Ver Versão Completa : Motor Willys 3000???
Olá
Ainda sou leigo no assunto Jeeps, mas logo vou ter o meu e pretendo conhecer melhor isso.
Estou olhando um pra comprar e pelas fotos o motor era o BF161, mas o dono dele me disse que é o Motor Willys 3000, se alguem souber me dar certeza de qual motor é esse pelas fotos eu ficaria grato.
O BF161 sei que é facil de achar peças para repor, mas e o motor Motor Willys 3000 seria facil também?
Obrigado
Felippe
Alessandro Henrique
16/05/2005, 12:44
Felippe Marques,
Este parece ser o BF-161 ! O motor 3000 foi oferecido como opcional e eh bem parecido com o BF. O 3000 possui admissao diferente e com uma mangueira conectando a mesma a bomba d'agua. Me parece que tambem possui filtro de oleo do tipo cartucho.
Sds.
Alessandro,
Valeu pela resposta rápida, Até hj so vi 2 motores de Jeep, o BF e o Go-Devil, pra mim a foto é de um BF mesmo, mas como nunca vi o 3.000 estou com essa dúvida.
Pelas fotos o jeep esta bacana, estou interessado nele, vou com um amigo q manja do assunto pra ver o jeep pra mim e não deixar eu fazer bobagem mas se o motor for dificil de achar peças acho que não vale a pena eu ir.
lucas.sanches
17/05/2005, 15:50
O meu jipe eh exatamente igual a esse e tem uma plaqueta no lado esquerdo do motor(de frente pro jipe) escrito WILLYS 3000 ...produzido no brasil... ainda perguntei pro mecanico q colocou ele no jipe e ele confirmou!! manda uma foto do 3000 ai se tiver!! obrigado!
[]`s
ze do maveco
17/05/2005, 17:45
aeae , 3000 willys e comigo mesmo , esse ta parecendo o que veio no meu maveco , acredito que e um 3000 mesmo !!!!
so tem uma diferenca do coletor de escape mas acredito que nao tenha diferenca alguma !!
a sim a bomba de agua e totalmente diferente !!!
sobre as pecas , sao bem faceis de encontrar sim , ja encontrei bastante pro meu !!!!
falou
leopoldo
18/05/2005, 19:28
.........Este e o BF-161 ! O motor 3000 foi oferecido como opcional ...........
ALESSANDRO,
oia a foto lá de cima !
no bloco tem uma mangueira de água na lateral do motor.
tô achando que é um 3.000 com cabeçote de BF, ou um 3.000 pintado de BF. E aquele carbura SOLEX...parece o original do 3.000
tem gato miando nesse motor.
TIRANDO A DÚVIDA: :wink: :wink: :wink: :wink:
FELIPPE:
remova a tampa das válvulas e mande uma foto dos balancins.
lucas.sanches, infelizmente não tenho mas se eu arrumar eu posto aqui
leopoldo, nao tenho fotos dos balancis, o menino ainda nã é meu, to tirando duvidas antes de comprar meu jeep, parece q to ziaco pro negocio mas nao desanimo
tô achando que é um 3.000 com cabeçote de BF, ou um 3.000 pintado de BF. E aquele carbura SOLEX...parece o original do 3.000
TIRANDO A DÚVIDA: :wink: :wink: :wink: :wink:
FELIPPE:
remova a tampa das válvulas e mande uma foto dos balancins.
:D Grande Mestre Leopoldo!
:D Pela mangueira também imaginei que seja realmente um 3.000. Pode ser que seja só o bloco, virabrequim, bielas... Todo resto de um BF... Aí de quê adianta uma vista dos balancins, se o cabeçote pode ser de um BF??
a sim a bomba de agua e totalmente diferente !!!
:o Vc quer dizer a de bomba de óleo?!?!? Essa é diferente. Mas se o cara colocou o filtro do BF, a bomba também vai ser do BF...
:D Pra não comprar gato por lebre, só vendo o virabrequim! Tirando a tampa do cárter.
Mestre Leopoldo, tem alguma indicação visual para essa identificação?? Presumindo que se olhe o virabreka de baixo...
[]'s
Gomes Neto
18/05/2005, 23:06
Faaala Galera!!!
Aqui tem ilustrações de ambos os motores, vê se da uma luz?! :wink:
http://ruralwillys.tripod.com/diversos/motoreswillys.htm
[]s
leopoldo
18/05/2005, 23:20
.....Aí de quê adianta uma vista dos balancins, se o cabeçote pode ser de um BF??
bom, é + 1 pista.
se os balancins forem paralelos, é do BF.
os balancins do 3.000 são inclinados.
