Conectar

Ver Versão Completa : Corrente da caixa de trasferencia TRACKER/G.Vitara

Giovanni Morano
14/04/2011, 09:53
Ola, ja faz uns meses que a minha corrente da caixa de trasnferencia esta( como dis o mecanico frouxa), como detectei; toda vez que faço curvas acentuadas no 4x4, ele da um tranco, que parece um tiro embaixo do carro... so que isso acontece so de vez em quando... enfim queria solucionar esse problema... Mas antes queria conhecer como isso funciona... pq fica folgado, e se tem concerto...enfim se tem algua adaptação...:concordo:

nanito
14/04/2011, 11:07
Ola, ja faz uns meses que a minha corrente da caixa de trasnferencia esta( como dis o mecanico frouxa), como detectei; toda vez que faço curvas acentuadas no 4x4, ele da um tranco, que parece um tiro embaixo do carro... so que isso acontece so de vez em quando... enfim queria solucionar esse problema... Mas antes queria conhecer como isso funciona... pq fica folgado, e se tem concerto...enfim se tem algua adaptação...:concordo:
O ideal é não fazer curvas acentuadas em 4x4 e usar o 4x4 somente em piso extremamente escorregadio, assim não força muito o conjunto.

Quanto à adaptação, acredito que não tenha, pelo que já li no fórum. Alguns tentaram colocar esticadores de tecnil, mas me parece que não duravam muito.

Giovanni Morano
14/04/2011, 14:12
O ideal é não fazer curvas acentuadas em 4x4 e usar o 4x4 somente em piso extremamente escorregadio, assim não força muito o conjunto.

Quanto à adaptação, acredito que não tenha, pelo que já li no fórum. Alguns tentaram colocar esticadores de tecnil, mas me parece que não duravam muito.

Muito tempo quanto?

não entendo como uma corrente fica frouxa?...

Se quebrar quais as concequencias!:?:

nanito
14/04/2011, 15:12
Acho que se arrebentar a corrente, fica sem a tração 4x4 somente.

Nos jimnys e samurais parece ser mais crítico, pois a corrente atua até mesmo em 4x2 pelo que já vi relatado aqui no fórum...

Giovanni Morano
16/04/2011, 21:30
Pelo que estou vendo pouca gente conhece, ou ja sofreu com isso!
Essa semana vou atras de saber disso!:)

Marcospaina
17/04/2011, 22:12
Pelo que estou vendo pouca gente conhece, ou ja sofreu com isso!
Essa semana vou atras de saber disso!:)

Amigo, tive o mesmo problema no meu Gran Vitara Automático 1999.

Gastei uma fortuna para arrumar (Foram trocadas engrenagens da tração 4X4) Na época o mecânico que arrumou (vários tentaram e não deram jeito, fazendo experiêcias q me fizeram gastar muito) disse se tratar de desgaste nos dentes da engrenagem.

A boa notícia: Depois, soube por experts, que só valia a pena mexer nisso se o escape da engranagem (q gera o barulho-tiro q vc mencionou) ocorrer na terra, coisa quase impossível de acontecer.
De fato, este desgaste ocorre justamente por usar o 4x4 em piso aderente, asfalto. Hoje sei q em função do vitara não ter diferencial central isso é péssimo para o carro e detona a tração 4x4.

Assim, meu conselho é que vc teste seu carro na terra e se não ocorrer o problema, siga em frente sem mexer e não use 4x4 qdo houver aderencia, só na chuva (forte) ou terra.

Abraço,

Marcos.

Giovanni Morano
17/04/2011, 23:38
Amigo, tive o mesmo problema no meu Gran Vitara Automático 1999.

Gastei uma fortuna para arrumar (Foram trocadas engrenagens da tração 4X4) Na época o mecânico que arrumou (vários tentaram e não deram jeito, fazendo experiêcias q me fizeram gastar muito) disse se tratar de desgaste nos dentes da engrenagem.

A boa notícia: Depois, soube por experts, que só valia a pena mexer nisso se o escape da engranagem (q gera o barulho-tiro q vc mencionou) ocorrer na terra, coisa quase impossível de acontecer.
De fato, este desgaste ocorre justamente por usar o 4x4 em piso aderente, asfalto. Hoje sei q em função do vitara não ter diferencial central isso é péssimo para o carro e detona a tração 4x4.

Assim, meu conselho é que vc teste seu carro na terra e se não ocorrer o problema, siga em frente sem mexer e não use 4x4 qdo houver aderencia, só na chuva (forte) ou terra.

Abraço,

Marcos.

A Marcos valeu pela dica...

Hoje rodei bastante na areia fofa! e nem usei o 4x4 pois coloquei 10 libras e com os pneus grandes fica belezura...enfim! coloquei o 4x4 para testar, e; ele esta fazendo muito barulho! acredito que vou ter que trocar isso o mais rapido possivel!:( Engraçado é que nao encontro em canto nenhum! Com calma chego la... se alguem puder me ajudar agradeço!

Pablo.pinto2007
18/04/2011, 04:11
Esse é exatamente o problema desses carros... essa bela corrente é difícil de achar!!!

