PDA

Ver Versão Completa : Limpador para-brisa



Leonardi
15/04/2011, 15:45
Pessoal,

o limpador do para-brisa da minha 90 está muito lerdo. Arranquei todo o painel e vi que o sistema que toca ele é um cabo tipo rosca sem fim. Abri o motorzinho, o eletrecista disse que esta bom, só tem um carvão meio estragado. Ele acha que o problema deve estar nesse cabo, a graxa deve ter ressecado e o sistema ficou pesado. Alguem já tirou esse cabo para dar uma limpada? Sabem alguma dica?

Obrigado e abraços

henrique wamser
15/04/2011, 16:03
olá

as buchas dos braços, com o tempo, ficam presas com sujeira ou oxidação.
às vezes, dá pra limpar e lubrificar, às vezes, não.isto chega a danificar a rosca sem fim.
tem que trocar.
abraço

resnauer
16/04/2011, 00:13
Salve henrique. O limpador da minha 03 parou de funcionar, numa chuva, pense... O mec. Abriu e este eixo helicoidal enrustiu todo. Fiquei sem carro por quase 2 semanas. Com o painel desmontado. Não achei esta peça no br,
precisei pedir para importador fazer o pedido made england. Minha falha
talvez tenha sido a omissão da manutenção. Coisa que você, prudentemente está fazendo. Parabéns.

Xirú_véio
18/04/2011, 08:01
Leonardi
Minha 110 estava com o mesmo problema. Resolvi substituindo o helicoidal (aproveitei para substituir outras pçs também).
Falei com o Duncan (Britcar www.brit-car.co.uk (http://www.brit-car.co.uk) ). Passei à ele o número do chassi da land e ele me passou a figura com a relação de todas as peças do conjunto limpador.
Caso ajude, anexei a figura.
Abçs

Vitor Rolo
19/04/2011, 10:48
Minha Def. começou a ficar com o limpador lento e dpois ele parou na metade do vidro e nao saia do lugar de jeito nenhum.
Como estava sem tempo e precisava do carro, levei no eletricista e ele desmontou o painel e falou que o motor estava bom. Então ele lubrificou todo o sistema e montou de volta. Agora está funcionando perfeitamente.

Me cobrou R$ 330,00 de mão de obra e disse pra eu nao voltar mais lá com esse maldito carro... hahahahaha

Só levei mesmo pois não tive tempo para desmontar.

Leonardi
24/04/2011, 22:20
É isso mesmo...eu to dando uma geral no painel e to andando sem painel já faz quase um mes. Desmontei todo sistema do limpador do parabrisa, lavei a graxa velha com gasolina, engraxei tudo novamente com graxa e óleo singer, já aliviou bastante. Estou pensando agora em tirar aquele painel, acho que é de madeira, que fica em cima das saidas do ar condicionado, tem muita areia acumulada dentro dele, só nao sei se vale a pena desmontar tudo isso.

Abraço

ka2
25/04/2011, 11:46
O meu limpador está doidão... o temporizador parou de funcionar, o limpador para na posiçao que estiver quando deligo a alavanca... certamente algo elétrico... alem disso, quando ligo o pisca com o limpador ligado, o limpador dá uma paradinha e volta... tem mais... a luz de cortesia pisca as vezes. Ja cacei malcontato nos interruptores de porta, sem sucesso...
Acredito que o problema deva estar nos cirquitos que temporizam o limpador e concentram os fios que vão para o teto... alguem sabe o que devo desmontar para achar isso?

abraços
ka2

Leonardi
25/04/2011, 12:58
Se for o temporizador acho que vc tem que abrir o motorzinho. Tem um pino de plástico que trabalha embaixo de uma engrenagem, talvez seja isso.

rafaelfernandez
25/04/2011, 19:34
O meu limpador está doidão... o temporizador parou de funcionar, o limpador para na posiçao que estiver quando deligo a alavanca... certamente algo elétrico... alem disso, quando ligo o pisca com o limpador ligado, o limpador dá uma paradinha e volta... tem mais... a luz de cortesia pisca as vezes. Ja cacei malcontato nos interruptores de porta, sem sucesso...
Acredito que o problema deva estar nos cirquitos que temporizam o limpador e concentram os fios que vão para o teto... alguem sabe o que devo desmontar para achar isso?