Outra coisa que identifica o bloco do 3.000:
Tem um selo de água do bloco sobre a caixa seca, lá atrás.
Outra coisa que identifica o bloco do 3.000:
Tem um selo de água do bloco sobre a caixa seca, lá atrás.
:D Essa é boa! É só meter um espelho lá que já enxerga... :wink:
[]'s
Alessandro Henrique
19/05/2005, 02:50
ALESSANDRO,
oia a foto lá de cima !
Ola Leopoldo!
Realmente tem uma mangueira na lateral que eu nao havia percebido! Nao esta claro aonde esta conectada, parece ser na admissao..
Aproveitei e corrigi a mensagem anterior pois achei que era um BF, mas pode ser um 3000 com partes de BF...
Que tem gato escondido miando, isso tem :lol: !!
Sds.
Eu estava pensando em ir dar uma olhada no Jeep acima, o das fotos, mas pelo que estão falando é melhor manter distancia, estou correto?
leopoldo
19/05/2005, 11:04
não necessáriamente.
é que a sua pergunta era se era BF ou 3000.
ai surgiu a discussão se era ou não era.
se for, melhor porque é um motor superior ao BF.
lógico que não é só isso que importa, mas foi o que você perguntou.
leopoldo, nao tinha visto por esse lado, desculpe-me
Ainda sou leigo no assunto, vou levar alguns anos pra começar a manjar legal e estou procurando toda ajuda possivel, acho que o ideal seria eu legal alguem que manja para olhar o bichinho
Até hj motor original eu só vi o Bf e o Go-devil, o cara tava anunciando como 3000 e pra mim era o Bf esse motor, hehehe to vendo que vou ter q aprender muito :D
Brigadao pela força
ze do maveco
19/05/2005, 14:16
ou galera to com duvida se tou com o motor certo no meu maveco , posso postar aqui as fotus dele pra vcs verem???
onde fica o numero do motor desse motor ???
valeu
Alessandro Henrique
19/05/2005, 16:21
ou galera to com duvida se tou com o motor certo no meu maveco , posso postar aqui as fotus dele pra vcs verem???
valeu
Vamos abrir excessao no teu caso por que o motor tambem foi empregado no jeep! :lol: :lol: :lol:
Posta a foto ai tche!
Sds.
ze do maveco
19/05/2005, 16:46
http://rboos.megahospedagem.com.br/galeria/albums/userpics/10033/normal_motor%201.JPG
http://rboos.megahospedagem.com.br/galeria/albums/userpics/10033/normal_motor%202.JPG
http://rboos.megahospedagem.com.br/galeria/albums/userpics/10033/normal_motor%203.JPG
estao ae as fotus , deem uma olhada !!!!
valeu ae
leopoldo
19/05/2005, 18:25
motor 3.000 - maverick 6 canecos
valeu
:D Fica no bloco, abaixo do cabeçote, entre as saídas do coletor de escape.
[]'s
Gomes Neto
19/05/2005, 22:43
Galera!!!????
Se não me engano o 3000 naum tinha a abertura para óleo na tampa do cabeçote.
Da uma olhada nas fotos que eu postei na resp. anterior.
[]s :wink:
leopoldo
20/05/2005, 00:29
vou escrever de novo:
aquelas fotos do motor pintado de azul é o ford 3.0, 6 cilindros do maverick, montado dentro do cofre do maverick 6 cilindros.
ze do maveco
20/05/2005, 14:38
valeu galera , cara nunca vi esse numero nao , ja tirei o escape e nao vi nao , tem certeza que e ali ?????
valeu ae galera!!!!!
leopoldo
20/05/2005, 14:47
o número está impresso no bloco.
não é uma plaqueta.
use uma esponja com scotch-brite e esfregue entre a parte de cima do bloco e a linha do coletor do escape, limpando a sujeira e a corrosão. Use uma lente de aumento e uma lanterna e procure pelo número.
limpando a sujeira e a corrosão. Use uma lente de aumento e uma lanterna e procure pelo número.
:shock: Os números são grandes... deve ter 1 ou 1,5cm de altura! Pode ser excesso de tinta também. Aí um removedor faz o serviço...