Boa sorte na sua procura!!!!...

Já li em outro tópico que um cara encontrou não sei onde... mas pegou barato em relação ao que ele tinha encontrado no ML, se não me engano... coisa de 2 conto pra lá... ele pegou bem menos!!!!

Abraços!

Giovanni Morano
18/04/2011, 12:57
Esse é exatamente o problema desses carros... essa bela corrente é difícil de achar!!!

Boa sorte na sua procura!!!!...

Já li em outro tópico que um cara encontrou não sei onde... mas pegou barato em relação ao que ele tinha encontrado no ML, se não me engano... coisa de 2 conto pra lá... ele pegou bem menos!!!!

Abraços!

Parece que encontrei... confirmo mais tarde!

Giovanni Morano
26/04/2011, 07:36
Gente, queria saber se posso tirar a caixa de transferencia e rodar normalmente!?

nanito
26/04/2011, 11:05
Gente, queria saber se posso tirar a caixa de transferencia e rodar normalmente!?

Só se for lomba abaixo :chorandoderir:

O próprio nome já diz: transferência, ou seja, transfere o giro do motor pras rodas.
De repente o que pode ser feito é tirar essa corrente, daí desativa o 4x4, não?

R1C4rdo
26/04/2011, 14:15
Cara, nem sabia que o Tracker/Grand Vitara tinha essas coisas.
Gostaria de conhecer melhor. Onde fica e como funciona?
Abraços!

Giovanni Morano
26/04/2011, 14:23
Só se for lomba abaixo :chorandoderir:

O próprio nome já diz: transferência, ou seja, transfere o giro do motor pras rodas.
De repente o que pode ser feito é tirar essa corrente, daí desativa o 4x4, não?

Droga, então tem que parar o Bixo! :(
Vou comprar a caixa inteira dele!(suzucar) e Rasgar a trasferencia do veiculo! vai ficar para os netinhos!

Ou vou procurar saber essa história dos esticadores! Se valer a pena! é isso ai pelomenos por enquanto!

Fabil
26/04/2011, 14:25
esticador nao resolve, é apenas um paleativo e em pouco tempo volta a pular
o solucao é colocar uma corrente nova ( e rápido, antes que danifique as engrenagens) ou trocar a tcase inteira

Giovanni Morano
26/04/2011, 14:25
Cara, nem sabia que o Tracker/Grand Vitara tinha essas coisas.
Gostaria de conhecer melhor. Onde fica e como funciona?
Abraços!

Nem queria saber isso, é para velhinhos! Cuide bem da sua caixa e seja feliz!

Giovanni Morano
26/04/2011, 14:32
esticador nao resolve, é apenas um paleativo e em pouco tempo volta a pular
o solucao é colocar uma corrente nova ( e rápido, antes que danifique as engrenagens) ou trocar a tcase inteira

Blz! sim senhor! esquecer 4x4! :( la vai eu ligar para o Edvaldo! :(

R1C4rdo
26/04/2011, 15:29
Nem queria saber isso, é para velhinhos! Cuide bem da sua caixa e seja feliz!

Por enquanto só aproveitando mesmo, mas um dia tudo fica velho...e é sempre bom ter as informações por perto.
Boa sorte no conserto da sua.
Abraço

nanito
26/04/2011, 19:19
Por enquanto só aproveitando mesmo, mas um dia tudo fica velho...e é sempre bom ter as informações por perto.
Boa sorte no conserto da sua.
Abraço

Cara, pra tua T-Case ter vida longa é só evitar ao máximo o uso do 4x4, ou seja, use somente quando precisar em pisos extremamente escorregadios. Tem maluco que aciona o 4x4 em qualquer chuvinha no asfalto...

R1C4rdo
27/04/2011, 01:20
Cara, pra tua T-Case ter vida longa é só evitar ao máximo o uso do 4x4, ou seja, use somente quando precisar em pisos extremamente escorregadios. Tem maluco que aciona o 4x4 em qualquer chuvinha no asfalto...

Bom, como você disse nanito, só usando 4x4 quando necessário.
Só uso o 4x4 quando não consigo andar em 4x2 (terrenos com muita lama, subida incrimes com cascalhos, etc), além disso não coloco esse carro na trilha, portanto não tenho muito que me preocupar, mas é sempre bom saber das peças que dão manutenção e a foma em que os problemas são solucionados. Afinal, acredito que esse é uma das funções do fórum.
Um forte abraço!!

Elpidio Moura
10/04/2015, 15:00
Boa tarde senhores.
Meu Vitarinha está com o mesmo problema (na verdade no meu caso consegui quebrar a corrente). Queria saber se a corrente do tracker também serve para o Vitarinha 1995. Alguém sabe me informar? Eu sei que a do Samurai não é a mesma.

Oibafzinid
17/09/2024, 17:18
Olá gente boa tarde andei fazendo uma pesquisa e se você pegar a referência da peça original que é a corrente de transferência e procurar no Aliexpress ela vai dar a mesma corrente do jimny

Referência da corrente da Tracker e Vitara
29225-55C00