PDA

Ver Versão Completa : Sugestão de projeto: Súmulas Técnicas do 4x4Brasil



naldo.ap
15/05/2005, 22:32
Companheiros,

Peço a permissão dos senhores, para tecer alguns comentários e sugestões, já pensando na operacionalização do nosso fórum para daqui a 2, 5 ou 10 anos.

Sei que vou ser alvo de pedradas e "chacotadas", mas não me importo, pois estou pensando lá na frente e é importante saber sinceramente o que vocês acham da idéia, critiquem à vontade, digam o que realmente pensam. Espero pelo menos gerar um debate para que surjam novas idéias e soluções para o empasse que aqui vou discorrer.

Vejam que não é uma crítica ao fórum, meu objetivo é tentar ajudar a melhorar o que já está ótimo.

Pois bem, considerando que já contamos com mais de 120.000 mensagens postadas, mais de 4.000 usuários registrados e considerando que as informações técnicas sobre produtos, mecânica, adaptações e outros, estão "espalhadas" por estas 120.000 mensagens, misturadas com os milhares de "eu acho..." gerais, que tal criarmos uma "comissão, composta por voluntários, para consolidar as informações técnicas do nosso fórum, ou seja, criar súmulas dos temas de maior relevância de forma a otimizar os objetivos do Fórum 4x4Brasil.

Como todos sabemos, entram novos usuários a toda hora, o visitante chega todo empolgado pra perguntar o que é isso, o que é aquilo, e não há outra coisa a dizer senão, "clique no ícone Pesquisa e encontrará as informações que procura".

Só que não sei se é só comigo que acontece, os resultados das buscas estão muito genéricos, aparece dezenas, às vezes, centenas de opções de tópicos com as palavras pesquisadas e dificilmente vamos encontrar "a melhor opção" em menos de uma hora de leitura.

Outra coisa que complica é que as mensagens vão "envelhecendo", tópicos importantes vão ficando esquecidos, aí vem alguém abre outro tópico pra tratar da mesma coisa com novas informações relevantes e as informações gerais sobre aquele assunto vão ficando dispersas. Sem contar que as vezes lemos algo interessante e depois não lembramos onde estava e haaaaaaja tempo atrás daquilo de novo.

O que tenho a propor:

Elaborarmos resumos, que chamaríamos de “Súmulas Técnicas”, de cada assunto já discutido nos milhares de tópicos existentes, selecionando as melhores idéias, soluções, as recomendações, os prós e contras, etc., e criaríamos a "CONsolidação de SÚmulas TÉcnicas do 4X4Brasil – CONSUTE 4X4BR", com súmulas técnicas devidamente ordenadas, numeradas, seguindo os mesmos padrões de categorias existentes, de forma a termos uma vasta gama de informações agrupadas num só lugar de forma rápida e precisa.

Como faríamos isso:

por exemplo, vamos fazer uma súmula para determinar quais as melhores opções de calço de carroceria: com base nas mensagens já postadas selecionaríamos as melhores idéias, os resultados na prática dos que já utilizaram o sistema X ou Y, o custo/benefício, os prós e contras, etc e faríamos um resumo, que doravante serviria como referência para todos aqueles que quisessem trocar os calços das carrocerias de suas viaturas.

A partir daí não se discute mais calço de carroceria em novo tópico, (visto que já existiria uma "súmula técnica" com todas as informações necessárias, fruto do consenso geral como sendo o recomendado) salvo se surgir alguma novidade que ainda não tenha sido discutida, ou seja, haveria uma atualização nessas súmulas sempre que fosse necessário.

Pensem na facilidade que seria a nossa vida! por exemplo, quando alguém quisesse saber sobre determinado assunto, bastaríamos dizer: ”consulte a Súmula Técnica nº CJ5-1.520 ou a Súmula TOY-1.720 ou a ENG-1.356 ou a JPX-1.250...

Poderíamos usar os recursos do Fórum como as enquetes para saber qual a preferência dos usuários sobre determinados assuntos ou para escolher por exemplo as três melhores formas de se fazer tal adaptação, o que também passaria a servir de referência para os demais.

