Ver Versão Completa : Tucho hidráulico?!?
cristiano
16/05/2005, 07:59
Gente,
Acho que o pior aconteceu, esse final de semana entrei num lamaçal de uma areia fofa que acho que nem trator passava ali, não dá para perceber na foto, mas a area parecia argila no fundo.
Consegui tirar ele de lá e ainda andou mais um tanto, mas começou um barulhinho tec-tec vindo do cabeçote, desliguei e puxei a vareta... não deu outra, milkshake de óleo... :cry:
Escorri o óleo duas vezes com óleo novo... mesmo sendo o mais barato gastei uma grana... na última botei aquele produto para limpar motor e deixei rodando e coloquei óleo novo novamente...
Quando liga ele começa bem, está até andando... mas dá um tempo começa o tec-tec intercalando...
Nesses casos o que será que vai embora ??? O meu motor é o OHC 2.3...
PS: Eu sou o de camisa regata preta... :D
cristiano
16/05/2005, 08:00
Esse foi o salvamento... Sem querer ofender os Samurais, mas ele penou para me tirar daqui... claro, que por inexperiência do dono acabou queimando a embreagem e depois ficou com o carro patinando... :shock:
cristiano
16/05/2005, 08:02
Eu ainda andei um monte antes de começar o tec-tec como vocês podem ver...
Elmer_Jeep
16/05/2005, 09:36
Fala cris,
seguinte, pede pra alguém com experiencia no ramo de motores observar o funcionamento desse teu motor, pode ser que os tuchos ainda não recarregaram com o novo óleo ou na pior das hipóteses o "tec tec" pode ser uma batida de bielas :?
[]'s
Sergio Rocha
16/05/2005, 09:38
Beber água ele não deve ter bebido, não era fundo o suficiente.Pode ter quebrado um balancim, pode ser muita coisa.Tira a tampa dos tuchos e dá uma olhada.
Um Samurai pesando quase 300 kg a menos q o cj5 tem q fazer milagre pra tirar um cj5 agarrado na lama.Queimar embreagem foi braçada.
cristiano
16/05/2005, 10:20
Beber água ele não deve ter bebido, não era fundo o suficiente
Eu vou confessar que ainda não sei o que é fundo para jeeps, mas o problema é que tinha muita lama junto... mas ele bebeu sim... constatei pela vareta e quando esgotei o óleo...
Não sei que momento era esse da foto, mas quando ele entrou o escapamento entrou junto... e como o motor estava mais fundo a água foi direto para lá....
Tira a tampa dos tuchos e dá uma olhada.
Eu pensei em tirar a tampa na trilha para ver, mas a junta estava bem colada, acho que com aquela cola de juntas mesmo e fiquei com medo de colocar novamente não vedar... agora que eu trouxe ele para cá eu vou abrir... Dá para ver alguma coisa visívelmente ? ou só uma especialista ?
Queimar embreagem foi braçada.
Também acho, o cara é verdinho... mas eu não falei muito, afinal de contas se não fosse ele eu ainda estava lá... :D
Também
cristiano
16/05/2005, 10:21
Fala cris,
seguinte, pede pra alguém com experiencia no ramo de motores observar o funcionamento desse teu motor, pode ser que os tuchos ainda não recarregaram com o novo óleo ou na pior das hipóteses o "tec tec" pode ser uma batida de bielas :?
[]'s
Poizé... eu vou levar ele lá, apesar de ele estar andando com o tec-tec eu não quero arriscar...
[]´s movido a cambão
Sergio Rocha
16/05/2005, 11:09
Se ele bebeu, as chances de serem bielas aumentam muito.Deve ter bebido pelo filtro, pelo escapamento é pouco provável.
cristiano
16/05/2005, 11:18
Mas eu fiquei olhando, depois abri o filtro, por lá não entrou... eu suspeito daquele respiro que fica detrás do coletor...
Porque você acha que não foi pelo escapamento ? a inclinação ajudaria e muito a qualquer pouca água que entrasse ali ir direto para o motor... outra, conforme eu ia tirando ele eu tentava ligar o motor... mas ele morria... tava sem força...
leopoldo
16/05/2005, 12:13
Cristiano, (melhorando o texto)
Infelizmente o 4 cil OHC é um conhecido comedor de lama que entra pelos mancais da frente e de tras.
Uma vez constatado a presença de lama (agua + terra) no carter, não ligar o motor sob hipótese alguma !