abraços
ka2

Fale ka2,

Cara, o limpador quando faz isso costuma ser uma pecinha que tem no motor do limpador(parking switch wiper arms). Eu ja tive esse problema na land, troquei essa peça e resolveu: Britcar (UK) Ltd > Your Search Results (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=520160&submit.x=12&submit.y=16&submit=Search)

Vou dar primeiro a boa noticia: Para trocar o switch leva menos de 2 minutos. E nao precisa desmontar o motor e nem tira-lo do lugar.
Agora a noticia nem tão boa assim: O motor esta atras do painel no lado do passageiro e tem que desmontar ele TODO para ter acesso. :putz:

[]´s
Rafael

ka2
25/04/2011, 21:17
Estou ate com medo de perguntar.....
Como é que se desmonta? Muito trabalho?

Outra coisa Rafael, quanto. Pagou pelo frete?

Abraço e obrigado!



Fale ka2,

Cara, o limpador quando faz isso costuma ser uma pecinha que tem no motor do limpador(parking switch wiper arms). Eu ja tive esse problema na land, troquei essa peça e resolveu: Britcar (UK) Ltd > Your Search Results (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=520160&submit.x=12&submit.y=16&submit=Search)

Vou dar primeiro a boa noticia: Para trocar o switch leva menos de 2 minutos. E nao precisa desmontar o motor e nem tira-lo do lugar.
Agora a noticia nem tão boa assim: O motor esta atras do painel no lado do passageiro e tem que desmontar ele TODO para ter acesso. :putz:

[]´s
Rafael

rafaelfernandez
26/04/2011, 01:18
Estou ate com medo de perguntar.....
Como é que se desmonta? Muito trabalho?

Outra coisa Rafael, quanto. Pagou pelo frete?

Abraço e obrigado!

Fale Ka2,

Cara, desmontar o painel não tem segredo, é basicamente sair tirando TODOS os parafusos que fores encontrando pelo caminho. :euforico: Nada de mais, so que da um trabalhão.

Caso não tenhas feito ainda, te aconselho a baixar o Manual de oficina da 110 que la ensina a fazer. :news-coffee:

O valor do frete eu vou ficar te devendo pois faz um bom tempo que comprei e não lembro mais. Mas nao é algo com o que se preocupar.


[]'s
Rafael

ka2
26/04/2011, 13:35
Beleza Rafael... Vou deixar pro próximo domingo. Melhor desmontar e ver o que é antes de pedir a peça... Vai demorar de qquer forma mesmo.

Abraço e obrigado!



Fale Ka2,

Cara, desmontar o painel não tem segredo, é basicamente sair tirando TODOS os parafusos que fores encontrando pelo caminho. :euforico: Nada de mais, so que da um trabalhão.

Caso não tenhas feito ainda, te aconselho a baixar o Manual de oficina da 110 que la ensina a fazer. :news-coffee:

O valor do frete eu vou ficar te devendo pois faz um bom tempo que comprei e não lembro mais. Mas nao é algo com o que se preocupar.


[]'s
Rafael

ka2
28/04/2011, 11:12
A coisa piorou um pouco... agora a seta parou de funcionar.... (o pisca de emergencia nao...)
Vou deixar a Land no auto-eletrico a tarde... de ter algum curto ou com muita sorte, fusivel queimado rsrsrs

abraços

rafaelfernandez
28/04/2011, 12:19
A coisa piorou um pouco... agora a seta parou de funcionar.... (o pisca de emergencia nao...)
Vou deixar a Land no auto-eletrico a tarde... de ter algum curto ou com muita sorte, fusivel queimado rsrsrs

abraços

Ka,

Verifica o fusivel do pisca, se tiver queimado, da uma olhada no cabo que sai da parede corta fogo para a traseira da viatura. Ele vai por dentro do chassis e lá costuma fechar curto.
Tem que retira-lo e passa-lo por fora.

