Eixos d44 x semi-eixo + homo reforçada 4340?

dodger 4x4
17/04/2011, 17:01
prezados
estou com intensão em fazer mais algumas melhorias no samurai de feixes

E pergunto aos mais experientes, o que seria mais indicado a se utilizar!?

Trocar os eixos originais por D44, com adaptações necessárias...
X
usar eixos originais trocar semi-eixos com homocinéticas de aço 4340 reforçados que o fabricante promete 30% a mais de durabilidade.

A intensão é poder usar pneus recapados goodlokos em cima de 33" e o kit de redução 6.51, onde promete 187% de redução em 4x4low
A t-case aguentaria os D44?
Os semi-eixos 4340 suportaria os 33" recapados?
Abraços
Rodrigo

Fabil
18/04/2011, 10:14
os eixos originais do samurai mesmo com semi-eixos e homocineticas em 4340 só suportam até 33"

se sua intençao é usar carcaça 33" recapada, dependendo do recape o diametro pode ficar quase um 35". mesmo que os semi-eixos 4340 aguentem, as outras partes do eixo vao sofrer, tais como carcaça ( que é uma casquinha de tubo), rolamentos, pinos da caixa de satelite, manga de eixo etc...

eu consideraria seriamente a opcao de trocar de eixos.

T+

LeoPOA
18/04/2011, 20:13
Pessoal,

uma duvida...

Um samurai com eixos originais porem reforçados usando pneus 33" mud, ficaria com um vao livre maior do que se ele tivesse D44 e pneus 33 recapados ??

Quanto aos D44... montando tudo original, aguentaria pneus 33 com um recape agressivo?

Abraço

dodger 4x4
19/04/2011, 16:28
Acredito que o D44 não suportem os 33 com recape agressivo sem alterar semi eixos

Acredito que os eixos originais de samurai tenham a bola menor.

Acessórios como bloqueios tambem tem custo mais alto...

O jeito seria limitar o pneu com recape agressivo numa carcaça 32"...

diogo ludovico
19/04/2011, 17:55
Olha, uso diferenciais D44 com pneus 33", e com um motor mais forte (astra 2.0) eles quebram!
Se colocar o eixo original então ai que se terá dor de cabeça.
Na minha opinião, use eixos D44 e aos poucoa vá melhorando-os, ou parta logo para os de hilux ou band...

LeoPOA
19/04/2011, 19:42
Pessoal,

Fazendo alguns calculos e sempre buscando o melhor custo x beneficio...

Já possuo os eixos de samurai.... ambos bloqueados 100% e com freio a disco nas 4 rodas.

Pesquisei e para reforçar as homocinéticas e semi eixos dianteiros com peças em aço 4340 gastaria em torno de R$ 1300,00

Reforçando o eixo traseiro com semi eixos em aço 4140 gastaria uns R$ 1.200,00

R$ 2.500,00 mantendo meus eixos ori.... para usar pneus 33" mud com segurança....

Se tivesse que trocar meus eixos do samurai por D44 originais só no par de eixo eu gastaria perto disso certo?? Eixos revisados, completos....

Ainda teria q investir em bloqueios, freio a disco e na adaptaçao.... jumelos, feixes de mola e tudo mais....

A brincadeira ficaria mais cara, porem.... minha dúvida é

A resistencia de um D44 original ficaria maior ou menor comparando com eixos de samurai reforçados ??

O projeto é para usar pneus 33 mud nada mais que isso....

Já testei e vi que 33" com eixos originais nao funcionam....

Uma outra duvida em relaçao ao eixo de Band... A bola do diferencial da band é maior que a dos D44?

Abraços..

Léo

Leonardo Truccolo
26/04/2011, 21:10
A bola do dana 44 é uma mixaria maior que a do Samurai, acho que nem 1 polegada. Pra gente que faz trilha em barro, bosteiro, não faz diferença. O semi eixos do dana 44 são umas 2 x mais grossos que o do Samurai, não da nem pra comparar. Molas e jumelos, tu aproveita td do Samurai, não precisa trocar nada. Freio a disco é uns R$ 500 pila, o traseiro aproveita esse teu mesmo.
Vende essas peças do teu eixo que tu pega quase esses R$ 2500,00 que tu disse que é o par de um Dana 44. E ainda nessa tua reforçada dos eixos originais, faltou a coroa e pinhão, que é o que vai quebrar, depois que tu reforçar td.
Duvido tu quebrar de um Dana 44 com motor do Samuca original.