Mas se o motor já faz ruidos estranhos:
PODE remover o motor e levar pra retífica.
possívelmente está cheio de lama desde a bomba de óleo.....mancais, tuchos etc....
e
Normalmente dá perda completa de motor !
Sergio Rocha
16/05/2005, 12:29
Cristiano,
infelizmente o 4 cil OHC é um conhecido comedor de lama que entra pelos mancais da frente e de tras.
PODE remover o motor e levar pra retífica.
não ligue + o motor
está cheio de lama desde a bomba de óleo.....mancais, tuchos etc....
Normalmante dá perda completa de motor !
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
cristiano
16/05/2005, 12:54
http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/mecry.gif
Vou levar para o mecânico dar uma olhada... deve ter contaminado tudo, até os diferenciais...
leopoldo
16/05/2005, 13:42
...... deve ter contaminado tudo, até os diferenciais...
Dependendo da folga entre retentor e o pinhão, é possível sim, inclusive porque o lábio do retentor é todo ranhurado fazendo-se uma bomba, para evitar que o oleo saia da caixa.
No caso do seu motor, é o 5º ou 6º caso que conheço e que ocorre nas mesmas condições........água com lama. Pelo que eu ví nos casos anteriores, e eu ví o ocorrido em 2 motores de colegas em sampa, ( inclusive dava para tirar a terra de um dos motores com uma pá :shock: ) o mancal traseiro age como uma bomba puxando a lama que entra na caixa seca. O resfriamento do carter causado pela água fria da poça é fator que provávelmente piora a sucção.
Pelo visto, você ganhou uma retífica à frio feita com areia.
Vinicius Hauagge
16/05/2005, 15:36
Leopoldo, no meu motor ohc, quando retifiquei, coloquei um retentor na saida traseira, ao invés da “gracheta” original... Será que isso evita a entrada de liquidos nessas situações ou ao menos melhora a vedação do mesmo? Ou a sujeira não entra por ai?
E quanto ao tec tec, será que não é problema de tucho hidráulico mesmo? Pois algum não pode ter entupido e não consegue ser carregado novamente?
Abraço,
Vinicius!
cristiano
16/05/2005, 15:36
Mas Leopoldo, quando eu ligo ele demora uns 30 segundos para o barulho começar... e eu cheguei a estacionar o jeep e aparentemente está andando. Será que foi tão sério assim ? É claro que deve ter alguma coisa ruim... Eu parei logo que começou o barulho...
Vinicius Hauagge
16/05/2005, 15:40
Salvo engano meu, se fosse tucho, o barulho comecaria quando vc liga o motor e iria sumindo devagarinho, pois com a pressao da bomba de oleo o mesmo iria carregando...
Entao, sinceridade, nao sei o que é... É barulho de motor "rajando"? Faz em alta ou em baixa rotaçao? Mudou a cor da fumaça?
Elmer_Jeep
16/05/2005, 16:03
no meu motor ohc, quando retifiquei, coloquei um retentor na saida traseira, ao invés da “gracheta” original... Será que isso evita a entrada de liquidos nessas situações ou ao menos melhora a vedação do mesmo? Ou a sujeira não entra por ai?
Abraço,
Vinicius!
Vinicius é aí mesmo que está o problema, se for gaxeta pior, adaptando retentor não muda muita coisa. Já passei por isso com um OHC de um cliente meu, mas já foi resolvido. :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6994&highlight=gaxeta
[]'s :lol:
leopoldo
16/05/2005, 16:29
O caso é o seguinte:
Uma vez que esteja constatado a presença de água barrenta dentro do carter, a possibilidade de mistura dela com o óleo do motor e da mesma ter sido puxada pela bomba de óleo - não esqueça que nesse caso, o óleo fica em cima , boiando, e a água barrenta em baixo - é muito alta. O filtro impede a passagem dessa mistura até que a válvula de alívio do filtro abre e então tudo vai pela tubulação, contaminando os mancais , lixando os mesmos e entupindo os tuchos.
Pelo que presenciei na desmontagem de 2 motores que foram pro prego num passeiozinho de fim de semana, passeio leve mesmo, e que por infelicidade entraram numa bela poça como a das fotos do Cristiano, a lama entra pelos mancais da frente e de trás, já lixando o virabrequim. Principalmente o de trás.
O dono do jeep falou: mas eu só acelerei um pouquinho, o jeep falhou e começou a fazer um barulhinho e depois parou e não pegou mais..............
É claro que se essa meleca entrou, o grau de dano depende de quanto tempo o motor tenha funcionado assim.
E sim, o barulho de tucho sumiria quando a pressão da bomba subisse. Isso com óleo. Com água eu não sei.