[]´s
Rafael

ka2
29/04/2011, 14:52
Boas noticias... era o fusivel mesmo o caso do pisca. Dei a dica do Rafael ao autoeletrico. Como preciso da viatura amanha, combinei de desmontarem o painel para ver o causo do limpador semana que vem...

abracos
Ka2

pingo
23/06/2012, 11:49
o meui limpador de para brisa da defender 110, esta queimando o fusível, sempre, levei hoje ao eletricista e ele me disse que o motor esta em curto, mas tem que desmontar todo o painel ? será que é só isto ? e se eu desmontar o painel é facil, aproveito faço mais o que ? ja que o painel vai estar desmontado ?

FDF4x4
23/06/2012, 20:23
Boa noite galera... O meu limpador faz um barulho estranho quando chega de volta na base do para brisa, toda vez q vai e volta... Será lubrificação? Alguém já teve este problema?

fchain
25/10/2012, 00:09
Blz pessoal,
a minha 110 05 teve seu motor do limpador queimado, pois o varão que movimenta os limpadores travou com graxa ressecada mais areia, o danado do fusível não queimou primeiro, porisso vale à pena abrir o painel e dar a devida manutenção, lavagem e graxa nova.
Abraço.

Preá 4x4
30/01/2013, 19:00
Após desmontar as duas capas plásticas que revestem o entorno do volante e as setas, e montá-lo novamente, constatei que o limpador de para-brisa parou de funcionar.
Hoje saí desmontando o painel do carro, ar condicionado e finalmente encontrei o tal motor do limpador.
Tem 4 fiozinhos que chegam nele, 3 deles eu fiz o teste e está chegando energia, um não (que eu acredito ser o fio terra).
Pergunto: O motor é blindado? Dá para abrí-lo? Será que o problema realmente é no motor?
Tem algum relê na caixa de fusível que deve ser checado antes?
Acredito que seja mal contato, pois o problema ocorreu justamente após fuçar no painel.
Por favor, alguém me ajude aí. Preciso pegar estrada, e é época de chuva.
Abraço

fchain
30/01/2013, 21:43
Preá, o motor não é blindado(110 2005), fácil abrí-lo, abra primeiro a tampa superior(com ele no local mesmo) encontrará uma coroa e o braço que movimenta o varão, retire-os, ficará a rosca sem fim do rotor, agora ligue o limpador e veja se o motor liga. Como disse que tres dos fios do conector tem carga o motor deve funcionar. Se vem energia e ele não funfa, retire-o e abra a carcaça, o enrolamento se tiver escurescido, azulado com cheiro que queimado, leve a uma autoeletrica para testá-lo e refazer o enrolamento( por aqui me cobraram 60 reais em agosto2012 para enrolar o motor.
De outro modo, se vem energia e a rosca sem fim gira, ou seja o motor funciona, aí pode desmontar o varão e os dois pivos do limpador que devem estar travadinhos de terra/areia graxa. Nesse caso tire tudo lave com solvente e escovinha de aço, graxa nova e remonte tudo.
Quando fiz eu enrolei os dois pivos com aquele plástico que serve para assar carne ao forno, para não mais pegar poeira.
Explico, os pivos não são blindados e estão de frente com as janelinhas de ar, num dia de calor e muita poeira abrimos as entradas de ar, pronto, vai entrando areia, gruda na graxa, quando ligarmos o limpador, a batedeira de bolo se faz nas engrenagens, com o tempo tudo enduresce, aí queima fusível, agente põe um mais forte, aí força o motor, que, ou ele queima, ou ruste a coroa de PU junto à rosca sem fim.
Já vi reclamação de que o limpador do Defender não tem eficiência, e lento, acho que o motivo é a entrada de poeira nas encrenagens e paulatinamente ele resiste, mas fica lentinho. Até um dia travar tudo.
Espero ter ajudo, abraço.

Obs. se tiver que viajar sem limpador, compre uma cera cristalizadora de pintura(barata), passe a cera com bombril no vidro, retirando todas as particulas grudadas, mesmo após a lavagem fica alguma coisinha, aguarde secar e passe um pano macio retirando o excesso dando o brilho, eu viajei debaixo de muita chuva assim, a água não "gruda", escorre toda. Quebrou um galhão. Se não quiser gastar com cera cristalizadora(Pérola a 45 reais), passe cera Carnu mesmo, mas não é tão eficiente.

Preá 4x4
31/01/2013, 00:06
Obrigado fchain!
Como esse motor é vintenário, resolvi que vou aposentá-lo. Pedi hoje na Paddock o motor inteiro ( código:RTC3867, nome: Wiper motor), válido tanto para LHD como para RHD, saiu por apenas 32 libras (excelente preço!). O problema é que deve demorar uns 7 dias pra chegar, mas até lá fico com essa sua cera. :)
Não creio que o problema esteja no varão nem nos pivôs, pois eles funcionavam perfeitamente, e do nada parou. Observei os mesmo e estão limpos. Não sei o que pode ser... Vamos ver se trocando o motor o bicho volte a funcionar.
Vou aproveitar que o painel está aberto e vou fazer uma geral ali. Em breve posto fotos, até porque eu devo precisar de ajuda com umas peças que não estou encontrando, como uns suportes pro painel (umas peças plásticas que quebram com facilidade).
Em breve também posto se funcionou o novo motor ou não.
Abraço e obrigado pela resposta!

fchain
31/01/2013, 01:16
Ok, sem dúvidas que um mimo novinho a Def vai gostar. Mas não deixe de observar se o velho funfa, se está com o enrolamento azulado, se for este o caso, é bom checar, a mecânica e a elétrica, pra o novo se dar bem.
E boa viagem...

Preá 4x4
04/02/2013, 00:06
Resolvido o problema! Não era nada com o motor do limpador.
O grande Ronald, da Land Ronald de Cotia, com menos de 20 minutos de fuçação no carro descobriu o problema. Era com o fio terra.
Já liguei pra Paddock cancelando o pedido do motor (economia de 32 libras + frete). E como sempre, excelente atendimento da Paddock e pedido cancelado sem choro nenhum.

SergioMedeiros
24/02/2013, 22:54
Srs, estou com o mesmo problema. O limpador do parabrisa não está com o temporizador funcionando, e para no lugar que desligar, independente se for no meio do curso.
Agora ficou a dúvida, a minha é uma 90 modelo 2002. Estava vendo na paddock e tem dois modelos, mas um sendo o dobro do preço.
Esse acima que o colega comentou RTC3867, e outro com essa referencia DLB500170. Como descobrir agora qual o modelo da minha?

No caso de trocar somente o park switch, em um link de outro post, tem dois modelos (P e G), mas sem referencia alguma de qual é para qual modelo. Somente desmontando?
Britcar (UK) Ltd > Your Search Results (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=520160&submit.x=12&submit.y=16&submit=Search)

Obrigado

climbr
24/02/2013, 23:18
No caso de trocar somente o park switch, em um link de outro post, tem dois modelos (P e G), mas sem referencia alguma de qual é para qual modelo. Somente desmontando?
Britcar (UK) Ltd > Your Search Results (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=520160&submit.x=12&submit.y=16&submit=Search)

Obrigado

Na brit-car.co.uk a referência é essa:

"G" são peças genuínas land rover
"O" são peças feitas pelas companias que fazem para a Land Rover, mas não vem na caixa da Land Rover
"P" são peças paralelas, feitas por outras companias, mas nas mesmas especificações.

alexsmith
16/09/2013, 17:52
Fale ka2,

Cara, o limpador quando faz isso costuma ser uma pecinha que tem no motor do limpador(parking switch wiper arms). Eu ja tive esse problema na land, troquei essa peça e resolveu: Britcar (UK) Ltd > Your Search Results (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=520160&submit.x=12&submit.y=16&submit=Search)

Vou dar primeiro a boa noticia: Para trocar o switch leva menos de 2 minutos. E nao precisa desmontar o motor e nem tira-lo do lugar.
Agora a noticia nem tão boa assim: O motor esta atras do painel no lado do passageiro e tem que desmontar ele TODO para ter acesso. :putz:

[]´s
Rafael

Esse fórum é demais! Uma pesquisadinha básica e já achei a provável causa do problema no limpador da minha Defender! Valeu, galera!

cello02
03/10/2013, 05:50
Bom dia.