Abs

Fabil
26/04/2011, 21:43
mixaria nao é nao... é consideravel a diferença..

a coroa do samurai tem 7" de diamentro, o D44 tem 8,5" na coroa, POREM a carcaça do eixo do samurai é aço estampado, e a do D44 é ferro fundido, o que acaba sendo de parede mais grossa que aço estampado, entao no final das contas, a "bolota" do D44, é bem mais volumosa

por exemplo , a bola de um D44 é maior (mixaria, mas é) que o de um Toyota Bandeirantes que tb tem a coroa de 8,5" mas a carcaça é de aço estampado ( igual ao samurai)

T+

Leonardo Truccolo
27/04/2011, 17:26
Mas pra gente que faz 99% das trilhas em barro, essa diferença não faz tanta diferença, hehehhehehe. Pra quem faz trilha em erosões ou pedras pode até complicar, mas eu prefiro colocar uns pneus mais altos e os eixos Dana 44 ou o de Toy. Na real, eu queria ter uma Hilux embaixo do meu Samurai, mas por enquanto do jeito que ta, estou satisfeito.

LeoPOA
28/04/2011, 15:19
Pois é...

Eu to achando que vou ficar com os meus como estao e ir atras de um par de eixos de willys ou rural...

Eixos de Hilux seria show... problema é achar...

Abraço

MaGao
28/04/2011, 17:44
Uso eixos D44 de rural/engesa com pneus 37" motor S4T Plus Diesel 150cv 46kfmg torque.. Flutuantes traseiro da Enfer.. dianteiros T-Rex bone ensimec.

Antes de usar os ensimec.. nunca quebrei um semi eixo.. porem aquela cruzeta que vai no munhão.. pff quebra facim.. agora vale a pena considerar um samurai com seus 1000kg e um engesa com seus 2500kg.. motor com pouco torque.. e o meu com muito torque..

os upgrades:

flutuante enfer = R$ 2000
Manga de eixo + rolamentos de toy + instalação = R$ 900
T-Rex bone dianteiro = R$ 2500
Homocinetica da band = R$ 600
Bloqueio traseiro automatico = R$ 2000 (comprei o meu usado por 1500.. mais usado.. meu irmão comprou novo por 2k)
Valor do eixo d44 de rural = R$1500 (sem ta revisado..)

Uso sem pena agora.. e meu irmão usa com 38"..

ABraços,

dodger 4x4
29/04/2011, 08:44
é prezados
acredito que os eixos de willys ou rural sejam a melhor alternativa, pois depois da colocação do kit de redução os originais vão passar trabalho, pois o kit reduz 187% em low, dificelmente irá faltar motor...
Abc

diogo ludovico
29/04/2011, 12:02
A grande questão tambem é que se reforçar os eixos originais, om a troca de semi eixos etc, continuará tendo problema com a carcaça do eixo, que é fina.
O ideal é a troca por um conjunto de Hilux, mas caso não seje viavel, os D44 são mais fortes, e de facil manutenção, tendo em vista que qualquer padaria se axha um semi eixo ou qualquer outra peça.
No meu tive que centralizar o eixo traseiro, mas isso porque comprei um par que não era centralizado, e o D44 tem uma versão centralizado, evitando ter que gastar mais...

Marvin_CPS
17/04/2012, 00:03
Retomando o topico.

Ja estamos vendo a venda no mercado nacional algumas opções de semi-eixo dianteiro em 4340 para Samurai até 95.
Porém fico na duvida em relação aos traseiros... Ainda não vi nenhum anuncio sobre o msm kit (em 4340) para os semi-eixos traseiros aqui no Brasil! No exterior por exemplo, temos o kit da Calmani em aço 4140... Mas teria que ser importação propria!
Alguém sabe de alguma novidade a respeito desse assunto?!

Outra duvida, até onde eu sei, o eixo traseiro dos samurais não são flutuantes correto? Caso eu ache semi-eixo 4340 para usar com pneu 33', existe alguma forma de deixar o eixo traseiro flutuante?!

Valeus!

dodger 4x4
17/04/2012, 17:20
Olá Marvin,
para a traseira tem a Enfer que faz o semi eixo de um aço especial.
Da uma olhada: www.enfer.ind.br (http://www.enfer.ind.br)
Abc

Marvin_CPS
17/04/2012, 22:04
X, a tarde li o seu post, mas parece que sumiram com ele!
Se existisse no brasil, creio que seria um caso a se pensar sim...
Claro, para quem vai monstrificar o Samuca, compensa analisar o uso de outros eixos, pp os D44 (num primeiro momento de willys), ou o idela de toyota hilux, mas somente pela diversidade de peças e robustez do produto, como já comentado em nesse msm topico.
Para quem vai deixar o Samuca mais parecido com o original (creio ser o meu caso), dependendo do preço, seria sim viavel a compra. Ainda mais pensando em ganho de vão livre entre chão-bolota. Claro, teria que pensar em alguns outros investimentos, como reforçar a carcaça com axle truss.