Seria interessante, por exemplo, quando estivéssemos aprovando uma súmula, a participação de todos os interessados, via enquente ou outra forma qualquer, como se fizéssemos parte de uma Assembléia Nacional de Jipeiros aprovando suas deliberações.

Estipularíamos os requisitos para ser um usuário com direito a voto (para aprovar as súmulas) afinal de contas isso requer algum conhecimento técnico específico e prático.

Lógico que só quem teria acesso à edição/alteração das súmulas seriam os administradores ou moderadores e não seria permitido postar mensagens nelas, seriam exclusivamente uma fonte de consulta.

Também serviria para liberar espaço nos servidores do nosso "guru" Gustavo, visto que pela quantidade de mensagens, fotos, arquivos, vídeos, etc... chegará um tempo que será inviável manter o fórum FREE. E será que a viabilidade de operacionalização do fórum para daqui a 5 ou 10 anos também não estará ameaçada face a esse crescimento fenomenal? Com as súmulas toda a informação relevante estaria resguardada, podendo assim ser excluído o que não tem tanta importância.

Outra conseqüência interessante dessa reorganização de informações seria a possibilidade do 4x4Brasil explorar comercialmente a venda do CD-Rom da CONSUTE 4X4BR, incluindo vídeos e outros arquivos que compõe o acervo do fórum, de forma a angariar mais recursos financeiros para a sua auto-sustentação.

Senhores, não estou inventando nada, apenas copiando a idéia dos tribunais de justiça, que não julgam o mesmo caso várias e várias vezes, se um caso acontece freqüentemente, vira súmula e serve de jurisprudência para os mesmos casos futuros.

Bom, sei que vocês devem estar achando que eu estou viajando na maionese, mas isso é apenas uma sugestão, pois como dizia o filósofo “penso, logo, existo”. Espero que vocês tenham captado a mensagem e discutam a idéia.

Lembrem-se que em menos de 3 anos já são 120.000 mensagens e somos hoje 4.000 loucos por lama, motores, aventura e desafios, OFF-ROAD está na moda, isso aqui vai explodir nos próximos anos. Imaginem quantas mensagens teremos daqui a mais 3 anos, 300.000? 500.000? quem ainda estará aqui quando ultrapassarmos a barreira de 1.000.000 de mensagens? O que fazer com tanta informação dispersa? não esqueçam que as mensagem crescem numa progressão geométrica devido ao também crescente número de usuários.

Sei que isso é um projeto pra mais de ano, mas com o trabalho de todos tudo é possível.

[]'s tentando lembrar da música que diz. "...com as pedras que me atirarem construirei meu pedestal...".



OBS: Súmula, s.f. Pequena suma; epítome; breve resumo (Minidicionário Brasileiro, Tersariol, Alpheu, editora EDELBRA)

toyotafoz
15/05/2005, 23:22
Boa noite, excelente idéia, facilita para todos, para quem está aqui e para quem chegar. Eu mesmo comprei o Band há 60 dias, e solucionei minhas dúvidas aqui, discutia o assunto e depois ia ao mecânico, e deu tudo certo. Vc tem meu apoio nesta questão, abraços

lucas.sanches
16/05/2005, 00:22
Eu tambem axei de grande valia sua ideia!!!

[]´s

Alessandro Henrique
16/05/2005, 02:49
Achei interessante a sugestao.


Sds.

Eduardo Velo
16/05/2005, 03:10
Qdo começa ????
Naldo , vc que tem a idéia geral , dá início nisso aí , manda MP pro gustavo ...
Como podemos ajudar ???

[]s... aguardando a melhoria ...

naldo.ap
16/05/2005, 08:46
Qdo começa ????
Naldo , vc que tem a idéia geral , dá início nisso aí , manda MP pro gustavo ...
Como podemos ajudar ???

[]s... aguardando a melhoria ...

Eduardo,

Esse é o tipo de projeto que só terá sucesso se contar com a participação de todos, vamos aguardar a manifestação de mais companheiros, vamos divulgar a idéia entre os demais. Já mandei uma MP pro Gustavo, vamos ver o que ele acha, se é viável do ponto de vista técnico de funcionamento do fórum.

