Ver Versão Completa : Lanternas LED
Valdeci Hainosz
13/04/2011, 21:00
e aí pessoal!
foi instalado na minha zj um par de lanternas traseiras de LED, está tudo ligando certo, piscas, luz de freio, alerta, e de neblina.
O problema é que aparece uma mensagem no display do painel "hear lamp failure" traduzindo "ouve falha na lampada" e fica emitindo temporariamente um apito (fraco mais incomoda)
Alguem pode me sujerir o que fazer?
Coloca a original de novo...rs:grin:
andretomasi
13/04/2011, 21:52
Valdeci,
Problema simples: as lâmpadas comuns puxam uma certa amperagem, que é o que o VIC usa pra saber se a lâmpada tá funcionando. Como um LED puxa uma corrente bem menor, o VIC acha que queimou as lâmpadas porque detecta uma amperagem muito baixa. A solução é colocar uns resistores em paralelo com os leds. Leve a uma loja de auto-som ou tuning que eles tem um "Equalizador de carga de leds", ou "Led Load Equalizer", que é só instalar junto no fio com as lanternas, ou leve a alguém que entenda de eletrônica que eles conseguem fazer isto facilmente.
[ ]'s
Rones Jr
14/04/2011, 09:06
...isso tb acontece qd há instalação de Xenon...já que as lamps originais são de 55/60w e as Xenon são 35w...tem que instalar os resistores, mas a conta é que não sei fazer...
Resistor de 6 ohm 50 watt para cada lampada de seta - Simula a carga de uma lampada de filamento (2 amperes).
No caso de lampadas de freio e posição, 25 ohm 25 watt.
De preferencia, com dissipador, pois vai esquentar.
O erro ocorre pela falta de resistencia, que o computador de bordo interpreta como lampada queimada.
Em alguns carros, indica erro de ABS (lampadas de freio) - com resistor, resolve.
Ligação em paralelo
Celso Rolim
16/04/2011, 10:44
Posta as fotos de como ficou essa lanterna, pois eu ainda não conheço, abraço.
Em qualquer lanterna, original ou after market.
A troca se dá na lampada: sai a de filamento e entra a de LED. Entrando a de LED, a carga é quase inexistente, o que ocasiona os erros no computador de bordo. Por isto, colocando os resistores em paralelo, restaura.se a carga esperada pelo computador e os erros desaparecem.
No caso da luz de freio, o computador por acusar ABS, pois interpreta como luz de freio queimada (filamento rompido). Resolve com resistor e não com a troca do módulo do ABS (coisa que muito mecanico esperto faz - coloca o resistor e cobra o módulo).
No caso das lampadas de seta ao serem trocadas por de LED, estas piscam mais rápido, e neste caso, ou troca o relé por um eletrônico ou adiciona os resistores em paralelo, para gerar a carga.
Espero ter esclarecido.
Quanto a minha lanterna, é a http://cgi.ebay.com/ebaymotors/99-04-JEEP-GRAND-CHEROKEE-LED-TAIL-LIGHTS-SMOKE-00-01-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem43a5ac3119QQitemZ29054 2334233QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccesso ries
Para esta não precisa adicionar resistores, pois já vem com eles embutidos.
Alcebíades Muniz Neto
30/05/2011, 20:00
Em qualquer lanterna, original ou after market.
A troca se dá na lampada: sai a de filamento e entra a de LED. Entrando a de LED, a carga é quase inexistente, o que ocasiona os erros no computador de bordo. Por isto, colocando os resistores em paralelo, restaura.se a carga esperada pelo computador e os erros desaparecem.
No caso da luz de freio, o computador por acusar ABS, pois interpreta como luz de freio queimada (filamento rompido). Resolve com resistor e não com a troca do módulo do ABS (coisa que muito mecanico esperto faz - coloca o resistor e cobra o módulo).
No caso das lampadas de seta ao serem trocadas por de LED, estas piscam mais rápido, e neste caso, ou troca o relé por um eletrônico ou adiciona os resistores em paralelo, para gerar a carga.
Espero ter esclarecido.
Quanto a minha lanterna, é a 99-04 JEEP GRAND CHEROKEE LED TAIL LIGHTS SMOKE 00 01 | eBay (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/99-04-JEEP-GRAND-CHEROKEE-LED-TAIL-LIGHTS-SMOKE-00-01-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem43a5ac3119QQitemZ29054 2334233QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccesso ries)
Para esta não precisa adicionar resistores, pois já vem com eles embutidos.
Olá, sou novo no pedaço e estou encomendando um par dessas, mas com o resistor não acaba jogando fora a vantagem do Led, que é a economia de energia? Abs
andretomasi
31/05/2011, 03:12
Olá, sou novo no pedaço e estou encomendando um par dessas, mas com o resistor não acaba jogando fora a vantagem do Led, que é a economia de energia? Abs
Sim, mas não existe almoço grátis! A vantagem aqui é a iluminação e durabilidade do Led, não a economia. O carro não foi feito pra usar Led, e "precisa" daquela corrente pra achar que está funcionando, então não tem muito como escapar disso, a não ser que se altere alguns circuitos, o que complica mais a instalação.
[ ]'s
Valdeci Hainosz
30/06/2011, 18:20
obrigado galera!
levei em uma oficina boa aqui na minha cidade, ele deixou funcionando perfeitamente, mas me cobrou R$200,00.
R$200? ou eu estou muito enganado ou pelas informações que o pessoal passou aí isso era coisa pra no maximo uns R$50.
Mas tudo bem, se acontecer comigo já estou informado hehe
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