Conectar

Ver Versão Completa : Algumas dúvidas sem noção sobre a Hilux.

haxor
14/04/2011, 18:45
Olá pessoal, estou com uma Hilux ano 2002 3.0 com rodão, completinha, só que, como sou marinheiro de primeira viagem ainda não sei muito sobre o carro, então peço a ajuda de vocês membros mais experientes. As perguntas são meio sem noção mas vamos lá.

Gostaria de saber quais as funções das marchas da alavanca menor, L2, h4... (antes que me perguntem, Leu o manual? Lhes respondo, não tenho pois o antigo dono fez o favor de perde-lo e não encontrei na net gratuitamente =/).

Tem algum problema mudar essas marchas (4x4) com o carro em movimento?

Qual o melhor pneu que seja bonito e que tenha um preço custo benefício bom?

Desculpe as dúvidas pessoal, no começo é assim =D

Abraço a todos.

moswaldo
14/04/2011, 19:02
Olá Haxor, vamos as suas respostas...

L2 voce aciona o 4x4 assim a tração do carro passa a atuar no eixo traseiro e também no eixo dianteiro.

h4 voce aciona o 4x4 reduzido, na pratica voce reduz a velocidade máxima de cada marcha pela metade e dobra o torque, resumindo se em 4 marcha voce alcanca 80Km/h em reduzida voce alcanca 40Km/h, porém com uma baita força, vai parecer um TRATOR!!!

Voce SO DEVE acionar tanto a L2 quanto a H4 com o veiculo PARADO e com a direção devidamente alinhada em reta, nada de acionar com a direção esterçada.

Voce notará que tando em L2 ou H4 a direção ficará mais limitada quando voce for fazer curvas acentuadas, portanto não acione-as em manobras para estacionar por exemplo.

Pode acontecer que em alguns momentos depois de ter acionado o 4x4 (L2 ou H4) voce não consiga retornar a L1. Isso é normal...voce deve com um pouco de paciência dar uma pequena ré para tentar novamente engatar a L1, isso tem funcionado bem comigo.

No mais é só curtir seu 4x4.

Um abraço

Marco

haxor
14/04/2011, 19:08
Muito obrigado Moswaldo pelas dicas simples e objetivas, vou dar uma estudada boa no carro agora =) hheheheeh

haxor
14/04/2011, 19:29
Só corrigindo um erro de digitação meu, a alavanca é assim:

L4
|
----N
h2--|
h5--|

Na verdade não tem nem L2 e L1, xD
Achei esse texto que sana todas as dúvidas.

Modos de Transferência para a Hilux
Eu pensei que seria útil para copiar o seguinte trecho do Manual Hilux. Apesar do 2700i 4x4 DC, é aplicável aos modelos SFA também.

Velocidades máximas com 3RZ-FE (2700i) do motor - "L4"

1 Gear - 16km/hr
2 Gear - 30km/hr
3 Gear - 47km/hr
Gear 4 - 60km/hr

Velocidades máximas com) 5L (3000 Diesel motor - "L4"

1 Gear - 13km/hr
2 Gear - 22km/hr
3 Gear - 36km/hr
Gear 4 - 52km/hr

AVISO
Não downshift se você está indo mais rápido que a velocidade máxima permitida para a próxima marcha mais baixa.

CUIDADO
Tenha cuidado ao reduzir a marcha em uma superfície escorregadia. Mudança abrupta poderia causar o veículo para rodar ou derrapar fora de controle.

SISTEMA 4X4

Use a alavanca de controle de transferência para seleccionar os modos de transferência:

"H2" (High Speed ​​posição, com tração em duas rodas):

Alavanca em "H2"
Use isso para condução normal em estradas asfaltadas seca e dura. Esta posição dá uma maior economia, mais tranquilos passeio e pelo desgaste.

"H4 (posição de alta velocidade, com tração nas quatro rodas):
Alavanca em "H4"
Use isso para condução normal em estradas molhadas ou geladas cobertas. Esta posição proporciona maior tração de duas rodas motrizes.

"N" (posição neutra):
Alavanca em "N"
Nenhum poder é entregue às rodas. O veículo deve ser parado.

"L4" (Baixo posição, a velocidade com tração nas quatro rodas):
Alavanca em "L4"
Use isso para potência máxima e tração. Use "L4" para subir ou descer ladeiras íngremes, off-road e difícil puxar na areia ou na lama.

As quatro rodas indicador da unidade se acende quando o "H4", "N" ou modo "L4" é selecionado.

Consulte "Ajustar procedimento" para mais instruções.

Fonte:www.hilux4x4.co.za (http://www.hilux4x4.co.za/views/viewtopic.php?f=34&t=846)

Mais uma vez muito obrigado Marco =)

moswaldo
15/04/2011, 08:06
è verdade , e eu acabei indo na sua L1, L2 e H4.....

Corrigindo:
Onde se lê no meu texto L1 na verdade seria H2.
Onde se lê no meu texto L2 na verdade seria H4.

E finalmente onde se lê H4 seria L4

Que samba do crioulo doido...rsrs