[]'s

Carvalho
16/05/2005, 12:59
Naldo,
Não precisa de muitas desculpas :shock: . Sua sugestão é ótima, já tinha até pensado em reclamar do item pesquisa - é difícil achar o que queremos :evil: .

Luis Assis
16/05/2005, 13:45
naldo.ap,

Sia idéia é fantastica, e tecnicamente temos todas as ferramentas pra fazer isso. Podemos criar um grupo de usuários dentro do fórum, que terão acesso a um forum fechado, nesse forum pode ser discutidos sobre cada um dos assuntos, sem a intereferencia alheia... Depois da Suluma pronta, ela pode por exemplo, virar um artigo completo, em que só voces podem editar tb... Será criado uma série de artigos, com fotos, e tudo mais...

O que falta? Capital Intelectual... Fazer isso leva tempo e precisa de trabalha voluntário. Outra coisa, precisa de gente com grande conhecimento técnico no assunto para ajudar a coordenar, e até encontrar informações em outras fontes. Não quero desmerecer ninguem, mas eu por exemplo, apesar de ser o mantenedor e idealizador do 4x4Brasil, não tenho conhecimento o suficiente para fazer parte de uma comissão dessas... Seria complicado o fórum em nome da comunidade, estar indicando e recomendando soluções que não fossem as melhores tecnicamente falando...

Se for formada uma equipe, e não sei qual seria o metodo para qualifica-la, acho que todos nós da comunidade jipeira, e usuários do 4x4Brasil só temos a ganhar...

[]´s e Obrigado pela Sugestão, vejo nascer aqui uma excelente ferramente...
Gustavo

kmoretto
16/05/2005, 14:23
Companheiros,

..."CONsolidação de SÚmulas TÉcnicas do 4X4Brasil – CONSUTE 4X4BR" ...

Naldo,

Fica aqui minha sugestão, para ficar mais fácil lembrar e por achar o CONSUTE estranho, aproveita o L da "SÚmuLas" ficando o CONSULTE completo :

CONsolidação de SÚmuLas TÉcnicas do 4X4Brasil – CONSULTE 4X4BR

Apenas uma idéia.....

Luis Assis
16/05/2005, 14:53
Conversei com algumas pessoas aqui do fórum via MP, que poderiam estar ajudando no assunto...

Um deles, fez um comentário bastante oportuno...

O que falta no aqui no fórum, é um bom FAQ ( resposta as perguntas mais frequentes ) para cada um dos veiculos

Juntando as duas idéias, por que não fazemos um time, pra criarmos esses FAQs. Criamos as devidas categorias na área de artigos, em cada um dos fóruns, postamos uma mensagem fixa, que fica sempre em primeiro lugar, informando sobre o FAQ, e listando cada uma das peguntas que são respondidas, e já com o Link para o arttigo.

Sendo assim, as perguntas que se tornarem frequentes, a equipe gera um artigo, com uma resposta detalha e vai apenas adicionando a lista ...

O que acham?

[]´s
Gustavo

toyotafoz
16/05/2005, 15:00
Boa tarde, concordo, faq's seriam de grande ajuda. abraços

Raphael Diniz
16/05/2005, 17:55
Achei a idéia do Naldo muito boa...também gostei das FAQ´s, pois seriam um "degrau" intermediário para se chegar às Súmulas Técnicas.

Com relação a formação da equipe técnica, poderíamos de forma democrática, deixar em uma enquete, quem nós "acharíamos" que teriam condições de disssertar assuntos técnicos claramente. Acredito que todos nós que frequentamos o forum a muito tempo, já sabemos (por opnião própria ou baseada em respostas sensatas) quem são "os caras", quando o assunto é especificamente técnico. Detalhe....não vale votar em sí mesmo OK?.....se o cara é bom, com certeza será votado......Após a formação da lista de, digamos, os 20 mais votados ou 10 ou 15....depois se vê a quantidade......Faríamos um convite formal para cada um deles para estarem participando deste projeto......então os escolhidos, poderão recusar ou aceitar a proposta......claro que tudo feito de forma democrática.......sem forçar ninguém....pois sabemos que a grande maioria possui outras atividades e/ou derrepente não possuem tempo ou vantade mesmo para participar de tal trabalho.

