PDA

Ver Versão Completa : 4cc ou 6cc? Qual o melhor???



Leonardo R Souza
15/05/2005, 23:26
Olá pessoal, estou com essa dúvida: Qual o melhor motor do Jeep, em todos os aspectos, o 4cc ou o 6cc?

Gostaria de ouvir (ler) opniões dos Jeepeiros do fórum para aprender um pouco sobre Jeep.

Um abraço a todos,

Leonardo

Giovani
16/05/2005, 00:42
Olá pessoal, estou com essa dúvida: Qual o melhor motor do Jeep, em todos os aspectos, o 4cc ou o 6cc?


:D Olá Leonardo!!!

:o Tudo depende do uso... No geral, pra fazer uma trilha, vc precisa de torque em baixa rotação. Nisso os motores 6 cilindros em linha são imbatíveis! Bem como motores à diesel... Mas acho que vc só está se referindo aos 4 e 6 cilindros em linha à gasolina ou álcool, certo???
Já um motor 4 cilindros, como o AP, pode ser preparado para ter arrancadas e velocidades muito superiores, bom pra quem faz Jeep Cross.
Um motor V6 trabalha em giros mais altos, o que na trilha, não é o ideal...

[]'s

Alessandro Henrique
16/05/2005, 03:04
Leonardo R Souza,

Como o Giovani mencionou, tudo depende do uso.
Eu particularmente gosto do 6 cilindros, possui bom torque em baixa rotacao e durabilidade, sem falar em mais potencia. O inconveniente e que sao mais pesados e gastam mais combustivel.
Fatores como deslocamento ate as trilhas, se sao pesadas ou leves, se a viatura e utilizada diariamente devem ser levados em consideracao.

Sds.

Sergio Rocha
16/05/2005, 09:33
Vc diz o 6cc do jeep (bf 161) e o 4cc do jeep (ohc) ?
Ou qualquer 6 cc e 4cc ?

fugger
16/05/2005, 09:59
Leonardo

A menos que o jeep seja pra arrancada acho o 6cil melhor pra todo o resto. :D

[]´s

Marcos Ojeda
16/05/2005, 09:59
4 ohc x 6 bf161, estando os dois em perfeitas condiçoes o BF e melhor para trilha por ter o torque mais em baixa rotação, e o ohc e melhor para passeios, em estrada ele desenvolve melhor, anda bem a 80/90 de vel de cruzeiro.

Elmer_Jeep
16/05/2005, 09:59
Vc diz o 6cc do jeep (bf 161) e o 4cc do jeep (ohc) ?
Ou qualquer 6 cc e 4cc ?

Faço minha a sua pergunta apenas corrigindo que a abreviatura cc significa cilindrada :P :lol:

Então também quero saber do criador do tópico, a sua pesquisa é entre os motores do Jeep CJ 4cilindros e 6cilindros :?: :?:

[]'s

Leonardo R Souza
16/05/2005, 19:03
Vc diz o 6cc do jeep (bf 161) e o 4cc do jeep (ohc) ?
Ou qualquer 6 cc e 4cc ?

Ok amigos faltou esta informação.
A comparação é sim entre o 6 cilindros (bf 161) e o 4 cilindros (ohc), ambos do Jeep CJ.
Um abraço a todos,

Leonardo

Giovani
16/05/2005, 19:47
Ok amigos faltou esta informação.
A comparação é sim entre o 6 cilindros (bf 161) e o 4 cilindros (ohc), ambos do Jeep CJ.

:o Ah bão!!!

Então vale o que o Marcos escreveu:

4 ohc x 6 bf161, estando os dois em perfeitas condiçoes o BF e melhor para trilha por ter o torque mais em baixa rotação, e o ohc e melhor para passeios, em estrada ele desenvolve melhor, anda bem a 80/90 de vel de cruzeiro.

:o Meu jeep veio com o OHC original... Só deu dor de cabeça! Fundi ele 2 vezes! Uma pq tava na hora, a outra pq entrou água! O motor de partida é subdimensionado pra ele, não tinha jeito!!! Antes de girar a chave eu cruzava os dedos... E essa tralha ainda tem correia no comando, só para arrebentar!
Aqui foi quando a correia deu o ar da graça! :x Sorte que foi na volta da trilha... :P
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/c1fd236cece6f605a5a18b24cf68936f.jpg

O BF 161 não é muito melhor em desempenho, mesmo na trilha... Por isso optei pelo 3.000 do Maveko... :wink: A diferença entre eles é gritante!