[]'s
ze do maveco
20/05/2005, 21:15
cara vou procurar , valeu !!!!!
so uam duvida sobre esse motor : pode-se rebaixar o cabecote sem prblemas uns 2mm ???
valeu
leopoldo
20/05/2005, 21:36
só se for para rodar com alcool etílico hidratado combustível, o AEHC .
cara vou procurar , valeu !!!!!
so uam duvida sobre esse motor : pode-se rebaixar o cabecote sem prblemas uns 2mm ???
só se for para rodar com alcool etílico hidratado combustível, o AEHC .
:D Esse é o Leopoldo... Dizendo "álcool" era suficiente... :lol:
:o Zé, eu ia transformá-lo pra álcool, por isso que baixei tanto. Depois não consegui acertar o resto e desisti. O motorzinho tá capeta! Não abuso muito dele, costumo andar só de mansinho... Só acelero quando preciso meeesmo, até pq o bichinho bébe... :lol:
:o Até onde vai durar não sei... Mas acho que isso depende muito do pé! Comigo vai longe... :wink:
:D Se quiser fazer, 1mm já dá resultado e não ameaça tanto a durabilidade do motor.
[]'s
ze do maveco
22/05/2005, 19:34
vi la o numero do motor , como e que eu sei se ta certo ????
se eu baixar 1mm almenta quanto a taxa de compressao ???
valeu cara
vi la o numero do motor , como e que eu sei se ta certo ????
:o Veja se é o mesmo nº que aparece nos documentos. Se não tem no documento, talvez tenha no prontuário. Talvez, pq antigamente não se tirava o nº do motor... Consulte o Detran.
se eu baixar 1mm almenta quanto a taxa de compressao ???
:o Isso já não lembro mais... Deixo para o Leopoldo responder... :wink:
[]'s
ze do maveco
23/05/2005, 18:22
o numero do dokumento e totalmente diferente , muito maior e cheio de letras !!!!!!
eu queria preparar o meu dessa forma : alemntar a taxa pra 9:1, trocar o gicles por maiores , e adaptar o escape duplo original do itamarati e pronto , sera que da uma melhorada ????
sendo que pretento estar com o cambio do maveco 4 ciindros que eu bem mais curto !!!!!
valeu
o numero do dokumento e totalmente diferente , muito maior e cheio de letras !!!!!!
:lol: Fala Zé!!! Vc não não está confundindo com o nº do chassi???? O nº do motor aparece no campo das observações, bem embaixo. Se não tiver nada ali, então só consultando o Detran.
[]'s
ze do maveco
23/05/2005, 20:53
ou vei e memso , vou dar uma verificada proximo sabado , valeu cara , foi mal a burrise hehehehehe
valeu ae
leopoldo
24/05/2005, 10:04
... Deixo para o Leopoldo responder...
Preguiçoso :lol: só porque é um cálculo pentelho de se fazer :roll:
Zé........com maverick..........como é que você veio parar aqui ?
você tem algumas opções para aumentar a taxa original que é de 7,5 a 7,8
1- baixar a cota do cabeçote (rebaixar):
baixando 1 mm sua taxa varia de 8,1 a 8,5
baixando 2 mm sua taxa varia de 8,8 a 9,3
2- colocar pistões cabeçudos
não sei se você vai achar para esse motor.
3- mandar alargar as camisas:
alargando para 010, sua taxa varia de 7,6 a 7,9
alargando para 040, sua taxa varia de 7,7 a 8,1
4- colocar blower: a taxa é a mesma do original mas como entra + ar/combustível, é como se tivesse aumentado a cilindrada.
Nesse caso, para um motor original, os fabricantes recomendam um aumento de 6 a 9 psi (1,42 bar a 1,66 bar) de boost sem ter que BAIXAR a taxa do motor, pois a taxa relativa varia de (10,6 a 11,5) a (12,2 a 12,8 )
ze do maveco
24/05/2005, 16:16
cara eu vim para aqui porque meu pai tinha um niva original , dai me indicaram esse forum dai ja peguei o gancho pra mim tammbe !!!!!
cara que queria baixar 2mm , da pra rodar com gasosa comum normalmente ????
quanto e o custo pra se fazer um serviso desse????
valeu galera
leopoldo
24/05/2005, 18:05
gasolina comum não dá com essa taxa.
alcool dá acima de 8,5
preço? fale com o (ELMER) jipeiro RR. Ele tem uma retífica.
alcool dá acima de 8,5
:D Grande Leopoldo Mestre dos Cálculos!!!!!