Alguns critérios poderiam ser estabelecidos para a escolha: Sensates nas respostas, repostas bem detalhadas, vontade de ajudar os participantes do Forum (amigo de todo mundo), etc....

Cada votante poderia escolher até 3 pessoas para estarem participando desta lista e após a escolha, seria impedido eletronicamente de votar novamente......

Caso o número de votados seja pequena (menos de 10 ou 8 participantes), pode-se chamar aqui no forum, os proprietários de oficinas mecânicas, auto-elétricas, empresas do ramo de auto-peças para 4x4 e assim por diante.......

Acredito que assim dá formar um grupo legal para o projeto.....

[ ]´s querendo que o projeto siga em frente.....

leopoldo
17/05/2005, 21:07
Bom, a ideia de organizar o forum:

É no mínimo excelente .... tenho visto muitos se manifestarem e então, aparentemente já chegou a hora pois muitos já notaram as dificuldades de pesquisa e sentem o desânimo de verem eternamente as mesmas perguntas.

Eu não sei ao certo a quantidade de informação reunida até aqui mas sem dúvida, sem um devido controle, o servidor vai ficar ou já ficou com certeza entupido de repetições e as vêzes até informações de pouca valia, como comentários bobos que se extendem interminávelmente.

Realmente será um trabalho interessante e podem contar coma minha colaboração.

Eu diria que uma formatação do tipo do "windows explorer", com uma árvore distribuindo os assuntos como se fosse na sequência de um manual de manutenção:

Motor
cambio
cx.de transferência
etc....

Já forneceria uma estrutura. Assim, pode ser mais fácil inclusive o uso do "pesquisar".

Dentro dessa estrutura, poderia quebrar a mesma em sub-grupos, tipo:

Motor - maverick 3.0 - 4 cil OHC - BF - Adaptações, etc.....

Assim, poderia-se organizar o que já se tem.

E para o forum não ficar puramente uma base de dados técnicos, deveria haver sim uma janela para iniciar um tópico sobr um assunto novo que pode ou não migrar para a arvore principal ou depois de um tempo, caducar e ser deletado.

e a questão do FAQ, é muito útil, pois poderia ser a dita súmula, sem necessáriamente ter essa mesma estrutura mas com os links para a árvore principal e a área de downloads

Bom....de bate-e-pronto é o que eu imagino.

Luis Assis
17/05/2005, 21:26
Independente do formato, precisamos montar a equipe... Mesmo que depois ela seja substituida caso os integrantes não tenham mais tempo...

Por hora, tenho dois nomes fortes que de ante mão, ja concordaram em fazer parte da brincadeira, e acho que ninguem vai se opor.. Bill e Leopoldo.

O Giovani nem perguntei, mas agente enfia ele no grupo tb... he he he

Quem mais poderia contribuir com a equipe? PS: Não precisa ser super expert não, só queria mais algumas pessoas pra ajudarem voluntariamente a compilar as respostas enfim, ajudar no que puder...

Naldo, voce que foi o autor intelectual da idéia, posso contar contigo???
[]´s
Gustavo

Luis Assis
17/05/2005, 21:29
Raphael Diniz,

Sua idéia é muito interessante, mas se colocarmos pra eleição pura e simples, pessoas que não podem dispor de tempo para acessar com frequencia o fórum, e isso será bastante necessário, será eleita, e nesse caso, teremos que arrumar substitutos, e mais substitutos... Acho que de inicio, podemos pegar por quem tiver interesse mesmo na empreitada... Numa segunda etapa, para darmos continuidade no trabalho, poderiamos fazer da maneira que sugeriu...
[]´s
Gustavo

NeRo
17/05/2005, 21:36
Eu posso ajudar com compilação de dados simples e os técnicos, tudo que eu juntar deverá ser avaliado por alguém que reza o terço todo. Há um bom tempo conversei com o Pólvora sobre eu dar uma limpa no tópico Engesa e Camper.
Mas ao organizar os grupos de trabalho acho melhor, primeiramente, "focar" os assuntos, assim vão sendo eliminados sistematicamente.

Giovani
17/05/2005, 21:43
:D Muito boa a idéia!!!