[]'s

Sergio Rocha
16/05/2005, 20:19
Vc diz o 6cc do jeep (bf 161) e o 4cc do jeep (ohc) ?
Ou qualquer 6 cc e 4cc ?

Faço minha a sua pergunta apenas corrigindo que a abreviatura cc significa cilindrada :P :lol:

Então também quero saber do criador do tópico, a sua pesquisa é entre os motores do Jeep CJ 4cilindros e 6cilindros :?: :?:

[]'s

To gosta né Jipeiro ? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas pelo menos a pergunta foi inteligente. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Elmer_Jeep
17/05/2005, 09:49
pelo menos a pergunta foi inteligente
Com certeza Velho :wink: :lol:


Ok amigos faltou esta informação.
A comparação é sim entre o 6 cilindros (bf 161) e o 4 cilindros (ohc), ambos do Jeep CJ.
Prefiro o OHC :twisted:

[]'s

danielmg
17/05/2005, 10:52
Aqui foi quando a correia deu o ar da graça! :x Sorte que foi na volta da trilha... :P
Pergunta nada haver, mas...
Pq os seus pneus Frontieiras estavam invertidos?

ramiro_eli
17/05/2005, 11:43
O BF é da época das cavernas, mas mesmo assim eu prefiro ele se comparado ao OHC.
O OHC é um dos poucos motores que eu realmente não gosto! Ele é muito menco a baixas RPM e vibra em altas :? . Um BF bem montado dá conta do recado na trilha, se for o 3000 melhor ainda!

Beto Lacerda
17/05/2005, 12:07
entre os originais fico com o mais moderno , OHC
[]'s

tomboly
17/05/2005, 16:46
Bota o 2.5 da Ranger não vai se arrepender, e um motor bastante evoluido
e não precisa de muitas adaptações tira um poem outro. pau para toda obra...
pena que e injetado...
Você fala de 2 motores ultrapassados, prefiro os modernos, são mais economicos em todos os sentidos ...

lostensos
17/05/2005, 17:06
alguem pode dar as diferenças tecnicas e desempenho dos
motores 6cc bf-161 e o do maveco 3000 cc ?

Grato

Beto Lacerda
17/05/2005, 17:25
tomboly pena que é injetado ???? acho que vc deve rever seus conceitos :lol: ...
[]'s

p.peleje
17/05/2005, 18:15
A galera vai querer me espancar mas f0d@-ç&:twisted: :twisted:....achar o OHC melhor que o BF é sacanagem...realmente o OHC na cidade é melhor....mas na trilha ñ é a mesma coisa nem a pau...

Claro que estamos falando de um BF em boas condições...eu já tive muitos problemas com meu antigo BF, mas tinha problema pq ele já tava fazendo hora extra. Dava todos os tipos de problema. POrém depois que troquei por um que foi feito inteirinho fazem 3 meses, nunca me deixou na mão....é claro que ñ é um puta motor....mas sabendo usar uma relação de diferencial correta...manutenção em dia...vc vai que vai.

Eu já escutei cada coisa...já escutei até que motor 1.0 moderno é mais forte que ele...e digo mais....foi de gente daqui do forum...sempro pego a serrinha para juréia, praticamente uma vez por mês....e ñ lembro de nenhum carrinho mil me ultrapassar ou me empurrar...