:o Responde essa: motor 3000, pistão 0.30, cabeçote - 2mm. Qual a taxa??? Original 112cv, tem como calcular a potência atual??? Tô rodando assim... Com gasosa aditivada. Na gasolina comum senti problemas, falhava mesmo!!!
[]'s
leopoldo
24/05/2005, 22:59
Sua taxa estimada está entre 8,97 e 9,47.
Excelente para rodar com álcool mas muito alta para gasolina o que quer dizer que nas acelerações você entra fácilmente em detonação, batendo os pinos e possivelmente podendo causar início de préignição.
Isso piora muito em dias quentes.
Uma medida preventiva é adiantar a centelha de 4º como diria o manual para a faixa de 10º a 15º e usar velas frias.
Sua potência....vou pensar como estimar porque não temos o torque desta modificação disponível......vou pensar. :roll:
Uma medida preventiva é adiantar a centelha de 4º como diria o manual para a faixa de 10º a 15º e usar velas frias.
Sua potência....vou pensar como estimar porque não temos o torque desta modificação disponível......vou pensar. :roll:
:D Grande Mestre Leopoldo!!!
:o Abusando um pouco, vc saberia me indicar as velas?? Código, nº???
Vc precisa de alguma informação adicional para o cálculo??
[]'s
leopoldo
24/05/2005, 23:26
Acabei de fazer uma estimativa pela variação grosseira do rendimento térmico e acredito que você deve ter ganho por volta de 15% de potência.
Seu motor deve estar com algo em torno de 130 cv
Sobre as velas, você deve estar usando uma NGK BP6S. O nº 6 indica uma vela entre a fria e a quente e ela variaria de 2 a 11. Usaria uma BP8S ou BP9S com gasolina e uma BP4S ou BP5S com alcool etílico hidratado - o etanol - do posto, hehehehhe
Acabei de fazer uma estimativa pela variação grosseira do rendimento térmico e acredito que você deve ter ganho por volta de 15% de potência.
Seu motor deve estar com algo em torno de 130 cv
Sobre as velas, você deve estar usando uma NGK BP6S. O nº 6 indica uma vela entre a fria e a quente e ela variaria de 2 a 11. Usaria uma BP8S ou BP9S com gasolina e uma BP4S ou BP5S com alcool etílico hidratado - o etanol - do posto, hehehehhe
:D Grande e Sábio Mestre Leopoldo!!!
:D Obrigado pelas informações!!! Mês que vem ele ganha velas novas... :D
:o Não acertei a carburação para usar álcool. Tá certo que nem fiz muita força mesmo... :lol: Eu queria é ver o bichinho bufar!!! :lol: :lol:
:D Mas gostei dos 130cv's... :twisted:
[]'s
ze do maveco
25/05/2005, 14:02
alcool dá acima de 8,5
valeu cara , mas existe carros a gasosa que rodam com taxa de compressao 9:1 nao ?????
nao queria colocar alcool no meu carro nao , sera que 1mm usando fico com que potencia ???
valeu !!!!!!
leopoldo
25/05/2005, 17:38
claro, mas não é gasolina vagabunda né.
e a taxa está la na página anterior
:o A Cheroka pra rodar legal precisava da Premium da BR.
[]'s
Responde essa: motor 3000, pistão 0.30, cabeçote - 2mm. Qual a taxa??? Original 112cv, tem como calcular a potência atual??? Tô rodando assim... Com gasosa aditivada. Na gasolina comum senti problemas, falhava mesmo!!!
E ai Giovani!Estamos nos encontramos de novo!Cara tu tem esse motor 3000 também!Só que pelo que eu percebi o teu é o do maverik(112cv),porque o do Itameraty tem 130cv original(o meu já éstá com mais...).O meu também é 3000cc,só que não o do maveco.Tem muita gente que fala mal do Willys BF,mas o motor em questão já tem dobrar a língua pra falar mal!Cara adorei as dicas(valeu Leopoldo!)pois quero fazer exatamente a mesma coisa que tu queres!Lopgo que tu souberes os resultados,me informe!Assim...meu 3.0(quanta repetição...) é aquele com os coletores de escape e admissão diferenciados (taxa original 8:1) ;aquecimento original do pé do carburador,que já ajuda no álcool e também tem um Webber 446 Bijet, que acho terei de trocar por um que tenha proteção contra a corrosão;difusor na medida...etc.Outro detalhe é que meu tá novo e não consegui rodar ainda com ele :cry: :cry: :cry:
Aliás toda a minha Rural está prestes a sair de uma reforma de um ano...fiz toda a lata;jateei o chassi e pintei(fundo náutico e tinta);Caixa e motor(vou pular essa parte$$$$);bancos reclináveis;borrachas(aquela da sentinela traseira dá uma dor de cabeça...);bem, até o parafusos velhos eu troquei...sem contar a cromagem em todas peças originalmente cromadas(e outras não).Resumindo...QUE DESESPERO PRA TIRAR ELA DE UMA VEZ!!!Bem já desabafei...Abraço :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Giovani. :lol: :lol: :lol: :lol:
ze do maveco
26/05/2005, 17:39
e a taxa está la na página anterior
nao entendi direito , pelo que eu entendi poderia usar 9:1 so que com gasosa de boa qualidade mesmo sendo a normal ?????
