PDA

Ver Versão Completa : câmbio automático, de novo.



gustavo signori
16/05/2005, 03:18
olá amigos.

eu entendo bastante de câmbio auto... tanto quanto meu cachorro.
faço algumas perguntas, se alguem puder me ajudar...

-o fluído serve p/ que? refrigerar ? lubrificar? ou transmitir a força própriamente dita?
- o fluído do câmbio trabalha pressurizado? há alguma bomba dentro do câmbio?
-sei que com pouco fluído o câmbio não funciona, mas e com excesso? ambos causam que tipo de danos? fluído em excesso provoca vazamento?
-pelo que me informaram os fluídos diferem entre si pela sua viscosidade. então o que "pegaria" seria o seu congelamento, não é o caso do brasil. é por aí mesmo?
-nas alavancas que entram no câmbio há retentores ou são o'rings?
-o manual do proprietário diz que ao se fazer a mediçao de nível do fluído deve ser a quente, mas quanto? pelo menos no meu posso rodar por 1 hora que o fluído não esquenta muito ( comparando-se com o óleo do motor, o fluído é muito + frio).

pergunto tudo isto porque meu câmbio voltou a vazar sempre em diminutas quantidades. só tenho certeza que não é pelo cárter. eu não consigo ver de onde vem pois pinga exatamente sobre o cardã e este girando espalha p/todo lado. o câmbio funciona perfeitamente sem nenhuma ressalva. uso dexron lll. já cheguei a enrolar papel higiênico no câmbio para ver se descobria por onde vazava mas o maldito não vazou nenhuma vez em 20 dias.
não sei quanto à vocês, mas defeito intermitente me deixa p... .

obrigado pela atenção. até mais.

Wallace
16/05/2005, 14:17
o fluido faz tudo sim e tem pressão já que tem uma bomba lá.
Muito e pouco oleo prejudica também

Flavio Miranda
16/05/2005, 18:57
Gustavo,

Saindo do Motor e indo para o Cambio, tem uns cabos. Quando eles entram na carcaça do cambio, tem uma borrachinha que veda em volta dele....
Dá uma olhada se não é uma dessas...

Em tempo, procure mão de obra especializada para abrir o cambio e reserva uns 300 a 500 para começar....

Por fim, clique no botão Pesquisa do Forum, coloque as palavras chaves que vai te ajudar a economizar bastante na oficina..

[ ]s

Eriksom Teixeira Lima
18/05/2005, 16:31
Gustavo

Conhece aquele velha história, se mexer descobres a doença. É o caso.

O Vitara da minha mulher veio com um pequeno defeito de retardo no engate da ré. Rodou DOIS anos sem novos problemas. O defeito piorou e afetou a troca de 2ª marcha. Rodou mais UM ano sem novos problemas (fomos do Rio a Brusque na Fenajeep do ano passado).

Há cinco meses atrás, começou a falhar generalizadamente. Aì começaram nossos problemas. Foi consertado na melhor oficina de SP. O câmbio maravilha, mas o cara fez tantas lambanças pelo motor, que se a gente não fica atento iriamos ter outros problemas.

Meça o óleo quente. Há duas medidas de quente. "morno" = você pega na mão; "quente" = ele te queima a mão. 1 hora é mais que suficiente para medir. Na minha Dodge Ram (são 19 litros de óleo) eles recomendam rodar 25 milhas.

Quanto ao vazamento, verifique nas junções entre caixa e caixa de transferência e na saída do eixo em que conecta o cardã. Na boa, melhor gerenciar o vazamento se não for excessivo (até de 0,1 litro a cada 100km) do que mexer.

Câmbio automático é que nem cancer, se mexer dá metástase (putz, essa foi horrível)

Eriksom

Abe
19/05/2005, 08:13
Olá,pessoal! Aproveitando o tópico do amigo,tenho uma dúvida: Para verificar o nível do óleo do cam.automático, deve-se funcionar o motor e mover a alavanca do P até a última posição(L1) e retornar até o P e só depois retirar a vareta de nível e verificar o nível. Essa informação é correta? A maioria dos manuais de proprietário daqui do Japão traz essa informação. Abraços!!!

Wallace
20/05/2005, 11:35
Normalmente tem que andar um pouco antes de verificar o nivel