Resumindo, eu compraria sim, pois não vejo logica em reforçar os eixos dianteiros e deixar o pavil nos traseiros!

Dogder,
Valeus pela dica. Reconhece que não tinha conhecimento que a Enfer fabricava eixos para Samuca, achei que fosse somente para dana.
Vou entrar em contato e pedir uma cotação!

Ainda não obtive alguma informação a respeito de transformar o eixo traseiro em flutuante! Alguém se candidata?!
Abs

LeoPOA
18/04/2012, 08:54
Tambem postei no tópico ontem sobre o interesse nos semis trazeiros 4340 mas o post apagou.....

ereneu alves de oliveira
18/04/2012, 09:33
Caros amigos, vivemos em um mundo fora de estrada em que todos querem o maior pneu, as veses sem pensar em todo o incomodo e trabalho que isso trará, ganhar alguma altura e beleza em nossas viaturas é interessante mas os problemas que isso acarretam nem sempre compensam, meu jeep 51 começou com pneus com 30 pol. De altura e hoje esta com 34, isso acarretou troca de eixos e um monte de trabalho e gasto, com pneu com 30 de altura ele tinha 26 de vão livre, hoje tem 28cm de vão livre no diferêncial se analisar não é muita coisa pra trabalheira que deu e dinheiro empregado.
Tenho um amigo meu que tinha um samuray e a unica alteração que ele fez foi bloqueio eixo trazeiro, elevou a suspa um pouco e colocou a redução se não me engano a 2,65 ele era 98 e pneus 31 mud e fizemos varias trilhas e o jeepinho era o bicho, difiçilmente ficava e não tinha problema de quebra.
Quase todo mundo defende d44 pro samuray, no entanto o ganho de altura em relação ao solo não é muito grande e o trabalho é enorme fora os gastos e ai começa a via crusis, começa pelos eixos ai o motor que já é fraco não serve mais, quando ve o dono de samurai tá quase com um engesa de tantas alterações, me refiro ao engesa por causa do peso que é uma das grandes vantagems do jeepinho japones.
Minha opinião baseada nas esperiênçias que tive, coloca pneu no maximo 32 reforça os eixos originais, coloca a redução, bloqueios, um bom guincho, toca ele na manha e vá ser feliz, ele não vai ser um jaspion mas vai te dar muita alegria.

mairo
18/04/2012, 12:01
ereneu, sou teu fã!!!!!!!!!! falou tudo que eu tava a fim de falar

vamos a prática: domingo dei uma medida nos vão livres de umas viaturas todas no eixo traseiro, segue o resultado:

medi com barbante meu vitara com pneus 235/75 R15 recape vj 900

medi jeep willys pneu 255/75 R15 recape fronteira, possui em torno de 1,5cm menos vão livre q vitara

medi F75 pneu 31 recape torque, possui em torno de 3cm menos vão livre q vitara

medi willys com pneu 35" recape goodlokos, possui em torno de 4 a 5 cm a mais de vão livre em relação ao vitara

vou medir willys c/ eixo de rural pneu 33" recape goodlokos ainda não está pronto mas acredito ser bem parecido com o vitara!

o eixinho dianteiro do vitara, mesmo com drop kit, é até sacanagem o vão livre!

vai trocar o eixo pra usar um pneuzão, blz, fica bonito, mas na pratica, mede com a trena o ganho é muito pouco, pois a bola do eixo de rural é bem maior que do samurai, no fim fica elas por elas! e o motor, vai girar legal estes pneus?

Marvin_CPS
18/04/2012, 19:09
Ereneu, concordo com vc!
Minha ideia é deixar o samurai o mais parecido com o original. Usar um pneu 33 (ou 32 recape agressivo)... O ganho de altura será pouco, sim! Mas ideal pro meu gosto. O gasto reforçando os eixos será bem menor que que troca-los por outros... Sem contar a dor de cabeça, como vc mesmo disse por experiencia!
Atualmente uso pneus 255/70R15 recape Armadillo (tb tenho a Xcrawler 4.16 pra ajudar)e tenho vão livre de 240mm, perdi pouco de quando comprei ele com 255/75R15 com recape frontiera. Porém quando comparei com a engesa de um amigo que usa pneus 33 e eixos de band, o vão entre chão-bolota era o mesmo... Logo onde ele passava com dificuldade e exigindo motor, eu passava dando risada....