O BF com certeza é um motor pra lá de ultrapassado...porém dá conta do recado perfeitamente...basta saber usar... claro se tivesse grana colocaria logo um 4.1 mpfi

[]s querendo 3.0 igual do giovanni

Peleje

tomboly
17/05/2005, 18:21
BLZ, beto reaver meus conceitos acho que não desta vez,
já tive este motor em cj se der pau no mato bao!!!bao!!!!!
se ningue te puxa você fica lá, ou so trilhas leves em dias
ensolarados motor com otimo desepenho quase tudo que
um cj precisa agora fala por onde que não entra agua em
cj, ja viu um modulo morre se não, não me venha com chorumelas
estou preparando outro ranger 2.5, vou carburar o pequeno monstro
agora so carburado... :twisted:

ramiro_eli
17/05/2005, 18:29
BLZ, beto reaver meus conceitos acho que não desta vez,
já tive este motor em cj se der pau no mato bao!!!bao!!!!!
se ningue te puxa você fica lá, ou so trilhas leves em dias
ensolarados motor com otimo desepenho quase tudo que
um cj precisa agora fala por onde que não entra agua em
cj, ja viu um modulo morre se não, não me venha com chorumelas
estou preparando outro ranger 2.5, vou carburar o pequeno monstro
agora so carburado... :twisted:

:roll: :?:

A probabilidade de um carburador te deixar na mão no meio da trilha é muito maior do que uma injeção.
Minha viatura é carburada, gosto de poder trabalhar com a regulagem do motor e acertar um motor, mas que a injeção é melhor, eu não tenho dúvida! Basta montá-la corretamente e isolar as suas conecções. Funciona de cabeça p/ baixo! :wink:

Giovani
17/05/2005, 21:57
BLZ, beto reaver meus conceitos acho que não desta vez,
já tive este motor em cj se der pau no mato bao!!!bao!!!!!
se ningue te puxa você fica lá, ou so trilhas leves em dias
ensolarados motor com otimo desepenho quase tudo que
um cj precisa agora fala por onde que não entra agua em
cj, ja viu um modulo morre se não, não me venha com chorumelas
estou preparando outro ranger 2.5, vou carburar o pequeno monstro
agora so carburado... :twisted:

:D O T-Rex (4.1Mpfi) já andou submergindo... nem tossiu... :lol: Isso é uma questão de preparo! E acretide, é mais fácil preparar um IE para ser anfíbio do que um carburado, com distribuição convencional, etc.! :wink:

[]'s de conceitos reformulados faz tempo...


Pergunta nada haver, mas...
Pq os seus pneus Frontieiras estavam invertidos?

:D Sabia que iam perguntar de novo... :lol: Essa é a forma correta de montar um pneu direcional. Assim ele abre seu próprio caminho, podendo sair dos facões com facilidade. E não entope de barro como pensam alguns... Não ao ponto de prejudicar o desempenho. Até o exército Alemão usa dessa forma, nos seus Unimogs...
"Ah mas trator é diferente!" Trator é pra lavoura!!! Não tem que vencer obstáculos, tem é que não compactar o solo e ter o máximo de tração para puxar um arado! Olhem os traseiros (direcionais) das colheitadeiras então... :wink:

[]'s

Giovani
17/05/2005, 22:05
alguem pode dar as diferenças tecnicas e desempenho dos
motores 6cc bf-161 e o do maveco 3000 cc ?

:D O 3.000 tem o bloco mais alto, o que transforma os 2.600cc em 3.000cc. Com isso, muda o virabrequim também. Dessa forma ele tem mais cv's e torque. São 112 cv e 22Kgfm de torque, contra 90cv e 18 Kgfm do BF 161. :wink:

[]'s

Thiago Rodeghel
17/05/2005, 22:18
Eu acho meio complicado comparar 6c com 4c... já disse isso antes. Isso depende pra quem. Qual a utilização, coisa e tal... Com o meu AP rodo até 150km em um dia na cidade, tranquilo... poucas vezes pego a estrada...

Se for só pra descer a lenha na trilha, 6c é ótimo, agora pra quem tem um uso misto, quer fazer trilhas viajar coisa e tal 4c é o ideal.

Vi todo mundo falando do BF161 mas ninguém falou do Hurricane 4c do "Cara de Cavalo", qdo tinha esse motor no meu, dava show em muito BF... a galera até desconhece ele um pouco, mas quem teve sabe do q estou falando, é um motor com bielas enormes, isso gera muito torque nele, igual ao BF161 e mais econômico por ser 4c. E rodava igual na estrada 80km/h...

[s]de 4c uso misto :D

tomboly
18/05/2005, 11:49
BLZ, Giovani mas o negocio e o seguinte o IE pode surgir problemas como tambem no carburado, o IE muitas coisa você precisa de proficionais prara
mexer, é tudo computadorizado, isso não tem no mato...
agora o carburado se der pau, o zequinha comserta...