:D Acho que era o empurrão que faltava... Já discutíamos formas de fazer isso, mas acho que essa cai como uma luva!
:D Contem comigo!
:D Gustavo, vai criando o grupo...

[]'s

Franco
18/05/2005, 09:07
naldo.ap,

8) parabens pela iniciativa, totalmente valido e parece ser tão obvio depois de apontado que chega a se pensar, "e eu não pensei nisso... :oops: ". Um FAQ, com certeza, uma cadeia organizada com o leopoldo :twisted: falou, um banco de dados e uns voluntários gabaritaodos com conhecimento técnico por formação seriam tudo que um novato sonha em achar neste forum.
Acredito que ja se deram conta do valor (até comercial) que este forum retem, entre tantas ideias, sujestões, ironias, relatos e brincadeiras. Peneirando um pouco tem como erger um cadastro de experiências e conhecimentos, para o qual todos contribuiram e fazem parte.

Muito bom, no que puder ajudar e contariar o leopoldo :twisted: :mrgreen: :twisted: , estou as ordens

Brincadeirinha, tá :D :D :D

naldo.ap
18/05/2005, 13:08
Independente do formato, precisamos montar a equipe... Mesmo que depois ela seja substituida caso os integrantes não tenham mais tempo...

Por hora, tenho dois nomes fortes que de ante mão, ja concordaram em fazer parte da brincadeira, e acho que ninguem vai se opor.. Bill e Leopoldo.

O Giovani nem perguntei, mas agente enfia ele no grupo tb... he he he

Quem mais poderia contribuir com a equipe? PS: Não precisa ser super expert não, só queria mais algumas pessoas pra ajudarem voluntariamente a compilar as respostas enfim, ajudar no que puder...

Naldo, voce que foi o autor intelectual da idéia, posso contar contigo???
[]´s
Gustavo

Gustavo e demais companheiros,

Será uma honra poder fazer parte dessa equipe, não tenho conhecimentos técnicos, mas estou disposto a fazer tudo o que estiver ao meu alcance. Podem contar comigo!

[]'s

toyotafoz
18/05/2005, 13:18
x2

Chacal do Pantanal
18/05/2005, 13:26
São sugestões como essa que fazem a gente se sentir orgulhoso de participar de uma familia como essa, que conta com gente madura e realmente interessada no desenvolvimento do segmento

Parabéns Gustavo,
Parabéns Naldo,
Parabéns a todos os membros da Família 4X4 Brasil

[]´s

andretomasi
18/05/2005, 21:40
Opa, não tinha lido esse tópico inteiro, não vi que a idéia evoluiu.. :oops: Muito boas as idéias, mal posso esperar pra começar a vê-las sendo postas em prática!

[ ]´s

toyotafoz
18/05/2005, 22:19
X2, vamos agilizar o processo, pois será útil a toda comunidade 4x4

Giovani
18/05/2005, 22:33
X2, vamos agilizar o processo, pois será útil a toda comunidade 4x4

:D Concordo!!!

:o Só falta o retorno do pessoal indicado para a função. E o Gustavo criar o grupo... Só... :lol:

[]'s

Luis Assis
18/05/2005, 23:32
X2, vamos agilizar o processo, pois será útil a toda comunidade 4x4

:D Concordo!!!

:o Só falta o retorno do pessoal indicado para a função. E o Gustavo criar o grupo... Só... :lol:

[]'s

Giovani, faz uma lista então de quem deve participar do grupo, nesse tópico mesmo, que eu ja crio o grupo...
[]´s
Gustavo

Luis Assis
19/05/2005, 00:15
Grupo Criado, Fórum fechado Criado, todos a Bordo agora é só esperar pelos resultados... :lol: :lol: ( até parece que é facil... )

Parabens Naldo pela idéia e por todos que contribuiram pra que ela virasse realidade tão rapido...

[]´s
Gustavo

Giovani
19/05/2005, 00:42
Giovani, faz uma lista então de quem deve participar do grupo, nesse tópico mesmo, que eu ja crio o grupo...
[]´s
Gustavo

:D Chefe manda, nóis obedece!!!