Alguém pode me informar onde fica o Relê do temporizador do limpador do pára-brisa. Na caixa de fusível eu não achei e no manual não indica. É que o limpador funciona mas o temporizador não.
obrigado.

SergioMedeiros
03/10/2013, 09:10
Bom dia.

Alguém pode me informar onde fica o Relê do temporizador do limpador do pára-brisa. Na caixa de fusível eu não achei e no manual não indica. É que o limpador funciona mas o temporizador não.
obrigado.

Bom dia!

Fica atrás do painel de instrumentos... tem que desmontá-lo. Tem dois reles lado a lado... o do temporizador é o da esquerda.
Quando voce desliga o limpador ele para onde está ou volta até o final? Seu problema pode ser o park switch, que é bem mais comum dar problema que o rele.
Abs

ary nunes
03/10/2013, 09:15
Bom dia Cello,

Na minha que é 2004 o relé temporizador esta situado atrás do painel de instrumentos.Se tiveres que trocar o relé aproveita e troca por um programável modelo KOSTAL KOS05896880.
Da uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/99908-temporizador-programavel.html

Abraço
Ary
Defender 110 2004

Antonio Nunes
08/10/2013, 20:20
O meu limpador estava parando em qualquer lugar e o temporizador parou de funcionar. Hoje, no meio da chuva à noite, voltando pra casa, ele resolveu parar de vez. O problema é que aqui em Brasília eu não conheço ninguém que saiba mexer com isso e eu muito menos. Será que qualquer eletricista arruma ou tem alguém de Brasília aí que possa me dar uma dica? Obrigado.

Antonio Nunes
09/10/2013, 09:22
Leonardi
Minha 110 estava com o mesmo problema. Resolvi substituindo o helicoidal (aproveitei para substituir outras pçs também).
Falei com o Duncan (Britcar www.brit-car.co.uk (http://www.brit-car.co.uk) ). Passei à ele o número do chassi da land e ele me passou a figura com a relação de todas as peças do conjunto limpador.
Caso ajude, anexei a figura.
Abçs

Qual dessas peças do desenho anexo é o helicoidal?

Airton R
11/10/2013, 00:27
Pessoal, pela dica do Rafael quando ocorre este problema no limpador dianteiro geralmente o defeito está no "parking switch wiper arm" que fica encaixado no motor do limpador.
No meu carro está ocorrendo este problema (LIMPADOR DO VIDRO TRASEIRO PÁRA NA POSIÇÃO QUE ESTIVER QUANDO DESLIGADO) no limpador traseiro, porém procurei no microcat este "parking switch wiper arm" encaixado no motor do limpador traseiro e não o achei. Há esta peça no limpador traseiro ou somente o relê? onde se localizam?
Obrigado,
Airton



Fale ka2,

Cara, o limpador quando faz isso costuma ser uma pecinha que tem no motor do limpador(parking switch wiper arms). Eu ja tive esse problema na land, troquei essa peça e resolveu: Britcar (UK) Ltd > Your Search Results (http://www.brit-car.co.uk/search.php?xSearch=520160&submit.x=12&submit.y=16&submit=Search)

Vou dar primeiro a boa noticia: Para trocar o switch leva menos de 2 minutos. E nao precisa desmontar o motor e nem tira-lo do lugar.
Agora a noticia nem tão boa assim: O motor esta atras do painel no lado do passageiro e tem que desmontar ele TODO para ter acesso. :putz:

[]´s
Rafael

Antonio Nunes
13/10/2013, 09:24
O problema era no park switch mesmo, vou comprar outro na Britcar. Pra não ficar sem limpador por esses dias, o eletricista conseguiu ligar os terminais direto, sem passar pelo temporizador (park switch), o único problema é que ele para em qualquer lugar, mas é melhor que sem ele.