O motor do samuca é fraco, em alguns pontos sim... Mas já escutei gente experiente aqui que preferiu retificar o motor ao inves de troca-lo... Uma solução para melhorar um pouco é inserir um supercharger igual um colega aqui do forum fez no vitara dele.

Nos samurais temos tb a grande vantagem de poder mexer na tcase com as famosas XCrawler, aumentando o pneu e reduzindo a caixa, com o msm torque de motor.

Oq não concordo (ai vai do meu pensamento) é hiper reforçar os semi-eixos dianteiros, colocar pneus 32 pra cima, usar kit de redução 4.16 ou 5 ou 6.15, e do nada estourar os semi-eixos traseiros... Pq deixou original! Ai é pensar pqno!!!

Como os proximos passos no meu samuca serão: guinchos, bloqueio traseiro e finalmente reforçar os eixos, preciso estudar muito bem oq vou fazer para não ficar andando com uma bomba nas trilhas.....

Mas a prosa ta boa... Vamos ver o que mais rola!

LeoPOA
18/04/2012, 22:12
A questao de optar por eixos de willys no samurai ou reforçar os originais depende quase que exclusivamente do projeto que o camarada tem na cabeça, tempo do jipe parado na oficina e do dinheiro que está disposto a gastar...

Tive essa duvida tempos atras e resolvi escolhendo primeiramente o tamanho máximo do pneu que usaria no samurai!!! No meu caso a ideia era rodar com 33" mud e 32" recapado agressivo, nada maior que isso, portanto reforçando os eixos originais me atendeu perfeitamente. Para deixar 100% precisaria trocar a coroa e pinhao por outra mais curta ou mexer no kit da t-case mas ainda chego lá....

Se a ideia fosse pneus maiores tipo 35" recapado, partiria direto para um par de Dana 44 de rural, relaçao 5.38 e kit reduçao 6.5! duvido que o motor original nao desse conta!!! Alem de bonito ficaria funcional.... O problema seria $$$ pra fazer tudo isso hehehehe

Abraço

Alexandre X
18/04/2012, 22:30
Caros amigos, vivemos em um mundo fora de estrada em que todos querem o maior pneu, as veses sem pensar em todo o incomodo e trabalho que isso trará, ganhar alguma altura e beleza em nossas viaturas é interessante mas os problemas que isso acarretam nem sempre compensam, meu jeep 51 começou com pneus com 30 pol. De altura e hoje esta com 34, isso acarretou troca de eixos e um monte de trabalho e gasto, com pneu com 30 de altura ele tinha 26 de vão livre, hoje tem 28cm de vão livre no diferêncial se analisar não é muita coisa pra trabalheira que deu e dinheiro empregado.
Tenho um amigo meu que tinha um samuray e a unica alteração que ele fez foi bloqueio eixo trazeiro, elevou a suspa um pouco e colocou a redução se não me engano a 2,65 ele era 98 e pneus 31 mud e fizemos varias trilhas e o jeepinho era o bicho, difiçilmente ficava e não tinha problema de quebra.
Quase todo mundo defende d44 pro samuray, no entanto o ganho de altura em relação ao solo não é muito grande e o trabalho é enorme fora os gastos e ai começa a via crusis, começa pelos eixos ai o motor que já é fraco não serve mais, quando ve o dono de samurai tá quase com um engesa de tantas alterações, me refiro ao engesa por causa do peso que é uma das grandes vantagems do jeepinho japones.
Minha opinião baseada nas esperiênçias que tive, coloca pneu no maximo 32 reforça os eixos originais, coloca a redução, bloqueios, um bom guincho, toca ele na manha e vá ser feliz, ele não vai ser um jaspion mas vai te dar muita alegria.

Totalmente de acordo! Hoje tenho um Samurai com pneus 38, motor 2.5 V6 e não sou feliz.

Marvin_CPS
18/04/2012, 22:57
LeoPOA, oq vc usou no eixo traseiro?!
Acabou optando por semi-eixo 4340 (diant) e oq nos traseiros?! Fez axle truss e barra de torção em ambos os eixos?! Ou reforçou de outra forma?!

Não existe um topico sobre seu samuca né?!

X,
Qdo vai postar novidades do XMobile no forum?! Não vai mais atualizar o topico sobre a transformação da vtr?!

Abs

mairo
19/04/2012, 07:56
A questao de optar por eixos de willys no samurai ou reforçar os originais depende quase que exclusivamente do projeto que o camarada tem na cabeça, tempo do jipe parado na oficina e do dinheiro que está disposto a gastar...