:D A lista atual é:

- Giovani - Moderador do Grupo (posso adicionar e excluir participantes)
- Todos os Moderadores do fórum.
- billj - GDI :lol:
- Franco - ADI :lol:
- leopoldo - CDI :lol:
- naldo.ap
- NeRo
- jipeiro RR

:D Por enquanto é isso. A galera é composta por experts e por gente que gosta do assunto! Não é preciso entender grandes coisas para participar, basta ter vontade de ajudar a garimpar as informações pelo fórum. Vamos juntar tudo e editar. As fontes serão informadas. Vamos tirar o blá blá blá e deixar só o que interessa. Com as opiniões dos experts. :wink:
:D Quem fôr candidato me envia uma MP. As próximas inclusões serão selecionadas, pois com gente demais também fica difícil de trabalhar. Essa seleção se faz necessária, portanto se alguém não fôr incluido não se sinta desmerecido. Como critério, além dum conhecimento básico do assunto, temos que levar em consideração o tempo que essa pessoa tem disponível para ajudar. Conforme evoluem os trabalhos vamos vendo a necessidade de adicionar + gente. Então, todos vão estar na "fila", podendo ser chamados mais adiante. OK??

:D Gente, esse é um passo importante que estamos dando! O fórum vai ficar mais funcional do que nunca! Parabéns ao Naldo pela idéia! Parabéns ao Gustavo, que fez tudo rapidinho hoje...

[]'s

Flavio Miranda
19/05/2005, 00:49
Cabras,

Não posso deixar de parabenizá-los por mais uma excelente idéia... !

Gostaria de sugerir a inclusão do Regis e do Sandro Tannuri, caso eles concordem.
Acho que eles tem muito a acrescentar...

Forte [ ]

Giovani
19/05/2005, 02:20
Gostaria de sugerir a inclusão do Regis e do Sandro Tannuri, caso eles concordem.
Acho que eles tem muito a acrescentar...

:D Boa! Vamos ver se eles se pronunciam...

[]'s

Beto Lacerda
19/05/2005, 10:14
o Keko num quer ajudar ???

Giovani
19/05/2005, 13:55
o Keko num quer ajudar ???

:D Já tá dentro!!! Mais um para engrossar as fileiras...

:o Aqui a coisa vôa!!! :lol: :lol:

[]'s

Sandro Tannuri
19/05/2005, 20:18
Galera,

Entendo alguma coisa de Wrangler/Cherokee e diferenciais em geral e posso participar.

O problema é que estou meio sem tempo mas aceito participar ate onde posso.

Abraços,

Giovani
19/05/2005, 21:49
Galera,

Entendo alguma coisa de Wrangler/Cherokee e diferenciais em geral e posso participar.

O problema é que estou meio sem tempo mas aceito participar ate onde posso.

:D Grande Sandro!!!

:D Então já foi... Mais um para engrossar (muito :lol: ) as fileiras...
:D Seja Bem Vindo ao grupo!!!

[]'s

Flavio Miranda
20/05/2005, 10:14
Aí Sandão !! Valeu ! :D

Cabras, o Regis me respondeu em MP que tá muito enrrolado com o trabalho, o jipe e a UBROC.... Por enquanto não vai dar... :oops:

Mas o time já tá forte...

[ ] s

CMartins
21/05/2005, 01:22
A idéia colocada neste tópico é otima , pois também fico "caçando assuntos variados" sobre o mesmo tópico.
Apenas como sugestão , no meu HD separo as FAQs ou informações também por subitens fixos , como Pneus , Motores , Parte Eletrica , Diagramas , refrigeração , Manutenção , Pintura , Reposição de peças etc.
Concordando com outros , também abandonei a 4x4 Cia depois de conhecer o site ... agora quando folheio algum exemplar ,penso... :o :o ,ainda bem que eu não comprei!!
Abraços . Claudio Engeseiro.

Marcio Vargas
27/07/2005, 15:19
Opa

Já postei esta menssagem lá nos revisores, vou coloca-la aqui tambem para aumentar o numero de opinioes,,,

Segue:



A primeira sumula esta pronta, já esta nas mãos do Giovani que fara o melhor uso dela. Falta revisar a parte tecnica, sou apenas o pião do serviço, junto tudo e tiro o que é encheção de linguiça... Depois alguem revisa o conteudo tecnico...