Abraços

Thiago, BLZ

eu peguei um cj 57 com esse motor, tanto o BF , como o hurrecane 4 e 6 cc, são arcaicos
foram bons em sua epoca, 70 cavalos de potencia fala serio!!, já vi fusquinha com mais cavalaria, ja tem 4 cilindro com mais de 120cv, de economia não tem nada, bébe tanto ou mais que um 6 caneco :evil: :evil:

Beto Lacerda
18/05/2005, 12:06
tomboly realmente pelas suas colocações vc não conhece muito de injeção ,
vc não sabe até onde vão minhas noções do funcionamento da minha viatura e realmente precisa rever seus conceitos :lol: , só neste topico tem outros caras tentando fazer com que vc entenda que injeção não é o bicho de sete cabeças que o mecanico velho e desatualizado faz com que os leigos pensem que é, sobre ser ruim no barro , cara todos os plugs e conectores são isolados , não tem distribuidor , o modulo de injeção num vai ficar no cofre p/ beber agua né isso é questão de parar p/ pensar antes de fazer a coisa :wink: , agora vc diz que vai carburar um motor de ranger 2.5 , vc ja viu esse motor ??? sabe como ele funciona ?? ja viu como é o sistema de distribuição (centelhas) do mesmo ??? então me ex´lique como vai fazer para ele funcionar sem o ECU ...
[]'s

leopoldo
18/05/2005, 13:46
Só lembrando que :



cc ......... é abreviatura de centímetros cúbicos

tomboly
18/05/2005, 15:26
8) como ja disse, já tive esse motor em cj, não e tão complicado para carburar, se tirar o corpo de borboleta e alimentação, e so colocar o
sistema para carburador, coletor e tudo mais ...
:D talves quem não entenda de injeção aqui e você amiguinho e tambem nunca viu esse motor... he!!he!!!he!!!!he!!!!

"centelhas" isso é para motor diesel :evil: :evil: motor a gasolina a "centelha" e comum, igual para todos

Beto, nos vimos coisas diferentes, nas trilhas que percorremos, ja vi tanto 2.5 ranger como o grande mpfi , serem rebocados nem seus donos sabiam explicar o que acontecia, serviço de adaptação e isolamentos bem feitos eu mesmo vi modulo de baixo do painel, não forão para casa funcionando,
so to tentando passar a simplicidade de um carburado dentro de uma trilha não deixa a desejar mesmo, quem tem volta rodando se não der pipa em outro lugar, injetado não e tão simples assim como você pença não se der pau você si FU!!!!!!)))))))


Abraços

Elmer_Jeep
18/05/2005, 15:35
..."centelhas" isso é para motor diesel...
Desde quando :?:

Se Rudolf e Robert pudessem ler isso :lol: :lol: :lol:

[]'s

leopoldo
18/05/2005, 15:39
DEVE SER DO MOTOR DE ARRANQUE OU DAS ESCOVAS DO ALTERNADOR :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Tatão
18/05/2005, 15:59
Desde quando

Se Rudolf e Robert pudessem ler isso




hahaha



sem querer entrar no mérito da questão, eu prefiro carburador.....

e um motor de que ninguem falou até agora é do cj3 1951, 4 cilindros, Continental "Go Devil"

é o motor do meu jipinho :D
nunca deu problema....
o distribuidor fica bem alto, é facinho vedar...
tem bom torque e potencia, eu passo nos mesmos lugares que a turma com bf e ap passa.....e gasto menos que os primeiros....

Thiago Rodeghel
18/05/2005, 16:03
Thiago, BLZ

eu peguei um cj 57 com esse motor, tanto o BF , como o hurrecane 4 e 6 cc, são arcaicos
foram bons em sua epoca, 70 cavalos de potencia fala serio!!, já vi fusquinha com mais cavalaria, ja tem 4 cilindro com mais de 120cv, de economia não tem nada, bébe tanto ou mais que um 6 caneco :evil: :evil:

Só se o seu era mais beberão q o 6c... O meu fazia 7, 8 na cidade... Isso motor completamente original, platinado e queimando óleo. Arcaico sim, mas tão bom qto um BF161!!! E tinha vantagem de ser mais econômico.