Tive essa duvida tempos atras e resolvi escolhendo primeiramente o tamanho máximo do pneu que usaria no samurai!!! No meu caso a ideia era rodar com 33" mud e 32" recapado agressivo, nada maior que isso, portanto reforçando os eixos originais me atendeu perfeitamente. Para deixar 100% precisaria trocar a coroa e pinhao por outra mais curta ou mexer no kit da t-case mas ainda chego lá....

Se a ideia fosse pneus maiores tipo 35" recapado, partiria direto para um par de Dana 44 de rural, relaçao 5.38 e kit reduçao 6.5! duvido que o motor original nao desse conta!!! Alem de bonito ficaria funcional.... O problema seria $$$ pra fazer tudo isso hehehehe

Abraço
mas leo é justamente isto que o ereneu falou e estamos concordando, não adianta colocar eixos D44 e pneu 35", só vai dar estética, o vão livre vai continuar igual ou muito, muito proximo aos eixos originais com pneu 32" recape agressivo ou 33"!
vai ser uma gastaria desnecessária, a vantagem que vejo é só robustes, nunca vai vc iria pensar em eixos!

LeoPOA
19/04/2012, 09:57
Pois entao....

Meus semi eixos trazeiros sao 100% originais, e estao aguentando numa boa... Até o final do ano pretendo substitui-los por semis da Enfer ou importar um par 4340 através do X só por precaução mesmo...

Axle Truss, fiz um modelo em papelao tempos atras e até hoje nao levei p/ dobrar as chapas... um dia faço isso heheh

Barra de traçao: Extremamente necessária no samurai SPOA que utilizar molas originais ou poucas laminas na trazeira!! Nao acreditei nisso, fiz 3 trilhas sem a barra e quebrei 3 cardãs trazeiro!!! Comprei a barra trazeira na RC4x4 e resolvi meus problemas!!! é Indispensável.

Na dianteira nao foi preciso instalar a barra... Fiz alguns testes e as molas nao estao envergando como acontecia na trazeira... Troquei as molas originais por molas de towner e instalei jumelos revolver...

Estou devendo um tópico sobre o samurai...

Abraço

Acabou optando por semi-eixo 4340 (diant) e oq nos traseiros?! Fez axle truss e barra de torção em ambos os eixos?! Ou reforçou de outra forma?!

X,
Qdo vai postar novidades do XMobile no forum?! Não vai mais atualizar o topico sobre a transformação da vtr?!

Abs

Alexandre X
19/04/2012, 20:09

X,

Abs

Novidades? Cara, eu passei por 3 experiências muito ruins nos ultimos 2 anos. Todos pessoas competentes mas sem comprometimento, posso dizer que parte do tesão foi embora.

Marvin_CPS
19/04/2012, 23:27
Eh X, infelizmente essa parte sempre eh chata e complicada para todos! Ja passei por alguns aborrecimentos, mas acho que bem menores que o seu...
Mas desanima não, bola para frente... Vc que é um bom invetor, continue inovando e quem sabe vc msm não termina sua vtr por conta! Quem sabe...

LePOA,
No meu samuca creio ter q fazer algo igual ao seu (barra de tração so na traseira), pois a suspensão dianteira o antigo dono modificou ficando no estilo do troler (braço e molas helicoidais). Logo meu problema de movimentação seria apenas no eixo traseiro tb! Mas o axle acho que faria nos dois!
Alias no site que vc indicou em outro topico até tem um sistema para axle truss interessante - Samurai Front Axle Truss/ Gusset Kit - Axles - 86-95 Samurai - Suzuki (http://www.lowrangeoffroad.com/index.php/suzuki/samurai/axles/front-axle-truss-gusset-kit.html)

Mas valeu pela descrição das peças do jipe...
Ficamos ai no aguardo de um topico mostrando a montagem da sua vtr, para nos servir de exemplo de um trabalho bem feito.

LeoPOA
20/04/2012, 00:50
E ai Marvin,

Minha ideia é fazer o axle truss nos 2 eixos tbm.... Quem fabrica essas peças é o Fabil aqui do Fórum.... vale dar uma cotada com ele tbm....

Segue fotos da barra de traçao instalada no samurai...

Quando for colocar no seu, instale do outro lado da bola do diferencial... como eu sempre usei escape sem abafador, somente no coletor, nao lembrei que ela instalada ali iria atrapalhar caso fosse fazer o escape até o final do carro um dia....:parede:

Ah, com o SPOA ao invés de usar espaçadores resolvi fazer 2 cardãs novos, já com luva, espiga e cruzetas de willys...
342405342406