Gostaria de sujestoes sobre o proximo assunto. Dae eu já começo a editar e em 15 ou 20 dias já temos a proxima sumula.

O que vc's sugerem?

- SPOA
- Jumelo articulado
- Suspenção elicoidal
- Algo sobre motores???

Me indiquem um topico que seja referencia no assunto que eu começo a lida!!!!

Abraços...

Voltando

Para quem esta de fora a primeira sumula é sobre a adaptação da direção hidraulica de santana no CJ, que logo estara disponivel.

Agora quero sugestoes para a proxima,,, Sem enquete, sem nada,,, Apenas sugestoes,,, Farei todas na medida do possivel...


[ ]'s achando sarna para me coçar...

bacana00
27/07/2005, 15:32
Apoiado...

Flavio Miranda
27/07/2005, 16:17
Marcio,

Acho a escolha até natural.... SPOA... Fora que o material postado do Bill já adianta muito o serviço ....

Talvez Jumelo articulado seja uma sub-sessão do Spoa...

Em seguida, acho que Servo Freio no CJ tb é muito demandado. Junto com Disco de Freio.

Aí vem o Melhor Motor/Cambio em CJ, Samuca, Niva, etc...

E o resto vem depois......

[ ] s

Marcio Vargas
27/07/2005, 16:26
Tb acho que SPOA é o mais indicado....

Tem muito mateiral sobre isso...

Não só do Bill,, Tem o Sá mourão tambem...

Este assunto vai ser longo, o da direção deu 130 paginas de word,,, Imagina SPOA?????

Começarei com a receita basica do Bill,,, ( quero ver eu achar) Depois vou procurando nos topicos relacionados mais comentarios...

Fika anotado tuas sugestoes,,,

NeRo
29/07/2005, 19:41
Começarei com a receita basica do Bill,,, ( quero ver eu achar) Depois vou procurando nos topicos relacionados mais comentarios...

Fala Marcião!
http://cabrito.suzukioffroad.com.br/SPOA%20do%20Bill.htm
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393
http://suzukioffroad.com.br/portal2/index.php?option=com_content&task=view&id=26&Itemid=2

O Giovani já iniciou um trampa sobre SPOA, dá um toque pra ele. :wink:

Alessandro Henrique
20/09/2005, 10:41
Este projeto das sumulas ta avancando ou encalhou?

Sds.

Raphael Diniz
20/09/2005, 11:07
Pode crer pessoal, esse projeto das súmulas ninguém mais falou nada....onde estão as súmulas que já foram feitas, quem tá trabalhando nisso?

Particularmente acho que isso não deveria morrer.......é o futuro do Forum......

Abraço,

Giovani
21/09/2005, 00:52
Pode crer pessoal, esse projeto das súmulas ninguém mais falou nada....onde estão as súmulas que já foram feitas, quem tá trabalhando nisso?

Particularmente acho que isso não deveria morrer.......é o futuro do Forum......

É fods admitir, mas atolou até o pára-brisa... Um só guincho não dá conta. :lol:
É um servicinho danado! Ler páginas e páginas, filtrar o que é relevante, editar tudo para não perder o sentido, copiar o anexos, etc... E tem coisa que definitivamente era melhor ignorar e montar a súmula do zero! De todos os indicados, apenas uns 3 ou 4 fizeram alguma coisa. Eu mesmo não dei continuidade. Como expliquei anteriormente, até meados deste mês (setembro) eu nem poderia pensar nisso. Nas últimas semanas, até fiquei alguns dias sem acessar o fórum, pois tenho muita coisa para fazer. Acho que até o fim dessa semana vou me liberar...
Aí voltarei a trabalhar nisso. Inclusive tenho um material praticamente pronto, que o Márcio Vargas editou. A última versão está comigo, confesso que nem olhei ainda... :oops:
Qualquer ajuda é bem vinda, mas colocar mais gente nesse grupo, não resolveria. Se alguém quiser ajudar, dá pra fazer como o Márcio. Me envie uma MP que eu explico como. :concordo:

[]'s