Quanto ao vedador tipo retentor ser mais seguro que a gaxeta, não sei dizer pois ninguém quer por motor para teste. MAs na minha opinião, tanto faz pois no retentor tem as ranhuras ............... e no girabrequim deste motor é capaz de ter também....... o segredo é fazer uma boa vedação da caixa seca !
Recentemente lembro de alguém ter comentado algo a respeito de um motor ter ido pras cucuias aqui pelos tópicos.... da mesma forma.
Cristiano, se você VIU marca de água na vareta , tenha certeza que ela não entrou sózinha, afinal, por infelicidade cê não tava atravessando um rio cristalino.
Assim, drenar e remover o carter, remover o filtro de óleo e inspecionar, é a 1º coisa a ser feita.
Se o carter estiver limpo, sem sedimentação de terra, sorte sua.
Agora, tentar rodar o motor sem ter certeza do que tem lá dentro........é procurar a sarna.
E tem mais: pagar pra ver.............você vai pagar de qualquer jeito.
cristiano
16/05/2005, 17:17
Salvo engano meu, se fosse tucho, o barulho comecaria quando vc liga o motor e iria sumindo devagarinho, pois com a pressao da bomba de oleo o mesmo iria carregando...
Entao, sinceridade, nao sei o que é... É barulho de motor "rajando"? Faz em alta ou em baixa rotaçao? Mudou a cor da fumaça?
O barulho começa, para um pouco, depois começa... parece que está batendo ferro com ferro (e está)... O barulho acontece na marcha lenta, não tive coragem de acelerar muito... E não está soltando fumaça...
ramiro_eli
16/05/2005, 17:35
Cristiano,
A luz da pressão de óleo apaga logo (como antes do afogamento) ou está demorando um pouco mais p/ apagar?
Se o motor fosse meu eu não o ligaria mais, retiraria a tampa de válvulas e o cárter e verificaria se não há terra ou areia dentro.
Leopoldo,
Foi no meu carro que ocorreu o mesmo no final do ano passado. Uma mangueira do respiro na tampa de válvulas se soltou e aspirou lama p/ dentro do motor.
O óleo manteve a mesma aparência (não parecia ter água misturada) mas a pressão de óleo foi diminuindo rapidamente. O motor não bateu nada, mas todas as bronzinas e a bomba de óleo foram p/ o vinagre...
Quando retirei o cárter, havia quase um copo de areia no fundo...e o filtro de óleo estava totalmente entupido.
andretomasi
16/05/2005, 18:54
Complementando, Cristiano, quando for atravessar na água, é impossível ela entrar pelo escapamento com o motor ligado.. SE o motor morrer, NÃO LIGUE dentro da água, saia rebocado ou no guincho, porque se ligar o motor depois de mergulhado e desligado aí sim tem grande probabilidade de beber lama. Com o motor funcionando a água não entra pelo escape nem a pau.
[ ]´s
cristiano
08/06/2005, 08:15
Acabo de voltar do mecânico, teve que ser trocado duas "castanhas" do tucho... acho que é o mesmo que balancim, eu não entendi muito bem porque eles estragaram, vou perguntar mais quando for pegar... Acho que desliguei o motor prontamente e por isso não aconteceu nada mais sério...
Eu acho que a junta do diferencial dianteiro já estava ruim, e quando misturou com a água simplesmente vazou todo o óleo... claro que num intervalo de quase 3 semanas que ele ficou parado, ficou uma poça...
Aproveitei para trocar a cebolinha do óleo porque tava vazando...
cristiano
08/06/2005, 08:23
Lições aprendidas:
:arrow: 1) Se você quer se arriscar ao menos vá com um pessoal que consiga te rebocar, no meu caso o Samurai não deu conta.
:arrow: 2) Entrou na lama (até a metade?) não tente funcionar para ajudar a sair, resolva o item 1.
:arrow: 3) Tire imediatamente a vareta para verificar se entrou água, na espere dar algum barulho (como eu :oops: )
:arrow: 4) Vá sempre com amigos dispostos para entrar no barro junto contigo, mesmo se eles falaram para você não entrar. :mrgreen:
:arrow: 5) Deixe a preguiça de lado e faça os respiros dos diferenciais e cambio, só nessa brincadeira eu vou morrer em 7 litros de óleo SAE 90.
:arrow: 6) Vá com aquele tenis que você ia jogar fora, assim você não fica com pena de entrar no barro para verificar o local que vai passar.
Abraço!!
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