valeu
Alessandro Henrique
26/05/2005, 17:43
ze do maveco,
Para esta taxa de 9:1 , melhores resultados serao obtidos utilizando a premium.
Sds.
ze do maveco
26/05/2005, 17:48
ze do maveco,
Para esta taxa de 9:1 , melhores resultados serao obtidos utilizando a premium.
Sds.entao vou baixar mesmo 1mm , com o carbura original e coletor original sera que da uma melhorada ?
gasosa premium aqui em brasilia e muito caro 3 conto o litro !!!!!
Alessandro Henrique
26/05/2005, 17:55
gasosa premium aqui em brasilia e muito caro 3 conto o litro !!!!!
Acredito que esteja caro em todo o pais!
Sds.
ze do maveco
26/05/2005, 18:08
po cara mais 3 conto !!!!! ja havia visto por 2,50 !!!!!!
valeu
Felippe Marques,
Este parece ser o BF-161 ! O motor 3000 foi oferecido como opcional e eh bem parecido com o BF. O 3000 possui admissao diferente e com uma mangueira conectando a mesma a bomba d'agua. Me parece que tambem possui filtro de oleo do tipo cartucho.
Sds.
Só por curiosidade, acho que o motor 3.000 nunca foi oferecido como opcional para CJ, mas somente para Rural e Pickup.
E ai Giovani!Estamos nos encontramos de novo!Cara tu tem esse motor 3000 também!Só que pelo que eu percebi o teu é o do maverik(112cv),porque o do Itameraty tem 130cv original(o meu já éstá com mais...).O meu também é 3000cc,só que não o do maveco.Outro detalhe é que meu tá novo e não consegui rodar ainda com ele :cry: :cry: :cry:
Aliás toda a minha Rural está prestes a sair de uma reforma de um ano...
:D Grande Zepi!!!
:o Taí uma coisa que não faço mais... "Reforma Geral"... :lol: :lol:
:o Se passar mais de 15 dias na oficina eu infarto!!!! Se tiver que mexer, vai ser por partes... :lol:
[]'s
Grande Zepi!!!
Taí uma coisa que não faço mais... "Reforma Geral"...
Se passar mais de 15 dias na oficina eu infarto!!!! Se tiver que mexer, vai ser por partes...
Cara tu tens toda razão!Concordo contigo,mas só cheguei a mesma conclusão depois de ter desmontado 80% da Rural!Cara até já passou um pouco daquela ansiosidade já que agora falta pouco(Vidros,painéis de porta,frisos).Mas nunca mais!E ainda depois tem os freios(Berga);pneus;ignição;setor;pedaleira....e por aí vai!Mas uma coia eu garanto:vai ficar um xodó!Abraços.
ze do maveco
02/06/2005, 13:49
ae galera , tambem porguntei tanto pq quero arrumar uma rural pro meu pai e preparar o motor dela sem trocar ou por um disel !!!
sera que vale a pena preparar esse motor pra rural mesmo ou e melhor colocar um a disel ?
valeu
E ai pessoal!Perguntas?Perguntas? :?: :?: :?:
O papo é sobre os 3000:
Qual sua rotação máxima?Willys/Itamaraty?Ford/Maverik?
Por que essa diferença de potência entre o 3.0 Maverik e o 3.0 Itamaraty,se eles tem praticamente a mesma concepção?
