PDA

Ver Versão Completa : Motor GM 1.8 FlexPower no Niva



ajmacedo
14/04/2011, 22:26
Camaradas,

Estou matutando essa idéia há um bom tempo, como não achei nada na Net, resolvi postar aqui para colher opiniões, e de repente pegar a experiência de alguém que já fez:

"Adaptar um motor do Corsa 1.8 FlexPower no Niva". Porque?

1) Mais ou menos o mesmo tamanho;
2) Tremendo torque em baixa rotação (quase 18kgfm antes dos 3.000 rpm), Ou seja, quase
50% superior aos 12kgfm do original do Niva);
3) Motor conhecido dos mecânicos e usado por vários taxistas (Meriva);
4) Injeção eletrônica.

Minha mulher tem um Corsa desses ano 2004. Sobra torque em baixas rotações, tudo bem que ao passar dos 4.500 giros ele fica meio esguelado e para de desenvolver. Mas final não é o que procuro para o Niva, acho que 120/130 é o máximo de se pode rodar com alguma segurança nessas viaturas. O que quero é entrar numa serra a 80/90 e manter a velocidade, além de saídas mais vigorosas - principalmente em ladeiras.

Dificuldades previstas (sem ter pegado a trena):
1) No corsa ele é montado na transversal e acho que é um bloco mais curto que o do Niva;
2) O coletor de escapamento sai numa posição diferente (quero aproveitar tudo -
catalisador, silenciador, tudo do Corsa);

Quero mudar só o motor, manter embreagem e câmbio do Niva - se eu me entusiasmar posso pensar até em alongar a 5ª, para economia na estrada.

Esta semana fui a um leilão de veículos batidos e sinistrados. Vi uma sucata de Dobló 2009, mesmo motor, sair por R$ 2.500 mil - enfim é achar e ter coragem.

Bem aguardo opiniões (no anexo o motor do Corsa é o do "Stilo")

Abs

Aluísio
Niva JáDisse

Astor Dias de Andrade
15/04/2011, 07:48
Olá Aluisio!
Por onde andavas?
Já faz muito tempo!
Abraços!
Astor

Cursino
15/04/2011, 08:42
Aluísio, eu manteria o motor russo, mas com pistões de tempra e cabeçote ligeiramentre rebaixado e com válvulas de h100.
Agora, se o "T" for trocar de motor, eu apostaria no GM tb. É um motor leve, crossflow, bem conhecido dos mexânicos em geral e com grande oferta de carros em leilões com ele. Só que no caso de usá-lo, eu partiria para o câmbio de chevette, ao invés do original, por já ter kits prontos para adaptá-los.

wltreis
04/06/2011, 16:31
Aluísio, eu manteria o motor russo, mas com pistões de tempra e cabeçote ligeiramentre rebaixado e com válvulas de h100.
Agora, se o "T" for trocar de motor, eu apostaria no GM tb. É um motor leve, crossflow, bem conhecido dos mexânicos em geral e com grande oferta de carros em leilões com ele. Só que no caso de usá-lo, eu partiria para o câmbio de chevette, ao invés do original, por já ter kits prontos para adaptá-los.

Camarada Cursino assino embaixo , motor Gm vai fica dez com cambio de chevete !!!