Outra coisa, meu motor uso um módulo q só preciso do sensor de borboleta, o resto ele faz sozinho... então não é beeem assim q vc pensa!!!!

Acho melhor vc rever seus conceitos sobre injeção eletrônica. :wink:

[s]

Alessandro Henrique
18/05/2005, 16:16
Tenho lido cada uma..... :lol: :lol: :lol:

ramiro_eli
18/05/2005, 16:20
Galera,

Acho que estamos gastando o teclado a toa... :roll:

Dennis Figueiredo
18/05/2005, 16:33
Se injeção deu pepino foi por porquice na instalação......

Faço uma média de 2 trilhas por mes, estou com esse motor a 5 anos...oque resulta e mais o menos 120 trilhas com esse motor.... NUNCA... NUNCA.... icomodou com nada...... ja os carburados......

Beto Lacerda
18/05/2005, 16:49
8) como ja disse, já tive esse motor em cj, não e tão complicado para carburar, se tirar o corpo de borboleta e alimentação, e so colocar o
sistema para carburador, coletor e tudo mais ...
sim e o distribuidor ???


:D talves quem não entenda de injeção aqui e você amiguinho e tambem nunca viu esse motor... he!!he!!!he!!!!he!!!!

cara falo o que sei , o que num sei vou atraz de aprender mas sem achismo


"centelhas" isso é para motor diesel :evil: :evil: motor a gasolina a "centelha" e comum, igual para todos

é verdade , e se não trocar as velas a cada 4000 km a centelha dos diesel fica prejudicada :twisted: :twisted: :twisted:


Beto, nos vimos coisas diferentes, nas trilhas que percorremos, ja vi tanto 2.5 ranger como o grande mpfi , serem rebocados nem seus donos sabiam explicar o que acontecia, serviço de adaptação e isolamentos bem feitos eu mesmo vi modulo de baixo do painel, não forão para casa funcionando,
note que existem serviços e serviços , em baixo do painel molha mesmo , mas numa caixa estanque feita para o mesmo num molha não ...


so to tentando passar a simplicidade de um carburado dentro de uma trilha não deixa a desejar mesmo, quem tem volta rodando se não der pipa em outro lugar, injetado não e tão simples assim como você pença não se der pau você si FU!!!!!!)))))))
mais simples num quer dizer ser melhor , e na boa eu nunca vi um jipe injetado bem feito dar pau na injeção
[]'s

Sergio Rocha
18/05/2005, 22:14
Eu tb acho carburador melhor do q IE.
Fogão a lenha melhor do q a gás.
Vinil melhor do q cd
Aeroplano melhor do q jato
ampulheta melhor do q cronometro.
E por aí vai
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E to me lixando pra essas modernidades, quanto mais antigo melhor.Mulher então nem se fala.Uma de 80 é muito melhor do q uma de 20. :roll:

Leonardo R Souza
18/05/2005, 22:24
Eu tb acho carburador melhor do q IE.
Fogão a lenha melhor do q a gás.
Vinil melhor do q cd
Aeroplano melhor do q jato
ampulheta melhor do q cronometro.
E por aí vai


E to me lixando pra essas modernidades, quanto mais antigo melhor.Mulher então nem se fala.Uma de 80 é muito melhor do q uma de 20.
_________________
Sergio Rocha
CJ3A
Samurai AP 1.9 Diesel
cj3a@globo.com
PX1W4329 QAP canal 22


Não sabia que tinhamos um comediante no Fórum...
Muito engraçado!

Rodolfo Ourique
19/05/2005, 06:09
Quem diz que o BF-161 é melhor é pq não conhece na prática o OHC!!! Tenham os dois e comparem!!!!

GPA-Airborne
19/05/2005, 13:47
(tentando retomar o já esquecido tema do tópico)

Vi muitas opiniões sobre motores 4 e 6 clindros.

E sempre vejo alguns cobiçando o V8 (ou melhor, o "vêoitão").

Mas e quanto ao V6? O que tem no mercado (de peças usadas claro) nessa configuração).


PS: Eu prefiro o 6 cilindros. Afinal, eu (viu povo, eu, o GPA), pois quando quero fazer economia rodo com meu carro 1.5 com GNV.... isso IMHO é claro. (essa é pra garantir que não vou tomar porrada).