E como afinal proceder para o amaciamento de um motor desses?Já li aki no forun sobre isso,mas o pessoal fala,fala e não diz nada!Por favor me ajudem!!!Abraços!!!! :? :? :? :? :? :? :? :? :?
ze do maveco
09/06/2005, 13:45
cara o motor do Itamaraty e mais potente que o do maveco pq ele tem a taxa de compressao maior , coletor de escape duplo , 2 carburadores , e agora nao lembro mais de nada !!!!!
valeu
Então vamos lá:
O grande motivo de minha pergunta é que vi uma diferença nas medidas de diâmetro e curso dos êmbolos do Maverk e do Itamaraty.Achei que fosse essa diferença.O Itamaraty 3000 não tem dois carburadores.Ele tem um de corpo duplo com o coletor parafusado no cabeçote.Tinha uma versão dos 2600/bf que tinha dois -110CV.Persistem as perguntas:
Qual sua rotação máxima?Willys/Itamaraty?Ford/Maverik?
Por que essa diferença de potência entre o 3.0 Maverik e o 3.0 Itamaraty,se eles tem praticamente a mesma concepção?
E como afinal proceder para o amaciamento de um motor desses?Já li aki no forun sobre isso,mas o pessoal fala,fala e não diz nada!Por favor me ajudem!!!Abraços!!!!
ze do maveco
12/06/2005, 21:50
ops me congundi !!!!!
a rotacao maxima do maveco e 4400rpm , nao sei a do itamaraty mas achoq ue e a mesma
achoq ue a tiferenca esta no carbura e na taxa de compressao !!!
valeu
Vinicius Hauagge
13/06/2005, 15:24
Leopoldo, abusando de seus conhecimentos e boa vontade, vi que vc fez um calculo superficial sobre a cavalaria do jeep do Giovani, seria demais se eu pedisse pra vc fazer isso pra mim?
O meu é um ohc, com cabecote rebaixado em 1,0 mm, coletor dimensionado, carburador dois estagios, ignicao eletronica.
Será que passa dos 100 cv?
E com o blower, deve chegar perto dos 120, 130 cv ne?
Abraço,
Vinicius!
fernando_ribeiro
06/07/2005, 15:50
nesse site tem boas informações
www.angelfire.com/wi/willysbr/motor.html
Overland
07/09/2005, 23:22
Detalhe, o motor 3000 do Itamaraty é diferente do 3000 do Maverick, o do Itamaraty tem o cabeçote e coletor de escape (6x2) bem melhor, sem falar que o carburador é de corpo duplo desenvolvendo 140cv. O do Maverick é bem menos, acho que uns 112cv. O Maverick tem coletor de escape 6x1, porém diferente do BF-161 e o cabeçote tem a admissão incorporada como no BF-161 e no Itamaraty é separado com um desenho que favorece o aumento de torque.
Esse motor que você mandou foto parece ser um bloco 3000 do Maverick com cabeçote e coletor de escape do BF-161. As peças do 3000 costumam ser mais baratas do que do BF-161.
Uma das melhorias que fizeram no motor do Maverick foi quanto a refrigeração do último cilindro, por isso nesse motor existe uma gambiarra que consiste numa mangueira que vem da bomba de água direto para o último cilindro. No 3000 do Itamaraty existe uma mangueira que sai da bomba para o coletor de admissão com a finalidade de aquecê-lo apenas.
ze do maveco
09/09/2005, 19:27
pra fazer um do maverick ´´virar´´ um do itamaraty terai que trocar o cabecote( com os carburadores e o coletor de admicao ) e o escape (coletor ) ???
valeu
Overland
09/09/2005, 20:07
Basicamente sim, mas o problema é encontrar um cabeçote de Itamaraty.
ze do maveco
09/09/2005, 21:02
Basicamente sim, mas o problema é encontrar um cabeçote de Itamaraty.
fiquei na duvida , a unica diferenca do cabecote to itamaraty e o coletor ???
valeu
Overland
10/09/2005, 15:16
Não, existem mais diferenças, mas para você deixá-los semelhantes basta trocar o cabeçote e coletor de escape.
Existem diferença na refrigeração que era um problema nos motor Willys (isso inclui do Itamaraty) e foi resolvido ou parcialmente com uma "gambiarra" que fizeram no motor do Maverick colocando uma mangueira que sai da bomba de água até o 6º cilindro com um T no meio.
Existe também diferença na refrigeração do cárter, e o filtro de óleo que no motor do Itamaraty era igual ao motor do Jeep, e no Maverick passa a ser junto a bomba de óleo.
