Ver Versão Completa : Kart-Cross x Rodas Aro 12
loechner
13/04/2011, 20:35
Dae galera,
Venho projetando meu kart a algum tempo em 3D e agora estou com uma dúvida que já vi relatos no fórum, mas nenhuma definição.
Meu Kart será no estilo Piranha, para duas pessas estilo cokpit de avião.
Já começei o chassi e a suspensão da frente, que fiz diferente dos piranhas normais.
Irei colocar um motor de 350cc 4T.
Agora a pergunta.
Estou pensando em colocar pneus com aro 12"...
Alguém, utiliza este aro em Kart de Cross?
Como fica?
Perde muito torque?
Ou a melhor coisa é utilizar os aro 8" mesmo.
BrunoHolz
13/04/2011, 20:37
eu não ultilizo os aro 12, mas te aconselharia colocar aro 10..Visto que seu kart será maior do que o normal, para 2 pessoas.. Posta fotos ae pra gente...
Abraço.
loechner
13/04/2011, 20:44
É pouca coisa maior que os Piranha...
A base é quase do mesmo tamanho, a parte superior que alarguei um pouco, e aumentei.
Imagens
http://img842.imageshack.us/i/img1e.jpg/
http://img64.imageshack.us/i/img2bv.jpg/
To cortando os tubos de acordo com o projeto e angulos que ficou.
BrunoHolz
13/04/2011, 21:00
Mas vai ser 2 lugares assim? vai ficar mto estranho não?? pensei que ia ser 2 lugares , mas lado a lado.. nunca vi um kart assim...
loechner
13/04/2011, 21:07
Isso ai,
Conforme projeto.
Quem fica atras, ficará uns 10cm mais alto em relação ao da frente.
O motor é lateral, por isso da pra jogar com a distância entre bancos... e com a parte de cima do chassi mais larga, permite a pessoa sentar atras sem problemas.
Acredito que fique mais bonito que colocar um do lado do outro, pois iria alargar muito kart... Fiz um projeto normal, e achei meio kart de familia huahuhua...
Nessa config também irá ficar mais emocionante pra pessoa que estiver sentada atras kkkk
BrunoHolz
13/04/2011, 21:59
è, só que ela nao vai ver nada, só seu capacete(se usar)..
hehe
vitorgirardi
14/04/2011, 12:43
rssrsr pode crew, a visão vai ser do capacete seu u.u...mais boa idéia, gostei. !
loechner
14/04/2011, 17:44
Mas a intenção não é levar a um passeio turistico quem estiver atrás...
Assim como é em uma moto.
De qualquer maneira, a intenção do tópico não é discutir o projeto... E sim concentrar relatos de quem utiliza pneus aros 12 em seus Karts.
vitorgirardi
14/04/2011, 21:21
então loe, vo por aro 12 inicialmente no meu projeto..estou fasendo o chassis ainda, vo compra dois jogo de rodas 12' de ferro velho mesmo e por. se ficar legal, compro 2 jogo de pneus de tobata, OU mando recapar com uma "capa" mais off-road que nem o bruno me falou....POREM, se não ficar legal, mando um aro 10 que fika legal..
loechner
14/04/2011, 23:34
Pois é..
Eu acho uma coisa meio ruim de errar saca.
Porque o conjunto de pneus + recapagem sairia quase o preço de umas rodas 8 pol.
Por isso eu quero comprar o certo já.
Eu vejo um outro lado bom nas 12 pol... O Kart ficará mais alto né, com isso passará por mais lugares.
Vantagem da Roda 12 é deixar o kart mais alto.
Desvantagem é a perda de força...
Eu queria ver se perde muita força mesmo, o pessoal que usa ou já usou ou já viu algum kart assim poderia esclarecer o assunto =)
E o bom que esse esclarecimento será util pra nos dois =)
A questão da força (torque) está relacionada entre o conjunto motor+ transmissão+ rpdas e pneus...
Então pode usar sim aro 12, masi eu aconselharia uma relação mais curta, compensando o peso e raio de giro dos pneus.
leobnaval
15/04/2011, 22:38
Amigo primeira coisa para se escolher as rodas e pneus é saber a capacidade de carga suportada por eles e a vel. máx. que eles podem atingir (este último creio não ser problema). Outra coisa é que quanto mais leve for o conj. roda, pneus melhor fica a dirigibilidade e o trabalho da suspensão pois menor será a massa não suspensa.
Outra coisa é a altura desejada do solo, no qual o tamanho do pneu interfere bastante, assim como o acerto da susp. (inclinação dos braços).
Quanto ao torque e velocidade isso você tem que acertar na transmissão.
[]s
vitorgirardi
15/04/2011, 23:32
boa noite. olha...meu kart cross, estou fasendo com material 50x50 ( achei que seria legal fazer com 50x50, mais vi que é um exagero ^^', no próximo, porq vai ter, corrijo :D )...vo por no minimo, um motor 250cc... Agora uma duvida :
Se eu usar pneu aro 12, de towner que seja, com a relação coroa~pinhão igual da moto, vo perde arranque ? porq meu objetivo é ter arranque e força, pois é um veioculo pra propriedade rural, onde o terreno é BEM RUIM. POREM, possui MUITOS buracos, e ACHO que o 8' não seria adequado ( por isso opitei pelo 12 ) ps. acho que o minimo que eu colocaria seria um 10' (PRECISO DE AJUDA:putz:). Será que o melhor a fazer, seria mandar aro 10 ( com relação original ) ou um aro 12 ( com relação modificada. ) ?:pensativo:
abraços.
leobnaval
15/04/2011, 23:56
Amigo se manter a relação da moto não ficará bom pois um kart pesa muito mais que uma moto, mesmo que o pneu seja menor terá que usar uma relação mais curta.