Beto Lacerda
19/05/2005, 14:08
GPA V6 tem o 4.0 ford o 4.3 GM e o 4.9 frod da f-250 esses são os mais comuns de achar mas tem v-6 toyota nissan um monte deles , o comlicado dos V-6 é o custo de manutenção
[]'s

GPA-Airborne
19/05/2005, 14:21
Por quê?

Beto Lacerda
19/05/2005, 14:34
ah cara ai vc quer demais de mim , sei lá , pode ser , lei da oferta e da procura , custos de produção , ambição demasiada por parte dos fabricantes/vendedores , tantos fatores , mais tecnologia envolvida , materias primas mais caras , etc etc
mas seja lá qual for o motivo a manutenção de um V-6 é cara , pergunte aos donos de Ranger e S-10
[]'s

Felipe Salomão
19/05/2005, 15:24
Quanto a briga entre carburador e injeção, não resta dúvida de que com a injeção o carro trabalha muito mais regulado e econômico, pois ele se adequa a cada tipo dee situação, porém, se sua injeção der problema no lugar mais remoto possivel como voce irá conserta-la? No carburador com uma chave de fenda e um alicate vc faz milagres e sai de qualquer situação, o que não acontece na injeção, que necessita ferramentas sofisticadas! A injeção é boa para quem não mexe em nada e então não consertará se for um estilete entupido no carburador ou um módulo de injeção queimado. Então com certeza o carburador da um banho na injeção quando se trata de um veículo onde nenhum reboque irá lhe buscar!!!

Alessandro Henrique
19/05/2005, 16:14
GPA V6 tem o 4.0 ford o 4.3 GM e o 4.9 frod da f-250 esses são os mais comuns de achar mas tem v-6 toyota nissan um monte deles , o comlicado dos V-6 é o custo de manutenção
[]'s

Nao tenho certeza, mas acho que estes motores sao importados, por isso o custo de manutencao se torna mais elevado.
A questao e que um motor destes bem cuidado, demora a incomodar. Fui proprietario de uma ranger V6 por alguns anos e nunca tive problema algum com o motor. No meu caso, o motor era importado.

Sds.

Vinicius Hauagge
19/05/2005, 16:33
Também tenho uma ranger V6 que está comigo há quatro anos e nunca deu problema algum!
E o curioso é que o carro, hoje, vale mais do que paguei quando comprei!
Abraço,
Vinicius

Quanto aos motores 4 e 6 cilindros do jeep, posso falar tanto do BF 161 como do georgia 2.3! Já tive os dois no meu jeep e sao motores de caracteristicas extremamente diferentes.
O primeiro possui uma força incrivel com baixa rotacao, mas nao é muito bom em altos giros...
O segundo, ao contrario, é bom em alto giro... Eu particularmente prefiro o georgia, que esta no meu jeep.
O meu é um pouquinho mexido, com carburador 2E, ignicao, bobina de alta potencia, coletor dimensionado e agora esta em vias de ganhar um blower....
Mas quando ele for pro pau, certamente irei colocar um motor com injecao...

Beto Lacerda
19/05/2005, 17:29
pessoal só para deixar claro e evitar uma outra discução , os v-6 num são de dar problema , nem os em linha , nem nenhum motor novo , afinal um motor que apresentar falhas graves antes de 150mil km fala serio né ...
o lance que eu falo de manutenção cara é pensando em preço dos bicos se um der pau , de bomba de oleo , de bomba d'agua , juntas , etc , que nos v-6 são mais caros , mas em compensação é bem mais facil colocar um v-6 num cj que um em linha , os v6 são mais curtos que o ohc ...
[]'s

Giovani
19/05/2005, 18:09
(tentando retomar o já esquecido tema do tópico)


:o É Airbone... mas não adianta... eu avisei!!! Mas a galera não entende!
De qualquer forma, como alguém já disse, nada de novo será acrescentado! Diferenças existem e tem muita matéria para leitura aí no fórum.
Não só vou trancar como vou editar tudo aí pra trás! Se alguem "cair" nesse tópico, não vai ver essa baixaria!

[]'s moderados...