Outra que me lembro é o local de abastecimento do óleo que no Itamaraty é por um cano que sobe na lateral até a altura da tampa de válvula como no motor Hurricane 4 cil. (do cara-de-cavalo) e no Maverick é igual ao Jeep, na tampa de válvulas.
ze do maveco
10/09/2005, 19:06
cara masi quais sao as outras diferencas , vc poderia me dizer ???
entao como eu entendi o motor do maverick e mais ´´refrigerado que os outros `` ???
valeu cara
Overland
11/09/2005, 09:17
As diferenças são essas que eu falei.
O motor do Maverick é pra ser melhor refrigerado que os Willys.
ze do maveco
14/09/2005, 20:31
ja comecei a procura por um cabecote como esse , ams so por curiosidade pois acabei de reformar ele todo e to muito sem grana !!!!!
valeu cara , vc ajudou um dono de carro antigo a ser masi feliz ( hahahahahaha )
Gomes Neto
18/09/2005, 16:24
Faaala Galera!!!
Contribuindo para a discução:
ze do maveco
29/09/2005, 22:05
po cara massa essas tuas tabelas .
ja tirei algumas duvidas legais !!!!!
valeu
Gomes Neto
01/10/2005, 15:22
Se mais alguém precisar tem VW, FORD, FIAT, GM, vários motores. :wink:
Galera,
Qual carburardor equipava o 3000(1 carburador)?
Abraço.
O carburador que equipava o motor Willys 3000 era o "DFV 444", o mesmo que equipou o Galaxie e as F-100 com motores 272 e 292 V8.
antonio umino
06/12/2010, 17:37
só pra reavivar o topico... é que muitos não conhecem o motor 3.000 ou bf 184. que para o willys era com o filtro de oleo tradicional. e no maverick o circuito do oleo era de filtragem total, sendo tambem diferente a tubagem no maverick, e o tradicional no willys.
Freddy A Gavlak
07/12/2010, 09:06
só pra reavivar o topico... é que muitos não conhecem o motor 3.000 ou bf 184. que para o willys era com o filtro de oleo tradicional. e no maverick o circuito do oleo era de filtragem total, sendo tambem diferente a tubagem no maverick, e o tradicional no willys.
Bom dia
Senhores quase não posto mensagems no forum mas sempre estou acompanhando.
como foi reativado me chamou a atenção.
A quem quiser conheçer mais esse motor tenho um na minha Rural 1970 recem reformada.
Segue o Link do Picasa para apreciação.
http://picasaweb.google.com/Freddy.Rural1970.Jeep1971/Rural4x41970#
Abraços
antonio umino
07/12/2010, 12:44
Freddy, em uma das fotos, aparece o carburador dfv 228, com uma frange, e depois aparece o carburador original de dois venturi. originalmente parecido com os do galaxie, f 100 8 cilindros. isto é antes da desmontagem, e a tubagem também é diferente sendo que é um 6x2. . Também tenho umas rurais para reforma e tá tal como a sua, estragada na tampa trazeira e no assoalho bem debaixo da tampa (todo podre), tenho uma 62 (lata), 65, 66 e outra 68 e andando uma 73. toda reformada.
todos com o motor 6 cilindros bf 161. e também tenho duas f75, uma do ano de 1966 toda original guardada sem rodar a mais de 5 anos. e reformando uma 76 com o motor Bf 184. so que diferente da sua o cabeçote parece ser igual a de todos os willys que usa o carburador dfv 228. . Parabens pela reforma de sua Rural..
Freddy A Gavlak
07/12/2010, 14:32
Antonio
Quando comprei ela eles fizeram uma ganbi e colocaram esse carburador. Como queria colocar o original sai na procura que por sinal é muito dificil de encontrar pois é o DFV 444 ele é diferente do Galaxi F100 e por ai a fora. a diferença está bem na base do mesmo para parte de cima muda muito pouca coisa. Exemplo: o acionamento do afogador que não tenho no meu.
Esse motor é o mesmo que saiu nas Aero Willys 2600 ou 3000 o 2600 com 2 carburadores ou esse duplo.
No cabeçote ele tem a Admissão separada ou seja não é uma peça só. Diferença esta com relação ao BF 161 e o coletor de escape original ele é em dois, podendo fazer um escape dimensionado.
Hoje praticamente já fazem dois meses que estou andando com ela ainda estou me acostumando mas agora é só alegria. Pois foram 2 anos de reforma todos os finais de semana e feriados.
O motor foi feito do zero e não foi facil encontrar peças, a mais critica foi as valvulas de escape que não tem de marca boa no mercado. ai parti para uma adaptação que aprovou 100%. Foi pego as valvulas escape do V8 282 pois ela tem o mesmo tamanho porém a cabeça é maior mas nada que uma boa retifica não faça o retrabalho.
E pelo geito você tem um legado de reliquias ai.
Legal se tiver algumas fotos gostaria de ver.
Abraço
antonio umino
07/12/2010, 16:34
Tambem vou montar um motor 184, o bloco tá retifica era std agora vai para 030" e o vira para 010"tanto mancal como biela, preciso começar a cotar os preços das peças do motor, mas agora é final de ano. então ano que vem vai embolar tudo, funileiro, pintura, tapeçaria e eletrica. o que dá pra gente fazer a gente faz. mas é preciso ferramenta para tal. então vamos que vamos. Quanto as fotos vou tirar e depois posto por aqui. OK ? até mais...........Gostar de antigo é coisa de doido. pois tenho além dessas uma camioneta chevrolet brasil 1961 todo original. é que não dá pra andar em todos, então fica na garagem cheio de pó, tambem estou reformando um opala especial ano 1975 duas portas, está no funileiro a passo de tartaruga mas devagar acho que o homem termina. esta também vou precisar de algumas peças tal como o suporte da lanterna trazeira (4 redondo) tá todo corcomido no lugar do parafuso da lanterna ( 3 parafusos soberba). então só no ferro velho.....E assim vai devagar e sempre........
Gustavo Arnaud
07/12/2010, 21:43
Tb estou montando um 184 hehehe
Quero montar com um cabeçote de Aero Willys que consegui (2 buras) e escape 3x2 que tb consegui, DD da Motorspice.
Está tudo na retífica para ver o que acontece. Em termos de peças, como vcs fizeram com a bomba de óleo? A do modelo grande simplesmente não existe!
antonio umino
08/12/2010, 13:48
Ainda não fui na retifica, mas vi que o cilindro era std. agora é 030", o virabrequim era std ficou 010"tanto o mancal como a biela. e estou a espera da troca de guias de valvulas e o esmerilhamento das valvulas. Com certeza vou deixar tudo par o ano que vem. Mas, falando em bomba de óleo este motor veio com a bomba com filtro de oleo, e acho que vou deixar assim. e como vou usar a tubagem original da F 75 que é igual a todo Willys, vou dar um jeito no cano de saida de escape, fazendo as curvas para poder sair por fora da bomba pois o filtro atrapalha, tenho outro motor com a bomba grande porém sem o filtro nela, e o tradicional Willys lá por cima do cabeçote., se não der certo vou por ele, mas também tem a bomba pequena acho que os furos são os mesmos ainda não vi. mas a bomba pequena ainda tem..
Dá uma olhada na foto anexa, ainda não é definitiva apenas um teste de como vai ficar....
Gustavo, sabe se onde conseguiu tem mais alguma admissão ou coletor de escape desses?
Abs..
Tb estou montando um 184 hehehe
Quero montar com um cabeçote de Aero Willys que consegui (2 buras) e escape 3x2 que tb consegui, DD da Motorspice.
Está tudo na retífica para ver o que acontece. Em termos de peças, como vcs fizeram com a bomba de óleo? A do modelo grande simplesmente não existe!
antonio umino
08/12/2010, 14:35
Reslima, este coletor de escape 3x2. é original do Aero Willys, motor 2.600.,
Outro dia vendo um opala 6 cilindros 4.100. tinha um coletor feito de tubo. saindo cada cilindro e unindo um pouco abaixo saindo em duas saidas. Acho que foi feito em curvador de tubos e soldados nas chapas feitas de cada cilindro. Ficou um trabalho bem feito.
Parece que esta tubagem foi feita em Marilia Sp. Como também preciso mudar o coletor pois o que veio no motor e um do maverick, e com o cambio na coluna acho que não dá certo. ou a gente coloca o coletor original da F. e curva a saida para dar certo e passar um pouco longe da bomba de oleo.......
Gustavo Arnaud
08/12/2010, 15:44
Gustavo, sabe se onde conseguiu tem mais alguma admissão ou coletor de escape desses?
Abs..
Mercado Livre! O cabeçote e o coletor vieram, respectivamente dos grandiosos estados do RS e do PR.
Tem que ficar monitorando, de vez em quando aparece algo lá. Tem também o rolo4x4.com.br
Também achei um cara aqui em SP, na ZN, que tem carburadores prá c@#$&lho, além de manjar muito. Ele tem DVF 44 para itamaraty.
Quando montar o cabeçote do Aero vou mandar os dois buras lá para deixá-los com operação idêntica.