Pois você não precisa atingir 150km/h, mais vai precisar de bastante torque para ter força para superar obstáculos e rebocar algo que seja necessário, portanto é necessário sim trocar a reação (coroa e pinhão), mesmo que isso resulte numa velocidade máxima de "apenas" 80km/h.
[]s
vitorgirardi
16/04/2011, 16:18
boa tarde. blsa, vou terq usar então uma relação menor, mais fikaria bom com aro 12 ? essa é minha duvida entendeu ? :D porq PRIMEIRAMENTE EU VOU TERQUE POR UM ARO 12, porq vo compra no ferro velho mesmo, só pra "colocar tudo no lugar" ai depois os ups mesmo...ai se tipow, ficasse bom o 12' eu ja compro 2 par de pneus de tobada....abraço.
leobnaval
16/04/2011, 16:33
aro 12" vai ficar bom sim, eu particularmente acho que aro 10" e 12" são os mais adequados para kart cross... mas o que vai realmente contar vai ser o tamanho, largura e desenho dos pneus.
[]s
vitorgirardi
16/04/2011, 16:42
opaa :D blssaa :D então, será que voce poderia me falar então, qual relação + pneu 12' usar em um 250cc ou mais ?
leobnaval
16/04/2011, 17:10
Amigo, que decidirá isso será você, afinal não sei qual uso fará do kart, nem sei tamanho dos pneus, potência e torque do motor utilizado, rotação máx., entre outros fatores que você saberá definir.
Portanto essa decisão ficará por sua conta, além do que se você não gostar de como ficar é só ir trocando coroa e/ou pinhão.
[]s
vitorgirardi
16/04/2011, 17:16
blsa parceiro, obrigado ai pela ajuda :D abraço
loechner
17/04/2011, 16:51
Alguns dados da Twister:
Motor 250cc conta com 24cv@8800RPM
Torque Máximo: 2,48 kgf.m a 6.000 rpm
Peso Seco: 139,7 kg
Alguns dados da Sahara:
Motor 350cc conta com 31,5cv@7.500RPM
Torque máximo: 3,10 kgf.m a 6.500 rpm
Peso não achei, mas deve beirar uns 150Kg
Bom, agora irei atrás de dados de relação e com isso fazer uns calculos para chegar a um torque compensado, teórico que conseguiria no Kart..
Acho que é a melhor maneira de saber se o pneu será satisfatório.
até
loechner
18/04/2011, 14:19
Não consegui completar o tópico ontem.
Então, eu ando com pouco tempo, mas assim que possível pretendo levantar as medidas das relações originais e a que pretendo utilizar, com isso, poderei aplicar uma taxa de reajuste sobre o torque original.. ai poderei prever qual o torque estará disponível no meu sistema.
Se alguém tiver o diametro externo da roda com pneu aro 12, por favor, coloque aqui pra nós =)
vitorgirardi
18/04/2011, 18:43
aro 12' com aproximadamente 690 mm de diametro externo...
E aheee pessoal no meu projeto vou usar coroa de 54 da bros e pinhão 13...que dá a relação de 4.15..no meu caso quero força pra areia e morros.......meu pneu é 10 e diâmetro de 550 peso rodas e pneus 30 kg motor 30 kg chassi -+90 kg total de 150 meu motor é de 200 strada...tentei calcular tudo mas calculo é uma coisa prática é outra..vou testar daqui uns dias.
gabriel-snk
28/10/2011, 21:49
Amigo Também tenho a duvida se ficaria ruim um motor de 100cc ou 125(só para começo nada pesado e ir pra escola) mas com aro 12' (de towner)com pneu de tobada.
n chega a ser morro só e uma rua meia inclinada será que o motor para? apesar de um motor 100cc chegar a 110KM/H por ai.
Vlw
leobnaval
28/10/2011, 23:12
Gabriel como você quer ir pra escola de kart cross? sem documento?
Motor só chega a parar (morrer no caso) se faltar torque, nesse caso é só usar uma relação mais curta que te dará maior torque na roda, porem menor velocidade final, o motor 100 cc não chega a 110km/h na verdade o que faz (creio que esteja falando de uma moto) a moto chegar a esta velocidade é o arrastro do ar, atrito das rodas, peso do conj., etc.
E em todos estas questões o kart leva a pior, pois é mais pesado, tem mais atrito com o ar e com o solo, etc. o que fará com que você não atinga a mesma velocidade final da moto.
[]s
gabriel-snk
29/10/2011, 17:09
Gabriel como você quer ir pra escola de kart cross? sem documento?
Motor só chega a parar (morrer no caso) se faltar torque, nesse caso é só usar uma relação mais curta que te dará maior torque na roda, porem menor velocidade final, o motor 100 cc não chega a 110km/h na verdade o que faz (creio que esteja falando de uma moto) a moto chegar a esta velocidade é o arrastro do ar, atrito das rodas, peso do conj., etc.
E em todos estas questões o kart leva a pior, pois é mais pesado, tem mais atrito com o ar e com o solo, etc. o que fará com que você não atinga a mesma velocidade final da moto.
[]s
sim. mas com pelo menos o recibo do motor e o radio do lado,qual quer coisa ligo pro meu tio .A escola fica nen a 1 km de casa é so para ir mesmo e voltar e n passa nen policia aqui em saquarema(meio que os pm nen liga meu amigo tem um mini buggy da farpinha com motor de honda biz 100 os pm nunca pararam ele ele passa em blits ) mas o mini e mais leve do que um kart cross né. axo que vou optar por uma cg 150.:smile: